Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jargões musicais que você se recusa a falar

+23
joabi
rodlburigo
Davi Motta
Fernando Zadá
BHBuscarons
Rick Charles
Edão
patriciofernandes
Stormbringer
vinibassplayer
NETOULTRA
Tonante
Mulambo
Christian
NESCAU
RBORCARI
HenriqueBessa
AndréBurger
bodhan
Jãozeiro
Zubrycky
Rico
allexcosta
27 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Qua Out 30, 2019 9:44 pm

Por um motivo ou outro, há algumas palavras do meio musical que eu não falo nem a pau.

- Pizzicato - Quando eu comecei a tocar ninguém falava isso. A gente falava "dedo" e "slap", depois chegou "tapping". Pizzicato só pra música erudita...
- Chimbal - Escutei a primeira vez quando fui a SP. Que diabo de palavra é essa? Sempre falei contra-tempo, hi-hat ou cimbal.
- Tantan - Sempre falei rebolo. Acho tantan bizarro.
- Drop tune - Acho o conceito bizarro, então tenho raiva do nome também. Mas já falei algumas vezes.
- Bés - Em música não existe isso. Se for pescaria, eu falo.
- Turnê - Se for de uma banda grande e muito famosa até posso falar, mas jamais falaria "vou fazer uma turnê" ou "aquela turnê que a gente fez" como tem uns caras que falam de dois shows numa pracinha do subúrbio.
- Mixolídio - Acho que soa pretensioso ou meio hipster. Se tiver que falar, falo "escala de sétima dominante".
- Percuteria - Motivos óbvios.
- Contrabaixo - Já falei mas evito. Por algum motivo, tenho pra mim que contrabaixo é em pé ou no máximo aquele Fodera gigante do AJ. Normalmente falo baixo ou baixo elétrico.
- Timba - Sei lá, não gosto do nome. Prefiro falar timbau pequeno.
- Contra-quinto - Normalmente chamo tudo de conga, mas uso a palavra quinto. E o contra-quinto é um quinto mais agudo. Falar essas coisas parece coisa de percussionista nutella.
- Teleco-teco - Isso é do Rio. Acho que é uma ótima onomatopéia relacionada àqueles toques de tamborim mais lentos de partido alto ou pagode. Mas não gosto de falar essa palavra.
- Vintage - Pessoal não entende bem o que significa então é uma palavra que evito.

Quais são as palavras que você evita?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Rico Qua Out 30, 2019 10:41 pm

Tem umas coisas que eu acho meio esquisito e todo mundo fala... Frases do tipo "repete o A, aí depois vem o especial"... Bizarro isso. Tem uns caras com quem toco que dão aula, e esse é o tipo de diálogo nos ensaios.

Chimbal e Tantan tambem não me descem.

Fora da música tem uns termos em inglês que são usados no dia a dia, tipo quando te mandam um e-mail e escrevem FYI.

Cruz!!!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Zubrycky Qua Out 30, 2019 11:20 pm

Rico escreveu:
Fora da música tem uns termos em inglês que são usados no dia a dia, tipo quando te mandam um e-mail e escrevem FYI.

Cruz!!!

E quando o termo em inglês é usado no lugar de uma palavra que já existe em português e quer dizer exatamente a mesmíssima coisa?

Exemplo: Job.

puke
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Jãozeiro Qua Out 30, 2019 11:31 pm

allexcosta escreveu:- Vintage - Pessoal não entende bem o que significa então é uma palavra que evito

O problema maior do vintage é a pessoa pronunciar VINTÊIGI, de boca cheia, com o maior gosto em usar esse termo. Quando escuto esse "vintêigi" me dá até um negócio. Mas é muita gente que pronuncia assim, meu Deus...

Tem guitarrista famoso "digital influencer" que mora nos states que adora essa palavra e pronuncia assim. kkkk.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por bodhan Qui Out 31, 2019 1:36 am

superlócrio
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por AndréBurger Qui Out 31, 2019 1:41 am

Zubrycky escreveu:
Rico escreveu:
Fora da música tem uns termos em inglês que são usados no dia a dia, tipo quando te mandam um e-mail e escrevem FYI.

Cruz!!!

E quando o termo em inglês é usado no lugar de uma palavra que já existe em português e quer dizer exatamente a mesmíssima coisa?

Exemplo: Job.

puke

Aquele Job foi Top, ein Man?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por HenriqueBessa Qui Out 31, 2019 8:17 am

Bass isso... bass aquilo... dá pra usar o idioma oficial, por favor?

Pizzicato... nunca usei essa palavra... só quando estudei alguma coisa de partitura, há mais de 20 anos... aí me deparo com ele sendo usado pra indicar que vc tá tocando baixo com os dedos...

Chimbal a primeira vez que ouvi isso fiquei com "cara de paisagem"... aí acho que alguém me explicou que era o contratempo (eu sei... esse termo é usado no Rio).
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por RBORCARI Qui Out 31, 2019 8:35 am

Chimbal pra mim sempre foi chimbal (hit-hat)...kkkkk

Agora BASSFULANO e FULANOBASS, ta chato ja nas redes sociais;
Timbrar: essa me dói;
Som Sujo: quando pedem pra ligar o overdrive/distorção;
Aumenta o som no "monitor"; (Aumentar o retorno)


Agora FYI eu uso com frequência no "JOB" sem contar um que é normal aqui "issue" rsrs
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2019 8:47 am

RBORCARI escreveu:Chimbal pra mim sempre foi chimbal (hit-hat)...kkkkk

Exato, coisa de paulista.

RBORCARI escreveu:Agora BASSFULANO e FULANOBASS, ta chato ja nas redes sociais;

Isso era comum muito antes dessas redes de hoje em dia. Inclusive o fundador do FCBR usou por muitos anos.

RBORCARI escreveu:Timbrar: essa me dói;

Não entendo o problema com timbrar. Qual seria a palavra mais adequada?

RBORCARI escreveu:Som Sujo: quando pedem pra ligar o overdrive/distorção;

Também não uso, mas não tenho problema com a expressão.

RBORCARI escreveu:Aumenta o som no "monitor"; (Aumentar o retorno)

Retorno é qualquer coisa. Monitor é a caixa de retorno. É uma expressão correta e amplamente usada.

RBORCARI escreveu:Agora FYI eu uso com frequência no "JOB" sem contar um que é normal aqui "issue" rsrs

Eu acho isso ridículo. Se há equivalente na língua natal, deve ser usado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Qui Out 31, 2019 9:04 am

Aqui pelas minhas bandas, principalmente nas igrejas, quando o cara quer posar de "sabidão" musical ele diz que tá estudando Jáaíz (exatamente com essa pronúncia).

Tem um termo que eu acho bem ruinzinho que é métrica. Sei lá, que palavra desnecessária. Existe ritmo, motivo, convenções... não vejo uma situação onde eu não consiga explicar algo sem o uso de métrica.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por NESCAU Qui Out 31, 2019 9:38 am

Não falo:

Mesário (por motivos óbvios)

Gig (Tenho uma gig tal dia...) Vá pra pqp com essa gig do baralho. Tenho é que tocar tal dia no lugar tal. Coisa de fresco.

O resto, conforme a ocasião até falo. Mas essas duas eu não falo mesmo.

Outra que não cai muito bem é o tal do free lance. Pra mim é substituto, não "subs".

Hehe
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por RBORCARI Qui Out 31, 2019 9:46 am

RBORCARI escreveu:Timbrar: essa me dói;
allexcosta escreveu:Não entendo o problema com timbrar. Qual seria a palavra mais adequada?

Não digo que está errada, mais acho feia...

RBORCARI escreveu:Aumenta o som no "monitor"; (Aumentar o retorno)
allexcosta escreveu:Retorno é qualquer coisa. Monitor é a caixa de retorno. É uma expressão correta e amplamente usada.
eu acho estranho chamar a caixa de retorno de monitor, me lembra tela de computador rs
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2019 9:49 am

RBORCARI escreveu:Não digo que está errada, mais acho feia...

Ok, mas o que você usa? Regular?

RBORCARI escreveu:eu acho estranho chamar a caixa de retorno de monitor, me lembra tela de computador rs

Tela de computador é um monitor visual. Uma caixa de som é um monitor auditivo, utilizado para monitorar o sinal de áudio.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2019 9:51 am

NESCAU escreveu:Mesário (por motivos óbvios)

Alguém realmente fala isso na vida real?

Vi pela primeira vez aqui no fórum, mas nunca ouvi alguém falando pessoalmente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por RBORCARI Qui Out 31, 2019 9:58 am

allexcosta escreveu:
RBORCARI escreveu:Não digo que está errada, mais acho feia...

Ok, mas o que você usa? Regular?


normalmente Regular ou pode ser até que "erroneamente" equalizar...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2019 10:00 am

^ Interessante. Nunca tinha ouvido falar de alguém que se incomodava com a palavra "timbrar".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Christian Qui Out 31, 2019 10:00 am

jaiz é complicado
jazzz bassss
empenar as notas (colocar 7 ou 9 ou 13)
percuteria é f...
talabar (pra mim é correia)
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Jãozeiro Qui Out 31, 2019 10:02 am

Henri-Q escreveu:Aqui pelas minhas bandas, principalmente nas igrejas, quando o cara quer posar de "sabidão" musical ele diz que tá estudando Jáaíz (exatamente com essa pronúncia).

Esse "jáiz" ou "jáz" me mata também.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Jãozeiro Qui Out 31, 2019 10:03 am

"Talabar" também acho horrível. Sempre falei "correia".
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Mulambo Qui Out 31, 2019 10:47 am

"flat é corda pra baixo fretless"
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 97
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Qui Out 31, 2019 11:15 am

Por falar em jargões famigerados... sempre ouvi dizer que instrumentos com 24 trastes tem menos grave. Isso faz sentido ou é mera falácia?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por RBORCARI Qui Out 31, 2019 11:34 am

Mulambo escreveu:"flat é corda pra baixo fretless"

Esse ouço bastante quando querem deixar o equalizador com todas frequências na mesma posição...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por bodhan Qui Out 31, 2019 12:03 pm

Mulambo escreveu:"flat é corda pra baixo fretless"

... para baixos "flatless". Já ouvi isso!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por bodhan Qui Out 31, 2019 12:06 pm

Quanto ao chimbal, lamento muito. Nasci em SP e sempre escutei isso.
Me irrito muito quando alguém vê uma guitarra acústica, tipo 175 e diz que é semi acústica.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Tonante Qui Out 31, 2019 12:21 pm


Da Capo / Da Capa / Da Cabeça - Vamos tocar a música novamente do início (compasso 1)

Poe mais "Flat" aí no retorno!!! WTF ?? kkkk





Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por NETOULTRA Qui Out 31, 2019 12:28 pm

Tonante escreveu:
Da Capo / Da Capa / Da Cabeça - Vamos tocar a música novamente do início (compasso 1)

Poe mais "Flat" aí no retorno!!! WTF ?? kkkk






Cabeça por aqui é muito usado em bandas... Vamos da Cabeça, ou então vamos passar só as cabeças....

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por vinibassplayer Qui Out 31, 2019 1:04 pm

- chamar headstock de "mão" ou "cabeça", ponte de "cavalete", nut de "pestana", bass de "bés", captador de "pastilha"...
- em BH e na minha terra, "chimbal" sempre foi normal, "timbrar" tbm.
- "mesário" eu nunca ouvi.

ridiculo tbm é colocar "bass" no nome, tipo "vinibassplayer" kkkkkkkk
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Qui Out 31, 2019 1:43 pm

NESCAU escreveu:
Gig (Tenho uma gig tal dia...) Vá pra pqp com essa gig do baralho. Tenho é que tocar tal dia no lugar tal. Coisa de fresco.

Pegando carona em expressões comuns no universo FCBR... GAS... ô baguiu desnecessário bash

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por HenriqueBessa Qui Out 31, 2019 2:09 pm

vinibassplayer escreveu:- chamar headstock de "mão" ou "cabeça", ponte de "cavalete", nut de "pestana",

scratch

Mas esses são os nomes...

Jargões musicais que você se recusa a falar Partes_do_violao
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Stormbringer Qui Out 31, 2019 2:14 pm

não é errado, mas sempre soa estranho nos ouvidos quando alguém fala "intérprete" ao invés de "cantor" ou "vocalista"
Ou "agora vou tocar uma canção"... fala "música", cara...

Sobre "mixolídio" tenho uma historia recente: O ex-guitarrista da minha banda: "eu quero uma sonoridade diferente aqui, eu fiz isso em Ré mixolídio"
O vocalista:  "sei nem do que cêis tão falando"
Eu: "É um jeito de falar ré maior com sétima menor de forma que pareça grandes coisas"

lol!
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por patriciofernandes Qui Out 31, 2019 2:40 pm

allexcosta escreveu:
NESCAU escreveu:Mesário (por motivos óbvios)

Alguém realmente fala isso na vida real?

Vi pela primeira vez aqui no fórum, mas nunca ouvi alguém falando pessoalmente.

Aqui no nordeste ao mesmo tempo que é o que mais se usa pra nomear o técnico, ao mesmo tempo é um xingamento mais feio que fdp pra os técnicos
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por patriciofernandes Qui Out 31, 2019 2:41 pm

Henri-Q escreveu:Por falar em jargões famigerados... sempre ouvi dizer que instrumentos com 24 trastes tem menos grave. Isso faz sentido ou é mera falácia?

Tudo que eu sei é que o Slap fica com menos punch... Aliás, por falar nisso: evito falar Punch.. ô negócio esquisito do demonho
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por bodhan Qui Out 31, 2019 2:54 pm

"Mesário" é o fim da picada!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Edão Qui Out 31, 2019 6:51 pm

Os jargões mais chatos que eu acho são as postagens em redes sociais em que nos comentários fulanos começam: "Véi, toca demais"; "Monstro"; "você é o cara!"; "Top"; "Topizêra"; "Top das galáxias"; "Detona"; "É o melhor" e etc.
Puxação de saco no geral é palha!

E os anúncios do OLX: "Troco por algo do meu enteresse" "Vendo esse baixo estrenberguer ou estenoberger ou coisa que o valha" "Troco por celular velho".
É demais!


Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Jãozeiro Qui Out 31, 2019 7:31 pm

- Cubo (ao invés de Combo);

- Pickup (ao invés de Captador);

- Calibre de corda.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Rick Charles Qui Out 31, 2019 8:35 pm

Stormbringer escreveu:
Eu: "É um jeito de falar ré maior com sétima menor de forma que pareça grandes coisas"

lol!

O vocalista continuou sem saber do que vocês estavam falando.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2019 9:53 pm

Mulambo escreveu:"flat é corda pra baixo fretless"

Henri-Q escreveu:Por falar em jargões famigerados... sempre ouvi dizer que instrumentos com 24 trastes tem menos grave. Isso faz sentido ou é mera falácia?

Acho que esses exemplos não são exatamente jargões. Mais pra mitos talvez...

Jargões são expressões curtas e usadas só em determinado meio, tipo "gig".

patriciofernandes escreveu:Aqui no nordeste ao mesmo tempo que é o que mais se usa pra nomear o técnico, ao mesmo tempo é um xingamento mais feio que fdp pra os técnicos

Nesse nordeste aí seu então. No meu nunca ouvi essa palavra.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Sex Nov 01, 2019 8:58 am

vinibassplayer escreveu:
ridiculo tbm é colocar "bass" no nome, tipo "vinibassplayer" kkkkkkkk

Mas você é "o" ViniBass ou um genérico?


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2019 9:47 am

Jãozeiro escreveu:- Cubo (ao invés de Combo);

(...)

- Calibre de corda.

Essas duas me ferram também.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por BHBuscarons Sex Nov 01, 2019 10:38 am

Headstock eu acho frescura.

O corpo é chamado de corpo, o braço é chamado de braço, agora a mão é headstock.

Chimbal sempre foi chimbal.

Monitor quem tem é computador, no palco tem caixas de retorno.

Agora cubo, não é porque o Meteoro e Staner, tem o formato "quase" um cubo.

HAHAHAHAHAHAHA, enfim, cada lugar do Brasil é de um jeito.
BHBuscarons
BHBuscarons
Membro

Mensagens : 73
Localização : Apiai

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 01, 2019 10:49 am

BHBuscarons escreveu:Headstock eu acho frescura.

Monitor quem tem é computador, no palco tem caixas de retorno.

Caixas tais que servem justamente pra você se monitorar, hehe. "Monitor" é até mais apropriado.

Mas eu falo "retorno" mesmo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 01, 2019 11:22 am

bodhan escreveu:superlócrio

Isso não existe mesmo. Invenção de você sabe quem....
que eu acho ....
bom deixa pra lá......


bodhan escreveu:Quanto ao chimbal, lamento muito. Nasci em SP e sempre escutei isso.
Me irrito muito quando alguém vê uma guitarra acústica, tipo 175 e diz que é semi acústica.

Não temos equivalente a hollow e semiHollow e por falta de um termo melhor eu entendo apesar de saber que são diferentes mas sempre que ouço explico que existem dois tipos de semi acústicas! Kkkkk

Stormbringer escreveu:não é errado, mas sempre soa estranho nos ouvidos quando alguém fala "intérprete" ao invés de "cantor" ou "vocalista"
Ou "agora vou tocar uma canção"... fala "música", cara...

Sobre "mixolídio" tenho uma historia recente: O ex-guitarrista da minha banda: "eu quero uma sonoridade diferente aqui, eu fiz isso em Ré mixolídio"
O vocalista:  "sei nem do que cêis tão falando"
Eu: "É um jeito de falar ré maior com sétima menor de forma que pareça grandes coisas"

lol!

mas tem até tem diferença na minha humilde opinião mas intérprete soa meio estarnho mesmo apesar de poder ser usado para qualquer músico...

Mixolidio soa engraçado mas existe minha bronca é quando utilizam nomes dos modos em situações tonais.... rsssss

Jãozeiro escreveu:- Cubo (ao invés de Combo);

.

Eu conheci primeiro como Cubo
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2019 11:36 am

bodhan escreveu:Me irrito muito quando alguém vê uma guitarra acústica, tipo 175 e diz que é semi acústica.

Cara, olha só... Em Português, que eu saiba, semi-acústica é quando a guitarra é acústica e elétrica, portanto a 175 é semi-acústica.

Semi-oca é outra coisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 01, 2019 12:07 pm

na gringa semi hollow são as com laterais ocas e miolo sólido como as Gibson 335 e afins que vão bem com drives e afins e hollow são as ocas tipo 175 ou a George Benson que são mais rebeldes com volumes altos e efeitos.
Aqui chamamos tudo de semi e há uma diferença considerável entre elas.
Eu tenho uma de cada estilo a semi hllow com cordas normais e uma hollow com cordas lisas e são guitarras completamente diferentes de timbre e utilizações
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Sex Nov 01, 2019 12:40 pm

Isso aí é sossegado. Pior é quando chamam baixolão de baixo acústico. Aí sim é blasfêmia.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 01, 2019 1:01 pm

Mas o baixolão é justamente um baixo acústico (tanto que nas gringa é o "acoustic bass guitar").
E o contrabaixo acústico a que comumente nos referimos aqui, lá é o Double Bass (que, olha só, também é um baixo acústico).

É um problema parecido com o do hollow/semi hollow e  acústica/semi-acústicas.

Enfim, esse embaraço semântico não tem solução. Existem vários nomes corretos para uma coisa só, e a equivalência de termos entre os idiomas nem sempre existe.

Mas acho horroroso "baixolão".
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Sex Nov 01, 2019 1:25 pm

^

Eu também acho horroroso, mas é o certo
Jargões musicais que você se recusa a falar Captur22








































Ri Muito

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 01, 2019 1:32 pm

Henri-Q escreveu:
vinibassplayer escreveu:
ridiculo tbm é colocar "bass" no nome, tipo "vinibassplayer" kkkkkkkk

Mas você é "o" ViniBass ou um genérico?


NAO NAO NAO hahaa
sou nao, qdo escolhi o nick e fiz meu email, nem conhecia ele, mas curto o trampo, foi só a coincidencia de ter o msm nome e tocar o msm instrumento
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Convidado Sex Nov 01, 2019 1:36 pm

^

Acho ele fera... muito bom, ótimo gosto para instrumentos e timbres e aparenta ser bem humilde.

Desculpe a brincadeira man up Não resisti!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Davi Motta Sex Nov 01, 2019 1:42 pm

Talvez a única que já ouvi e não desceu foi "hoje tem play". Soa muito bisonho e forçado. puke

Rindo muito aqui e viajando na imaginação, as mais idiotas possíveis... kkkkkkkkkkkk
bodhan escreveu:superlócrio
Um lócrio com capa voando notas por aí... facepalm

NESCAU escreveu:
Mesário (por motivos óbvios)
É algum maluco fazendo um som no dia das eleições. Uma trilha sonora para o seu voto. kkkkkkkkkkkkkkk

Christian escreveu:
talabar (pra mim é correia)
Para correia já ouvi bandoleira.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Jargões musicais que você se recusa a falar Empty Re: Jargões musicais que você se recusa a falar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos