Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II

+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
heenrique_bass
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes

Página 8 de 16 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 12 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qui Jul 20, 2017 11:42 am

^ isso mesmo, 59,25L, eu que digitei errado.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qui Jul 20, 2017 4:48 pm

gustaff.schildt escreveu:
Uma dica que o Ruds me deu foi o de usar usar dois dutos ao inves de um duto . Fiz dois de 10 cm de diametro por 18.5 cm conforme calculado para o volume da minha caixa. Usei o aplicativo online criado pelo pessoal que fez o WINiSD e multipliquei por .8 para achar o resultado ideal. Link http://www.linearteam.dk/default.aspx?pageid=ventcalculator

Fiz a simulação da caixa com 2 duros, cada um com 10cm de diâmetro (4"). Frequência em 55hz e volume de 60L.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 302o32w

O resultado deu 18.644 cm.
1- Devo multiplicar esse valor por 0,8 pra encontrar o comprimento ideal do duto?
2- O que seria esse dado no quadro cinza "Type of Vent: Vent Mach calculation: Acoustic Power of driver:"? Eu encontro esse valor no manual do falante? (observei que ele é necessário para que a simulação me forneça o 'Vent Mach').
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Sex Jul 21, 2017 2:37 pm

^

1- Pra essa sua caixa, talvez um pouco mais do que 0,8. Se o resultado foi 18,6cm, use dutos de 16cm de comprimento. Isso se você for colocar as espumas, senão use 17cm.

2- Sem rodar o WinISD pro não tem como saber esse valor, mas no caso da sua caixa pode usar 200W. É a potência que leva o falante à Xmax. Isso aparece em um dos gráficos do software e é importante para projetar bem a caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Sex Jul 21, 2017 2:56 pm

^
Muito grato, Ruds! Vou forrar com espuma sim pra garantir que elimine a ressonância. Assim que fizer as alterações posto aqui o resultado.
PS. vou dar um jeito de colocar esse 2º duto na frente mesmo Mad
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Seg Jul 24, 2017 9:22 am

Esse fds fiz as alterações conforme as orientações do Ruds e demais parceiros aqui do fórum e acreditem, é IMPRESSIONANTE a diferença que os dutos fazem na caixa!!!
O timbre mudou da água pro vinho.
Primeiro fixei uma barra de compensado na parede de trás com cola e parafuso para evitar vibrações.
Fiz o segundo furo pra colocar o duto e os ajustei para 16cm cada um.
Coloquei o falante e os dutos na caixa e fiz o teste, sem revestimento interno.
Me impressionei com o resultado! O som ficou limpo e bem definido, com graves e agudos na medida certa em flat. Depois retirei tudo e fiz o revestimento interno: 3 paredes com a espuma de 5cm e 2 paredes com o feltro (apesar de não haver necessidade de revestir, cobri mesmo assim pra assegurar de não haver ressonâncias ou aquele 'eco' que havia relatado). Seguem os registros:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 FaJqUDC

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 R61EZPd

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Po86ZSw

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 K635XL1

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 MJCDm3Q

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 MFlRYRy

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 NfjsB25

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Mx3UbyJ

Fiquei muito satisfeito com o resultado! Quero agradecer profundamente ao Ruds e aos demais colegas pelo auxílio e paciência  Laughing
Valeu muito a pena as noites de trabalho, foi um grande aprendizado.
Como os furos do falante e dos dutos ficaram meio desalinhados, bolei um projeto nas condições ideais que pretendo fazer futuramente pra substituir essas caixas:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 EIMy9X3

Agradeço mais uma vez, e boa sorte aos próximos aventureiros Smile


Última edição por Emerson C Gomes em Seg Jul 24, 2017 10:06 am, editado 1 vez(es)
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por edumoraes Seg Jul 24, 2017 9:37 am

Vai colocar tela de proteção?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Seg Jul 24, 2017 9:45 am

Sim. Vou fazer com uma moldura de madeira e tecido ortofônico cor chumbo. Comprei na web, to esperando chegar. Depois posto fotos do resultado final-2 Laughing
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Jul 24, 2017 2:57 pm

Emerson, você notou alguma mudança no SPL (nivel de pressão sonora) ou no timbre depois que forrou as paredes internas?
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Seg Jul 24, 2017 3:16 pm

Sandro, eu ajustei os dutos e testei sem forração e achei o timbre bom, bem nivelado (não cheguei a elevar o SPL pra sentir a pressão). Depois que coloquei a forração ela não perdeu pressão, notei apenas o som levemente mais limpo e preciso. Ainda preciso testá-la num show ao vivo pra ver realmente como ela se comporta em altos SPL.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Jul 24, 2017 3:55 pm

Te perguntei, porque há muitos relatos de situações onde o revestimento interno, tira um pouco do SPL da caixa, principalmente na região de médios graves. Certa vez notei isso, mas não sei se era o revestimento, pois as caixas eram diferentes; apenas os alto falantes eram iguais...

Estou fazendo um novo projeto e vou tirar essa dúvida.

Parabéns pela caixa e pelo empenho. Tenho certeza que ficou muito bom! Depois fala também do conjunto Master/Caixa-12pw5

Abraço!
Sandro
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Seg Jul 24, 2017 4:08 pm

Valeu Sandro! Realmente estou muito satisfeito com o resultado.. meu amp atual era o Staner Shout 215b e já poso dizer sem dúvida que o set Master/Caixa-12pw5 tem me agradado muito mais, no que diz respeito ao timbre e a qualidade do som. Quando testar bem o SPL dela posso dar o veredito. Lembrando que meu projeto é Master + 2 Caixas 1x12pw5 ligadas em paralelo pra executar os 200w do amp.

PS. estou buscando coragem pra cobrir e fazer os acabamentos na outra Laughing
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Ter Jul 25, 2017 8:51 am

Emerson C Gomes escreveu:Esse fds fiz as alterações conforme as orientações do Ruds e demais parceiros aqui do fórum e acreditem, é IMPRESSIONANTE a diferença que os dutos fazem na caixa!!!
O timbre mudou da água pro vinho.
Ruds escreveu:^ Mais um que descobriu a importância do duto bem calculado... Laughing
+1

Emerson C Gomes escreveu:Fiquei muito satisfeito com o resultado! Quero agradecer profundamente ao Ruds e aos demais colegas pelo auxílio e paciência  Laughing
Valeu, Emerson! E parabéns pela sua caixa nova!
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por frediani Sex Ago 04, 2017 11:38 am

Ruds bom dia.

Estou precisando de ajuda com relação a filtros high-pass, crossover para o meu projeto.

Pois bem, fiz uma caixa com um alto falante eros 312 lc em 4ohms. Agora estou querendo adicionar um drive com corneta.

Ai começaram a surgir as dúvidas inicialmente sobre o crossover. Entrei em contato com a Nenis e ele me indicou o crossover DF652TI de duas vias com corte de frequencia em 1800hz. Me corrijam por favor se eu estiver falando besteira.
Pelo que eu entendi todas as frequencias abaixo de 1800hz serão direcionadas para o woofer e as frequencias acima de 1800hz serão direcionadas para o drive, correto?

Em seguida eu andei pesquisando sobre os filtros subsonicos, que pelo que eu entendi esse filtro protege o woofer nas baixas frequencias para ele não excursionar demasiadamente.

Segue o link
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719367318-divisor-de-frequncia-df652ti-nenis-2-vias-650-watts-driver-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772137338-filtro-subsonico-p-woofer-4-ohms-hp-70hz-_JM

Vamos as perguntas:

1 - Para acrescentar a corneta na minha caixa é realmente necessário instalar o divisor de frequencia?
2 - Sendo necessário, somente o divisor de frequencia vai trazer algum tipo de proteção para o woofer?
3 - Se for necessário instalar o divisor + o filtro subsonico como seria essa ligação?
Imagino que seria assim o caminho do sinal: Amplificador => Filtro subsonico => divisor de frequencia => 1via para Woofer e 2via para o drive.

Segue algumas imagens do meu projeto:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 U88Y90J Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 XskgAuY Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 2nWvDBJ
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 93Inf" />

A esquerda está com o filtro hi-pass acionado e a direita sem o filtro
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 H57Ce" />

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Nk75N" />
frediani
frediani
Membro

Mensagens : 59
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Sex Ago 04, 2017 2:25 pm

frediani escreveu:Pelo que eu entendi todas as frequencias abaixo de 1800hz serão direcionadas para o woofer e as frequencias acima de 1800hz serão direcionadas para o drive, correto?
Sim.

frediani escreveu:1 - Para acrescentar a corneta na minha caixa é realmente necessário instalar o divisor de frequencia?
Sim.

frediani escreveu:2 - Sendo necessário, somente o divisor de frequencia vai trazer algum tipo de proteção para o woofer?
Não.

frediani escreveu:3 - Se for necessário instalar o divisor + o filtro subsonico como seria essa ligação?

Não é necessário e nem desejável utilizar um filtro subsônico passivo na caixa. Mas se fosse usar seria ligado como você disse.

Mais infos: https://www.contrabaixobr.com/t36166p50-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds-parte-ii#739710
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Paulo Penna Sáb Ago 05, 2017 1:04 pm

Ruds, o que há de melhor em falantes de 15" nacionais para baixo? O 15pw5? O shake?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Seg Ago 07, 2017 8:49 am

^ O 15PW5 acho o melhor custo/benefício. Fica bom em caixas tamanho padrão ou grandes.

Pra caixas pequenas, o Selenium WPU1509 é bom.

Outros bons são Eros E-515 LC e o Snake ESX155.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Seg Ago 07, 2017 9:29 pm

Emerson C Gomes escreveu:Sim. Vou fazer com uma moldura de madeira e tecido ortofônico cor chumbo. Comprei na web, to esperando chegar. Depois posto fotos do resultado final-2 Laughing

conforme combinado, segue as fotos do set completo:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Be91QyT

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 SWrrOQ1

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Pdr86kr

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 L2wq55p

\,,/
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Ago 07, 2017 11:08 pm

Ficou muito bom! Agora você está armado! Parabéns!!!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SILVIAO Ter Ago 08, 2017 9:34 pm

Ficou bacana Emerson.Alguma delas tem drive ?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Qua Ago 09, 2017 9:05 am

Emerson C Gomes escreveu:conforme combinado, segue as fotos do set completo:

claps claps claps
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qua Ago 09, 2017 9:26 pm

SILVIAO escreveu:Ficou bacana Emerson.Alguma delas tem drive ?
Não. As duas caixas são idênticas, apenas com os falantes e os dutos.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Ter Ago 15, 2017 3:38 pm

Grande Ruds...

Depois de mt quebrar a cabeça e esperar o falante chegar (mais de 6 meses) Finalmente peguei o bixinho na mão (a via de médios com fundo "fechado".)

Segue a idéia da caixa 3 vias ja com os falantes definitivos (acredito q o corte tbem) :

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Emojk

E a montagem do grafico próprio de cada falante (apenas para noção de SPL das vias)

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 KJQHa

Alguma dica ou consideração ?
Obrigado  up


Última edição por Regis Rocha em Qua Ago 16, 2017 3:02 pm, editado 1 vez(es)
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qua Ago 16, 2017 2:37 pm

Aproveitando, ja editei e fiz uma pequena alteração na dimensão e ja coloquei a "litragem
final corrigida"
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Qua Ago 16, 2017 6:15 pm

Regis,

me parece que a seção transversal do duto está muito pequena para essa caixa, não? Você verificou a velocidade do ar? Será que não seria melhor fazer com 5cm ou até uns 7cm de altura o duto?

Também achei a sintonia exageradamente baixa. Mesmo pra um 5 cordas, usar uns 45 a 47 Hz é mais que suficiente, ainda mais com essa caixa grande e com esse falante que vc está usando.

Enfim, dê uma revisada, pq eu acho que uma caixa dessa merece esse cuidado. Wink
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qua Ago 16, 2017 10:25 pm

Mt Obrigado mais uma vez pela ajuda Ruds!

Então...eu tentei tirar uma "média" entre uma caixa sugerida pela propria eminence (com praticamente mesma litragem) e os dados q cnsegui lançar deste falante no WinSD Beta (não cnsegui incluir este falante no outro WinSD ).

os dados sugeridos pela Eminence:

Pag. 14
http://www.eminence.com/pdf/Legend_BP1525_cab.pdf

Vb = 4.6 cu.ft
V(total) = 4.839 cu.ft
Fb = 42 Hz
QL = 7
F3 = 48.67 Hz
Fill = normal
--Vents--
No. of Vents = 2
Vent shape = round
Vent ends = one flush
Dv = 4 in   (de onde tirei a referencia para seção transversal de 24 x 3,5)
Lv = 3.603 in (aqui acabei aumentando o comprimento p fechar nos 40 Hz, mas acho q os 42Hz sugeridos sejam mais adequados msm)


Confesso q a primeira vista tbem achei pequena a area dos dutos, mas no win sd beta o vent match deu 0,04 (em verde)
So consegui trabalhar nesta versao beta.

Então ... pensando agora em ajustar para 24 x 4 os 2 dutos e diminuir para uns 10cm o comprimento, para manter proximo dos 42 Hz e mais proximo do projeto sugerido da fabricante ?
Mesmo assim, No WinSD com essas condições (42 Hz e 24x4, ele me deu 16cm de comprimento - mantendo vent match de 0,04- )
ahn
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Qui Ago 17, 2017 8:31 am

Regis,

recomendo fortemente que você tente até conseguir usar a versão pro. Tem coisas importantes, como a velocidade do ar no duto (que é furada no beta) que você precisa pra projetar bem. Veja isso:

https://www.contrabaixobr.com/t36165p800-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds-parte-i#721085

Pode até ser que seus dutos estejam adequados, mas é melhor não arriscar em algo tão importante. Se não está convencido, veja os relatos logo acima da diferença que um duto bem calculado faz.

E sobre a sintonia, mantenho minha sugestão. Calcular pra uns 47Hz usando o boxsim e com um nível acima do mínimo de material absorvente. Até porque, caso você realmente sinta falta de extensão (duvido, mas...), aumentar o duto é bem mais fácil que diminuir.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qui Ago 17, 2017 10:45 am

Mt obrigado Ruds !

Vou tentar novammente lançar os valores no WinSD Pro com base no q vc falou no post citado !
Quanto a afinação, tive uma 4x10 q estava entre 43 e 45 Hz ~ e gostava mt d resultado dela. Gostaria de manter a afinação por ali !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Sex Ago 18, 2017 9:38 am

Regis Rocha escreveu:Mt obrigado Ruds !

Vou tentar novammente lançar os valores no WinSD Pro com base no q vc falou no post citado !
Quanto a afinação, tive uma 4x10 q estava entre 43 e 45 Hz ~ e gostava mt d resultado dela. Gostaria de manter a afinação por ali !

Olá Regis,

permita-me um pitaco, o resultado de sua 4x10, não será nunca igual ao da sua nova caixa e creia você , ou não, muito pouco disso te relação coma sintonia em 43 e 45 hz. Todo projeto é um conjunto de fatores, onde os alto falantes são os principais influenciadores do resultado. É por eles que tantas simulações, testes e projetos são feitos. Todas as tentativas de usar o resultado de um projeto bem sucedido em outro, geralmente são frustrantes.

Fiz as simulações das sugestões  do Ruds no seu projeto e posso garantir que ele sabe o que está falando. (Quem sou eu para garantir nada...) rsrsrs

Abraço e boa sorte.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Sex Ago 18, 2017 10:24 am

Obrigado Sandro!

Todas as considerações são bem vindas!
O que fiz foi me basear no modelo sugerido pela fabricante do falante. (que por sinal é da mesma linha e com caracteristicas similares aos dos falantes de 10" q tinha anteriormente)
Como só consegui lançar os dados na versão Beta, acabei seguindo este caminho. Mas como Ruds falou acima, faltam parametros e ainda alguns apresentados não são confiaveis.

Vou tentar incluir este falante novamente na versão PRO (ja tentei 2 vezes e o programa "não aceitou" )seguindo as dicas do link acima.

Mas com certeza estou ouvindo e analisando tudo! Até pq etsou fazendo experiencia nesse "projeto mais ousado" e é bom saber que podemos contar com a experiencia do pessoal aqui !!
Isso inclusive da uma certa segurança de experimentarmos coisas novas !

Mais uma vez muito obrigado pessoal !! up up
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Sex Ago 18, 2017 11:00 am

Em tempo...
Seguindo os parametros necessarios indicados no link q Ruds passou...
Consegui incluir o falante na lista de drives !!!!!!! playing playing playing playing playing playing playing

Valeu Ruds!!

Agora vai hehe
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Sex Ago 18, 2017 1:15 pm

Boas pessoal !
Agora no almoço ja consegui trabalhar um pouco com o "PRO"..

Ja penso q a versao beta nem deveria existir Rolling Eyes
Não tem nem comparação.

Bem... isso ja me levou a ver que a caixa sugerida pela eminence não seria uma boa escolha :
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 SDXVN" />

Aqui simulei no input power 250 W (sendo o falante em questão de 350W e uma das caixas sugeridas pela propria fabrica, e olha o resultado...

Rapidinho fiz outra simulação de acordo com o q os amigos falaram e ja percebi q melhor sera reduzir um pouco o tamanho da caixa e elevar "bastante" a afinação...tipo, por volta dos 60 Hz p ficar abaixo do limite de excursão (isso com essa potencia de 250W).

Depois farei alguns testes com mais tempo p ver o q consigo
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Sáb Ago 19, 2017 7:04 pm

Regis,

agora você está indo para o outro extremo, na minha opinião. Você se empolgou quando viu que aumentar a sintonia aumenta o SPL. Mas não pode exagerar, senão vai ficar com falta de extensão de graves e pode colocar em risco o falante. A sintonia é uma questão de achar o ponto ótimo, nem muito baixa, nem muito alta. Mais de 55Hz eu acho arriscado pra uma caixa de contrabaixo. E pra uma caixa como a sua, acima de 50Hz prejudica a resposta em frequência e não aproveita os graves profundos (mas sem exageros) que ela poderia oferecer. Por isso, ainda mantendo a minha sugestão.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Sáb Ago 19, 2017 8:01 pm

Então Ruds...
Na vdd até decepcionei com este falante. Acho q estava esperando demais dele.
Ficou bem longe do que eu estava esperando (com base nas outras caixas q montei com os de 10" da mesma linha).

Essa simulação foi a mais proxima do que esperava, e olha como apesenta a excursão, com "apenas" 200W :
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 X0Qyr

Aqui esta nos 47 Hz sugeridos, e diminui p 110Lts (com os 132 a excursão é ainda maior). Isso com 200W no input power. Se elevar p 250 ..sem chance.

Bem...por outro lado, como consegui com sua ajuda a inserir novos falantes no PRO, resolvi "brincar" com outros modelos, e experimentei o modelo utilizado pela Greenboy (Eminence tbem, mas o modelo Kappalite 3015LF de 450W)

Casou perfeito ! E com sobra !

Único porem é q este terei que importar por "vias próprias" e é bem mais caro. O legend ja teria aqui no Brasil a pronta entrega.

Mas acredito q valerá a pena investir um pouco mais e aguardar mais uns meses para trazer este falante...

Olha só uma rápida simulação com ele, sem nem trabalhar mt !

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 4eLw5" />

A velocidade do ar aqui ficou em 16,5 e olha q simulei com 400W d entrada !

Achei uma diferença absurda pelo outro falante, e bem proximo do que imaginei no começo, principalmente p essa ideia das 3 vias !
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Sáb Ago 19, 2017 9:39 pm

Não sei pq deu tilt na imagem, mas enfim...
132 Lts 43Hz
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Dom Ago 20, 2017 6:59 am

Regis , se quiser diversão enquanto seu Eminence chega, faz uma simulação com o Eros E-315LC 8 ohms. Só toma cuidado na hora de adicionar os parâmetros, pois a Eros usa uma unidade de Cms diferente. E315 Lc ( Cms = 0,0939).

Boa diversão.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Seg Ago 21, 2017 9:37 am

Regis,

o 3015LF realmente está num nível superior ao Legend, e o parâmetro em particular que você está reparando de diferente nos dois é o Xmax, que é o fator limitante de potência/SPL para as nossas aplicações (e não a potência térmica). Falantes com Xmax maior (mantendo a qualidade) são mais caros.

Mas quando se vai para falantes do nível do 3015LF, para evitar gastar grana a toa é interessante pensar se: 1) Você tem amplificador suficiente pra levar o falante até quase os 10mm de excursão que ele aguenta, e 2) Você precisa dos dB a mais que essa excursão adicional proporciona.

Veja que o Legend é um falante bom, e pra muitos baixistas é suficiente.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Seg Ago 21, 2017 10:21 am

Valeu pela dica Sandro. Vou simular sim. Tinha descartado as opções nacionais, pois ja tinha o 1525 disponivel!

Então Ruds... Eu não sei até onde se compara o "input power" com a relação de saída de um amplificador de potencia( sem levar em consideração o nvel de dB aqui). Acredito que nesse ponto 200 W sejam bem comum ( e talvez ate pouco para maioria dos amps de hj em dia) . D qlquer forma, o grafico do 1525 ultrapassando o Xmax com os 200W me assustou. Mesmo q não se use constantemente essa potencia, ao meu ver não deveria chegar a este ponto, num falante " que se diz" de 350W (isso na meljhor das possibilidades de simulação).

Agradeço novamente a essencial ajuda dos amigos aqui ! Impossivel não aprender com toda essa informação ! Vou continuar trabalhando c ele p ver ate onde consigo chegar!
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Ter Ago 22, 2017 8:45 am

Regis,

o SPL em dB você vê no gráfico "SPL". Ele varia conforme o "input power" que você usa. Pra referência veja: https://www.contrabaixobr.com/t36166p50-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds-parte-ii#737962

E não tente relacionar a potência térmica (os "watts" do falante) com quanta potência é necessária pra chegar no Xmax. Eles praticamente não têm relação, e o limite térmico dificilmente será atingido em uma caixa de contrabaixo. Por isso Xmax é o verdadeiro limitante de quanto SPL você consegue tirar da caixa.

Além disso, o gráfico de excursão considera senoides puras, o que não é o caso do timbre do baixo (ainda bem!). Por isso, quando você tiver com uns 200W só na frequência grave (tipo uns 80Hz), o seu amplificador estará fornecendo provavelmente mais de 300W, pois existe potência em várias outras frequências (harmônicas e tal), e em outras frequências a excursão pode ser menor. Ou seja, considere que o amp deverá ter uma potência maior do que os 200W pra realmente levar essa caixa com o 1525 ao limite de excursão em uma situação de uso normal.

Mas de todo modo, pra fins de avaliar o SPL da caixa, use o "input power" até chegar no limite do Xmax mesmo. Só lembre que pra chegar nesse ponto, o amp na verdade deverá ter mais potência do que você pôs no "input power".
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qui Ago 24, 2017 10:15 am

Boas pessoal !
Semana meio corrida, mas consegui fazer outra simulação, que acredito estar mais de acordo!

Ruds... Segui seus conselhos aqui. Se puder dar uma olhada:

!32 Lts  46Hz (input power 150W )
(apenas para constar, meu power fornece até 500W em 8OHMS )

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 <a href=Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 LByXM" />

Apenas lembrando q o corte será 900Hz /3,5Khz (Usando Divisor "de prateleira" da Nenis)

Algo q de repente daria p melhorar neste projeto?
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qui Ago 24, 2017 10:47 am

[img]Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 CF8Ad[/img]
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Qui Ago 24, 2017 3:45 pm

Ruds..Aproveitei o tempo livre hoje e "me caiu a ficha" que tambem poderia simular o Legend CB158 (q tbem teria a disposição fácil, e acredito q com valor $ semelhante)
Segue a comparação

Linha azul BP1525
Linha amarela CB15
Linha em cinza coloquei apenas para comparação da minha 2x10,

[img]Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Mfzun[/img]

O CB15 mesmo tendo 50W a menos e Xmax de 4,8 (6 no BP1525) parece q apresenta uma diferença pequena de SPL e aparentemente um pouco mais de respostas baixas, e mais plana. Confere?

O CB15 ja conheço (e gostei dele).
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Sex Ago 25, 2017 2:22 pm

Regis,

é isso mesmo. O CB158 vai ter um grave mais controlado e sem aquele pico próximo dos 80Hz. Comparado com o 1525, ele é um falante com características mais "modernas". A resposta é mais plana e ele aceita melhor caixas menores. E por ter uma sensibilidade maior (o motor é mais forte) ele precisa de menos potência pra chegar no mesmo SPL. Pense que o BP1525 é mais "vintage" e o CB158 é mais "moderno"... tipo.

Realmente a diferença de SPL máximo dos dois não é tão grande, e o pico em graves do 1525 talvez faça ele ser menos "audível" até do que o CB158, porque pra se ouvir bem são mais importantes os médio-graves e médios. Mas pra ver isso melhor seria legal você alterar o eixo Y do seu gráfico no SPL pra que realmente aparecesse o traçado (algo como de 90dB até 140dB, por exemplo). Ficaria mais fácil de comparar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Sáb Ago 26, 2017 5:12 pm

Olá Ruds e demais colegas que postam neste tópico, pretendo fazer um par de caixas mas quero tirar umas dúvidas antes aqui com vocês.

Vou usar o 12PW5 e seguir o padrão já consagrado para este falante (56l internos líquidos e 54Hz de sintonia, usando dois dutos circulares de 4" de diâmetro e 17cm de comprimento). O amplificador será o TC Eletronic BH550 que trabalha em 08 e 04Ohms, com potencia máxima de 550w RMS.

1. Daria pra usar uma única alça superior (como faz a Teksound) neste projeto? Ou é mais interessante usar duas alças laterais?

2. Para umas das caixas pretendo usar o [/url]Selenium Super Drive D250 Trio 200w Rms 8 Ohms. Tudo bem com a escolha? Ou tem outro mais interessante?

3. Para este caso acima, o que mudaria no projeto? Quero que cada uma duas fique com impedância de 08 Ohms pra quando for usar o conjunto trabalhar com o máximo da potência do amplificador em 04Ohms).

Agradeço up


Última edição por afonsodecampos em Sáb Ago 26, 2017 11:28 pm, editado 1 vez(es)
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Sáb Ago 26, 2017 10:26 pm

Sobre a caixa, está tudo ok... o driver, eu prefiro os TIs... esse D250 tem resposta um pouco limitada(400hz a 4khz - 10db). Talvez o Alto falante já fale isso. Mas esse drive tem um som bem suave, pelo fato de ser fenólico. Ou seja: "questão de gosto".
Abraço!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Sáb Ago 26, 2017 11:33 pm

Opa, obrigado Sandro. TIs seria Tweeter? Se for, realmente prefiro driver Smile

Sobre a pergunta 3, como ficaria a ligação para que a caixa permaneça com 08 ohms?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Dom Ago 27, 2017 1:26 pm

afonsodecampos escreveu:Opa, obrigado Sandro. TIs seria Tweeter? Se for, realmente prefiro driver Smile

Sobre a pergunta 3, como ficaria a ligação para que a caixa permaneça com 08 ohms?

Afonso,

Tis são drivers com diafragma de titânio: D202ti , D220ti , para citar dois dos nacionais que mais usam para caixas de baixo.

Sobre essa questão da impedância, se você usar um crossover passivo no driver, o amplificador só enxergará o alto falante e a caixa continuará tendo 8ohms. Isso já foi bastante batido aqui.

Abraço!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Seg Ago 28, 2017 8:27 am

Beleza, obrigado Sandro!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Ruds Seg Ago 28, 2017 8:35 am

afonsodecampos,

1. A seu gosto. O que você achar melhor seja por praticidade, estética ou custo. A alça, se bem instalada, não afeta a performance da caixa.

2. É exagero, e não alcança muito longe nos agudos. Melhor um D202ti ou até um D100 que atendem tranquilo junto com o crossover certo e vão te dar os agudos que você deve estar procurando.

3. Tem que usar crossover passivo compatível com a caixa/falantes (veja Nenis e EAM). No teu caso, crossover para 300W, com corte perto de 2kHz e atenuação no driver de uns 9dB a 10dB. Usando crossover a caixa fica 8 ohms.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por afonsodecampos Seg Ago 28, 2017 9:30 am

Opa, valeu Ruds!

1. Pergunto pela questão do peso final e a viabilidade da escolha, devo usar compensado de 20mm. Minha preferência é pelo uso de uma única alça superior mesmo.

2. Beleza, já estou vendo aqui as sugestões, o Sandro também mencionou a 202Ti.

3. Já estou estudando isso também. Meu medo é que o driver abra demais os agudos mas também sei que solução pra isso. Sugestões?

up
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Regis Rocha Ter Ago 29, 2017 6:31 pm

Ruds e Sandro

Falante de grave definido e comprado ! O escolhido foi o Eminence Legend CB158 !
Ele que vai fazer "trio" com o Eminence ALPHA 6CBMR (fundo fechado, tbem ja comprado ) e o Tweeter BGH25-8.
O Divisor a principio será o Nenis DF453L -> 900Hz ~5,6KHz (mas estou vendo com a EAM para fazer um com os cortes em 800Hz ~4Khz (pelo gráfico de resposta deles, consigo uma resposta mais plana, sem "vales", com esses cortes), mas ja prevejo q o preço vai ser proibitivo).
A caixa vai ficar relativamente grande, mas aqui estou tentando seguie a "forma em função do sentido":

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 JfNkp
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 A9vJD


Última edição por Regis Rocha em Ter Ago 29, 2017 6:57 pm, editado 1 vez(es)
Regis Rocha
Regis Rocha
Membro

Mensagens : 312
Localização : Campo Largo PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 8 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 16 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 12 ... 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos