Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

+4
RBORCARI
Christian
allexcosta
Magobass
8 participantes

Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Magobass Dom Dez 08, 2019 11:40 pm

Fala galera,

Sou um baixista de metal nível iniciante para intermediário. Gostaria de relatar uma experiência pra vocês. Entrou uma grana extra pra mim que me deu a possibilidade de comprar um baixo verdadeiramente bom. Logo, comecei a pesquisar, pois o único baixo que eu tenho é um Squier Affinity Precision. Depois de um tempo pensando. Comecei a pesar se realmente valeria a pena comprar um fender ou MM da vida, uma vez que não sou músico profissional, toco apenas para me divertir com amigos. Considerando que acho meu baixo bem gostoso de tocar, resolvi fazer um upgrade nele. Comprei um di marzio dp126 bk PJ Set, coloquei cordas GHS Precision Flats e comprei um bom cabo (planet waves). Resumo, estou com um baixo MUITO melhor gastando muito MENOS. Sendo assim, gostaria de iniciar um debate ou até mesmo ouvir opinião dos baixistas mais experientes, sobre quando se deve comprar um baixo caro e quando se deve fazer upgrade. No meu caso, tô bem feliz com a segunda opção.

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por allexcosta Seg Dez 09, 2019 7:46 am

O grande barato é entender a sua necessidade, algo que muita gente tem dificuldade.

Se você tem um baixo qualquer, por mais barato que seja, que tem tocabilidade e ergonomia que te agradam, mas outras coisas a serem melhoradas, vale muito a pena um upgrade de eletrônica e/ou hardware.

Se é um instrumento cheio de neck-dive, dead spots, trastejamento que não resolve, difícil de pegar uma regulagem, normalmente o aconselhável é vender.

É bom também entender a necessidade de uma marca no headstock, seja por uma satisfação pessoal ou exigência do mercado ou de produtores.

Não há uma regra pra fazer ou não upgrade, mas é necessário prestar atenção quando um upgrade aliado ao preço do instrumento chega próximo do instrumento que você quer ter.

E, lembrando, cordas e cabo não é um upgrade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Christian Seg Dez 09, 2019 9:26 am

bacana você ter entrado no mundo customização, mas sempre eu respeito a regra que nem sempre um instrumento barato vale a pena, o pior é que nego coloca motor de Ferrari em Fusca e depois quer vender o fusca como Ferrari, se tu curtiu ótimo, mas sempre acho que o melhor UP é corda nova e regulagem. Agora minha opinião eu não investiria em um Afinity, experiencia porque já tive um, é um baixo não muito bem construído, eu tentaria vender e pegar um Vintage Modified, ou Classic Vibe porque estes sim são excelentes, o importante é que tu gostou.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por RBORCARI Seg Dez 09, 2019 9:30 am

allexcosta escreveu:

É bom também entender a necessidade de uma marca no headstock, seja por uma satisfação pessoal ou exigência do mercado ou de produtores.


Allex, isso ainda acontece muito?
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por gsfteodoro Seg Dez 09, 2019 11:27 am

Olha... Concordo com tudo que você escreveu allex
A melhor parte é a da necessidade do headstock

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Raul S. Seg Dez 09, 2019 12:51 pm

estou com o mesmo baixo há quase 25 anos e fiz meus upgrades já tem quase 10.
às vezes penso em comprar um novo, mas eu olho pra ele e fico com dó, porque acho ele super confortável, curto o som e acho fácil de mexer/ajustar, além do seu valor sentimental... minha dica é: se for desapegar, faz logo e não mexe em nada muito estrutural para conseguir vender mais fácil

gsfteodoro escreveu:Olha... Concordo com tudo que você escreveu allex
A melhor parte é a da necessidade do headstock
menos no factor, né? rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por JAZZigo Seg Dez 09, 2019 1:40 pm

gsfteodoro escreveu:A melhor parte é a da necessidade do headstock
Também não vejo necessidade do headstock.  nah

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" FE888-FFF-9-F6-D-43-DB-8995-C0-DEB7-EAB0-C0-1-201-a







Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por gsfteodoro Seg Dez 09, 2019 3:19 pm

Ri Muito
Chorando de rir com a resposta de vocês dois

Juro que jamais pensaria nisso....

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Edão Seg Dez 09, 2019 5:49 pm

Magobass, você tá contente com o som que tira com esse baixo?
O que você quer em termos de som? Tem algo mais???
Se não, comprar outro baixo seria uma questão de experimentação. Um bom 5 cordas, uma boa caixa ou mesmo pagar um bom professor pra você conhecer bem de música, se é que já não conhece podem ser boas opções.
São tantas as possibilidades.
Esse baixo que você tem parece um ótimo instrumento.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por allexcosta Seg Dez 09, 2019 7:30 pm

RBORCARI escreveu:Allex, isso ainda acontece muito?

Na verdade exigência pura de marca nunca existiu assim como algo corriqueiro.

O que acontece na vida real é assim:

Baixista A tem um p*** ouvido, toca certo, não atrasa, bom timbre, grava bem e tem um baixo feito pelo seu Zé da esquina com captação Cabrera. O baixo custou 300 conto, mas ele pagou uns 600 a mais pra alinhar os trastes, colocar uns captadores legais chineses e tal...

Baixista B tem uma coleção de Foderas e Ritters, mas demora pra pegar música. Se tiver que transpor um tom na hora dá um monte de trave, atrasa de vez em quando e tal...

Baixista A trabalha e baixista B fica em casa limpando os baixos...

Agora, os dois em condições similares de musicalidade e profissionalismo, quem contrata termina escolhendo quem usa equipamento de grife. Normal até aí né?

Dentro do rock eu já vi anúncios do tipo "se não toca PB e Ampeg favor não entrar em contato". Mas as pessoas que circulam no meio do rock são muito sui generis.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Convidado Seg Dez 09, 2019 7:43 pm

Magobass escreveu:Sendo assim, gostaria de iniciar um debate ou até mesmo ouvir opinião dos baixistas mais experientes, sobre quando se deve comprar um baixo caro e quando se deve fazer upgrade. No meu caso, tô bem feliz com a segunda opção.

Mago, parabéns pela escolha e pelo fato de você estar de bem com sua escolha. Bacana também trazer isso à tona...

Magobass escreveu:Comecei a pesar se realmente valeria a pena comprar um fender ou MM da vida, uma vez que não sou músico profissional, toco apenas para me divertir com amigos.

Vale a pena. Na minha opinião a vida é muito curta para se privar de ter tido um baixo legal (normalmente esses mais caros o são), uma vez que você gosta bastante de tocar. Seria a mesma opinião se estivéssemos falando de carros, motos ou qualquer tipo de hobby bacana.

Claro... é coerente não sacrificar seu orçamento, mas pelo que entendi, vc tinha a grana sem um fim específico e comprar o bass seria uma das opções.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Magobass Seg Dez 09, 2019 11:11 pm

Legal as respostas, pessoal! Mas é isso, adorei o upgrade feito. Sei q cordas e cabo não são upgrade mas é legal ver a diferença q isso faz no seu som.

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por RBORCARI Ter Dez 10, 2019 11:13 am

allexcosta escreveu:
RBORCARI escreveu:Allex, isso ainda acontece muito?

Na verdade exigência pura de marca nunca existiu assim como algo corriqueiro.

O que acontece na vida real é assim:

Baixista A tem um p*** ouvido, toca certo, não atrasa, bom timbre, grava bem e tem um baixo feito pelo seu Zé da esquina com captação Cabrera. O baixo custou 300 conto, mas ele pagou uns 600 a mais pra alinhar os trastes, colocar uns captadores legais chineses e tal...

Baixista B tem uma coleção de Foderas e Ritters, mas demora pra pegar música. Se tiver que transpor um tom na hora dá um monte de trave, atrasa de vez em quando e tal...

Baixista A trabalha e baixista B fica em casa limpando os baixos...

Agora, os dois em condições similares de musicalidade e profissionalismo, quem contrata termina escolhendo quem usa equipamento de grife. Normal até aí né?

Dentro do rock eu já vi anúncios do tipo "se não toca PB e Ampeg favor não entrar em contato". Mas as pessoas que circulam no meio do rock são muito sui generis.


Obrigado Allex pelos esclarecimentos...

Logo então a marca no headstock pode se tornar um diferencial quando se há um empate na técnica/teoria/compromisso...
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por allexcosta Ter Dez 10, 2019 12:48 pm

RBORCARI escreveu:Logo então a marca no headstock pode se tornar um diferencial quando se há um empate na técnica/teoria/compromisso...

Pode.

É mais uma coisa a ser considerada, mas longe de ser o principal.

De que adianta ter uma Ferrari se a pessoa não sabe dirigir?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por gsfteodoro Ter Dez 10, 2019 3:45 pm

Oi, prazer!

Dono de um monte de ferrari
Ri Muito

Inclusive uma que não tem marca no headstock... Porque não tem
hahahahaha

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre Upgrade e compra de baixo "top" Empty Re: Sobre Upgrade e compra de baixo "top"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos