Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

+5
JAZZigo
Guga Ramone
allexcosta
joabi
maoc1886@gmail.com
9 participantes

Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por maoc1886@gmail.com Seg Set 05, 2016 12:37 pm

Boa tarde amigos, comprei há pouco um amplificador Carvin MB15 anunciado aqui no fórum mesmo em muito bom estado sem nenhum detalhe aparente. Nesse último sábado fiz meu primeiro show com ele e para meu desespero, no final da apresentação o pequeno notável calou-se duas vezes e levou cerca de 2 minutos pra voltar à vida, após a segunda apagada, abaixei o drive e o master de 5 para 3,5 ~4 e consegui terminar o show.

Procurei sinais de aquecimento físico e também não havia nenhum cheiro de queimado, além disso, ele estava ligado sozinho em uma extensão da casa e com boa aparência.

Usei ele em dois blocos de 1h30 sendo que no intervalo de cerca de 30min. eu o desliguei.

Usei ele com o drive no volume 5 e o master também no 5, compressor em 1 e o equalizador todo flat.

Ele se comportou bem durante todo o tempo e só deu esse susto no final. Dando uma rápida pesquisada por ai, vi pessoas aconselhando usar um estabilizador de energia, lembrando que o Carvin em questão é bi-volt automático e disseram que por ser um aparelho moderno ele possuí um sistema de segurança que pode leva-lo a desligar caso haja uma instabilidade na rede ou até um superaquecimento

Estou pensando em levar numa eletrônica para dar uma olhada, mas será que usando um estabilizador de energia eu posso confiar?

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho 100_1424_zpszdfybovi
maoc1886@gmail.com
maoc1886@gmail.com
Membro

Mensagens : 8
Localização : Lorena

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por joabi Seg Set 05, 2016 1:03 pm


Estabilizador não deve ser usado com amplificadores.

Pode ser falta de ventilação no local. Estava muito próximo de alguma parede? Estava quente no palco?

O sistema de proteção serve pra avisar que algo está errado na utilização, e é difícil dar pau nesse sistema. O ajuste dos botões de volume e master não querem dizer muita coisa. Existem outras formas de forçar o amp mesmo com eles relativamente baixos. Se você usou com todo esse grave aí da foto, por exemplo, seria minha primeira suspeita. Sei que você disse que no dia estava flat.

Verifique também a chave "ativo". Tente deixá-la de acordo com a configuração do seu baixo (ligada para baixos ativos, desligada para passivos ou com pouco volume). Se estiver desligada e o baixo tiver sinal forte, o preamp pode saturar e ativar a proteção, mesmo que o master esteja baixo.


EDIT: esqueci de dizer... se tiver ventoinha, veja se não está suja ou travada.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por maoc1886@gmail.com Seg Set 05, 2016 1:48 pm

joabi escreveu:
Estabilizador não deve ser usado com amplificadores.

Pode ser falta de ventilação no local. Estava muito próximo de alguma parede? Estava quente no palco?

O sistema de proteção serve pra avisar que algo está errado na utilização, e é difícil dar pau nesse sistema. O ajuste dos botões de volume e master não querem dizer muita coisa. Existem outras formas de forçar o amp mesmo com eles relativamente baixos. Se você usou com todo esse grave aí da foto, por exemplo, seria minha primeira suspeita. Sei que você disse que no dia estava flat.

Verifique também a chave "ativo". Tente deixá-la de acordo com a configuração do seu baixo (ligada para baixos ativos, desligada para passivos ou com pouco volume). Se estiver desligada e o baixo tiver sinal forte, o preamp pode saturar e ativar a proteção, mesmo que o master esteja baixo.


EDIT: esqueci de dizer... se tiver ventoinha, veja se não está suja ou travada.




A foto é do anúncio, no dia usei tudo flat. Meu baixo é um precision passivo e a chave do ativo do amplificador estava em passivo, o palco estava bem ventilado e não havia nada atrás do amplificador. Coloquei a mão em toda parte dele e não havia nada quente e nem cheiro de queimado. Aparentemente ele não tem ventoinha por que ele é todo fechado, não tem nenhuma saída de ar. Eu abaixei o volume após a segunda apagada e depois ele não apagou mais...
maoc1886@gmail.com
maoc1886@gmail.com
Membro

Mensagens : 8
Localização : Lorena

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por allexcosta Seg Set 05, 2016 2:44 pm

Sintoma clássico de amp desarmando.

Exija menos dele e/ou use um ventilador pequeno no fundo. Estabilizador não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Guga Ramone Seg Set 05, 2016 3:29 pm

Concordo com o Allex de que é sintoma de sistema de proteção do amp sendo ativado.

Talvez ele possua dissipador de calor interno e o mesmo não esteja bem acoplado.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por JAZZigo Seg Set 05, 2016 9:36 pm

Não sei se é impressão só minha, mas, independente da marca, a quantidade de problemas com amplificadores CLASS D relatados aqui no fórum é muito alta. Definitivamente, não são confiáveis... mais um motivo para não sair com o meu de casa. Medo
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Coder Seg Set 05, 2016 10:43 pm

Tá aquecendo...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por allexcosta Seg Set 05, 2016 10:56 pm

JAZZigo escreveu:Não sei se é impressão só minha, mas, independente da marca, a quantidade de problemas com amplificadores CLASS D relatados aqui no fórum é muito alta. Definitivamente, não são confiáveis... mais um motivo para não sair com o meu de casa. Medo

É um brinquedinho. Se quiser mais que isso, vira peso de papel.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por fheliojr Ter Set 06, 2016 12:19 am

joabi escreveu:
Estabilizador não deve ser usado com amplificadores...

poxa, eu uso um, com a finalidade de transformador, pois a tensão da rede daqui é 220V e a do meu amp, 110V.  Medo

JAZZigo escreveu:Não sei se é impressão só minha, mas, independente da marca, a quantidade de problemas com amplificadores CLASS D relatados aqui no fórum é muito alta. Definitivamente, não são confiáveis... mais um motivo para não sair com o meu de casa. Medo

o único q tem se mostrado confiável é o promethean antigo, mas, mesmo assim, eu, tb, não arriscaria.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por joabi Ter Set 06, 2016 12:22 am


O Thales consegue explicar melhor o motivo, mas use um transformador comum, não estabilizado. Esse é tranquilo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por fheliojr Ter Set 06, 2016 12:45 am

^ muito obrigado, joabi!!!
Amigos Colegas kiss up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2016 7:17 am

fheliojr escreveu:o único q tem se mostrado confiável é o promethean antigo, mas, mesmo assim, eu, tb, não arriscaria.

Alguém, aki, teve, problema, com, o, Promethean?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Willian Casagrande Ter Set 06, 2016 9:31 am

JAZZigo escreveu:Não sei se é impressão só minha, mas, independente da marca, a quantidade de problemas com amplificadores CLASS D relatados aqui no fórum é muito alta. Definitivamente, não são confiáveis... mais um motivo para não sair com o meu de casa. Medo

JAZZ, como faço pra saber se meu amp (Ashdown EB15180) é classe D? Já pesquisei sobre e não achei informações sobre isso. Como não entendo patavina disso, preciso de algo resumido e sem aqueles esquemas malucos com circuitos e tal, por favor rsrs.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por joabi Ter Set 06, 2016 10:31 am


Pelo peso. Very Happy
Você também pode ligar na tensão errada. Se o técnico disser que não tem conserto, é Classe D. Ri Muito

William, seu amp não é digital. Nem sei se a Ashdown tem algum classe D, pra dizer a verdade.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Willian Casagrande Ter Set 06, 2016 10:37 am

joabi escreveu:
Pelo peso. Very Happy
Você também pode ligar na tensão errada. Se o técnico disser que não tem conserto, é Classe D. Ri Muito

William, seu amp não é digital. Nem sei se a Ashdown tem algum classe D, pra dizer a verdade.

A Ashdown tem uns cabeçotes classe D, sim. Mas, desses amps mais antigos, como o meu, não sei.
Esse amp é pesado pra diabo, tem uns quase 30kg. Então, não deve ser.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por joabi Ter Set 06, 2016 11:58 am


^O correto é olhar as especificações. Se encontrar qualquer coisa do tipo: Classe D, fonte PWM, amplificador digital, então é classe D.

O que muda na prática é a fonte. Ele aproveita muito melhor a energia da rede, sem precisar dos transformadores grandes e pesados, fora isso é um amp normal. Como qualquer amp normal também, existem os bons e os ruins. Costumam não ter dissipador de calor, somente a carcaça (às vezes com ventoinha) costuma ser suficiente.

Até hoje tive sorte com o meu. Uso desde 2012 e nunca tive problemas. O fato de ser bi-volt ajuda.
Já usei em situações bem intensas e aguentou numa boa. Se der pau, paciência. Gosto tanto dele que eu compraria outro, numa boa.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por fheliojr Ter Set 06, 2016 1:40 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:o único q tem se mostrado confiável é o promethean antigo, mas, mesmo assim, eu, tb, não arriscaria.

Alguém, aki, teve, problema, com, o, Promethean?

Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2016 2:57 pm

O Jorgera não tava vendendo um Ashdown classe D dia desses?

Little Giant ou algo assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Willian Casagrande Ter Set 06, 2016 3:07 pm

allexcosta escreveu:O Jorgera não tava vendendo um Ashdown classe D dia desses?

Little Giant ou algo assim.

É esse mesmo o nome. A marca tem uma meia dúzia de classe D, na verdade.
Postei o catálogo do site no Clube Ashdown, pra quem quiser conferir: https://www.contrabaixobr.com/t4127-clube-ashdown-adm-por-willian-casagrande
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Coder Qua Set 07, 2016 2:24 pm

Classe D é igual a Pitbull castrado. Late, tem pose de machão, mas na hora do "vamo vê", se encolhe todo e sai com o rabinho entre as pernas!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Bruno Alcântara Sáb Out 12, 2019 1:52 pm

Pá de ouro pra mim, mas acho relevante acrescentar

Não vi esse tópico na época! Fui eu quem vendi pro rapaz, ele entrou em contato comigo e desfizemos o negócio.
Deixei na Danamp em SP refizeram as soldas e usei mais alguns meses, depois recoloquei a venda.
Comigo não deu mais problema e fiquei à disposição do novo comprador que nunca mais me chamou, até onde sei não deu mais problema. Vou até ver se ainda tenho o contato dele.

Independente do preconceito com os classe D o Carvin fala muito, o gabinete é muito bem construído, zero ruído, equalizador funcional, leve e compacto, cumpre muito bem a proposta. Agora se precisa de muita potência não adianta querer cobrar isso de qualquer combo, seja justo e parta para um set e entenda a proposta dos produtos na hora de fazer uma avaliação
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho Empty Re: Amplificador Carvin MB15 desligando sozinho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos