Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que faz você desejar um instrumento?

+33
campos
Willian Casagrande
Maurício_Expressão
marcelinhobass
Mattioli
RobertoGrecoJr
Nelson Bass
Jãozeiro
NeyBass
Dpaulo
Renato Aversari
pedrohenrique.astronauta
BLZENI
gsfteodoro
RBORCARI
fheliojr
Stormbringer
WHead
Tarcísio Caetano
Pz123
vinibassplayer
Paulo Penna
Uchoa
patriciofernandes
Zubrycky
vcrz
Rui Lima
Mauricio Luiz Bertola
AndréBurger
JAZZigo
Fernando Zadá
Bruno da Rosa
allexcosta
37 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento?

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap1%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 3 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap2%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 2% 
[ 9 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap0%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 0% 
[ 1 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap1%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 3 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap1%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 4 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap6%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 6% 
[ 26 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap6%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 6% 
[ 24 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap12%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 12% 
[ 52 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap3%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 3% 
[ 14 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap7%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 7% 
[ 29 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap2%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 2% 
[ 10 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap8%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 8% 
[ 34 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap1%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 3 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap2%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 2% 
[ 9 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap10%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 10% 
[ 42 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap13%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 13% 
[ 54 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap1%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 3 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap4%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 4% 
[ 17 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap5%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 5% 
[ 21 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap0%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 0% 
[ 2 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap2%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 2% 
[ 7 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap12%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 12% 
[ 52 ]
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_lcap1%O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 5 ]
 
Total de votos : 424
 
 

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 04, 2019 3:36 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Portanto, meus quesitos são: Aparência, som/timbre, ter sido feito por um luthier. E todos estão na mesma ordem de importância.

Que viagem não ter incluído "timbre" especificamente nas opções, apesar de ter incluído "timbre em vídeos".

Enfim... Vou mexer lá...
Finalmente! cheers
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 04, 2019 3:47 pm

JAZZigo escreveu:Finalmente! cheers

Hmmm... Tendi então...

Mas, sem querer ser chato já sendo. Eu deduzo isso disso?

JAZZigo escreveu::hmm:
Pô, Alex! A primeira opção tinha de ser pura e simplesmente: O SOM/TIMBRE (beleza/qualidade).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 04, 2019 3:48 pm

O que faz você desejar um instrumento?

Mas em que situação? Para gravar ou para o palco? Pergunta
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Nov 04, 2019 3:54 pm

Dentre as opções citadas, escolhi:

Ter escutado o som no youtube ou outro site
Ter escutado numa gravação de algum disco
A aparência
Opiniões e reviews de outras pessoas aleatórias
Opiniões de membros do FCBR
Caber no meu bolso
Você testar o instrumento
Tocabilidade
Sensação meio passional por dentro
Timbre do instrumento

Muitas coisas. Fiquei preocupado agora.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 04, 2019 3:56 pm

allexcosta escreveu:Mas, sem querer ser chato já sendo. Eu deduzo isso disso?

JAZZigo escreveu::hmm:
Pô, Alex! A primeira opção tinha de ser pura e simplesmente: O SOM/TIMBRE (beleza/qualidade).
Sim. Na minha cabeça, pensando na qualidade de som da banda, no resultado final: a música, o timbre deveria ser a primeira preocupação.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Stormbringer Seg Nov 04, 2019 4:46 pm

JAZZigo escreveu:O que faz você desejar um instrumento?

Mas em que situação? Para gravar ou para o palco? Pergunta
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Tenor
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Renato Aversari Seg Nov 04, 2019 5:27 pm

Pra mim a ordem é a seguinte:

1-Tocabilidade
2-Som/Timbre
3-Aparencia
4-Sensação meio passional

Nunca peguei num Dingwall. Nunca ouvi pessoalmente um Dingwall. Nunca nem sequer vi um pessoalmente, mas sou louco por um NG3. O baixo parece ser confortável, parece ser bem construído, parece ter um som excelente pelos Reviews que vi, e são lindos ao meu ver. É isso que deve ser essa sensação meio passional.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Stormbringer Seg Nov 04, 2019 5:33 pm

Renato Aversari escreveu:Dingwall
O dingwall tem o lance da curiosidade, né? A maioria dos meus instrumentos é fanned, então essa parte da curiosidade eu ja matei: é extremamente confortável.

e, claro, são lindos. Eu gosto dessa config
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Super-pj-metellic-blueberry-maple-wenge-fs-crop-main-page-21
Mas como ja tenho muitos "Ps", queria pegar um desses:

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 DINGWALLDBIRDMETFLAKE-2


Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por fheliojr Seg Nov 04, 2019 10:47 pm

JAZZigo escreveu:
Henri-Q escreveu:Sobre estética do instrumento... NUNCA compraria um baixo com o captador inclinado!
E se fosse este?!
[...]
http://www.moon-guitar.co.jp/jj4.html

poke

OFF: Eu costumo confundir a Moon com a Moollon... Suspect
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 04, 2019 11:32 pm

ˆ
Você não é o único a confundir japonês com coreano! Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Dpaulo Ter Nov 05, 2019 7:08 am

Na ordem
Timbre
Tocabilidade
A paixão é a soma que inclui todos os outros fatores mas você não consegue explicar de cara racionalmente, mas é importante. Tem instrumento que você coloca no colo e diz pqp...
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Rui Lima Ter Nov 05, 2019 9:57 am

Vocês são sempre tão racionais? Fala Sério,! Se eu fosse sempre tão racional não teria comprado isso:

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 IMG-20191104-193812

Mas agora que chegou da Alemanha não me apetece largá-lo. Vício.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 05, 2019 10:02 am

Rui Lima escreveu:Vocês são sempre tão racionais? Fala Sério,! Se eu fosse sempre tão racional não teria comprado isso:

Então vota lá em:

- Foto Kirlian
- Sensação meio passional por dentro
- Magia relacionada ao Lago Toba

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por WHead Ter Nov 05, 2019 10:12 am

allexcosta escreveu:

- Foto Kirlian


Perdoe-me pela ignorância mas o que é Foto Kirlian?
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Convidado Ter Nov 05, 2019 10:27 am

Amigos... graças a vocês pude perceber que o erro não é o captador ser inclinado em si e sim utilizar isso em baixos que não são faned. Thanks JAZZ e Stormbringer :curti2:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 05, 2019 10:28 am

WHead escreveu:
allexcosta escreveu:

- Foto Kirlian


Perdoe-me pela ignorância mas o que é Foto Kirlian?

Infelizmente a demonstração das fotos ta offline, mas é desse post aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t23222p100-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#553074


alias, recomendo fortemente a leitura do melhor topico da historia do forum kakakak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por WHead Ter Nov 05, 2019 10:33 am

Stormbringer escreveu:

Infelizmente a demonstração das fotos ta offline, mas é desse post aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t23222p100-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#553074


alias, recomendo fortemente a leitura do melhor topico da historia do forum kakakak

^Entendi. Obrigado.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 05, 2019 10:34 am

Henri-Q escreveu:Amigos... graças a vocês pude perceber que o erro não é o captador ser inclinado em si e sim utilizar isso em baixos que não são faned. Thanks JAZZ e Stormbringer :curti2:
Alguns que não são fanned até que nao ficam ridículos, mas depende demais de todo o design do baixo...

Se é pra ser feio, ok, mas se a intençõa não é ser feio de propósito, inclinar um captador por critério técnico requer um design cuidadoso pra não ferir os olhos de quem tem TOC como nós akkakakak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 05, 2019 10:42 am

Stormbringer escreveu:Infelizmente a demonstração das fotos ta offline

Chateei agora.

Alguém tem essas fotos aí pra eu consertar o post? Aquilo é clássico...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 05, 2019 10:57 am

Mereceu até um esforço de garimpo

Aqui um instrumento sem o logo mágico, totalmente opaco na foto kirlian:
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Sem_chi

Ja aqui, um instrumento capaz de captar a energia do universo e transforma-la em música boa, apenas com a adição de um logo "waterstamp":
O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Com_chi
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por JAZZigo Ter Nov 05, 2019 11:09 am

Henri-Q escreveu:Amigos... graças a vocês pude perceber que o erro não é o captador ser inclinado em si e sim utilizar isso em baixos que não são faned. Thanks JAZZ e Stormbringer :curti2:
Reveja seus conceitos e expanda os horizontes, amigo Henri!!!

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 S-l1600
Aria Pro II JPJ-3 Diamond Series
Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd.


Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 05, 2019 11:11 am

WHead escreveu:Perdoe-me pela ignorância mas o que é Foto Kirlian?

Agora posso te responder direito:

https://www.contrabaixobr.com/t23222p100-desmistificando-uma-lenda-baixos-ativos-sao-melhores-que-passivos#553074

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_Kirlian
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 05, 2019 11:12 am

Stormbringer escreveu:Mereceu até um esforço de garimpo

Sucesso. Obrigado...

Eu já tava até fazendo uma gambiarra aqui e terminei deixando lá. Ficou engraçado!!
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Rui Lima Ter Nov 05, 2019 11:15 am

allexcosta escreveu:
Rui Lima escreveu:Vocês são sempre tão racionais? Fala Sério,! Se eu fosse sempre tão racional não teria comprado isso:

Então vota lá em:

- Foto Kirlian
- Sensação meio passional por dentro
- Magia relacionada ao Lago Toba

up

Eu já respondi e até deixei comentário.

Para mim a aparência ê o menos importante de um instrumento, mas à pergunta que fizeste eu respondi justamente a aparência.

Isto porque a primeira coisa que você repara é a imagem, então o desejo começa aí, depois você vai ouvir e se não gosta não compra, se gosta vai tocar, depois se gosta da tocabilidade compra se não gosta não compra. É isso mas a fonte de desejo na minha ideia é quase sempre a aparência e não toda essa racionalidade que o povo está dizendo.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Renato Aversari Ter Nov 05, 2019 11:23 am

Com todo respeito, não consegui gostar, JAZZ. Mas creio que o fato de ter captadores inclinados foi o menor dos problemas nesse caso.

Não gostei desses dois captadores PB juntos e da disposição dos knobs. Certamente deve ter um baita som.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Convidado Ter Nov 05, 2019 11:30 am

^

O post do Aria Pro eu achei que era zoeira. É sério isso JAZZ? rsrsrs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por NeyBass Ter Nov 05, 2019 11:40 am

Já fui muito de escolher pela aparência. Hoje o primordial é o peso.

1 - Peso/tocabilidade
2 - Aparência (se o som não for do muito do meu agrado, faço update)
3 - som

Em tempos: Ainda tenho paixão por um MM SR5, mas o peso não me deixa comprar, quem sabe um dia vença essa barreira e encare um, mas nunca peguei um que seja leve, infelizmente.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 05, 2019 12:45 pm

Algo curioso nos resultados da enquete é que a opção "Ser feito por luthier" é uma das menos votadas.

Falo isso pois recentemente tenho pensado em adquirir um violão clássico (cordas de nylon) e tenho pesquisado bastante sobre o assunto.
Se essa enquete fosse feita num fórum de violão clássico, o "ser feito por luthier" estaria em primeiro lugar disparado. Tenho visto o quão o trabalho do luthier é valorizado entre eles. Inclusive, os inciantes são encorajados a iniciar com um violão de luthier ao invés de um de fábrica.

É um universo muito diferente das guitarras e contrabaixos, em que esse tipo de instrumento de modo geral é descartado pelo fator revenda. No violão eles sequer mencionam sobre desvalorização ou revenda ao cogitar um instrumento de luthier. No mundo das guitarras e baixos, de modo geral, se a pessoa tem 6 mil reais e está em dúvida sobre a compra de um instrumento, a compra mais acertada é um Fender usado. Lá isso não é nem cogitável (um instrumento de fábrica). A turma já começa a indicar vários luthiers.

Eu tava dando uma olhada num fórum em que um gringo diz que é uma piada um violão de um certo luthier do BR custar 7 mil reais, que esse instrumento nos EUA custaria isso em dólares. Também falava que não existem instrumentos desse nível lá fora ao preço que é praticado aqui.

Enfim, não tô criticando, é só uma observação a respeito disso que ando vendo.
Esse universo do violão clássico é muito bonito. São muitos detalhes, nuances. O cuidado com a construção, a combinação de madeiras para a busca de um timbre específico, isso é elevado a uma outra potência.

Não existe essa coisa de headstock. Inclusive, a grande maioria dos headstocks não exibem logo de marca ou assinatura alguma, e cada instrumento é tratado como único.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Convidado Ter Nov 05, 2019 12:49 pm

^

Interessante o comentário. Cavaquinho é a mesma coisa... os de loja em sua grande maioria são ridículos.

Mas entre nós baixistas, acho passamos a desejar instrumento de luthier depois de certa experiência. Isso por que os baixos de linha são muito bons, mesmo entre os mais baratos temos muuuuuuuuuuuuuuuuuuita opção boa.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 05, 2019 12:52 pm

^ Concordo, Henri. No final são mundos diferentes.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Rui Lima Ter Nov 05, 2019 1:02 pm

^
Não sei!
Acho que a diferença não é entre os universos de guitarra e baixo mas sim entre os universos de instrumentos acústicos e eléctricos.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 05, 2019 1:06 pm

^ Sim, acho que é assim é uma forma mais abrangente e verdadeira da situação.

Pois se não me engano essa coisa que falei do violão clássico é parecida com o que acontece com violinos, violas, cellos e contrabaixos acústicos.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Nelson Bass Ter Nov 05, 2019 4:41 pm

Com certeza por motivos mágicos relacionados ao lago Toba! Very Happy
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por vinibassplayer Ter Nov 05, 2019 5:19 pm

Rui Lima escreveu:^
Não sei!
Acho que a diferença não é entre os universos de guitarra e baixo mas sim entre os universos de instrumentos acústicos e eléctricos.

parece que é isso msm.. com 5mil tu compra um baixo eletrico top, mas nao compra um acustico de mesmo "renome"
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 05, 2019 5:32 pm

vinibassplayer escreveu:parece que é isso msm.. com 5mil tu compra um baixo eletrico top, mas nao compra um acustico de mesmo "renome"

5 mil Reais?

Qual o baixo elétrico top que custa isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por RobertoGrecoJr Ter Nov 05, 2019 5:34 pm

Jãozeiro escreveu:Algo curioso nos resultados da enquete é que a opção "Ser feito por luthier" é uma das menos votadas.

Falo isso pois recentemente tenho pensado em adquirir um violão clássico (cordas de nylon) e tenho pesquisado bastante sobre o assunto.
Se essa enquete fosse feita num fórum de violão clássico, o "ser feito por luthier" estaria em primeiro lugar disparado. Tenho visto o quão o trabalho do luthier é valorizado entre eles. Inclusive, os inciantes são encorajados a iniciar com um violão de luthier ao invés de um de fábrica.

É um universo muito diferente das guitarras e contrabaixos, em que esse tipo de instrumento de modo geral é descartado pelo fator revenda. No violão eles sequer mencionam sobre desvalorização ou revenda ao cogitar um instrumento de luthier. No mundo das guitarras e baixos, de modo geral, se a pessoa tem 6 mil reais e está em dúvida sobre a compra de um instrumento, a compra mais acertada é um Fender usado. Lá isso não é nem cogitável (um instrumento de fábrica). A turma já começa a indicar vários luthiers.

Eu tava dando uma olhada num fórum em que um gringo diz que é uma piada um violão de um certo luthier do BR custar 7 mil reais, que esse instrumento nos EUA custaria isso em dólares. Também falava que não existem instrumentos desse nível lá fora ao preço que é praticado aqui.

Enfim, não tô criticando, é só uma observação a respeito disso que ando vendo.
Esse universo do violão clássico é muito bonito. São muitos detalhes, nuances. O cuidado com a construção, a combinação de madeiras para a busca de um timbre específico, isso é elevado a uma outra potência.

Não existe essa coisa de headstock. Inclusive, a grande maioria dos headstocks não exibem logo de marca ou assinatura alguma, e cada instrumento é tratado como único.


Seria por que o som do violão, um instrumento acústico, depende 100% dos fatores construção, madeira e projeto ?
Em instrumentos elétricos conseguimos maquiar/melhorar/modificar as imperfeições de projeto, madeiras e construção com captadores, prés, equalizadores, efeitos, etc...
RobertoGrecoJr
RobertoGrecoJr
Membro

Mensagens : 150
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Bruno da Rosa Ter Nov 05, 2019 8:14 pm

allexcosta escreveu:
5 mil Reais?

Qual o baixo elétrico top que custa isso?

Acho que ele quis dizer que com 5k já se compra um baixo muito bom em qualidade geral e acabamento.

É claro, se for pra considerar "top" ao pé da letra aí teria que ser Fodera, Ritter, Dingwall, Sadowsky...
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 05, 2019 8:24 pm

RobertoGrecoJr escreveu:
Jãozeiro escreveu:Algo curioso nos resultados da enquete é que a opção "Ser feito por luthier" é uma das menos votadas.

Falo isso pois recentemente tenho pensado em adquirir um violão clássico (cordas de nylon) e tenho pesquisado bastante sobre o assunto.
Se essa enquete fosse feita num fórum de violão clássico, o "ser feito por luthier" estaria em primeiro lugar disparado. Tenho visto o quão o trabalho do luthier é valorizado entre eles. Inclusive, os inciantes são encorajados a iniciar com um violão de luthier ao invés de um de fábrica.

É um universo muito diferente das guitarras e contrabaixos, em que esse tipo de instrumento de modo geral é descartado pelo fator revenda. No violão eles sequer mencionam sobre desvalorização ou revenda ao cogitar um instrumento de luthier. No mundo das guitarras e baixos, de modo geral, se a pessoa tem 6 mil reais e está em dúvida sobre a compra de um instrumento, a compra mais acertada é um Fender usado. Lá isso não é nem cogitável (um instrumento de fábrica). A turma já começa a indicar vários luthiers.

Eu tava dando uma olhada num fórum em que um gringo diz que é uma piada um violão de um certo luthier do BR custar 7 mil reais, que esse instrumento nos EUA custaria isso em dólares. Também falava que não existem instrumentos desse nível lá fora ao preço que é praticado aqui.

Enfim, não tô criticando, é só uma observação a respeito disso que ando vendo.
Esse universo do violão clássico é muito bonito. São muitos detalhes, nuances. O cuidado com a construção, a combinação de madeiras para a busca de um timbre específico, isso é elevado a uma outra potência.

Não existe essa coisa de headstock. Inclusive, a grande maioria dos headstocks não exibem logo de marca ou assinatura alguma, e cada instrumento é tratado como único.


Seria por que o som do violão, um instrumento acústico, depende 100% dos fatores construção, madeira e projeto ?
Em instrumentos elétricos conseguimos maquiar/melhorar/modificar as imperfeições de projeto, madeiras e construção com captadores, prés, equalizadores, efeitos, etc...

Creio que sim.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 05, 2019 8:26 pm

allexcosta escreveu:
vinibassplayer escreveu:parece que é isso msm.. com 5mil tu compra um baixo eletrico top, mas nao compra um acustico de mesmo "renome"

5 mil Reais?

Qual o baixo elétrico top que custa isso?

scratch

Na Basscenter, nenhum. Se bem que com 5 mil reais dá para comprar uma palheta por lá... :troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 05, 2019 8:38 pm

Bruno da Rosa escreveu:Acho que ele quis dizer que com 5k já se compra um baixo muito bom em qualidade geral e acabamento.

É claro, se for pra considerar "top" ao pé da letra aí teria que ser Fodera, Ritter, Dingwall, Sadowsky...

Sim, se compra baixos excelentes com 5K Reais.

Mas o conceito de top, tomemos como exemplo a marca mais famosa de baixo elétrico do mundo, a Fender. Eles possuem a linha mais rebuscada, mais caprichada que é considerada a "top shelf" da marca. São os baixos com selo Custom Shop que custam algo em torno de 4K dólares. Um Fender Standard USA, por exemplo, é por definição um instrumento médio, de preço médio...

E não entremos no mérito de instrumentos premium, como Fodera ou Ritter porque aí é muito nicho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por fheliojr Ter Nov 05, 2019 9:52 pm

JAZZigo escreveu:ˆ
Você não é o único a confundir japonês com coreano! Razz

Razz Razz Razz


Jãozeiro escreveu:...Eu tava dando uma olhada num fórum em que um gringo diz que é uma piada um violão de um certo luthier do BR custar 7 mil reais, que esse instrumento nos EUA custaria isso em dólares. Também falava que não existem instrumentos desse nível lá fora ao preço que é praticado aqui...

Depois, descobriram que este "gringo" era o próprio luthier daquele violão e que nasceu e que sempre viveu em em Carapicuíba-SP?
:troll:
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 05, 2019 10:31 pm

^ Quê? Não entendi. scratch
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por vinibassplayer Ter Nov 05, 2019 11:12 pm

allexcosta escreveu:
vinibassplayer escreveu:parece que é isso msm.. com 5mil tu compra um baixo eletrico top, mas nao compra um acustico de mesmo "renome"

5 mil Reais?

Qual o baixo elétrico top que custa isso?

top eu sei que nao, mas um de qualidade se compra sim, diferente dos baixos acusticos, que, pelo que ja li, nao se acha um razoavel por menos desse preço, exemplificando a diferença dos mundos do eletrico e do acustico...

minha ideia é, com 5 mil acha uns fender/ibanez/yamaha "top" no sentido de serem mto bons instrumentos(pq top msm é lakland, fodera que nao acha por isso né), mas por 5 mil nao acha um baixo acustico que vc nao tenha que mexer um monte de coisa pra deixa-lo tocavel
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 05, 2019 11:20 pm

A questão que eu quis colocar com o violão clássico é que lá não existe essa coisa de:

"com 'x' mil reais eu prefiro comprar aquela marca 'y', em que o instrumento nessa faixa de preço é bem pior, mas pelo menos perco pouco na revenda".
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Mattioli Qua Nov 06, 2019 8:59 am

Rui Lima escreveu:^
Não sei!
Acho que a diferença não é entre os universos de guitarra e baixo mas sim entre os universos de instrumentos acústicos e eléctricos.



Acho que também tem a questão erudito/popular.

Mattioli
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por AndréBurger Qua Nov 06, 2019 11:13 am

Não tem a ver também com a questão de que são instrumentos bem mais antigos?
Ainda assim, todos falam dos violinos Stradivarius, mas me recordo de ler o resultado de um teste cego que escolheu um violino de marca nova.
Eu sinto que com instrumentos acústicos já houve uma diluição do know how para a fabricação.
Com guitas e baixos sinto que estamos passando por isso agora, com a ascensão de vários luthieres.

Ainda que Gibson, Fender etc sejam marcas importante, já vejo mais gente olhando para marcas de luthieres - o que pesa, sempre, é a questão de desvalorização.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 06, 2019 1:03 pm

fheliojr escreveu:

Depois, descobriram que este "gringo" era o próprio luthier daquele violão e que nasceu e que sempre viveu em em Carapicuíba-SP?
:troll:

Epaaa qual o problema com Carapicuiba??? Kkkkk

Moro em Carapicuiba! Kkkk

Carapicuibaficalongepracaramba! KKkk

Moro na Granja Viana que é um bairro "fantasia" para tentar dar um certo charme a região da divisa de Cotia com Carapicuiba! kkkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Convidado Qua Nov 06, 2019 1:24 pm

Fernando Zadá escreveu:
fheliojr escreveu:

Depois, descobriram que este "gringo" era o próprio luthier daquele violão e que nasceu e que sempre viveu em em Carapicuíba-SP?
:troll:

Epaaa qual o problema com Carapicuiba??? Kkkkk

Moro em Carapicuiba! Kkkk

Carapicuibaficalongepracaramba! KKkk

Moro na Granja Viana que é um bairro "fantasia" para tentar dar um certo charme a região da divisa de Cotia com Carapicuiba! kkkkk

A piada seria melhor com Taubaté. De lá que vem os maiores Fakes da história.

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Captur24

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por allexcosta Qua Nov 06, 2019 1:26 pm

Fernando Zadá escreveu:Moro na Granja Viana que é um bairro "fantasia" para tentar dar um certo charme a região da divisa de Cotia com Carapicuiba! kkkkk

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Logo%2Bfinal%2Bblog%2Bcapa
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por fheliojr Qua Nov 06, 2019 4:09 pm

Fernando Zadá escreveu:
fheliojr escreveu:

Depois, descobriram que este "gringo" era o próprio luthier daquele violão e que nasceu e que sempre viveu em em Carapicuíba-SP?
:troll:

Epaaa qual o problema com Carapicuiba??? Kkkkk

Moro em Carapicuiba! Kkkk

Carapicuibaficalongepracaramba! KKkk

Moro na Granja Viana que é um bairro "fantasia" para tentar dar um certo charme a região da divisa de Cotia com Carapicuiba! kkkkk

Foi mal. lol! lol!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você desejar um instrumento? - Página 2 Empty Re: O que faz você desejar um instrumento?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos