Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

+5
NeyBass
JAZZigo
joabi
cardozo
PH Benchmarker
9 participantes

Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker Sex 29 Dez 2017, 10:09 pm

Fala baixistas!!! Pois bem, estou para levar meu baixo ao luthier em breve pra dar aquela regulagem periódica, trocar cordas, enfim, me veio na ideia de conversar com meu luthier a respeito das modificações que vou citar abaixo (afinal o pré é feito por ele então preciso saber se o mesmo permite os mods ou não). Pra fica mais objetivo vou listar os mods e explicar o porque da ideia.

1 - Remover o knob de balanço do captador e colocar uma chave de 3 posições no lugar.
Motivo: Só uso 3 combinações e meu ouvido só percebe 3 combinações: Cap braço solado, cap ponte solado e os dois ligados, qualquer coisa além disso meu ouvido não nota diferença.

2 - Colocar uma chave passivo/ativo. Passei a perceber essa possibilidade, após testar baixos passivos (Condor BX12 e CJB24), e notar a particularidade deles, principalmente usando cap ponte. Nesse esquema, tentarei usar um tone passivo se possível

3 - Aqui, mora a dúvida chave desse tópico: Chave de Médios, notei que em alguns Ibanez (BTB, SR) possui uma chave onde você muda a frequência que quer trabalhar (400 e 800Hz se não me engano), essa chave veio apenas como uma possibilidade de explorar timbres, e já aproveitando que o luthier vai furar o baixo de qualquer jeito porque não tentar.

O projeto é esse, já que o Tagima Millenium 6 Já está mexido e é um instrumento que não desfaço, é uma possibilidade que tenho de deixar ele mais versátil ao invés de comprar um baixo já passivo por exemplo.

Abraços.
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por cardozo Ter 02 Jan 2018, 7:57 am

PH Benchmarker escreveu:Fala baixistas!!! Pois bem, estou para levar meu baixo ao luthier em breve pra dar aquela regulagem periódica, trocar cordas, enfim, me veio na ideia de conversar com meu luthier a respeito das modificações que vou citar abaixo (afinal o pré é feito por ele então preciso saber se o mesmo permite os mods ou não). Pra fica mais objetivo vou listar os mods e explicar o porque da ideia.

1 - Remover o knob de balanço do captador e colocar uma chave de 3 posições no lugar.
Motivo: Só uso 3 combinações e meu ouvido só percebe 3 combinações: Cap braço solado, cap ponte solado e os dois ligados, qualquer coisa além disso meu ouvido não nota diferença.

2 - Colocar uma chave passivo/ativo. Passei a perceber essa possibilidade, após testar baixos passivos (Condor BX12 e CJB24), e notar a particularidade deles, principalmente usando cap ponte. Nesse esquema, tentarei usar um tone passivo se possível

3 - Aqui, mora a dúvida chave desse tópico: Chave de Médios, notei que em alguns Ibanez (BTB, SR) possui uma chave onde você muda a frequência que quer trabalhar (400 e 800Hz se não me engano), essa chave veio apenas como uma possibilidade de explorar timbres, e já aproveitando que o luthier vai furar o baixo de qualquer jeito porque não tentar.

O projeto é esse, já que o Tagima Millenium 6 Já está mexido e é um instrumento que não desfaço, é uma possibilidade que tenho de deixar ele mais versátil ao invés de comprar um baixo já passivo por exemplo.

Abraços.

1 - Esta configuração é a original do Yamaha BB e eu gosto bastante. Depois de realizar a modificação, o ajuste fino se dá com a altura dos captadores;

2 - Aqui eu teria cuidado: Muitas vezes a modificação não funciona na prática. Você corre o risco de perder tempo e dinheiro e talvez o resultado não seja o esperado. Neste caso, você poderá ter uma opção que nunca usará na prática;

3 - É o mesmo caso do no. 2. Na verdade, o tópico 1 do seu texto simplifica o funcionamento do instrumento e o restante introduz "complicadores" que talvez sejam desnecessários para o seu uso ou timbre.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por joabi Ter 02 Jan 2018, 2:15 pm


Se os captadores forem passivos eu faria a segunda modificação. Basta colocar um pot duplo no volume, não precisa furar para colocar chave. A ligação é bem simples e é útil quando você quiser usar um preamp externo, ou usar só o pré do seu amplificador. Serve também como backup caso acabe a bateria durante algum show.

As outras modificações não vejo sentido. O controle de médio depende totalmente do projeto, mas se você sente muita falta deste tipo de controle, um EQ externo é bem mais eficiente.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker Ter 02 Jan 2018, 5:07 pm

cardozo escreveu:

2 - Aqui eu teria cuidado: Muitas vezes a modificação não funciona na prática. Você corre o risco de perder tempo e dinheiro e talvez o resultado não seja o esperado. Neste caso, você poderá ter uma opção que nunca usará na prática;

Aqui você se refere na instalação da chave ou do esquema de montar um tone pro modo passivo?

joabi escreveu:
Se os captadores forem passivos eu faria a segunda modificação. Basta colocar um pot duplo no volume, não precisa furar para colocar chave. A ligação é bem simples e é útil quando você quiser usar um preamp externo, ou usar só o pré do seu amplificador. Serve também como backup caso acabe a bateria durante algum show.


Sim, os Malagoli Soap 6 são passivos.
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por JAZZigo Ter 02 Jan 2018, 11:40 pm

Coloque uma chave rotatória de 3 posições no lugar do blend pot.

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves 480x480-9245
ROTARY SWITCH, 2-POLE, 3-POSITION
https://www.allelectronics.com/item/rsw-50/rotary-switch-2-pole-3-position/1.html

E instale um preamp Noll TCM 3 P (4-Knob 3-Band Vol P/P A/P - Treb/Treb Stack - Bass/Bass Stack - Mid/Mid Stack), ativo/passivo, de 3 bandas semiparamétricas, com 1 push-pull pot de volume 3 stacked pots de equalização.

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves A4_01_noll_tcm3p_preamp_parametric_bass_mid_treble
Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves A41_01_tcm3p_b_graphic
Noll TCM 3 P
https://www.bestbassgear.com/noll-tcm3p-2041.htm
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker Ter 19 Fev 2019, 8:38 am

Bom dia amigos.

Estou pensando em retornar com o projeto, porém morando muito longe de um luthier, fica mais difícil mandar o baixo para modificar, pensei em uma modificação mais simples..

Esquecer a chave de médios, usar um push pull passivo/ativo no pot de volume, e outro push pull coil tap pra usar o humbucker como single no blend pot, mas olhando alguns esquemas na internet não consegui compreender completamente, ficou muito vago... conversei com o Érico malagoli, e ele disse que posso usar os esquemas do soap bar, MM Power ou mesmo os humbuckers de guitarra.

Alguém pode me dar uma luz de como proceder? Ainda vou comprar o material pra solda.

Abraços.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por NeyBass Ter 19 Fev 2019, 10:51 am

Eu só faria a opção ativo/passivo.

O controle de médios em 400 ou 800, não depende simplesmente da chave, mas sim do projeto do preamp, no caso teria que trocar o pré por algum com essa opção. (Me corrijam se falei besteira).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por Gabriel Mazzini Ter 19 Fev 2019, 11:12 am

"Só uso 3 combinações e meu ouvido só percebe 3 combinações: Cap braço solado, cap ponte solado e os dois ligados, qualquer coisa além disso meu ouvido não nota diferença."

Considerando essa afirmação, não vejo muito sentido nas outras alterações. Principalmente na 3.
Gabriel Mazzini
Gabriel Mazzini
Membro

Mensagens : 70
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por fheliojr Ter 19 Fev 2019, 4:52 pm

^[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker Ter 19 Fev 2019, 6:13 pm

A ideia do coil tap, é mais no objetivo de explorar outras sonoridades, timbres... e como provavelmente eu mesmo vou fazer, acredito valer a pena a "aventura".

Mas agradeço os feedbacks que estão sendo dados aqui, tenho aprendido bastante do mundo dos graves com vocês.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker Seg 05 Ago 2019, 7:43 pm

Boa noite galera dos graves. Atualizando o tópico, finalmente consegui levar meu Tagima Millenium ao luthier e realizar as modificações..

1 chave passivo/ativo
1 chave single/humbucker

A sonoridade ficou ótima... assim que puder posto fotos.

Abraços.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por patriciofernandes Ter 06 Ago 2019, 2:31 am

JAZZigo escreveu:

E instale um preamp Noll TCM 3 P (4-Knob 3-Band Vol P/P A/P - Treb/Treb Stack - Bass/Bass Stack - Mid/Mid Stack), ativo/passivo, de 3 bandas semiparamétricas, com 1 push-pull pot de volume 3 stacked pots de equalização.

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves A4_01_noll_tcm3p_preamp_parametric_bass_mid_treble
Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves A41_01_tcm3p_b_graphic
Noll TCM 3 P
https://www.bestbassgear.com/noll-tcm3p-2041.htm

cara, esse é sem dúvidas o preamp mais versátil em termo de frequência que eu já vi na minha vida °-°
não fazia ideia da existência do mesmo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por Diegobass Dom 11 Ago 2019, 10:04 am

patriciofernandes escreveu:
JAZZigo escreveu:

E instale um preamp Noll TCM 3 P (4-Knob 3-Band Vol P/P A/P - Treb/Treb Stack - Bass/Bass Stack - Mid/Mid Stack), ativo/passivo, de 3 bandas semiparamétricas, com 1 push-pull pot de volume 3 stacked pots de equalização.

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves A4_01_noll_tcm3p_preamp_parametric_bass_mid_treble
Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves A41_01_tcm3p_b_graphic
Noll TCM 3 P
https://www.bestbassgear.com/noll-tcm3p-2041.htm

cara, esse é sem dúvidas o preamp mais versátil em termo de frequência que eu já vi na minha vida °-°
não fazia ideia da existência do mesmo

Se comprar sem impostos fica mais em conta que um pré EMG, Aguilar ou Seymour Ducan... Fiquei curioso agora... Alguém já testou?
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por PH Benchmarker Dom 11 Ago 2019, 11:03 am

Interessante que esse pré te da uma variedade enorme de combinações de timbres usando poucos knobs, esses potenciômetros no meu ponto de vista parecem grandes, acho que não caberia no meu baixo.

Nas minhas modificações, cheguei ao luthier com a ideia do push/pull, porém encontramos limitações na hora de fazer devido a minha pressa, pois meu baixo estava parado há bastante tempo e precisava de uma boa regulagem e cordas novas pois no dia tive ensaio pra gig, então tinha que fazer a pronta entrega. Não havia pots duplos disponíveis pra isso, afinal peguei o luthier de surpresa com essa ideia, mas tinha as chaves. Optei pelas chaves, e ao experimentar as chaves, vi que elas pra mim estão sendo mais funcionais e práticas do que os push/pull. Sonoridade incrível testando lá com um Staner BS120 e até mesmo com um Bold 106 que testei também.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves Empty Re: Opiniões acerca de modificação no pré onboard para instalação de chaves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos