Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espaço maior, microfonar ou direct box?

+14
André Luga
fheliojr
Sonikado
rafacar
Stormbringer
Claudio
DDC
jr.ramiro
Edu
rafael.buzzi.andrade
allexcosta
joabi
Coder
FabioFilho
18 participantes

Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por FabioFilho Seg Ago 15, 2016 10:07 pm

Boa noite galera, recentemente criei um tópico aqui no fórum para que me ajudassem a escolher um cubo para igreja, me ajudaram bastante e acabamos pegando um Staner bx100 novo(foi o que a Igreja poderia pagar, dividindo no cartão..) Gostamos muito do cubo, estava atendendo super bem, porém apareceu a oportunidade da igreja mudar de espaço, para um local 5x maior! E agora? O cubo não dará conta, e mesmo se der vai ser no talo, o que é ruim até para quem tá próximo a ele.. Infelizmente o cubo não tem saída de linha, então o que fazer? Microfonar ou direct box? A opção mais em conta, pois já teremos muitos gastos com o espaço físico que aumentou.

Se for direct box, Qual me indicariam? Como faria a ligação?
Baixo Yahama passivo 4 cordas.
FabioFilho
FabioFilho
Membro

Mensagens : 12
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Coder Seg Ago 15, 2016 10:19 pm

DI.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por joabi Seg Ago 15, 2016 10:48 pm


DI. Procura um IMP2 da Whirlwind.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 15, 2016 11:16 pm

Eu gostaria de dizer microfonar, mas pra seu caso é DI mesmo.

A ligação do DI é bem intuitiva, não tem como errar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por FabioFilho Ter Ago 16, 2016 5:57 am

Ai o direct box tem que ser passivo ou ativo? O baixo é passivo.
FabioFilho
FabioFilho
Membro

Mensagens : 12
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Ago 16, 2016 8:45 am

Pega um ativo que é melhor. Geralmente eles podem ser alimentados via phantom power também. Então não terá muito problema com baterias.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 11:54 am

uma dúvida... Esses D.I. passivos tem algum tipo de phantom blocker que despreze ou cancele a energia no caso do cara da mesa de som ligar o phantom power?
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por joabi Qui Ago 18, 2016 12:16 pm


Nunca vi dar problema por isso... só DI embutido no amp que vi sofrer danos dessa forma.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 18, 2016 12:35 pm

Um passivo de qualidade é melhor que um ativo meia boca.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 12:36 pm

pois é, mas acho que nunca vemos isso porque os D.I. geralmente são do pessoal da sonorização. Eu vi alguns esquemas na internet aparentemente simples. Não sei em qual posição, mas parece que a chave ground/lift também faria esse efeito de corte, mas no meu Hartke se eu aciono a chave gnd/lft o ruído vem com força e não sei se a posição que cancela o ruído é a mesma que cancelaria o phantom power...

Edit:
Um passivo de qualidade é melhor que um ativo meia boca.
com certeza
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por jr.ramiro Qui Ago 18, 2016 12:51 pm

Edu escreveu:uma dúvida... Esses D.I. passivos tem algum tipo de phantom blocker que despreze ou cancele a energia no caso do cara da mesa de som ligar o phantom power?

Não se preocupe com o phantom, mesmo se estiver ativo na mesa ele não vai queimar seu DI.

O phantom é uma alimentação auxiliar, a principio utilizada para microfones condessadores. Mas pode-se ligar ao mesmo tempo em uma mesa mic condensador ou dinâmico. Isso é possível por causa da ligação interna dos microfones que cancelam a alimentação phantom.

Obviamente isso funciona perfeitamente se utilizarmos cabos balanceados e ligados no padrão. O que acontece muito é que os espertinhos tentam dar um jeitinho nos cabos (muitas vezes usam cabos de instrumentos para ligar microfones- já vi muito isso) e ai podemos ter infinitos resultados.

Bem, para os pedais ou DI funciona exatamente igual.

Como a maioria das messas não ligam o phantom por canal (apenas um botão ativa o phantom em todos canais da mesa), seria um queima queima de mic e equipamentos se os própios equipamentos não fossem preparados para isso.

Mas é claro, ninguém perde nada em dar uma conferida no manual do seu mic, pedal ou DI.
jr.ramiro
jr.ramiro
Membro

Mensagens : 47
Localização : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 1:17 pm

mas é justamente por isso que me preocupo, phantom power pode fritar um circuito
Alguns equipos como microfones dinâmicos de boa qualidade (com a correta ligação interna dos pinos) não sofrem com isso se ligados num cabo bem feito, mas queria saber se os D.I. passivos são preparados pra isso. Até o momento estou chutando que um D.I. de baixo custo não deve ser muito bem preparado pra isso, mas essa chave GND/LFT me dá muita esperança (se eu a entendesse) rsrs
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Ago 18, 2016 1:25 pm

Edu escreveu:(...) boa qualidade não sofrem com isso se ligados num cabo correto, mas queria saber se os D.I. passivos são preparados pra isso(...)
Pelo que eu entendo, um equipamento de boa qualidade também vai fritar se você ligar um cabo ligado errado. Salvo se o fabricante tiver projetado algo especificamente contra incompetência humana, não é a qualidade dos componentes que vai te salvar de uma ligação ruim.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 1:32 pm

eu sei que não é a qualidade do componente, mas o tipo de ligação no circuito, por isso existe o chamado phantom blocker, mas não sei se ele é habitualmente usado nos D.I. passivo.
Ouvi falar que a chave GND/LFT faria o mesmo efeito, mas não entendo bem como ela funciona nesse caso
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por jr.ramiro Qui Ago 18, 2016 1:44 pm

GND/LIFT é uma chave usualmente encontrada em DI que serve para conectar/desconectar o aterramento do DI com a mesa. Isto serva para cortar ruidos em loop na malha de aterramento.

Não tem a ver com o phantom.
jr.ramiro
jr.ramiro
Membro

Mensagens : 47
Localização : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por jr.ramiro Qui Ago 18, 2016 1:47 pm

Edu escreveu:mas é justamente por isso que me preocupo, phantom power pode fritar um circuito
Alguns equipos como microfones dinâmicos de boa qualidade não sofrem com isso se ligados num cabo correto, mas queria saber se os D.I. passivos são preparados pra isso. Até o momento estou chutando que um D.I. de baixo custo não deve ser muito bem preparado pra isso, mas essa chave GND/LFT me dá esperança rsrs

Não dá pra generalizar, até para um D.I. de baixo custo, tem que olhar o manual. Mas pro hartke pode ficar tranquilo que não queima não, eu ja liguei o meu na mesa com pahntom ligado.

Hj montei ele num pedalboard e esta no meio da cadeia. Tenho um turner no final (tem uma saída com interruptor comandado pelo pedal e outro bypass). Geralmente mando uma pro cubo (bypass) e se precisar uma pro line da mesa (out).

Não sou profissional e geralmente não preciso mandar sinal a longas distancias. Se um dia precisar, ai justifica usar a saída balanceada do hartke.

Talvez isso resolva pro nosso amigo que abriu o tópico.

Espaço maior, microfonar ou direct box?  IMG_0079
jr.ramiro
jr.ramiro
Membro

Mensagens : 47
Localização : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 2:06 pm

é verdade, cada equipamento é diferente, mas raramente essa informação consta em manual. De qualquer forma tu usa a saída de linha, ela é a mais segura, mas o problema é que não pode ficar muito longe da mesa, senão ninguém aguenta o ruído. No meu caso quase sempre a mesa fica muito longe.
Estou vendo que o melhor caminho é comprar pronto ou mandar fazer um phantom blocker
Aí esse problema de phantom power com XLR acaba imediatamente rsrs

P.S.: então é papo furado o esquema do GND/LFT? Ele só atua na malha mesmo?


Última edição por Edu em Qui Ago 18, 2016 2:27 pm, editado 1 vez(es)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por jr.ramiro Qui Ago 18, 2016 2:27 pm

Edu escreveu:é verdade, cada equipamento é diferente, mas raramente essa informação consta em manual. De qualquer forma tu usa a saída de linha, ela é a mais segura, mas o problema é que não pode ficar muito longe da mesa, senão ninguém aguenta o ruído. No meu caso quase sempre a mesa muito fica longe.
Estou vendo que o melhor caminho é comprar pronto ou mandar fazer um phantom blocker
Aí esse problema de phantom power com XLR acaba imediatamente rsrs

P.S.: então é papo furado o esquema do GND/LFT? Ele só atua na malha mesmo?

Mas vc num tem o Hartke. O grande trunfo é usar o Phantom pra não precisar de outra fonte. Vc vai bloquear o Phantom e ligar um fonte externa. Vc só vai conseguir aumentar sua dependência de cabos. Um balanceado pro seu blocker, outro do blocker pra mesa e outro pra alimentar o Hartke.

Se fosse eu ficaria só com um mesmo. Do Hartke pra mesa com o Phantom alimentado meu pedal. Mas é isso aí.


Última edição por jr.ramiro em Qui Ago 18, 2016 2:30 pm, editado 1 vez(es)
jr.ramiro
jr.ramiro
Membro

Mensagens : 47
Localização : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 2:29 pm

eu tenho um cabeçote, não um pedal, esse é o problema rs
phantom power pra mim é um fator de risco, são 48V que só servem pra dar dor de cabeça Razz
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por jr.ramiro Qui Ago 18, 2016 2:31 pm

Edu escreveu:eu tenho um cabeçote, não um pedal, esse é o problema rs
phantom power pra mim é um fator de risco, são 48V que só servem pra dar dor de cabeça Razz

tudo bem, achei q o Hartke ero o pedal bass atack. Isso ei meu jovem. Manda vê.
jr.ramiro
jr.ramiro
Membro

Mensagens : 47
Localização : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Qui Ago 18, 2016 2:32 pm

resumindo, em todas as circunstâncias, phantom blocker neles!
compensa fazer isso e evitar a queima de qualquer equipo mais caro
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por DDC Sex Ago 19, 2016 2:25 am

joabi escreveu:
DI. Procura um IMP2 da Whirlwind.

DDC
DDC
Membro

Mensagens : 177
Localização : Cardoso Moreira - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por DDC Sex Ago 19, 2016 2:43 am

joabi escreveu:
DI. Procura um IMP2 da Whirlwind.

DDC
DDC
Membro

Mensagens : 177
Localização : Cardoso Moreira - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Claudio Sex Ago 19, 2016 7:58 am

jr.ramiro escreveu:GND/LIFT é uma chave usualmente encontrada em DI que serve para conectar/desconectar o aterramento do DI com a mesa. Isto serva para cortar ruidos em loop na malha de aterramento.

Não tem a ver com o phantom.

Tem sim!

Descobri há pouco tempo que existem alguns prés/DIs no mercado em que a chave gnd/lft, quando na posição lft corta a alimentação phantom. A maior parte deles o gnd/lft é independente do phantom, mas alguns não!

Se não me engano o Hartke Bass Attack trabalha assim!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por joabi Sex Ago 19, 2016 10:00 am


^Não sabia dessa, mas, puxa, aí fica estranho. Quando a gente precisa desconectar os terras (lift) E usar phantom ao mesmo tempo não é possível?

Talvez isso só ocorra em equipamentos que tenham alimentação externa ou bateria, como o Hartke que você citou, e justamente com intuito de proteger o circuito. Fora isso não vejo muito sentido.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Sex Ago 19, 2016 10:38 am

por isso perguntei sobre a posição do GND/LFT, porque se acionada incorretamente o ruído vem com força e eu não sei em que posição cancelaria o Phantom Power e manteria o ruído batendo.

Novamente confirmamos a máxima de que cada equipamento é único (microfone, pré, direct box...), então nesse caso compensa investir num phantom blocker se a pessoa tiver receio de possíveis problemas com os 48V mandados pela mesa (como cabos montados, ligações de pinos diferentes ou inexistentes em alguns equipos, circuitos precários ou duvidosos, etc).
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Stormbringer Sex Ago 19, 2016 11:22 am

eu achava que aparelhos que nao precisam, ou que podem trabalhar com baterias e fontes externas ou phantom power ja teriam, no proprio circuito, os controles de fluxo pra descartar o phantom power quando nao houvesse necessidade.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Edu Sex Ago 19, 2016 12:29 pm

pois é, mas pra ti ter uma ideia, alguns microfones mais baratos (que deveriam seguir um padrão universal) as vezes não tem a soldagem dos pinos correta (padronizada, as vezes soldam 2 pinos e deixam 1 desligado), microfones caros como o Sennheiser MD421 são sensíveis ao uso contínuo com o phantom power acionado (pelo menos é o que dizem nos fóruns internacionais), já ouvi relatos de problema com AKG D112 no Br, dizem que microfones de fita não são recomendados a trabalhar nesse caminho, enfim, são 48V que podem ser acionados e jogados pra dentro do equipamento e é nossa responsabilidade administrar nossos equipos, por isso estou questionando tanto aqui rsrsrs Razz

no meu caso a questão é com os D.I. passivos que não necessitam dessa energia. Vou ver se alguém que trabalhe com eletrônica hand made faz um phantom blocker pra mim, só pra garantir
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Claudio Sáb Ago 20, 2016 12:01 pm

Stormbringer escreveu:eu achava que aparelhos que nao precisam, ou que podem trabalhar com baterias e fontes externas ou phantom power ja teriam, no proprio circuito, os controles de fluxo pra descartar o phantom power quando nao houvesse necessidade.

Tenho um pré Fishman Platinum Bass que quando ligado com bateria 9v, ele descarta o sinal recebido pelo Phantom.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por rafacar Sáb Ago 20, 2016 6:23 pm

Faz horas que estou me enrolando prá comprar um DI Box, vai ser passivo, sabem se o da WIRECONEX é bom? O preço dele tá legal...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Sonikado Dom Ago 21, 2016 3:50 am

Stormbringer escreveu:eu achava que aparelhos que nao precisam, ou que podem trabalhar com baterias e fontes externas ou phantom power ja teriam, no proprio circuito, os controles de fluxo pra descartar o phantom power quando nao houvesse necessidade.
A boss GT-10 (e consequentemente a GT-10B) não tem proteção contra phantom e é garantia de queima se ligar o phantom power em uma das saídas XLR dela. Neutral

Manual, internet e pesquisa sempre! A GT-10B é(ou foi?) considerada um equipamento de boa/alta qualidade.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por fheliojr Seg Ago 22, 2016 11:15 pm

ClaudioBass escreveu:Tenho um pré Fishman Platinum Bass que quando ligado com bateria 9v, ele descarta o sinal recebido pelo Phantom.

isso é automático, claudião (acho q estou perguntando uma besteira :/)?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por André Luga Ter Set 06, 2016 5:08 am

allexcosta escreveu:Eu gostaria de dizer microfonar, mas pra seu caso é DI mesmo. (...)

Desconsiderando esse caso específico, microfonar seria melhor que DI?
André Luga
André Luga
Membro

Mensagens : 130
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2016 7:11 am

André Luga escreveu:Desconsiderando esse caso específico, microfonar seria melhor que DI?

Eu gosto. Mas é mais difícil, às vezes um pouco chato e técnico de som meio que torce o nariz. No caso do colega, que é uma igreja, complica um pouco porque a acústica é sempre muito ruim e o pessoal geralmente não entende nada de áudio.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Claudio Ter Set 06, 2016 8:22 am

fheliojr escreveu:
ClaudioBass escreveu:Tenho um pré Fishman Platinum Bass que quando ligado com bateria 9v, ele descarta o sinal recebido pelo Phantom.

isso é automático, claudião (acho q estou perguntando uma besteira :/)?

Acredito que seja. Tudo o que já vi que trabalha com Phantom e 9v, quando pluga a bateria o Phantom é desativado. Não sei se isso é uma regra!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por fheliojr Ter Set 06, 2016 1:40 pm

^valeu, claudião!! up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por francisco2004 Sex Jan 12, 2018 5:47 pm

Ressucitando o tópico... mal comprei um amplizinho de estudo, queria saber a opinião de vocês quanto a microfonar um amplificador pequeno (tipo o meu Orange 1x8", 25W). Esse amplificador também tem line out, ou seja, eu poderia usá-lo como DI aproveitando o pré para alguma equalização, certo? Imagino que microfonar seria apenas uma opção para acrescentar algum realismo no timbre, mas imagino que dependendo do bar essa sutileza passaria despercebida... o ampli seria mais decorativo e o que interessaria é a line out dele. Embora seja uma saída não-balanceada, acho que não teria maiores problemas, já que nos locais onde toco o mixer não fica mais de uns 5m da banda.

francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 12, 2018 6:01 pm

francisco2004 escreveu:Ressucitando o tópico... mal comprei um amplizinho de estudo, queria saber a opinião de vocês quanto a microfonar um amplificador pequeno (tipo o meu Orange 1x8", 25W). Esse amplificador também tem line out, ou seja, eu poderia usá-lo como DI aproveitando o pré para alguma equalização, certo? Imagino que microfonar seria apenas uma opção para acrescentar algum realismo no timbre, mas imagino que dependendo do bar essa sutileza passaria despercebida... o ampli seria mais decorativo e o que interessaria é a line out dele. Embora seja uma saída não-balanceada, acho que não teria maiores problemas, já que nos locais onde toco o mixer não fica mais de uns 5m da banda.
Se é para tocar "ao vivo" esqueça...
A menos que você trabalhe com uma monitorização muito boa e dedicada , ou mesmo "in ears", capaz de fazer com que todos da banda escutem a sí mesmos e à você...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 12, 2018 6:06 pm

francisco2004 escreveu:Ressucitando o tópico... mal comprei um amplizinho de estudo, queria saber a opinião de vocês quanto a microfonar um amplificador pequeno (tipo o meu Orange 1x8", 25W). Esse amplificador também tem line out, ou seja, eu poderia usá-lo como DI aproveitando o pré para alguma equalização, certo? Imagino que microfonar seria apenas uma opção para acrescentar algum realismo no timbre, mas imagino que dependendo do bar essa sutileza passaria despercebida... o ampli seria mais decorativo e o que interessaria é a line out dele. Embora seja uma saída não-balanceada, acho que não teria maiores problemas, já que nos locais onde toco o mixer não fica mais de uns 5m da banda.

Seu raciocínio até tá ok, mas é melhor balancear o sinal pra mesa. Dá pra microfonar também, mas por quem sabe e tem um pouco de cuidado. É uma faca de dois legumes, digamos assim...

O que você não vai conseguir é ouvir o som que sai do ampzinho numa gig normal. Isso não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por francisco2004 Sex Jan 12, 2018 6:09 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A menos que você trabalhe com uma monitorização muito boa e dedicada , ou mesmo "in ears", capaz de fazer com que todos da banda escutem a sí mesmos e à você...

Valeu, Bertola. E como direct box, ligando a line out do amp num canal do mixer? Ou seria melhor ligar direto no mixer? Hoje em dia acho que a maioria dos mixers tem aquelas chaves "line/instrument" e "pad".

francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Pz123 Sex Jan 12, 2018 6:13 pm

Se a idéia é usar de pré e DI apenas, não é mais fácil e muito mais portátil levar um pedal preamp/DI?

A não ser que você realmente queira o Orange de enfeite no palco! Aí sim..
O guitarrista de uma banda que toco tem um e a galera fica realmente babando no amp.. hahaha.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por francisco2004 Sex Jan 12, 2018 6:17 pm

allexcosta escreveu:Seu raciocínio até tá ok, mas é melhor balancear o sinal pra mesa. Dá pra microfonar também, mas por quem sabe e tem um pouco de cuidado. É uma faca de dois legumes, digamos assim...

O que você não vai conseguir é ouvir o som que sai do ampzinho numa gig normal. Isso não.

Valeu, allexcosta. Pois é, não espero usá-lo como retorno, exceto num projeto "pseudoacústico" que um amigo me convidou... violão elétrico, teclado, cajón e baixo. Eu estou numas de que sucesso é ter de levar pouca coisa para o palco... ou ter roadies, mas aí é outro nível. Para as minhas pretensões hobbyísticas, chamar um Uber carregando o instrumento e um cubo pequeno é o ideal.

francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por francisco2004 Sex Jan 12, 2018 6:53 pm

Pz123 escreveu:Se a idéia é usar de pré e DI apenas, não é mais fácil e muito mais portátil levar um pedal preamp/DI?

A não ser que você realmente queira o Orange de enfeite no palco! Aí sim..
O guitarrista de uma banda que toco tem um e a galera fica realmente babando no amp.. hahaha.

É verdade, Pz123. Queria usar só o que eu tivesse em casa mesmo. Tenho um mixer Mackie de 2 canais que tem um botão "instrument" que dispensa direct box. De quebra, ganho um equalizadorzinho básico.

francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 12, 2018 7:00 pm

francisco2004 escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A menos que você trabalhe com uma monitorização muito boa e dedicada , ou mesmo "in ears", capaz de fazer com que todos da banda escutem a sí mesmos e à você...

Valeu, Bertola. E como direct box, ligando a line out do amp num canal do mixer? Ou seria melhor ligar direto no mixer? Hoje em dia acho que a maioria dos mixers tem aquelas chaves "line/instrument" e "pad".
Cara, se você vai tocar em um lugar que não tem um bom e profissional PA, um retorno profissional ou "in ears", um amp como esse e não tocar é a mesma coisa. Pouco importa se vc o ligar na mesa.
O amp de baixo tem que projetar som, para você, para seus camaradas de banda e, (se não há um PA realmente profissional - com retornos para cada músico) para o público também.
Esquece esse negócio de ampzinho pequeno, pois, nas condições normais da maioria dos lugares que a galera que não é banda grande ou estritamente profissional toca, isso não rola.
O mínimo é um Staner BX200 (ou seus antecessores) ou algo similar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por francisco2004 Sex Jan 12, 2018 7:19 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, se você vai tocar em um lugar que não tem um bom e profissional PA, um retorno profissional ou "in ears", um amp como esse e não tocar é a mesma coisa. Pouco importa se vc o ligar na mesa.
O amp de baixo tem que projetar som, para você, para seus camaradas de banda e, (se não há um PA realmente profissional - com retornos para cada músico) para o público também.
Esquece esse negócio de ampzinho pequeno, pois, nas condições normais da maioria dos lugares que a galera que não é banda grande ou estritamente profissional toca, isso não rola.
O mínimo é um Staner BX200 (ou seus antecessores) ou algo similar...

Esses Staners são maldade com os baixistas... acho que são até piores do que carregar bateria, pois bateria você carrega em partes. Há uns 12 anos tive um BS150 e parte do prazer de tocar se perdia pelo caminho quando carregava o amp. Era um bom amplificador, mas é o tipo de equipamento que deve ser "da casa", para que não precise ser transportado. Como guitarrista, toco com um baixista que tem um BS150 desses e vejo o quanto é "pesado" ter que carregar um bicho desses pra lá e pra cá. Gostei dos Fender Rumble, mas muito caros para um baixista esporádico como eu.

francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Sandro Levi Sex Jan 12, 2018 8:09 pm

Infelizmente pra ter bons graves, você tem que escolher entre carregar muito peso pagando menos, ou pagar muito, pra levar menos peso. Nos dois casos, o tamanho nunca é tão pequeno.

É ilusão achar que amplificador para contra baixo pequeno, vai ter muito som.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 14, 2018 10:42 pm

francisco2004 escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, se você vai tocar em um lugar que não tem um bom e profissional PA, um retorno profissional ou "in ears", um amp como esse e não tocar é a mesma coisa. Pouco importa se vc o ligar na mesa.
O amp de baixo tem que projetar som, para você, para seus camaradas de banda e, (se não há um PA realmente profissional - com retornos para cada músico) para o público também.
Esquece esse negócio de ampzinho pequeno, pois, nas condições normais da maioria dos lugares que a galera que não é banda grande ou estritamente profissional toca, isso não rola.
O mínimo é um Staner BX200 (ou seus antecessores) ou algo similar...

Esses Staners são maldade com os baixistas... acho que são até piores do que carregar bateria, pois bateria você carrega em partes. Há uns 12 anos tive um BS150 e parte do prazer de tocar se perdia pelo caminho quando carregava o amp. Era um bom amplificador, mas é o tipo de equipamento que deve ser "da casa", para que não precise ser transportado. Como guitarrista, toco com um baixista que tem um BS150 desses e vejo o quanto é "pesado" ter que carregar um bicho desses pra lá e pra cá. Gostei dos Fender Rumble, mas muito caros para um baixista esporádico como eu.
Então cara, mude de instrumento...
Tenho quase 55 anos na cara, problema de coluna, não sou nenhum Maciste, e toco à mais de 20 anos por aí, e NUNCA reclamei de peso, e não reclamo por que faz parte do fato de ser baixista. Não tem "maldade" nenhuma nisso. Simples assim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 15, 2018 7:18 am

que fala igual staner e leve, acho que só vi aquele bg250 208... mas não é barato.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaço maior, microfonar ou direct box?  Empty Re: Espaço maior, microfonar ou direct box?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos