Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circuito Jazz Bass Passivo

+3
patriciofernandes
allexcosta
tanauan1
7 participantes

Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por tanauan1 Qua maio 17, 2017 8:20 am

Bom dia pessoal. Esse é o meu primeiro post aqui no fórum. Estou há semanas estudando sobre o assunto, com a finalidade de eliminar ruídos do contrabaixo. Refiz toda a elétrica dele e fiz a blindagem. Realmente precisava de novos pots e jack, porém a blindagem foi "em vão" (e talvez errada).

O ruído à qual me refiro é quando tiro a mão das cordas (ou de qualquer parte metálica).

De acordo com esse site com o site No Treble o problema é realmente de blindagem.
http://www.notreble.com/buzz/2015/04/15/solving-bass-hum-problems-grounding-vs-shielding/
"If your instrument hums but becomes quiet once you touch the strings, you have a shielding issue."


O aterramento, até onde sei, está bem feito. Até pq eu poderia estar levando choques se não estivesse, certo?
(Dúvida: o cabo de aterramento que vai até a ponte precisa ser soldado na mesma?)


Primeiro, sei que por conta de meus captadores single coil não conseguirei me livrar 100% do ruído.

Agora vem a questão. Eu somente cobri as cavidades da madeira com folha de cobre.

Lendo esse artigo sobre como fazer blindagem me deparo com a frase "Se você não aterrar a cavidade seu trabalho será em vão".
http://www.notreble.com/buzz/2011/09/20/the-buzz-killer-how-to-shield-your-bass/
Circuito Jazz Bass Passivo 07-ground-wire

"If you don’t ground this cavity, all the work you just did will have little to no effect. The method I use is to run a ground wire from this cavity to the control cavity and ground it there. Cut a piece of 22AWG copper stranded wire (this is the type most commonly used in guitar wiring) plenty long enough to get it where you need it to go and run it along side the pickup lead into the control cavity. Strip about a half inch of insulation off the end of the wire, splay the strands out like a fan and stick it to the bottom of the pickup cavity with more copper tape. Make sure you have enough clearance under the pickup for this so it doesn’t interfere with the adjustability of the pickup height. You also want to make sure any exposed wiring or metal pickup parts don’t come in contact with the copper. Most exposed metal on the bottom of a pickup can be grounded with no negative effect but this is not always the case."

Não entendi que fio é esse que está por baixo da blindagem. Alguém pode me ajudar?


Ah, mais uma dúvida. É aconselhável blindar também os protetores de plástico dos captadores? Vi gente na internet fazendo essa blindagem e enrolando fita isolante em volta dos captadores (pros fios de cobre não entrarem em contato com a blindagem). Não tenho a menor idéia se isso ajuda.

Agradeço desde já a atenção de vocês, abraço.


Última edição por Claudio em Sex maio 19, 2017 1:45 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : NÂO UTILIZA CORES NOS TITULOS DOS TÓPICOS. POR FAVOR LEIA O CONJUNTO DE REGRAS DO FÓRUM!!!)
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por allexcosta Qua maio 17, 2017 8:28 am

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por tanauan1 Qua maio 17, 2017 8:49 am


Opa, valeu amigo. Mas já tinha fuçado nesse tópico e ele não sana nenhuma das minhas dúvidas... porém fiquei impressionado com o resultado que ele mostra no vídeo, é tudo o que eu quero alcançar...
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por allexcosta Qua maio 17, 2017 8:57 am

Nem sempre rola choque. Reveja o processo passo a passo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por patriciofernandes Qua maio 17, 2017 12:45 pm

Esse tópico me lembrou uma coisa:
Tenho um instrumento 5 cordas com ponte monorail. O fio do aterramento sai pelo corpo e está disposto embaixo da ponte da primeira à quarta corda.

Minha dúvida: O fato de não estar posicionado abaixo da corda Si influencia negativamente no aterramento do instrumento ou é irrelevante?
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por JAZZigo Qua maio 17, 2017 3:26 pm

patriciofernandes escreveu: O fato de não estar posicionado abaixo da corda Si influencia negativamente no aterramento do instrumento ou é irrelevante?
scratch Ué! O baixo é seu e você não sabe a resposta?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por rafacar Qua maio 17, 2017 4:31 pm

patriciofernandes escreveu:Esse tópico me lembrou uma coisa:
Tenho um instrumento 5 cordas com ponte monorail. O fio do aterramento sai pelo corpo e está disposto embaixo da ponte da primeira à quarta corda.

Minha dúvida: O fato de não estar posicionado abaixo da corda Si influencia negativamente no aterramento do instrumento ou é irrelevante?


Vai influenciar se você conseguir o malabarismo de tocar na corda B sem encostar em nenhuma outra corda.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por Coder Qua maio 17, 2017 4:53 pm

Agora aterramento é por corda? rs
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por patriciofernandes Qui maio 18, 2017 12:00 am

patriciofernandes escreveu:Esse tópico me lembrou uma coisa:
Tenho um instrumento 5 cordas com ponte monorail. O fio do aterramento sai pelo corpo e está disposto embaixo da ponte da primeira à quarta corda.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por arturbmallmann Qui maio 18, 2017 12:17 am

Se em algum instante você só encostar na corda Si(a não ser que use nut em latão) o aterramento de ponte não fará efeito.

Sobre este tópico:
Blinde o verso do escudo tbm, e tenha certeza que o terra de alguma forma chegue até ele.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por allexcosta Qui maio 18, 2017 1:46 am

patriciofernandes escreveu:Esse tópico me lembrou uma coisa:
Tenho um instrumento 5 cordas com ponte monorail. O fio do aterramento sai pelo corpo e está disposto embaixo da ponte da primeira à quarta corda.

Minha dúvida: O fato de não estar posicionado abaixo da corda Si influencia negativamente no aterramento do instrumento ou é irrelevante?

Valha me nossa senhora do sequestro de tópicos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por tanauan1 Qui maio 18, 2017 4:25 am

arturbmallmann escreveu:Se em algum instante você só encostar na corda Si(a não ser que use nut em latão) o aterramento de ponte não fará efeito.

Sobre este tópico:
Blinde o verso do escudo tbm, e tenha certeza que o terra de alguma forma chegue até ele.

Escudo = control plate ou pick guard? É pra soldar o terra no cobre? ou embaixo, como na foto que ta no começo do tópico? não entendi essa parte. (obs: ambos já estao blindados com cobre também)
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por arturbmallmann Qui maio 18, 2017 5:05 am

Acho que entendi meio errado as suas dúvidas...
Bom... Me referi ao pick guard. Como o Control plate é metálico e já está aterrado devido ao contato com os potenciômetros você não precisa mexer nele. A folha metálica deve estar conectada ao fio ground(terra). Para facilitar o seu serviço, você pode distribuir o terra assim fazendo necessária apenas uma solda(no pick guard ou nas cavidades apenas:
Circuito Jazz Bass Passivo DXxgwA6
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por tanauan1 Qui maio 18, 2017 6:26 am

CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIII

passei a madrugada toda mas deu certo

tinha faltado conectar as cavidades!!!!
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por tanauan1 Qui maio 18, 2017 6:27 am

to muito feliz. ja testei em 2 amps diferentes, inclusive no meu meteoro q nem tem terra kkkkkk irado, o chiado diminuiu uns 90% facil

muito obrigado à todos que gastaram um tempinho ajudando elephant
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por tanauan1 Qui maio 18, 2017 6:29 am

usei um fio pra cada cavidade de captador e adesivei eles juntos dentro da cavidade do control plate


"The ground wire coming from the bridge is soldered into the common ground for the whole circuit, usually at the back of one of the pots. Now, everything you’ve mounted back into the cavity makes the new shield part of that common ground. If you’ve grounded the pickup cavity in your bass, all you have to do is use the same method with this end of the wire you ran in here and connect it to this shield. "

http://www.notreble.com/buzz/2011/09/20/the-buzz-killer-how-to-shield-your-bass/
tanauan1
tanauan1
Membro

Mensagens : 11
Localização : Santos

https://soundcloud.com/tanauan

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por patriciofernandes Qui maio 18, 2017 1:59 pm

allexcosta escreveu:
patriciofernandes escreveu:Esse tópico me lembrou uma coisa:
Tenho um instrumento 5 cordas com ponte monorail. O fio do aterramento sai pelo corpo e está disposto embaixo da ponte da primeira à quarta corda.

Minha dúvida: O fato de não estar posicionado abaixo da corda Si influencia negativamente no aterramento do instrumento ou é irrelevante?

Valha me nossa senhora do sequestro de tópicos.

kkkkk desculpe, Allex
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Jazz Bass Passivo Empty Re: Circuito Jazz Bass Passivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos