Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

How To - Configurando e melhorando performance do seu "R"Windows XP !! Seu Homestudio agradece!

2 participantes

Ir para baixo

How To - Configurando e melhorando performance do seu "R"Windows XP !! Seu Homestudio agradece! Empty How To - Configurando e melhorando performance do seu "R"Windows XP !! Seu Homestudio agradece!

Mensagem por korg Sáb Nov 28, 2009 1:12 am

Pessoal,
Muita gente tem pedido dicas de como configurar seu windows de modo a rodar da melhor forma possível seus aplicativos de áudio.

Bem, o que sempre digo a todos, de uma forma geral:

1) Instale 2 boots no seu computador. Para isso, basta criar 3 partições no seu HD:
a. 1a partição, terá a instalação do windows que você usa no dia-a-dia;
b. 2a partição, terá a instalação de OUTRO windows, que será específico para áudio;
c. 3a partição, terá seus DADOS gerados por tudo quanto é tipo de software;

Esse é o que considero mínimo para um micro começar a ser organizado e rodar bem seus programas. Veja, para instalar o 2o windows e o "dual boot" , basta vc já ter instalado normalmente seu windows na 1a partição. Inicie uma nova instalação (dê um boot no micro com o CD do rWindows no computador) e ele vai identificar que já existe um rWindows rodando. Basta então vc NAO deixar ele sobrescrever o atual e sim instalar um NOVO rWindows na outra partição. Se fizer isso ele automaticamente irá criar o "dual boot" para vc.

Ou seja, após essa 2a instalação, sempre que você ligar seu micro aparecerá uma tela dando opção de escolher entre dois windows... simples assim.
Depois vc pode alterar esse menu a vontade, colocar outros nomes para cada instalação, mudar o tempo que leva para esperar uma ação do usuário, qual deles entrará por default (sem que vc tecle nada), etc.

Enfim, agora vc já tem 2 sistemas DISTINTOS instalados.

2) Adicione mais um HD ao seu computador, e deixe esse HD dedicado para os arquivos de áudio que serão gravados!
Com isso vc evita que o sistema operacional concorra com recursos de leitura/gravação das trilhas de áudio e ganhará muito em performance (na verdade o correto é que você NÃO perderá performance Wink )
Veja, os aplicativos de audio, voce instala na mesma partição do 1o HD, onde instalou o 2o sistema operacional. Mas os DADOS gerados pelos softwares de áudio, voce grava no novo HD. Para isso, basta entrar nas configurações do seu aplicativo de áudio preferido e lá especificar o novo diretório onde o aplicativo escreve seus dados.

3) Evitando gastar recursos a toa do sistema:
Quanto menos penduricalhos você colocar no windows de áudio, mais recursos de sistema (cpu, ram e I/O) sobrará para a DAW, plugins, etc. Literalmente cada alfinete valhe a pena.
Exemplo, wallpaper, sons diversos, icones diferenciados do mouse, google desktop, antivirus, softwares de gravação de CDs cheiiio de traquitanas (sim, é util ter instalado, mas nesse boot de audio instale o minimo necessario para se gravar uma mídia), etc.

Meu boot de áudio por exemplo, é extremamente simples, só aplico os patches de segurança do windows, um browser novo (firefox) e desativo vários serviços do windows que se tornam inúteis para um sistema dedicado a áudio.

Bom, conforme me pediram, estou disponibilizando link para baixarem 2 pdfs com várias dicas de serviços, registros, enfim, tudo que pode ser alterado no seu rWindows XP para deixá-lo mais "leve".
Os PDFs creio serem livres de direitos autorais, mas de qualquer forma seus créditos originais estão mantidos nos documentos. Quero deixar claro que eu não sou o criador de nenhum dos dois documentos, apenas chegaram em minhas mãos um belo dia e, desde então, compartilho com amigos.

Pessoal, um conselho: se você não tem muita experiência em mexer em coisas específicas como registro, serviços, etc... melhor pedir ajuda a algum amigo que possa ir a sua casa e fazer isso com você, pois vc pode fazer com que seu micro nem inicialize mais (sério). Portanto, faça backup de todos os seus dados importantes antes de qualquer mexida e anotar seus passos é uma boa forma de saber o que deu errado.

Enfim, por último, não me responsabilizo por danos nos sistemas de vcs caso não façam de forma correta ou algum outro problema venha a ocorrer com seu sistema, ok? assim como o fórum não pode se responsabilizar sobre isso também. Estou apenas colocando documentos que estão na internet para alcance de todos e algumas dicas que podem sim ajudar. Mas, de novo, se vc não entende os passos ou não sabe o que é cada ponto do documento, sugiro não fazer! Veja se algum amigo mais entendido possa te ajudar , ok !?

os links:

http://www.filefactory.com/file/a1e5geb/n/xp.pdf

http://www.filefactory.com/file/a2fh3c3/n/GuiadeajustesfinosWindowsXP.pdf

4) Uma outra dica é vc fixar a memória virtual que seu sistema irá usar. Por default o rWindows gerencia isso para vc. Vá no painel de controle / sistema / avançado / desempenho / avançado / memória virtual / alterar
basta escolher o drive que será gravado o arquivo de memória virtual e coloque o mesmo valor tanto em tamanho inicial quanto tamanho máximo. Voce pode colocar a mesma quantidade que tem de memória RAM. É um bom ponto de partida se voce tem dúvida sobre isso. Então, se vc tem 3 Gb de RAM, coloque 3072 Mb nas 2 caixas. Clique em ok e seu rWindows irá inicializar com esse novo ajuste.

5) Nessa mesma opção de "desempenho" dentro de sistema / avançado , a parte de efeitos visuais também podem impactar seu aplicativo de áudio se voce não tiver uma boa placa de vídeo ou cpu/ram já um pouco engargalados... minimizar todo e qualquer efeitos visuais bobos das janelas do windows por exemplo também ajudam a economizar recursos do sistema.

Bom, se eu lembrar de mais coisas a futuro vou alterando aqui... se alguém tiver mais dicas, por favor, sinta a vontade de postar nesse tópico, vamos criar um belo passo a passo para todos!

Um abraço a todos e boa sorte! up

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

How To - Configurando e melhorando performance do seu "R"Windows XP !! Seu Homestudio agradece! Empty Re: How To - Configurando e melhorando performance do seu "R"Windows XP !! Seu Homestudio agradece!

Mensagem por Vacc Sáb Nov 28, 2009 11:29 am

Muito legal!
Várias dicas pro meu pc ferrado.
Very Happy
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos