Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre este contrabaixo em especial

+5
LuCaSbass
Claudio
Cantão
Daniel
Danthus
9 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Danthus Sáb Nov 07, 2009 4:02 am

Tenho uma duvida, como podem ver no seguinte video o contrabaixo faz a voz, até ai tudo bem, no video dois é um cello, mas ele faz a base, agora uma duvida, o contra baixo vertical pode fazer vozes como a daquela musica do titanic MY HEART WILL GO ON, e fazer uma base parecida com a da musica do segundo video, wonderwall do Oasis? em termos de som e destaque.
Se sim, qual baixo seria recomendado para iniciantes e onde comprar?
O projeto que gostaria com o baixo acustico seria toca-lo substituindo o elétrico em uma banda, usando arco e as vezes tecnicas de contrabaixo elétrico como slap e tal, e as vezes fazer a voz de uma musica tipo aquela do titanic.
Agradeço, obrigado.
EDIT: Curti muito esse instrumento e sou meio novato em notas por que vim da bateria =D.
Video 1


Video 2

Danthus
Membro

Mensagens : 6
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Daniel Sáb Nov 07, 2009 11:21 am

cello é cello.

baixo acústico é baixo acústico.

O cello sempre terá um timbre menos grave que o baixo acústico, assim como a viola tem um timbre mais grave que o violino.

Abraço.

____________________________
Duvida sobre este contrabaixo em especial Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Cantão Sáb Nov 07, 2009 12:15 pm

Seja bem vindo ao fórum Danthus...dê um pulo nesse link AQUI e se apresente , pra galéra lhe dar boas vindas... up

Ps: quanto a sua pergunta , vamos aguardar a opnião da galéra...abraços.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Claudio Sáb Nov 07, 2009 12:49 pm

Danthus escreveu:
O projeto que gostaria com o baixo acustico seria toca-lo substituindo o elétrico em uma banda, usando arco e as vezes tecnicas de contrabaixo elétrico como slap e tal

Fala Danthus, seja bem vindo ao nosso Fórum.

Me diz uma coisa... você já tocou ou teve contato com um Contrabaixo Acústico?

Em quanto tempo você pretende colocar esse projeto em prática?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por LuCaSbass Sáb Nov 07, 2009 12:56 pm

E lembre-se, acustico é bem diferente do elétrico hehehe What a Face

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Danthus Sáb Nov 07, 2009 3:23 pm

Gosto do som com o arco, contato contato assim nunca tive, gostaria de uma base só, gostei do destaque do cello no wonderwall e gostaria de saber se baixo tem o mesmo destaque, assim como no primeiro video, percebi que deve fazer voz bem legal tambem, como musicas bem legais, my heart will go on foi o exemplo por que tem uma voz bem destrutiva xD.

Danthus
Membro

Mensagens : 6
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Claudio Sáb Nov 07, 2009 10:45 pm

Procure no Youtube por vídeos do Baixista Israelense Adam Ben Ezra. Como aperitivo assista a esses:

https://www.youtube.com/watch?v=eUcNog20lng
https://www.youtube.com/watch?v=6EgP_uYgGmc
https://www.youtube.com/watch?v=d6tBA2z-7r8

Ahhh, e não deixe de procurar também pelos vídeos de um cidadão que atendia pelo nome de Niels-Henning Ørsted-Pedersen.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Danthus Seg Nov 09, 2009 12:19 am

Gostei muito do som do primeiro video, é uma afinação normal ou alguma especial?

Danthus
Membro

Mensagens : 6
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Rafael do Baixo Seg Nov 09, 2009 1:01 am

Esse baixo aí do vídeo é um baixo acústico,3/4,e com afinação solo,que é do grave ao agudo,F♯-B-E-A,1 tom acima da afinação mais comum E-A-D-G,nada mais do que isso.

Quanto ao seu projeto,boa sorte com ele,mas se lembre que um baixo acústico é MUITO diferente de um baixo elétrico,é na realidade um outro instrumento,logo você vai precisar de alguns anos de bom estudo,pra conseguir tocar legal,o suficiente pra se apresentar para um público sem problemas,dominar o arco,e executar um capotasto bem afinado é algo que leva muito tempo de estudo e dedicação.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por edumalta Seg Nov 09, 2009 2:53 am

Rafael do Baixo escreveu:e executar um capotasto bem afinado é algo que leva muito tempo de estudo e dedicação.

Nem me fale Rafael, nem me fale !!!
Estou literalmente "penando" !
Agora que descobri o esquema da "digitação"...
Quem vem do elétrico (como eu), no início usa qualquer dedo !
E sem falar dos vícios do elétrico... não tem como, é outro instrumento !

Quer uma dica? Procure um professor!
O caminho será penoso, porém você estará acompanhado ! Smile

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Danthus Ter Nov 10, 2009 11:51 pm

Se for levar esse projeto para frente certeza que irei fazer licenciatura...

Bacharelado nem tem como pois não existe para contra baixo vertical, aqui pelo menos não...

Aprender eu aprendo facil...
Quando tocava a 2 meses teclado fiz esse video...

é o inicio só, mas pego qualquer instrumento com facilidade, desde a bateria.



Danthus
Membro

Mensagens : 6
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Ivanov_br Qua Nov 11, 2009 12:30 am

LuCaSbass escreveu:E lembre-se, acustico é bem diferente do elétrico hehehe What a Face

tá vendo que não é fácil, né Lucas?!?! ehjeheheh

Ano que vem sou eu!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Ivanov_br Qua Nov 11, 2009 12:42 am

Danthus escreveu:Se for levar esse projeto para frente certeza que irei fazer licenciatura...

Bacharelado nem tem como pois não existe para contra baixo vertical, aqui pelo menos não...

Me corrija se eu estiver errado: Vc quer entrar na Universidade para aprender o instrumento?
Se for isso, não vai rolar será uma missão difícil (porém não impossível). Para entrar na UFRGS ou na UERGS (ou qq faculdade de múscia e um instrumento específico) têm provas específicas dos instrumentos preteridos, sendo geralmente 2 ou 3 peças. Logo, tem que saber muito para entrar.

Danthus escreveu:
Aprender eu aprendo facil...
Quando tocava a 2 meses teclado fiz esse video...

é o inicio só, mas pego qualquer instrumento com facilidade, desde a bateria.

Desculpe a sinceridade colega, mas o aprendizado musical é um longo caminho. Nos amadurecemos muito ao longo do percurso. E geralmente qdo já aprendemos bastante, reconhecemos que sabemos pouco e que temos muito que aprender.

Seja bem vindo ao fórum.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Daniel Qua Nov 11, 2009 8:53 am

Achar q é o fenômeno vai é capar seu aprendizado, pois vc vai sedimentar o entendimento de que é um gênio, quando na verdade apenas decorou uma passagem musical, muitas vezes sem nem entender o que tocou.

Música é sentimento, e isso não se aprende a expressar no instrumento em 2 meses.

Abraço.

____________________________
Duvida sobre este contrabaixo em especial Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Danthus Sex Nov 13, 2009 3:44 am

Ivanov_br escreveu:
Danthus escreveu:Se for levar esse projeto para frente certeza que irei fazer licenciatura...

Bacharelado nem tem como pois não existe para contra baixo vertical, aqui pelo menos não...

Me corrija se eu estiver errado: Vc quer entrar na Universidade para aprender o instrumento?
Se for isso, não vai rolar será uma missão difícil (porém não impossível). Para entrar na UFRGS ou na UERGS (ou qq faculdade de múscia e um instrumento específico) têm provas específicas dos instrumentos preteridos, sendo geralmente 2 ou 3 peças. Logo, tem que saber muito para entrar.

Danthus escreveu:
Aprender eu aprendo facil...
Quando tocava a 2 meses teclado fiz esse video...

é o inicio só, mas pego qualquer instrumento com facilidade, desde a bateria.

Desculpe a sinceridade colega, mas o aprendizado musical é um longo caminho. Nos amadurecemos muito ao longo do percurso. E geralmente qdo já aprendemos bastante, reconhecemos que sabemos pouco e que temos muito que aprender.

Seja bem vindo ao fórum.

Bacharelado e Licenciatura são coisas diferentes, bacharelado é focado a um instrumento, licenciatura é focado em teoria/pratica para dar aulas e não em um só instrumento.

Danthus
Membro

Mensagens : 6
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por edumalta Sex Nov 13, 2009 10:32 am

Na Unicamp possui bacharelado em CB.
Conheço pelo menos uma meia dúzia que reprovou na aptidão de instrumento, mesmo estudando desde cedo e tendo aulas intensivas com excelentes professores. Mas hoje estão todos formados !

Quero dizer que o caminho é longo e difícil. Gostaria que aparecesse apenas um contrabaixista de acústico aqui e dissesse que em 2 meses eu estaria tocando bem ao ponto de criar arranjos e improvisos.

Quem toca contrabaixo acústico bem (que não é o meu caso), sabe o que passou para chegar no nível que está. As horas de dedicação, perder a paciência por não conseguir executar uma sequência, simplesmente porque seus dedos não acompanham o seu raciocínio. Passar os dias com dores no antebraço, ombro, costas, etc.
CB um instrumento extremamente técnico, que o músico precisa amar, senão ele desiste no primeiro mês.
Não estou desanimando ninguém com o que escrevi, muito pelo contrário. Estou pedindo para terem respeito antes mesmo de pensarem em comprar um.

Pode parecer loucura, mas tenho conversado com meu CB sempre antes de tocar. Tento ser "amigo" dele. Mostro o meu respeito a ele. Tem funcionado ! Smile

Danthus, te desejo boa sorte e no que pudermos colaborar, estamos por aqui.
Se resolver comprar um, procure um bom professor, o caminho não será tão mais fácil, mas pelo menos não estará sozinho.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Venancio Neto Ter Dez 01, 2009 7:42 pm

Eu começei a aprender aos 11 anos o baixo acústico, agora eu tenho 15...e isso é verdade, precisa amar o instrumento...eu não me arrependo nem um minuto de ter aprendido essa maravilha, e agora quero seguir carreira na música erudita.
Estudo 3h por dia, e já me falaram pra estudar por 6h no mínimo...nem tudo vem de graça...(principalmente o instrumento!!!).

Vai fundo Danthus, se é isso que vc quer.
Venancio Neto
Venancio Neto
Membro

Mensagens : 14
Localização : Campinas, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre este contrabaixo em especial Empty Re: Duvida sobre este contrabaixo em especial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos