Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

+3
gsfteodoro
Rico
Guga Ramone
7 participantes

Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Guga Ramone Sex Set 23, 2016 4:33 pm

Tenho um GK 400RB III. Já usei ele com uma Teksound 4x10 (com driver chaveável), GK 410 BLX (linha backline, sem driver), GK 115 MBX (sem driver) e sempre sofri para conseguir acertar o meu som. Esses dias tive a oportunidade de plugar o cabeçote numa caixa Ampeg 810E e achei o treco simplesmente fantástico, ali estava o som que eu estava procurando.

Porém, não disponho de conta bancária, força, coluna e carro para transportar um trem desses dum canto pro outro. Gostaria de sugestões de caixas (preferencialmente 4x10) que cheguem próximo do que a "geladeira" faz (obviamente que tomadas as suas devidas proporções). Alguém se arrisca? Desde já, obrigado!
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Rico Sex Set 23, 2016 6:33 pm

Se você gostou da voz da 8x10, não seria lógico procurar a 4x10 da mesma marca e experimentar?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por gsfteodoro Sex Set 23, 2016 6:52 pm

Na verdade, faltou umas caixas 4x10 com mais qualidade nos seus testes. Duas 4x10 de boa qualidade vão chegar bem próximo de uma 8x10, nunca igual. De repente, melhor. De repente, pior.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Christian Sex Set 23, 2016 7:54 pm

Realmente 8x10 da uma pressão absurda mas a realidade é palco e estúdio mesmo, tenho interesse em ter uma 6X10 acho que pode se aproximar.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por allexcosta Sex Set 23, 2016 10:29 pm

Nego faz até piada comigo, mas mantenho que a Bergantino 212 e a 322 falam mais que essas Ampeg 8x10.

Toquei todo sábado durante uns dois anos com uma dessas e nunca disse a que veio. Mas era com o anêmico SVT4-PRO, péssimo amp. Essas caixas falam legal com os all-tube da Ampeg.

Só que é preciso lembrar que são seladas. O som é completamente diferente de caixas dutadas.

É capaz de uma fEARful que você carrega com uma mão falar mais que essas 8x10 da Ampeg.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por SILVIAO Sáb Set 24, 2016 9:23 am

Hartke vx 410 ja testou?voce pode abafar o drive dela caso não goste ;existe a AK 410 que é selada ou mesmo a Wbass que o pessoal elogia muito.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Rico Dom Set 25, 2016 7:57 am

allexcosta escreveu:Nego faz até piada comigo, mas mantenho que a Bergantino 212 e a 322 falam mais que essas Ampeg 8x10.

Toquei todo sábado durante uns dois anos com uma dessas e nunca disse a que veio. Mas era com o anêmico SVT4-PRO, péssimo amp. Essas caixas falam legal com os all-tube da Ampeg.

Só que é preciso lembrar que são seladas. O som é completamente diferente de caixas dutadas.

É capaz de uma fEARful que você carrega com uma mão falar mais que essas 8x10 da Ampeg.

Curioso isso... Já usei um set USA SVT Cl + 8x10 e achei o volume absurdo.

A única 810 que usei na vida foi a Ampeg. 4x10 já usei algumas, incluindo Hartke, GK e Peavey e digo que dentre as que testei nenhuma bateu a SWR, que me impressionou pela resposta de graves e muito volume.

Quando usei a clássica Ampeg, achei que o rendimento dela estava bem acima das 4x10.

Por outro lado, você fala que as caixas só respondem bem mesmo junto aos valvulados. Queria entender a diferença. A gente tá falando sobre a forma como alguns valvulados mandam sinal pras caixas, transiente e coisas assim?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por allexcosta Dom Set 25, 2016 8:35 am

Rico escreveu:A única 810 que usei na vida foi a Ampeg. 4x10 já usei algumas, incluindo Hartke, GK e Peavey  e digo que dentre as que testei nenhuma bateu a SWR, que me impressionou pela resposta de graves e muito volume.

A Goliath? Acho a inteligibilidade dessas caixas horrível. Muito volume, sim... Mas difícil entender uma nota do que a gente tá tocando.

Rico escreveu:Por outro lado, você fala que as caixas só respondem bem mesmo junto aos valvulados. Queria entender a diferença. A gente tá falando sobre a forma como alguns valvulados mandam sinal pras caixas, transiente e coisas assim?

Não sei te falar.

Já usei as 8x10 da Ampeg inúmeras vezes com um SVT4-PRO, o volume era sofrível, inteligibilidade terrível. Usei também com o GK400 e GK800. Bem melhor, mas bem aquém de stacks GK ou mesmo esses amps com caixas caseiras.

Mas testei amps all-tube em lojas com o 8x10 e falou bem e bonito. Se bem que loja e palco são coisas diferentes.

O que posso dizer é que testei várias 4x10 lado a lado com o mesmo amp, um GK2000RB e a Ampeg SVT-410HE apanhou feio de todas as caixas. Havia umas duas Bergantino, uma Schroeder e uma outra caixa que não lembro o nome agora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Rico Dom Set 25, 2016 9:22 am

Saquei. Interessante mesmo. Pena que aqui no RJ não existem opções para um teste drive.

Atualmente tenho a 4x12 Marshall que uso nos raros shows grandes que faço. A caixa faz par com o all tube VBA. Eu acho que pra Rock é um stack vencedor. São 400 watts em 4 Ohms. Nao é algo pelo qual a maioria dos baixistas fora do esquema Rock 60/70 se apaixonaria, mas pra mim...

Para shows menores tenho 2 caixas 1x12 feitas pelo Hill, equipadas com eminence neo. Ficaram leves, tem bom volume, definição e graves. Quando tiver paciência vou postar fotos.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Guga Ramone Seg Set 26, 2016 9:34 am

Rico escreveu:Se você gostou da voz da 8x10, não seria lógico procurar a 4x10 da mesma marca e experimentar?
Não necessariamente. A Ampeg 8x10 são quatro caixas 2x10 empilhadas num único gabinete. E é selada, enquanto a maior parte das 4x10 que encontrei por aí são dutadas. A construção de cada caixa é diferente. A Teksound tem os 4 falantes dividindo o mesmo espaço interno. A GK 410BLX tem compartimento individual para cada falante, como se fossem 4 caixas 1x10. Creio que tudo isso influencie bastante no som.

SILVIAO escreveu:Hartke vx 410 ja testou?voce pode abafar o drive dela caso não goste ;existe a AK 410 que é selada ou mesmo a Wbass que o pessoal elogia muito.
Não lembro de ter visto chave/atenuador pro driver nas VX. Ou vc fala de eu mesmo mexer no crossover dela?

allexcosta escreveu:O que posso dizer é que testei várias 4x10 lado a lado com o mesmo amp, um GK2000RB e a Ampeg SVT-410HE apanhou feio de todas as caixas. Havia umas duas Bergantino, uma Schroeder e uma outra caixa que não lembro o nome agora.
Allex, li no talkbass que justamente essa 410HE seria a escolha lógica pro meu caso. Mas os reviews dela são bem polarizados, uns amam, outros odeiam. Li em outro tópico seus comentários sobre as Schroeder, mas é fora da minha realidade.

Fato é, toco punk rock, hardcore e metal, não preciso dos subgraves pra tocar reggae ou sertanejo. Gosto de uma ponta de agudos pra enfatizar o ataque da nota e um pouco do barulho das cordas batendo nos trastes. Acho que por isso curti o som da Ampeg 8x10. Ela não fala os subgraves (tem rolloff perto dos 60Hz) e tem uma excelente extensão nos agudos, sem soar estridente, como as caixas com driver que eu testei. A verba disponível que tenho para a caixa seria em torno dos $3,5k, podendo chegar a $4k. E não posso arriscar comprar algo nesse valor do qual eu vá me arrepender depois...
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2016 9:41 am

Cara, essas Ampeg tem uma voz MUITO diferente de qualquer caixa dutada.

Se você ama essa onda da geladeira selada mas não pode ter uma, seja por espaço ou dinheiro, faça uma 2x10 selada ou uma 4x10 com duas câmaras individuais, também seladas.

É outra engenharia, é outra onda. Nem a melhor dutada do mundo vai te dar o que uma selada oferece.

Os falantes usados na Ampeg são encontrados facilmente, se me lembro bem. Tô meio sem tempo agora, senão procurava.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Guga Ramone Seg Set 26, 2016 10:38 am

^
Eminence, não sei o modelo...
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por SILVIAO Seg Set 26, 2016 6:06 pm

Exato,voce poderia abafar com um pano no teste,se gostar e comprar ,basta desligar depois.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por allexcosta Seg Set 26, 2016 11:06 pm

allexcosta escreveu:Os falantes usados na Ampeg são encontrados facilmente, se me lembro bem. Tô meio sem tempo agora, senão procurava.

Original 32ohm:

https://www.fliptops.net/catalog/p-101002/vintage-cts-10-32ohm-alnico-speaker-for-svt-810

O que vem hoje:

http://www.fullcompass.com/prod/152482-Ampeg-86-032-01
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Willian Casagrande Seg Set 26, 2016 11:17 pm

Guga, costumo ensaiar num estúdio que tem essa Ampeg 410hlf + um 400RB IV. Gosto muito do som dela no GK, e nem sou tão fã de GK. Teria uma se não fosse pelo preço, mas, como cê tá pensando em investir mais ou menos isso, fica aí a dica:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774065675-caixa-p-baixo-ampeg-svt-410hlf-classic-_JM
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Guga Ramone Qui Set 29, 2016 2:48 pm

Willian, pelo que pesquisei as caixas Ampeg 410HLF possuem um timbre completamente diferente do que estou procurando. As 410HE parecem ser o mais próximo do que quero. A ideia agora é buscar uma alternativa financeiramente mais viável. Confesso que, apesar de ter citado 3,5k~4k de verba, estou revendo essa possibilidade, visto que isto não é TÃO prioridade no momento.

Allex, sua ideia me soou deveras interessante: construir uma 4x10 selada, com dois compartimentos internos. Vou estudar bem essa possibilidade.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...) Empty Re: Sugestão de caixa (gostaria de uma 8x10, mas não dá...)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos