Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com timbragem - Ressonância

+8
Coder
BLZENI
allexcosta
joabi
JAZZigo
arturbmallmann
Mauricio Luiz Bertola
rgjunior
12 participantes

Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Seg Mar 18, 2019 4:55 pm

Prezados amigos e amigas do grave.

Venho enfrentando um problema ao tocar numa gig em um local específico.

Noto que quando dou a nota B, em qualquer posição do braço, há uma sobra enorme de um harmônico sub grave que incomoda bastante, tipo uma ressonância "eterna".
O local não é preparado acusticamente para shows, porém, já toquei em locais piores.
O grande problema que eu noto lá é: Vidros atrás do palco. Bem perto mesmo. Coisa de só 20 a 30 cm de distância.
Já fiz de tudo. Tirei médios graves do amp, médio do baixo, e nada resolve definitivamente.
Em outros locais, o som fica pesado e limpo.

Meu setup: Behringer BX1800 (Falante de 12" - 180Watts de potência)
Baixo Tagima TBM 5 - Cordas Dr. Strings Neon .45

Alguma ajuda de como posso resolver isso ? Alguma frequência específica que seja na região do B ?
Carpete atrás do amp do bass? Não sei mais o que fazer.

Forte abraço !
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Seg Mar 18, 2019 4:57 pm

Complementando, pois esqueci dessa informação.

O piso é de uma espécie de tábua corrida. Laminas finas e bem duro.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 18, 2019 5:28 pm

Se é num local específico não há como resolver fácil.
Dá pra mascarar com um equalizador, "reduzindo" essa frequência específica.
Outra coisa: Seu amp não deve ficar no chão, mas num suporte ou mesmo sobre uma caixa de cerveja (que é o que eu uso); colocar o amp um pouco mais distante da parede também.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por arturbmallmann Seg Mar 18, 2019 5:32 pm

Já toquei em situação parecida em um local e era com o bendito Lá o meu problema. Sonorizando somente com seu cubo? Eu tentaria reposicionar ele totalmente se não der diminuir os graves mesmo. Ressonância é um troço chato mesmo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Seg Mar 18, 2019 11:25 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se é num local específico não há como resolver fácil.
Dá pra mascarar com um equalizador, "reduzindo" essa frequência específica.
Outra coisa: Seu amp não deve ficar no chão, mas num suporte ou mesmo sobre uma caixa de cerveja (que é o que eu uso); colocar o amp um pouco mais distante da parede também.

Obrigado pela atenção.
Pensei em comprar essas placas de revestimento de estúdio.
Essas compostas por um material semelhante à espuma, porém com a finalidade de absorver o som e impactos e colocar uma embaixo do amp e outra atrás, entre o amp e o vidro, pois não consigo afastá-lo muito da parede.

Será que é um bom caminho a seguir ?

rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Seg Mar 18, 2019 11:28 pm

arturbmallmann escreveu:Já toquei em situação parecida em um local e era com o bendito Lá o meu problema. Sonorizando somente com seu cubo? Eu tentaria reposicionar ele totalmente se não der diminuir os graves mesmo. Ressonância é um troço chato mesmo.

Sonorizando somente com o amp. O local não é grande. E o mais engraçado é que o show não é "alto". Já reposicionei de todas as formas. Acho que a solução é isolar o amp ou identificar a frequência. Porém não sou muito bom com frequências (ainda estou estudando essa engenharia de som)
É muito chato. Tira todo o T de tocar.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 18, 2019 11:31 pm

rgjunior escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se é num local específico não há como resolver fácil.
Dá pra mascarar com um equalizador, "reduzindo" essa frequência específica.
Outra coisa: Seu amp não deve ficar no chão, mas num suporte ou mesmo sobre uma caixa de cerveja (que é o que eu uso); colocar o amp um pouco mais distante da parede também.

Obrigado pela atenção.
Pensei em comprar essas placas de revestimento de estúdio.
Essas compostas por um material semelhante à espuma, porém com a finalidade de absorver o som e impactos e colocar uma embaixo do amp e outra atrás, entre o amp e o vidro, pois não consigo afastá-lo muito da parede.

Será que é um bom caminho a seguir ?

Pode ser, mas se o espaço não é seu... Fica difícil...
Mas ajuda um pouco.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Seg Mar 18, 2019 11:33 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
rgjunior escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se é num local específico não há como resolver fácil.
Dá pra mascarar com um equalizador, "reduzindo" essa frequência específica.
Outra coisa: Seu amp não deve ficar no chão, mas num suporte ou mesmo sobre uma caixa de cerveja (que é o que eu uso); colocar o amp um pouco mais distante da parede também.

Obrigado pela atenção.
Pensei em comprar essas placas de revestimento de estúdio.
Essas compostas por um material semelhante à espuma, porém com a finalidade de absorver o som e impactos e colocar uma embaixo do amp e outra atrás, entre o amp e o vidro, pois não consigo afastá-lo muito da parede.

Será que é um bom caminho a seguir ?

Pode ser, mas se o espaço não é seu... Fica difícil...
Mas ajuda um pouco.

Penso em levar as placas soltas todas as vezes que for tocar lá. Vou encomendar. Estão baratinhas no Mercado Livre. É uma tentativa.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por arturbmallmann Seg Mar 18, 2019 11:51 pm

Pior que na vez que me aconteceu acharam que eu estava com o volume alto. Até que dei umas paradas no lá pra mostrar q não era o volume... até o lá do violão do vocalista ressonou. Me estresessei muito aquele dia. O jeito pra terminar a noite foi sustentar o lá por menos tempo e menos força.
Talvez com um equalizador gráfico até conseguiria diminuir a faixa mais crítica. Mas a tentativa com as placas é interessante.

Ah.. Pode parecer uma ideia meio estranha, mas já tentou inverter o cubo? Por ele literalmente de frente à parede? Geralmente eles tem os dutos para trás e neles que vc sente as frequências mais baixas. A propagação do grave não muda tanto porém talvez não afete tanto o vidro.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 19, 2019 10:12 am

rgjunior escreveu:Noto que quando dou a nota B, em qualquer posição do braço, há uma sobra enorme de um harmônico sub grave que incomoda bastante, tipo uma ressonância "eterna".
O local não é preparado acusticamente para shows, porém, já toquei em locais piores.
O grande problema que eu noto lá é: Vidros atrás do palco. Bem perto mesmo. Coisa de só 20 a 30 cm de distância.
Seu amplificador é relativamente pequeno para gerar um problema tão grande, o que nos leva a concluir que a acústica do ambiente é péssima. Sugestão nº1: cubra toda a parede de vidro com uma manta, lona ou cortina de tecido grosso. Sugestão nº 2: esqueça a 5ª corda, rearranjando as bass lines ou transpondo as músicas.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por joabi Ter Mar 19, 2019 10:36 am

Algumas fotos do local ajudariam bastante.

Tenho impressão de que não é só o vidro que causa essa ressonância, mas tente eliminar toda a vibração, travando o vidro, e coloque uma cortina grande ou tecido grosso absorvente, como o JAZZigo falou.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2019 11:12 am

Fecha o captador do braço e cobre o vidro com carpete.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Ter Mar 19, 2019 11:57 am

Obrigado pelas dicas, meus amigos.

Sexta tenho show neste local e tentarei todas essas possibilidades citadas. (Menos fechar o cap do braço pois meu bass é modelo MM)
Vou tirar fotos do ambiente também para que vocês vejam.

Caro amigo JAZZigo, o que mais me intriga é que TODA nota B que dou, em qualquer parte do braço, causa esse efeito indesejado.

Um forte abraço!
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Ter Mar 19, 2019 11:59 am

Em tempo, estou prestes a adquirir um JB ou PB (ainda não decidi) passivo.
Será que, pelo fato do ganho de saída ser menor e o som mais "magro" que o meu atual, o problema seria corrigido ou atenuado ?
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por BLZENI Ter Mar 19, 2019 12:28 pm

Tive esse problema ontem, mas com a nota Dó
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 933
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 19, 2019 2:19 pm

rgjunior escreveu:Caro amigo JAZZigo, o que mais me intriga é que TODA nota B que dou, em qualquer parte do braço, causa esse efeito indesejado.
Ah tá! Agora faz sentido! Tinha entendido antes que era qualquer nota na corda B. Ratifico, então, minha primeira sugestão.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Coder Ter Mar 19, 2019 2:25 pm

Já aconteceu comigo e nunca encontrei uma explicação
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por NeyBass Ter Mar 19, 2019 2:35 pm

allexcosta escreveu:Fecha o captador do braço e cobre o vidro com carpete.

É um TBM5 Allex, modelo MM.

rgjunior...vc já tocou com algum outro baixo nesse mesmo ambiente?

Não sei se seu baixo é original e me desculpe por escrever isso, mas o preamp desse tagima é ruim demais.

Tive um millenium que tem esse mesmo pré e o bicho dava som até de chorus, quando troquei o pré o baixo ficou decente. Quando tocava por exemplo o DÓ, RÉ, MI na corda SOL, la na parte aguda depois da casa 12, parecia que tinha um pedal de chorus ligado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Renato Aversari Ter Mar 19, 2019 3:09 pm

rgjunior escreveu:Complementando, pois esqueci dessa informação.

O piso é de uma espécie de tábua corrida. Laminas finas e bem duro.

Isso pode estar atrapalhando mais do que a questão dos vidros. A madeira do piso pode estar favorecendo essa ressonância.

Os vidros tendem a vibrar com som de chiado quando são estimulados por certas frequências graves, como quando exageramos no volume do amp em casa e os vidros tremem, ou como naqueles carros em que algum abestalhado coloca uma caixa de som com subwoofer onde deveria ficar a mala, e depois toca um funk pancadão, e a cada batida parece que os vidros vão explodir.

Eu seguiria as dicas do Bertola. Coloca o amp fora do chão, em cima de algum suporte.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Ter Mar 19, 2019 3:28 pm

NeyBass escreveu:
allexcosta escreveu:Fecha o captador do braço e cobre o vidro com carpete.

É um TBM5 Allex, modelo MM.

rgjunior...vc já tocou com algum outro baixo nesse mesmo ambiente?

Não sei se seu baixo é original e me desculpe por escrever isso, mas o preamp desse tagima é ruim demais.

Tive um millenium que tem esse mesmo pré e o bicho dava som até de chorus, quando troquei o pré o baixo ficou decente. Quando tocava por exemplo o DÓ, RÉ, MI na corda SOL, la na parte aguda depois da casa 12, parecia que tinha um pedal de chorus ligado.


Sim. O baixo é original. Já ouvi falar mal desse pré mesmo. Penso em trocar em breve, porém antes vou adquirir um JB ou PB de 4 cordas passivo (Estou sentindo a necessidade desse timbre mais vintage).
O meu tinha o problema de tocar rádio (esquisito demais) mas resolvi com uma boa blindagem e troca dos fios da elétrica por fios mais robustos.

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de tocar com outro instrumento nesse local. Antes de adquirir o JB ou PB vou tentar arranjar algum emprestado para fazer o teste.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Ter Mar 19, 2019 3:31 pm

Renato Aversari escreveu:
rgjunior escreveu:Complementando, pois esqueci dessa informação.

O piso é de uma espécie de tábua corrida. Laminas finas e bem duro.

Isso pode estar atrapalhando mais do que a questão dos vidros. A madeira do piso pode estar favorecendo essa ressonância.

Os vidros tendem a vibrar com som de chiado quando são estimulados por certas frequências graves, como quando exageramos no volume do amp em casa e os vidros tremem, ou como naqueles carros em que algum abestalhado coloca uma caixa de som com subwoofer onde deveria ficar a mala, e depois toca um funk pancadão, e a cada batida parece que os vidros vão explodir.

Eu seguiria as dicas do Bertola. Coloca o amp fora do chão, em cima de algum suporte.

Vou seguir suas dicas e as do Bertola.
Tenho um banco de madeira em casa, maciço, com uns 20 cm de altura. Vou revesti-lo de carpete e levar como suporte, bem como colocar aqueles pezinhos de carpete anti-derrapantes. Tomara que funcione.
Tocar sem ter prazer com sua própria timbragem é muito frustrante.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Guga Ramone Qua Mar 20, 2019 11:56 am

Amp no chão, em piso de madeira dá bastante acoplamento de frequencia e pode gerar ressonâncias. Palcos suspensos de madeira, então, vira um woofer gigante! A dica de tirar o amp do chão é boa, assim como aproximar ou afastar o amp das paredes laterais e traseira. Só experimentando pra saber o resultado.

Outro item que pode ajudar é um HPF ou High Pass Filter variável. Ele faz um corte abrubto das frequencias abaixo dum certo valor e ajudar a reduzir aquela sensação de graves embolados. Ainda não vi nenhum pedalzinho no mercado nacional com essa função, mas sei que a Zoom MS-60B tem ela embutida dentro do efeito "AcBsPre", no controle "Depth". Pedais gringos que fazem isso são o Micro Thumpinator, Broughton HPF e o Cave Passive Pedals Tighter Arse.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Sandro Levi Qua Mar 20, 2019 12:44 pm

Olá amigos,

vou dar alguns centavos de contribuição:

Todo ambiente fechado, produz um "fenômeno", ainda não explicado pela física,(não que eu saiba), onde um ganho de 6db/8ª é percebido a partir de determinada frequência(edit - da maior para a menor). Tudo indica que essa frequência é determinada pelas dimensões do ambiente.

Se você observa essa ressonância na nota "B" , significa que esse ambiente tem uma ressonância em torno de 30Hz (já que você falou em sub-graves) e seus harmônicos (já que são todas as notas "B").

Tendo a ressonância do ambiente, somada ao fenômeno que citei acima, é o caos em suas mãos.

Minha indicação de solução:

Põe um filtro (HPF) de 6db/8ª em torno de 123,47083Hz ("B" 2) , pra ter uma atenuação de 6db em 30,8677Hz ("B" 1). Isso deve amenizar o efeito da ressonância e anular o fenômeno de ganho, descrito acima.

Essa solução seria apenas para esse ambiente ao qual você se refere e dá pra fazer com capacitores. Você deve encontrar alguma literatura na NET.
Se tiver dificuldades, posso tentar te ajudar.

Abraço e desculpem a mensagem longa.


Última edição por Sandro Levi em Qua Mar 20, 2019 8:58 pm, editado 1 vez(es)
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Sandro Levi Qua Mar 20, 2019 12:48 pm

Guga Ramone escreveu:Amp no chão, em piso de madeira dá bastante acoplamento de frequencia e pode gerar ressonâncias. Palcos suspensos de madeira, então, vira um woofer gigante! A dica de tirar o amp do chão é boa, assim como aproximar ou afastar o amp das paredes laterais e traseira. Só experimentando pra saber o resultado.

Outro item que pode ajudar é um HPF ou High Pass Filter variável. Ele faz um corte abrubto das frequencias abaixo dum certo valor e ajudar a reduzir aquela sensação de graves embolados. Ainda não vi nenhum pedalzinho no mercado nacional com essa função, mas sei que a Zoom MS-60B tem ela embutida dentro do efeito "AcBsPre", no controle "Depth". Pedais gringos que fazem isso são o Micro Thumpinator, Broughton HPF e o Cave Passive Pedals Tighter Arse.



Ótima dica, Guga!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Qua Mar 20, 2019 3:11 pm

Guga Ramone escreveu:Amp no chão, em piso de madeira dá bastante acoplamento de frequencia e pode gerar ressonâncias. Palcos suspensos de madeira, então, vira um woofer gigante! A dica de tirar o amp do chão é boa, assim como aproximar ou afastar o amp das paredes laterais e traseira. Só experimentando pra saber o resultado.

Outro item que pode ajudar é um HPF ou High Pass Filter variável. Ele faz um corte abrubto das frequencias abaixo dum certo valor e ajudar a reduzir aquela sensação de graves embolados. Ainda não vi nenhum pedalzinho no mercado nacional com essa função, mas sei que a Zoom MS-60B tem ela embutida dentro do efeito "AcBsPre", no controle "Depth". Pedais gringos que fazem isso são o Micro Thumpinator, Broughton HPF e o Cave Passive Pedals Tighter Arse.

Obrigado pela dica. Vou estudar a possibilidade de testar um desses pedais.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Qua Mar 20, 2019 3:12 pm

Sandro Levi escreveu:Olá amigos,

vou dar alguns centavos de contribuição:

Todo ambiente fechado, produz um "fenômeno", ainda não explicado pela física,(não que eu saiba), onde um ganho de 6db/8ª é percebido a partir de determinada frequência. Tudo indica que essa frequência é determinada pelas dimensões do ambiente.

Se você observa essa ressonância na nota "B" , significa que esse ambiente tem uma ressonância em torno de 30Hz (já que você falou em sub-graves) e seus harmônicos (já que são todas as notas "B").

Tendo a ressonância do ambiente, somada ao fenômeno que citei acima, é o caos em suas mãos.

Minha indicação de solução:

Põe um filtro (HPF) de 6db/8ª em torno de 123,47083Hz ("B" 2) , pra ter uma atenuação de 6db em 30,8677Hz ("B" 1). Isso deve amenizar o efeito da ressonância e anular o fenômeno de ganho, descrito acima.

Essa solução seria apenas para esse ambiente ao qual você se refere e dá pra fazer com capacitores. Você deve encontrar alguma literatura na NET.
Se tiver dificuldades, posso tentar te ajudar.

Abraço e desculpem a mensagem longa.

Caro Sandro. Muito obrigado pela aula e pela dica.
Vou estudar como posso fazer esse corte de frequências. Se em algum pedal equalizador ou no próprio EQ gráfico do amp.
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por rgjunior Seg Mar 25, 2019 12:32 pm

Prezados amigos.

Estou aqui para dar um retorno a todos que se dispuseram a me ajudar com esse problema.

Informo que levei um banco de madeira, revestido com carpete, com a finalidade de tirar o amp do chão.

RESOLVEU !!!

Consegui timbrar o baixo do jeito que gosto, com bastante peso (Afinal somos um trio e é fundamental o baixo preencher bem os espaços, principalmente nos solos) e o som ficou impecável.

Agradeço imensamente a todos pela ajuda e pelas idéias. É impressionante o quanto se aprende aqui neste espaço.

Um grande abraço a todos !
rgjunior
rgjunior
Membro

Mensagens : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Renato Aversari Seg Mar 25, 2019 12:41 pm

Sempre bom o feedback.
É ótimo saber quando as possibilidades mais simples resolvem os problemas. Às vezes, mesmo sendo músicos experientes, falta-nos atenção a um pequeno detalhe dito dentro de uma postagem, como "piso de madeira".
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 25, 2019 3:50 pm

rgjunior escreveu:Prezados amigos.

Estou aqui para dar um retorno a todos que se dispuseram a me ajudar com esse problema.

Informo que levei um banco de madeira, revestido com carpete, com a finalidade de tirar o amp do chão.

RESOLVEU !!!

Consegui timbrar o baixo do jeito que gosto, com bastante peso (Afinal somos um trio e é fundamental o baixo preencher bem os espaços, principalmente nos solos) e o som ficou impecável.

Agradeço imensamente a todos pela ajuda e pelas idéias. É impressionante o quanto se aprende aqui neste espaço.

Um grande abraço a todos !

Aprendi isso à muuuuiito tempo atrás: Quase nunca boto meu amp no chão...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com timbragem - Ressonância Empty Re: Ajuda com timbragem - Ressonância

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos