Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como você ajusta o equalizador?

+17
Pz123
Paulo Penna
Coder
Leandro Blah
NETOULTRA
JAZZigo
Christian
Rico
NESCAU
Zubrycky
fheliojr
Juninho Sampaio
Breno_Barnabe
Sandro Levi
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
Edão
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Edão Qua Out 03, 2018 12:14 pm

O equalizador do cubo ou do cabeçote que você usa é talvez um dos itens mais importantes e mais negligenciados por quem gosta de fazer aquele som.
Com certeza, muitos músicos, baixistas no nosso caso, já aprenderam a usar e sabem da importância, outros, no entanto, ainda não.

Como você ajusta o equalizador? Seja ele de que tipo for: gráfico, paramétrico ou semi-paramétrico.

Já chegou numa razão? Ajusta conforme o ambiente? Ajusta pra chegar no timbre que você tem na ideia? Muda com frequência ou é aquilo e nada mais?




Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Out 03, 2018 12:21 pm

Tudo flat. Costumo mudar mais no baixo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Edão Qua Out 03, 2018 12:26 pm

Tenho um cubo Behringer BXL 1800a que tem um equalizador gráfico de 7 bandas.

Como você ajusta o equalizador? Eq10

Quando quero um timbre encorpado e com médio proeminente dou um boost, de leve, no primeiro, no terceiro e no último botão gráfico e atenuo o penúltimo.

Esse dias encontrei um novo timbre que tá me agradando muito. Chamo de timbre Fodera, Kkkkkkkk.

Ouvindo o Moto Fukushima, baixista do House of Waters fui fuçando no equalizador e cheguei num timbre bem próximo ao que ele tira num baixo Fodera.

Tô usando essa equalização com Jazz Bass e também com o PBass com cordas flatwounds.

O Jazz Bass fica com grave pouco encorpado, mas com com um timbre mais claro, nítido e frio. Desculpem-me por usar termos que remetem a sensação pra definir o timbre, mas acho que é o adequado.
No PBass também fica ótimo. O timbre fica claro e nítido também.

Usei nos ensaios e tá muito bom. Sem compressão.

Esse é o desenho gráfico.

Como você ajusta o equalizador? P_201815
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Qua Out 03, 2018 12:58 pm

Jamais utilizo configurações pré-concebidas.

Na verdade normalmente deixo flat e desligado se houver a opção.

Se na passagem de som houver uma frequência muito ofensiva ou realimentando no palco, penso na possibilidade de corrigi-la com o EQ disponível, seja do baixo, do amp, da mesa, etc...

Mas via de regra tomo decisões de EQ no show, quando o local está cheio de sacos d'água e 80% dos graves da passagem de som sumiram.

É muito difícil eu usar o EQ para timbrar. Normalmente é uma ferramenta de correção. É claro que quando a corda tá meio velha a gente dá um cabelo de sapo em 8K ou algo assim.

Eu tenho amigos, baixistas excelentes, que trabalham com idéias fixas de EQ, tipo "dar 3khz pra definir timbre de dedo" ou "tirar 800hz-1khz pra slap". Outros tantos usam tudo flat e abrem o grave do baixo todo, não importa qual baixo seja. O Bi Ribeiro é assim...

Pra mim o que funciona é você ter um timbre na mente e enxergar cada botão ou slide como uma ferramenta pra chegar àquele timbre.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Edão Qua Out 03, 2018 1:07 pm

Legal Allex.
Quando penso num timbre de palco que eu não gosto de jeito nenhum lembro do Bi Ribeiro e aquele grave insuportável ao vivo.
Aliás, aquele grave que cobre todas as outras frequência me incomoda muito.

Tenho ideias ou desenhos pré-concebidos, mas às vezes ajusto um pouco, conforme o local.
Realmente, o negócio é chegar no timbre que se tem em mente.

Mas como falei, tenho dois modelos padrão de equalização que são estes que apresentei.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Sandro Levi Qua Out 03, 2018 1:40 pm

Ter uma referência do seu som é o primeiro passo. Alcançando isso, é possível fazer apenas  as correções do ambiente. 

Sempre no amplificador. Fazendo essas correções no baixo, elas irão interferir no PA  e pode ser desnecessário.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Out 03, 2018 2:41 pm

Começo flat e ajusto na hora ali dependendo de como sentir. Normalmente não faço graaandes mudanças, tem lugar que em 2 min está tudo certo, tem lugar que leva um pouco mais de tempo, mas no geral corto alguma coisa em excesso basicamente. Ajusto o tone do baixo pra não ficar muito estalado e simbora.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Out 03, 2018 3:45 pm

Fletado sempre!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por fheliojr Qui Out 04, 2018 11:00 pm

Breno_Barnabe escreveu:Começo flat e ajusto na hora ali dependendo de como sentir...

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 08, 2018 8:38 pm

Bom, esse é o tipo de assunto sobre cujos mecanismos nunca me debrucei, para ser franco.

Para mim, o som começa pelo instrumento. Dependendo da natureza do show/gravação/conjunto/repertório eu já sei qual baixo (Ou quais baixos) levar. Uma vez no local, plugo o contrabaixo no amplificador do local e vou mexendo nos controles até alcançar o som desejado ou uma sonoridade que eu goste e seja apropriada para a ocasião.

É um processo completamente intuitivo e guiado pelos ouvidos.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por NESCAU Sex Nov 09, 2018 11:45 am

Eu tenho o meu timbre pré-ajustado no meu cérebro. Então, eu uso o equalizador para cortar ou adicionar as frequências até chegar no meu timbre. Geralmente o grave fica flat, há um boost no médio grave bem pequeno o médio agudo fica flat e o agudo, um pequeno boost para compensar a idade das cordas. Só.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 09, 2018 7:13 pm

Toco sempre fletado tudo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 09, 2018 7:22 pm

Juninho Sampaio escreveu:Fletado sempre!

Juninho Sampaio escreveu:Toco sempre fletado tudo!

Como você ajusta o equalizador? Tumblr_osome52aVG1svd40zo1_400
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 09, 2018 7:30 pm

Adoro!!!

Esse gordinho me ama!!! Já acostumei!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Rico Sex Nov 09, 2018 10:31 pm

Normalmente eu desligo o equalizador. Meus amps não os tem, então, tenho pouca intimidade com eles.



Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Christian Sáb Nov 10, 2018 9:14 am

Equalizador sempre me atrapalha, normalmente flat no amp e no baixo e vou ajustando até meu som chegar
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 10, 2018 5:26 pm

Como você ajusta o equalizador? Fullsizeoutput-d16

Este foi o ajuste que fiz da última que usei meu combo (falante de 15'' + horn) mais uma caixa Ampeg 4X10, sem utilizacão de pedal preamp/equalizador ou pedal compressor, dentro de um estúdio/sala de uns 25 m2, acompanhado de 1 guitarra, 1 bateria e 1 voz. Detalhe importante: com o famoso PRE-SHAPE dos amps Trace Elliot ligado (sempre)... um tesão! Ah! E o baixo era um Edwards Jazz Bass passivo (volumes e tone completamente abertos), com cordas roundwound stainless steel novas.


Última edição por JAZZigo em Sáb Nov 10, 2018 5:31 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por NETOULTRA Sáb Nov 10, 2018 5:28 pm

Christian escreveu:Equalizador sempre me atrapalha, normalmente flat no amp e no baixo e vou ajustando até meu som chegar

Também, estou numa fase egoísta... O som estando bom pra mim é o que importa, na frente o operador se vira, ou não... Pra mim tanto faz...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qua Dez 05, 2018 4:42 pm

Sinceramente não gosto de equalizadores graficos. Deixando claro que é a minha opinião particular, meu gosto. O porque? Vamos la: Obviamente que sempre achamos que esta faltando algo no som. Supondo que vc quer enriquecer uma frequencia, no caso graves, em torno de 80 a 100 hz, ai vc vai la e levanta eles no equalizador grafico, e o que acontece? A frequencia vem, mas ai começa a distorcer, porque junto com a frequencia o equalizador mando volume nela tb, e ai é que mora o problema. Os parametricos que tem alem da frequencia, o volume da frequencia tb, ai sim, esses são top, vc levanta a frequencia que quer e tira volume dela que gera a distorção, e ai vc tem o som desejado e sem rachar. Mas é bem raro encontrar equalizadores assim, em amplis eu ate agora so encontrei em um GK e em um SWR, por sinal extraordinarios.
Por isto eu particularmente fleto o ampli e uso um baixo com EQ de 3 vias, e parto dele tb fletado, incrementando bem aos poucos a frequencia que eu quero, evitando distorção.
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 05, 2018 6:11 pm

Leandro Blah escreveu:Sinceramente não gosto de equalizadores graficos. Deixando claro que é a minha opinião particular, meu gosto. O porque? Vamos la: Obviamente que sempre achamos que esta faltando algo no som. Supondo que vc quer enriquecer uma frequencia, no caso graves, em torno de 80 a 100 hz, ai vc vai la e levanta eles no equalizador grafico, e o que acontece? A frequencia vem, mas ai começa a distorcer, porque junto com a frequencia o equalizador mando volume nela tb, e ai é que mora o problema. Os parametricos que tem alem da frequencia, o volume da frequencia tb, ai sim, esses são top, vc levanta a frequencia que quer e tira volume dela que gera a distorção, e ai vc tem o som desejado e sem rachar. Mas é bem raro encontrar equalizadores assim, em amplis eu ate agora so encontrei em um GK e em um SWR, por sinal extraordinarios.
Por isto eu particularmente fleto o ampli e uso um baixo com EQ de 3 vias, e parto dele tb fletado, incrementando bem aos poucos a frequencia que eu quero, evitando distorção.

"Levantar" a frequência e "dar volume" a ela são a mesma coisa.

Um gráfico tem centros fixos, enquanto um semi-para tem centros variáveis e um para verdadeiro também regula o parâmetro Q da frequência.

Levantar e tirar volume de uma frequência ao mesmo tempo não existe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por NETOULTRA Qua Dez 05, 2018 7:10 pm

allexcosta escreveu:
Leandro Blah escreveu:Sinceramente não gosto de equalizadores graficos. Deixando claro que é a minha opinião particular, meu gosto. O porque? Vamos la: Obviamente que sempre achamos que esta faltando algo no som. Supondo que vc quer enriquecer uma frequencia, no caso graves, em torno de 80 a 100 hz, ai vc vai la e levanta eles no equalizador grafico, e o que acontece? A frequencia vem, mas ai começa a distorcer, porque junto com a frequencia o equalizador mando volume nela tb, e ai é que mora o problema. Os parametricos que tem alem da frequencia, o volume da frequencia tb, ai sim, esses são top, vc levanta a frequencia que quer e tira volume dela que gera a distorção, e ai vc tem o som desejado e sem rachar. Mas é bem raro encontrar equalizadores assim, em amplis eu ate agora so encontrei em um GK e em um SWR, por sinal extraordinarios.
Por isto eu particularmente fleto o ampli e uso um baixo com EQ de 3 vias, e parto dele tb fletado, incrementando bem aos poucos a frequencia que eu quero, evitando distorção.

"Levantar" a frequência e "dar volume" a ela são a mesma coisa.

Um gráfico tem centros fixos, enquanto um semi-para tem centros variáveis e um para verdadeiro também regula o parâmetro Q da frequência.

Levantar e tirar volume de uma frequência ao mesmo tempo não existe.

Acho q o volume q ele tá falando é o ganho...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Sandro Levi Qua Dez 05, 2018 11:12 pm

Leandro Blah escreveu:

...Supondo que vc quer enriquecer uma frequência, no caso graves, em torno de 80 a 100 hz, ai vc vai la e levanta eles no equalizador gráfico, e o que acontece? A frequência vem, mas ai começa a distorcer, porque junto com a frequência o equalizador mando volume nela tb, e ai é que mora o problema....

Leandro, acho que você fez uma confusão ai. No EQ gráfico , você tem volumes de frequências fixas. Ou seja, você pode dar ganho ou atenuar uma frequência em cada potenciômetro deslizante.

No semi-paramétrico, você tem o volume em um potenciômetro rotativo e escolhe a frequência(que é variável) em outro potenciômetro rotativo. No semi-paramétrico, se você usar o potenciômetro do volume flat, o potenciômetro da frequência não fará nenhuma diferença no som.

É só uma questão de entender como cada um funciona. A desvantagem do eq gráfico, é que ele altera bastante as fases. Os paramétricos e semi-paramétricos são mais musicais, justamente por não ter esse problema.

Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por JAZZigo Qui Dez 06, 2018 12:12 am

Leandro Blah escreveu:Os parametricos que tem alem da frequencia, o volume da frequencia tb, ai sim, esses são top, vc levanta a frequencia que quer e tira volume dela que gera a distorção, e ai vc tem o som desejado e sem rachar. Mas é bem raro encontrar equalizadores assim, em amplis eu ate agora so encontrei em um GK e em um SWR, por sinal extraordinarios.
Você deve estar falando de amplificadores com controle de médios semiparamétrico (sem ajuste do Quality Factor). Também prefiro equalizadores paramétricos ou semiparamétricos aos gráficos e meu gosto por eles começou quando conheci o velho Yamaha NE-1 Nathan East Parametric Equalizer, anos atrás e, então, fui em busca de outros mais eficientes. Hoje, considerando tamanho e eficiência, meus queridinhos, em ordem de preferência (da esq. para a dir.), são:

Como você ajusta o equalizador? Fullsizeoutput-e68

No entanto, dispenso o uso deles, quando me deparo com um amplificador ou um pedal preamp com um bom equalizador gráfico e um bom compressor de 2 bandas (que também afeta drasticamente a equalização), como no caso do Trace Elliot 1215 Bass Combo do meu post anterior e do Trace Elliot Transit-B Performance Bass Preamp abaixo:

Como você ajusta o equalizador? Fullsizeoutput-e67

Os controles deste Transit-B foram ajustados para timbrar meu Warmoth Custom '54 P Bass (vide avatar atual) no ensaio com a banda ontem. Baixo passivão, de apenas um captador Seymour Duncan Antiquity Single Coil P Bass (AlNiCo 2), plugado num cabeçote Bugera BVP5500 completamente "flattado", que alimentava uma caixa Ampeg SVT-810E... e que ronco absurdamente lindo, diga-se de passagem, modéstia à parte!


Última edição por JAZZigo em Qui Dez 06, 2018 10:26 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Coder Qui Dez 06, 2018 10:01 am

Geralmente Flat. Só uso o EQ para cortar frequências.

Quando quero dar um "boost", faço no próprio baixo (ativo)
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Paulo Penna Qui Dez 06, 2018 10:49 am

não tenho equalizador, coloco o gk 1001rb todo em 12HS.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Pz123 Qui Dez 06, 2018 11:46 am

^ Então você tem um equalizador!
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Paulo Penna Qui Dez 06, 2018 1:19 pm

Pz123 escreveu:^  Então você tem um equalizador!
não de botãozinho que sobe e desce.....

Equalizador é um aparelho de som empregado para se fazer a equalização, podendo ele ser paramétrico, gráfico ou shelving. ... Um equalizador possui diversas faixas de equalização, isto é, controles de intensidade (amplitude) do sinal para as diversas frequências que o aparelho comportar.
Este não tenho....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Raul S. Qui Dez 06, 2018 1:46 pm

Paulo Penna escreveu:
Pz123 escreveu:^  Então você tem um equalizador!
Este não tenho....
mas teu gk 1001rb tem; do tipo paramétrico.
foi isso que o Pz123 quis dizer.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 3:28 pm

Bom, vamos la, deixa eu tentar explicar melhor.
Queridos Allexcosta e Sandro Levi, existem SIM equalizadores onde vc realça a frequencia que vc deseja e tira volume dela em caso de estar sobrando, sem deixar a frequencia desejada sumir, continuar realçada.
Não vo entrar muito na parte tecnica aqui disto, vo apenas mostrar exemplos bem simples e provavelmente de conhecimento de muitos aqui, tendo em vista que são equipamentos que vcs tem ou ja viram e ja citaram.
Um belo exemplo do que falei seria o amplificador da SWR modelo SM500. Este sim tem um excelente equalizador para quem gosta (Eu tenho um desse aqui no estudio, e o modelo Red Face tb, se precisarem faço um video demonstrando como atua.) Olhe bem na foto do link abaixo, o EQ dele, abaixo vc tem a frequencia que deseja realçar, parametrico, e logo acima o deslizante é o volume daquela frequencia. Funciona muito simples. Tivem um GK MB150E com um equalizador semelhante , tb acentuava a frequencia desejada e tirava o excesso de volume dela. Ai esta o SWR:

https://images.reverb.com/image/upload/s--o_oRDI2---/a_exif,c_limit,e_unsharp_mask:80,f_auto,fl_progressive,g_south,h_620,q_90,w_620/v1516933990/rehjnofylkyu43qrwhkw.jpg

Outro exemplo, acredito que mais popular ainda, seria o pré da Aguilar, modelo OBP3, que acredito que muitos aqui devem ter ele no baixo, eu tenho em um dos meus baixos. A parte de médios dele vc pode acentuar os 400hz (médio grave) ou os 800hz (médio agudo), e escolhida a frequencia de medios desejada, vc tem o volume dele, podendo por ou tirar o volume do medio, é muito simples.
To tentando por a "coisa" de forma bem simplificada aqui, para inclusive os iniciantes entenderem.
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 3:49 pm

Ainda a tempo, vo deixar uma foto do SWR Bass350. Prestem muita atenção na parte de médios dele, olhem atentamente a fotografia, a parte do EQ escrito "Mid-Range", a parte de médios do aparelho. Dentro dela, abaixo, vc tem "Level (volume)" e tem "Frequency (frequencia".
Acredito que isso exemplifique de forma bem ilustrada tudo o que eu falei ate agora, que existem sim equalizadores onde vc realça a frequencia desejada e tira o volume excessivo dela em caso de haver, permanecendo a frequencia desejada realçada.
Esses sim pra mim são equalizadores onde vc tem prazer em usar.

https://images.talkbass.com/attachments/swr01-jpg.1618441/
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 06, 2018 3:52 pm

Leandro Blah escreveu:(...)

Leandro Blah escreveu:(...)

Desculpe, mas não é isso não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 3:57 pm

allexcosta escreveu:
Leandro Blah escreveu:(...)

Leandro Blah escreveu:(...)

Desculpe, mas não é isso não.


Bom, encerro por aqui, não vo entrar mais neste merito, os membros do grupo podem julgar por si só sobre o assunto, senão vira discussão e sinceramente não sou fã disso.
Lembrando que a SWR, a Aguilar, a Gallien Krueger que citei são marcas conceituadissimas no mercado e se contrataram um engenheiro de boa reputação para desenvolver um equalizador assim e lança-lo no mercado, acredito que seja porque funciona, e não seja meramente ilustrativo, aqui comigo funciona exatamente da forma que eu falei e que esta descrita de forma clara no aparelho para qualquer um aqui ver.
Encerro por aqui minha parte neste assunto.
Abraços
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qui Dez 06, 2018 3:57 pm

^ ué scratch ? Este da foto é o semiparamétrico .
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por emerbras Qui Dez 06, 2018 3:58 pm

Tava vendo esse vídeo e lembrei desse tópico na hora kkkk

Obs. São baixos ativos

emerbras
Membro

Mensagens : 158
Localização : Colorado do Oeste-RO

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 06, 2018 4:02 pm

Leandro Blah escreveu:senão vira discussão e sinceramente não sou fã disso.

Discussão é o que a gente faz aqui há quase 11 anos.

Leandro Blah escreveu:Lembrando que a SWR, a Aguilar, a Gallien Krueger que citei são marcas conceituadissimas no mercado e se contrataram um engenheiro de boa reputação para desenvolver um equalizador assim e lança-lo no mercado, acredito que seja porque funciona, e não seja meramente ilustrativo, aqui comigo funciona exatamente da forma que eu falei e que esta descrita de forma clara no aparelho para qualquer um aqui ver.

Desculpe falar assim, mas você está falando de um assunto que não entende bem. Não há nada errado nos conceitos apresentados nos produtos dessas empresas. Errada é a sua interpretação desses conceitos e nomenclaturas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 4:12 pm

allexcosta escreveu:
Leandro Blah escreveu:senão vira discussão e sinceramente não sou fã disso.

Discussão é o que a gente faz aqui há quase 11 anos.

Leandro Blah escreveu:Lembrando que a SWR, a Aguilar, a Gallien Krueger que citei são marcas conceituadissimas no mercado e se contrataram um engenheiro de boa reputação para desenvolver um equalizador assim e lança-lo no mercado, acredito que seja porque funciona, e não seja meramente ilustrativo, aqui comigo funciona exatamente da forma que eu falei e que esta descrita de forma clara no aparelho para qualquer um aqui ver.

Desculpe falar assim, mas você está falando de um assunto que não entende bem. Não há nada errado nos conceitos apresentados nos produtos dessas empresas. Errada é a sua interpretação desses conceitos e nomenclaturas.

Verdade, vc esta correto, eu me enganei pensando que "Level" fosse "Volume" e "Frequency" fosse "Frequencia". Provavelmente para equipamentos musicais tenham outro significado. Gostaria que vc explanasse aqui pra gente essa parte, porque baseado no que vc esta afirmando, eu agora sinto-me enganado pelas marcas dos equipamentos que comprei, e ate usaria de sua sabedoria para fazer uma queixa/reclamação aos fabricantes desses equipamentos.
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por JAZZigo Qui Dez 06, 2018 4:17 pm

Como eu eu disse, equalizador paramétrico sem possibilidade de ajuste do "Q" (Quality Factor), parâmetro responsável por definir a largura de banda, é, na verdade, semiparamétrico ou pseudoparamétrico.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 06, 2018 4:29 pm

Leandro Blah escreveu:Verdade, vc esta correto, eu me enganei pensando que "Level" fosse "Volume" e "Frequency" fosse "Frequencia". Provavelmente para equipamentos musicais tenham outro significado. Gostaria que vc explanasse aqui pra gente essa parte, porque baseado no que vc esta afirmando, eu agora sinto-me enganado pelas marcas dos equipamentos que comprei, e ate usaria de sua sabedoria para fazer uma queixa/reclamação aos fabricantes desses equipamentos.

Sarcasmo não ajuda...

Não há nada o que ser explicado. Frequência é frequência, volume da frequência é volume da frequência... No gráfico você tem frequência fixa, Q fixo e volume ajustável. No semi-para você tem frequência variável, Q fixa e volume ajustável. No para você tem frequência, volume da frequência e Q ajustáveis.

Literalmente, é só isso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 4:33 pm

allexcosta escreveu:
Leandro Blah escreveu:Verdade, vc esta correto, eu me enganei pensando que "Level" fosse "Volume" e "Frequency" fosse "Frequencia". Provavelmente para equipamentos musicais tenham outro significado. Gostaria que vc explanasse aqui pra gente essa parte, porque baseado no que vc esta afirmando, eu agora sinto-me enganado pelas marcas dos equipamentos que comprei, e ate usaria de sua sabedoria para fazer uma queixa/reclamação aos fabricantes desses equipamentos.

Sarcasmo não ajuda...

Não há nada o que ser explicado. Frequência é frequência, volume da frequência é volume da frequência... No gráfico você tem frequência fixa, Q fixo e volume ajustável. No semi-para você tem frequência variável, Q fixa e volume ajustável. No para você tem frequência, volume da frequência e Q ajustáveis.

Literalmente, é só isso...

... sem mais.
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 4:42 pm

JAZZigo escreveu:Você deve estar falando de amplificadores com controle de médios semiparamétrico (sem ajuste do Quality Factor). Também prefiro equalizadores paramétricos ou semiparamétricos aos gráficos e meu gosto por eles começou quando conheci o velho Yamaha NE-1 Nathan East Parametric Equalizer, anos atrás e, então, fui em busca de outros mais eficientes. Hoje, considerando tamanho e eficiência, meus queridinhos, em ordem de preferência (da esq. para a dir.), são:

Exato.
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Pz123 Qui Dez 06, 2018 4:54 pm

Leandro Blah escreveu: .. existem sim equalizadores onde vc realça a frequencia desejada e tira o volume excessivo dela em caso de haver, permanecendo a frequencia desejada realçada.
Esses sim pra mim são equalizadores onde vc tem prazer em usar.

Acho que o que tá confundindo é esse “realça”..
Substitui isso por “escolhe” ou “seleciona”, que tá resolvido..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Pz123 Qui Dez 06, 2018 4:55 pm

Raul S. escreveu:
Paulo Penna escreveu:
Pz123 escreveu:^  Então você tem um equalizador!
Este não tenho....
mas teu gk 1001rb tem; do tipo paramétrico.
foi isso que o Pz123 quis dizer.

Isso!
Tá trabalhando com equalização igual todo mundo aqui.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Qui Dez 06, 2018 5:12 pm

Pz123 escreveu:
Leandro Blah escreveu: ..  existem sim equalizadores onde vc realça a frequencia desejada e tira o volume excessivo dela em caso de haver, permanecendo a frequencia desejada realçada.
Esses sim pra mim são equalizadores onde vc tem prazer em usar.

Acho que o que tá confundindo é esse “realça”..
Substitui isso por “escolhe” ou “seleciona”, que tá resolvido..

Na verdade o termo correto seria "realçar" mesmo, porque ele dara enfase à frequencia escolhida, sem deixar de fora as demais. Se eu escolhesse ou selecionasse uma frequencia, seria como descartar as outras. Mas é isso ai, o raciocinio é esse mesmo, esta correto, eu apenas tentei por aqui "coisa" aqui de uma forma simplificara, lingua popular, para que os iniciantes que passarem por aqui possam entender tb, não adianta entrar em um forum em um assunto publico assim e querer entrar com linguagem altamente tecnica, isso excluiria os iniciantes de entenderem, não estariam tendo duvias simples exclarecidas. Linguagem tecnica demais é legal, mas restringe o publico, seria interessante se fosse em um topico exclusivo para os mais avançados.
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 06, 2018 6:03 pm

Nomenclatura simplificada não pode ser errada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Pz123 Qui Dez 06, 2018 7:31 pm

Então se eu realçar, digamos, a faixa dos 440Hz e jogar aquele outro knob pros -15dB, vou estar desrealçando?

Hahaha.. Tá, parei...
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por joabi Qui Dez 06, 2018 10:43 pm

Leandro Blah escreveu:...eu agora sinto-me enganado pelas marcas dos equipamentos que comprei, e ate usaria de sua sabedoria para fazer uma queixa/reclamação aos fabricantes desses equipamentos.

Não se sinta enganado, é só ler o manual. up


Do SWR SM500, que você citou:

Como você ajusta o equalizador? Screen-Shot-2018-12-06-at-22-34-36


Destaque para a frase abaixo:

Como você ajusta o equalizador? Screen-Shot-2018-12-06-at-22-38-14

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Sandro Levi Qui Dez 06, 2018 11:26 pm

Leandro Blah escreveu:Verdade, vc esta correto, eu me enganei.

Sim você se enganou. Na verdade você ainda não entendeu como funcionam os equalizadores.

allexcosta escreveu:Não há nada o que ser explicado. Frequência é frequência, volume da frequência é volume da frequência... No gráfico você tem frequência fixa, Q fixo e volume ajustável. No semi-para você tem frequência variável, Q fixa e volume ajustável. No para você tem frequência, volume da frequência e Q ajustáveis.

Literalmente, é só isso...

Mais explicado que isso, só se desenhar.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Sandro Levi Qui Dez 06, 2018 11:43 pm

Joabi desenhou.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Leandro Blah Sex Dez 07, 2018 6:07 pm

Tanto rodeio, tanto mimimi, tanta linguagem complicada pra no fundo dizer a mesma coisa que eu disse.
Enfim, parei por aqui, fiquem a vontade, ó grandes mestres, passar bem hail
Leandro Blah
Leandro Blah
Membro

Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 07, 2018 6:37 pm

Leandro Blah escreveu: Tanto rodeio, tanto mimimi, tanta linguagem complicada pra no fundo dizer a mesma coisa que eu disse.

Você disse outra coisa...

Comunicação é algo super importante. Se vários de nós discordaram de você, há grande chance de você ter se comunicado mal... Não há um complô secreto contra a sua pessoa, até porque você é membro novo aqui.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como você ajusta o equalizador? Empty Re: Como você ajusta o equalizador?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos