Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

+42
Fernando Zadá
Brunocarvalhosc
Aguinaldo
flmeneses
gpraxedes
evenme
Diogo Kurz
NETOULTRA
MPSGODOY
lobo bassman
Groovictor
Luciano Zani
Pedro Jack
dalton_lopes
Dja
Pedroswaldo
Alexandre Lopes
AJIFU
andremega
Thales_Sr
MarcioBass
Lapetina
Hil
Daniel Magalhães
korg
GPBass-RJ
Claudio Jardim
alvesbarbosa4
SILVIAO
NESCAU
Cantão
Alexandre Lima (MioJ0)
Rafael FindanS
José Carlos
GusVCD
Rico
Alex Guimaraes
leopeixoto
URSOBHZ
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
renan-sd
46 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Pedroswaldo Ter Jun 29, 2010 9:36 am

leopeixoto escreveu:Alexandre,

Tenho uma caixa com o Snake ESV 612. A caixa tem 57L e funciona muito bem, minha única reclamação é quanto ao timbre do falante Snake.

Procurei um falante que funcionasse bem com uma caixa deste volume e comprei o Snake ESV 612, ficou muito bom (parou de distorcer) mas o timbre do Selenium era mais bonito.

Explica prá mim, qual a diferença de timbre entre eles? Mais gordo, mais definido, mais peso, mais brilho?

To pensando em fazer uma caixa também e essas opiniões subjetivas podem dar uma orientada. Sempre fico na dúvida sobre qual falante escolher para bolar o projeto...

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por leopeixoto Ter Jun 29, 2010 3:27 pm

É meio difícil de explicar timbre, mas eu diria que o Selenium era mais definido e tinha mais brilho.

O som do Snake não é ruim, mas eu já estava acostumado com o Selenium e senti um pouco a mudança.

Acho que é o tipo de diferença que não é percebida pelo público de uma apresentação ao vivo, mas que fica aparente quando você está tocando sozinho num estúdio.

Se eu fosse fazer uma segunda caixa, compraria um Selenium 12PW5 para testar. Não sei se ficaria melhor que o Snake, mas gostaria de tentar.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Pedroswaldo Ter Jun 29, 2010 4:43 pm

^^Difícil nada, mais definido e mais brilho são exatamente o tipo de informação subjetiva que eu procurava.

Sempre fui simpático por esses falantes da selenium. To pendendo bastante para esse mesmo.

Valeu pela informação.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por URSOBHZ Sex Ago 20, 2010 9:16 pm

Fiz o "esquema" da cola no meu Condor BA30, que possui um falante de 10". Não sei se foi o efeito placebo, mas achei o som do amp mais interessante e mais "gordo". Gostei.

Todo o processo (retirar a tela, passar a geleca e recolocar a tela) não levou mais do que 25~30 minutos!!!!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Alguem ja usou um falante Eminence Delta 12LFA para caixa de baixo?

Mensagem por AJIFU Seg Ago 23, 2010 11:18 pm

Caros senhores, estou querendo fazer uma segunda caixa 1X12 com volume interno de 50L (este valor não da pra mudar pois as madeiras estão cortadas), provavelmente sem drive de titanio e utilizando o Autofalante Eminence Delta 12 LFA.
Por incrível que pareça um falante Eminence de 500W está muito mais barato que o ESX125 da Snake que era a minha primeira opção (R$270,00 e R$459,00 respectivamente no mercado livre).
Ouço falar muito bem dos falantes da Eminence e acredito que pelos dados técnicos ele trabalharia bem numa caixa de baixo, a minha principal duvida é que o ESX125 tem 100db SPL e o Eminence tem 94,5db SPL, como as caixas trabalharão em paralelo, esta diferença de quase 6db pode deixar o som da segunda caixa muito apagado.
Para maiores detalhes o site do autofalante é http://eminence.com/pdf/delta-12lfa.pdf
Pretendo utilizar dutos triangulares para não destoar muito da outra caixa que ja possuo
Caso vocês vejam que não vale a pena ou se puderem ajudar com o cálculo da área e comprimento dos dutos ficaria muito agradecido.
Caso alguém queira ver como ficou a caixa com o falante ESX125 que ja fiz no orkut tenho fotos do passo a passo.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11453787398941707167&aid=1275575818
Muito Obrigado

AJIFU
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Vicente-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por SILVIAO Qua Ago 25, 2010 8:36 am

AJIFU ta bloqueado as fotos!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por AJIFU Qua Ago 25, 2010 7:07 pm

Ja liberei o acesso as fotos, desculpas...

AJIFU
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Vicente-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por SILVIAO Qua Ago 25, 2010 11:35 pm

Ajifu vou postar algumas fotos da sua caixa aqui ok!!Ficou muito legal seu projeto, parabens!


Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 12custom1.th
Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 12custom2.th
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por AJIFU Qua Ago 25, 2010 11:50 pm

Valeu, tentei algumas vezes, tive dificuldades pra postar fotos/vídeos e como trabalho junto com o Gobato ia pedir pra ele me ensinar, mas pra variar, quando tenho tempo ele ta ocupado e acabo sempre deixando pra depois.

AJIFU
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Vicente-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Seg Out 04, 2010 1:30 am

Pessoal,

Gostaria que me ajudassem em relação a um projeto com 2X10". Preciso que esta caixa tenha impedância final de 8Ohms e para isso os falantes devem ser de 4 ou 16 ohms. Os Eminences eu já desisti pq está impossível achar além do preço bem salgado. estou pesquisando Eros que achei por 200 cada um e Keybass....

Alguém pode ajudar indicando a melhor possibilidade?

Abraços
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por SILVIAO Seg Out 04, 2010 8:51 am

De 12" em 4 Ohms tem este aqui
http://www.oversound.com.br/pagina/produto/ovs12-600-4.html

de10" o Eton 500W:
http://www.eton.com.br/

SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Dja Seg Out 04, 2010 3:40 pm

melhor usar um falante de 15 pols 600W rms, ou 18 pols 700W rms? qual seria mais versati? E com graves gordos mais definidos?
Dja
Dja
Membro

Mensagens : 653
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por SILVIAO Seg Out 04, 2010 7:03 pm

Falantes de 15" e 18" polegadas tendem a deixar o seu timbre Boomy,com aquele grave embolado.O GPbass ja tem uma caixa com falante de 15".No caso dele acho que o ideal seria mesmo uma 2x10 ou mesmo 2x12.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Ter Out 05, 2010 1:08 am

Meu problema é que a caixa já está até cortada e, claro, não cabe falantes de 12".
Pensei nesse modelo http://www.gebrasa.com.br/produtos.asp?produto=1983&categoria=106&a2=Som+Automotivo&a1=Automotivo&inf=7

Alguém pode opinar por favor...

Abraços
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por URSOBHZ Ter Out 05, 2010 9:01 am

Uma opção de falantes de 10" e 4 ohms, com preço em conta, seria o Oversound 450W10.

450W10
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Ter Out 05, 2010 8:39 pm

URSOBHZ escreveu:Uma opção de falantes de 10" e 4 ohms, com preço em conta, seria o Oversound 450W10.

450W10

Alguém já viu um desses em funcionamento? São similares em relação a qualidade aos da Selenium?

E os Eros que eu postei alguém já usou?

Abraços
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Sáb Dez 25, 2010 11:46 pm

UP
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por dalton_lopes Dom Dez 26, 2010 12:38 am

um conselho: passa longe da linha 4 ohms da oversound. sao bons, mas os de 8 ohms tem um som infinitamente com maior qualidade.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por dalton_lopes Dom Dez 26, 2010 12:48 am

e procure sempre por valores:

Qts: baixo
VAS: alto
Xmax: alto


____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Dom Dez 26, 2010 12:05 pm

A minha questão é que tem que ser de 4ohms. a inpedância da caixa tem que resultar em 8ohms. Como são dois falantes tenho que usar 4 ou 16 ohms.

Vamos lá pessoal... Quem mais pode ajudar?
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por allexcosta Dom Dez 26, 2010 12:07 pm

GPBass-RJ escreveu:A minha questão é que tem que ser de 4ohms. a inpedância da caixa tem que resultar em 8ohms. Como são dois falantes tenho que usar 4 ou 16 ohms.

Vamos lá pessoal... Quem mais pode ajudar?

Use 2 falantes de 16ohm...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Dom Dez 26, 2010 1:18 pm

A questão é Qual? É muito dificil achar esses falantes...

Os únicos que achei com baixo custo. foram o Keybass e o oversound . A própria Selenium que seria a minha primeira opção não produz.

Segue as especificações dos que eu achei...

http://www.oversound.com.br/pdf/450w10-4p.pdf

http://www.keybass.com.br/gera_pdf.php?codigo=K%2010-134%20ST%204&variavel=a.automotiva

Sei que não são ideais, ou que não passam nem perto disso. O Lance é que a minha caixa (a que está na imagem aqui ao lado) está direto no estúdio onde ensaio. Preciso dessa 2X10 para minha casa e eventualmente para completar o set quando rolar uma gig.

A ideia é colocar um divisor que eu possa desligar quando necessário. Quando eu estiver com o set todo o divisor estará ativo endereçando as frequencias para seus devidos falantes e quando estiver só com uma das caixas ai deixo ele desligado mesmo...

Loucura?

Abraços!
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por allexcosta Dom Dez 26, 2010 3:15 pm

GPBass-RJ escreveu:A questão é Qual?

Eminence Delta-10B

GPBass-RJ escreveu:A ideia é colocar um divisor que eu possa desligar quando necessário. Quando eu estiver com o set todo o divisor estará ativo endereçando as frequencias para seus devidos falantes e quando estiver só com uma das caixas ai deixo ele desligado mesmo...

Loucura?

Não, o 800RB foi lançado no início dos anos 80 e faz exatamente isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Dom Dez 26, 2010 4:52 pm

Allex,

Vc sabe +/- qual a medida de corte para este divisor?

Valeu pela ajuda!
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por allexcosta Dom Dez 26, 2010 5:08 pm

O 800RB tem um crossover variável entre 100hz e 1khz.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Pedro Jack Dom Dez 26, 2010 6:24 pm

Allex/Hil: e quanto ao sistema de cambiar a impedância da caixa, com os da epifani d.i.s.t, como ficam os cálculos? Pergunto por que vejo a quantidade de variáveis envolvidas na cálculo e como poderia ser compensada um mudança tão radical como reduzir pela metade a impedância de uma caixa sem perder em qualidade/desempenho.
Pedro Jack
Pedro Jack
Membro

Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por GPBass-RJ Seg Dez 27, 2010 9:15 pm

allexcosta escreveu:
GPBass-RJ escreveu:A questão é Qual?

Eminence Delta-10B


O Problema é achar Eminence aqui. E sem contar com o preço que é bem salgado!!! Cotei a importação uma vez deu aproximadamente R$600 cada falante. Inviével...

Os modelos que citei anteriormente custam aproximadamente R$150 cada...

GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Luciano Zani Seg Mar 28, 2011 4:24 pm

boa gente, tenho um bx 200 e acho ele muito bom tem um gravão e tals, gostaria de fazer uma experiencia, construir uma caixa com 2 10B1 selenium e colocar o bx 200 como cabeçote, será que rola? ou vou perder o falante do bx, vai funcionar os tres alto falantes? obrigado

____________________________
" Se rock fosse vendido em saquinhos, a heroína e a cocaína não valeriam 1 Dolar "
Ozzy Osbourne
Luciano Zani
Luciano Zani
Membro

Mensagens : 62
Localização : são bernardo do campo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 28, 2011 6:15 pm

^Vc não poderá fazer isso usando os 3 falantes, mas apenas a caixa 2X10 ligada em paralelo (o que daria 4 ohms de impedância). Se vc ligar os 3 juntos, a impedância geral cairía para 2 ohms e o amp queimará (o BX200 trabalha com impedância mínima de 4 ohms, que, aliás é a do alto-falante desse combo).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Luciano Zani Ter Mar 29, 2011 8:22 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Vc não poderá fazer isso usando os 3 falantes, mas apenas a caixa 2X10 ligada em paralelo (o que daria 4 ohms de impedância). Se vc ligar os 3 juntos, a impedância geral cairía para 2 ohms e o amp queimará (o BX200 trabalha com impedância mínima de 4 ohms, que, aliás é a do alto-falante desse combo).

isso sim que é resposta, obrigado cheers

____________________________
" Se rock fosse vendido em saquinhos, a heroína e a cocaína não valeriam 1 Dolar "
Ozzy Osbourne
Luciano Zani
Luciano Zani
Membro

Mensagens : 62
Localização : são bernardo do campo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Groovictor Sex Abr 08, 2011 11:08 am

Esse tópico é Lindo d+ homi.
Quero fazer minhas caixas também e essa informações são de grande valia.
Tenho uma pergunta aos mestres aqui presentes:
Quero comprar um cabeçote q tudo indica ser o MB500 da GK.
Tenho alguns falantes em casa que vou checar os modelos e por aqui para ver se vcs conhecem algo sobre eles e o som.
Finalmente Queria saber um esquema versatil pras caixas, pois tipo toco de tudo nos bares da vida e tenho uma banda de rock anos 80, queria tanto graves redondos como médios bem cortantes com agudos cristalinos.
Tava pensando em fazer 2 caixas com 2x10 e 1x15 ou 1x12 com a que tiver o maior falante por um driver com chave seletora pra ligar e desligar.
Acham q com essa configuração consigo o timbre desejado, tendo em vista que não quero um trombolho grande d+ pra carregar.
Ahh queria saber também como q liga a parada dos crossover pra limitar as frequências. Tipo um tutorial rápido bem como o preço e quais as melhores marcas com um preço legal.
Desde ja agradeço os posts.

Groovictor
Membro

Mensagens : 43
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Sex Abr 22, 2011 1:06 am

Hil escreveu:Camarada Daniel,

Caso queira continuar a sua empreitada de utilizar apenas falantes de 10 polegadas em "full range" procure por algo que possua aproximadamente; Fs abaixo de 60Hz, Bl acima de 15Tm, Qts e Qes abaixo de 0,3, ou faça como fabricantes famosos que utilizam 6 a 8 falantes de 10 polegadas para alcançar a região grave com o acoplamento mutuo.

Se você for um pouco mais teimoso pode adicionar peso ao cone que a freqüência de ressonância chega a cair 20 Hertz. Mas isso prejudicará outros parâmetros, principalmente o Spl.

Saudações
Hilarion Vianna
Desculpe disvirtuar um pouco mais tenho uma duvida e tenho certeza que vai conseguir me esclarecer satisfatoriamente.
Relação potencia RMS auto falante e amplificação..
Ja estou pesquisando o assunto a 1 semana e apesar de inumeras explicações e opiniões diferentes não cheguei a uma conclusao satisfatoria.
Uns dizem que seu o auto falante é de 300 wats RMS eu teria que ter uma amplificação do dobro ou seja 600 wats RMS para que o amplificador trabalhe com folga e para que se possa tirar tudo do falante que aguenta picos acima de sua capacidade RMS.
Outros dizem que no caso de instrumentos o ideal é trabalhar com ambos na mesma potencia ou seja falante 300 wats RMS amplificação 300 wats RMS.
Eu pessoalmente noto que os combos de baixo em geral vem com uma sobra nos falantes semprede 50 wats RMS ou seja falante 350 wats RMS e amplificação 300 wats RMS. (Neste caso normalmente eu me decepiciono pois com o volume em as 3 horas todos os amps que passaram na minha mão distorcem, chegando perto de clipar. Ai se eu compro um amp de 240 wats como no caso do que comprei o Meteoro Star Black 15 achando que seriasuficiente, so posso utilizar ele no máximo as 12 horas sem distorcer e ai o volume ja não é o suficiente).
A também o exemplo do companheiro acima que utiliza uma caixa Hand made totalizando 600 wats RMS e utilizando como amplificação um GK 400 que da em 8 HMS 180 wats RMS e em 4 Ohms 280 wats RMS.
Ai ja neste caso ocorre uma grande sobra de potencia nos falantes, justamente o contrario do que citei no inicio e o companheiro diz que o som ficou pancada.
Afinal galera o que é certo? Como posso utilizar pelo menos 80% da potencia do amplificador sem distorcer ou clipar e ainda obter volume suficiente sem ter que utilizar um grande set?
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Sex Abr 22, 2011 2:01 am

Hil escreveu:
Lapetina escreveu:gus, acho eu que não vale a pena mexer, os caras devem ter feito um estudo e acharam que essa era a melhor resposta pra esse modelo!

Infelizmente no ramo de instrumentos as caixas são fabricadas no "ouvidometro", pouquíssimas marcas fazem seguindo técnicas rígidas como no ramo de PA. Não existe teoria nenhuma que comprove a eficiência de caixas com aberturas sem fundamentos. Isto pode ser considerado algo próximo a um "baffle infinito", mas o tamanho da caixa não chegaria nem a 1/3 de lambda de 200hz, ou seja, não presta para as fundamentais do contrabaixo.
Hil se vc puder me ajudar comprei um Meteoro Star Black 15 que esta com um teeter lesson o qual não sei especificar ele é daquele tipo de amp que deita tipo retorno.
Ocorre que o volume no 7 ja distorce ameaçando clipar, os graves se embolam e som fica sem definição e sem peso mesmo tendo falante de 15.
Se puder me fazer sugestões para melhorar o som fazendo quaisquer modificações necessárias, mesmo trocando falante,acrecentando drive, corneta o que for preciso, para eu poder utilizar o 240 wats RMS do amp sem distorcer e sem perder a definição e o peso do som.
segue imagem do amp.
Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 28lvyua
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Sex Abr 22, 2011 2:04 am

Li este relato em outro forum será que procede?
(Toco em minha igreja com um star black de 15 (200 rms). Sempre achei que este cubo nao tinha peso pela potencia que tem. Meu baixo é um ibanez sr505. Tem peso o suficiente. Se eu toco até uns 5 metros dele, eu nao sinto peso e o pessoal q ta perto também nao sente peso algum. Já quem está afastado, lá no fundo da igreja, me ouve muito bem, sem definição e muito alto. Estudando bastante engenharia sonora (estudando apostilas por conta propria) entendi a "volta" que o som dá. Resolvi por a mão na massa. Aquele ampli iria receber modificações. 1ª modificação = tirar o maldito tweeter. 2ª modificação e a mais importante = fechar o duto traseiro. Minha explicação (é claro, nao sou um engenheiro de som) agora, o som que saía por trás do ampli sai pela abertura da frente onde ficava o tweeter. A abertura do tweeter é exatamente a metade do duto traseiro. Sendo assim, tem-se mais pressão interna e com isso, sabe-se lá o que acontece, deu uma melhorada de 200% no som desse ampli e agora sinto dentro do peito o grave que ele produz. Quem me ouvia no fundo da igreja, sem definição e muito alto, agora ouve um grave gostoso, como se fosse um subwoofer do P.A.
Mais alguém ja fez alguma coisa com o Star Black ou outros amplis?)

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por MPSGODOY Sáb Abr 23, 2011 5:03 pm

Amigo, não me leve a mal, mas vc disse q estudou bastante "engenharia sonora"... Só q o duto não é um simples orifício aberto aleatoriamente na caixa. Seu diâmetro e comprimento interferem diretamente na resposta de frequência desta. Pelo q percebi, vc está desesperado em busca de um timbre com mais punch e presença. Então vou falar o q vc não quer ouvir: compre outro amp. Wink Um cubo, principalmente meteoro, possui suas limitações. Se quer potência de sobra e tudo aquilo q vc citou (falta de "pressão"), sugiro q compre um cabeçote e caixas separadas. Vc vai fazer um investimento ($) q te trará felicidades por mt tempo. Percebo q todos criticam tweeter e acham desnecessário o uso em caixas de baixo. Eu não diria q o problema está nos agudos, mas sim nos tweeters "meia-boca" utilizados em caixas comerciais. O agudo tem q soar de forma natural, não estridente como muitos alegam. É melhor usar um tweeter ou driver decente...
Abs,
MP
MPSGODOY
MPSGODOY
Membro

Mensagens : 309
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Sáb Abr 23, 2011 10:31 pm

MPSGODOY escreveu:Amigo, não me leve a mal, mas vc disse q estudou bastante "engenharia sonora"... Só q o duto não é um simples orifício aberto aleatoriamente na caixa. Seu diâmetro e comprimento interferem diretamente na resposta de frequência desta. Pelo q percebi, vc está desesperado em busca de um timbre com mais punch e presença. Então vou falar o q vc não quer ouvir: compre outro amp. Wink Um cubo, principalmente meteoro, possui suas limitações. Se quer potência de sobra e tudo aquilo q vc citou (falta de "pressão"), sugiro q compre um cabeçote e caixas separadas. Vc vai fazer um investimento ($) q te trará felicidades por mt tempo. Percebo q todos criticam tweeter e acham desnecessário o uso em caixas de baixo. Eu não diria q o problema está nos agudos, mas sim nos tweeters "meia-boca" utilizados em caixas comerciais. O agudo tem q soar de forma natural, não estridente como muitos alegam. É melhor usar um tweeter ou driver decente...
Abs,
MP
Ou parceiro falei que estou estudando para tentar entender a relação potencia amp e falante. E não consegui entender o que é certo. Mais como falei muita coisa talvez ficou confuso.
Então mais comprar outro amp no momento não é uma possibilidade ja que gastei 1000 reais neste achando que pelo menos me daria a potencia necessária.
Por isso to pedindo uma ajuda pro Hill porque ele sabe auxiliar como dar uma melhorada no som sem ter que necessáriamente comprar outro. Claro que preferiria comprar outro conforme vc sugeriu.
Sobre o tweeter concordo então ta ai minha pergunta trocando por outro de maior qualidade resolveria? Até mesmo na questão de medios graves?
Na real a impressão que me passa é que este amp não da os 240 wats que a meteoro diz que da. Se for real é muita "falta de sacanagem ne" rsrsrs.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por NETOULTRA Sáb Abr 23, 2011 10:42 pm

lobo bassman escreveu:
Na real a impressão que me passa é que este amp não da os 240 wats que a meteoro diz que da. Se for real é muita "falta de sacanagem ne" rsrsrs.

Uma boa dica de leitura.

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Nunca+Mais+Seja+Enganado+-+Psicologia+da+Mentira

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Sáb Abr 23, 2011 10:49 pm

NETOULTRA escreveu:
lobo bassman escreveu:
Na real a impressão que me passa é que este amp não da os 240 wats que a meteoro diz que da. Se for real é muita "falta de sacanagem ne" rsrsrs.

Uma boa dica de leitura.

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Nunca+Mais+Seja+Enganado+-+Psicologia+da+Mentira
Então valeu pelo bom humor, mais se em um amp vem escrito que a potencia do out é de 240 wats RMS agente espera no minimo que isso seja verdade, mesmo que a qulidade do som não fosse das melhores.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por NETOULTRA Sáb Abr 23, 2011 10:54 pm

Amigo, amigo... Cara esse lance de potência eh um negocio complicado de acreditar, já testei um cb100 da roland ( 100 watt ) do lado de um starblack, o roland engoliu o meteoro...

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Sáb Abr 23, 2011 11:37 pm

NETOULTRA escreveu:Amigo, amigo... Cara esse lance de potência eh um negocio complicado de acreditar, já testei um cb100 da roland ( 100 watt ) do lado de um starblack, o roland engoliu o meteoro...
Pois é em outro topico estavam falando sobre o hartke kick back a 100, mais eu toquei em um estudio aqui com ele o staner stage dragon e fiquei em uma m**** porque o hartke tem um timbrão principalmente os que não tem cone de aluminio, mais os 100 wats não dao nem pro cheiro velho fraquinho pra tocar com banda. ai fui stage dragon sataner 200 wats som alto velho tipo engole o hartke mais timbre de m****, e os eq sao de enfeite.
Eu pensei que o star black seria assim muito som com pouca qualidade, mais não foi assim... Fazer o que e agora vendo e falo com que cara compra ai porque o som é pancada. Po será que da o som? por** cara claro 240 wat... rsrsrs acho que vou ter que usá-lo de mesa de centro. rsrsrs
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por MPSGODOY Dom Abr 24, 2011 12:48 am

lobo bassman escreveu:
MPSGODOY escreveu:Amigo, não me leve a mal, mas vc disse q estudou bastante "engenharia sonora"... Só q o duto não é um simples orifício aberto aleatoriamente na caixa. Seu diâmetro e comprimento interferem diretamente na resposta de frequência desta. Pelo q percebi, vc está desesperado em busca de um timbre com mais punch e presença. Então vou falar o q vc não quer ouvir: compre outro amp. Wink Um cubo, principalmente meteoro, possui suas limitações. Se quer potência de sobra e tudo aquilo q vc citou (falta de "pressão"), sugiro q compre um cabeçote e caixas separadas. Vc vai fazer um investimento ($) q te trará felicidades por mt tempo. Percebo q todos criticam tweeter e acham desnecessário o uso em caixas de baixo. Eu não diria q o problema está nos agudos, mas sim nos tweeters "meia-boca" utilizados em caixas comerciais. O agudo tem q soar de forma natural, não estridente como muitos alegam. É melhor usar um tweeter ou driver decente...
Abs,
MP
Ou parceiro falei que estou estudando para tentar entender a relação potencia amp e falante. E não consegui entender o que é certo. Mais como falei muita coisa talvez ficou confuso.
Então mais comprar outro amp no momento não é uma possibilidade ja que gastei 1000 reais neste achando que pelo menos me daria a potencia necessária.
Por isso to pedindo uma ajuda pro Hill porque ele sabe auxiliar como dar uma melhorada no som sem ter que necessáriamente comprar outro. Claro que preferiria comprar outro conforme vc sugeriu.
Sobre o tweeter concordo então ta ai minha pergunta trocando por outro de maior qualidade resolveria? Até mesmo na questão de medios graves?
Na real a impressão que me passa é que este amp não da os 240 wats que a meteoro diz que da. Se for real é muita "falta de sacanagem ne" rsrsrs.

Parceiro, ficou confuso sim... rsrsrs... Vc postou 3x seguidas.
Vamos por partes... A minha opinião foi acerca das possibilidades q vc questinou sobre dar um upgrade no amp. Sinceramente? Eu não mecheria num amp desses. O problema não é unicamente no falante, no tweeter ou no amp. É no conjunto... Se não há como adquirir um amp melhor no momento, tente juntar uma grana p/ no futuro vc fazer um investimento maior.
Nenhum vai atuar nas frequências "médio-graves". Os tweeter geralmente respondem acima de 3.5khz. Alguns partem de 2khz, mas não é comum. O tweeter é para responder nas frequências altas (agudos). Vc não encontra uma caixa 3 ou 4 vias p/ baixo com facilidade. O q os fabricantes fazem é usar um woofer com corte em aprox. 3.5khz onde o tweeter começa a responder. O problema é q o woofer deveria ser dimensionado somente p/ os graves. Para os médios, vc deveria utilizar um falante de 6"; e agudos um tweeter. O problema é o custo, q fica elevado em caixas comerciais, por isso partem p/ woofer + tweeter ou somente woofer trabalhando em full range (a resposta não é mt ampla, mas agrada a grande maioria). Se o tweeter da sua caixa te incomoda, o deligue. Não acho q investir nessa caixa te trará grandes surpresas. Desculpe, mas estou sendo sincero...
Sobre essa discussão de watts... Eu tenho um receiver da Harman Kardon aqui com 50w reais por canal (são 7 ao todo). Pode colocar um SONY com 200w ao lado e vc vai se perguntar como q um amp com 50w fala mais alto q 200w? A lógica por trás disso é muito complexa. Não sou engenheiro nem técnico em eletrônica, mas os projetos bem desenvolvidos são pensados e testados de forma minuciosa. No caso dos Harman Kardon q exemplifiquei a corrente na fonte chega a 40A. As fontes são "parrudas" p/ poder alimentar todo o circuito e tocar (e controlar) as caixas com folga...
Há como burlar esses testes. É isso q todos esses fabricantes fazem, incluindo Sony, Philips etc. Vide esses mini-systems e home-theaters populares... Alguns prometem 1000w de potência total, mas com 15% de THD (distorção harmônica total). Evil or Very Mad
Não vou me prolongar mais, acho q vc entendeu a msg. Qualquer dúvida é só falar.
Abs,
MP
MPSGODOY
MPSGODOY
Membro

Mensagens : 309
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por lobo bassman Dom Abr 24, 2011 12:27 pm

MPSGODOY escreveu:
lobo bassman escreveu:
MPSGODOY escreveu:Amigo, não me leve a mal, mas vc disse q estudou bastante "engenharia sonora"... Só q o duto não é um simples orifício aberto aleatoriamente na caixa. Seu diâmetro e comprimento interferem diretamente na resposta de frequência desta. Pelo q percebi, vc está desesperado em busca de um timbre com mais punch e presença. Então vou falar o q vc não quer ouvir: compre outro amp. Wink Um cubo, principalmente meteoro, possui suas limitações. Se quer potência de sobra e tudo aquilo q vc citou (falta de "pressão"), sugiro q compre um cabeçote e caixas separadas. Vc vai fazer um investimento ($) q te trará felicidades por mt tempo. Percebo q todos criticam tweeter e acham desnecessário o uso em caixas de baixo. Eu não diria q o problema está nos agudos, mas sim nos tweeters "meia-boca" utilizados em caixas comerciais. O agudo tem q soar de forma natural, não estridente como muitos alegam. É melhor usar um tweeter ou driver decente...
Abs,
MP
Ou parceiro falei que estou estudando para tentar entender a relação potencia amp e falante. E não consegui entender o que é certo. Mais como falei muita coisa talvez ficou confuso.
Então mais comprar outro amp no momento não é uma possibilidade ja que gastei 1000 reais neste achando que pelo menos me daria a potencia necessária.
Por isso to pedindo uma ajuda pro Hill porque ele sabe auxiliar como dar uma melhorada no som sem ter que necessáriamente comprar outro. Claro que preferiria comprar outro conforme vc sugeriu.
Sobre o tweeter concordo então ta ai minha pergunta trocando por outro de maior qualidade resolveria? Até mesmo na questão de medios graves?
Na real a impressão que me passa é que este amp não da os 240 wats que a meteoro diz que da. Se for real é muita "falta de sacanagem ne" rsrsrs.

Parceiro, ficou confuso sim... rsrsrs... Vc postou 3x seguidas.
Vamos por partes... A minha opinião foi acerca das possibilidades q vc questinou sobre dar um upgrade no amp. Sinceramente? Eu não mecheria num amp desses. O problema não é unicamente no falante, no tweeter ou no amp. É no conjunto... Se não há como adquirir um amp melhor no momento, tente juntar uma grana p/ no futuro vc fazer um investimento maior.
Nenhum vai atuar nas frequências "médio-graves". Os tweeter geralmente respondem acima de 3.5khz. Alguns partem de 2khz, mas não é comum. O tweeter é para responder nas frequências altas (agudos). Vc não encontra uma caixa 3 ou 4 vias p/ baixo com facilidade. O q os fabricantes fazem é usar um woofer com corte em aprox. 3.5khz onde o tweeter começa a responder. O problema é q o woofer deveria ser dimensionado somente p/ os graves. Para os médios, vc deveria utilizar um falante de 6"; e agudos um tweeter. O problema é o custo, q fica elevado em caixas comerciais, por isso partem p/ woofer + tweeter ou somente woofer trabalhando em full range (a resposta não é mt ampla, mas agrada a grande maioria). Se o tweeter da sua caixa te incomoda, o deligue. Não acho q investir nessa caixa te trará grandes surpresas. Desculpe, mas estou sendo sincero...
Sobre essa discussão de watts... Eu tenho um receiver da Harman Kardon aqui com 50w reais por canal (são 7 ao todo). Pode colocar um SONY com 200w ao lado e vc vai se perguntar como q um amp com 50w fala mais alto q 200w? A lógica por trás disso é muito complexa. Não sou engenheiro nem técnico em eletrônica, mas os projetos bem desenvolvidos são pensados e testados de forma minuciosa. No caso dos Harman Kardon q exemplifiquei a corrente na fonte chega a 40A. As fontes são "parrudas" p/ poder alimentar todo o circuito e tocar (e controlar) as caixas com folga...
Há como burlar esses testes. É isso q todos esses fabricantes fazem, incluindo Sony, Philips etc. Vide esses mini-systems e home-theaters populares... Alguns prometem 1000w de potência total, mas com 15% de THD (distorção harmônica total). Evil or Very Mad
Não vou me prolongar mais, acho q vc entendeu a msg. Qualquer dúvida é só falar.
Abs,
MP
Valeu parceiro, meio triste mais com o assunto esclarecido...
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Groovictor Seg Abr 25, 2011 4:09 pm

Algem me consegue um projeto de caixas 2x10?
Queria saber o seguinte se posso colocar um resistor de 16 ohm com uns 25 watts pra associar em paralelo com uma série de 2 falantes, pois pensei em colocoar uma chave on-on nessa caixa 2x10 p/ ligar uma horn de 16 ohm de impedância associado em paralelo com a série de 2X10, pois assim ,teoricamente, vou ter sempre 8 omh, fornecendo uma potência mais constante.

Groovictor
Membro

Mensagens : 43
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 25, 2011 5:48 pm

Algem me consegue um projeto de caixas 2x10?
Cada falante precisa de um projeto, então sem falante, sem projeto...

Queria saber o seguinte se posso colocar um resistor de 16 ohm com uns 25 watts pra associar em paralelo com uma série de 2 falantes, pois pensei em colocoar uma chave on-on nessa caixa 2x10 p/ ligar uma horn de 16 ohm de impedância associado em paralelo com a série de 2X10, pois assim ,teoricamente, vou ter sempre 8 omh, fornecendo uma potência mais constante.
Não precisa do resistor. E o horn precisa ter um filtro pra não mandar graves pra ele, então ele não estará REALMENTE em paralelo com os falantes.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por MPSGODOY Seg Abr 25, 2011 9:36 pm

Apenas complementando o comentário do Thales, um crossover seria ideal para a divisão de frequências. Alguns já possuem "proteções" para drivers.
MPSGODOY
MPSGODOY
Membro

Mensagens : 309
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Groovictor Seg Abr 25, 2011 11:53 pm

Ja preparei o projeto dos divisores de frequencia e estava ciente disso previamente, agora tipow quero no começo usar uns falantes que possuo, não obstante so tem a impedância dele escrito, mais tenho impressão de que são selenium 10pw3 mais no futuro quero substitui-los, conforme o dinheiro for entrando, por Celestion o bn200x ou então Eminence Legend BP102A ai ja queria aproveitar as caixas.
Devo fazer a mesma coisa pra outra caixa que será 1x15 vou começar com um selenium que ja possuo e mais pra frete trocar por Eminece ou Celestion e ficar com um par de caixas bastante versatil.
Tendo isso em vista vocês me conseguiriam um bom projeto. que nele esteja incluso uma horn em cada caixa e que a impedância de cada caixa resulte em 8 omh.

Groovictor
Membro

Mensagens : 43
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Groovictor Qui maio 19, 2011 10:35 am

... Ninguem?

Groovictor
Membro

Mensagens : 43
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 19, 2011 11:53 am

Apenas complementando o comentário do Thales, um crossover seria ideal para a divisão de frequências. Alguns já possuem "proteções" para drivers.
O crossover é o tal filtro, citado por mim.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Groovictor Qua maio 25, 2011 10:46 am

Bem galera ja estou terminando de montar minhas caixas que estão sendo montadas com 2 10PW3 e 1 horn a selenium numa caixa e outra caixa com 1 15PW3 e outra horn da selenium. Para empurrar comprei um Black Bass 500 da Sound Maker que estou esperando chegar vou tentar postar um review tanto das caixas quanto do amp (comprei no escuro por falta de dados aqui no forum e na internet).
Quanto as ligações vou fazer a de 2x10 ficar com 16 ohms e a de 1x15 com 8 ohms tendo impedância resultante de 5,33 ohms quando as duas ligadas em paralelo. muito obrigado pela ajuda de todos.

Groovictor
Membro

Mensagens : 43
Localização : juazeiro do norte

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Diogo Kurz Qui Set 01, 2011 8:29 am

NETOULTRA escreveu:Amigo, amigo... Cara esse lance de potência eh um negocio complicado de acreditar, já testei um cb100 da roland ( 100 watt ) do lado de um starblack, o roland engoliu o meteoro...

Amigo, eu tenho o Roland cb100 e te digo: potencia declarada é balela! O lance é ouvir, pois os 120w que dá o Hartke KB não dá dentro com o cb100. Os 140w do meteoro... tudo mentira. BA115, esquece. muito fraco. O único combo que dá dentro em questao de volume em minha opinião é o staner bx200 e as séries HD da hartke, que são excelentes em timbre e potencia. Muito mais em timbre.

Bem, tb não testei o ibanez prohmetan... neste eu nao sei opinar.

Mas a questão é que pra tocar com banda, mesmo o Roland, fica meio esquisito, pois apesar de ter potencia, acho que o falante de 15" dá mais grave (mais embolado, eu sei) que os de 12". Com isso, e possivel trabalhar com mais folga no volume, sem ter que esgoelar muito a caixa. Pra banda, a melhor opção em custo beneficio seria mesmo o staner bx200.

Mas os 100w do cb100 são bem nervosos mesmo. pra tocar um jazz, é a melhor invenção do homem, pois pra mim é o melhor timbre que já ouvi na vida.

Desculpe o assunto meio off-topic, mas a intenção foi diferenciar os falantes de 15" e de 12".

Abraço!

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...) - Página 3 Empty Re: Qual falante usar para caixa 2x10 ? (Bravox, Selenium, Keybass...)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos