Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

+6
allexcosta
dibass
Thiago Almeida
Cantão
brucce
Edu
10 participantes

Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sex Fev 26, 2016 5:43 pm

Gostaria de mostrar a vocês o projeto do meu baixo com o luthier José Luiz Ávila Jr. da marca “Guitarras e Baixos Z”. A marca ainda é pouco difundida, mas o talento do luthier salta aos olhos (nem falo tanto em relação ao meu baixo, porque o meu é muito simples, mas vale a pena conferir os modelos que ele faz).

Vale ressaltar a presteza, atenção aos detalhes (paciência de Jó) e principalmente a facilidade na comunicação do profissional. Já vi nesse fórum uma coleção de relatos de profissionais que não dão satisfação do que ocorre na construção ou ainda enrolam seus clientes, mas isso não ocorreu de maneira nenhuma nesse caso, bem pelo contrário. A facilidade e o desembaraço na comunicação é um ponto fundamental para quem quer personalizar um modelo, principalmente se o cliente for perfeccionista (e chato com detalhes rsrs) ao ponto de mudar certas coisas ao longo do processo.

O contrabaixo em questão é baseado no Fender Jazz Bass, porém com modificações pontuais no design, tamanho da escala (curta), madeiras e captação.

Corpo: Cerejeira
Escala: Jacarandá
Braço: Guajuvira
Longarinas: Purple Heart
Captação: “Z”, o próprio luthier fabricará o modelo “J” (braço e ponte)
Trastes: Jescar
Elétrica e ferragens: Asiáticas genéricas (pretas) por minha escolha a fim de cortar custos
Cor: Branca

O baixo já está em fase de acabamento, na etapa de pintura e colocação de trastes (que já deveriam estar colocados não fosse a minha demora em escolher o modelo exato). O escudo ainda está retido no depósito da receita federal (há 3 meses, sendo que é O SEGUNDO QUE EU COMPRO, aeeee brazilzão aparelhado, pois o primeiro não chegou) e até lá não poderemos montar o baixo, uma vez que o escudo também fará a função de control plate (se eu vivesse no Paraguai já estaria com o escudo em duas semanas sem pagar um centavo a mais, enfim). A mesma demora ocorreu com as tarraxas, sendo que as primeiras que comprei até hoje não foram entregues (e nem serão caramba).


Última edição por Edu em Sex Fev 26, 2016 6:37 pm, editado 2 vez(es)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sex Fev 26, 2016 5:55 pm

complicado de colocar essas fotos Rolling Eyes
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por brucce Sex Fev 26, 2016 6:27 pm

Segue uma ajudinha

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z 3LuJI5d
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z ULCC1g3
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z VY0FNMI
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z FFYf77g
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z WbzSijz
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z VXvMRwj
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Nb9j4BM
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z DoXem4l
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z KZf5z1P
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z LBn5rbM
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z P7CD0P6
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z VW8B3hE
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z 18NdoXq
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sex Fev 26, 2016 6:36 pm

valeu brucce! É isso aí rsrs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Cantão Sex Fev 26, 2016 11:00 pm

Rapaz...tá ficando show brother...continue postando as fotos do nascimento dessa criança...abraço.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sex Fev 26, 2016 11:21 pm

opa velho! Valeu mesmo! É nozes :curti:
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Thiago Almeida Sáb Fev 27, 2016 12:38 am

Bacana demais, Edu. Estarei acompanhando. up
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sáb Fev 27, 2016 12:52 am

obrigado amigo up
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por dibass Seg Fev 29, 2016 12:11 pm

o corpo é o tamanho padrao e somente a escala é curta ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por allexcosta Seg Fev 29, 2016 12:15 pm

Linda essa madeira do braço. Não conhecia.

Parabéns pelo projeto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Seg Fev 29, 2016 6:20 pm

Olá dibass

O corpo é reduzido pra não ficar desproporcional visualmente.

allex

Essa madeira do braço depois de seca é MUITO resistente. Aqui no sul já vi até moerão de cerca de guajuvira. Eu pedi ao Ávila pra escolher uma peça bem figurada, porque a incidência mais comum é uma madeira semelhante ao marfim com eventuais desenhos escuros. Não sei como ele conseguiu uma peça inteiramente figurada.

Dá até pena, mas o head também será pintado de branco, acompanhando o corpo e a proposta estética que concebi. Acredito que a madeira do braço possa ficar um pouco mais clara porque no momento ainda está "crua".
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por dibass Ter Mar 01, 2016 1:22 pm

perguntei pq em uma das fotos ache que tava desproporcional
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Qua Mar 02, 2016 11:02 am

Olá dibass

entendo. Bom, ao vivo não parece estar, mas acho que a impressão pode estar ligada ao design do corpo que é um pouco mais agressivo que o Jazz Bass, porém tão ergonômico quanto, principalmente no avanço do braço em direção ao corpo, com um acesso a região aguda muito aberto embaixo.
O braço é muito curto mesmo, como os Squier Jaguar SS e os Squier Mustang. Esses dois tem o corpo (e o formato contribui nessa percepção) muito pequeno, principalmente o Mustang. Numa comparação direta com esses dois últimos o corpo do meu acaba sendo maior mesmo, principalmente por manter a "intenção" JB rsrs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por allexcosta Qua Mar 02, 2016 11:06 am

Edu escreveu:Essa madeira do braço depois de seca é MUITO resistente. Aqui no sul já vi até moerão de cerca de guajuvira. Eu pedi ao Ávila pra escolher uma peça bem figurada, porque a incidência mais comum é uma madeira semelhante ao marfim com eventuais desenhos escuros. Não sei como ele conseguiu uma peça inteiramente figurada.

Dá até pena, mas o head também será pintado de branco, acompanhando o corpo e a proposta estética que concebi. Acredito que a madeira do braço possa ficar um pouco mais clara porque no momento ainda está "crua".

Dá pena mesmo, mas há que seguir o projeto.

Ser resistente é uma parte importante da madeira de um braço, mas também precisa ser relativamente leve e não propensa a torções. O marfim, por exemplo, é muito resistente, mas gosta de mover e se ajustar depois de cortada, o angelim é muito resistente, mas é pesada demais... Enfim, a expertise do luthier conta muito na escolha e aparelhamento da peça.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por NeyBass Qua Mar 02, 2016 12:18 pm

Edu escreveu:Olá dibass

... Acredito que a madeira do braço possa ficar um pouco mais clara porque no momento ainda está "crua".

A tendência é que fique mais escura após aplicar seladora/verniz.

Mas é muito bonita sim essa cor escura.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Qua Mar 02, 2016 12:22 pm

verdade. A vantagem da escala curta e do instrumento reduzido nesse caso é que eu pude escolher madeiras um pouco mais pesadas que o habitual na luthieria nacional, como o corpo em cedro ou em louro freijó (que apesar da fama de deixar um instrumento pesado, as vezes geram peças tão leves quando o cedro), então optei por Guajuvira que é bem densa e a Cerejeira no corpo que dizem ser semelhante ao mogno.

A questão da torção do marfim me preocupou um pouco porque estou fazendo um braço de marfim imperial com longarinas de sucupira na Ledur.

O head na cor natural ficaria excelente, mas ao meu ver não combinaria muito com o corpo branco e o escudo black pearl que estou aguardando (na receita, porque no Brasil não encontrei dessa cor pra vender). Além disso as ferragens pretas fecham o conjunto na proposta moderna/gótica/vitoriana ( Razz ) que pensei quando escolhi as cores. Outro fator é o design do head, no qual foi a única parte que combinamos de não alterar o padrão do luthier. Ele é menor que o padrão "cabeça de cavalo" da Fender. Mantendo a madeira natural que não é muito "clara" iria parecer um baixo headless ou com um mini head, uma vez que a maioria dos locais que tocamos é escuro, por isso o branco dá uma impressão de ter algo maior ali heheh



Edit.:

NeyBass

Será? Pensei que a camada fosse tão fina e pouco pigmentada que não faria diferença. Bom, se ficar mais escura tudo bem, a peça é muito bonita.
Numa rápida visita ao Ávila pude notar outros baixos com essa mesma madeira no braço e em todos os casos foram excelentes na parte estética. Por o braço do meu baixo ser mais curto acredito que não haverá problemas mecânicos também.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por allexcosta Qua Mar 02, 2016 1:08 pm

Edu escreveu:A questão da torção do marfim me preocupou um pouco porque estou fazendo um braço de marfim imperial com longarinas de sucupira na Ledur.

Como disse, tem que ler a "peça". Luthier profissional sabe dessas peculiaridades do marfim. É uma madeira interessante. Ou a peça é instável e vai mover, ou vai ser muito boa e resistir bem a variações. O profissional sabe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Qua Mar 02, 2016 1:55 pm

putz. Se arrependimento matasse. Shocked
Por outro lado já tive Bass Collection, Ibanez e Strinberg com braço em maple e apresentaram problemas de instabilidade (pouca, mas incomodaram bastante). Não obstante os dois primeiros citados tinham o braço super fino e o terceiro não deve ter lá um senhor controle de qualidade.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por allexcosta Qua Mar 02, 2016 3:44 pm

Edu escreveu:putz. Se arrependimento matasse.

Por que?

Uma lutheria tradicional como a Ledur jamais usaria uma peça propensa a instabilidades.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Qua Mar 02, 2016 4:06 pm

pois é, é que eu sou gato escaldado. O Bass Collection tinha o braço fino e deu problema de estabilidade. O Ibanez tinha o braço finíssimo e balançava igual vara verde, parecia um bambu e a afinação era uma luta durante uma apresentação. São duas marcas respeitadas. Já o Strinberg tinha o braço que era uma tora e chegou ao ponto do tensor quase ir no limite, os 3 baixos com braço de maple.

Em contrapartida tive outros baixos com o braço de maple que nunca deram problema. Tensor e tarraxas sequer eram utilizados. Bom, não adianta eu ser pessimista quanto ao marfim. O negócio é esperar pra ver rsrs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por NeyBass Qua Mar 02, 2016 5:12 pm

Edu, o marfim é ótimo cara, vc praticamente nem utilizará a regulagem do tensor. Meu baixos que tive com braço em marfim (DeOliveira, Capelini), eram super finos, o DeOliveira é uma maravilha de braço e praticamente eu não usava o ajuste do tensor.

Se vc tem receio quanto ao marfim pode ficar tranquilo, a madeira é dura como um pau...kkkk
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por joabi Qua Mar 02, 2016 5:51 pm


Qualquer madeira leva um tempo pra estabilizar e secar de vez. Os baixos que você teve problema provavelmente usavam madeiras novas.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Qua Mar 02, 2016 6:56 pm

NeyBass

kkkkk

Pois é, devo confiar mais nos caras da Ledur nesse sentido.

Joabi

Já cheguei até a pensei nisso, tipo, receber o baixo e deixar ele um tempo encostado. Tipo alguns meses pra depois usá-lo sem receio heheheh
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por NeyBass Qua Mar 02, 2016 7:35 pm

Edu escreveu:NeyBass

kkkkk

Pois é, devo confiar mais nos caras da Ledur nesse sentido.

Joabi

Já cheguei até a pensei nisso, tipo, receber o baixo e deixar ele um tempo encostado. Tipo alguns meses pra depois usá-lo sem receio heheheh

Isso não existe Edu, pega esse bicho e taca-le pau...se der problema tem a garantia.
Nunca vi um braço em marfim dar problema, fica tranquilo.
A Ledur não queimaria o nome usando madeira verde em um instrumento. Relaxa e quando o bicho chegar manda a mão nele e seja feliz.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por siodoni Sex Mar 04, 2016 4:05 pm

Essa madeira Guajuvira é linda.
Nunca tinha visto.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sex Mar 04, 2016 5:11 pm

NeyBass

Também acredito nisso. O luthier mestre da Ledur comentou comigo sobre alguns aspectos do corte, mas gato escaldado tem medo de água fria kkkkk


siodoni

É comum encontrar aqui no sul, mas o luthier garimpou essa peça figurada no fornecedor.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Mar 05, 2016 1:23 pm

Quem tem baixos Z é o caolho do fórum...
Esqueci o nome dele!

EDIT: Lembrei...Stormbringer
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 05, 2016 1:44 pm

joabi escreveu:Qualquer madeira leva um tempo pra estabilizar e secar de vez. Os baixos que você teve problema provavelmente usavam madeiras novas.

Madeiras, mesmo antigas e bem secas, movem quando aparelhadas. Cada processo que tira boa quantidade de material precisa ser seguido por um período de descanso e revisão da geometria.

Quando o cuidado em cada processo é alto e as tolerâncias baixas, nasce um bom instrumento. Cada vez que uma pequena etapa é pulada, adiciona num resultado aquém do ideal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sáb Mar 05, 2016 2:07 pm

nossa, então a pressa é inimiga da luthieria mesmo.

No caso do Ledur, levou cerca de um mês ou um mês e meio pro braço de 5 peças (marfim + longarinas de sucupira) sair do zero até ficar totalmente pronto (mas sem acabamento). Espero que isso seja um tempo aceitável kkkkk

Juninho Sampaio

Legal. A marca é pouco difundida ainda, mas na rápida visita ao Ávila vi instrumentos de primeira linha em acabamento, design, madeiras selecionadas e sonoridade.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Mar 05, 2016 2:59 pm

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Sáb Mar 05, 2016 3:38 pm

Massa! Sou mais conservador em relação a estética, mas a construção é rica em detalhes e trabalhos manuais de alta precisão. Uma obra e tanto.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Edu Seg Jun 06, 2016 1:29 pm

e já está pronto. Tocabilidade excelente, tudo exatamente como combinado, sonzera, bastante leve. Enfim, recomendo fortemente o Ávila por ser bastante detalhista e principalmente pela facilidade de comunicação sem enrolar o cliente, atendendo tudo na medida do possível.
não sei se vou conseguir postar as fotos, mas vou tentar kkkk


Última edição por Edu em Qua Fev 28, 2018 11:53 pm, editado 5 vez(es)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jun 06, 2016 2:41 pm

Edu...
Pegue só esta parte do link e coloque assim...
Código:

[img]http://i.imgur.com/DSn8eiQ.jpg[/img]

Vai sair a imagem assim...
Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z DSn8eiQ
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por dibass Seg Jun 06, 2016 2:50 pm

pra mim nao aparecem as fotos
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z Empty Re: Z EMP Custom da Guitarras e Baixos Z

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos