Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

+10
pluís
Mauricio Luiz Bertola
ifernandes
Edão
NeyBass
Márcio
rafael.buzzi.andrade
allexcosta
fbarione
Digão Gaspar
14 participantes

Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Digão Gaspar Ter maio 03, 2016 10:01 pm

Então, li um po sobre timbres e vi alguns dizendo que o som do baixo não é tão ligado à madeiras quando se trata de baixos ativos e até mesmo os passivos a Madeira não influencia tanto. Mas enfim vamos ao que interessa, eu tenho um washburn lyon series jazz bass de 4 cordas, gosto do som dele, comprei por 200$ e ele tipo tá com a straplock dentro do corpo por que caiu e talz, ou seja uso pra estudar e gosto dele por carinho mesmo. Quero comprar um baixo pra tocar na noite, (Tagima tw65. Tjb5. Tbm5. Sx) <<< to nessas dúvidas, queria saber se vale a pena eu pegar por exemplo um tbm5 que é ativo e colocar um seymoun duncan por uns 400$, o fato de ser ativo eu deveria trocar tbm o circuito/pre dele? Ou comprar um dos outros que são passivos e trocar o captador tb? Ou isso pouco mudaria, pensei até na possibilidade de pegar um strinberg, até por que não sou muito ligado à timbre, exceto aquele timbre de de rock que não gosto, sem grave aquela coisa muito estalada trafegando, apesar de tocar rock gosto de um timbre pesado com ganho e anasalado, me recomendem também captadores que atendam isso
Digão Gaspar
Digão Gaspar
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por fbarione Ter maio 03, 2016 10:42 pm

Cara, quanto a compensar depende se vc tem a grana e e quer, rola.... vai ser diferente o som, mas nao espere que vá ter o mesmo timbre de um baixo de qualidade superior com o mesmo capitador....

outra coisa, na hora que vc for revender, nao ache que o povo vai valorizar o up tudo mais, povo vai querer pagar preço de tagima usado.

fbarione
Membro

Mensagens : 214
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qua maio 04, 2016 5:15 am

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Tudo-vale-a-pena-quando-a-alma-nc3a3o-c3a9-pequena
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua maio 04, 2016 8:33 am

Digão Gaspar escreveu:(...)queria saber se vale a pena eu pegar por exemplo um tbm5 que é ativo e colocar um seymoun duncan por uns 400$(...)

Daria pra fazer uma correlação mais ou menos assim: "Será que vale a pena comprar um Honda Fit pra colocar motor de Honda Civic?"

O ideal seria você testar primeiro o contrabaixo. Tenta achar um que te agrade. Se você está disposto a gastar 400$ em upgrade, pq não pesquisar já um contrabaixo de 400$ a mais?

Timbre vai muito da corda também. Pesquisa e compra o tipo de corda que atenda (em teoria, ao menos) os teus desejos.

Eu penso assim: Se você vai comprar um contrabaixo cujo som você não gosta, não compre.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Márcio Qua maio 04, 2016 8:38 am

^ "Se você vai comprar um contrabaixo cujo som você não gosta, não compre."

Ao menos inicialmente, acho que é por aí sim. Abraços!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por NeyBass Qua maio 04, 2016 9:04 am

upgrade no meu modo de pensar, é útil quando vc compra um baixo bom, com boa construção e ferragens por um preço bem baixo, aí sim, compensa.

Mas comprar um baixo novo e fazer upgrade não compensa, visto que o peço de um novo não é barato.

Exemplo: O cara vai na loja e paga hj quase 4 mil em um Cort A5 que é um baixo excelente em construção, aí já quer trocar os captadores, acho que não compensa. Mas se vc encontrar um Cort A5 usado com um preço abaixo do mercado, aí sim compensa.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Edão Qua maio 04, 2016 9:41 am

Qualquer jazz bass que você goste da tocabilidade, e o ideal aqui é experimentar pra ver se a pegada agrada a você, aliado a captadores bons (upgrade ou não...) pode ser uma boa pedida pelas características que você descreveu.
Captadores cerâmicos em um jazz bass podem te dar um som com ganho e anasalado.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por ifernandes Qua maio 04, 2016 7:13 pm

Vou tentar te dar uma ajudinha...

Digão Gaspar escreveu:Então, li um po sobre timbres e vi alguns dizendo que o som do baixo não é tão ligado à madeiras quando se trata de baixos ativos e até mesmo os passivos a Madeira não influencia tanto.

O som do baixo vai depender de inúmeros fatores. É claro que as madeiras tem influências no som, mas não é algo tão simples assim de se mensurar. Toque em baixos de diferentes de madeiras e tire suas conclusões de cada uma delas, não existe um manual disso.

Digão Gaspar escreveu:Quero comprar um baixo pra tocar na noite, (Tagima tw65. Tjb5. Tbm5. Sx) <<< to nessas dúvidas, queria saber se vale a pena eu pegar por exemplo um tbm5 que é ativo e colocar um seymoun duncan por uns 400$, o fato de ser ativo eu deveria trocar tbm o circuito/pre dele? Ou comprar um dos outros que são passivos e trocar o captador tb?

Tocar na noite? Tocar o que, quais estilos? Covers? Se não for nenhum som específico, eu iria de jazz bass 5 cordas. Você consegue tocar qualquer estilo com um jazz bass e com o 5 cordas você vai poder tirar fielmente 90% das músicas que se toca por aí.

Na minha opinião o Tbm 5 tem um circuito podre. Se tivesse um, transformava em passivo. Então nesse caso, muito mais fácil ir logo num bass passivo. Só pegar, regular e tocar.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qua maio 04, 2016 7:15 pm

Fique com seu Washburn.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Digão Gaspar Qua maio 04, 2016 11:02 pm

Entendi, bem legal as explicações, é que eu tenho mais ou menos uns 4mil pra receber em agosto, queria investir sabe?! Focar gastando com saída não vale a pena, preito algo concreto, acho que vou de tjb5 acho lindo, eu na minha ignorância achei que um captador ia dar uma mudada drástica no meu som, vocês podem me dizer se circuito + captador daria uma mudada grande? Só por dúvida, não pretendo mais fazer up grade, é pegar esse tjb5 e aguardar meu fender daqui a alguns anos ahahaha
Digão Gaspar
Digão Gaspar
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Digão Gaspar Qua maio 04, 2016 11:08 pm

allexcosta escreveu:Fique com seu Washburn.
Então como eu disse meu washburn é bem precário saca? Ele tá com headstock com rachadura, a straplock tá afundada na madeira, mas foi meu primeiro baixo né e comprei por 200$ não pretendo me desfazer, pretendo usar pra estudo e como um baixo a mais
Digão Gaspar
Digão Gaspar
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 04, 2016 11:26 pm

^ Compre um desses e seja feliz...
Não esqueça de comprar um encordoamento novo, de qualidade, e de levá-lo a um luthier experiente para instalar o jôgo e regular o mesmo...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679848789-baixo-tagima-tjb5-5-cordas-mod-fender-jazz-bass-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por pluís Qui maio 05, 2016 12:33 am

Digão Gaspar escreveu:Entendi, bem legal as explicações, é que eu tenho mais ou menos uns 4mil pra receber em agosto, queria investir sabe?! Focar gastando com saída não vale a pena, preito algo concreto, acho que vou de tjb5 acho lindo, eu na minha ignorância achei que um captador ia dar uma mudada drástica no meu som, vocês podem me dizer se circuito + captador daria uma mudada grande? Só por dúvida, não pretendo mais fazer up grade, é pegar esse tjb5 e aguardar meu fender daqui a alguns anos ahahaha

Mas esse investimento pra agosto já é essa idéia de upgrade?

Pelo que você disse,estar em dúvida entre: TBM,TJB,TW,são linhas e estilos diferentes de instrumentos. Vamos pensar o seguinte: Você compra um instrumento na loja entre R$900,00 a R$1200,00,uma captação e circuitos bacana você iria gastar mais ou menos o valor de outro instrumento (pensando em todos novos),com esse valor você já pega um instrumento superior (acha fender mexicano,Cort GB5,entre outras diversas opções de características e modelos).

Penso EU que o upgrade é legal quando você já tem seu instrumento (ou no caso de quem sabe modificar algo mas sem gastar tanto,ou fretless por exemplo)aí já vale. Se não tem penso que poderia esperar mais um pouco pra pegar um instrumento melhor,ou já ir de cara nele. up
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui maio 05, 2016 6:46 am

Digão Gaspar escreveu:Entendi, bem legal as explicações, é que eu tenho mais ou menos uns 4mil pra receber em agosto, queria investir sabe?! Focar gastando com saída não vale a pena, preito algo concreto, acho que vou de tjb5 acho lindo, eu na minha ignorância achei que um captador ia dar uma mudada drástica no meu som, vocês podem me dizer se circuito + captador daria uma mudada grande? Só por dúvida, não pretendo mais fazer up grade, é pegar esse tjb5 e aguardar meu fender daqui a alguns anos ahahaha

4 conto compra um Fender. Comprar qualquer outro baixo é perda de tempo e dinheiro. Você é daqueles que sempre sonharão com um Fender. Comprar um baixo de 1000 reais é 1000 conto a menos na hora de comprar seu baixo dos sonhos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por NeyBass Qui maio 05, 2016 9:23 am

Com 4 mil na mão e sabendo pesquisar sem se desesperar, vc compra fender, TRB, Zaganin, etc.
Se quer um TJB, prepara os ombros porque vão sofrer. Bichin pesado sô.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Willian Casagrande Qui maio 05, 2016 9:27 am

Tenho um camarada que tá vendendo, pelo Face, um JB Zaganin muito bem conservado. E tá bem barato.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Convidado Qui maio 05, 2016 3:36 pm

Talvez ele não tenha dito que pode gastar os 4k,e sim que apenas vai receber os 4k e só pode gastar um valor "x" desse valor.

Um Fender por 4k, eu acho meio difícil,mas não impossível. Depende, claro, da série...

Pelo que andei pesquisando, nos estados das regiões do Sudeste e Sul os instrumentos estão mais baratos do que aqui em Salvador (que ta tudo caro...). Em grupo de vendas de outros estados vejo essa diferença.

Se o sonho do cara é mesmo ter um Fender (que eu acho uma bobagem,mas isso é de opinião e gosto de cada um),há uma questão a ser discutida. Ter dois baixos é o ideal quando você toca na noite. Por uma série de razões. Não acho que o Tagima deveria ser dispensado assim logo de cara em favorecimento do Fender...

Mas talvez ele não conheça certas marcas e modelos que se aproximam muito dos Fender.

Aí a decisão fica com ele...

Não sabia do fato do TJB 5 ser bem pesado, como citou NeyBass.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Gaelramone Qui maio 05, 2016 6:46 pm

Cara tava lendo sobre o straplock e quando li washburn Lyon, me deu ate um medo, tive um Lyon by washburn lb 60, um modelo PJ e aconteceu exatamente isso do baixo cair e a pecinha que prende na correia náo parar, depois de levar em um luthier descobri q o corpo era de compensado, apos isso me livrei dele, a captacao era horrível corpo de compensado, só o braco que era bom, o mais confortável que já toquei e olha que já experimentei bastante baixos, se eu soubesse disso na época tinha ficado com o braco e feito uma fogueira para aquecer no inverno, meu conselho é verificar se náo é compensado o corpo desse bass, no teu lugar se esse corpo fosse de madeira mesmo investia os upgrades se o braco fosse tao confortável como era esse meu Lyon by washburn

Mas como o pessoal falou náo pense que fazendo upgrades vai chegar a nivel de baixo top, vai melhorar mas náo é para tanto
Gaelramone
Gaelramone
Membro

Mensagens : 84
Localização : Canoas/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui maio 05, 2016 7:04 pm

Com essa crise eu praticamente garanto que tiro um Fender de 6K da loja com 4K no bolso e meia hora de saliva.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por ifernandes Qui maio 05, 2016 7:35 pm

Max Payne escreveu:
Não sabia do fato do TJB 5 ser bem pesado, como citou NeyBass.

Só testei esse bass sentado, e o braço realmente é pesadinho. Em pé com uma correia boa, talvez o problema se amenize...
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por NeyBass Qui maio 05, 2016 10:00 pm

ifernandes escreveu:
Max Payne escreveu:
Não sabia do fato do TJB 5 ser bem pesado, como citou NeyBass.

Só testei esse bass sentado, e o braço realmente é pesadinho. Em pé com uma correia boa, talvez o problema se amenize...

Eu tive um TJB 5, toquei algumas vezes em pé, não é aquela coisa que o cara vai pensar: "é impossível tocar em pé com esse baixo", da pra tocar sim, mas pesa bastante, o braço também achei meio grosso, apesar da beleza não curti mais nada nele.

O TJB 535 da série Brasil, achei bem melhor, em som e peso. O braço também é mais fino, mais confortável. Se eu fosse pegar um JB Tagima hoje seria esse TJB 535 (corpo marupá, pesa bem menos que o ASH do TJB5)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Convidado Sex maio 06, 2016 2:58 am

^ To com uma GAS gigantesca,colossal em relação a esse bass (TJB 535)!

Tanta, que já sei que vou comprar. Só não sei quando! hyper weed Maluco parede

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por ed sanches Sex maio 06, 2016 12:29 pm

Acho ruim comprar o baixo já de logo pensando num "up". O up pode demorar um tempo até o colega conhecer o baixo e o real potencial e mesmo assim, deva-se levar a opinião qual o perfil que você compra esse baixo, deverá, no mínimo vir com captadores razoáveis para bom. Há várias categorias e preços de baixo, cada um em seu perfil, pois nada adianta comprar o baixo e fazer up de um captador que custe o mesmo do baixo. Há excelentes baixos custo/ benefícios muito bom como os Squiers, SX, Tagima, nesses que incluí vale a pena apostar em captadores nacionais como o Malagoli, pois o preço, embora não seja barato, esteja na proposta de ótimo benefício.

ed sanches
Membro

Mensagens : 83
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por cardozo Sex maio 06, 2016 1:57 pm

Não vale. Baixo não é só captador.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Digão Gaspar Sáb maio 07, 2016 9:19 am

Eu queria gastar todo o dinheiro num fender, de cara não, quero comprar um amp tb, eu citei o tjb5 por que quero um jazz bass de 5 cordas, os Sx tb são feitos em ASH e não são tão pesados quanto os tjb??alguem tem boas opções de jazz bass de 5 cordas? Não se acha todo dia
Digão Gaspar
Digão Gaspar
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Convidado Sáb maio 07, 2016 9:55 am

^Squier VM Jazz Bass V,man. Melhor que o Tagima,custa menos que os Fender e não deve praticamente nada aos Fender.O preço dele ta na média de 2,8k,pelo que pesquisei no Mercado Livre... Com o que sobra dá pra comprar um ampli pra estudo.

Agora, se quiser gastar menos, O TJB 535 é uma boa! É melhor que o TJB 5.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Digão Gaspar Sáb maio 07, 2016 10:01 am

Putz show de bola hein Man, tava indo criar um tópico agora pra saber se squier vm valem a pena, show. Na sua opinião esse seria o melhor custo benefício do mercado dos 5 cordas?
Digão Gaspar
Digão Gaspar
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Convidado Sáb maio 07, 2016 10:18 am

Difícil dizer se é o melhor custo benefício, pois existem muitos outros baixos de diferentes modelos e propostas,mas aposto que muitos aqui concordariam com isso... Eu pelo menos não vejo um custo benefício à essa altura. O segundo maior custo benefício pra mim é o TJB 535 e o terceiro é o TBM 5,junto com o TJB 5. A Tagima anda fazendo bonito!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena? Empty Re: Comprar baixo de baixo custo e trocar captadores vale a pena?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos