Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

+11
NeyBass
rafacar
Edão
SILVIAO
CG
Dpaulo
gpraxedes
fheliojr
ct.colela
arturbmallmann
allexcosta
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 25, 2017 12:34 pm

Allex, apesar de eu fazer uma certa ideia do que seja, esses conceitos as vezes acabam me contradizendo.

Já vi alguns JB com corpo de JB, mas sem o som característico de JB (considerando "mais fiel possível"). Por outro lado,vejo os Asema (Zaganin), com corpo de Fodera e som muito fiel ao dos JB! Daí vem os Mayones com seus 24 trastes, e o timbre "vintage-moderno" (à lá Fender MM) lá, conservadíssimo (com a ressalva de que seu shape é inspirado nos JB...

Em contrapartida, temos vários exemplos de baixos com o esquema "JJ", mas que passam longe do som do baixo da Fender, como o Warwick Corvette, o Bass Collection...

Essa dúvida também é para esclarecer uma coisa sobre um projeto futuro meu (junto a um luthier), e porque sempre tive essa dúvida

Afinal, qual o segredo desse timbre?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 25, 2017 12:56 pm

Posição dos captadores, tamanho da escala e braço parafusado são algumas das coisas mais importantes. Espessura do braço também influencia um pouco.

Faça um tróculo numa mesa de madeira, parafuse um braço de JB e instale captadores na mesa em posição correta. Você terá som de JB com certeza.

Aí vem, com menor influência, material dos trastes e do nut, quantidade de trastes, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 25, 2017 1:33 pm

Entendo.

Bom, eu desisti do outro projeto do Sire M7 por achar que o timbre final não iria me satisfazer (na verdade cumprir o objetivo: ser "vintage-moderno" no single e modernão no humbucker).

Então minha ideia atual é ter como base o shape e o braço desse Squier Deluxe Dimension V, ou seja, todo ele, porém com o esquema de captação JJ no lugar desse MM, com o intuito de tirar um som JB moderno dele.

Pensando em fazer réplica, porque se eu comprasse original para modificar, além de ficar feio, gastaria mais e teria mais dor de cabeça (acho...), além de tirar a originalidade numa revenda possível.

Acha que instalando os captadores na posição correta fará com que ele atinja esse objetivo?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por arturbmallmann Sáb Fev 25, 2017 2:45 pm

Para seguir a proposta do JB é isto que o allex falou.. boa parte é proveniente das medidas e proporções. Colocaria como um diferencial a densidade e dureza das madeiras também. Para mim os JB que menos soam como JB são os com corpos feitos com Basswood ou outras madeiras menos densas, e acho que afastam-no da proposta de um som com brilho. Isto não quer dizer que sejam ruins, dependendo do seu gosto pode ser que prefira.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 25, 2017 3:34 pm

arturmallmann escreveu:Colocaria como um diferencial a densidade e dureza das madeiras também. Para mim os JB que menos soam como JB são os com corpos feitos com Basswood ou outras madeiras menos densas, e acho que afastam-no da proposta de um som com brilho. Isto não quer dizer que sejam ruins, dependendo do seu gosto pode ser que prefira.

Prefiro com mais brilho no timbre mesmo. Você acha o mogno legal nesse caso (no corpo)?

Na escala usaria marfim...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por ct.colela Sáb Fev 25, 2017 4:37 pm

Ponto principal,posição dos caps e altura entre eles em relação as cordas
as duas posições de caps famosa são a 60 e 70,vc encontra essas medidas no tópico posicionamento de captadores
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por arturbmallmann Sáb Fev 25, 2017 4:56 pm

/\ com certeza!

Em relação a madeiras: O mogno privilegia frequências um pouco mais baixas, creio eu, mas dá bastante sustain. Acho que o nosso Cedro é uma opção mais interessante(gosto demais) e fica bem próximo do que o ash entregaria, aliás é bem pesadinho... Mas veja oque o pessoal tem a dizer! Posso estar falando besteira, pois oque comentei é pura vivência, nada propriamente verificado cientificamente. hahaha
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 25, 2017 5:22 pm

ct.colela escreveu:Ponto principal,posição dos caps e altura entre eles em relação as cordas
as duas posições de caps famosa são a 60 e 70,vc encontra essas medidas no tópico posicionamento de captadores

Show, Colela! up up

Muito bom esse tópico, cara! Valeu Smile
arturbmallmann escreveu:Em relação a madeiras: O mogno privilegia frequências um pouco mais baixas, creio eu, mas dá bastante sustain. Acho que o nosso Cedro é uma opção mais interessante(gosto demais) e fica bem próximo do que o ash entregaria, aliás é bem pesadinho... Mas veja oque o pessoal tem a dizer! Posso estar falando besteira, pois oque comentei é pura vivência, nada propriamente verificado cientificamente. hahaha
hehehe! Very Happy
Blz man! Mas deve ser isso mesmo, pelo que pesquisei

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 25, 2017 5:42 pm

O Marfim na escala dá uma onda diferente,difícil de explicar. Eu optaria por madeira clássica de jb, tanto pra escala quanto pra braço. Corpo dá nada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 25, 2017 6:17 pm

Infelizmente terei que usar o marfim mesmo, pois o maple é muito caro :/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Sáb Fev 25, 2017 7:39 pm

^Nestes termos, valerá à pena mandar fazer um instrumento cujo resultado sonoro será diferente do q se quer? Eu acho isso ilógico.

Na Warmoth, há braços já prontos com um preço convidativo, mesmo se tributado: http://www.warmoth.com/Pages/ClassicShowcase.aspx?Bass=1&Body=1&Shape=38&Paint=1&Path=JBass,Finished
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 25, 2017 8:17 pm

É, fheliojr, isso seria contraditório mesmo. Eu já usei marfim num Cort B5 que tive e troquei de braço. Ficou todo em Marfim (braço e escala). Eu não notei uma diferença significativa pro rosewood. Não achei demasiadamente brilhante, nem voltado para o médio.

Achei um som equilibrado.Mas pode ser que o maple tenha mesmo um timbre mais aberto.

Só notei que pra desregular o marfim é bem mais fácil...

No site que você mostrou não achei 5c. Mas mesmo assim, acho que teria que importar (né isso?) sairia muito caro, e seria meio contramão enviar pra Minas (o luthier é de lá). Dependendo do ca$o, eu vou ver se dá para usar maple...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por gpraxedes Sáb Fev 25, 2017 11:01 pm

^ Acho que a diferença de marfim para maple não seja tão grande, uns 100 a 150 reais. Madeiras do braço e escala são tão importantes no timbre quanto a posição dos caps. Eu economizaria na madeira do corpo.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Fev 26, 2017 12:07 am

^gpraxedes, acho que o luthier não tem uma madeira mais barata para o corpo que o Mogno scratch

Mas só vendo. Se tiver, será legal, pois o corpo será pintado mesmo, não ligo muito nesse caso para a aparência da madeira =)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Seg Fev 27, 2017 2:21 pm

Max Payne escreveu:^gpraxedes, acho que o luthier não tem uma madeira mais barata para o corpo que o Mogno scratch

Mas só vendo. Se tiver, será legal, pois o corpo será pintado mesmo, não ligo muito nesse caso para a aparência da madeira =)

Mogno, dependendo do corte, vai deixar o baixo bem pesado.
Já pensou no Freijó (parece que se aproxima do Ash); e parece ser uma madeira mais barata e mais fácil de achar.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Seg Fev 27, 2017 6:13 pm

^Interessante, Dpaulo! Vou procurar saber mais sobre o Freijó!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Seg Fev 27, 2017 6:27 pm

Max Payne escreveu:^Interessante, Dpaulo! Vou procurar saber mais sobre o Freijó!

Manda uma mp para o Maurício Bertola para tirar essa dúvida e ele ainda pode te indicar até onde comprar a madeira que vc escolher.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Seg Fev 27, 2017 6:32 pm

Em relação a escala, sinto perda significativa dos médios graves nas escalas claras. Em termos de jazz bass, para o meu gosto/ouvido, escala escura é fundamental.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Ter Fev 28, 2017 2:13 am

Dpaulo escreveu:Manda uma mp para o Maurício Bertola para tirar essa dúvida e ele ainda pode te indicar até onde comprar a madeira que vc escolher.
Vou mandar up
Dpaulo escreveu:Em relação a escala, sinto perda significativa dos médios graves nas escalas claras. Em termos de jazz bass, para o meu gosto/ouvido, escala escura é fundamental.
Isso é verdade, sem dúvida. Mas isso seria bem mais evidente num baixo passivo (creio eu), que não seria o caso. O circuito ativo, com duas ou três bandas de EQ, penso eu que ameniza muito essa "deficiência" que madeiras claras têm. Ou tô enganado? Pergunta
Se quiser me corrigir fique à vontade, brother up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por gpraxedes Ter Fev 28, 2017 11:57 am

Max Payne escreveu:
Dpaulo escreveu:Em relação a escala, sinto perda significativa dos médios graves nas escalas claras. Em termos de jazz bass, para o meu gosto/ouvido, escala escura é fundamental.
Isso é verdade, sem dúvida. Mas isso seria bem mais evidente num baixo passivo (creio eu), que não seria o caso. O circuito ativo, com duas ou três bandas de EQ,  penso eu que ameniza muito essa "deficiência" que madeiras claras têm. Ou tô enganado? Pergunta
Se quiser me corrigir fique à vontade, brother up

Um preamp atua no que o baixo já fornece, se o baixo tem cortes acentuados nos médios, um preamp não corrige bem isso. Penso que os "Boosters" dos preamps sirvam para ressaltar alguma frequência desejada, mas nunca para inserir, entende? Pra mim, soa artificial.

Todavia, as vezes é desejável esse corte, eu mesmo tenho JB em maple e adoro. Também tenho um em rosewood e realmente este tem médios graves mais pronunciados.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Sentinela gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Ter Fev 28, 2017 12:16 pm

Sem dúvida é o que o gpraxedes citou, cabe o que vc pretende com o seu jazz bass.
Em relação a escala escura, eu disse o que serve para o meu ouvido.
Para mim jazz bass tem que ser escala escura. Já um precison, que adoro com cordas flatwound, eu já acho que a escala em maple fica massa para timbrar (mais seco, cortante).
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Ter Fev 28, 2017 1:15 pm

Dpaulo escreveu:Em relação a escala, sinto perda significativa dos médios graves nas escalas claras. Em termos de jazz bass, para o meu gosto/ouvido, escala escura é fundamental.

Ué, o ébano é mais escuro q o jacarandá e mais "agudo" q o maple.

dancetroll
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por arturbmallmann Ter Fev 28, 2017 1:17 pm

O pré não vai inserir frequências, vai acentuar o volume delas. Meu Fusion com escala clara(pau marfim) tem menos grave por natureza, mas não sinto deficiência de médios. Em relação ao grave, sempre dou um ganho dele no pré e ele soa bem e natural.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Sentinela gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Ter Fev 28, 2017 4:27 pm

fheliojr escreveu:
Dpaulo escreveu:Em relação a escala, sinto perda significativa dos médios graves nas escalas claras. Em termos de jazz bass, para o meu gosto/ouvido, escala escura é fundamental.

Ué, o ébano é mais escuro q o jacarandá e mais "agudo" q o maple.

dancetroll

Não me recordo de tocar  baixo elétrico com escala em ébano, mas o maple perde muito médio grave em relação ao jacarandá e o rosewood, que são madeiras mais comumente usadas nos fenders e similares jazz bass.
Quando me refiro a escura e clara, dentro do universo dos fenders jazz bass, ou seja, me refiro a rosewood e maple respectivamente, ou marfim substituindo o maple e o jacarandá o rosewood, e mesmo nessas madeiras sinto essas diferenças já citadas.


Última edição por Dpaulo em Ter Fev 28, 2017 4:35 pm, editado 1 vez(es)
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 28, 2017 4:31 pm

A gente discutiu isso aqui extensivamente.

A questão não é clara ou escura, é cada espécie de madeira. Se o cabra só conhece jacarandá e maple termina associando com cor, mas é errado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por CG Ter Fev 28, 2017 7:42 pm

Dpaulo escreveu:

Não me recordo de tocar  baixo elétrico com escala em ébano, mas o maple perde muito médio grave em relação ao jacarandá e o rosewood, que são madeiras mais comumente usadas nos fenders e similares jazz bass.

No meu Precision eu usei ébano justamente para domar os graves pronunciados do SPB3. De fato, apesar de ser uma madeira escura ela puxa mais para os agudos mesmo. Jacarandá e rosewood são a mesma madeira.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Ter Fev 28, 2017 9:30 pm

A questão é que o mercado estrangeiro denominou o rosewood para qualquer tipo de "jacarandá" ou madeiras semelhantes.
O rosewood virou meio que nome genérico.

Essas madeiras abaixo não são jacarandá verdadeiro, mas várias vezes são apresentadas como rosewood. São apenas alguns exemplos:
- Machaerium villosum - Santos Rosewwod , jacarandá mineiro, jacarandá paulista;
- Caesalpina ferrea - pau - ferro Algumas espécies de pau-ferro chão chamadas no exterior de bolivian rosewood ou jacarandá boliviano.
- Machaerium scleroxilon - cavíuna ou jacarandá caviuna, também é conhecido por pau ferro
- Machaerium Ampium - Pau - ferro de Goiás
- Machaerium Macronulatum - Pau ferro de Pernambuco;
- Machaerium Capacum - jacarandá-de-espinho;

Todos os jacarandás verdadeiros são do gênero Dalbergia; Dalbergia nigra - jacarandá da bahia; Dalbergia Cearensis - chamado de kingwood; Dalbergia latifolia - jacarandá indiano; Dalbergia Melanoxylon - granadilho ou african blackwood; Temos também, outros gêneros Dalbergia, como: Dalbergia Decipularis, Dalb. Fruteoceus, Dalb. Tormentosa e Dalbergia Variabilis.


Última edição por Dpaulo em Ter Fev 28, 2017 10:43 pm, editado 1 vez(es)
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 28, 2017 10:38 pm

^ Issaí.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por SILVIAO Qua Mar 01, 2017 6:31 pm

Max Paine o que você tem em mente para este novo projeto?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Mar 04, 2017 4:27 pm

Caramba, retorno aqui e tem um monte de mensagem! rs.. Massa Smile

Acho que não vou conseguir responder todas rs.... Agradeço à galera aí pelas informações valiosas sobre madeiras. Esse fórum é show!

SILVIAO escreveu:Max Paine o que você tem em mente para este novo projeto?

Então brother, minha ideia é pegar o Squier Dimension V como referência (porque acho lindo de mais,e já que é pra fazer baixo com luthier...) e por o esquema "JJ" nele. Mais voltado para os 70's

Quero um timbre Jazz Bass ativo, "moderno", aproximado do Fender MM, dos Zaganin BLB e Asema, dos Mayones Jabba Custom.... Dentre outros nesse estilo.

Curto muito também o som passivo do Lakland DJ5, mas baixo passivo, segundo o que eu li aqui em anos de fórum, é muito ligado com a madeira no que diz respeito ao timbre final. Daí pode sair até mais caro (penso eu...).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Sáb Mar 04, 2017 4:34 pm

Max,
chavinha para ativo e passivo com um tone para quando ele estiver passivo, que é essencial.
A Mlaghus vende um circuito assim: dois volumes, grave, médio, agudo, tone (para passivo) e chave que liga e desliga o circuito.

Agora se tiver com bala na agulha compra esse do link abaixo, favorece muito o timbre do jazz bass, e quando trocar de baixo leva ele junto que é sensacional.

https://www.contrabaixobr.com/t38075-vendo-pre-amp-john-east-uni-pre

obs. não sou eu que estou vendendo e nem tenho comissão..rss
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Sáb Mar 04, 2017 4:40 pm

Procura também o John East Retro.....
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Mar 04, 2017 4:45 pm

Dpaulo, seria muito legal, ficaria muito f** com um desses dois circuitos. O John East eu já ouvi falar muito bem mesmo, principalmente o Retro.Mas quero uma coisa mais barata rs...

Quero um circuito com uma qualidade aceitável, mas não muito sofisticado como Mlaghus e John East . Tudo indica que o circuito será do próprio luthier (junto com os caps também).

Não tenho como investir muito nesse projeto. Quero um timbre aproximado, não com qualidade igual,saca? Para suprir a necessidade de um baixo melhor. Daí talvez eu faria um upgrade nele futuramente, pondo caps e circuito melhores, assim que puder.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Dpaulo Sáb Mar 04, 2017 4:46 pm

Beleza,
mas fala com o teu luthier sobre a possibilidade da chave ativo/passivo e com um tone para passivo. Vai ajudar muito a timbrar o baixo.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Mar 04, 2017 4:58 pm

^Vou falar com ele sobre isso sim up

Mas se não couber no bolso, vou partir pra uma ideia mais simples mesmo: duas bandas de EQ: Volume,Balanço,Grave e Agudo.

Acredite: parece pouco, mas quando você ta com um baixo que tem um booster apenas num circuito passivo, com dois tones, um volume e um balanço (meu baixo atual), isso já é uma enorme mão na roda kkkkkkk..

Depois parto para um pré melhor. Me sair do VTTB já é um alívio rs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por SILVIAO Sáb Mar 04, 2017 8:43 pm

Tá fácil ...vai de DJ ,Fender AS ou Classic Séries ,pré onboard JRetro ou Aguilar ,não tem erro .São mais caros ,porém tem maior valor em caso de revenda /troca.Segura a ansiedade e faz de uma vez ,você gastará menos e terá um instrumento definitivo.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Sáb Mar 04, 2017 9:15 pm

Max, quanto vc pretende investir neste projeto, para tentarmos ajudar-lhe melhor?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Edão Sáb Mar 04, 2017 9:55 pm

O preamp on board M Laghus é muito bom e deve custar umas 700 pilas. Satisfação garantida!
S Martyn e Colela devem ter também a preço semelhante.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 05, 2017 12:07 am

SILVIAO escreveu:Tá fácil ...vai de DJ ,Fender AS ou Classic Séries ,pré onboard JRetro ou Aguilar ,não tem erro .São mais caros ,porém tem maior valor em caso de revenda /troca.Segura a ansiedade e faz de uma vez ,você gastará menos e terá um instrumento definitivo.
Muita areia pra meu caminhão rs... Seria legal pegar um instrumento logo definitivo. A revenda também seria muito boa. Mas é que não dá mesmo. Muito caro :/

Também tem uma questão pessoal e peculiar minha de não ser chegado a baixos com 20 trastes (no caso o Fender)...
Antigamente, nem mesmo 21 eu enxergava com bons olhos. Esse Squier que me fez mudar de visão sobre isso. Umas versões de umas músicas que fiz em chord Melody para baixo, eu mudei de tom e vi que até 21 trates fica legal. Mais do que isso, não acho legal, apesar de Marcus Miller fazer isso brincando com o 20 frets dele rs... Só que eu não sou o MM kkk...
Edão escreveu:O preamp on board M Laghus é muito bom e deve custar umas 700 pilas. Satisfação garantida!
S Martyn e Colela devem ter também a preço semelhante.
Eu imagino!
Com certeza deve ser de prima mesmo. Matheus da Maholiver também faz uns circuitos muito bons! Não é ele em questão que fará o baixo no caso. Porém os circuitos que ele faz também é daquele tipo que só vendo e ouvindo pra crer mesmo Smile
fheliojr escreveu:Max, quanto vc pretende investir neste projeto, para tentarmos ajudar-lhe melhor?.

Fhelio, não quero passar dos 3 mil. Além disso ficaria fora das minhas condições.

Brandão da RB Custom faz um ótimo JB ativo por 3k. Com timbre de primeira mesmo, coisa boa. Mas quando se trata de cópia ele cobra um pouco mais caro. Fiquei na dúvida...

Já Tinonin não difere baixo custom de autoral dele, cobra o mesmo valor. Havia feito um preço muito bom (3,3k) num orçamento que fiz há meses atrás baseado uma ideia que eu resolvi deixar de lado (por achar que o final não iria me satisfazer) : copiar o Sire M7. O Squier Dimension por sua vez, por diversas questões é um baixo mais fácil de ser produzido. Não tem top, circuito é bem mais simples (sem defasador, sem médio, etc)... Então a tendência é que saia mais barato....

Mas RB trabalha muito com JB, Tinonin não. Em compensação Tinonin copiaria o Squier sem cobrar a mais por ser cópia.

Também pensei muito no Tagima TJB 535, mas apesar de ser um ótimo baixo, fica aquém ainda do JB da RB Custom, por exemplo...



Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 05, 2017 12:12 am

^Resumindo eu fiquei com uma fixação pelo Dimension, de modo a pensar que se não for baseado nele, talvez eu me arrependa, apesar de ter a opção da RB Custom. Resta saber quanto Tinonin cobrará. Mas quero fazer esse orçamento só daqui há um tempo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Qui Mar 09, 2017 8:53 pm

^Espere o dólar baixar e compre um dimension, max. Se for o caso, depois, vc poderá fazer algumas modificações neste instrumento.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 12, 2017 3:15 pm

^Eu pensei nisso, só que tenho quase certeza de que iria ficar feio, Fhelio. O cap dele é um humbucker. Pra instalar um single ali, sei não... Ia ficar um buraco, não? scratch

Fora a posição do cap também que talvez teria que ser mais para o corpo ou mais para o braço, dependendo da medida da posição Jb 70's :hmm:

Outra coisa seria instalar o cap do braço. Teria que perfurar a madeira e talvez refazer a pintura. :/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Dom Mar 12, 2017 5:15 pm

Max Payne escreveu:...Teria que perfurar a madeira e talvez refazer a pintura. :/

Verdade, apesar de q isso seria mais barato q construir um baixo novo. Rolling Eyes
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Ter Mar 14, 2017 12:28 am

^Olha, pior que eu acho que não, Fhelio rs.. Por incrível que pareça.

O Dimension ta custando 3k pale

Imagina isso somando o preço dos caps, do circuito e da mão de obra da instalação e da pintura? rsrs affraid affraid pale

Acho que passaria dos 4k rs...

A RB Custom me cobrou 3,5k, Tinonin Bass 3,3k...

A Garcia's Custom me deixou MUITO empolgado: 2,650 num JB dela com 22 trastes Passivo 5 cordas com caps Cabrera. Ouvi e aprovei muito o som... TIMBRAÇO! Mesmo nível do Squier VM. Mas aí já foge da proposta da réplica...

Decidindo...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por fheliojr Sex Mar 17, 2017 8:37 pm

^realmente, aí não dá...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Mar 18, 2017 6:01 pm

^O preço dele caiu um pouco na verdade. Ta na faixa dos 2,6 à 2,8k. Mas juntando isso à perfuração de madeira,reparo da piscina original com madeira, caps, circuito, pintura, ainda assim passa dos 4k

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por rafacar Sáb Mar 18, 2017 10:46 pm

^Gastei 3k num frank bem top, com braço squier, captação seymour duncan, pintura MK, entre outros detalhes, e ficou com timbre matador de JB:

https://www.contrabaixobr.com/t37341-mais-um-frankstein-a-caminho
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 26, 2017 1:04 am

^Eu tava acompanhando Smile
Ficou muito show!
Caramba, foram 3k muito bem gastos!
Você que pôs a mão na massa, rafacar? Você mesmo foi mexendo ou foi luthier?

--------------------------------------------------------------

Allex, te enviei uma MP. Dá uma conferida por favor =)


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por rafacar Dom Mar 26, 2017 10:44 am

Então Max, eu mesmo que coloquei a mão na massa, só o corpo que encomendei com luthier, e a pintura também.

Consequi montar ele sem maiores erros, só um que outro parafuso minimamente torto pois não tenho furadeira de bancada. A ponte que é o calcanhar de aquiles ficou perfeitamente alinhada.

Ah, e essa semana ele foi pro luthier pra dar um capricho nos trastes...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Dom Mar 26, 2017 3:02 pm

^ Poxa, muito bacana mesmo! Queria eu sacar dessas coisas. Economizaria no mínimo uns 800 Reais com lutheria. Mas não sei nem pra onde vai rs... Daí dependo de luthier pra praticamente tudo, a não ser trocar as cordas, regular a ponte e tocar, claro rs...}

Nem no tensor eu sei mexer. Tenho receio.

Só uma vez que na atitude, me meti a luthier, quando dei uma ajeitada na escala do saudoso Bass Collection antes de vender (se arrependimento matasse...).

Tava extremamente ressecada, ao ponto de estar esbranquiçada. Muito mesmo. Lixei (esqueci qual lixa utilizei),respeitando o raio da escala (acho que respeitei kkk), meti bastante lustra-móveis, encharquei mesmo, tomei todo o cuidado para não lixar os trastes. Repeti a hidratação várias e várias vezes e pronto: escala bem escurinha, lisinha e limpinha!

O som ficou até melhor do que era antes.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o segredo do timbre Jazz Bass? Empty Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos