Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

+10
fheliojr
Vinicius F
ifernandes
Christian
Paulo Penna
joabi
Breno_Barnabe
allexcosta
brucce
Tutu
14 participantes

Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Tutu Seg Dez 28, 2015 10:52 pm

Olá Allex.

O que eu vou perguntar aqui é um assunto que já foi discutido à exaustão no fórum, porém, como você é um cara que eu respeito muito pela sua experiência e conhecimento técnico, gostaria de uma opinião pessoal sua.

Comprei um jazz bass fender ano passado, e quando fui trocar as cordas do baixo, optei por D`addario. Senti que ao tirar as cordas originais dele e colocar as D`addario, o som do baixo deu uma emagrecida muito grande e perdeu muito em médios e graves. Piorou mesmo em relação às cordas originais de fábrica dele.

Agora, ao substituir as D`addario por um jogo da Elixir, achei que a coisa piorou ainda mais, a ponto de eu nem querer manter as cordas no baixo de tão sem peso que ficou.

Eu já uso calibre 0,45 que é o padrão de fábrica mesmo, mas eu gostaria de uma opinião sua de uma marca de cordas que case melhor com o jazz bass passivo. Quero um som com mais punch, mais encorpado e com médios mais destacados, porém sem perder o brilho dos agudos.

O que você me indica nesse caso?

Desde já, muito obrigado.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por brucce Ter Dez 29, 2015 8:28 am

Não sou o Allex, mas perdeu muito grave ou ganhou muito brilho? Se está com muito tempo de uso, elas costumam a ter um som mais fechado mesmo.
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por allexcosta Ter Dez 29, 2015 9:16 am

Tutu escreveu:O que você me indica nesse caso?

Complicado, ambas sao boas, inclusive as Elixir sao feitas pela D'Addario. Que modelos voce usou?

Quais eram as cordas originais? Certeza que o material e bitola eram os mesmos e nenhuma era falsificada?

Gosto muito das Fodera.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Dez 29, 2015 9:38 am

Não pode ser alguma coisa da regulagem que esteja ruim?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por joabi Ter Dez 29, 2015 11:03 am


Cordas falsificadas?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Paulo Penna Ter Dez 29, 2015 11:12 am

Vai ver o brilho aumentou tanto que vc teve a impressão da perda de pressão, não?
Eu particularmente prefiro cordas mais velhas e menos "brilhosas"....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Christian Ter Dez 29, 2015 12:23 pm

isso é tão pessoal, mas o caminho é 045 e equalização
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por ifernandes Ter Dez 29, 2015 1:36 pm

Algumas cordas 045 de marcas diferentes, podem ter a bitola da corda E diferente (umas são 100, outras 105...). É uma possibilidade a se considerar...
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Vinicius F Ter Dez 29, 2015 2:25 pm

Atualmente uso as Dean Markley Helix no meu JB. O som é bem mais "escuro" que as de uma roundwound convencional, mas tem bem mais gordura e médios-graves. Talvez seja mais sua praia.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Tutu Ter Dez 29, 2015 3:01 pm

Não foi o brilho que aumentou, foi o peso que sumiu. Pensei na possibilidade das cordas serem falsas, mas as daddario vieram na embalagem igual as outras que uso sempre, com aquele invólucro escuro, tudo certinho. E as elixir, eu a comprei na submarino...

É fato, o mizao das elixir é O,100 e não 0,105 e isso já faz uma diferença. Estou usando a equalização toda flat, sem corte nenhum nos médios e o grave na posição de 1h.

Os dois modelos eram nickel roundwound a daddario era aquela comunzinha xl e a elixir e a light (tag laranja)

Entre as cordas fender e Ernie ball, qual daria um som mais encorpado e com médios presentes?

Allex, você conhece algum site que vende as Fodera no Brasil?

Mais uma vez, muito obrigado a todos pela força.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por fheliojr Ter Dez 29, 2015 3:35 pm

joabi escreveu:
Cordas falsificadas?


pensei nisso, tb.
de qq modo, experimente as DR Fat-beans ou Hi-beans e as rotosound SWING BASS 66 de aço.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Paulo Penna Ter Dez 29, 2015 4:27 pm

Atualmente tenho dadario e hartke. No inicio acho a kartke com som mais encorpado, mas com algumas semanas a dadario perde um pouco do excesso de brilho (qua dá a sensação de som magro) e se iguala na sensação de peso. Por isso falei do excesso de brilho.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por CG Ter Dez 29, 2015 8:26 pm

Corda é algo muito pessoal, cada um prefere uma. Eu testei várias antes de escolher as rotosounds e ernie ball... menção honrosa para as DR black beauties também...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Edão Ter Dez 29, 2015 9:31 pm

Tutu, você viu se não houve alteração na altura dos carrinhos quando trocou as cordas. Isso influencia no "corpo" do som.
D'addário tem brilho muito bom. Nickel wound, por exemplo, tem brilho moderado, mas são ótimas.
Experimenta utilizar as cordas D'addário em aço da linha steels.
Tem brilho "pra mais de metro".
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Tutu Qua Dez 30, 2015 7:27 am

Pessoal, agradeço a ajuda de todo mundo.

A altura do carrinho não está diferente. A questão do brilho no som é até o de menos, o problema maior é na falta de peso.

Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente, alguma dessas duas ajudaria no meu caso?

Mais uma vez, obrigado e feliz 2016 pra todos!

Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por siodoni Qua Dez 30, 2015 9:41 am

Ernie Ball é massa!
Já usei cordas Fender e odiei...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por allexcosta Qua Dez 30, 2015 12:11 pm

Tutu escreveu:Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente, alguma dessas duas ajudaria no meu caso?

So vendo. Eu prefiro D'Addario a essas duas, mas eu sou eu...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por fheliojr Qua Dez 30, 2015 4:07 pm

Tutu escreveu:...Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente...

eu iria de ernie, especialmente, alguma destas:

http://www.ernieball.com/products/bass-guitar-strings/1716/super-slinky-bass-nickel-wound

http://www.ernieball.com/products/bass-guitar-strings/1743/stainless-steel-hybrid-slinky-bass
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Edão Qua Dez 30, 2015 4:16 pm

Falta de peso no som, você pode aproximar um pouco mais os captadores das cordas.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Tutu Seg Fev 08, 2016 7:29 am

Pessoal.

Gostaria de agradecer a ajuda de todos. Coloquei um jogo de fat beans no fendao e o instrumento virou outro. Descobri também o que originou a magreza que tanto me incomodava no som: embora as daddario e depois as elixir que experimentei fossem 0,45, como os jogos eram de tensão leve, a corda mi e a corda lá possuíam bitolas menores, no caso a lá era 0,80 e a mi 0,100. Acredito que o padrão convencional das 0,45 deve ser a lá 0,85 e a mi 0,105 como nas fat beans.

Então fica a dica: quem for comprar cordas, olhem a bitola de todas as cordas e não apenas a da sol, porque a bitola das demais pode variar também. Toco contrabaixo há 20 anos e nunca e tinha me atentado pra esse detalhe. Com certeza foi relaxo meu, mas deixo o relato aqui no caso de servir pra mais alguém.

Obrigado a todos.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por allexcosta Seg Fev 08, 2016 7:33 am

Isso ai, tem que olhar todas as cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Licas Ter Fev 09, 2016 6:40 pm

Fato, eu nunca compro cordas com a La em 0.80, sempre 0.85. Noto muita diferença. Prefiro a Mi 1.05 também.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por fheliojr Ter Fev 09, 2016 10:20 pm

allexcosta escreveu:Isso ai, tem que olhar todas as cordas.

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal Empty Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos