Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sarcasmo

+3
Sonikado
fheliojr
Willian Casagrande
7 participantes

Ir para baixo

Sarcasmo Empty Sarcasmo

Mensagem por Convidado Qui Jan 14, 2016 2:08 pm

Estava proseando com um amigo sobre pensadores, autores e obras, quando esbarramos em um tema bacana característico entre praticamente todos os nomes que citávamos, o SARCASMO.

Que tal uma prosa sobre isso?

Você é sarcástico? O que pensa sobre? Qual o limite entre o sarcasmo e o desrespeito?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jan 14, 2016 3:27 pm

Não me considero sarcástico, mas não acho que ser sarcástico seja sinônimo de ser desrespeitoso. Há uma linha - tênue, mas há - entre os dois comportamentos, que varia de acordo com o relacionamento interpessoal, proximidade etc. Até o jeito de ser sarcástico pode diferenciar uma agressão gratuita de uma simples tirada.
Parece que foi Sartre quem disse que "o sarcasmo é o refúgio dos fracos". Se foi, ele estava errado, ao meu ver.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por fheliojr Qui Jan 14, 2016 6:20 pm

putz, sou bastante sarcástico, mas sem ser desrespeitoso.
chato é quando acham q estou falando sério...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Sonikado Qui Jan 14, 2016 7:37 pm

Costumo ser extremamente sarcástico pessoalmente. Por texto evito um pouco, por problemas inerentes ao meio escrito e que podem gerar problemas.

Devo dizer que é uma ferramenta muito poderosa pra descobrir com quem você está falando. Especialmente em termos de inteligência e compreensão.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por arturbmallmann Qui Jan 14, 2016 8:23 pm

^ Não sei se chega a ser bem por inteligência, pois conheço pessoas muito inteligentes, mas que são péssimas em compreender sarcasmo.
Eu gosto de usar do sarcasmo, mas se vejo que a pessoa não saca eu dou um empurrãozinho hehehe
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Claudio Sex Jan 15, 2016 8:32 am

Willian Casagrande escreveu:...não acho que ser sarcástico seja sinônimo de ser desrespeitoso. Há uma linha - tênue, mas há - entre os dois comportamentos

Essa linha tênue eu chamo de ofensa. Quando o sarcasmo vira ofensa, é sinal de que ele está cruzando a fronteira em direção à falta de respeito, e aí é melhor "morrer o assunto" antes que tome proporções piores.

Não vejo problemas em utilizar sarcasmo, desde que não vá ofender e nem ridicularizar ninguém, causando uma exposição desnecessária e desagradável para outros. Chato mesmo são aqueles que utilizam o sarcasmo 100% do tempo, em qualquer situação, inclusive em relações profissionais... isso eu acho complicado!

Mas, tirando isso, eu não me considero sarcástico, imagina... logo eu? de forma alguma, sem chances notme
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por allexcosta Sex Jan 15, 2016 8:39 am

Se vocês clicarem no meu perfil, tá lá: humor - sarcástico.

Uma vez eu dei uma resposta meio assim pra um cara e ele falou a seguinte frase: "sarcasmo é a forma mais baixa de humor". O cara era ator amador e deve ter ouvido isso em alguma aula de teatro.

Problema dele. Não sou sarcástico por opção. Sempre fui assim... Mas não ofendo as pessoas de propósito, mesmo que aconteça vez em quando.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 15, 2016 9:13 am

Sonikado escreveu:Costumo ser extremamente sarcástico pessoalmente. Por texto evito um pouco, por problemas inerentes ao meio escrito e que podem gerar problemas.

Devo dizer que é uma ferramenta muito poderosa pra descobrir com quem você está falando. Especialmente em termos de inteligência e compreensão.

Costumam associar sarcasmo a inteligência pura e simplesmente porque quem se acha intelectual tem aquele ar de blasé, superioridade, "p*** das galáxias", próprio dos "dotôres". Acho isso uma bobagem. Sarcasmo não um recurso estilístico nem figura de linguagem. Isso está mais ligado à falta de humildade do que inteligência...


Última edição por allexcosta em Sex Jan 15, 2016 9:23 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Disfarcem o baixo calão)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Convidado Sex Jan 15, 2016 11:50 am

Curti muito as repostas de todos, concordando ou não. Acho que isso é peculiar de cada um, então o máximo que podemos aqui é trocar figurinhas despretensiosamente, sem a menor intenção de captar uma opinião absoluta.

Já fui bem mais sarcástico que hoje em dia. No atual momento, o separo a grupos com os quais telho mais liberdade.

Um fato no mínimo curioso que relaciono ao sarcasmo, é que alguns usuários “da ferramenta” atraem pessoas com sua utilização enquanto que outros afastam. Trazendo isso ao que foi exposto pelos colegas, talvez, os que atraem pessoas são os que compreenderam a linha tênue que foi citada acima.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Vinicius F Seg Jan 18, 2016 2:14 pm

Minha adolescencia e os primeiros anos da fase adulta se resumiam a isso, muito sarcasmo. Depois fui amadurecendo e com as "pauladas da vida" aprendendo a respeitar mais os outros, de maneira geral. Muitas pessoas não entendem e/ou não gostam de sarcasmo e encaram isso como desrespeito.

Hoje restrinjo isso somente a amigos que gostam desse "lado".
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sarcasmo Empty Re: Sarcasmo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos