Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 15 de 20 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Fev 26, 2015 8:31 am

^ Uma sintonia mal escolhida pode deixar os falantes mais suscetíveis a dano, especialmente se a sintonia for muito alta. Mas como sempre, antes do dano por excesso de excursão o som vai ficar distorcido, então é possível saber se você está forçando demais o falante antes de estourá-lo.

Já com relação ao som aquém do esperado, talvez seja mesmo problemas de projeto ou montagem.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sáb Mar 14, 2015 1:42 am

Reta final pro término da minha caixa... Graças à ajuda do meu nobre amigo Ruds!
Sem palavras pra te agradecer Ruds!

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image


picture sharing

Só falta a ligação da chave DPDT, que já está encomendada e fazer uma pintura no tecido ortofonico.
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Ter Mar 17, 2015 3:15 am

Finalizei a grade com tecido ortofonico branco e com uma pintura com aerógrafo!
Eu fiz algo na grade que achei bem legal: Antes de forrar com o curvim, eu fiz um pequeno furo na madeira da tampa (não atravessei a madeira, só furei uns 4mm) e coloquei um ímã dê neodímio colado no buraco... Quando eu fiz a tela, colei outro imã com a polaridade diferente por debaixo do tecido ortofonico... Assim, eu tiro e ponho a tela a hora que eu quiser! E como o ímã de neodímio é extremamente forte, fica tão presa quanto encher de parafusos... Ou pela minha ideia, ter várias telas com tema diferentes...

Gostaria também de agradecer mais uma vez ao Ruds, pela paciência nas minhas perguntas exdrúxula e seu vasto conhecimento! Valeu Ruds...

Gostaria de agradecer também por toda força e incentivo ao Pedroswaldo e ao AlexCosta! Muito obrigado amigos!

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image
upload
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por charles lopes kuster Ter Mar 17, 2015 9:23 am

Parabéns pela caixa. Muito bonita.
charles lopes kuster
charles lopes kuster
Membro

Mensagens : 80
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Mar 17, 2015 11:02 am

Parabéns, Edvell!

Muito interessante sua ideia de prender a tela com ímãs. Mas você chegou a testar ela em volume (SPL) alto? A tela não vibra? Quantos pontos com ímãs você usou?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Ter Mar 17, 2015 11:35 am

Ruds escreveu:Parabéns, Edvell!

Muito interessante sua ideia de prender a tela com ímãs. Mas você chegou a testar ela em volume (SPL) alto? A tela não vibra? Quantos pontos com ímãs você usou?
Ruds,
Ainda não testei fora do quarto... Devo está levando ela em um clube, perto de casa, na sexta-feira...
Eu acredito que não vibrará, já que eu coloquei 6 ímãs na caixa e 6 ímãs na tela, e quando um imã dê neodímio gruda ao outro, requer uma força superior a 1,5kg... Quer dizer, pra tirar a tela eu preciso de uma força maior que 9 kg pra tirar a grade! Fora que ela entra no espaço muito justa. Assim não tem margem pra vibrar...
Hoje em casa, vou largar o dedo pra fazer um teste e te conto como a tela e a caixa se comportou!

Valeu mesmo Ruds!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Qua Mar 18, 2015 10:58 pm

Ruds, já ouviu falar do Selenium 12SWP? ele é um subwoofer de 450W, 8r, com 8mm de Xmax.

Estou simulando ele no WinISD e tenho encontrado um resultado interessante, que pode gerar uma caixa com uma extensão de graves muito profunda. o ruim é o tamamho do gabinete que teria que ter liquido 114 litros... porém, com 60 litros e 45 Hz ele tem uma resposta parecida com o 3012LF...

Minha intenção é fazer um gabinete com ele, o que acha?


SELENIUM 12SWP

Nominal Basket Diameter 305
Nominal Impedance* 8
Power Rating**
Watts 450
Music Program 900
Resonance 49
Usable Frequency Range 40 Hz - 4 kHz
Sensitivity*** 95
Magnet Weight 2440
Gap Height
Voice Coil Diameter 75

THIELE & SMALL PARAMETERS*
Fs       49
Re       5,7
Le -
Qms      11,04
Qes       0,51
Qts       0,49
Vas       60
Vd       431,2
Cms
BL       16
Mms
EBP        96
Xmax 8
Sd        539,1
Xlim        16
n%        1,346

Veja abaixo as simulações

Curva laranja é a fEARful de "referência" 60L / 45Hz
Curva roxa 12SWP com 114L / 40Hz
Curva azul 12SWP com 60L / 45Hz
Curva verde 12PW5 55L/55Hz


Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Image

Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Mar 19, 2015 2:14 pm

Dardo,

não conheço esse subwoofer. Tentei achar datasheet e não encontrei, por isso vou falar baseado no que pude deduzir do que você postou.

Realmente, ele parece estar mais pro 3012LF do que pro 12PW5.

Assim como o 3012LF, esse 12SWP parece ser bem "tipo subwoofer" mesmo. Mais pra graves até do que o 3012LF. Ele provavelmente não é bom nos médios (ao contrário do 12PW5, por exemplo, que é um woofer). Mas sem datasheet fica difícil ter certeza.

A sensibilidade tb deve ser um pouco menor do que os 95dB anunciados - chuto uns 93dB.

Se sua referência é a fEARful, e sua idéia também é usar um mid-range com crossover em torno dos 800Hz, acho que é uma boa idéia. Bem projetada (inclusive o crossover, nada de genéricos) pode dar um excelente resultado.

Sem mid-range não acho que seja uma boa. Pode ficar com timbre ruim e mal definido por causa de médios deficientes.

E cuidado com graves muito profundos em caixas pra contrabaixo. Nem sempre agrada. Por exemplo eu acho exagerada essa extensão de graves na sua simulação de 114l.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Qui Mar 19, 2015 4:50 pm

Ruds,

A mimha ideia é essa mesmo, fazer um gabinete de 3 vias utilizando o JBL 12SWP, JBL 6W16P ou MD6-120 da Oversound e JBL 202Ti. Utilizaria os mesmos moldes do fEARful 12/6/1 já que está pronto... só mandar cortar. Faria depois uma segunda caixa de graves tipo fEARful 12sub com outro 12SWP ou até mesmo com o 12PW5 (tomando os devidos cuidados para customizar volume e frequencia) para dar um reforço e uma colorida no som... (estou pensando ainda).

Quanto ao Datasheet do 12SWP e 15SWP, solicitei por e-mail à JBL. Só que não é completo, falta curva resposta em frequência, MMS, CMS, Le, altura do GAP dentre outros) por isso postei acima os dados técnicos que vieram no datasheet. O Volume recomendado pela Selenium é de 70 litros. Por isso a resposta dele em 60 litros ficou interessante, apesar do ganho de 1 dB. Imagino que isso não vá comprometer a qualidade final do sistema. Inclusive com um volume menor o group delay melhora.

Tenho uma dúvida em relação ao 12PW5 com caixa "a lá Ruds" se o B0 fica bom? (pois tenho um baixo de 5 cordas)

Você ou alguém já tocou com um baixo de 5 cordas com o 12PW5? ficou no mesmo volume (SPL) das outras cordas E A D G?

Como que fica? Assim, estou imaginando que a qualidade e "peso" do som com o 12PW5 deve ser muito bom. Estou é arrumando dor de cabeça reinventando a roda com o esse 12SWP Very Happy

abr,
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sex Mar 20, 2015 2:26 am

Dardo escreveu:
Tenho uma dúvida em relação ao 12PW5 com caixa "a lá Ruds" se o B0 fica bom? (pois tenho um baixo de 5 cordas)

Você ou alguém já tocou com um baixo de 5 cordas com o 12PW5? ficou no mesmo volume (SPL) das outras cordas E A D G?

Como que fica? Assim, estou imaginando que a qualidade e "peso" do som com o 12PW5 deve ser muito bom. Estou é arrumando dor de cabeça reinventando a roda com o esse 12SWP Very Happy

Dardo,
Eu fui o ultimo do fórum a fazer uma caixa com o 12pw5...
Eu toco com um ibanez sdgr srx, também 5 cordas... Como eu disse anteriormente, ainda não testei essa caixa com volume extremo aberto... Mas a testei em casa, com um volume que minha esposa reclame, mas que não se possa ouvir os gritos dela pedindo pra abaixar... Quer dizer, no volume de se tocar em um pub...
A corda B no meu caso, está bastante profunda e com uma equalização exatamente iguais às demais... E sem distorcer!
Vou te enviar um vídeo da minha se tu prometer não rir...

Abraços
Ed

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Mar 20, 2015 12:25 pm

Dardo escreveu:A mimha ideia é essa mesmo, fazer um gabinete de 3 vias utilizando o JBL 12SWP, JBL 6W16P ou MD6-120 da Oversound e JBL 202Ti. Utilizaria os mesmos moldes do fEARful 12/6/1 já que está pronto... só mandar cortar. Faria depois uma segunda caixa de graves tipo fEARful 12sub com outro 12SWP ou até mesmo com o 12PW5 (tomando os devidos cuidados para customizar volume e frequencia) para dar um reforço e uma colorida no som... (estou pensando ainda).
Legal, mas veja a questão da sensibilidade desses mid-ranges. Ainda mais se você pretende usar uma outra caixa como "sub" adicional no futuro. O 6W16P acho que não aguenta nem um 12SWP sozinho, e o Oversound eu não confio nas especificações. Teria que medir pra ter certeza. Até hoje não achei mid-range nacional que sirva pra nossa aplicação. Veja os Eminence Alpha 6 ou os Faital de 5" ou 6". Sei que esses aguentam o tranco tranquilo.

E se for fazer uma caixa "sub" depois, use o mesmo falante de graves, com o mesmo volume interno e mesma sintonia.

Dardo escreveu:Quanto ao Datasheet do 12SWP e 15SWP, solicitei por e-mail à JBL. Só que não é completo, falta curva resposta em frequência, MMS, CMS, Le, altura do GAP dentre outros) por isso postei acima os dados técnicos que vieram no datasheet. O Volume recomendado pela Selenium é de 70 litros. Por isso a resposta dele em 60 litros ficou interessante, apesar do ganho de 1 dB. Imagino que isso não vá comprometer a qualidade final do sistema. Inclusive com um volume menor o group delay melhora.
Pois é, desde a compra pela JBL, a Selenium já não é mais a mesma...

O ganho de 1dB não é problema. A resposta, segundo o gráfico que você postou, está boa com 60l. E nem se preocupe com group delay.

Dardo escreveu:Tenho uma dúvida em relação ao 12PW5 com caixa "a lá Ruds" se o B0 fica bom? (pois tenho um baixo de 5 cordas)

Você ou alguém já tocou com um baixo de 5 cordas com o 12PW5? ficou no mesmo volume (SPL) das outras cordas E A D G?

Como que fica? Assim, estou imaginando que a qualidade e "peso" do som com o 12PW5 deve ser muito bom.
Pra ter uma resposta boa na Sizona, a caixa deve responder bem até os 60Hz. O 12PW5 numa caixa entre 50l e 60l bem sintonizada (e com um duto bem projetado!) tem uma resposta excelente até os 60Hz, então reproduz bem a 5a corda.

Eu tenho um 5 cordas de 35" e uso minhas duas 1x12 com o 12PW5 faz uns 3 anos já. Gosto muito delas. Em locais fechados eu costumo até cortar um pouco os graves, pra você ter noção. A quinta corda fala alto e bonito nas minhas caixas, igual às outras cordas. Aliás, de vez em quando vem algum baixista me perguntar "qual amp eu uso". Pena que a maioria não se convence quando eu digo que não é o amp o segredo. notme

Dardo escreveu:Estou é arrumando dor de cabeça reinventando a roda com o esse 12SWP Very Happy
Cara, a tua idéia de fazer uma "tipo fEARful" é muito boa, e não vejo como reinventar a roda porque é diferente de fazer "a lá Ruds" com o 12PW5. Usar um mid-range sai mais caro e é mais difícil de projetar, mas tem potencial. Se fizer tudo certo, pode ficar melhor do que só usar o 12PW5. Eu também quero fazer uma 1x15+5 no futuro, que infelizmente ficou um pouco mais distante agora que o dolar disparou... Rolling Eyes
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Sex Mar 20, 2015 1:38 pm

Boa tarde Ruds, tudo bem?
Qual seria o projeto de caixa 1x15" ideal para esse falante?

Autofalante:
Selenium 38GPT12 de 15"

Diâmetro Nominal: 380mm ou 15"
Abertura p/ fixação: 351mm
Impedância Nominal Z: 8 Ohms
¹Potência Máxima¹: 150 Watts-RMS
²Sensibilidade 1W, 1m: 103 dB SPL
Resposta Frequência: 40-4000 Hz
Frequência Ressonância - fs: 50 Hz
Área Efetiva do Cone Sd: 0,0841m²
Volume Acústico Equivalente - Vas: 0,142m³
Índice de Mérito Mecânico - Qms: 3,74
Índice de Mérito Elétrico - Qes: 0,93
Índice de Mérito Total - Qts: 0,758
Fator de Força - BI: 21,9 T x m
Dens. Campo Magnético - B: 12.500 (1,25) Gauss (Tesla)
Diâmetro da Bobina Móvel: 60mm
Peso Conjunto Magnético: 4.950g
Peso Total: 6.030/6.400* g

¹Medida em várias horas de programa musical e voz
permitindo distorção máxima do amplificador em 5%.

²Aplicando 1 Watt de potência elétrica nas frequências de
70 a 700 Hz instalado na caixa WHB40 e o microfonea 1m de distância.

*Tela protetora acoplada.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 $_72Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 $_72

Neste arquivo no link abaixo, tem alguns modelos de caixa mas nenhum é específico para contrabaixo, são de PA.
http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/obsoletos_f4f9afffd05227464d3fa748edc6f83a.pdf
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Mar 20, 2015 2:14 pm

edumoraes escreveu:Qual seria o projeto de caixa 1x15" ideal para esse falante?
Baseado só no que você postou, caixa selada com o maior volume interno praticável. Pelo menos uns 100l se quiser usar com um 5 cordas.

Mas esse falante é bem fraquinho, e eu não recomendaria pra caixa de contrabaixo. Ainda mais sem saber o Xmax dele.

Ah, e foi sacanagem a Selenium medir uma caixa cornetada e dizer que a sensibilidade do falante é 103dB. Pelo menos eles avisam isso em letras pequenas. Normalmente se coloca no datasheet a sensibilidade "ao ar livre". Pelos parâmetros, a sensibilidade desse falante é bem menor do que os 103dB.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Sex Mar 20, 2015 5:13 pm

edumoraes escreveu:Boa tarde Ruds, tudo bem?
Qual seria o projeto de caixa 1x15" ideal para esse falante?

Autofalante:
Selenium 38GPT12 de 15"

Diâmetro Nominal: 380mm ou 15"
Abertura p/ fixação: 351mm
Impedância Nominal Z: 8 Ohms
¹Potência Máxima¹: 150 Watts-RMS
²Sensibilidade 1W, 1m: 103 dB SPL
Resposta Frequência: 40-4000 Hz
Frequência Ressonância - fs: 50 Hz
Área Efetiva do Cone Sd: 0,0841m²
Volume Acústico Equivalente - Vas: 0,142m³
Índice de Mérito Mecânico - Qms: 3,74
Índice de Mérito Elétrico - Qes: 0,93
Índice de Mérito Total - Qts: 0,758
Fator de Força - BI: 21,9 T x m
Dens. Campo Magnético - B: 12.500 (1,25) Gauss (Tesla)
Diâmetro da Bobina Móvel: 60mm
Peso Conjunto Magnético: 4.950g
Peso Total: 6.030/6.400* g

¹Medida em várias horas de programa musical e voz
permitindo distorção máxima do amplificador em 5%.

²Aplicando 1 Watt de potência elétrica nas frequências de
70 a 700 Hz instalado na caixa WHB40 e o microfonea 1m de distância.

*Tela protetora acoplada.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 $_72Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 $_72

Neste arquivo no link abaixo, tem alguns modelos de caixa mas nenhum é específico para contrabaixo, são de PA.
http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/obsoletos_f4f9afffd05227464d3fa748edc6f83a.pdf

Tem aqui e em um post próprio a caixa que fiz com ajuda do Ruds e usei um falante "vintage" deste.
O som é muito bom pra tocar sozinho, mas com banda as frequências bixas tem muito ganho, os médios somem, e portanto, vc tb some.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Sex Mar 20, 2015 9:54 pm

Ruds escreveu:
E se for fazer uma caixa "sub" depois, use o mesmo falante de graves, com o mesmo volume interno e mesma sintonia.

Wink  Got it!

Ruds escreveu: Pra ter uma resposta boa na Sizona, a caixa deve responder bem até os 60Hz. O 12PW5 numa caixa entre 50l e 60l bem sintonizada (e com um duto bem projetado!) tem uma resposta excelente até os 60Hz, então reproduz bem a 5a corda.

Eu tenho um 5 cordas de 35" e uso minhas duas 1x12 com o 12PW5 faz uns 3 anos já. Gosto muito delas. Em locais fechados eu costumo até cortar um pouco os graves, pra você ter noção. A quinta corda fala alto e bonito nas minhas caixas, igual às outras cordas. Aliás, de vez em quando vem algum baixista me perguntar "qual amp eu uso". Pena que a maioria não se convence quando eu digo que não é o amp o segredo. notme

Interessante, achava que a fundamental (30,87 Hz) é que fazia toda a diferença...  então é o segundo harmônico em diante que ouvimos bem.  

Ruds escreveu:
Cara, a tua idéia de fazer uma "tipo fEARful" é muito boa, e não vejo como reinventar a roda porque é diferente de fazer "a lá Ruds" com o 12PW5. Usar um mid-range sai mais caro e é mais difícil de projetar, mas tem potencial. Se fizer tudo certo, pode ficar melhor do que só usar o 12PW5. Eu também quero fazer uma 1x15+5 no futuro, que infelizmente ficou um pouco mais distante agora que o dolar disparou...  Rolling Eyes

Então esses problemas é que me preocupam um pouco.

A princípio ia comprar um 3012LF e Alpha6A em janeiro e montar o fEARful, mas na época já estavam caros, agora então com o dólar a >3,10 affraid.  

Aí passei a procurar todos os woofers e subwoofers do mercado... (SELENIUM, OVERSOUND, TOMAHAWK, BRAVOX, KEYBASS e SPYDER) e me deparei com essa linha SWP que tem poucas informações e elas podem variar +-15%... Segundo a complexidade do crossover que será de 3 vias e com certeza vou ter que fazer um zobel para "plainar" a impedância do mid-range e para isso vou ter que comprar um multímetro que leia indutância e capacitância (mais R$)... se não fica muito difícil trabalhar com tolerância +- 15% em tudo que é componente. Na verdade o multímetro eu vou comprar de qualquer jeito hehehe

Hoje pensei mais um pouco e creio que o melhor custo benefício será fazer 2 caixas menores com um 12PW5 (~R$250) com um driver fenólico D100 (R$~50) e fazer o crossover em 4kHz 12db/8ª com Lpad 1:10. A escolha do D100 é porque ele suporta 60W em 4khz, 106dB 1W e tem uma curva bem plana a partir dos 2khz até 15khz e é fenólico. Já vi algumas reclamações sobre os drivers de titânio que são exageradamente estridentes, então já vou desconsiderar o titânio. (vou executar uma caixa e depois a outra, a primeira caixa sempre é mais complicada)

E depois que passar minha fissura  bounce para montar esse gabinete eu projeto um novo com o 12SWP (~R$350) com MR de 6" (~R$125) e D220ti (R$150) num gabinete de 114 litros super gigante com bastante calma (~R$250) totalizando + de 875 conto. Qualquer coisa vira caixa de PA e eu substituo minhas caixas AKS SK900C de 1979.

Sei lá, quero ter 2 caixas pequenas no final das contas... quero carregar menos peso.

Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Sex Mar 20, 2015 10:03 pm

Ruds escreveu:
edumoraes escreveu:Qual seria o projeto de caixa 1x15" ideal para esse falante?
Baseado só no que você postou, caixa selada com o maior volume interno praticável. Pelo menos uns 100l se quiser usar com um 5 cordas.

Mas esse falante é bem fraquinho, e eu não recomendaria pra caixa de contrabaixo. Ainda mais sem saber o Xmax dele.

Ah, e foi sacanagem a Selenium medir uma caixa cornetada e dizer que a sensibilidade do falante é 103dB. Pelo menos eles avisam isso em letras pequenas. Normalmente se coloca no datasheet a sensibilidade "ao ar livre". Pelos parâmetros, a sensibilidade desse falante é bem menor do que os 103dB.

Paulo Penna escreveu:
Tem aqui e em um post próprio a caixa que fiz com ajuda do Ruds e usei um falante "vintage" deste.
O som é muito bom pra tocar sozinho, mas com banda as frequências bixas tem muito ganho, os médios somem, e portanto, vc tb some.


Obrigado pelas respostas pessoal, vcs tem algum link de algum projeto que daria pra usar esse falante?
Paulo Penna e Ruds, será que esse problema de alto ganho nas baixas frequências e falta de médios não daria pra corrigir usando esse falante em uma caixa tipo essas fEARfull com falante de 15" e 6" ?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Sáb Mar 21, 2015 4:47 pm

edumoraes escreveu:
Obrigado pelas respostas pessoal, vcs tem algum link de algum projeto que daria pra usar esse falante?
Paulo Penna e Ruds, será que esse problema de alto ganho nas baixas frequências e falta de médios não daria pra corrigir usando esse falante em uma caixa tipo essas fEARfull com falante de 15" e 6" ?

Edu,

Siga a dica do Ruds de uma caixa de 100l. voce pode adaptar o projeto fEARfull com falante de 15" e 6". Basta encolher a caixa. Ao invés de colocar os dutos na parte de baixo da caixa, deixe sem. Faça a caixa até o "front Shelf".

Vai te dar uns 110 litros. Ai voce preencha a caixa com espuma, uns 5cm nela toda por dentro.

sds,
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 21, 2015 11:08 pm

Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Dom Mar 22, 2015 12:25 am

Paulo Penna escreveu:A minha tem 116L e um duto de 4"x10cm.
https://www.contrabaixobr.com/t28456-caixa-handmade-1-x-15-finalizando-com-fotos

Paulo, vc finalizou ela com a sugestão do Ruds de por um 15pw5 no lugar desse falante mais antigo?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 22, 2015 8:05 pm

Ainda não pois estou com outros projetos na frente, mas vou fazer muito em breve pois vou tocar no aniversario de um amigo em setembro.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Mar 23, 2015 11:34 am

Dardo escreveu:Interessante, achava que a fundamental (30,87 Hz) é que fazia toda a diferença...  então é o segundo harmônico em diante que ouvimos bem.
Além de ouvirmos melhor 60Hz do que 30Hz, o contrabaixo elétrico via de regra gera uma fundamental bem fraca, com pouca potência em relação à potência total do sinal.

Tem também uma característica psicoacústica nossa que, se ouvirmos apenas as harmônicas de um tom mesmo sem a fundamental, nosso cérebro "reconstrói" a fundamental e ouvimos como se ela estivesse presente.

Por causa disso tudo, se a caixa reproduz bem a partir da segunda harmônica, ela já é boa pra contrabaixo.

Dardo escreveu:Aí passei a procurar todos os woofers e subwoofers do mercado... (SELENIUM, OVERSOUND, TOMAHAWK, BRAVOX, KEYBASS e SPYDER) e me deparei com essa linha SWP que tem poucas informações e elas podem variar +-15%... Segundo a complexidade do crossover que será de 3 vias e com certeza vou ter que fazer um zobel para "plainar" a impedância do mid-range e para isso vou ter que comprar um multímetro que leia indutância e capacitância (mais R$)... se não fica muito difícil trabalhar com tolerância +- 15% em tudo que é componente. Na verdade o multímetro eu vou comprar de qualquer jeito hehehe
No meu projeto de 3 vias eu usei Zobel no woofer, mas não no mid-range.
Sobre o multímetro, ter um ajuda, mas dá pra se virar sem. Existem empresas que constroem indutores sob encomenda e os capacitores de polipropileno são razoavelmente precisos (<10%).

Dardo escreveu:Hoje pensei mais um pouco e creio que o melhor custo benefício será fazer 2 caixas menores com um 12PW5 (~R$250) com um driver fenólico D100 (R$~50) e fazer o crossover em 4kHz 12db/8ª com Lpad 1:10. A escolha do D100 é porque ele suporta 60W em 4khz, 106dB 1W e tem uma curva bem plana a partir dos 2khz até 15khz e é fenólico. Já vi algumas reclamações sobre os drivers de titânio que são exageradamente estridentes, então já vou desconsiderar o titânio. (vou executar uma caixa e depois a outra, a primeira caixa sempre é mais complicada)
Poxa, agora que estava me animando que iria sair um projeto de 3 vias aqui no tópico... hehehe
Sobre a 2 vias, vou só fazer algumas observações:
Eu sugiro corte perto dos 2kHz, no máximo 2,5kHz pro 12PW5. Além da questão da dispersão, ele começa a ter modos de "quebra de cone" nessa faixa de frequências. Eu uso a minha cortada em 2kHz. E com um filtro passa-altas de 3a ordem consegui uma transição muito boa com a via de agudos.
O D100 é uma boa, mas a resposta da via de agudos depende quase que exclusivamente da corneta que você usar, na verdade. E a frequência mínima de corte tem que ser a maior entre o limite do driver e da corneta. Veja por exemplo aquela Selenium HM11-25, que é bastante usada nessas nossas caixas. Essa começa a atuar próximo dos 1,5kHz e tem um pico de resposta acentuado e meio largo próximo dos 4,5kHz. Um pico desse sim que pode deixar qualquer driver (fenólico ou titânio) estridente. Eu uso essa, mas coloquei um filtro RLC pra "aplainar" a resposta da corneta.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Mar 23, 2015 11:35 am

edumoraes escreveu:Paulo Penna e Ruds, será que esse problema de alto ganho nas baixas frequências e falta de médios não daria pra corrigir usando esse falante em uma caixa tipo essas fEARfull com falante de 15" e 6" ?
Esse tipo de "problema" não se resolve com mid-range. Esse falante, se for usado numa caixa dutada, vai te dar um pico enorme próximo dos 100Hz, e isso é sinônimo de "som embolado". Na selada esse pico pelo menos é menor, e por isso vai dar a sensação que os médios estão mais presentes.

Dardo escreveu:Siga a dica do Ruds de uma caixa de 100l. voce pode adaptar o projeto fEARfull com falante de 15" e 6". Basta encolher a caixa. Ao invés de colocar os dutos na parte de baixo da caixa, deixe sem. Faça a caixa até o "front Shelf".
Dá pra fazer isso, mas eu não investiria toda essa grana e esforço em fazer uma caixa assim usando um woofer ruim. O mid-range não vai fazer os graves ficarem melhores.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Seg Mar 23, 2015 11:59 am

Ruds escreveu:
edumoraes escreveu:Paulo Penna e Ruds, será que esse problema de alto ganho nas baixas frequências e falta de médios não daria pra corrigir usando esse falante em uma caixa tipo essas fEARfull com falante de 15" e 6" ?
Esse tipo de "problema" não se resolve com mid-range. Esse falante, se for usado numa caixa dutada, vai te dar um pico enorme próximo dos 100Hz, e isso é sinônimo de "som embolado". Na selada esse pico pelo menos é menor, e por isso vai dar a sensação que os médios estão mais presentes.

Obrigado pela resposta Ruds, deu pra ver que sou bem leigo no assunto né? rsrsrs. Outra dúvida, como esse falante não é lá essas coisas, mas fazendo a caixa toda selada pode até ser que fique "aceitável", seria uma opção para resolver os problemas dos médios usar essa caixa de 15" em conjunto com outra caixa tipos 2x10" ?

edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Mar 23, 2015 2:00 pm

^ Mesmo conhecendo muito bem as caixas, ficaria difícil prever o resultado de misturar configurações diferentes.

O que na prática pode ser que aconteça é o seguinte: se pegar uma 2x10 boa e botar pra tocar junto com essa 1x15 meia-boca. Daí a deficiência da 1x15 fica "escondida" pela 2x10. Mas então porque não esquecer de uma vez a 1x15?

Até pq a sensibilidade desse 38GPT12 é baixa. A menos que os falantes de 10" também sejam ruins, uma 2x10 vai "engolir" a 1x15.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Mar 23, 2015 8:01 pm

Ruds,
Existe alguma possibilidade de se colocar um led no divisor de frequência?
Quando está em silêncio, eu consigo ouvir o driver ligado... Mas dificilmente eu consigo identificar quando a chave DTDP está ligada ou desligada.

Abraços
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Mar 24, 2015 8:46 am

^ Poder... poder pode.

Mas acho esquisito, porque a diferença de timbre com e sem driver é bem acentuada, especialmente no slap/pop. Estranho você não saber dizer se está ou não ligado quando está tocando.

De qualquer modo, o led só acenderá quando o driver estiver "tocando" (produzindo som) no ataque das notas. Ele não vai ficar aceso constantemente.

Você vai precisar de um led, um resistor de 1000 ohms e um diodo tipo 1N4004 ou similar. Ligue o diodo e o led em série de forma que a corrente flua apenas em um sentido. Ligue o resistor de 1000 ohms também em série e depois ligue todo esse conjunto em paralelo com o driver.

O conjunto vai ficar parecido com isso:

------>|--------->|--------/\/\/\------
---1N4004-----LED-----RESISTOR---

Se o led não acender nos ataques das notas ou ficar muito fraco, diminua o valor do resistor. Se mesmo com um resistor de uns 330ohms ele não acender, é provável que haja algum problema com o seu crossover - ou o seu sinal realmente não tem nada de agudos. Aliás, talvez seja melhor experimentar com música, e não com o baixo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Ter Mar 24, 2015 1:08 pm

Ruds escreveu:^ Poder... poder pode.

Mas acho esquisito, porque a diferença de timbre com e sem driver é bem acentuada, especialmente no slap/pop. Estranho você não saber dizer se está ou não ligado quando está tocando.

De qualquer modo, o led só acenderá quando o driver estiver "tocando" (produzindo som) no ataque das notas. Ele não vai ficar aceso constantemente.

Você vai precisar de um led, um resistor de 1000 ohms e um diodo tipo 1N4004 ou similar. Ligue o diodo e o led em série de forma que a corrente flua apenas em um sentido. Ligue o resistor de 1000 ohms também em série e depois ligue todo esse conjunto em paralelo com o driver.

O conjunto vai ficar parecido com isso:

------>|--------->|--------/\/\/\------
---1N4004-----LED-----RESISTOR---

Se o led não acender nos ataques das notas ou ficar muito fraco, diminua o valor do resistor. Se mesmo com um resistor de uns 330ohms ele não acender, é provável que haja algum problema com o seu crossover - ou o seu sinal realmente não tem nada de agudos. Aliás, talvez seja melhor experimentar com música, e não com o baixo.

Ruds,
Sim, tocando a diferença é gritante... O problema é quando não está tocando...
Mas já que o led só acende quando está tocando, acaba dando no mesmo...
Mas sem galho! Foi só pra melhorar o que já está excelente!

Obrigado mesmo!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Mar 24, 2015 2:05 pm

up
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Qua Mar 25, 2015 2:26 am

Ruds, gostaria mais uma vez de lhe agradecer a paciência e atenção dispensada.
Bom, quanto ao falante Seleniun 38 GPT 12 de 15" desisti mesmo de fazer alguma caixa mais "adequada" pra ele, pelo que você me falou eu me convenci que é perder tempo e dinheiro com isso.

Só pra situar, essa ideia de proporcionar uma caixa melhor para esse falante partiu da proeza que eu fiz de separar o amplificador da caixa de um cubo ACWorks que tenho, você pode acompanhar neste tópico aqui.

Como dá para notar a caixa que ficou possui medidas nada adequadas para um falante de 15", por isso achei que ele deveria ganhar uma caixa melhor.

Como desisti de dar um destino à esse falante, mesmo porque ele está bem velhinho e deve estar bem cansado, o foco agora passou para a caixa.

Hoje depois de vários anos eu fui ensaiar com uns amigos, e levei meu ampli + caixa para testar se rolava no ensaio, até que deu pro gasto, mas meio embolado mesmo.
O que me deixou surpreso foi que testei o cabeçote que fiz em uma caixa Hartke 4x10 que tinha lá no local do ensaio e o bicho falou bonito e alto nesta caixa, fiquei até na dúvida se esse ampli tem mesmo só 150w como imagino que seja, mas como uma caixa 4x10 além de ser um trambolho de grande pra mim no momento e também não está nos meus planos financeiros adquirir ou fazer uma, gostaria de aproveitar a caixa que sobrou do cubo que separei.

Pelo que andei lendo aqui neste tópico, as medidas internas dessa caixa que sobrou do meu cubo, 42x42x30 que confirme pra mim daria uns 53 litros, seria mais adequada para usar um falante de 12", confere?

Se sim, pensei em mudar a placa frontal da caixa com uma furação de 12" e adquirir o falante que vc recomenda em vários projetos aqui, que acredito por ter um bom custo x benefício que é o 12pw5.

A dúvida é a seguinte, dando certo essa opção a afinação dessa caixa com essas medidas que passei seria somente com o comprimento e diâmetro do duto que teria que instalar?

Ou é melhor não mexer com isso não e pegar tudo e jogar na fogueira mesmo? rsrsrs.

A intenção é usar esse ampli + caixa em casa e em ensaio.

Grato mais uma vez pela atenção.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Mar 25, 2015 9:28 am

edumoraes,

se a estrutura da sua caixa estiver boa, pode aproveitar ela, sem problemas. O volume interno é adequado pra usar o 12PW5. Basta calcular a sintonia e colocar os dutos apropriados. Sugiro dois circulares de 4". O comprimento dos dutos você deve calcular conforme o volume interno que sobrar na caixa (depois de descontar recuo do baffle frontal, falante e dutos), mas eu imagino que vá ficar entre 15cm e 18cm.

Dê uma lida nos exemplos de outros usuários que usaram esse falante que vai te ajudar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Qua Mar 25, 2015 1:48 pm

Ruds, mais uma vez obrigado pelas respostas.
Eu baixe o programa WinISD 0.44 mas não estou achando esse falante 12pw5 na lista deles, tem que fazer alguma atualização do programa? Ou ele aparece com outro nome lá?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Mar 25, 2015 2:08 pm

^ Não. Tem que incluir o 12PW5 no database do programa. Se tiver dúvidas, veja o tópico de pictorial do WinISD. Inclusive eu explico lá como fazer pra cadastrar falantes novos no WinISD pro.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Qua Mar 25, 2015 2:44 pm

Blz, já percebi que deveria cadastrar mesmo, peguei os parâmetros num pdf aqui.

Fiz o cálculo mas não estou tão certo se está tudo ok. Vamos aos resultados.

Medida interna da caixa 42x42x30 (52,9 litros) tirando o volume do falante 2,1 e 1L do duto ficou com 49,8 litros (está certo essa conta?)

Confira na imagem se eu coloquei todos os dados necessários...

A sintonia da caixa ficou em 55hz, (qual seria o vlr ideal?)

O programa sugeriu um duto de 0,102 metros ou seja + ou - 4" como vc havia sugerido.
Comprimento do duto sugerido pelo programa 0,085 metros ou 8,5 cm.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 10265389_660661780705525_7476253920288517501_o
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Mar 25, 2015 3:39 pm

É isso aí, edumoraes. Mas não use só um duto de 4".

Se vc tem cerca de 50l líquidos na sua caixa, use dois dutos de 4", com 18cm de comprimento cada. Deixe pelo menos uns 12cm livres entre a abertura interna dos dutos e a parede, pra não obstruir a passagem do ar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Qua Mar 25, 2015 5:10 pm

Quando eu ponho no simulador 2 dutos de 4" ele mostra uma medida de 24,5cm para cada duto, usar 18cm não vai alterar a sintonia da caixa? O problema é que a caixa só tem 30cm de profundidade, então 24,5cm acho que não rola né...
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Mar 25, 2015 5:21 pm

O WinISD calcula errado o comprimento. Pra essa sintonia que você está buscando, dois de 4" com 18cm é o correto. O Boxsim é mais preciso nesse tipo de cálculo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Qua Mar 25, 2015 5:27 pm

Blz, valeu Ruds, vc acha que 55hz é uma sintonia ideal pra essa caixa?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Qua Mar 25, 2015 6:00 pm

Moçada! Agora não tem mais volta! comprei 1x 12PW5 e agora só falta a caixa! bounce


Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Qua Mar 25, 2015 7:45 pm

Dardo escreveu:Moçada! Agora não tem mais volta! comprei 1x 12PW5 e agora só falta a caixa! bounce


Manda ver Dardo! hyper claps claps claps claps rock Legal :viva: :curti: :viva: Legal Amigos
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Mar 26, 2015 8:30 am

edumoraes escreveu:Blz, valeu Ruds, vc acha que 55hz é uma sintonia ideal pra essa caixa?

Sim, está muito boa.

Dardo escreveu:Moçada! Agora não tem mais volta! comprei 1x 12PW5 e agora só falta a caixa! bounce


Legal! cheers

56l e 54Hz é um alinhamento que funciona muito bem com esse falante.  playing
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Qui Mar 26, 2015 8:22 pm

Moçada,

Olha o Kit para montagem!!! rsrs  What a Face

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Kit_Madeira

Passei umas 4 horas no centro da cidade procurando as ferragens... faltou só a grelha.

Não tinha compensado naval de 12mm... então fiquei uns 20 minutos recalculando as peças para 15mm... e não tinha o comum só com acabamento em mógno... fazer o que né... o preço era o mesmo comprei esse mesmo. R$ 175,00. achei caro, mas como não tenho uma serra circular em casa... de qualquer forma o cara que cortou para mim foi perfeccionista. Excelente trabalho.

Ruds,

Estou pensando em parafusar externamente apenas nas quinas e usar cola e uma braçadeira em L de metal por dentro, para não aparecer do lado de fora.

O que acha? São bem rígidas, tipo 30x30x3mm em L. colocaria umas 3 em cada lateral e faria uma massinha com serragem e cola de madeira para selar a caixa.

Alem do mais vou colocar um reforço interno com sarrafo de 20x35mm fazendo tipo H na horizontal.

Amanha mando o desenvolvimento da montágem.

Abrs
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Qui Mar 26, 2015 11:19 pm

Dardo escreveu:Moçada,

Olha o Kit para montagem!!! rsrs  What a Face

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Kit_Madeira

Passei umas 4 horas no centro da cidade procurando as ferragens... faltou só a grelha.

Não tinha compensado naval de 12mm... então fiquei uns 20 minutos recalculando as peças para 15mm... e não tinha o comum só com acabamento em mógno... fazer o que né... o preço era o mesmo comprei esse mesmo. R$ 175,00. achei caro, mas como não tenho uma serra circular em casa... de qualquer forma o cara que cortou para mim foi perfeccionista. Excelente trabalho.

Ruds,

Estou pensando em parafusar externamente apenas nas quinas e usar cola e uma braçadeira em L de metal por dentro, para não aparecer do lado de fora.

O que acha? São bem rígidas, tipo 30x30x3mm em L. colocaria umas 3 em cada lateral e faria uma massinha com serragem e cola de madeira para selar a caixa.

Alem do mais vou colocar um reforço interno com sarrafo de 20x35mm fazendo tipo H na horizontal.

Amanha mando o desenvolvimento da montágem.

Abrs
Dardo.

Dardo,
Ainda bem que tu não comprou o compensado de 12". Eu acredito que 12" a caixa vibraria muito...
Seu acabamento será na madeira? Certo?

Eu queria ter feito a minha assim. Na madeira mesmo... Mas o compensado que eu consegui aqui era muito feio... Existe umas folhas de madeira que se cola pra dar acabamento, mas acabaria ficando muito mais caro que o curvin, sem ter a certeza que ficaria bom!
Eu não parafusei pela parte de fora, usei essas cantoneiras em L em cada canto mais uns tocos quadrados de 2x2(sarrafos) e muita cola de madeira!
Os seus cortes na madeira ficaram muito bom mesmo! Vai te economizar mais um dia de trabalho, já que eu cortei todo torto e fiquei horas lixando e horas ouvindo o sermão da minha esposa sobre a consciência de não ter pó de madeira espalhado por TODA a casa!

abraços
Ed
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Mar 27, 2015 8:45 am

Dardo escreveu:Estou pensando em parafusar externamente apenas nas quinas e usar cola e uma braçadeira em L de metal por dentro, para não aparecer do lado de fora.

O que acha? São bem rígidas, tipo 30x30x3mm em L. colocaria umas 3 em cada lateral e faria uma massinha com serragem e cola de madeira para selar a caixa.

Alem do mais vou colocar um reforço interno com sarrafo de 20x35mm fazendo tipo H na horizontal.
Bastante cola é suficiente, inclusive fazendo aquele "acabamento" interno pra evitar vazamentos de ar. As braçadeiras ajudam a manter os painéis no lugar enquanto a cola não seca e reforçam a fixação, com certeza, mas aumentam o peso da caixa. Parafuso também ajuda, mas cuidado pra não "abrir" o compensado. Cuide na hora de parafusar e use parafusos finos.

O reforço é uma boa idéia incluir.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por afonsodecampos Sex Mar 27, 2015 9:48 am

Aqui na área do Comércio de minha cidade têm algumas lojas que fazem caixas acústicas e amplificadores de potência, nada com padrão de excelência mas chegam a ser honestas, pecam mais pelo acabamento externo, os cortes, fixações e colagens são bem feitos. Certa vez orcei uma caixa mais ou menos nessa medida pra 1 falante de 12" ou 2 falantes de 10". Me foi cobrado 100 reais com acabamento em carpete. Não sei... mas talvez seja um ponto a ser considerado aqui no tópico, fazer todos os cálculos e ajustes de medidas e então orçar o custo da construção numa loja dessas. Pode ser que desse jeito se consiga reduzir gastos e principalmente minimizar sobras de material como madeira e cola.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sex Mar 27, 2015 10:33 am

afonsodecampos escreveu:Aqui na área do Comércio de minha cidade têm algumas lojas que fazem caixas acústicas e amplificadores de potência, nada com padrão de excelência mas chegam a ser honestas, pecam mais pelo acabamento externo, os cortes, fixações e colagens são bem feitos. Certa vez orcei uma caixa mais ou menos nessa medida pra 1 falante de 12" ou 2 falantes de 10". Me foi cobrado 100 reais com acabamento em carpete. Não sei... mas talvez seja um ponto a ser considerado aqui no tópico, fazer todos os cálculos e ajustes de medidas e então orçar o custo da construção numa loja dessas. Pode ser que desse jeito se consiga reduzir gastos e principalmente minimizar sobras de material como madeira e cola.

Afonso,
Quando eu fui fazer a minha, procurei bastante em todos os lugares que fazem caixa de som. TODAS sem exceção, fazem com MDF!
Eu tive que comprar uma tábua inteira de compensado naval de 18mm que me custou R$145,00! Me sobrou madeira pra uma outra caixa!
O que me aumentou muito meu custo, foram a parte da alça! Que eu preferi fazer um isolamento de massa plástica automotiva pra vedar bastante o som (fiz uma grossa camada sobre toda a alça)!

Se eu tivesse feito com as alças estilo mala (alça externa de borracha), tinha reduzido o tempo e o custo!
Com madeira, cola para madeira, massa plástica, cantoneira de borracha para acabamento, pés de borracha, alça, curvin, cola de silicone (passei pra vedar bem o contato dos plásticos dos dutos de ar e a corneta, com a madeira), resina de poliéster (usei pra selar toda as junçoes da madeira) , parafusos e cantoneiras, se foram em média R$400,00!
Não achei nada absurdo, já que a caixa ficou espetacular e muito melhor que muitas caixas de marca!
Isso porque eu sou muito neurótico! Um projeto normal deve cair para uns R$250,00 no máximo! Claro, isso sem o auto-falante, driver, divisor e conectores!

Abs

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Sex Mar 27, 2015 10:53 am

Dardo escreveu:Moçada,

Olha o Kit para montagem!!! rsrs  What a Face

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Kit_Madeira

Passei umas 4 horas no centro da cidade procurando as ferragens... faltou só a grelha.

Não tinha compensado naval de 12mm... então fiquei uns 20 minutos recalculando as peças para 15mm... e não tinha o comum só com acabamento em mógno... fazer o que né... o preço era o mesmo comprei esse mesmo. R$ 175,00. achei caro, mas como não tenho uma serra circular em casa... de qualquer forma o cara que cortou para mim foi perfeccionista. Excelente trabalho.

Ruds,

Estou pensando em parafusar externamente apenas nas quinas e usar cola e uma braçadeira em L de metal por dentro, para não aparecer do lado de fora.

O que acha? São bem rígidas, tipo 30x30x3mm em L. colocaria umas 3 em cada lateral e faria uma massinha com serragem e cola de madeira para selar a caixa.

Alem do mais vou colocar um reforço interno com sarrafo de 20x35mm fazendo tipo H na horizontal.

Amanha mando o desenvolvimento da montágem.

Abrs
Dardo.

Dardo, onde comprou as madeiras cortadas?
Aqui em BH os locais que eu conhecia que vendiam elas prontas fecharam...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Mar 27, 2015 2:01 pm

afonsodecampos escreveu:Não sei... mas talvez seja um ponto a ser considerado aqui no tópico, fazer todos os cálculos e ajustes de medidas e então orçar o custo da construção numa loja dessas.
Com certeza. Inclusive muitos marceneiros têm equipamentos que nós difícilmente teríamos, como grampeadores de ar comprimido, serras boas (de vários tipos) e prensas de madeira, que não só agilizam o trabalho, mas permitem um resultado final melhor. Se o marceneiro for bom e seguir os projetos a risca, é uma excelente alternativa.

No meu caso, por exemplo, que não manjo de marcenaria e não tenho ferramentas, eu sempre contrato a montagem da caixa. Por sorte conheço um cara que é fera - ex-luthier, inclusive. Fico só com o revestimento interno, parte elétrica e alguns acabamentos.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Dardo Sex Mar 27, 2015 8:50 pm

Edvell escreveu:
Dardo,
Ainda bem que tu não comprou o compensado de 12". Eu acredito que 12" a caixa vibraria muito...
Seu acabamento será na madeira? Certo?

Eu queria ter feito a minha assim. Na madeira mesmo... Mas o compensado que eu consegui aqui era muito feio... Existe umas folhas de madeira que se cola pra dar acabamento, mas acabaria ficando muito mais caro que o curvin, sem ter a certeza que ficaria bom!
Eu não parafusei pela parte de fora, usei essas cantoneiras em L em cada canto mais uns tocos quadrados de 2x2(sarrafos) e muita cola de madeira!
Os seus cortes na madeira ficaram muito bom mesmo! Vai te economizar mais um dia de trabalho, já que eu cortei todo torto e fiquei horas lixando e horas ouvindo o sermão da minha esposa sobre a consciência de não ter pó de madeira espalhado por TODA a casa!

abraços
Ed

Ed, de 12mm vai bem se for travado internamente... estou me baseando nos fEARful da vida, e eles usam 12mm. Os meus cortes foram bons, mas hoje estou vendo que nem tanto...


Ruds escreveu:
Bastante cola é suficiente, inclusive fazendo aquele "acabamento" interno pra evitar vazamentos de ar. As braçadeiras ajudam a manter os painéis no lugar enquanto a cola não seca e reforçam a fixação, com certeza, mas aumentam o peso da caixa. Parafuso também ajuda, mas cuidado pra não "abrir" o compensado. Cuide na hora de parafusar e use parafusos finos.

O reforço é uma boa idéia incluir.

Ruds, Comprei parafuso fino. Esse compensado sarrafeado de mogno é bem macio e não abre nada! Vou quebrar a cabeça é para fazer o acabamento final...

Paulo Penna escreveu:  
Dardo, onde comprou as madeiras cortadas?
Aqui em BH os locais que eu conhecia que vendiam elas prontas fecharam...


Paulo,
Cortei na Oficina do Corte, Tamoios 1149. Eu acho lá caro, mas eles cortam em qualquer medida inclusive abaixo de 10cm.

Na Leo Madeiras, na Rua Mato Grosso, 11, é o melhor lugar, mas eles cobram por corte, R$3,00 cada. Ao comprar chapa inteira eles cortam a partir de 10cm ou 15cm no minimo.



Moçada,
Hoje trabalhei 6 horas seguidas na caixa! Ta saindo muito mais trabalhoso que imaginei. Tive que lixar 2 peças que vieram levemente maiores e deu um certo trabalho furar o falante para passar parafuso Allen, medir na madeira, cortar com TicoTico, furar e colocar as porca-garra de 1/4". Além disso, tive que chanfrar 2mm numa madeira que eu calculei errado... usei a Dremel bem hoje, de qualquer forma vai reforçar mais o baffle.
Já instalei também a alça externa de borracha, usei porca-garra e fiz um rebaixo para não aparecer no slot port.

Da esquerda para direita: lateral esquerda com a preparação da alça; baffle; Slot port com chanfro onde o baffle encaixará.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Pe_as

Comprei um adesivo de alta resistência PL500 e desisti das cantoneiras de aço. realmente elas são muito pesadas... quando segurei 8 na mão, desisti de comprar. Vou usar essa cola inclusive para vedar todos os cantos... tem dado folga de 1mm +- em alguns pontos. Na foto abaixo mostro como será o travamento interno. A peça maior não fica no meio exato do fundo, está deslocado uns 4 cm.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Travamento


Tem uma coisa que me deixou decepcionado com a Selenium:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Falante

A suspensão é muito furada, da para ver claramente que em alguns pontos é mais fechada e em outros é vazada.

Agora eu sei porque existe o Qa, Ql e Qp no WinISD. Qa é de absorbtion, para simular a perda por absorvição dos enchimentos e qualquer material que for colocado dentro da caixa, Qp Port Losses para perdas nos dutos e o Ql que é de Leakage, para vazamentos... ou seja você pode cobrir todos os furinhos da caixa, mas a ** do auto falante vaza pra **. f***. Dá até vontade de emborrachar a suspensão, mas ai altera dos dados TS e a caixa vai pro brejo... inclusive tive o trabalho de medir os parâmetros TL desse falante, e para minha surpresa ele é melhor que o fabricante diz... mas também com 15% de variação... devo ter pego um alto falante de quinta feira... se fosse da segunda ou da sexta a suspensão provavelmente seria uma peneira.  lol!

L8r
Dardo.

Dardo
Membro

Mensagens : 21
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Paulo Penna Sex Mar 27, 2015 10:14 pm

A oficina do corte eu conhecia, mas o que fiz lá ficou um pouquinho fora do padrão, ai desanima....
A Leo Madeiras vende só a chapa inteira? corta na hora?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sáb Mar 28, 2015 1:33 pm

Dardo escreveu:Moçada,
Hoje trabalhei 6 horas seguidas na caixa!
Trabalheira, hein? Mas com os cuidados que você está tomando vai ficar show!

Dardo escreveu:A suspensão é muito furada, da para ver claramente que em alguns pontos é mais fechada e em outros é vazada.
Realmente a Selenium já não é mais a mesma. Os meus que são de alguns anos atrás não têm esse problema.

Dardo escreveu:inclusive tive o trabalho de medir os parâmetros TL desse falante, e para minha surpresa ele é melhor que o fabricante diz... mas também com 15% de variação...
Você fez um "amaciamento" antes de medir?

Falante novo precisa de um tempo de "trabalho" pra, digamos, estabilizar os parâmetros. Chegar no estado estável de operação. Os fabricantes costumam deixar o falante trabalhando pesado por algumas horas pra só depois medirem os parâmetros. Isso dá uma diferença nos valores. Pouca coisa, mas dá. Vas aumenta, Fs e Qts diminuem um pouco. Não sei quão diferentes foram suas medidas, mas isso pode ter influenciado na diferença que você observou.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 20 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos