Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conheça Santana

+14
dibass
Willian Casagrande
Zubrycky
gpraxedes
Vinicius F
SILVIAO
Juninho Sampaio
leandrosf89
joabi
arturbmallmann
Fernando Zadá
Mauricio Luiz Bertola
Ricardo
allexcosta
18 participantes

Ir para baixo

Conheça Santana Empty Conheça Santana

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 23, 2016 9:54 am

É do meu entender que a maioria de vocês abominam tudo que pode ser relacionado à palavra "latino" ou "latin", mesmo que seja seguido de "rock", que sei ser o que a esmagadora maioria de membros do fórum admira.

Mas se Santana pra você significa só um cara velho que toca com uma PRS bonita e gravou com algumas pessoas famosas, sugiro que invista um tempo para conhecer a sua carreira um pouco melhor.

Minha sugestão é começar com Zebop, um álbum digamos, menos latino. A percussão está presente, mas não incomodará tanto os ouvidos menos acostumados. Não há horns, que são normalmente odiados por muitos músicos mais jovens.

Enfim, aproveitem...

https://www.youtube.com/playlist?list=PL-UWPlRIl68qQXPwwViz_0Fu8ZM2i09Cn
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Ricardo Sáb Jan 23, 2016 10:08 am

Álbum maravilhoso, mas meu preferido ainda é este, que comprei o vinil quando tinha uns 16 anos de idade:

Até meus 20 anos de idade, não ouvia nada que fosse gravado depois dos anos 80, teimosia de piá. Santana ouvia por causa de Woodstock. Então acho que é isso mesmo, tem que ir apresentando para a piazada roqueira que com o tempo abrem a cabeça.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 23, 2016 10:09 am

Santana: hail
Tenho quase todos os discos, alguns ainda em vinil, e os shows gravados, bem com estive no show dele (quase 3 horas!) no (atual) HSBC, gosto de tudo nele, inclusive me parece ser um cara bacana, boa gente, etc.
Esse show aqui de 1970 é bacana:
https://www.youtube.com/watch?v=P8dGh1iEmCY
A turnê que assistí é dessa época aqui (antes da turnê Supernatural):
https://www.youtube.com/watch?v=avRK8cIjSss
Meu disco preferido dele é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=Cbd_X2diRDE

claps

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 23, 2016 10:16 am

Ricardo escreveu:Até meus 20 anos de idade, não ouvia nada que fosse gravado depois dos anos 80, teimosia de piá. Santana ouvia por causa de Woodstock. Então acho que é isso mesmo, tem que ir apresentando para a piazada roqueira que com o tempo abrem a cabeça.

Isso...

Também aprecio muito o álbum que você mencionou, mas já começa com um groove de guaguancó e depois vem um boogaloo que o povo daqui não é acostumado a ouvir.

Comentário aleatório: fora de Curitiba ninguém sabe o que é "piá" ou "piazada". Laughing up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Ricardo Sáb Jan 23, 2016 10:32 am

allexcosta escreveu:
Isso...

Também aprecio muito o álbum que você mencionou, mas já começa com um groove de guaguancó e depois vem um boogaloo que o povo daqui não é acostumado a ouvir.

Comentário aleatório: fora de Curitiba ninguém sabe o que é "piá" ou "piazada". Laughing up

Acho sensacional! Acabo chamando isso de rock'n'roll também... costume meu, se um bolero, um tango ou qualquer estilo faz meu corpo mexer e o coração acelerar chamo de rock, acabo definindo como rock a atitude e não o ritmo, talvez faça sentido só para mim. Very Happy

"Piá" sai tão automático que eu esqueço que estou falando com o Brasil inteiro, desculpa aí! up
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 23, 2016 10:51 am

Sou mega fã. Ele tem discos sensacionais e é um músico com muita identidade e sempre cercado de bons músicos.
Zebop foi o primeiro que ouvi inteiro ainda em vinil alugado na discoteca que tinha dentro da biblioteca da escola onde eu estudava.
Tem um dele com o McLaughlin que é bem bacana e em outra praia.
Muita gente só conhece ele pelos sucessos da fase nova,que eu inclusive acho bem bacana também, mas desconhece outros sons dele.
Só não curto muito o Guitar Heaven que achei meio farofa.
Ótimo tópico!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por arturbmallmann Sáb Jan 23, 2016 11:19 am

Ricardo escreveu:
allexcosta escreveu:

Comentário aleatório: fora de Curitiba ninguém sabe o que é "piá" ou "piazada". Laughing up

"Piá" sai tão automático que eu esqueço que estou falando com o Brasil inteiro, desculpa aí! up

Na verdade fora do sul. No sul todo os guri/piazada/piazedo/piá/gurizada conhecem o significado hauhauahua

Alias, sobre o tópico, eu gosto de muita coisa relacionada a latino/latin em questões musicais e santana sem dúvida é muito bom!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por joabi Sáb Jan 23, 2016 3:05 pm


Muito bom! Confesso que só fui conhecer Santana no album Supernatural e nunca parei pra ouvir o que ele havia feito antes. Vou ouvir os discos sugeridos aqui. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 23, 2016 3:17 pm

arturbmallmann escreveu:Na verdade fora do sul. No sul todo os guri/piazada/piazedo/piá/gurizada conhecem o significado

Interessante... Conheço várias pessoas da região Sul e elas normalmente não falam piá... Talvez só conheçam o significado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por leandrosf89 Sáb Jan 23, 2016 3:34 pm

Gosto muito dos sons do Santana, inclusive estava ouvindo o álbum recente chamado "Corazón" no celular ontem. Gosto mais das músicas puxadas pro lado Latino, apesar de não conhecer a fundo sua discografia. Esse segundo aí de 1969 não conhecia, apesar de já ouvir bastante a música Evil Ways achei bem legal!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 23, 2016 4:36 pm

Os mais novos falam....

Ele não é virtuoso e etc...
Eu só faço rir!

Perco meu tempo não!!
Quando morava ainda com meus pais, minha mãe tinha um show dele ao vivão percussivo. muito bacana!
Era esse...eu acho

Coloquem ai no tempo 1:01:21 dá pra relaxar!!!

Santana - Live In Tokyo 2000


EDIT:
ERRATA....O SHOW ERA ESSE..e a parte que eu mais gostava era essa 1:16:20
santana - sacred fire - live in mexico


A apresentação do baixista dele esta em 1:30:36


Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Jan 23, 2016 4:59 pm, editado 3 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 23, 2016 4:58 pm

Vi o Santana ao vivo 3 vezes. Uma em SP, no Olympia, e duas vezes nos EUA.

Melhor show que já vi disparado.

Quando o Santana coloca o pé no palco, mesmo antes de encostar a mão na guitarra, a audiência é transportada para um mundo mágico, onde não há tempo ou espaço e tudo é música.

Quem tiver a oportunidade, vá...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por SILVIAO Sáb Jan 23, 2016 5:12 pm

Excelente dica Allex.Conheci Santana no álbum Supernatural e por vez ou outra me pego ouvindo alguma coisa dele.As linhas de baixo com este tempero latino são incríveis.Piá e guri são termos não comuns mas que conheço desde pequeno,tive convivio com mineiros ,catarinenses,bahianos e paranaenses,minha cidade tem um mix grande de migrantes do nosso Brasil.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Vinicius F Sáb Jan 23, 2016 6:10 pm

No meu meio é difícil conhecer alguém que não curte ou não conheça Santana... ...até minha avó de 83 anos curte. Meus pais gostavam e tinham os discos, então conheço e gosto desde sempre.

O cara é um mito, feeling e timbre sem iguais. Váras bandas tiravam uma casquinha dessa onda "latina" na década de 70. Pega o moving waves do focus, como exemplo, tem referências claras ao Santana ali (a banda é holandesa). O cara é um músico de referência, sempre foi e sempre será...

Esse dueto com o McLaughlin que o Zadá mencionou é fantástico, fusão de dois guitarristas de estilos completamente diferentes, mas com um talento absurdo. Os mais novos também deveriam procurar conhecer mais o McLaughlin, pois esse é infelizmente "ainda mais" desconhecido que o Santana, embora esteja no mesmo patamar, na minha opinião.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 23, 2016 6:21 pm

O McLaughlin acho inclusive mais completo como músico e guitarrista mas o Santana caiu no caldeirão da poção mágica quando era criança (Asterix e Obelix)! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 23, 2016 7:14 pm

allexcosta escreveu:Vi o Santana ao vivo 3 vezes. Uma em SP, no Olympia, e duas vezes nos EUA.

Melhor show que já vi disparado.

Quando o Santana coloca o pé no palco, mesmo antes de encostar a mão na guitarra, a audiência é transportada para um mundo mágico, onde não há tempo ou espaço e tudo é música.

Quem tiver a oportunidade, vá...
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 23, 2016 7:28 pm

Juninho Sampaio escreveu:Os mais novos falam....

Ele não é virtuoso e etc...

Deve ser justamente por isso que admiro tanto o Santana. Confesso que tenho dificuldades de entender músicas cheias de virtuosismo. O Santana é um guitarrista que transmite sua musicalidade de uma forma genial e tudo parece fazer sentido. Tenho DVD e CD dele e vez em quando, procuro algo no YT.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por arturbmallmann Dom Jan 24, 2016 1:34 am

A arma de alguns é o virtuosismo,  de outros o feeling.. tbm nao compreendo pq alguns menosprezam quem não se apoia no lado virtuoso.

Geralmente, quem fala barbáries contra um santana, são os mesmos que chamam todos de poser. Infelizmente no rock e principalmente no metal, estamos infestado destes tipos.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Vinicius F Dom Jan 24, 2016 11:08 am

arturbmallmann escreveu:A arma de alguns é o virtuosismo,  de outros o feeling.. tbm nao compreendo pq alguns menosprezam quem não se apoia no lado virtuoso.

Geralmente, quem fala barbáries contra um santana, são os mesmos que chamam todos de poser. Infelizmente no rock e principalmente no metal, estamos infestado destes tipos.

Exatamente. Existem bons e maus instrumentistas em todos estilos, seja virtuoso ou puro feeling.

Existem inclusive discos bons e ruins do mesmo músico, assim como fases boas e ruins pra todos nós rs...

Como exemplo, acho o primeiro disco do Malmsteen sensacional, coisa de gênio mesmo. Mas não curto os demais, acho todos ruins... rs

Não dá pra generalizar nada...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 24, 2016 11:55 am

Santana é um daqueles músicos (guitarristas em particular), que, com uma nota tocada você sabe que é ele.
A fusão de ritmos que ele faz é muito criativa, agradável, sintética e dançante, como o Allex colocou muito bem, seus shows são sensacionais, verdadeiras "celebrações" do qual você sai com a "alma lavada", foi essa a sensação que tive no show de 1996 aqui no RJ. Infelizmente não o ví no Rock in Rio 2 em 1991, pois só tinha ingresso para um dia e, naquele ano eu estava desempregado!.
Na minha infância (final dos anos 60 e início dos 70), no rádio tocava muito "Samba pa ti" e "Oye como vá", que inclusive motivou sua vinda ao Brasil em 1971 e 1973, e na época ele virou uma referência por aqui, junto com Alice Cooper, que veio em 1974 e também criou uma "comoção"... Era totalmente inusitada a vinda de caras como eles ao país naquela época sombria...
Outro disco que curto muito é esse aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Hjc_pSD8ZSs&list=PL-UWPlRIl68pb_Hpb2SwFAb_RvH5M2jXd
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Zubrycky Dom Jan 24, 2016 5:47 pm

Adoro Carlos Santana (Ele é um dos meus ídolos na guitarra) e tenho um carinho especial pela formação original do Santana, a banda (Os 3 primeiros discos são, para mim, audição obrigatória).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Willian Casagrande Seg Jan 25, 2016 9:05 am

Tenho o Welcome em vinil! Um álbum que muitos não conhecem, afinal é da "fase fusion" dele. Ah, com o McLaughlin na guitarra também!

Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por dibass Ter Jan 26, 2016 9:08 pm

eu nao conheço tudo do Santana mas tudo que conheço gosto muito é muito bom
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Rico Ter Jan 26, 2016 10:20 pm

Adoro os trabalhos antigos do Santana. Deixei de acompanhar quando ele mudou o som dele.

Gostava mais dos antigos timbres de guitarra que ele tirava, antes da PRS sabiá, sem contar que a voz e o Hammond B3 de Greg Rolie contribuiam com 50% da mágica.

Já ví o Santana ao vivo. Realmente é um senhor show!

Eu curto muita coisa de musica latina.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Kobeh Qua Jan 27, 2016 10:24 am

Eu, como muitas pessoas da minha geração, só fui conhecer o Santana na época do lançamento do Supernatural (que é um disco sensacional e tem uma música de abertura bem latina). Depois disso que fui conhecer a fase mais antiga dele... Ouvi "Samba pa ti" numa coletânea e daí pra conhecer o "Abraxás" foi um pulo.

Aliás, música latina com rock é uma combinação maravilhosa. Alguém conhece isso aqui?
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por allexcosta Qua Jan 27, 2016 10:48 am

Rico escreveu:Eu curto muita coisa de musica latina.

Tipo o quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Rico Qua Jan 27, 2016 12:18 pm

Longe de ser um grande conhecedor, admiro Gillespie, Los Van Van, Puente, Feliciano e algumas coisinhas mais.

Nem só Rock n Roll está presente no meu dial...

Gosto de Samba e de MPB antiga também.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Convidado Qua Jan 27, 2016 4:11 pm

Particularmente conheço pouco. O suficiente para ter noção de que ele é diferenciado! Na verdade, acho que sempre tive preguiça de parar para ouvir.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Ricardo Qua Jan 27, 2016 6:05 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Eu curto muita coisa de musica latina.

Tipo o quê?

Conheci uns 4 anos atrás através do fórum e curti: Willie Colon e Ruben Blades.
Desculpem se o link desvirtua um pouco o tópico, mas adoro esse disco, que considero bem acessível para quem não é familiarizado com música latina.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 28, 2016 11:44 pm

Mais uma contribuição:
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Vicente Ganem Ter Fev 09, 2016 6:00 pm

^^Bertola,Caravanserai .e absurdamente bom, um trabalho de Jazz que te transporta para uma outra dimensão, tens muito bom gosto, e eu sou
Um raro felizardo a ter esse cd aqui no Brasil, pouca gente conhece esses discos,e estão entre as melhores coisas que escutei na vida drunken
Vicente Ganem
Vicente Ganem
Membro

Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por fheliojr Ter Fev 09, 2016 10:22 pm

allexcosta escreveu:É do meu entender que a maioria de vocês abominam tudo que pode ser relacionado à palavra "latino" ou "latin"...

só a homens. afro afro
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 11, 2016 6:54 pm

fheliojr escreveu:
allexcosta escreveu:É do meu entender que a maioria de vocês abominam tudo que pode ser relacionado à palavra "latino" ou "latin"...

só a homens. afro afro

(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por joabi Qui Set 15, 2016 1:26 am


Sei que o Juninho já postou esse vídeo, mas merece repeteco. Que sonzeira!




joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 15, 2016 6:25 am

^ Esse aí eu tenho o DVD...
E foi essa turnê que assistí aqui no (atual) HSBC arena. Fantástico!
hail
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Conheça Santana Empty Re: Conheça Santana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos