Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação de Contrabaixo

+6
Maurício_Expressão
NETOULTRA
allexcosta
Cantão
rafael.buzzi.andrade
Breno_Barnabe
10 participantes

Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Fev 26, 2018 11:34 am

Amigos, bom dia.

Para fins "didáticos-corporativos" terei que fazer uma apresentação (dessas de Power Point, etc.) de 20 minutos sobre alguma coisa que eu gosto. Escolhi nosso grande companheiro de todas as Gigs, o Contrabaixo.

Que assuntos vocês acham interessante falar?
Função na musica? Historia? Grandes nomes?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Fev 26, 2018 12:55 pm



This!!

Edit: Não to dizendo pra rodar esse video.. hehehe.. mas as notas que vão passando na placa podem dar uma boa enriquecida no coteúdo
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Cantão Seg Fev 26, 2018 7:02 pm

Breno_Barnabe escreveu:Amigos, bom dia.

Para fins "didáticos-corporativos" terei que fazer uma apresentação (dessas de Power Point, etc.) de 20 minutos sobre alguma coisa que eu gosto. Escolhi nosso grande companheiro de todas as Gigs, o Contrabaixo.

Que assuntos vocês acham interessante falar?
Função na musica? Historia? Grandes nomes?
faz um apanhado de tudo... up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por allexcosta Seg Fev 26, 2018 8:16 pm

Algumas idéias:

- Antes de começar, escolha duas pessoas na sala, uma de cada lado, e fale olhando pra elas duas de maneira alternada com bastante convicção e olhando no olho. Isso passa confiança pra o resto da platéia.

- Inicie com uma piada leve que gere empatia instantânea com o público. Se forem intelectualóides pré-millennials seria algo como:

"Boa noite, meu nome é fulano e estou aqui para falar de algo que eu gosto". Aí você olha bem sério pra pessoa que pareça mais tímida e fala "não, não é a Pabllo Vittar" ou então "não, não é o sertanejo universitário". Escolha algo que aquele tipo de público despreza.

- Você então apresenta o tema, que é o contrabaixo. Após revelar essa informação, você passa vários slides de maneira bem rápida com muita informação e falando por cima, nada de legendas. Esses slides serão tipo:

Esse é o baixo acústico utilizado nas orquestras
Esse o baixo de sopro (foto de uma tuba)
Esse é o baixo elétrico em pé
Esse é o baixo elétrico de 4 cordas

Etc...

Isso tem que ser rápido e com grande entusiasmo, pois dará o tom para o resto da palestra.

Aí você vai falar um pouco da história do instrumento e mostrar que ele pode ser tocado por crianças (mostra foto), mulheres (mostra foto), pessoas de idade (mostra foto) e (hora de mais um pouco de humor e de mostrar algo fofo), até por um gatinho. Aí você mostra algo assim:

Apresentação de Contrabaixo CatBass

Aí você vai entrar no tema "importância do baixo na música". E aí pode perguntar à platéia. Não espere eles levantarem a mão, aponte pra alguém. Você elogia a resposta de cada um então propõe uma maneira de entender a importância do instrumento.

Chame alguém extrovertido pra o palco, tipo aquela senhora de meia idade que já tomou umas. Arrume uma música bem dançante e conhecida e peça pra pessoa dançar com você. Depois disso, coloque a mesma música sem o baixo e tente dançar com a pessoa. Fica sem graça não é?

Aí você explica que a única diferença era a presença do baixo. Faça isso com outras músicas famosas, como Billie Jean, Uptown Funk, coisas assim.

E pratique a apresentação pra alguém de sua família. Em humor, tempo é muito importante. Estique algumas partes e encolha outras pra que fique no tempo certo sem ser chato.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por NETOULTRA Seg Fev 26, 2018 9:31 pm

allexcosta escreveu:Algumas idéias:

- Antes de começar, escolha duas pessoas na sala, uma de cada lado, e fale olhando pra elas duas de maneira alternada com bastante convicção e olhando no olho. Isso passa confiança pra o resto da platéia.

- Inicie com uma piada leve que gere empatia instantânea com o público. Se forem intelectualóides pré-millennials seria algo como:

"Boa noite, meu nome é fulano e estou aqui para falar de algo que eu gosto". Aí você olha bem sério pra pessoa que pareça mais tímida e fala "não, não é a Pabllo Vittar" ou então "não, não é o sertanejo universitário". Escolha algo que aquele tipo de público despreza.

- Você então apresenta o tema, que é o contrabaixo. Após revelar essa informação, você passa vários slides de maneira bem rápida com muita informação e falando por cima, nada de legendas. Esses slides serão tipo:

Esse é o baixo acústico utilizado nas orquestras
Esse o baixo de sopro (foto de uma tuba)
Esse é o baixo elétrico em pé
Esse é o baixo elétrico de 4 cordas

Etc...

Isso tem que ser rápido e com grande entusiasmo, pois dará o tom para o resto da palestra.

Aí você vai falar um pouco da história do instrumento e mostrar que ele pode ser tocado por crianças (mostra foto), mulheres (mostra foto), pessoas de idade (mostra foto) e (hora de mais um pouco de humor e de mostrar algo fofo), até por um gatinho. Aí você mostra algo assim:

Apresentação de Contrabaixo CatBass

Aí você vai entrar no tema "importância do baixo na música". E aí pode perguntar à platéia. Não espere eles levantarem a mão, aponte pra alguém. Você elogia a resposta de cada um então propõe uma maneira de entender a importância do instrumento.

Chame alguém extrovertido pra o palco, tipo aquela senhora de meia idade que já tomou umas. Arrume uma música bem dançante e conhecida e peça pra pessoa dançar com você. Depois disso, coloque a mesma música sem o baixo e tente dançar com a pessoa. Fica sem graça não é?

Aí você explica que a única diferença era a presença do baixo. Faça isso com outras músicas famosas, como Billie Jean, Uptown Funk, coisas assim.

E pratique a apresentação pra alguém de sua família. Em humor, tempo é muito importante. Estique algumas partes e encolha outras pra que fique no tempo certo sem ser chato.

Formula pronta mas bastante eficiente claps

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Fev 27, 2018 7:49 am

^ Pow.. vou até salvar essa fórmula.. hehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Fev 27, 2018 10:27 am

Esse Allex... Mas é isso mesmo!!!
A parte importante e didática tem que ser feita de forma bem light para não ficar enfadonha a apresentação!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Claudio Mengarda Ter Fev 27, 2018 11:36 am

Muito bom Alex! Algo me diz que você já fez uma palestra sobre o assunto haha
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por SRTO Ter Fev 27, 2018 2:06 pm

^...foi quando perto da casa dele ainda era tudo mato!
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Fev 27, 2018 3:05 pm

Eu não acredito que Allex escreveu isso!


Vei...que onda da zorra!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Fev 27, 2018 3:24 pm

HAHAHAHAHAHHA, sensacional Allex!

Não vou poder seguir exatamente ao pé da letra por motivos que depois irei revelar, porém algumas coisas ali serão bem aproveitadas. Uma pena que não vai dar pra chamar uma tia bêbada pra bailar (não vai ter tia bêbada e eu não sou muito bom com danças).
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por joabi Qui Mar 08, 2018 1:39 am

Breno_Barnabe escreveu:HAHAHAHAHAHHA, sensacional Allex!

Não vou poder seguir exatamente ao pé da letra por motivos que depois irei revelar, porém algumas coisas ali serão bem aproveitadas. Uma pena que não vai dar pra chamar uma tia bêbada pra bailar (não vai ter tia bêbada e eu não sou muito bom com danças).

hahaha Nem me fale. Eu sou o da direita:


https://www.youtube.com/watch?v=F3jnymeJof4

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de Contrabaixo Empty Re: Apresentação de Contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos