Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som de PBass vs JBass captador solado

+24
Galdino
rhiendlmayer
Stormbringer
Bruno Alcântara
pedrohenrique.astronauta
arturbmallmann
monteirofn
Edu
Guga Ramone
Mauricio Luiz Bertola
Edão
campos
Marcos Caio C. Gomes
NeyBass
Licas
Rico
Tonante
Sonikado
Thales_Sr
Renato Aversari
Die
Breno_Barnabe
Vinicius F
allexcosta
28 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por allexcosta Ter Out 03, 2017 4:39 pm

Uma daquelas perguntas...

Vocês realmente acham o som de um PBass bem diferente de um JBass com o captador do braço solado?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Vinicius F Ter Out 03, 2017 4:56 pm

Polêmicas! hahaha

Esse tipo de pergunta é sempre interessante...

Bem diferente não, na realidade a diferença que eu percebo é pouca. Eu sinto o som um pouco mais cheio, mas também mais comprimido no Precision.

Curiosamente, quando coloco o cap do braço em 100% e abro um pouquinho o cap da ponte, até 20%, aí acho que fica bem mais próximo ao som do precision.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Out 03, 2017 5:33 pm

allexcosta escreveu:Uma daquelas perguntas...

Vocês realmente acham o som de um PBass bem diferente de um JBass com o captador do braço solado?
Respondo com outra: se um PJ com o P isolado é diferente de um P puro, por que um JBass não seria também?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Die Ter Out 03, 2017 6:40 pm

Se são diferentes, por que seriam iguais ? hehehe

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Renato Aversari Ter Out 03, 2017 6:56 pm

Grande Alex, eu particularmente acho diferente sim, mesmo quando se isola apenas o cap do braço. Questão de corpo, brilho, enfim, coisa que talvez o público não note, mas nós, pessoas "chatas" sim.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Thales_Sr Ter Out 03, 2017 7:09 pm

Se o cara toca com a mão bem leve fica bem parecido o som. Mas com palheta ou com uma pegada que "apareçam" mais agudos, aí eu ouço uma diferença sim. Depende de equalização, tipo de amplificador, pra aparecer mais ou menos, mas ouço sim.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Sonikado Ter Out 03, 2017 7:56 pm

allexcosta escreveu:Uma daquelas perguntas...

Vocês realmente acham o som de um PBass bem diferente de um JBass com o captador do braço solado?
O PBass dá menos ruído Very Happy

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Tonante Qua Out 04, 2017 8:27 am

Já toquei em vários PJ's que com o P solado tem mais de P do que os legítimos P.
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Rico Qua Out 04, 2017 8:34 am

Percebo o P mais encorpado, com um ronco diferente e com brilho diferente também.

Quando uso palheta então, percebo bem as diferenças.

Se vocé tiver uma técnuca menos agressiva, aveludando mais o som, pode ser que não dê pra notar muito não.

Em todo caso, eu precisaria fazer um tira teima.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Licas Qua Out 04, 2017 9:03 am

O J do braço solado lembra bastante o P mesmo, mas o P soa melhor (nao me pergunte pq, mas ja fiz o teste varias vezes). Mas em um contexto de banda acho muito difícil de identificar se é ou não um Precision.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por allexcosta Qua Out 04, 2017 9:21 am

E quem aqui já comparou um PBass do tipo '51 com um JB? E um JB com braço de PB, alguém já fez isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por NeyBass Qua Out 04, 2017 9:28 am

Eu tenho a curiosidade de ouvir um PBass 51, com um captador extra na posição da ponte. O mesmo cap no braço e na ponte. Será que soaria como um JB mais fechadão e forte? (considerando a posição original dos JB).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Qua Out 04, 2017 9:32 am

Eu sinto diferença sim, o P é mais encorpado. O J do braço é um tanto decepcionante sozinho rs.

Mas eu tenho curiosidade em testar um P51 x J do braço.
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por campos Qua Out 04, 2017 9:39 am

Isso. Aliás, porque o P51 telecaster é um Precison?
O captador é outro, totalmente diferente.
Nunca toquei em um, mais ele não soaria mais como um J do que um P?

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Edão Qua Out 04, 2017 9:48 am

Um captador Precision tem mais punch que o captador do braço de um Jazz Bass.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 04, 2017 9:48 am

allexcosta escreveu:E quem aqui já comparou um PBass do tipo '51 com um JB? E um JB com braço de PB, alguém já fez isso?
Eu fiz isso.
Veja aqui o som dele (Bertola's P-Bass "releitura" capt JBass no braço):
https://www.youtube.com/watch?v=47QsJkXXA90
Em 1:26m dá para ver bem minha assinatura na "mão", que é de formato Telecaster/P-Bass 51
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Guga Ramone Qua Out 04, 2017 12:19 pm

Licas escreveu:Mas em um contexto de banda acho muito difícil de identificar se é ou não um Precision.

Concordo totalmente. No meio da banda, com tanta coisa rolando junto, duvido muito que alguém consiga diferenciar, com certeza absoluta, se é um captador P ou um J na posição do braço.

Aliás, se dois baixos do mesmo fabricante e mesmo modelo tem diferenças sonoras, mais do que normal haver diferenças entre a situação proposta com os captadores.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por allexcosta Qua Out 04, 2017 1:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu fiz isso.
Veja aqui o som dele (Bertola's P-Bass "releitura" capt JBass no braço):

Legal, Bertola...

Alguém diz que não é um PB pelo áudio?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Vinicius F Qua Out 04, 2017 3:17 pm

Teoricamente um PB51 deve soar muito parecido ou mesmo idêntico a um JB...

Dito isso, tenho os dois modelos e já pude fazer a comparação, quando meu P51 tava com cordas rounds. Com regulagens parecidas, soaram consideravelmente diferentes no mesmo ambiente, EQ flat. Mas aí, são braços diferentes, madeiras diferentes, trastes diferentes, captadores diferentes e muito provavelmente eram cordas diferentes também (o que deve dar a maior diferença, talvez). Comprei o PB51 exclusivamente pra usar cordas flats e ter uma opção a mais de timbre no set.

Já o som do JB com o cap 100% aberto do braço e 20% ponte ficou muito parecido com o PB split coil. Bem mais próximo que o do PB51. Teste cego pegaria todo mundo de surpresa, acho. O interessante, é que as madeiras dos braços e escala são as mesmas, os trastes de mesmas dimensões, e o braço desse PB é menos tarugento que o do PB51. Não tenho esse PB, é de um amigo que estava iniciando no instrumento e queria testar no meu amp.

Umas informações dos baixos que usei (O PB51 agora tem diferentes cordas e outro captador, não rola mais teste), a titulo de curiosidade:

Jazz Bass - Fender JB Highway One 2009: Caps alnico 5 (saída moderada-quente), corpo em alder, braço em maple, escala em rosewood, trastes médio-jumbo, ponte badass II (hi-mass). Cordas Dean Markley rounds .045 em inox, com meses de uso. Braço típico dos JB Fender USA modernos, com aqueles reforços de grafite dentro.

Precision 51 - Squier Classic Vibe: Cap alnico 5 (saída baixa), corpo em basswood, braço e escala em maple, trastes "vintage", ponte hi-mass genérica. Cordas (não sei a marca) rounds de nickel, .045. Braço taruguento, imagino ser feito dentro dos padrões originais.

Precision split - PHX: Cap split coil cerâmico (saída compatível ao do JB), corpo em bass wood, braço em maple, escala em rosewood, trastes médio-jumbo, ponte low-mass genérica. Cordas (não sei a marca) rounds de inox, .045. O perfil do braço era um meio termo entre o JB e o PB51.

Dito tudo isso, acho difícil distinguir tudo numa gravação cheia. Dá pra ter resultados bem parecidos com todos os intrumentos. O que quero dizer, é que no caso do P51 versus o JB, por exemplo, mesmo ouvindo sons consideravelmente diferentes num teste cego, seria muito difícil afirmar qual é o JB e qual é o PB, baseado na referência de som que já criamos previamente para esses instrumentos...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 04, 2017 6:07 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu fiz isso.
Veja aqui o som dele (Bertola's P-Bass "releitura" capt JBass no braço):

Legal, Bertola...

Alguém diz que não é um PB pelo áudio?
Difícil mesmo Allex.
Em tempo: Eu já fiz uns 3 baixos com essa configuração, todos com corpo em marupá, um deles com escala clara (pau-marfim), e a sonoridade fica bem próxima de um P-Bass tradicional.
Esse aí (do baixista do Beach Combers), se bem me lembro o captador é um daqueles de AlNiCo que vinham nos Gianócas dos anos 70...
Aqui tem outro vídeo dos caras tocando com o batera do The Who:
https://www.youtube.com/watch?v=vxMFCmmaBzo
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Edu Qua Out 04, 2017 6:36 pm

Guga Ramone escreveu:
Licas escreveu:Mas em um contexto de banda acho muito difícil de identificar se é ou não um Precision.

Concordo totalmente. No meio da banda, com tanta coisa rolando junto, duvido muito que alguém consiga diferenciar, com certeza absoluta, se é um captador P ou um J na posição do braço.

Aliás, se dois baixos do mesmo fabricante e mesmo modelo tem diferenças sonoras, mais do que normal haver diferenças entre a situação proposta com os captadores.

e imagina que 99% dos casos sempre será essa situação, o baixo no contexto de uma banda. Nem em gravação de estúdio tem espaço pra todos aparecerem 100%, sempre vai haver cancelamento de frequências, sobreposições, efeitos subjetivos na mistura e assim por diante, isso captando um sinal, pior ainda é reproduzindo em diferentes fontes sonoras.


O baterista não vai ouvir todos os harmônicos dos tons na sua virada, o guitarrista vai perder algo naquele som fodástico que ele tira sozinho no amp, o baixista vai não vai ter toda presença sonora que escuta num fone de ouvido e assim por diante Razz
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por monteirofn Qua Out 04, 2017 7:11 pm

Saudades dessa belezinha feita pelo Mestre Bertola !!! Onde eu tocava todo mundo perguntava sobre esse baixo. Até hoje dá uma dor no coração de ter vendido.

Som de PBass vs JBass captador solado AZm71
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por arturbmallmann Qua Out 04, 2017 7:17 pm

Muito lindo!!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 04, 2017 8:13 pm

monteirofn escreveu:Saudades dessa belezinha feita pelo Mestre Bertola !!! Onde eu tocava todo mundo perguntava sobre esse baixo. Até hoje dá uma dor no coração de ter vendido.

Som de PBass vs JBass captador solado AZm71
Esse não é o seu não Monteiro...
O seu tinha escala clara e marcação preta.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por monteirofn Qua Out 04, 2017 8:51 pm

Ah, sim, mestre, isso eu sei. É que quando vi o vídeo me lembrei dele, e coloquei aqui a foto só pro pessoal ter uma idéia melhor sobre esses P51 com captador Jazz. Verdadeira máquina de graves. O Camarada que eu vendi tá cuidando bem dele, e se bobear, ano que vem consigo comprar de volta ! rsrsrsrs
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por monteirofn Qua Out 04, 2017 8:53 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Esse não é o seu não Monteiro...
O seu tinha escala clara e marcação preta.

E além desses detalhes, o braço bem fino, com nut de latão e as cordas .050 ! O comprador não aguentou e trocou ! rsrsrs
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 04, 2017 9:57 pm

monteirofn escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Esse não é o seu não Monteiro...
O seu tinha escala clara e marcação preta.

E além desses detalhes, o braço bem fino, com nut de latão e as cordas .050 ! O comprador não aguentou e trocou ! rsrsrs
flower
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por campos Qui Out 05, 2017 9:44 am

Precision 51 - Squier Classic Vibe: Cap alnico 5 (saída baixa), corpo em basswood, braço e escala em maple, trastes "vintage", ponte hi-mass genérica. Cordas (não sei a marca) rounds de nickel, .045. Braço taruguento, imagino ser feito dentro dos padrões originais.

Vinicius, o que é esse negócio de braço taruguento???

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 05, 2017 10:25 am

allexcosta escreveu:E um JB com braço de PB, alguém já fez isso?
Já, mas deu bastante diferença por alguns motivos:
1) Estava tocando sozinho no fone
2) O JB tinha Dimarzio e o PB tinha Malagoli Custom Alnico. 1 quente e outro bem suave, então as diferenças foram maiores.

Porém, naquele contexto de tocar no meio de banda, mais instrumentos, etc.. deve ficar muito mais dificil de perceber.

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 05, 2017 1:00 pm

campos
Vinicius, o que é esse negócio de braço taruguento???
Braço espesso, grosso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Out 05, 2017 1:12 pm

Tive Jazz Bass, tive Precision 51 e modelo split single coil. Aparentemente acho o captador do braço do Jazz Bass com um som magro e frio em relação ao Split Single do Precision e apenas mais magro em relação ao captador single dos Precisions 51. Percepção minha.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Vinicius F Qui Out 05, 2017 1:51 pm

campos escreveu:Precision 51 - Squier Classic Vibe: Cap alnico 5 (saída baixa), corpo em basswood, braço e escala em maple, trastes "vintage", ponte hi-mass genérica. Cordas (não sei a marca) rounds de nickel, .045. Braço taruguento, imagino ser feito dentro dos padrões originais.

Vinicius, o que é esse negócio de braço taruguento???

Um braço mais grosso, perfil mais em "U". É uma gíria de pessoal de indústria... rs
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Sex Out 06, 2017 1:45 pm

Vou testar em casa esse esquema 100 - 20
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Bruno Alcântara Sáb Out 07, 2017 9:33 am

Eu ouço a diferença mais marcante no médio-grave. Na minha percepção o P é mais definido que o J solado, o J é evidentemente mais magro. A grosso modo, P soa "flat" e J soa "U", falando da posição do braço é claro. E me desculpe quem não, mas eu percebo diferença na mix.
Acredito que a diferença possa estar no braço também, mas não somente, ou então o 51 soaria igual ao standard, certo?

Esse vídeo ilustra minha opinião, o teste começa em 6:20:

Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Stormbringer Dom Out 08, 2017 2:56 pm

Eu acho muito dificil. O desafio do Scott Divine eu passei, mas provavelmente eu falhariam em alguns testes cegos por diferença de cordas, e outras coisas...

O lance é que sem o parametro de comparação proximo ou recente, vc pode dizer que esse do Bertola, por exemplo, é um P sim.

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Seg Out 09, 2017 11:11 am

O meu jazz é o tagima tw73 e o braço é mais largo do que um jazz. quase tão largo quanto o meu thunderbird epiphone. talvez tenha braço de precision. não tenho nenhum no momento para comparar. fiz o teste com o volume baixo e percebi que chegou perto do precision, mas faltava alguma coisa. vou testar num fone outro dia novamente.
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por rhiendlmayer Qua Out 11, 2017 10:05 am

É sutil a diferença, mas o PBass parece mais cheio, mais encorpado do que o J do Neck solo.
PBass "ronca" um pouco mais parece

rhiendlmayer
Membro

Mensagens : 5
Localização : Valinhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Galdino Sáb Out 14, 2017 1:18 pm

Eu passei no teste cego, acabei acertando não tanto pela relação captação J do braço vs captação P mas por uma característica de Jazz Bass em algumas notas mais pro médio-agudo que eu chamo de "pisando em tomates". É bem complexo de fato, aliás andei pensando nesse teste o cara usou "baixos bons" que realmente soam como um Jazz e um Precision mas mesmo assim é de uma dificuldade grande e em baixos mais cheap?! dariam tanta diferença?! dariam mais ou menos?! Dois baixos de marcas mais baratas chineses, um precision e um jazz com apenas o cap do braço e aí?!
Eu chuto que pela captação, madeiras e definição seria mais difícil ainda decifrar qual é qual.
Mas pode haver um caso como o do meu primeiro baixo, que não era de todo ruim... mas era um Condor Jazz e não tinha a espessura do corpo padrão, ou seja ele ia puxar mais pra médio-agudo mesmo.


PS: Bertola parabéns pela sua criação, adorei o timbre do baixo... esse do Beach Combers tá bem vintage, quente. Você disse que é um J de giannoca dos anos sei lá quanto?!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 14, 2017 2:22 pm

^ Isso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 14, 2017 3:13 pm

Bom, acho sim. Ainda estou para ver/ouvir um Jazz Bass que consiga soar perto de algo assim (com sua própria e devida licença, Alex):

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Rico Sáb Out 14, 2017 4:04 pm

Passei. Mas na mix de uma música eu não passaria.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Uchoa Sáb Out 14, 2017 5:41 pm

Passei também e concordo que em uma mix complica !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Galdino Sáb Out 14, 2017 7:23 pm

Aos entendidos, qual a diferença entre essa captação do 51's pbass e a do MusicMaster?!
A do MusicMaster é um single de guitarra mesmo? a do 51's pbass não?!
Uma vez liguei um drive no MusicMaster e ele ficou bem estranho nas últimas casas parecia uma guitarra mesmo com drive, bem bizarro.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Out 14, 2017 7:37 pm

Galdino escreveu:Aos entendidos, qual a diferença entre essa captação do 51's pbass e a do MusicMaster?!
A do MusicMaster é um single de guitarra mesmo? a do 51's pbass não?!
Uma vez liguei um drive no MusicMaster e ele ficou bem estranho nas últimas casas parecia uma guitarra mesmo com drive, bem bizarro.
Sim. O captador do Musicmaster é um capt de guitarra com uma capa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Galdino Sáb Out 14, 2017 8:10 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Galdino escreveu:Aos entendidos, qual a diferença entre essa captação do 51's pbass e a do MusicMaster?!
A do MusicMaster é um single de guitarra mesmo? a do 51's pbass não?!
Uma vez liguei um drive no MusicMaster e ele ficou bem estranho nas últimas casas parecia uma guitarra mesmo com drive, bem bizarro.
Sim. O captador do Musicmaster é um capt de guitarra com uma capa.

Laughing
Valeu Bertola o do MusicMaster eu tinha quase 99% de certa que era um single coil de guitarra, o do Pbass 51's se enquadra como?!

Depois lançaram uns replacements para melhorar o MusicMaster, inclusive essa captação aí, além de uma ponte melhor que não é 1 carrinho pra duas cordas kkkkk.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Vinicius F Sáb Out 14, 2017 8:17 pm

Sim, o captador do musicmaster é o mesmo da strato, com 6 polos. Os P-51 tem 4 polos e dimensões um pouco maiores.

Uma bela demonstração do timbre de um "P-51" em uma gravação é justamente a "I want you back", dos J5. Muita gente ainda credita essa linha ao Jamerson e seu precision split coil, quando na verdade foi gravada por Wilton Felder com um "Telecaster Bass", que era uma reedição dos "P-51"...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Galdino Sáb Out 14, 2017 8:28 pm

Vinicius F escreveu:Sim, o captador do musicmaster é o mesmo da strato, com 6 polos. Os P-51 tem 4 polos, e tem dimensões um pouco maiores.

Uma bela demonstração do timbre de um "P-51" em uma gravação é justamente a "I want you back", dos J5. Muita gente ainda credita essa linha ao Jamerson e seu precision split coil, quando na verdade foi gravada por Wilton Felder com um "Telecaster Bass", que era uma reedição dos "P-51"...



Eu acho mais "seco" que um p-bass tradicional mas só fui me tocar realmente depois que você falou.
Você sabe se isso aí foi gravado com palheta ou dedo?!

O timbre mais conhecido de p51's é o do Sting, mas ele alterna vezes tocando com o dedão outras com palheta... tanto é que gente que nem sabe de contrabaixo se refere a essa baixo apenas como "o baixo do Sting".

E agora a versão melhorada do MusicMaster, o Mustang é um P "pequeno?!". O som do Mustang é mais quente que o do MusicMaster e tem mais saída também, além da ponte ser melhor. Ambos ganharam status cult no meio de bandas de rock indie, mpb e alguns sons mais crús como um delta blues por exemplo.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Vinicius F Sáb Out 14, 2017 8:50 pm

Acho que foi tocada com palheta e talvez foi utilizado algum abafador, pra gerar esse som mais percussivo.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Galdino Sáb Out 14, 2017 8:52 pm

Vinicius F escreveu:Acho que foi tocada com palheta e talvez foi utilizado algum abafador, pra gerar esse som mais percussivo.

Mesma percepção que eu tive mas "não cravo nada nesse caso" scratch
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 14, 2017 10:50 pm

Galdino escreveu:Aos entendidos, qual a diferença entre essa captação do 51's pbass e a do MusicMaster?!
A do MusicMaster é um single de guitarra mesmo? a do 51's pbass não?!
Uma vez liguei um drive no MusicMaster e ele ficou bem estranho nas últimas casas parecia uma guitarra mesmo com drive, bem bizarro.
https://www.contrabaixobr.com/t37697-review-fender-musicmaster-bass-usa-1978

https://www.contrabaixobr.com/t37877-review-2-fender-musicmaster-bass-usa-1978
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Som de PBass vs JBass captador solado Empty Re: Som de PBass vs JBass captador solado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos