Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Ir em baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por filipeantunesbarros em Ter Nov 26, 2019 1:54 pm

Se for um tema já abordado, peço desculpas e apagarei o tópico, mas não achei nada específico sobre isso, mas vi vários relatos dispersos em outros tópicos.

"Entrei" nesse mundo de vendas de instrumentos musicas nesse ano quando decidi passar meu velho JB pra frente na tentativa de conhecer novos sons. Aí anunciei no ML, Olx, Facebook, whatsapp...
Nesse período recebi propostas de todo tipo, algumas boas, outras ruins e outros absurdas. Percebi que falta um pouco (ou muito) bom senso nas pessoas tanto na hora de vender quanto na hora de comprar.
Gostaria, então, de fazer um exercício de propor (se for possível) uma lista de regras de boas práticas seja para comprar seja para vender.

Exemplo: Não insistir quando um vendedor já recusou a mesma proposta.

filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Henri-Q em Ter Nov 26, 2019 2:47 pm

Seria só um exercício mesmo pois isso está relacionado ao nosso nível cultural. Perceba que atitudes como oferecer troca em um anuncio que preconiza explicitamente “não aceito trocas” só podem ser tomadas por pessoas que pouco valorizam conceitos sociais como respeito e educação.

Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Podemos gastar páginas e páginas nessa discussão, mas ela já nasce fadada ao fracasso. Na minha opinião é uma questão relativa a idiossincrasia tupiniquim (que talvez seja comum a outras bandas também).
Henri-Q
Henri-Q
Membro

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por patriciofernandes em Ter Nov 26, 2019 3:10 pm

Henri-Q escreveu:Seria só um exercício mesmo pois isso está relacionado ao nosso nível cultural. Perceba que atitudes como oferecer troca em um anuncio que preconiza explicitamente “não aceito trocas” só podem ser tomadas por pessoas que pouco valorizam conceitos sociais como respeito e educação.

Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Podemos gastar páginas e páginas nessa discussão, mas ela já nasce fadada ao fracasso. Na minha opinião é uma questão relativa a idiossincrasia tupiniquim (que talvez seja comum a outras bandas também).

essa fala me representa demais
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por vinibassplayer em Ter Nov 26, 2019 8:31 pm

Henri-Q escreveu:Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

essa questao é um grande problema, fazer o anuncio sem preço, pq BR acha que relação comercial é pessoal, acha que botar preço ou perguntar preço é grosseiro saca, sei la percebo isso... e tem os que nao colocam preço pq ja sabem que "neguim" ja vai vir chorando e oferenço um picolé mordido e uma bala icekiss, ou ta conscientemente cobrando um valor mto mais alto que o de mercado... mas sei la, nao sei se vale a pena discutir esse tipo de coisa, pq mercado de usados no brasil tem essas manias culturais que nunca vao mudar pq todas envolvem o jeitinho brasileiro..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por allexcosta em Ter Nov 26, 2019 8:51 pm

filipeantunesbarros escreveu:Nesse período recebi propostas de todo tipo, algumas boas, outras ruins e outros absurdas.

Cabe a você filtrar.

filipeantunesbarros escreveu:Percebi que falta um pouco (ou muito) bom senso nas pessoas tanto na hora de vender quanto na hora de comprar.

O Brasileiro é o único povo do mundo que fecha corredor de supermercado ou entrada de escada rolante. Isso meio que diz tudo.

filipeantunesbarros escreveu:Gostaria, então, de fazer um exercício de propor (se for possível) uma lista de regras de boas práticas seja para comprar seja para vender.

Talvez seja meio infrutífero. Educação básica vem de berço. Quem frequenta aqui já é naturalmente selecionado e cumpre com regras básicas de educação e etiqueta no dia a dia. Quem não é assim não tem interesse por um site como o nosso.

De qualquer forma, vou contribuir com uma regrinha:

- Não oferecer gaiola ou motor de kombi.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Jãozeiro em Ter Nov 26, 2019 9:02 pm

Henri-Q escreveu:Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Interessante isso que você disse. Curioso e infeliz é o fato de que muitas lojas físicas também fazem isso (sempre fizeram). E tá aí uma coisa que me irrita, produtos expostos na vitrine sem preço.

É pra forçar o cliente pra dentro da loja e constrangí-lo quando ele perguntar o preço de tal produto? Só pode ser isso.

E se não me engano tem algo a respeito disso no Código do Consumidor (omissão de preços em vitrines e prateleiras, essas coisas).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por vinibassplayer em Ter Nov 26, 2019 10:08 pm

Jãozeiro escreveu:

Interessante isso que você disse. Curioso e infeliz é o fato de que muitas lojas físicas também fazem isso (sempre fizeram). E tá aí uma coisa que me irrita, produtos expostos na vitrine sem preço.

É pra forçar o cliente pra dentro da loja e constrangí-lo quando ele perguntar o preço de tal produto? Só pode ser isso.

E se não me engano tem algo a respeito disso no Código do Consumidor (omissão de preços em vitrines e prateleiras, essas coisas).

e qdo é assim, normalmente o preço tá bem acima do praticado
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por fheliojr em Qua Nov 27, 2019 5:53 pm

Meio-OFF: no que tange aos classificados daqui, não gosto muito de anúncios sem foto dos devidos equipamentos.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Henri-Q em Qui Nov 28, 2019 9:34 am

^
meio off também, mas interessante...
Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Whatsa15
Henri-Q
Henri-Q
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Nov 28, 2019 4:06 pm

^ Faltou:

- Troca seu bolo por tudo que eu tenho?
- Troca seu bolo por uma gaiola galvanizada e um anel de plástico que vem no chiclete?
- Troca seu bolo por uma paçoquita comida pela metade?
- Esse bolo é verdadeiro mesmo? Sei lá, esse preço tá estranho.
- Quero o bolo todo, tô depositando o dinheiro em 15 minutos. (e nunca mais te atende)
- Posso comer o bolo primeiro pra ver se é bom e pagar depois, daqui uns 6 meses?
- Meu primo mora em Tegucigalpa e vai trazer um bolo desse pra mim pela metade do preço, em 2025.
- Pela foto esse seu bolo parece feito com pouco leite. Aceita 25 centavos na fatia?
- Esse bolo é seu mesmo ou é foto de internet e você vai ficar com meu dinheiro?
- Qual o tipo de árvore do morango?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: