Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

+5
frediani
Breno_Barnabe
Maurício_Expressão
Renato Aversari
allexcosta
9 participantes

Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 2:50 pm

Sei lá, se o amp ou baixo não tem o som que busco não tem EQ ou pedal que resolva... Acho curioso quando leio que amp tal não tem o som legal, mas você resolve com um pedalzinho.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Renato Aversari Qui Set 21, 2017 3:01 pm

Para mim não. O amp já tem o som próprio dele, e trabalha com as variações que o próprio EQ dele traz. Um EQ externo para mim só serve para eu controlar melhor algumas frequências que faltam ou que se sobressaem a depender do ambiente que toco, da técnica que utilizo ou do que a música necessita, além de dar um Boost. De toda forma, o corte ou a adição de frequências não vai fazer o amp soar diferente. Tipo, a adição de agudos no EQ externo só vai fazer o som ficar mais agudo, não vai fazer o som agudo daquele amp soar diferente, só mais presente. Quer o som de outro amp, compra outro amp.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Set 21, 2017 3:02 pm

Sempre fui atrás de instrumentos e de amplis com timbre que eu gosto. Nunca usei pedal de EQ... Então não sei responder a isso!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 3:05 pm

Maurício_Expressão escreveu:Sempre fui atrás de instrumentos e de amplis com timbre que eu gosto. Nunca usei pedal de EQ... Então não sei responder a isso!

Cara, eu já até usei, com muita parcimônia, é claro... Mas digo, quando o amp ou caixa é só um woofer que não passa de 3K, aí o cara acha que falta agudo... Tem nego que jura que resolve com um EQ. E não resolve ué... O woofer só fala até ali. Aí o camarada começa a dar uns bump numas frequências que o sistema não reproduz bem e fica aquele negócio meio artificial, meio ardido...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Set 21, 2017 3:18 pm

Tio, o que você considera que é consertar o som?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por frediani Qui Set 21, 2017 3:22 pm

allexcosta escreveu:
Cara, eu já até usei, com muita parcimônia, é claro... Mas digo, quando o amp ou caixa é só um woofer que não passa de 3K, aí o cara acha que falta agudo... Tem nego que jura que resolve com um EQ. E não resolve ué... O woofer só fala até ali. Aí o camarada começa a dar uns bump numas frequências que o sistema não reproduz bem e fica aquele negócio meio artificial, meio ardido...

Realmente, eu tenho uma caixa que só tem 1 woofer de 12" e uso um pedal eq também. Nâo adianta mesmo puxar nos agudos que ela não responde.
frediani
frediani
Membro

Mensagens : 59
Localização : Cornélio Procópio - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Set 21, 2017 3:33 pm

Historinha que recentemente aconteceu comigo.
Cheguei no estudio pra ensaiar mais cedo, a sala estava livre. Tinha um HA3500 com uma 4x10 Hartke, já fui ligando e timbrando do jeito que gosto e fiquei esperando os demais chegarem.

Quando eles chegaram, o cara do estudio falou: "bicho, a banda outra sala cancelou o ensaio, querem usar a outra sala maior?". Concordamos e, embora ja tivesse montadinho, mudei pra sala ao lado. Lá o ampli era um Ampeg (que me agrada muito menos) com uma caixa 8x10.

Pluguei meu (ex) PB e liguei o ampli, obviamente não tinha nada a ver com o som que havia tirado minutos antes no Hartke.
Mexe no EQ, Tone, etc.
Ficou igual? Não. "Consertou"? Não. Mas o EQ do Ampeg foi suficiente pra adaptar o som mais pro meu gosto/técnica/etc.
O EQ não "conserta" som, não vai fazer um Ampeg soar como Hartke. Mas pode ajudar a você chegar algo que lhe agrade mais.
Além, claro, de cortar as sobras de frequencia, etc...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 3:35 pm

Breno_Barnabe escreveu:Tio, o que você considera que é consertar o som?

Existirem problemas intrínsecos ao equipamento e você resolvê-los com aparatos de efeito e EQ.

Exemplo, você pega uma caixa 1x10 com pouca resposta de grave e leva pra uma gig de reggae. Aí dá vontade daquele som soprando e você atocha 60hz num pedalzinho BOSS.

Resolve?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Set 21, 2017 4:41 pm

^Ah tá.
Pra mim não, não resolve.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Sandro Levi Qui Set 21, 2017 5:59 pm

Não resolve.  O som do amplificador e do instrumento, têm sua personalidade(voz). Não adianta querer alterar isso.
Algumas vezes, eu uso no BS150-Staner, pela inoperância de seu EQ. Então eu deixo o EQ do amp. flat e uso um EQ de outro amp, ou um pre-pedal, para fazer a função. Nada mais.

Se não respeitar as características e os limites de qualquer equipamento ou instrumento, vai ter problema. Mas isso é uma coisa bem comum de se observar.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 6:05 pm

Sandro Levi escreveu:Mas isso é uma coisa bem comum de se observar.

Pois é. A gente que é velho de música não ouvia alguém falar que pedal consertava som ou resolvia problemas ou características inerentes a equipamentos.

Nessa geração de agora escuto coisas como "coloca um EQ que resolve" ou "troca o captador que fica com som de Fodera". Não é bem assim...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por joabi Qui Set 21, 2017 6:54 pm


Uso o EQ do amp exclusivamente para correção da sala ou ambiente.

Não gosto daqueles EQs marketeiros que corrigem 18 dBs, quase sempre logarítmos. Gosto de equalizador pouco atuante e, de preferência, com pot linear.

De forma geral, sigo um princípio básico: se tiver que subir ou descer mais que 6 dB, geralmente o problema está em outro lugar. Existem exceções, claro.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qui Set 21, 2017 7:16 pm

Creio que um ampli já tem de soar bem flat .
Acho que se tiver de mexer em frequências por mais de alguns 5 poucos decibéis  seja no ampli ou pedal então deve não ter muita qualidade . Rolling Eyes
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por joabi Qui Set 21, 2017 7:29 pm


^Nem sempre é questão da qualidade do equipamento, mas da escolha do músico e de tentar extrair algo que o equipamento não fornece.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por arturbmallmann Qui Set 21, 2017 9:10 pm

E balanço entre os captadores o pessoal não usa mais? Eu sinto que muito do que na inexperiência eu corrigia com o equalizador do baixo ativo e cubo era apenas questão de volume dos captadores. Recomendo que antes de mexer em equalizador aprendam a decifrar as características dos recursos básicos do baixo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?  Empty Re: Pra vocês, EQs realmente consertam o som de amps?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos