Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

+8
NESCAU
joabi
patriciofernandes
Marlim
Paulo Penna
pedrohenrique.astronauta
allexcosta
RBORCARI
12 participantes

Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por RBORCARI Seg Nov 18, 2019 11:54 am

Allex, tentando ilustrar sobre o tema, vamos seguir o exemplo a baixo:

Você entra em uma loja e pode levar 1 baixo de qualquer Marca, qual seria a sua escolha?
(tendo todos os modelos de fabricação em series e não de luthier, , o preço não é fator de comparação aqui e nem o modelo, somente a Marca)

(Pode colocar todos que lhe vem na mente na lista, ex: Fodera, Fender, Lakland, Dingwall, Sadowsky, Alleva Coppolo, etc...)
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 2:09 pm

Respondo sem problema, mas a gente precisa entender uma coisa:

Coppolo, Fodera, Celinder e cia ltda não baixos de série. São mais próximos de luthier mesmo... Aliás, Coppolo e Celinder é tipo um cara que faz tudo, talvez com um ajudante pra lixar e trabalhos mais tediosos e alguém pra atender telefone (no máximo).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por RBORCARI Seg Nov 18, 2019 2:23 pm

Achei que eles eram fabricados em série....

Tira da lista entao e considera somente os feitos em "grandes" quantidades....rs
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 2:30 pm

Eu sempre fui bem simples em relação a instrumentos, apesar de já ter tido os mais luxuosos e caros.

Hoje em dia respondo com tranquilidade.

Entrando numa loja comum qualquer, com instrumentos de marcas normais, se fosse 4 cordas eu compraria um bom Fender (talvez um CS master built) e 5 cordas seria um Lakland USA, provavelmente o DJ5 (sim, eles fazem esse baixo nos EUA agora também).

Eu não tenho muita coisa com marca, mas é que gosto muito dos Fender 4 cordas mesmo, especialmente esses legalzões, em que um cara só participa de todos os processos. Esses baixos são bons de doer, falando sério...

E devo dizer também: difícil entrar numa loja que não tenha um Yamaha ou um Ibanez que eu goste muito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Nov 18, 2019 2:46 pm

Sendo somente um, acompanho o voto do Allex. Pegaria um bom Fender quatro cordas.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por RBORCARI Seg Nov 18, 2019 3:04 pm

O que me surpreendeu é o fato do Fodera não ser em serie, se foi dito em algum tópico eu nunca li...

Esse Coppolo nao vejo que seja um baixo "muito popular", mas o que eu vi 1x me surpreendeu no acabamento, nao pude testa-lo, porem aparenta ser um baixo bem diferenciado...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 3:10 pm

RBORCARI escreveu:O que me surpreendeu é o fato do Fodera não ser em serie, se foi dito em algum tópico eu nunca li...

A Fodera é uma lutheria. Sim, há vários luthiers lá (uns 5 ou 6) e umas duas gurias de frente da casa, mais o Jason que é tipo o gerente e ajuda em tudo.

Durante uns anos, os NYC eram feitos no Japão pela Bottom Wave e finalizados na Fodera, agora todos são feitos lá mesmo, em NYC.

Mas estão longe de serem feitos em série e acho que o Vinny ainda pega em todos, ao menos em alguns processos meio delicados, tipo o raio cônico.

RBORCARI escreveu:Esse Coppolo nao vejo que seja um baixo "muito popular", mas o que eu vi 1x me surpreendeu no acabamento, nao pude testa-lo, porem aparenta ser um baixo bem diferenciado...

O processo dos Coppolo é bem artesanal e similar ao Celinder, ao Samuel ou ao Jacimário. Nem passa perto de produção em série.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 3:25 pm

Agora, cá entre nós... Eu sairia da loja feliz com um desses:

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Sr1825_ntl_1p_01
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 3:28 pm

RBORCARI escreveu:O que me surpreendeu é o fato do Fodera não ser em serie, se foi dito em algum tópico eu nunca li...

Eu mesmo já mencionei isso aqui várias vezes, quando povo fala algo de baixo de luthier, costumo lembrar a todos que os Fodera são baixos de luthier.

Só que respondem pra mim "é diferente", o que não significa muita coisa.

Aliás, se você entra numa loja dos EUA e fala em Fodera eles nem sabem o que é. E, dependendo da loja, eles nunca ouviram falar em baixo de 5 cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por RBORCARI Seg Nov 18, 2019 4:13 pm

Sabia disso não, achei que os baixo Fodera fossem conceituados mais mesmo no EUA, preciso estudar mais sobre eles, tem o modelo Emperor que acho muito bonito.

Pena que os preços nao sao pro meu bolso.

Sigo no Instragram uma loja na Colômbia que tem varios baixos legais:
Alleva Coppolo, Fodera, Lakland, G&L, FBass, Fender, entre outros...

Apesar que depois da MusicExpoShow, minha meta é um do PJ Fanned invertido da S.Martin
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Paulo Penna Seg Nov 18, 2019 7:03 pm

Fender.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Marlim Seg Nov 18, 2019 7:38 pm

Respondendo mais diretamente, dentro dos limites propostos eu pegaria um Music Man Sting Ray 5 HH
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 487
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 7:41 pm

RBORCARI escreveu:Sabia disso não, achei que os baixo Fodera fossem conceituados mais mesmo no EUA

É o conceito de boutique, né?

Todo mundo conhece a friboi, mas onde você vai achar Wagyu A5 aí na sua cidade? Deve até ter, mas você sabe onde?

E se você chegar num açougue normal, mesmo grande, o cara que vende carne sabe o que é Wagyu A5?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por patriciofernandes Seg Nov 18, 2019 10:30 pm

Yamaha (pq, né? kkk)
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por joabi Seg Nov 18, 2019 10:55 pm

allexcosta escreveu:
E se você chegar num açougue normal, mesmo grande, o cara que vende carne sabe o que é Wagyu A5?

É só pedir se o cara tem uma picanha que custa 300 conto... hahaha

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 11:15 pm

joabi escreveu:É só pedir se o cara tem uma picanha que custa 300 conto... hahaha

Uma picanha A5 é um pouco maior que de um nelore, com cerca 1.5kg e custa uns 800 Reais o kg.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por joabi Seg Nov 18, 2019 11:17 pm

affraid affraid

Mas é boa?
Acho que prefiro um rodízio... (espeto corrido).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2019 11:29 pm

joabi escreveu:Mas é boa?

Nunca nem cheguei perto de uma carne dessas.

Mas esse brazuca que mora nos EUA sempre faz review de A5:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por joabi Ter Nov 19, 2019 8:35 am

^ Puro mármore... mas, voltemos ao tópico! Já desvirtuei demais. What a Face



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por RBORCARI Ter Nov 19, 2019 8:50 am

allexcosta escreveu:
RBORCARI escreveu:Sabia disso não, achei que os baixo Fodera fossem conceituados mais mesmo no EUA

É o conceito de boutique, né?


Na verdade sempre acreditei que os baixos Fodera fossem mais conceituados* que a Fender nos EUA, acredito que no Brasil eles são mais "endeusados"

* de ser uma escolha mais evidentes entre músicos profissionais, tipo, ser um diferencial, "fulando tem um Fender, mais voce viu o Fodera que o ciclano tem, é muito mais baixo..."

nao sei se consegui me expressar...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 19, 2019 9:06 am

RBORCARI escreveu:Na verdade sempre acreditei que os baixos Fodera fossem mais conceituados* que a Fender nos EUA, acredito que no Brasil eles são mais "endeusados"

* de ser uma escolha mais evidentes entre músicos profissionais, tipo, ser um diferencial, "fulando tem um Fender, mais voce viu o Fodera que o ciclano tem, é muito mais baixo..."

nao sei se consegui me expressar...

Cara, olha só...

Um músico profissional não rock conhecerá Fodera e terá a marca em imenso apreço. E sim, por connoisseurs, pessoas de Talkbass e afins é muito mais conceituado que Fender. Na verdade não há comparação, são instrumentos de ligas diferentes. Fender é a Honda dos instrumentos. Fender CS é a Acura ou Lexus... Fodera é a Bentley ou Rolls Royce. Entende o que é?

E assim, nos EUA não se fala muito coisas como "fulano tem um Fender" ou "mas você viu o Fodera blá blá blá?". Eles dão menos importância pra essas coisas. Porque Fender é praticamente um instrumento de entrada e o que os pais sempre compraram em lojas pra seus filhos de 13 anos. E o appeal dos Fodera só existe pra um nicho específico entre os baixistas.

E escrevi "músico não rock" lá em cima porque o músico de rock médio dos EUA é até mais tapado que o do Brasil. Cansei de ver anúncio no CL de lá escrito "precisamos de baixista, se você toca algo diferente de um PB 4 cordas com amp Ampeg, favor desconsiderar o anúncio".

Só pra deixar bem claro, eu não disse que os Fodera são pouco conceituados nos EUA, só são pouco conhecidos. Eles enxergarm essas marcas como "custom work" e muita gente não tem interesse nessas coisas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por NESCAU Ter Nov 19, 2019 9:21 am

MM SR5 Classic.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por RBORCARI Ter Nov 19, 2019 9:48 am

allexcosta escreveu:
RBORCARI escreveu:Na verdade sempre acreditei que os baixos Fodera fossem mais conceituados* que a Fender nos EUA, acredito que no Brasil eles são mais "endeusados"

* de ser uma escolha mais evidentes entre músicos profissionais, tipo, ser um diferencial, "fulando tem um Fender, mais voce viu o Fodera que o ciclano tem, é muito mais baixo..."

nao sei se consegui me expressar...

Cara, olha só...

Um músico profissional não rock conhecerá Fodera e terá a marca em imenso apreço. E sim, por connoisseurs, pessoas de Talkbass e afins é muito mais conceituado que Fender. Na verdade não há comparação, são instrumentos de ligas diferentes. Fender é a Honda dos instrumentos. Fender CS é a Acura ou Lexus... Fodera é a Bentley ou Rolls Royce. Entende o que é?

E assim, nos EUA não se fala muito coisas como "fulano tem um Fender" ou "mas você viu o Fodera blá blá blá?". Eles dão menos importância pra essas coisas. Porque Fender é praticamente um instrumento de entrada e o que os pais sempre compraram em lojas pra seus filhos de 13 anos. E o appeal dos Fodera só existe pra um nicho específico entre os baixistas.

E escrevi "músico não rock" lá em cima porque o músico de rock médio dos EUA é até mais tapado que o do Brasil. Cansei de ver anúncio no CL de lá escrito "precisamos de baixista, se você toca algo diferente de um PB 4 cordas com amp Ampeg, favor desconsiderar o anúncio".

Só pra deixar bem claro, eu não disse que os Fodera são pouco conceituados nos EUA, só são pouco conhecidos. Eles enxergarm essas marcas como "custom work" e muita gente não tem interesse nessas coisas.

Entendido agora Allex e obrigado por esclarecer as duvidas, não tenho muito conhecimento desses instrumentos, o mais perto que cheguei deles foi na loja em Sampa, BassCenter, mais é sempre interessante descobrir mais como "funciona" o mundo musical

Hoje, e cada dia mais, me sinto honrado em participar desse fórum e ter vários "mestres" como você sempre solicito em ajudar-nos e esclarecer as nossas dúvidas, que muitas vezes para vocês na verdade são coisas comum dos cotidianos que vivem ou viveram já...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por filipeantunesbarros Ter Nov 19, 2019 10:02 am

Eu ainda tenho que caminhar bastante, volta e meia minha cabeça da uma mudada, mas ainda iria de Fender
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Pz123 Ter Nov 19, 2019 7:47 pm

Mas um Fender CS, principalmente se tratando de um masterbuilt, é tão de série quanto um Fodera ou um Alleva, não?
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 19, 2019 7:57 pm

Pz123 escreveu:Mas um Fender CS, principalmente se tratando de um masterbuilt, é tão de série quanto um Fodera ou um Alleva, não?

Cara, é um instrumento que você acha na SamAsh ou na Guitar Center.

Fodera tu não acha.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por fheliojr Ter Nov 19, 2019 8:25 pm

Confesso que não sei responder à pergunta central deste tópico...

:hmm:
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Zubrycky Ter Nov 19, 2019 11:06 pm

Respondendo à pergunta do tópico, Yamaha.

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Mas é boa?

Nunca nem cheguei perto de uma carne dessas.

Mas esse brazuca que mora nos EUA sempre faz review de A5:

(Vídeo)

Com essa carne, é impossível errar. Ela deve ser boa até crua. bounce bounce bounce bounce

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 19, 2019 11:21 pm

Ainda sobre o tópico. Não quero ficar em cima do muro...

Como eu sempre toquei 5 cordas, minha resposta é Lakland.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Pz123 Qua Nov 20, 2019 8:40 am

allexcosta escreveu:
Pz123 escreveu:Mas um Fender CS, principalmente se tratando de um masterbuilt, é tão de série quanto um Fodera ou um Alleva, não?

Cara, é um instrumento que você acha na SamAsh ou na Guitar Center.

Fodera tu não acha.

Na Sweetwater tem mais baixo da Fodera anunciado do que da Fender CS.

Mas o que eu quis dizer é que um Fender masterbuilt vai ser tão artesanal e ter um controle de qualidade tão bom quanto muitos outros baixos de boutique.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por allexcosta Qua Nov 20, 2019 8:56 am

Pz123 escreveu:Na Sweetwater tem mais baixo da Fodera anunciado do que da Fender CS.

Não considero a Sweetwater algo mainstream. Eu mesmo nunca entrei em uma, enquanto Guitar Center, dependendo de onde você esteja nos EUA, tem uma a cada 10 minutos de carro.

Pz123 escreveu:Mas o que eu quis dizer é que um Fender masterbuilt vai ser tão artesanal e ter um controle de qualidade tão bom quanto muitos outros baixos de boutique.

Assim... Vai ver eu falei besteira também. Conheço os processos da Fodera de outras épocas, mas sei que hoje eles têm essas linhas Standard que não são personalizadas, assim como os Fender CS não são personalizados (um CS verdadeiro da Fender sai mais caro que um Fodera). E artesanal todo instrumento é no fim das contas. Cortes em CNC na verdade não são nenhum demérito na construção de um instrumento. O que importa na verdade é a expertise de quem faz e o controle de qualidade.

Dito isso, no universo das 4 cordas, ainda prefiro um bom Fender a um bom Fodera. É óbvio que a tocabilidade do Fodera será muito superior e ele permitirá uma regulagem ridiculamente baixa, o que nenhum Fender permite. Mesma coisa com um 5 cordas da Fodera que terá tocabilidade muito superior ao que um DJ5 pode proporcionar.

Só que essa tocabilidade atípica não me afeta muito porque eu nunca consegui me adaptar a ação super baixa. Além disso, há algo no DNA de timbre da Fodera que não é muito minha praia. Rola sempre um super grave soprando que é um pouco difícil de controlar. O design tipo J parafusado tem mais a ver comigo. Também me adapto surpreendentemente bem àqueles instrumentos Japa ou Coreanos com braços mais finos e espaçamento de 18mm, tipo alguns Ibanez, Schecter, etc... Outro baixo que sempre me dei muito bem apesar de nunca ter tido um são os Spector USA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Pz123 Qua Nov 20, 2019 9:25 am

allexcosta escreveu:...mas sei que hoje eles têm essas linhas Standard que não são personalizadas, assim como os Fender CS não são personalizados (um CS verdadeiro da Fender sai mais caro que um Fodera).

Acho que é isso mesmo!
Foi o que tentei dizer. Haha..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade? Empty Re: Qual seria a Marca do seu Baixo na Atualidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos