Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passagem de 4 para 6 cordas.

+3
elson.arcos
allexcosta
RafaelDimarzio
7 participantes

Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por RafaelDimarzio Seg Set 12, 2016 4:10 pm

Galera, recentemente vim cogitando a possibilidade da troca do baixo de 4 para 6 cordas por alguns motivos.

- Algumas bandas que toco, necessitam da afinação mais baixa do que a padrão(chegando até em C#). A corda B eliminaria o processo de afinação e desafinação da corda, evitando problemas com o braço/regulagem e dando mais sustain à nota(visto que a corda E perde um pouco isso ao desafinar).

- Tenho estudado bastante harmonia e a corda C abriria um novo leque de possibilidades.

- Novas possibilidades para solos/improvisos.

Porém, sei que isso deve trazer algumas adaptações físicas para mim. Exercícios de adequação das mãos(visto que o tamanho do braço e o espaçamento das cordas irão mudar) é indispensável e uma postura mais adequada devido ao peso do novo baixo, estou certo? Alguém tem dicas sobre isso? Quero evitar qualquer tipo de problema.
Fora a questão física, há algo mais que devo me atentar? Algum problema de timbragem/equalização que eu vá enfrentar?
Lembrando que sou baixista no máximo "intermediário", então caso eu tenha falado bobagem, gostaria de ser sinalizado!

Agradeço desde já!


Última edição por RafaelDimarzio em Seg Set 12, 2016 4:35 pm, editado 2 vez(es)
RafaelDimarzio
RafaelDimarzio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por allexcosta Seg Set 12, 2016 4:31 pm

Qual corda D? Baixo de 4 cordas já tem uma D.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por RafaelDimarzio Seg Set 12, 2016 4:33 pm

allexcosta escreveu:Qual corda D? Baixo de 4 cordas já tem uma D.

Ops. Corda C, no caso.
Desculpe, corrigido o post.
RafaelDimarzio
RafaelDimarzio
Membro

Mensagens : 22
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por elson.arcos Seg Set 12, 2016 6:13 pm

Assiste a master class do Nico Assumpção na Bahia se não me engano. No início desse vídeo ele fala umas coisas engraçadas sobre esse processo de transição. Kkkkkkkkkkkkkkkk fora as brincadeiras do mestre Nico, pra mim, ele é um exemplo de instrumentista a ser seguido, postura das duas mãos, relaxamento, fluidez da técnica. Cada video é uma aula. Com certeza é um cara pra se ter varios arquivos no PC e se tomar como referência.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por Raul S. Seg Set 12, 2016 6:21 pm

acredito que um instrumento de 5 cordas possa ser mais fácil de se adaptar por conta da memória muscular, principalmente da mão do braço; com o de 6 cordas, que possui uma corda mais aguda, você perde um pouco o referencial da parte de baixo do braço, mas nada que o treino não resolva.


Última edição por Raul S. em Seg Set 12, 2016 8:13 pm, editado 1 vez(es)
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por Eduardo Tob Seg Set 12, 2016 7:10 pm

Uma coisa que li aqui no fórum e achei bem legal sobre os baixos de seis cordas é que o deslocamento é mais vertical que horizontal, no caso da mão esquerda... isso obviamente não é uma regra, mas foi uma informação que me ajudou bastante.... vc já tem um seis cordas disponível? Um braço mais estreito tipo os Ibanez pode facilitar as coisas mas isso também não é uma regra, depende de sua pegada e gosto pessoal...
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por Leo Rasta Sex Set 16, 2016 10:50 pm

Cara... eu tenho um contrabaixo de 5 cordas, e quando pego um com 4 cordas sinto a diferença... Questão de adaptação mesmo, posicionamento e etc...
Imagino indo de 4 cordas para 6, você vai sentir uma grande diferença.
Acredito que vai mais da necessidade. Se você está sentido necessidade de ter mais graves vai no de 5, se for agudo, vai no de 6...Minha opinião.. É o que eu analisaria...
Experimenta ir em uma loja de instrumentos e fazer o teste.. Geralmente os caras deixam a gente tocar um pouco o instrumento.. só não vai abusar! kkkk
Leo Rasta
Leo Rasta
Membro

Mensagens : 17
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por Vtrpira Qua Set 21, 2016 9:11 am

Cara, se você curte o instrumento, vá sem medo. Eu fiz essa transição e não me arrependo. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Uma coisa a se pensar é na necessidade da 1ª corda, dependendo do estilo que você toca, ela pode ser inútil. Nesse caso, um de 5 cordas seria economicamente mais viável.

Na questão da ergonomia, dependendo do tamanho de suas mãos e do modelo do instrumento, pode ser um pouco difícil a adaptação ao braço do instrumento - ou até inviável. O peso é bastante variável, meu contrabaixo de 4 cordas é mais pesado que o meu de 6.

Procure um baixo de 6 cordas para tocar em alguma loja e tire suas conclusões. Essa foi a experiência definitiva para eu comprar o meu.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Passagem de 4 para 6 cordas. Empty Re: Passagem de 4 para 6 cordas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos