Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

+5
Vinicius F
Sidnei D Ferreira
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Schwantes
9 participantes

Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Qui Nov 22, 2018 7:14 am

Oi pessoal. Sou calouro no mundo do baixo.
Na minha igreja não tinha ninguém tocando e resolvi aventurar e to gostando.

Tenho apenas 1 mes aprendendo, mas ja deu pra tocar umas duas vezes fazendo apenas as tonicas bem simples. Enfim, esse é o contexto.

Sei q em parte a resposta é pessoal, mas minha experiência é quase zero e tô na dúvida.

Com o baixo de 4 cordas teve música q senti falta da quinta corda para um C ou D. Mas dei um jeito.

Comprei o Yamaha rbx 170 usado, mas conservado por 490 reais... Só q depois vi o condor cjb 25abs novo na loja, por 540 reais... Agora to com dois e mal sei o nome das cordas rsrs.

Como acho q peguei ambos por bom preço não terei dificuldade de vender ate pelo q paguei.

Mas ainda não sei com qual ficar. Tem estijos diferentes. O yamaha tenho percepção de ter um som mais encorpado, com mais recursos de timbre... E o condor tem 5 cordas... (Podem corrigir se disse algo errado)

Enfim, qual ficar? Tem hora q penso nos dois, mas faz sentido? A ideia era experimentar tipos diferentes agora para subir de nivel depois com algo q saiba o q queira. O yamaha novo na loja era 1200, como achei usado pela metade comprei os dois.

É isso. Toda opinião é bem vinda. (Não estou comparando os dois tecnicamente, li bastante nos foruns so re cada um... Mas seria a dúvida pela experiência de vcs sobre o contexto q disse)

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por allexcosta Qui Nov 22, 2018 7:18 am

Se não tá precisando da grana, fica com os dois por enquanto.

Com o tempo você saberá a resposta pra essa pergunta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Qui Nov 22, 2018 7:20 am

Eles... Yamaha vermelho
Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Img_2010

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 22, 2018 8:12 am

Scwantes
Comprou 2 baixos? Ótimo! Aprenda a tocá-los.
Antes dê uma passadinha em seu luthier para regulá-los de forma profissional...
Não há mais nada à dizer.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Qui Nov 22, 2018 9:05 am

allexcosta escreveu:Se não tá precisando da grana, fica com os dois por enquanto.

Com o tempo você saberá a resposta pra essa pergunta.

Precisando sempre se está. apenas gastar com outra coisa que não é urgente... Por enquanto acho que se desfazer ou ficar com qualquer um tá parecendo igual. Talvez pq esteja no inicio... Mas na frente vou ter recursos que um seja melhor que outro (4 ou 5 cordas), tipo o de 5 faria tudo que faz o de 4 de forma igual ou vice e versa.

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Qui Nov 22, 2018 9:11 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Scwantes
Comprou 2 baixos? Ótimo! Aprenda a tocá-los.
Antes dê uma passadinha em seu luthier para regulá-los de forma profissional...
Não há mais nada à dizer.

Sim. Luthier é próximo passo. Talvez por isso eu esteja me antecipando em escolher para levar um só, já que o custo do luthier não se reverte na venda, apenas para o próprio uso. Se decidir em levar os dois, creio que deva ficar com os dois ao menos por uma ano, pra fazer valer a pena o luthier.

Na verdade, comprei 3 (!!!), mas essa semana vendi um deles, um condor ativo bc-400. Tava com ele e com o yamaha, ai gostei mais do yamaha. depois que peguei o de 5 cordas. (sim, cada doido consumista com sua mania, mas por hora sem prejuízo)

Aprendendo também já estou. Além das dicas daqui, videos no youtube, e aproveitando a black friday acabei pegando 3 cursos online, que achei que se complementam, sendo um com o Duca do oficina g3 (curso gravidade), e um outro no udemy, (master class bass) com um americano (legendado, rsrs). 150 reais nos dois achei bom custo beneficio. Na escola só uma mensalidade seria 300 reais. Sei que tem seu valor, e vantagens, mas pra mim, online eu faço meu horário e pago menos. No coletivo tenho igreja pra tocar e praticar.

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 22, 2018 9:24 am

Schwantes
Amigo, desculpe a sinceridade, mas quem tem grana para comprar 3 baixos de uma vez não creio que deva se preocupar em revender; e, nesse caso (aliás, em qualquer caso...), o custo de uma visita a um luthier reverte sim, e não importa se na venda ou não, mas na manutenção e durabilidade do instrumento.
Já disse aqui que a maior parte dos problemas em instrumentos que trabalho como luthier é exatamente pela falta de manutenção e cuidados básicos. Atente para isso.
Também não entendo a lógica de comprar um instrumento já pensando em revendê-lo. Instrumento é para tocar, para ser feliz... Revenda é uma consequência...
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Qui Nov 22, 2018 9:53 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Schwantes
Amigo, desculpe a sinceridade, mas quem tem grana para comprar 3 baixos de uma vez não creio que deva se preocupar em revender; e, nesse caso (aliás, em qualquer caso...), o custo de uma visita a um luthier reverte sim, e não importa se na venda ou não, mas na manutenção e durabilidade do instrumento.
Já disse aqui que a maior parte dos problemas em instrumentos que trabalho como luthier é exatamente pela falta de manutenção e cuidados básicos. Atente para isso.
Também não entendo a lógica de comprar um instrumento já pensando em revendê-lo. Instrumento é para tocar, para ser feliz... Revenda é uma consequência...
Abçs

Tranquilo Maurício. Quando se pergunta deve se esperar qualquer resposta, e todas são bem-vindas.

Na verdade não comprei os 3 de vez. Tinha 1000 reais para pegar um, e queria o yamaha... ai apareceu a oportunidade de pegar o condor bc-400, que paguei 400. Depois apareceu esse yamaha por 490. Comprei ele e vendi em seguida o condor por 450. Semana passada peguei o de 5 cordas. Preocupação com revenda nem tanto é pelo financeiro, mas conjunto da obra q não vem ao caso.

O pensamento em revender foi no sentido de que não sabia o que queria. Quando comecei a pesquisar qual baixo comprar fiquei perdido com o monte de possibilidades. Ativo/passivo, 4, 5,6 cordas, jazz bass, precision bass, JP, multíplas marcas entre outras coisas... Teoria é uma coisa, prática é outro. Na teoria li bastante.

Ai nesse ponto dinheiro era importante para comprar algo caro e não gostar logo em seguida. Por isso fiquei de olho no olx em oportunidades em que compraria. se gostasse ficaria pra mim, se não, revenderia de forma facil sem perder dinheiro, e com isso estaria também aprendendo sobre tipos de baixo. O primeiro que comprei foi bem as cegas, por não saber avaliar o baixo, o seu estado. hoje, nesse terceiro, já me sinto habil a perceber algumas coisas, se é roubada ou não.

Pra vc ter ideia qd fui ver o cjb na loja, testei no amplificador. Ai o cara queria me empurrar o yamaha novo sob o argumento que no mesmo volume o yamaha era mais potente. Voltei pra casa, pesquisei, até aqui no forum, e vi que a questão é o perfil jazz bass do cjb que é diferente do precision bass (JP, ainda na dúvida) do yamaha, que resulta na diferença... não que um melhor que outro só por isso.

Então se não tivesse pesquisado, perguntado, experimentado, poderia ter gasto 1200 no yamaha na loja, sem saber direito o que tava fazendo. Ai qd o mesmo yamaha usado apareceu por 490 comprei ele pq conhecia um pouco na prática, vendi o bc-400. E depois comprei o condor de 5 cordas por 540 reais para v se me adpato, gosto mais, mais util.

Qual minha intenção? se fixar no de 4 cordas, fico com esse yamaha por um longo tempo... estilo JP tem me agradado. Mas se de fato, 5 cordas for o que quero, pretendo vender os dois no futuro e pegar um yamaha ou outra marca, estilo precision de 5 cordas.

Desculpe se a pergunta inicial pareceu já ter resposta, mas pergunto muito a experiencia e conhecimento dos outros, mesmo que já tenha alguma noção, o que sei depende disso.

abs

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qui Nov 22, 2018 10:41 am

Schwantes

Já ensaiei e toquei com esse modelo da yamaha que comprou . É um bom instrumento , só as tarrachas achei meio fraquinhas mas mesmo assim não desafinaram . Manda regular e colocar cordas novas Cool
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Qui Nov 22, 2018 1:36 pm

Sidnei D Ferreira escreveu:Schwantes

Já ensaiei e toquei com esse modelo da yamaha que comprou . É um bom instrumento , só as tarrachas achei meio fraquinhas mas mesmo assim não desafinaram . Manda regular e colocar cordas novas Cool

Regular ja é plano sidnei, to so esperando o carro sair da oficina pra levar, e ir experimentando sem regular pra perceber a diferença antes e depois, e saber qd vou precisar de novo.

Mas quanto as cordas nova, pq trocar? Tipo tem vida util? Como saber se estão velhas suficientes? Vi um vídeo no YouTube de um cara dá aulas online q disse ate preferir corda velha. .. apesar de ter compradode terceiros, ele foi pouco usado

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por allexcosta Qui Nov 22, 2018 1:54 pm

É praxe regular e colocar cordas novas, pois corda velha tem mudança de tensão e perde capacidade de vibração.

Sim, tem baixista experiente que prefere corda velha, mas é o tipo de coisa que só é legal quando você é experiente e sabe como tirar som delas.

Se um baixista novo como você sente falta das notas da quinta corda, geralmente significa que é um baixista de 5 cordas "nato". Eu sou assim e não me arrependo nem um pouco de ter usado cinco cordas desde o início.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Vinicius F Qui Nov 22, 2018 3:38 pm

Fica com os dois por ora. O baixo de 5 cordas tem uma vibe um tanto diferente do de 4 na forma de tocar, pelo menos pra mim. Eu gosto de variar. Como você está iniciando, isso só tem a acrescentar como forma de estudo.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por PH Benchmarker Sex Nov 23, 2018 9:37 am

Amigo.... faço coro com os demais. Fica com os dois por enquanto até você se descobrir como baixista. Sei bem suas dúvidas pois foi assim quando eu comecei. Vou resumir rapidamente como aconteceu...

Quando resolvi ser baixista comprei um Memphis by Tagima TB440 (4 cordas, ativo, captação pj igual esse Yamaha).

Detalhe, comprei primeiro e depois vim me cadastrar e pedir opinião no fórum. (Não façam isso rsrs). Mas enfim baixo comprado vamos estudar. Passei 3 meses com ele depois comprei meu baixo atual, um Tagima Millenium 6 cordas por influência de Felipe Andreoli (angra). Pronto, descobri a minha vibe.. meu aprendizado fluiu mais nas 6 cordas e por hora, não me vejo tocando com menos de 6.

Fica com os dois e se descobre como baixista, quando isso acontecer você vai conseguir decidir com qual baixo vai ficar. Ou quem sabe descobre que suas influências e gostos pede o timbre dos dois baixos. São mais opções.

Abraços.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por osmar.carvalhoii Sáb Dez 01, 2018 7:22 pm

Vinicius F escreveu:Fica com os dois por ora. O baixo de 5 cordas tem uma vibe um tanto diferente do de 4 na forma de tocar, pelo menos pra mim. Eu gosto de variar. Como você está iniciando, isso só tem a acrescentar como forma de estudo.

Eu acho um mundo de diferença 4, 5 e 6 kkkk
Cada um eu me sinto diferente, cada um você ganha algo e perde algo.
Exemplo: O de 5 cordas você é mais rápido, braço fino e espaçamento bom de cordas. O de 4 cordas o espaçamento eu não curto, o espaçamento é bom pra slap, mas tu perde velocidade para o espeçamento do de 5, mas o braço é bem fino o que ajuda na velocidade por um outro lado, e no conforto, ele é leve, mais barato, tu com menos dinheiro compra melhor qualidade, cordas mais baratas tb. O de 6 é pesado, braço grosso, tu perde muito em velocidade, porém você tem um campo de possibilidades muito maior para explorar, é mais legal tocar o de 6 quando não sem tem acompanhamento, está sozinho criando riffs, e solos, e por aí vai.
Isso foram alguns exemplos, mas eu vejo várias diferenças kkk


Última edição por osmar.carvalhoii em Sáb Dez 01, 2018 7:28 pm, editado 1 vez(es)
osmar.carvalhoii
osmar.carvalhoii
Membro

Mensagens : 77
Localização : Minas Gerais, Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por osmar.carvalhoii Sáb Dez 01, 2018 7:26 pm

Schwantes escreveu:Eles... Yamaha vermelho
Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Img_2010

Amigo, tu disse que esse Yamaha novo na loja é 1200 reais, tu tá enganado, esse Yamaha não fábrica mais, esse de 1200 reais é um modelo que pra mim é bem superior a essa versão anterior. Esse da sua foto é o 170, o que tu deve ter visto na loja é o 174, versão nova, um luxo *-*

Mas hein, eu levaria o Yamaha. Mas tu tem que pegar o que tu gostou mais.
Pra quem tá aprendendo eu curto mais a ideia de 4 cordas, além de eu PARTICULARMENTE, achar esse Yamaha melhor do que esse condor. Esse Yamaha é um baixo bem simples, mas que funciona bem na sua simplicidade.
osmar.carvalhoii
osmar.carvalhoii
Membro

Mensagens : 77
Localização : Minas Gerais, Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por PH Benchmarker Dom Dez 02, 2018 7:14 am

osmar.carvalhoii escreveu:
Vinicius F escreveu:Fica com os dois por ora. O baixo de 5 cordas tem uma vibe um tanto diferente do de 4 na forma de tocar, pelo menos pra mim. Eu gosto de variar. Como você está iniciando, isso só tem a acrescentar como forma de estudo.

Eu acho um mundo de diferença 4, 5 e 6 kkkk
Cada um eu me sinto diferente, cada um você ganha algo e perde algo.
Exemplo: O de 5 cordas você é mais rápido, braço fino e espaçamento bom de cordas. O de 4 cordas o espaçamento eu não curto, o espaçamento é bom pra slap, mas tu perde velocidade para o espeçamento do de 5, mas o braço é bem fino o que ajuda na velocidade por um outro lado, e no conforto, ele é leve, mais barato, tu com menos dinheiro compra melhor qualidade, cordas mais baratas tb. O de 6 é pesado, braço grosso, tu perde muito em velocidade, porém você tem um campo de possibilidades muito maior para explorar, é mais legal tocar o de 6 quando não sem tem acompanhamento, está sozinho criando riffs, e solos, e por aí vai.
Isso foram alguns exemplos, mas eu vejo várias diferenças kkk

Achei interessante sua percepção quanto a diferença no número de cordas de um contrabaixo. Principalmente quando citou as 5 cordas... infelizmente não posso concordar ou discordar pois nesses dois anos tocando contrabaixo só testei dois modelos de 5 cordas. Um Memphis TB 540 passivo e um Strinberg CLB17a por alguns minutos. 4 cordas sim, o espaçamento é muito desconfortável pra mim até pra estudar. 6 cordas... bem... tenho um, posso concordar que é mais pesado e braço mais largo, mas perder velocidade é algo relativo, se for um 6 cordas bem construído, velocidade é só questão de estudo.. veja exemplos como Felipe Andreoli e John Myung, bem velozes com baixos de 6 cordas. Abraços

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por osmar.carvalhoii Dom Dez 02, 2018 12:41 pm

PH Benchmarker escreveu:
osmar.carvalhoii escreveu:
Vinicius F escreveu:Fica com os dois por ora. O baixo de 5 cordas tem uma vibe um tanto diferente do de 4 na forma de tocar, pelo menos pra mim. Eu gosto de variar. Como você está iniciando, isso só tem a acrescentar como forma de estudo.

Eu acho um mundo de diferença 4, 5 e 6 kkkk
Cada um eu me sinto diferente, cada um você ganha algo e perde algo.
Exemplo: O de 5 cordas você é mais rápido, braço fino e espaçamento bom de cordas. O de 4 cordas o espaçamento eu não curto, o espaçamento é bom pra slap, mas tu perde velocidade para o espeçamento do de 5, mas o braço é bem fino o que ajuda na velocidade por um outro lado, e no conforto, ele é leve, mais barato, tu com menos dinheiro compra melhor qualidade, cordas mais baratas tb. O de 6 é pesado, braço grosso, tu perde muito em velocidade, porém você tem um campo de possibilidades muito maior para explorar, é mais legal tocar o de 6 quando não sem tem acompanhamento, está sozinho criando riffs, e solos, e por aí vai.
Isso foram alguns exemplos, mas eu vejo várias diferenças kkk

Achei interessante sua percepção quanto a diferença no número de cordas de um contrabaixo. Principalmente quando citou as 5 cordas... infelizmente não posso concordar ou discordar pois nesses dois anos tocando contrabaixo só testei dois modelos de 5 cordas. Um Memphis TB 540 passivo e um Strinberg CLB17a por alguns minutos. 4 cordas sim, o espaçamento é muito desconfortável pra mim até pra estudar. 6 cordas... bem... tenho um, posso concordar que é mais pesado e braço mais largo, mas perder velocidade é algo relativo, se for um 6 cordas bem construído, velocidade é só questão de estudo.. veja exemplos como Felipe Andreoli e John Myung, bem velozes com baixos de 6 cordas.  Abraços

Enviado pelo Topic'it

Myung utiliza baixo de 6 cordas customizado, braço bem mais fino. O Andreoli é rápido no 6 cordas, porque ele é rápido! O de 6 cordas tu não perde velocidade ao descer uma escala, mas tu perde velocidade de transição entre o lado agudo do braço para o grave, é bem mais fácil tocar um deathcore com um de 4 ou de 5 cordas, por exemplo. Mas não significa que você seja lento porque toca em um de 6, significa que com um de 5 você seria ainda mais rápido. Eu toco em 6, mas já tive muitos de 5. O de 4 foram os que menos tive, mas to começando a me interessar por eles.
osmar.carvalhoii
osmar.carvalhoii
Membro

Mensagens : 77
Localização : Minas Gerais, Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por PH Benchmarker Dom Dez 02, 2018 12:45 pm

Compreendi.. sobre o baixo do Myung.. hoje ele utiliza um music man bongo de produção diferente do signature da Yamaha customizado pra ele.

Enviado pelo Topic'it
PH Benchmarker
PH Benchmarker
Membro

Mensagens : 202
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Christian Dom Dez 02, 2018 8:34 pm

Eu ficava com um, vendia os dois investia em corda nova, regulagem e aulas
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Seg Dez 03, 2018 10:20 am

Amigos, obrigado pelas opiniões. Resolvi, como sugeriram alguns, como Alex, PH e Vinicius, ao menos por algum tempo, ficar com os dois, e ir sentindo.

já levei os dois no luthier para regulagem. inclusive, o condor q é novo, segundo o luthier precisou retificar alguns trastes pra não trastejar.

Enfim, de fato o yamaha nesses dias tem me agradado em qualidade. o de condor peguei poucas vezes para ir me habituando com 5 cordas, se de fato vou curtir mais ou não.

Se tivesse com a faca no pescoço pra decidir agora, 4 ou 5 cordas, ficaria com o de 4, mas ainda com dúvidas, por isso vou dar um tempo por estar cedo.

Quanto a qualidade, sim é melhor o yamaha sem dúvidas... a questão é mais ficar com 4 ou 5.

To vendo até uma possibilidade de troca do condor num yamaha BB615, que li pelo forum parcer ser muito bom... ficando bem pouco a diferença, (tipo agora farei se não tiver custo alto e for oportunidade). Creio que comparar 4 e 5 cordas da mesma marca seja até mais justo. Mas enfim.

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Seg Dez 03, 2018 10:23 am

Christian escreveu:Eu ficava com um, vendia os dois investia em corda nova, regulagem e aulas

Por hora investir na regulagem e aulas. O condor já é novo e o yamaha apesar de ter pego de terceiros foi pouco usado e o luthier disse q se fosse trocar seria só por minha vontade.

Levei para galera da igreja q manja mais e eles gostaram dos dois, especialmente, pós regulado.

Aulas, comprei alguns cursos on-lines, q só deu pra v bem pouco. mas nas férias agora farei intensivão.

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Seg Dez 03, 2018 10:27 am

osmar.carvalhoii escreveu:
Schwantes escreveu:Eles... Yamaha vermelho
Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Img_2010

Amigo, tu disse que esse Yamaha novo na loja é 1200 reais, tu tá enganado, esse Yamaha não fábrica mais, esse de 1200 reais é um modelo que pra mim é bem superior a essa versão anterior. Esse da sua foto é o 170, o que tu deve ter visto na loja é o 174, versão nova, um luxo *-*

Mas hein, eu levaria o Yamaha. Mas tu tem que pegar o que tu gostou mais.
Pra quem tá aprendendo eu curto mais a ideia de 4 cordas, além de eu PARTICULARMENTE, achar esse Yamaha melhor do que esse condor. Esse Yamaha é um baixo bem simples, mas que funciona bem na sua simplicidade.

De fato Osmar, não fabrica mais. Mas na loja o que tinha era o 170, e o valor pedido era 1200 (disse que tinha desconto ainda, mas nem insistir). Vi q o 174 é o mais recente, mas tem loja que acaba ficando com estoque velho. Em contrapartida na mesma loja foi que comprei o condor cjb25abs, que tá no site da condor como atual, por 540 reais, sendo que no mercado livre usado tá acima desse valor. O próprio luthier tinha acabado de vender um dele por 1100. Vale? mercado é oferta e procura né. Eu acho que por 1100 acha coisa melhor que o condor, mas se tem quem pague, fazer o que.

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Schwantes Seg Dez 03, 2018 10:28 am

osmar.carvalhoii escreveu:
Vinicius F escreveu:Fica com os dois por ora. O baixo de 5 cordas tem uma vibe um tanto diferente do de 4 na forma de tocar, pelo menos pra mim. Eu gosto de variar. Como você está iniciando, isso só tem a acrescentar como forma de estudo.

Eu acho um mundo de diferença 4, 5 e 6 kkkk
Cada um eu me sinto diferente, cada um você ganha algo e perde algo.
Exemplo: O de 5 cordas você é mais rápido, braço fino e espaçamento bom de cordas. O de 4 cordas o espaçamento eu não curto, o espaçamento é bom pra slap, mas tu perde velocidade para o espeçamento do de 5, mas o braço é bem fino o que ajuda na velocidade por um outro lado, e no conforto, ele é leve, mais barato, tu com menos dinheiro compra melhor qualidade, cordas mais baratas tb. O de 6 é pesado, braço grosso, tu perde muito em velocidade, porém você tem um campo de possibilidades muito maior para explorar, é mais legal tocar o de 6 quando não sem tem acompanhamento, está sozinho criando riffs, e solos, e por aí vai.
Isso foram alguns exemplos, mas eu vejo várias diferenças kkk

Boa análise. O de 6 cordas testei na loja e não me agradou a largura do braço. Acho que dificilmente iria nele. entre 4 e 5, acho que vai ser necessário eu apreender um pouco mais de recursos no baixo para ver onde me encaixo.

Schwantes
Membro

Mensagens : 11
Localização : Bsb

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Vinicius F Seg Dez 03, 2018 3:48 pm

Não só o espaçamento, peso, mas a digitação também. Sou bem mais preguiçoso no baixo de 5, sempre verticalizo mais a digitação, uso poucas cordas soltas. Uso bastante a B em toda sua extensão. No de 4, geralmente faço o oposto. No fim, gosto de solar mais nele (4).
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por vinibassplayer Qui Dez 06, 2018 12:49 pm

dois baixos diferentes, com vibes e sons diferentes, se couberam no bolso fique com os dois!
como ja foi dito, regulagem e cordas novas, indico as NIG, nao tao caras, numa faixa de 90 na net.
o resto investe em estudos e aulas sem duvida!
bem vindo ao mundo dos graves \m/
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1594
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar? Empty Re: Yamaha rbx170 ou Condor CJB 25abs - qual melhor pra ficar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos