Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabrera Music Man

Ir em baixo

Cabrera Music Man Empty Cabrera Music Man

Mensagem por adenial em Dom Maio 27, 2018 11:55 pm

Olá pessoal, boa noite.
Estou com umas dúvidas que não consegui sanar pela busca do Fórum
Quero trocar o captador do meu Strinberg clb10 (passivo de 4 cordas)
Existem dois modelos da Cabrera: o Big Tone e o MMPro.
O Big tone usa alnico 5 e as suas bobinas somam 9K de resistencia.
O MMPro usa alnico 5 e uma barra cerâmica e as suas bobinas somam de 10,4K de resistência.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Alguém aqui usa algum desses dois no modo passivo?
O imã cerâmico no MMPro altera significativamente o som ou somente dá mais saída e pressão sonora para o cap?
Sei que quanto maior a quantidade de volta na bobina, aumenta-se a resistencia e se perde agudos. Sendo assim, o imã cerâmico seria para amenizar essa perda de agudos, correto?
O Big Tone acredito que tenha um som mais "polido", enquanto o MMPro seria algo mais agressivo.
Queria um que me desse bastante presença nos graves e que não tivesse uma saida baixa.

Nunca tive captador da Cabrera, só tive Malagoli e Sergio Rosar, ambos de guitarra.
Falam que a qualidade dos Cabrera é melhor que os Malagoli. A qualidade do Sergio Rosar é excelente (gostei mais que os Malagolis) mas não tem modelo MM.
Já pensei em comprar Cabrera em outras oportunidades, o problema é que o site só tem descrição (nem um sample). É impossível conseguir falar com a empresa e os reviews e videos dos captadores dele são muito escassos (nisso a Malagoli dá um show). Sem contar que não colocam os valores de indutância e saida em mV. Sendo assim é "tiro no escuro" isso.

Obrigado pela atenção

adenial
Membro

Cabrera Music Man Empty Re: Cabrera Music Man

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Maio 28, 2018 12:23 am

Sim, o material do imã muda a sonoridade, mas isso é sutil.
Imãs cerâmicos tem resposta mais "aberta" e mais "rascante" que os de AlNiCo, portanto a pergunta que vc fez acima não procede. Uso tanto imãs AlNiCo quanto cerâmico em meus baixos e nos que construo, e geralmente prefiro a resposta mais agressiva dos cerâmicos.
Esse capt Cabrera já foi usado por mim para um "up grade" em um antigo Condor. Melhorou sensivelmente a sonoridade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por adenial em Seg Maio 28, 2018 9:36 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, o material do imã muda a sonoridade, mas isso é sutil.
Imãs cerâmicos tem resposta mais "aberta" e mais "rascante" que os de AlNiCo, portanto a pergunta que vc fez acima não procede. Uso tanto imãs AlNiCo quanto cerâmico em meus baixos e nos que construo, e geralmente prefiro a resposta mais agressiva dos cerâmicos.
Esse capt Cabrera já foi usado por mim para um "up grade" em um antigo Condor. Melhorou sensivelmente a sonoridade.

Oi Bertola.
Obrigado pela resposta.
Sobres os imãs eu li isso no blog LPG:
"A partir dos anos 60, gradativamente o alnico foi sendo substituido, nos captadores mais baratos, pelo ferrite. Nos anos 80, com os humbuckers de alta potência, o ferrite passou a ser uma opção até para captadores mais caros porque o aumento do número de voltas/resistência diminui os agudos e o ferrite é um pouco mais agudo que o alnico. Em captadores de baixa saída (os clássicos), ele soa estridente, mas pode ficar muito bem nos outros (...)
(...) Alguns humbuckers de alta potência, mais de 17k geralmente, precisam utilizar 3 barras de ferrite (uma central maior e duas laterais menores), senão soariam abafados demais.

Você comentou que já usou o MMPro. Sobre a construção dele o que você pode comentar, são bem feitos então?
Pensei também nos Kent Armstrong o qual é totalmente cerâmico e 13,5K de resistencia (eles seriam melhores que o da Strinberg?). Ele é mais barato que o Cabrera (achei por 120 reais) enquanto o Cabrera tá por 246 com frete. O valor mais caro do Cabrera compensa então?

Grato

adenial
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Maio 28, 2018 8:28 pm

Meu Bertola's MM tem um Kent Armstrong. Gosto muito...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por adenial em Seg Maio 28, 2018 11:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Meu Bertola's MM tem um Kent Armstrong. Gosto muito...

O que me deixou com o pé atras no Kent Armstrong vendido aqui no Brasil é que ele é importado pela Condor.
A versão vendida nos EUA tem o mesmo valor de resistência, é cerâmico, mas não tem os polos expostos e custa 72 doletas!

https://www.wdmusic.com/HBMN1.html

Até onde pesquisei no Talk Bass, esses vendidos nos EUA são fabricados pela Sky Pickups na Coréia do Sul.

Os importados pela Condor são feitos na China.

Será que a Condor então pegou a licença com Sky Pickups para fabricar esses captadores na China e vender aqui no Brasil como Kent Armstrong? Pois no Ebay só acho essa versão mais cara. Não acho essa versão vendida aqui no Brasil.

Grato

adenial
Membro

Mensagem por Euphra em Sex Out 26, 2018 10:50 am

Estou instalando um Cabrera MM Big Tone em um Tagima TBM 4 (Em conjunto com Pre Sonorus CP600J3), vou ver como ele se sai e posto aqui.

Euphra
Membro

Mensagem por André Gomide em Ter Abr 21, 2020 10:15 pm

Boa noite. Ressuscitando o tópico. Tb queria colocar um cap cabrera no meu tbm 4. Mas tenho uma dúvida. O espacamento das cordas original é 19mm, e o cabrera é 18mm. Vc colocou o cabrera e deu certo ou precisou fazer alguma alteração? No caso tb coloquei o Sonorus cp600j3. O som ficou bom mesmo?
André Gomide
André Gomide
Membro

Mensagem por Euphra em Qua Dez 30, 2020 6:58 pm

André Gomide escreveu:Boa noite. Ressuscitando o tópico. Tb queria colocar um cap cabrera no meu tbm 4. Mas tenho uma dúvida. O espacamento das cordas original é 19mm, e o cabrera é 18mm. Vc colocou o cabrera e deu certo ou precisou fazer alguma alteração? No caso tb coloquei o Sonorus cp600j3. O som ficou bom mesmo?

Oi André, na realidade eu troquei a ponte do meu ex-TBM-4 (Sim, já o vendi) por uma Guyker réplica da Music Man e quando o luthier instalou a nova ponte ele alinhou com os polos dos captadores e ficou perfeito. Não sei te informar se com a ponte original é possivel obter esse alinhamento, mas pra mim funcionou com a ponte Guyker. Você compra essa ponte no Ali Express por algo em torno de R$ 100,00 e vale muito a pena pois o visual do baixo fica mais com cara de MM.

Sobre o Sonorus CP600, sem dúvida é bem melhor que o circuito original, não tenho a menor duvida, pelo menos não tem os ruidos e blindagem pobre do original, mas os potenciômetros são de baixa qualidade e logo ficarão com folga e pedirão substituição, os meus com pouco tempo de uso já apresentaram folga e ruidos, mas continuaram funcionando, depois vendi o baixo.

Hoje eu não teria mais um TBM 4 achei o acabamento do baixo muito ruim, pintura mal feita, precisei gastar uma grana para deixar o instrumento usável. Prefiro fazer uma réplica de MM num luthier, hoje com a facilidade do CNC, temos vários luthiers aqui no Brasil que fazem corpos e braços de excelente qualidade.

Euphra
Membro

Mensagem por André Gomide em Qua Dez 30, 2020 9:11 pm

Boa noite. Coloquei com a ponte original mesmo e as cordas passaram em cima dos polos, um pouco deslocadas do centro, mas passaram todas em cima, então ficou tudo ok. Coloquei tb o CP 600, mas não usei os potenciômetros que vieram nele. Usei os originais do baixo que tem center click. Tudo ficou excelente. O meu tem um bom acabamento, deve ter tido sorte. Obrigado pelo retorno. Abraço.
André Gomide
André Gomide
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: