Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aulas de Geografia nas escolas de hoje

+13
Claudio
Moshe Bar Elohim
Vinicius F
arturbmallmann
joabi
Mauricio Luiz Bertola
Rodrigolack
cardozo
Fernando Zadá
Willian Casagrande
RBORCARI
Stormbringer
allexcosta
17 participantes

Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2016 5:49 am

Uma pergunta pra os mais jovens.

Como vocês aprenderam Geografia Física? Não havia mapas do Brasil, do mundo, dos estados, regiões, que vocês pintavam de cores diferentes, desenhavam rios, regiões montanhosas e coisas assim?

A pró não mandava vocês hachuriarem áreas com diferentes vegetações, diferentes climas, diferentes culturas?

Vocês não tinham que decalcar dezenas de mapas em papel fino, pra depois colocar os nomes dos estados, capitais, etc e ganhar 2 pontos ou algo assim?

Não tinham atlas, mapa mundi, globo, etc?

Pergunto porque esse pessoal mais novo parece viver completamente alheio à geografia do seu país e do mundo. O povo hoje em dia nem sabe em que região vive, o que é norte ou sul, onde o sol nasce, pra que lado tá a praia. Coisas assim, extremamente básicas. Foi o PT que fez isso, já vem de outras épocas ou nada mudou e o povo que não presta atenção nas aulas mesmo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Stormbringer Qui Abr 14, 2016 9:07 am

Sim pra todas as perguntas.

Hoje a matéria "geografia" é mais geopolítica. É estranho pacas, mas é assim.


Outra coisa, sobre parecer que o povo mais novo é mais alienado, na verdade acho que é só uma questão de percepção. Antes a gente só tinha contato com quem era mais p'roximo da gente mesmo, hoje em dia o mundo é menor com esse lance de internet, e nosso convívio acaba sendo mais heterogêneo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por RBORCARI Qui Abr 14, 2016 9:16 am

Na minha época tinha que fazer tudo isso Allex e ainda decorar as capitais para chamada oral...

lembro que na época que estudava no SESI tínhamos que comprar um livro com mapas hidrográficos, relevo, etc...

Hoje não sei como funciona, meus filhos são pequenos e nao chegaram nesta fase, minha esposa é professora de escola municipal e da aula para as crianças de 1º série, mais como o Stormbringer disse, creio que "a nossa" geografia nao esteja mais tão presentes na sala de aula, assim também como a história, educação moral e cívica, entre outras...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 9:32 am

Esse tipo de ensino de geografia física, como o RBORCARI diz, creio que não existe mais. Uma das preocupações, pelo que sei (que não é muito), foi, com o avanço das décadas, deixar um ensino que fosse mais "catalogador" por um que aliasse as mudanças sociopolíticas às questões ambientais. Em resumo, "explicar tudo junto", porque no mais das vezes as regiões onde determinadas nações estão assentadas ajudam a explicar o que se passa geopoliticamente com elas.
Acho que o ensino da geopolítica, ou da tal geografia humana, sempre existiu, e muito. Só essa divisão entre duas áreas é que parece ter ficado mais tênue.
Sobre as novas gerações, vou com a Glória Pires: não sei opinar. Eu sempre gostei dessa ciência, então estudava porque me interessava e me achava alguém que sabia pelo menos o básico para um estudante juvenil. O que não ocorria com as exatas rsrs
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Fernando Zadá Qui Abr 14, 2016 9:41 am

Putz tai uma matéria que me considero semi analfabeto. Sempre achei chato pacas ficar decorando os dados e mapas e etc...
Pior que eu tinha um professor ótimo mas a matéria em si nunca me despertou paixão acho que inclusive meu espirito caseiro me impeliu a isso.
Uma pena uma hora paro pra ver mais por curiosidade mesmo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2016 9:45 am

Mas antigamente tinha a parte geopolítica também, mas era discutido quando a gente tava um pouco mais velho. Criança fazia mapinha, coloria, etc...

E se desse essa ênfase na geopolítica e o Brasileiro estivesse bem informado, mas está cada dia mais alienado, achando que discutir política é ser PT ou não PT.

Pelo menos antes a gente reconhecia uma rosa dos ventos, as regiões do Brasil e sabia o que era caatinga ou cerrado. Povo hoje só sabe a nova baboseira postada no facebook.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por cardozo Qui Abr 14, 2016 9:54 am

Meu filho mais novo está estudando exatamente isto: Relevo, pontos cardeais, os limites do município do Rio de Janeiro, etc, com todos os mapas possíveis para marcar e pintar.
Fizeram um passeio ao Cristo Redentor para verem o relevo da região, onde o sol nasce e se põe e por aí vai.

De toda forma, o ensino mudou, pelo que pude perceber. Eles fazem contas de uma forma diferente de como eu fazia e as matérias são mais integradas umas com as outras. Sem contar que a internet e as redes sociais, privadas ou não, tem uma grande importância nesta nova forma de aprender.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 10:16 am

Sim, Allex, antigamente tinha a parte geopolítica também. Sempre teve. Só que estudar geopolítica, assim como estudar as ciências sociais de modo geral (história, sociologia etc.), não vai fazer com que as pessoas consigam elevar o nível de abstração para uma discussão avançada de política. Não se estudarem por um viés ideológico que negligencie isso.
Acho que está muito saudosista, cara haha. O fato de as crianças e jovens já estarem na internet não as torna, necessariamente, mais alienadas com relação a isso. O que está acontecendo de diferente com relação às gerações anteriores, algo que eu mesmo vivi e que meus pais com certeza não, é que estamos em mundo em que a velocidade da circulação de informação e de mercadorias é muito maior, assim como da informação acessada/comprada, que ensina e forma tanto quanto, ou mais, do que a escola.
Agora, se elas estão mais alienadas ou não, nem sei responder. Isso carece de um estudo que ultrapassa meus pitacos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2016 10:19 am

Willian Casagrande escreveu:Acho que está muito saudosista, cara haha.

Não sou saudosista. Simplesmente quero viver em um mundo onde as pessoas com segundo grau completo saibam que o Mato Grosso do Sul não fica no Nordeste.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 10:26 am

Só. Isso eu também quero. Mas essa discussão é mais profunda, passa pela forma do ensino, da gestão das pessoas lá dentro, da estrutura de um negócio delirante que se chama "ensino-empresarial". A escola é um negócio massacrante, de modo que é impossível se reconhecer nela por completo. Temos que estudar coisas de modo absurdo, tirar notas baseadas em nada (como se "mede" um conhecimento? É igual medir o tanto de carros que é possível construir?), estudar porque vale nota, estudar porque o mercado exige e não porque é necessário para nos tornarmos mais humanos, nos conhecermos e conhecermos o mundo etc.
Vai longe.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2016 10:32 am

É sério, o Brasil está caminhando em passos muito largos em direção a uma idiocracia total.

Sei que o mundo todo está, mas o Brasil está bem apressado nesse sentido.

Quem não viu o filme, veja. Já estamos vivendo essa época.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Rodrigolack Qui Abr 14, 2016 10:52 am

Não sei, posso estar falando uma besteira sem tamanho, mas ao meu ver acho que na nossa época tínhamos poucas opções para desviar nossa atenção das aulas e mesmo que não gostássemos, acabávamos absorvendo o conhecimento do conteúdo passado. Hoje, há muitas coisas que chamam mais a atenção dos jovens (celulares, internet etc) e com uma velocidade e mobilidade incrível. Nós, quando estávamos na hora do recreio por exemplo, conversávamos, comíamos, jogávamos bola etc, atividades que muitas vezes tinham mais a ver com a escola e o ensino, hoje o jovem sai da sala e já pega no celular (isso quando não o faz na sala mesmo) para tirar selfies, acessar redes sociais e etc, dificultando muito a absorção de conteúdo.

Lembro de muitas vezes fazer jogos com meus colegas de escola sobre capitais, "quem nasce em tal lugar é o que" e etc. Praticávamos o conhecimento sem sentir.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 14, 2016 11:21 am

allexcosta escreveu:É sério, o Brasil está caminhando em passos muito largos em direção a uma idiocracia total.

Sei que o mundo todo está, mas o Brasil está bem apressado nesse sentido.

Quem não viu o filme, veja. Já estamos vivendo essa época.

Allex, às vezes eu penso dessa forma...
Mas, resolví tentar pensar de forma diferente e andar perguntando por aí (para quem de direito, lógico...).
A questão parece ser que nas últimas décadas o desenvolvimento tecnológico ultrapassou em muito tanto a dinâmica social, quanto as próprias Ciências "não aplicadas".
Outra questão é que o principal "móvel" da Geografia foi a busca do "desconhecido" (no passado, aquilo que os Navegadores chamavam "Terra Ignota"). Hoje isso não existe mais. O GPS e os satélites geo-estacionários de alta resolução acabaram com isso. O que é desconhecido está ainda fora do alcance imediato da nossa tecnologia disponível: O fundo dos oceanos, as camadas profundas da crosta terrestre e o espaço sideral. Mas, estamos caminhando à passos largos...
Hora, os paradigmas da Geografia (e de outras Ciências), mormente os de sua Pedagogia, ainda estão relacionados à um momento (no tempo), no qual o desenvolvimento tecnológico (aqui, estou falando da informática, internet, tecnologia digital, etc), ainda encontrava-se engatinhando. Há portanto um descompasso entre os (antigos) paradigmas da Ciência (inclusive os educacionais), e o desenvolvimento tecnológico...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por joabi Qui Abr 14, 2016 11:38 am

allexcosta escreveu:É sério, o Brasil está caminhando em passos muito largos em direção a uma idiocracia total.

Sei que o mundo todo está, mas o Brasil está bem apressado nesse sentido.

Quem não viu o filme, veja. Já estamos vivendo essa época.

A realidade já está bem pior que o filme.

Se perguntarem quem é Maju todo mundo sabe... mas não sabem onde fica a região Norte. Curiosamente os dois aparecem lado a lado todos os dias, para quem assiste televisão (a Maju e o mapa do clima).
Vivemos a época da celebridade. Norte é o lugar de onde vem o Calypso... Sul é de onde vem o Michel Teló.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por arturbmallmann Qui Abr 14, 2016 11:42 am

/\ Desculpe, mas quem diabos é Maju?

Sei lá, as minhas aulas de geografia tinham tudo isto que o allex listou e um tanto de geopolítica. Não sei se dos 8 anos atrás, quando me formei no ensino médio, pra cá a coisa mudou tanto. Acho que a mudança foi maior nas pessoas mesmo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por joabi Qui Abr 14, 2016 11:44 am


^ Uma celebridade que não está nos livros de geografia... ainda.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por arturbmallmann Qui Abr 14, 2016 11:46 am

investiguei aqui Pesquisando ... ela é bem gata! faz sentido ficar famosa Razz
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por joabi Qui Abr 14, 2016 11:49 am


Ela foi vítima de racismo duro nas redes sociais. Que pena...
Só dei o exemplo pois ela aparece ao lado de uma mapa todos os dias.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 11:55 am

Acho que não se trata somente de uma geração de abobados criada por uma indústria cultural de quinta categoria, pelas fofocas do mundo das celebridades e por um jornalismo tosco. Há muito, muito tempo podemos falar de uma sociedade influenciada pela tecnologia e a publicidade de massas, que é um desdobramento do aumento do consumo de mercadorias. Pressupor que essa intensificação das duas coisas está levando as pessoas a um emburrecimento da juventude, ao meu ver, é falso, porque é uma tese incompleta. Desconsidera que há muitos avanços, que a circulação de informação e a globalização trouxeram pontos positivos.
O Rio Janeiro tem várias escolas ocupadas, como São Paulo teve e Goiás também. Os alunos estão tratando de temas complexos, discutindo políticas para educação etc. Longe de dizer que a maioria pensa assim, mas isso está ocorrendo. Essas pessoas não serão mais as mesmas depois disso.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Rodrigolack Qui Abr 14, 2016 12:28 pm

^Existe uma variável preocupante aí. A velocidade com qual circula a informação gera temas complexos sendo tratados por alunos incapazes de dizer onde fica o Tocantins. Pode parecer estranho, mas existe muita gente discutindo soluções mundiais sem saber arrumar um armário.

Acho que vivemos uma época de transição onde toda essa gama de informação fácil e rápida está sendo mal aproveitada no que tange à formação de opinião e capacidade de análise crítica das pessoas, fazendo um atalho perigoso para o conhecimento. Querendo ou não, acabamos nos acostumando com esse imediatismo superficial da velocidade.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 14, 2016 1:10 pm

arturbmallmann escreveu:investiguei aqui  Pesquisando ... ela é bem gata! faz sentido ficar famosa Razz
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 1:25 pm

Rodrigolack escreveu:^Existe uma variável preocupante aí. A velocidade com qual circula a informação gera temas complexos sendo tratados por alunos incapazes de dizer onde fica o Tocantins. Pode parecer estranho, mas existe muita gente discutindo soluções mundiais sem saber arrumar um armário.

Acho que vivemos uma época de transição onde toda essa gama de informação fácil e rápida está sendo mal aproveitada no que tange à formação de opinião e capacidade de análise crítica das pessoas, fazendo um atalho perigoso para o conhecimento. Querendo ou não, acabamos nos acostumando com esse imediatismo superficial da velocidade.

O fato de o ensino formal ser deficitário por "N" motivos, bem além da vontade do aluno aprender, não exclui a existência de uma instituição autoritária como a escola, que precisa ser reconstruída, reformulada de baixo pra cima, assim como a gestão educacional como um todo. Quando estudantes se rebelam contra o fechamento de 100 escolas à revelia do que a comunidade escolar acha, como ocorreu no fim do ano passado em SP, temos aí um componente muito positivo. Ou não?
Sobre a relação "evolução tecnológica X educação", concordo, mas continuo achando que essa análise não dá conta da realidade. As possibilidades que o avanço tecnológico proporcionam são também muito maiores agora do que antes. É claro que isso vem acompanhado de uma série de práticas discutíveis, mas não só disso.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Vinicius F Qui Abr 14, 2016 2:13 pm

Meus pais (com seus 60 anos) disseram que nos tempos da ditadura, o ensino de história e geografia era uma verdadeira porcaria, pelo menos em escolas públicas. Havia muita censura e distorção de conteúdo, além de professores que nitidamente não dominavam nada o assunto, então não dá pra afirmar categoricamente que o acesso à informação "antigamente" foi sempre melhor. Acho que isso contribuiu pelo fato de antigamente se dar tanta ênfase em decorar mapas e rios, e tão pouco ao aprendizado sobre todo o aspecto sócio-econômico do Brasil. Hoje é tudo mais diluído mesmo, e penso que por esse lado é bom. Mas não dá pra negar que há falhas de aprendizagem de forma geral. O que tem que ser feito é revisar todo o sitema de ensino, para que se adeque melhor às novas realidades (digitalização, multitarefa etc).

O grande fato é que o acesso à "desinformação" atualmente é muito grande. As pessoas não conseguem discernir um boato de internet da realidade. A informação preciosa acaba se diluindo no meio de tanta bobagem que é lida por aí. É um dos motivos pelo qual odeio o facebook e afins. Parece que virou um nicho especializado em se falar besteira (o oposto do nosso querido fórum rs).
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por joabi Qui Abr 14, 2016 3:06 pm

[quote="Willian Casagrande"]
Rodrigolack escreveu: Quando estudantes se rebelam contra o fechamento de 100 escolas à revelia do que a comunidade escolar acha, como ocorreu no fim do ano passado em SP, temos aí um componente muito positivo. Ou não?

O componente é meramente político. Em 2015 a União cortou 10.5 bilhões da educação, cortou bolsas-pesquisa no início de 2016 e o governo já anunciou novos cortes pesados nas bolsas de pós. É bem mais sério que fechar 100 escolas num estado, mas não houve mobilização dos setores estudantis contra o governo.

De forma alguma defendo o picolé de chuchu do Alckmin, mas o movimento estudantil só se pronuncia quando os cortes são da direita. Quando é a Pátria Educadora que corta bilhões ninguém solta um pio... o interesse não é buscar uma educação decente, mas fazer oposição política... só isso (o que não deixa de ser muito legítimo e importante).





joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 3:25 pm

joabi escreveu:
Willian Casagrande escreveu: Quando estudantes se rebelam contra o fechamento de 100 escolas à revelia do que a comunidade escolar acha, como ocorreu no fim do ano passado em SP, temos aí um componente muito positivo. Ou não?

O componente é meramente político. Em 2015 a União cortou 10.5 bilhões da educação, cortou bolsas-pesquisa no início de 2016 e o governo já anunciou novos cortes pesados nas bolsas de pós. É bem mais sério que fechar 100 escolas num estado, mas não houve mobilização dos setores estudantis contra o governo.

De forma alguma defendo o picolé de chuchu do Alckmin, mas o movimento estudantil só se pronuncia quando os cortes são da direita. Quando é a Pátria Educadora que corta bilhões ninguém solta um pio... o interesse não é buscar uma educação decente, mas fazer oposição política... só isso (o que não deixa de ser muito legítimo e importante).

Calma lá. Teve mobilização contra os cortes executados pelo governo federal também, principalmente nas universidades públicas. Universidades federais em greve (só em 2015, foram mais de 60 universidades em greve, entre elas muitas federais, em um determinado período), por exemplo, atestam isso. Os estudantes estão em colégios estaduais, gerenciados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, logo, levam pautas e reivindicações para essa instância. Os estudantes do Rio estão se mobilizando contra os ataques do Pezão, que é aliado do PT (nesse rolo todo, talvez não seja mais, mas era até pouco tempo).
Aqui no Paraná, estamos sob ataque há tempos nas universidades públicas vindos do governo do Richa (PSDB). Acho má fé chamar isso de "mobilização política", no sentido de politicagem estritamente eleitoral, rasteira e etc. Tem sempre setores que se mobilizam com fins eleitoreiros, claro. Se esperarmos da UNE um posicionamento contundente contra os cortes das bolsas do PIBID, por exemplo, talvez nossos netos vejam alguma coisa, bem tímida ainda por cima. Mas não tá certo qualificar todos dessa forma.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2016 3:29 pm

joabi escreveu:A realidade já está bem pior que o filme.

Será que nesses meros 10 anos conseguimos chegar ou mesmo ultrapassar o filme?

Caramba, vou assistir de novo. Acho que é bem possível que você esteja certo.

Se no filme o presidente era o Terry Crews, quem será o do Brasil? Pelé? facepalm

Se bem que existe uma chance real do Tiririca assumir, correto?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Qui Abr 14, 2016 3:59 pm

Não existe, Allex, é um boato. Deputado mais ou menos votado não pode assumir a cadeira presidencial em caso algum, porque não é previsto na Constituição.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/12/como-funciona-a-linha-sucessoria-da-presidencia-da-republica-4928431.html
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Qui Abr 14, 2016 4:04 pm

Willian Casagrande escreveu:Não existe, Allex, é um boato.

Ah tá, obrigado.

Então vamos ter que ficar com o Pelé mesmo. Rolling Eyes

Mas, falando sério, já pensou o Romário ou Ronaldo gordo de presidente? É bem possível viu...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Abr 14, 2016 4:32 pm

joabi escreveu:
Ela foi vítima de racismo duro nas redes sociais. Que pena...
Só dei o exemplo pois ela aparece ao lado de uma mapa todos os dias.
Ela aparece todos os dias ao lado de um mapa? Que mapa? Nunca reparei? Rolling Eyes
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 14, 2016 4:36 pm

joabi escreveu:
Willian Casagrande escreveu:
Rodrigolack escreveu: Quando estudantes se rebelam contra o fechamento de 100 escolas à revelia do que a comunidade escolar acha, como ocorreu no fim do ano passado em SP, temos aí um componente muito positivo. Ou não?

O componente é meramente político. Em 2015 a União cortou 10.5 bilhões da educação, cortou bolsas-pesquisa no início de 2016 e o governo já anunciou novos cortes pesados nas bolsas de pós. É bem mais sério que fechar 100 escolas num estado, mas não houve mobilização dos setores estudantis contra o governo.

De forma alguma defendo o picolé de chuchu do Alckmin, mas o movimento estudantil só se pronuncia quando os cortes são da direita. Quando é a Pátria Educadora que corta bilhões ninguém solta um pio... o interesse não é buscar uma educação decente, mas fazer oposição política... só isso (o que não deixa de ser muito legítimo e importante).






Quem disse para você que o partidinho do Sapo Barbudo é "de esquerda"?
As universidades federais (inclusive a que leciono) acabou de sair de uma greve exatamente por conta dos cortes e da política equivocada do MEC em relação aos currículos.
Em todas as reuniões de Departamento temos críticas pesadas à atuação do MEC e as propostas de currículo profundamente equivocadas.
Na universidade privada em que leciono e coordeno, a críticas são menores por motivos óbvios, mas todos falam abertamente como a forma errada como o MEC fez os cortes no FIES nos prejudicou profundamente (e aos nossos alunos).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por joabi Qui Abr 14, 2016 4:52 pm


Que bom saber que existe alguma resistência. Infelizmente parece que o governo não recuou, como aconteceu em SP. Não sou favorável a greves, mas já é um passo.

Quanto à esquerda, concordamos nisso.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Vinicius F Qui Abr 14, 2016 6:12 pm

Aproveitando o gancho, não sei como é ensinado atualmente aos mais jovens, mas atualmente parece estar extremamente distorcido todo o conceito de esquerda e direita.

Concordo com ao Bertola quanto ao PT ter absolutamente nada "de esquerda"... rs
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por arturbmallmann Sex Abr 15, 2016 12:47 am

Tive uma proveitosa aula de geografia na huelandia:
Piada politicamente incorreta:
na boa... povo eh fogo kkkkkkkkkkk
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por allexcosta Sex Abr 15, 2016 5:08 am

^ Hahahahaha...

A do Paraná é ótima. Pior que tem tudo a ver.

Não entendi a de SC...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Claudio Sex Abr 15, 2016 8:19 am

Allex, como bem disse o Stormbringer, a questão é alienação e internet. O hachurar e decalcar foram substituídos pelo famigerado "clique aqui".
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por rafacar Sex Abr 15, 2016 9:23 am

Então quer dizer que o PT esquerdou até que pôde, mas depois que deu m$%& não é mais de esquerda.

E assim a esquerda vai justificar a migração do PT para o PCdoB ou Rede Sustentabilidade, ou fundar um novo partido de esquerda. Anota aí.

rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Kobeh Sex Abr 15, 2016 10:21 am

Esse tópico me lembrou a cara de surpresa que as pessoas fazem quando eu acho os endereços da minha casa, do meu trabalho e de outros lugares que sou familiarizado no Google Maps só usando o zoom. Mas eu sempre achei que isso era devido ao fato de que passo horas brincando com o Google Earth...

Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por rafacar Sex Abr 15, 2016 10:43 am

^Nem com uma ferramenta incrível como o Google Earth essa juventude não apreende geografia...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Willian Casagrande Sex Abr 15, 2016 10:55 am

rafacar escreveu:Então quer dizer que o PT esquerdou até que pôde, mas depois que deu m$%& não é mais de esquerda.
E assim a esquerda vai justificar a migração do PT para o PCdoB ou Rede Sustentabilidade, ou fundar um novo partido de esquerda. Anota aí.

O PT não é mais de esquerda, mas isso tem de ser explicado. A esquerda é muito ampla, não é só socialista (inclusive, é muito menos socialista, anarquista ou comunista, do que socialdemocrata, centro-esquerda etc.), e o partido sempre foi um grande "balaio" cheio de tendências, a maioria delas sindicalista e reformista. Socialista, totalmente, nunca foi, pois só chegou a ter uma franja de extrema esquerda.
Agora, se fez parte da "esquerdização" do PT a expulsão de correntes socialistas dentro do partido nos anos 90, como a Convergência Socialista, que depois fundaria o PSTU, aí você decide por si. Se a ascensão de Lula, Zé Dirceu, Vicentinho e demais comunas (rsrsrs) que governaram e governam para o poder muito melhor do que a oposição parlamentar, que é tão cretina quanto e igualmente comunista (rsrsrs), é esquerdização, aí não vou contrariar. Se vivemos num regime comuna - tem até  "Muro de Berlim" lá na frente do Planalto pra dividir "Brasília Oriental" e "Brasília Ocidental", olhem só - nada mais natural que não tenha oposição e todos sejam comunas, né? ¬¬
Sobre o assunto do tópico, e já que falaram de tecnologias, falta (e muito) que os professores utilizem outros mecanismos em sala de aula. Se as crianças e jovens estão imersos nisso fora de aula, nada justifica não utilizar recursos assim em sala. Só um anacronismo mesmo, deficiência de formação etc.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por arturbmallmann Sex Abr 15, 2016 11:23 am

Kobeh escreveu:Esse tópico me lembrou a cara de surpresa que as pessoas fazem quando eu acho os endereços da minha casa, do meu trabalho e de outros lugares que sou familiarizado no Google Maps só usando o zoom. Mas eu sempre achei que isso era devido ao fato de que passo horas brincando com o Google Earth...


Sem contar os passeios pelo google street view Cool Cool
Conheço cada lugar deste mundo hahahha
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por emachado Sex Abr 15, 2016 10:58 pm

Colegas, estes conteúdos da Geografia Física são trabalhados desde as séries iniciais, ou seja, com crianças a partir de 6 anos. Tratamos este início como "alfabetização cartográfica" e há prescrição para ensino dos conteúdos da Geografia Física, Humana e Cartografia.

Contudo, diante das dificuldades que enfrentamos (sou professor e gestor na rede municipal), os conteúdos em alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática ganham maior tempo, qualidade e esforço dos professores. Estas áreas acabam recebendo maior "cobrança" nas avaliações externas.

Mas o fator mais importante nesta questão é que alunos, famílias e comunidades não têm mais interesse e mesmo confiança no trabalho que a escola desenvolve.

Vejo colegas que estudam, planejam suas aulas com esmero, dão o sangue frente ao papel social assumido e que, no dia a dia, acabam dando murro em ponta de faca.
Tentem informar, formar, instruir, discutir, ensinar, interagir com quem não quer!
E isto não depende de faixa etária.

Nem sempre o trabalho da escola é tão ruim quanto apregoam.

Um professor da década de 70 ou 80, por exemplo, ensinava menos que um docente hoje.
Façamos uma analogia com utilizando uma escala fictícia de 100 para ilustrar esta questão:
1- nas décadas citadas, o professor recebia um aluno num patamar x e encerrava o ano com as competências deste mesmo aluno em x + 10, ou algo próximo;
2- hoje recebemos o aluno com (x-50) e "adicionamos" + 15 ou 20, além de ensinar-lhe respeito, cidadania, ética, valorização do conhecimento e muitos outros aspectos "atitudinais" não diretamente aferidos pelas famílias e esferas do poder público.

Ele vai chegar ao final do Ensino Fundamental com conhecimentos muito mais frágeis e elementares quando comparado ao aluno das décadas anteriores. Mas partiu de um patamar inferior quando comparado ao comum nas décadas anteriores.
Isto também serve para análise do trabalho em escolas particulares.


Fica o alerta: a sociedade e as famílias estão abandonando a escola.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 15, 2016 11:03 pm

emachado
Sou seu colega do magistério, tanto do ensino médio, quanto universitário até a pós-graduação e concordo integralmente com a sua colocação. Assisto o resultado desse processo em todos os níveis de ensino.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por emachado Sex Abr 15, 2016 11:11 pm

Pois Bertola.
Minha gestão pedagógica na escola consiste em apagar incêndios. Literalmente, diga-se de passagem, pois nesta semana tive que correr com baldes para apagá-lo.

Circula em nossa sociedade uma falsa verdade: sem a escola e a formação acadêmica que ela oferece é possível obter sucesso em qualquer esfera da vida humana.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Abr 16, 2016 7:38 am

emachado escreveu:Pois Bertola.
Minha gestão pedagógica na escola consiste em apagar incêndios. Literalmente, diga-se de passagem, pois nesta semana tive que correr com baldes para apagá-lo.

Circula em nossa sociedade uma falsa verdade: sem a escola e a formação acadêmica que ela oferece é possível obter sucesso em qualquer esfera da vida humana.
Isso não é apenas falso, mas também perigoso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por arturbmallmann Dom Abr 17, 2016 9:27 pm

Científico e sucesso não são sinônimos de acadêmico. Andam bem próximos, sim. Porém não vejo absurdo nas afirmações citadas, mas confesso q é complicado ter sucesso sem instrução formal. Mas, sempre há exceções.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por emachado Dom Abr 17, 2016 11:03 pm

^ Eu não me referia especificamente às ciências, mas não podemos esquecer que sem elas estamos mais sujeitos às cegueiras, preconceitos, excessos, manipulações de toda natureza, sobretudo as do poder econômico, religioso e do crime organizado.
Este último permeia faixas cada vez maiores da população. Está em quase todas as comunidades das cidades do estado de São Paulo.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Eduardo Tob Dom Abr 17, 2016 11:07 pm

Estou me referindo apenas ao primeiro post lá no início do tópico. Concordo com tudo, exceto que foi somente o PT que estragou. Na minha percepção vem de um processo de sucateamento da educação bem mais antigo que a chegada do PT ao poder.
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por emachado Dom Abr 17, 2016 11:14 pm

Vou citar novamente Demerval Saviani: a escola jamais será democrática se negar às camadas populares os conhecimentos clássicos.
Os conhecimentos ditos como "Clássicos" são, para ele, as grandes conquistas da humanidade realizados por todas as gerações ao longo da história humana, como os números indu-arábicos, a escrita, a leitura, a música, a beleza de uma equação, a genética...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por emachado Dom Abr 17, 2016 11:17 pm

Eduardo Tob escreveu:Estou me referindo apenas ao primeiro post lá no início do tópico. Concordo com tudo, exceto que foi somente o PT que estragou. Na minha percepção vem de um processo de sucateamento da educação bem mais antigo que a chegada do PT ao poder.

Com certeza.
A Educação de fato nunca foi prioridade para nenhum governo neste país.
Chamo a atenção para o fato de que ela também está deixando de ser valorizada pela população.

Quanto ao PT, se quisesse de fato mudar este país, deveria ter feito alguma coisa pela educação o que não aconteceu em 14 anos.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Abr 18, 2016 12:35 am

Só para constar esta data histórica, UHU! Dance 2 :viva: Dance 2

Ahã... é geografia, isto aí mesmo eu concordo.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de Geografia nas escolas de hoje Empty Re: Aulas de Geografia nas escolas de hoje

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos