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AOS AMANTES DE PRECISION BASS

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Mensagem por Digão Gaspar Dom Jun 05, 2016 3:04 pm

Quero passar a usar baixo com captação P bass, mas quero saber se existe uma diferença muito visivel entre comprar um baixo puramente P bass, ou comprar um baixo P J e usar o cap da frente pra ser bem versátil
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Mensagem por allexcosta Dom Jun 05, 2016 3:50 pm

Não tem uma loja aí?
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Mensagem por Franco_bass Dom Jun 05, 2016 4:34 pm

Digão Gaspar escreveu:Quero passar a usar baixo com captação P bass, mas quero saber se existe uma diferença muito visivel entre comprar um baixo puramente P bass, ou comprar um baixo P J e usar o cap da frente pra ser bem versátil

Diferença visivel de som quer dizer ? Se sim, existe e é total. É como comparar laranja e limão. Precision bass e PJ bass.

Até parecem no formato, mas tamanho, cor e gosto caracteristicas bem distintas.

Siga a dica do expertise Allex. Teste um Pbass e um PJ.

O unico baixo PJ que toquei me surpreendeu positivamente e posso chamar de PJ é o Yamaha BB 424. E em minha opinião ele é melhor que o Squier Vintage Modified PJ. São baixos equivalentes em construção, conforto e preço. Ressalva do preço, que hoje está distorcido devido ao Dolar e condições do mercado.

Tive voontade se ter PJ, mas depois que comparei PJ , PB e JB, fico com PB e JB.

Meu gosto e opinião pessoal.

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Mensagem por Gaelramone Seg Jun 06, 2016 10:11 am

O captador P quando criado por Leo Fender, foi criado para atuar sozinho, quando ligamos outro captador com ele o som do mesmo se modifica, o captador P de um PJ acaba soando diferente de um baixo só com P, nunca testei um baixo PP para dizer se da diferença, a única maneira de se ter um som legitimo de captador P em um baixo PJ é colocar uma chave de seleção de captador tipo Les Paul isolando assim apenas o captador P, creio que isso deve ser benéfico para o captador J tendo a garantia de um som legitimo de um J na ponte
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Mensagem por clemilsonmorais Seg Jun 06, 2016 12:25 pm

Gaelramone escreveu:[...] a única maneira de se ter um som legitimo de captador P em um baixo PJ é colocar uma chave de seleção de captador tipo Les Paul isolando assim apenas o captador P, creio que isso deve ser benéfico para o captador J tendo a garantia de um som legitimo de um J na ponte
Só por curiosidade: se no lugar da chave seletora utilizar um push-pull, daria certo isolar cada captador?
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Mensagem por Paulo Penna Seg Jun 06, 2016 12:27 pm

sim.
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Mensagem por Rod_P Seg Jun 06, 2016 1:14 pm

O Yamaha BB424 tem chave seletora, mas não sinto o som dele tão "precision" assim quando selecionado o captador P. Vocês acham que tem algum aspecto construtivo dele que interfere? Ou, diferente de mim, vocês acham ele fiel ao som precision?

Obs.: nunca toquei num BB424, e minhas impressões derivam de vídeos do youtube.

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Mensagem por cardozo Seg Jun 06, 2016 1:38 pm

Rod_P escreveu:O Yamaha BB424 tem chave seletora, mas não sinto o som dele tão "precision" assim quando selecionado o captador P. Vocês acham que tem algum aspecto construtivo dele que interfere? Ou, diferente de mim, vocês acham ele fiel ao som precision?

Obs.: nunca toquei num BB424, e minhas impressões derivam de vídeos do youtube.

Tenho os dois baixos e eles são diferentes.

Mesmo utilizando apenas o captador do braço (P), o som é ligeiramente diferente: O Precision é mais abafado, fechado e o Yamaha é mais agudo e metálico, com um pouco menos de peso. Usando palheta, o som do Fender abre e fica muito bom. Gosto muito de tocar o Precision com palheta.

No final, é uma questão de gosto e prefiro o Yamaha ao Fender. Com os dois captadores ligados, que é como uso 90% do tempo, fica ainda melhor.

Se eu pudesse, teria apenas baixos PJ.

Boa sorte!
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Mensagem por Raul S. Seg Jun 06, 2016 1:43 pm

isso eu não consigo entender... qual a diferença entre uma chave seletora e um pot fechado? meu PJ tem a configuração passiva padrão: um botão de volume para cada captador e um de tom. como o sinal do pot P é alterado com o pot J completamente fechando?
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Mensagem por HenriqueBessa Seg Jun 06, 2016 2:07 pm

^Humm... creio que alguém já explicou isso em algum tópico por aqui, mas não tenho certeza e não lembro muito bem da explicação.

Quando passei o Bass Collection de ativo pra passivo coloquei a chave de 3 posições tipo Les Paul, 2 controles de volume e 1 de tonalidade. Não lembro da diferença ser muito grande entre selecionar pela chave ou "mutar" pelo pot, mas dá pra perceber uma certa diferença sim (é claro, pode até ser uma impressão equivocada minha).
Como ativo sempre usei os 2 caps juntos e não lembro do som dos caps originais em separado.
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Mensagem por cardozo Seg Jun 06, 2016 2:20 pm

Raul S. escreveu:
isso eu não consigo entender... qual a diferença entre uma chave seletora e um pot fechado? meu PJ tem a configuração passiva padrão: um botão de volume para cada captador e um de tom. como o sinal do pot P é alterado com o pot J completamente fechando?

Coisas da eletricidade: Indutância, capacitância, etc. A diferença deve ser de 0,001%, mas tem gente que sente esta diferença.

Gosto mais da chave seletora aos controles de volume, por ser mais fácil de timbrar e não haver mudança acidental nos ajustes de volume.

Reza a lenda que você deve deixar o captador "Jazz" mais perto das cordas, para compensar a localização, portanto o volume deste captador em relação ao "Precision". Eu não faço assim.
Nestes baixos PJ, penso sempre no captador "Precision" como o principal do baixo e regulo a altura do captador "Jazz" para dar um toque de agudos ao conjunto, o que no final das contas funciona parecido com o seu setup, só que sem possibilidade de alterar o volume dos captadores.

Simples e funcional.
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Mensagem por Raul S. Seg Jun 06, 2016 2:41 pm

infelizmente só achei afirmações, mas nenhuma explicação de fato. isso é bastante complicado, porque todo mito é tido como verdade até que alguém se proponha a demonstrar. não estou dizendo que é mito, mas é como eu disse: afirmações, sem justificação (e dizer que são "coisas de eletricidade" não explica nada. rs). bem, mais tarde eu testo isso aqui e dou minha impressão.
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Mensagem por lcs. Seg Jun 06, 2016 4:12 pm

Tem algumas informações interessantes do JAZZigo e do Bertola neste tópico:
https://www.contrabaixobr.com/t9457-precision-com-captador-jazz-na-ponte
lcs.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 06, 2016 4:14 pm

^ Muitos pots tem resistência acima (ou abaixo) do nominal. Afinal, eles são resistores variáveis... A chave é um simples comutador, a resistência é menor.
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Mensagem por Raul S. Seg Jun 06, 2016 4:58 pm

lcs. escreveu:Tem algumas informações interessantes do JAZZigo e do Bertola neste tópico:
https://www.contrabaixobr.com/t9457-precision-com-captador-jazz-na-ponte
era isso que eu estava procurando e não encontrei, muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Muitos pots tem resistência acima (ou abaixo) do nominal. Afinal, eles são resistores variáveis... A chave é um simples comutador, a resistência é menor.
isso realmente explica bem o que acontece: depois de quase meia hora de testes, consegui sentir essa diferença. foi um pouco complicado porque tocar, conectar/desconectar cap e tocar de novo, por mais rápido que seja (uso microconectores para ligar os caps) exige essa pausa para fazer a conexão; mas conforme fui me acostumando, a diferença foi ficando cada vez mais clara: com o J desplugado, o som do P fica mais crocante e, com ele plugado, mais fechado; com a resistência do pot de fato cortando um pouco, mas bem pouco, dos agudos.

muito obrigado pelo esclarecimentos! só que agora arrumei pra cabeça: vou ter que fazer um furo novo no meu contrabaixo. hahahahaha
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Mensagem por JAZZigo Seg Jun 06, 2016 6:22 pm

Raul S. escreveu:só que agora arrumei pra cabeça: vou ter que fazer um furo novo no meu contrabaixo.
Para não ter de furar, você poderia substituir dois pots originais do seu baixo por um par de push/pull pots, usando as chaves DPDT acopladas para conectar/desconectar cada captador.

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Mensagem por Raul S. Seg Jun 06, 2016 7:23 pm

JAZZigo escreveu:
Raul S. escreveu:só que agora arrumei pra cabeça: vou ter que fazer um furo novo no meu contrabaixo.
Para não ter de furar, você poderia substituir dois pots originais do seu baixo por um par de push/pull pots, usando as chaves DPDT acopladas para conectar/desconectar cada captador.
ah, bem mais prático; e nem precisaria ser nos dois: habilitar/desabilitar o J tendo controle sobre o volume dele (quando habilitado, claro) já me seria mais que suficiente. vlw!
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Mensagem por Rod_P Seg Jun 06, 2016 10:38 pm

Realmente as explicações são bastante esclarecedoras, mas ainda fica a pulga atrás da orelha em relação ao Yamaha BB424, que tem a chave comutadora mas não tem um som tão "precision" assim. O que explicaria a diferença entre o som do BB424 no modo precision e um autêntico P-bass (diferença esta confirmada pelo cardozo, proprietário de um BB424)? Seria o modelo do captador P? Posição do captador P? Madeira do baixo?

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Mensagem por cardozo Seg Jun 06, 2016 11:33 pm

Rod,

Um é feito pela Fender e o outro, pela Yamaha. Tudo diferente. Não se prenda pelo mesmo tipo de captador.

Se busca o som clássico do Precision, vá no Fender. O braço, corpo, design, pegada e som são únicos. O Yamaha é uma outra coisa, usa o mesmo tipo de captador mas com timbres diferentes, fora o captador "jazz". Este último também é mais simples e custa uma fração do preço do Fender.

Prefiro o Yamaha pelo som, pegada e atitude. Um instrumento simples, muito bem feito e que vai ficando cada vez melhor com o tempo.

Não é uma decisão difícil, mas vá até uma loja e experimente os dois.

Boa sorte!
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Mensagem por Rod_P Ter Jun 07, 2016 7:53 am

Isso aí, cardozo! Valeu pela explicação!

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Mensagem por Christian Ter Jun 07, 2016 8:23 am

posso dizer em termos de Jazz bass, tenho o Fender American standart e tive um yamaha bb1500a que é um Jazz bass, o yamaha tinha uma braço mais fino um acesso melhor as casas, mas o som era um pouco moderno, tinha um sonzão mesmo tirava so de jazz bass mas não era aquele clássico roncado do Fender. O fender alem do design exclusivo tem o som clássico. Sobre Precision, tive o Condor Pmaster, excelente baixo custo baixíssimo e muito som, tive um SX precision, e tenho um Fender precision 1983, pelo som vou no fender a pressão é absurda, quem toca acha que é ativo pelo volume mas pelo preço iria no condor muito bom aquele Pmaster, alias a linda do condor Pmaster e Cjb muito bons os baixos
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