Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

+23
Igor Canavarro
Stormbringer
Jãozeiro
patriciofernandes
WHead
Guga Ramone
fheliojr
BigBoy
M_Ross
CSergio
clayton.oliveira.5667
JAZZigo
Uchoa
ezau_primo
heitor_pg
allexcosta
Coder
rafacar
joabi
Mauricio Luiz Bertola
Ricardo
Claudio
cardozo
27 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por BigBoy Qua Jan 15, 2020 4:02 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.

Ah! Lembrei! Vi a indicação de óleo de cozinha em escalas no livreto do luthier Edmar Luighi. Vou ateh confirmar depois a fonte.
Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...

Então mestre, eu sempre usei me baseando no livro do Edmar, e sempre gostei do resultado.
Veja nas pagina do livro:

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 01_20211
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 02_00_11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 03_ink11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 04_20210
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 15, 2020 4:46 pm

Sinceramente eu não tenho esse livro e não sabia disso.
E eu nunca ví nenhum outro livro de luthiería (e eu tenho alguns - inclusive importados) essa indicação, e nenhum colega meu (se é que posso dizer isso) me falou sobre tal indicação.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Guga Ramone Qui Jan 16, 2020 10:55 am

Tenho esse livro e usei uma vez o óleo de cozinha. Nunca mais! Cheiro desagradável e não gostei do resultado. Óleo de peroba é barato e muito comum de ser encontrado. Caso precise de uma alternativa, optaria por algum produto de alguma marca conhecida, tipo Daddario, para a finalidade.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 16, 2020 2:17 pm

Um amigo foi numa loja de instrumentos semana passada e pediu um Óleo de limão da Dunlop. Que pena que venderam um limpador de pratos de bateria da Dunlop pra ele por engano, e ele levou pra casa todo feliz achando que a escala dele ia ficar linda... quando mostrei pra ele o que havia acontecido realmente, no mercado da esquina e comprou Peroba por 4 reais...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 16, 2020 10:49 pm

Realmente não existe consenso dessas coisas na luthieria. Pelo menos o que sempre vi foram divergências de opiniões. "Pode isso, aquilo não"..."ah, não, aquele pode sim, é esse aqui que é prejudicial ao instrumento"..."mas eu utilizo no meu há 20 anos e nunca aconteceu nada"...e por aí vai.

Uma vez vi um vídeo de um luthier falando que lustra móveis é bom para limpeza do corpo do instrumento. Aí vieram comentários dizendo que não podia passar esse tipo de produto no instrumento.
O luthier respondeu que você tem que limpar seu instrumento de forma parecida com que faria com um móvel de madeira. E pelo menos pra mim faz todo sentido.
O instrumento é feito do mesmo material (madeira). Recebe a mesma/ou parecida pintura e o tradicional PU.
Não é mais fácil tratar como um bom pedaço de madeira do que ficar inventando teoria?  scratch
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 17, 2020 12:02 am

Guga Ramone escreveu:Tenho esse livro e usei uma vez o óleo de cozinha. Nunca mais! Cheiro desagradável e não gostei do resultado.

Isso que pensei. Não usaria jamais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por joabi Sex Jan 17, 2020 12:07 am

Continuo gostando de Linhaça. O cheiro é maravilhoso!

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 17, 2020 9:30 am

minhas escalas "ganham" hidratação por tabela pelo Fast Fret
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Igor Canavarro Sex Jan 17, 2020 11:29 am

BigBoy escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.

Ah! Lembrei! Vi a indicação de óleo de cozinha em escalas no livreto do luthier Edmar Luighi. Vou ateh confirmar depois a fonte.
Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...

Então mestre, eu sempre usei me baseando no livro do Edmar, e sempre gostei do resultado.
Veja nas pagina do livro:

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 01_20211
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 02_00_11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 03_ink11
Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 04_20210

Livro interessante. Vou ver se acho no sebo.

Igor Canavarro
Igor Canavarro
Membro

Mensagens : 492
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por CSergio Ter Jan 21, 2020 4:34 pm

O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos Sad

Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 21, 2020 4:35 pm

CSergio escreveu:O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos Sad

Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?
Vai adiantar pouco...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por CSergio Qua Jan 22, 2020 8:24 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
CSergio escreveu:O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos Sad

Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?
Vai adiantar pouco...

Na prática seria pouco efetivo pra eliminar os riscos?

Vi alguns vídeos sobre polimento de guitarra/baixo e achei os resultados bons.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Guga Ramone Qui Jan 23, 2020 12:52 pm

Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar. Deixa os riscos lá e veja eles como sendo a tua história com o baixo. Wink
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Stormbringer Qui Jan 23, 2020 4:47 pm

Guga Ramone escreveu:Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar. Deixa os riscos lá e veja eles como sendo a tua história com o baixo. Wink
Cool

Eu acho feio "relic", mas acho bonito marca natural do tempo
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Bananoise Qui Jan 23, 2020 11:46 pm

Guga Ramone escreveu:Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar.

Ou deixar pendurada de enfeite hahaha mas dai vai pegar pó e vai ter que limpar, vai dar mais trampo =\
kakaka
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Bananoise Qui Jan 23, 2020 11:59 pm

Stormbringer escreveu:Eu acho feio "relic", mas acho bonito marca natural do tempo

Também acho bonito as marcas naturais, riscos, raladas e as descascadas, quando a escala é clara e é acetinada e ela vai ficando com manchas ahaha
top
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por BigBoy Sex Jan 24, 2020 8:49 am

joabi escreveu:Continuo gostando de Linhaça. O cheiro é maravilhoso!


Comprei o Óleo de Linhaça... vou usar no lugar no óleo de cozinha...

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 0c66af10
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por clayton.oliveira.5667 Sex Jan 24, 2020 10:39 am

Fala pessoal,

A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk
Sempre um profissional vai ter uma tecnica diferente um do outro, sempre usam um produto diferente do outro, porem sempre com os mesmo objetivos, a unica coisa que posso falar é se está dando certo pra vc e vc gosta do resultado, pra que mudar?
o WD falado aqui, só uso para limpar ferrugem , não passaria no instrumento por falta de coragem e por que o danado é carinho rsrsrsrs.

essa semana eu me rendi a tecnica do Bertolla (veja multi uso e esponja) nunca tinha usado essa tecnica, porem recebi um instrumento um violão da takamine que juro pra vocês nunca tinha visto uma escala tão suja, (pensei em até arrancar os trastes e lixar a escala kkk ... brincadeira, mais que deu vontade deu)... porem a tecnica que eu uso não iria ficar 100 % nesse caso, foi ai que lembrei do veja com a esponja, resumindo consegui tirar toda a sujeira e a escala voltou a ficar limpa (apliquei o oleo de peroba e tava pronta), otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)

então é tudo uma questão de o que da certo pra gente, vcs ja devem ter visto o video do maluko que lava as guitarras, acredito que 99,9% dos luthier jamais fariam isso, mais o cara faz, o cliente do cara gosta, então segue o barco... (apesar que eu acredito firmemente que daqui um tempinho eles irão se arrepender masssss)

em fim, experimentou gostou continue...

Ps. obrigado Bertolla me salvou essa semana.
clayton.oliveira.5667
clayton.oliveira.5667
Membro

Mensagens : 133
Localização : araçoiaba da serra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 24, 2020 10:49 am

clayton.oliveira.5667 escreveu:A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk

(...)

otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)

Nem todo luthier ou técnico de instrumentos teria a coragem de admitir que é um ambiente caótico e as coisas podem ou não dar certo.

Mas no fundo é tipo um cirurgião... Ele não pode garantir que aquele paciente sairá dali curado ou até mesmo vivo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por clayton.oliveira.5667 Sex Jan 24, 2020 11:00 am

allexcosta escreveu:
clayton.oliveira.5667 escreveu:A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk

(...)

otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)

Nem todo luthier ou técnico de instrumentos teria a coragem de admitir que é um ambiente caótico e as coisas podem ou não dar certo.

Mas no fundo é tipo um cirurgião... Ele não pode garantir que aquele paciente sairá dali curado ou até mesmo vivo.

é bem por ai mesmo!
o que quis dizer é que em relação as experiencias, são que não existe uma unica regra entende? então a gente vai estudando diversas funções de produto, vendo outras formas e vai se adaptando até chegar no resultado esperado, tem muita tecnica que vejo muitos produtos que sabe Deus pra que serve sendo usado que discordo, mas pra experiencia do cara deu certo, então não deixa de ser uma experiencia malucas, (o temo malucas foi só para descontrair)

depois do cara que lava a guitarra eu não duvido de mais nada rsrsrs!
clayton.oliveira.5667
clayton.oliveira.5667
Membro

Mensagens : 133
Localização : araçoiaba da serra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Igor Canavarro Sex Jan 24, 2020 12:03 pm

clayton.oliveira.5667 escreveu:Fala pessoal,

(pensei em até arrancar os trastes e lixar a escala kkk ... brincadeira, mais que deu vontade deu)...

Vc ia transformar o violão numa fretless guitar por causa de sujeira? Kkkkkk (Fiquei curioso pra saber o som resultante disso. Pergunta Pergunta Pergunta )
Igor Canavarro
Igor Canavarro
Membro

Mensagens : 492
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 24, 2020 12:49 pm

clayton.oliveira.5667 escreveu:Fala pessoal,

A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk
Sempre um profissional vai ter uma tecnica diferente um do outro, sempre usam um produto diferente do outro, porem sempre com os mesmo objetivos, a unica coisa que posso falar é se está dando certo pra vc e vc gosta do resultado, pra que mudar?
o WD falado aqui, só uso para limpar ferrugem , não passaria no instrumento por falta de coragem e por que o danado é carinho rsrsrsrs.

essa semana eu me rendi a tecnica do Bertolla (veja multi uso e esponja) nunca tinha usado essa tecnica, porem recebi um instrumento um violão da takamine que juro pra vocês nunca tinha visto uma escala tão suja, (pensei em até arrancar os trastes e lixar a escala kkk ... brincadeira, mais que deu vontade deu)... porem a tecnica que eu uso não iria ficar 100 % nesse caso, foi ai que lembrei do veja com a esponja, resumindo consegui tirar toda a sujeira e a escala voltou a ficar limpa (apliquei o oleo de peroba e tava pronta), otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)

então é tudo uma questão de o que da certo pra gente, vcs ja devem ter visto o video do maluko que lava as guitarras, acredito que 99,9% dos luthier jamais fariam isso, mais o cara faz, o cliente do cara gosta, então segue o barco... (apesar que eu acredito firmemente que daqui um tempinho eles irão se arrepender masssss)

em fim, experimentou gostou continue...

Ps. obrigado Bertolla me salvou essa semana.
DE nada meu caro!
PS: Meu nome só tem um "L"... Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por CSergio Sáb Jan 25, 2020 1:33 am

Guga Ramone escreveu:Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar. Deixa os riscos lá e veja eles como sendo a tua história com o baixo. Wink

Smile
Perfeito... estava chegando a essa conclusão de não ter risco só se não tocasse no baixo Razz
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por CSergio Seg Fev 14, 2022 10:44 am

Qual a diferença entre usar:

- óleo de limão Dunlop
X
- Dunlop 01 + Dunlop 02

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Limzeo10

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Dunlop10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por mum Seg Fev 14, 2022 11:43 am

Aqui eu uso dunlop 01 + oleo de limão... nunca usei o 02...
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por BLZENI Ter Fev 15, 2022 12:19 pm

Eu uso o hydrate fingerboard conditioner da Daddario/Planet Waves
tenho uma garrafinha desse e uma de óleo de limão, ambos da mesma marca. os 2 tem otimos resultados, porém o vermelinho ali limpa mais facil a sujeira da escala. ja tenho esses produtos ha mais de 10 anos e tem muito ainda. nao troco por outros produtos.

jamais colocaria oleo de cozinha ou wd 40 na escala de meus baixos
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 933
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por vcrz Ter Fev 15, 2022 5:15 pm

F-one oil da Music Nomad, melhor que eu já usei na vida. Hidrata e limpa fácil, e o a escala permanece mais "escura" por muito mais tempo que o óleo de limão comum, que tem derivado de petróleo na composição. Segundo a Music Nomad o deles não tem derivado de petróleo e a única coisa que eu não gosto e um pouco do cheiro do produto, não é ruim, mas tem um cheiro vegetal mais forte.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por vcrz Ter Fev 15, 2022 8:12 pm

Deletar coordenação...  duplicou
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por CSergio Dom Mar 03, 2024 12:33 pm

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 20240315

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 20240316

Usando luva, não por nutellagem; minha unha tem inflamado com alguns produtos, tipo ceras; não quis arriscar com esses Dunlop, porque demora pra sarar depois  Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 1f637  Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 1f616
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba? - Página 2 Empty Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos