Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

+9
allexcosta
Paulo Penna
Davi Motta
Christian
vinibassplayer
Renato Aversari
Jãozeiro
AndréBurger
nakano.akuma
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Seg Dez 16, 2019 3:05 pm

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum e não encontrei nada parecido em outros tópicos, a situação é a seguinte, iniciamos um projeto de uma banda onde o guitarrista usa uma guitarra de 8 cordas, sendo a afinação padrão do bordão mais grosso para o mais fino F# B E A D G B E. Gostaria de algumas dicas de uso do baixo de 5 ou 4 cordas para acompanhar a guitarra. Por exemplo, quando a guita toca o F# solto, o mais grave que vou conseguir no baixo é um F# da corda E, sendo mais agudo que minha corda B, ou seja, para tocarmos a mesma "nota" falta uma corda mais grave que a B no baixo. Gostaria de iniciar um bate papo sobre o assunto. Obrigado.
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por AndréBurger Seg Dez 16, 2019 3:24 pm

Alguma banda já faz essa mistura? Fiquei curioso...
E pq se limitar a querer tocar mais grave que ele? Não rola vc meter uma frase nessas horas? mostrar o baixo com notas mais altas?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Seg Dez 16, 2019 3:32 pm

Bem vindo Nakano... Sou arquiteto de formação e te dou uma dica que utilizamos no ofício... Quando pegamos uma situação nova para trabalhar, temos que fazer um severo estudo de caso para obter referências sobre o que se deve ou não utilizar.

Sugiro a você realizar uma pesquisa exaustiva em bandas que utilizam k7 e k8 e no que fazem seus respectivos baixistas. Um truque manjado caso você queira utilizar baixo 4 cordas é usar o jogo de cordas de 5, desprezando a G, ou seja... B, E, A e D.

Boa sorte na pesquisa e poste seus resultados.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Seg Dez 16, 2019 3:50 pm

Opa, obrigado gente, é por aí mesmo que gostaria de conversar, algumas dicas muito valiosas. Existem bandas que utilizam, a Meshuggah é uma das mais conhecidas, porém não utilizam a afinação padrão na guitarra de 8 cordas, mas o cara baixa mais meio tom e fica em F e o baixo de 4 cordas sobe de E pra F pra se ter as mesmas notas e digitação nos instrumentos (algumas musicas). Mas não consegui ainda sacar o que fica legal se o guita estiver tocando por exemplo o F# solto. No que pensar? inversão de acordes? outra afinação? Ainda não achei nada que combine 100%.
Existem baixos como o Warwick Vampire DARK Lord que foi desenvolvido pra essas afinações ultra baixas, porém não sei a que ponto tem utilidade um F# no baixo, deve ser quase inaudível ou embolado...
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Seg Dez 16, 2019 4:06 pm

Tem uma banda de um conhecido meus que pode te ajudar na busca por soluções:


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 16, 2019 4:48 pm

Nakano, a nota mais grave do seu guitarrista 8 cordas vai ser um F#1, que em altura corresponde ao F# gravão da corda Mizona do baixo.

Não tem problema nenhum o baixo tocar uma nota de mesma altura da guitarra. A guitarra tem a frequência grave, mas não tem o timbre grave do baixo, o low end, o peso, aquela coisa que faz o chão tremer. Isso é o baixo que dá.

Tem a turma que usa afinações em que o baixo toca subfrequencias só pra ficar uma oitava abaixo da guitarra. Fica uma sujeira tremenda de notas hiper graves e indefinidas, não se escuta o baixo (que já é um instrumento difícil de ser percebido dependendo do sistema de som em que se escuta), não fica nada agradável e nada inteligível (ninguém entende absolutamente nota alguma do baixo).

Fora que você precisaria de um baixo especial e encordoamento especial pra isso.

Então eu seria feliz com o baixo 5 cordas tradicional.

Ah, e vale dizer que o guitarrista, pra tocar um negócio desses em banda tem que ter noção da realidade também...se ele deixar a eq. dele grave, pra disputar graves com você, aí o som vai ficar horrível, vai ser uma embolação só de graves, ninguém vai entender nada.

Se isso já acontece com tecladista sem noção que pesa a mão esquerda (e até com o bumbo da bateria, dependendo da imperícia do técnico de som), imagine com um guitarrista 8 cordas doido para a guitarra dele soar gorda e linda como se ele estivesse sozinho no palco sem existir o amanhã.


Última edição por Jãozeiro em Seg Dez 16, 2019 5:06 pm, editado 3 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Jãozeiro Seg Dez 16, 2019 4:54 pm

Castele aí, um baixo 5 cordas com escala de 37" que alcança um C#0 (afinação das cordas, da mais aguda para a mais grave: A1; E1; B0 (limite grave do 5 cordas tradicional); F#0 (a nota que você está procurando) e ainda um C# (que se "dropar" um tom fica uma oitava abaixo da Bzona do 5 cordas tradicional Shocked ).

Coloque nos 5:15 no vídeo. Pra mim o limite (E OLHE LÁ) é o A0 (nota que você consegue "dropando" sua Bzona). Abaixo disso as notas são ininteligíveis. Imagine no meio da banda...

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Renato Aversari Qua Dez 18, 2019 1:30 pm

Geralmente os projetos se bandas que utilizam guitarras de 8 cordas ou mais estão inovando bastante sobre a função do baixo numa banda. O baixo deixa de ser o instrumento que faz a cama para ter uma função mais melódica do que harmônica.

"Ah, e vale dizer que o guitarrista, pra tocar um negócio desses em banda tem que ter noção da realidade também...se ele deixar a eq. dele grave, pra disputar graves com você, aí o som vai ficar horrível, vai ser uma embolação só de graves, ninguém vai entender nada."

Em algumas bandas a Equalização grave acaba nem atrapalhando, justamente por conta dessa inversão de funções.

Dá uma sacada nesse som (fantástico) e me diz se você precisa de um bordão ainda mais grave para acompanhar o F# solto da guitarra:

Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Jãozeiro Qua Dez 18, 2019 1:43 pm

Renato Aversari escreveu:
Dá uma sacada nesse som (fantástico) e me diz se você precisa de um bordão ainda mais grave para acompanhar o F# solto da guitarra

Foi exatamente o que eu disse na primeira frase do meu segundo parágrafo (que não precisa).

Disse ao autor do tópico não se preocupar porque ele não precisa de um F#O pra acompanhar o F#1 da guitarra de 8 cordas.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por vinibassplayer Qua Dez 18, 2019 1:44 pm

Jãozeiro escreveu:
Renato Aversari escreveu:
Dá uma sacada nesse som (fantástico) e me diz se você precisa de um bordão ainda mais grave para acompanhar o F# solto da guitarra

Foi exatamente o que eu disse na primeira frase do meu segundo parágrafo (que não precisa).

Disse ao autor do tópico não se preocupar porque ele não precisa de um F#O pra acompanhar o F#1 da guitarra de 8 cordas.

por mais bem gravado que seja, um baixo com afinação desse jeito fica inaudivel e embolado, melhro oitavar e inovar msm
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Renato Aversari Qua Dez 18, 2019 1:48 pm

Jãozeiro escreveu:Disse ao autor do tópico não se preocupar porque ele não precisa de um F#O pra acompanhar o F#1 da guitarra de 8 cordas.

É que faltou eu quotar para ficar mais organizado. Eu quis dizer pra você que em alguns casos a guitarra pode ser afinada mais grave sem embolar, mas a outra parte foi destinada para o autor do tópico.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Qua Dez 18, 2019 2:55 pm

Renato Aversari escreveu:Geralmente os projetos se bandas que utilizam guitarras de 8 cordas ou mais estão inovando bastante sobre a função do baixo numa banda. O baixo deixa de ser o instrumento que faz a cama para ter uma função mais melódica do que harmônica.
Ótimo comentário. Vejo isso em todas as bandas Djent que ouço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Christian Qui Dez 19, 2019 7:06 am

precisa mesmo dobrar a guitarra? nestas situações eu lembro do Stevie Digiorgio que colocou um fretless no Death, puts que sacada.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Davi Motta Qui Dez 19, 2019 8:34 am

Jãozeiro escreveu:F#0 (a nota que você está procurando) e ainda um C# (que se "dropar" um tom fica uma oitava abaixo da Bzona do 5 cordas tradicional  Shocked ).

E amplificador para reproduzir isso a ponto de se ouvir numa banda? Shocked Pergunta Maluco
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Paulo Penna Qui Dez 19, 2019 8:37 am

Da um pau no guitarrista pra ele deixar de ser besta e arranca três cordas da guitarra, de deixa do cinco.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Qui Dez 19, 2019 9:08 am

Paulo Penna escreveu:Da um pau no guitarrista pra ele deixar de ser besta e arranca três cordas da guitarra, de deixa do cinco.

Ou 4...
Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Captur31

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Qui Dez 19, 2019 10:10 am

Renato, muito bem colocado sobre inovar e inverter as funções, Beyond Creation é realmente fantástico!

Christian, é bem por aí mesmo o Steve Digiorgio é uma das minhas maiores influências.

Essa é minha questão principal, Quando o guita estiver tocando o F#0 dele, gostaria de dicas de onde atuar com o baixo, trabalhar na harmonia? Fazer uma frase, escala? Oitavar, tocar uma terça ou uma quinta do F#? Em guitas de 7 cordas onde a mais grave é também um SI, "geralmente" o baixo dobra com a guita por questões de deixar mega grave, encorpar.. Já com o F# tem que pensar em outras idéias.
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 19, 2019 10:17 am

nakano.akuma escreveu:(...)acompanhar a guitarra. (...) para tocarmos a mesma "nota"

Pra quê isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Jãozeiro Qui Dez 19, 2019 1:02 pm

nakano.akuma escreveu:.
Essa é minha questão principal, Quando o guita estiver tocando o F#0 dele, gostaria de dicas de onde atuar com o baixo, trabalhar na harmonia?

A guitarra dele não chega a um F#0, nem seu baixo.

nakano.akuma escreveu:. Fazer uma frase, escala? Oitavar, tocar uma terça ou uma quinta do F#? Em guitas de 7 cordas onde a mais grave é também um SI, "geralmente" o baixo dobra com a guita por questões de deixar mega grave, encorpar.. Já com o F# tem que pensar em outras idéias.

Já que você curte esse Giorgio não sei o quê...porque então não fazer o que ele faz? scratch

O que eu disse: ser feliz com seu baixo 5 cordas afinação standard. Não precisa tocar uma oitava abaixo da guitarra. Nunca precisou. É o que eu tô dizendo desde lá de cima...
Você não precisa mexer em nada no seu instrumento. Aliás, seria muito estranho esse negócio: o guitarrista inventa de se meter nas frequências e eq. subterrâneas do baixo e o baixo é que tem que ficar se reinventando fora dos limites audíveis? scratch

Na verdade você não precisa fazer nada, só tocar a música normalmente com notas gravonas da sizona e mizona quando você quiser, e em oitavas acima quando você quiser também, e groovar e fazer linhas de baixo normalmente conforme seu gosto, técnica e musicalidade. E conversar e trocar ideias com o guitarrista.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Qui Dez 19, 2019 3:13 pm

Jãozeiro escreveu:.

A guitarra dele não chega a um F#0, nem seu baixo.
OK, entendi quando você falou lá em cima que o F#1 dele é o mesmo que o F# da minha corda E, devo ter me confundido na hora de responder, eu não tinha pensado nisso antes! Já esclareceu legal.

Jãozeiro escreveu:.
Já que você curte esse Giorgio não sei o quê...porque então não fazer o que ele faz? scratch

Poutz cara, acredito que ter influência e fazer igual devem ser coisas diferentes, já estou perguntando via tópico justamente pra saber de outros baixistas suas idéias, pra abrir o leque de opções saca?

Jãozeiro escreveu:.
Na verdade você não precisa fazer nada, só tocar a música normalmente com notas gravonas da sizona e mizona quando você quiser, e em oitavas acima quando você quiser também, e groovar e fazer linhas de baixo normalmente conforme seu gosto, técnica e musicalidade. E conversar e trocar ideias com o guitarrista.

Aí sim! Fazer a própria linha. Acredito que quando o povo começou a usar baixos de 5 cordas também deve ter rolado uma dúvida de como aplicar a Sizona nas músicas.
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Stormbringer Qui Dez 19, 2019 5:07 pm

^Acho que o baixo de 5 cordas não "surgiu" por acaso. Alguém sentiu a necessidade e dai nasceu a ferramenta...
Ferramentas não nascem "a toa" hehehe.

@pergunta inicial do topico:
Li alguns comentários, vou deixar meus dois centavos: o baixo eletrico normalmente é uma oitava abaixo de uma guitarra, mas nem por isso voce precisa tocar sempre uma oitava abaixo, alias, você é livre pra ir até no agudinho la, depende do que voce quer na música.
Relaxa, faz a musica de um jeito que soe bem, nem sempre voce vai ficar tocando no "gravão"...
E os timbres da guitarra e do baixo são diferentes, voce vai achar "seu espaço" na banda.
Não sofra por antecipação, faça a música, ouça, pense "o que eu queria que melhorasse?"
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 19, 2019 6:28 pm

nakano.akuma escreveu:Acredito que quando o povo começou a usar baixos de 5 cordas também deve ter rolado uma dúvida de como aplicar a Sizona nas músicas.

Na verdade não...

Os primeiros a usarem sizonas foram baixistas do estirpe de Jimmy Johnson e Anthony Jackson. E esses caras não têm dúvidas. Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Qui Dez 19, 2019 6:48 pm

Allexcosta, mas estou falando de pessoas como eu e vários outros meros baixistas que quando compraram um baixo de 5 cordas e tentavam enfiar o SIZÃO em suas composições junto com a banda dava aquele gravão que derrubava até o batéra, por não saber colocar na hora e no lugar certo.
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 19, 2019 7:02 pm

nakano.akuma escreveu:Allexcosta, mas estou falando de pessoas como eu e vários outros meros baixistas que quando compraram um baixo de 5 cordas e tentavam enfiar o SIZÃO em suas composições junto com a banda dava aquele gravão que derrubava até o batéra, por não saber colocar na hora e no lugar certo.

Toco baixo de 5 cordas há 30 anos e nunca ouvi falar disso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por AndréBurger Sex Dez 20, 2019 1:03 am

Mano, seja feliz com seu som.
Tu tá quebrando muito a cabeça, quando o B for necessário vc sentirá isso...
O que mais importa: a banda já tem música?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Sex Dez 20, 2019 8:48 am

AndréBurger escreveu:Mano, seja feliz com seu som.
Tu tá quebrando muito a cabeça, quando o B for necessário vc sentirá isso...
O que mais importa: a banda já tem música?
Eu acreditaria nisso... muita teoria desnecessária. O que realmente importa é o som que você tira.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por AndréBurger Sex Dez 20, 2019 9:43 am

Sim, como sempre é dito.. O instrumento é para ser um meio de criar a música.
Neste caso a ordem tá inversa.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Sex Dez 20, 2019 1:49 pm

AndréBurger escreveu:Mano, seja feliz com seu som.
Tu tá quebrando muito a cabeça, quando o B for necessário vc sentirá isso...
O que mais importa: a banda já tem música?

Opa, tem sim, não 100% finalizadas por faltar alguns detalhes, falta voz tbem e tals, mas o resultado tá bacana, tá satisfatório, mas sinto falta de alguns exemplos e referências. As bandas que conheço usam guitarra de 7 cordas ou 8 mas com afinação modificada. Procurem aí bandas ou músicos que usam guitarra de 8 cordas e usam a corda em F# e verão que não se acha quase nada.
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Sex Dez 20, 2019 2:00 pm

allexcosta escreveu:
Toco baixo de 5 cordas há 30 anos e nunca ouvi falar disso.

Então allexcosta, é que você não faz parte do grupo "eu e vários outros meros baixistas". Você é um dos caras qual a gente se espelha, recebe e segue dicas e tira dúvidas! Por isso sua opinião é importante, o que você faria quando o guitarrista tocasse um riff inteiro de F#? Essa é a "referência" que estou buscando..
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por AndréBurger Sex Dez 20, 2019 2:26 pm

nakano.akuma escreveu:
AndréBurger escreveu:Mano, seja feliz com seu som.
Tu tá quebrando muito a cabeça, quando o B for necessário vc sentirá isso...
O que mais importa: a banda já tem música?

Opa, tem sim, não 100% finalizadas por faltar alguns detalhes, falta voz tbem e tals, mas o resultado tá bacana, tá satisfatório, mas sinto falta de alguns exemplos e referências. As bandas que conheço usam guitarra de 7 cordas ou 8 mas com afinação modificada. Procurem aí bandas ou músicos que usam guitarra de 8 cordas e usam a corda em F# e verão que não se acha quase nada.
Ao ouvir suas músicas vc/vcs sentem necessidade de qual sonoridade no baixo? Desejam serem reconhecidos pela sonoridade gravona (identidade da banda ser essa)?
Alguma parte da música pode ter um interlúdio de graves (já que é o que vocês querem EXPLORAR)?
Mandem ver...

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por fheliojr Sex Dez 20, 2019 3:35 pm

Por favor, me permitam citações fora da ordem de postagem:


AndréBurger escreveu:...
Ao ouvir suas músicas vc/vcs sentem necessidade de qual sonoridade no baixo? Desejam serem reconhecidos pela sonoridade gravona (identidade da banda ser essa)?
Alguma parte da música pode ter um interlúdio de graves (já que é o que vocês querem EXPLORAR)?...

[2]

Mesmo que vc, Nakano, não encontre outras bandas como referência, tenha isso que o André mencionou em mente.


nakano.akuma escreveu:...o que você faria quando o guitarrista tocasse um riff inteiro de F#? Essa é a "referência" que estou buscando...

Eu procuraria usar o baixo para preencher outro espaço nas músicas em questão (região mais aguda?), sempre tendo cuidado para o resultado não ser o de uma massa sonora excessiva e sem muita definição.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por AndréBurger Sex Dez 20, 2019 10:56 pm

Pode crer, agora, lendo o título do tópico vi:
Baixo VS guitarra
Você tá encarando isso aí da forma errada...
Pode ser também, em partes, devido ao guitarrista que tá nessa pira aí, talvez vc esteja se sentindo ameaçado dele entrar no seu território rs

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Renato Aversari Qui Dez 26, 2019 3:01 pm

nakano.akuma escreveu:

Então allexcosta, é que você não faz parte do grupo "eu e vários outros meros baixistas". Você é um dos caras qual a gente se espelha, recebe e segue dicas e tira dúvidas! Por isso sua opinião é importante, o que você faria quando o guitarrista tocasse um riff inteiro de F#? Essa é a "referência" que estou buscando..

Uma coisa que pode lhe servir muito bem é o Contraponto.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 26, 2019 3:04 pm

nakano.akuma escreveu:Então allexcosta, é que você não faz parte do grupo "eu e vários outros meros baixistas". Você é um dos caras qual a gente se espelha, recebe e segue dicas e tira dúvidas! Por isso sua opinião é importante, o que você faria quando o guitarrista tocasse um riff inteiro de F#? Essa é a "referência" que estou buscando..

Coitado de mim... Laughing

O que que eu tenho a ver com o guitarrista? No que me afeta ele tocar o riff dele? Referência de quê?

É isso que não estou conseguindo entender.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por JAZZigo Qui Dez 26, 2019 3:42 pm

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Pelo-no-ovo
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Sáb Dez 28, 2019 3:42 am

Poutz Allexcosta, não sei mais como explicar, o que eu poderia é passar o som e aí vc me diz o que vc faria, esse tipo de referência que me refiro.

E jazzigo, muito interessante seu ponto de vista, educado, de grande ajuda, aí sim! Mas diz aí, já tocou com um guitarrista usando uma 8 cordas? Conta aí como você se virou pra compor sua linha.
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Stormbringer Sáb Dez 28, 2019 8:06 am

^Véi, vc ta grilado em precisar ser mais grave que a guitarra? Voce nunca viu o baixo tocando em registros mais altos que guitarra mesmo?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 28, 2019 8:54 am

nakano.akuma escreveu:Poutz Allexcosta, não sei mais como explicar, o que eu poderia é passar o som e aí vc me diz o que vc faria, esse tipo de referência que me refiro.

Desculpe não poder ajudar mais, mas não consigo entender o dilema.

O guitarrista faz o dele e é problema dele. Você, baixista, faz o seu... No meu mundo, baixistas sempre se preocuparam mais com o que os bateras fazem, mas não vivo esse mundo do rock, das guitarras afinadas em drop isso ou aquilo. Isso tudo pra mim é muito estranho.

Mas lendo o que o colega acima escreveu, parece realmente que você está grilado no baixo ser obrigado a tocar notas mais graves que a guitarra. E essa obrigação nunca existiu.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Stormbringer Sáb Dez 28, 2019 9:33 am

allexcosta escreveu:mas não vivo esse mundo do rock
Ah Alex, não sei se é coisa exatamente do "mundo do rock", a gente assumiu que é do rock por que geralmente baixista roqueiro que é inseguro "com o que o guitarrista ta fazendo": ficou claro que a duvida do rapaz é apenas por falta de experiencia e experimentação, e está sofrendo por antecipação por um problema que nem é um problema mesmo kakaka

Nakano, serião mesmo: Ja tem composição pronta? Faz uma gravação dela, leva pra casa e experimenta varias coisas em casa. Voce tem algum conhecimento teorico de harmonia? Use quintas, terças, sétimas. Não é por que a guitarra esta fazendo um acorde de F# que você é obrigado a tocar a tônica Wink
De novo: depende da música e do que você quer fazer na música, se a música é sua é você que define o caminho que ela toma.
Depois dessa experimentação você vai ver que estava sofrendo a toa.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 28, 2019 9:39 am

Stormbringer escreveu:Ah Alex, não sei se é coisa exatamente do "mundo do rock", a gente assumiu que é do rock por que geralmente baixista roqueiro que é inseguro "com o que o guitarrista ta fazendo": ficou claro que a duvida do rapaz é apenas por falta de experiencia e experimentação, e está sofrendo por antecipação por um problema que nem é um problema mesmo

Quando que você viu baixistas com dilemas similares que vinham de outras esferas musicais, inexperientes ou não?

Existe algum tópico do tipo "galera, comecei a tocar semana passada, toco forró, tô preocupado porque o guitarrista toca grave e tenho que copiar tudo que ele faz"?

Substitua o "toco forró" por "toco jazz", "toco cumbia", "toco maracatu", "toco chula", "toco timba", "toco dub" ou o que quer que seja e me diga se isso existe.

Acho que é razoável dizer que esses dilemas sem sentido são exclusivos do mundo do rock, não?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Stormbringer Sáb Dez 28, 2019 10:04 am

Eu to quase concordando, mas ai eu vou ter que abandonar meu personagem
Ri Muito


Mas falando sério, é que no rock os inexperientes, principalmente baixistas, não tem um cenário com prospecto real de profissionalismo, então os caras não tem pra quem perguntar, ai vem perguntar no forum, e tomam esse choque de realidade: "seu dilema sequer existe"...

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 28, 2019 11:27 am

Concordo com quem disse que o problema conceitual do tópico é o "vs" no título.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 28, 2019 6:12 pm

nakano.akuma escreveu:E jazzigo, muito interessante seu ponto de vista, educado, de grande ajuda, aí sim! Mas diz aí, já tocou com um guitarrista usando uma 8 cordas? Conta aí como você se virou pra compor sua linha.
Talvez este encordoamento o faça feliz:

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Captura-de-Tela-2019-12-28-a-s-18-03-28

Se interessar, me mande uma MP. Ainda tenho um jogo disponível, anunciado no ML. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por AndréBurger Sáb Dez 28, 2019 7:48 pm

allexcosta escreveu:Concordo com quem disse que o problema conceitual do tópico é o "vs" no título.

Pra mim esse 'vs' foi o pingo que é letra... Tá cheio de psicologia nisso.

@Criador do tópico: espero que não entenda que isso aqui é má vontade em te ajudar. E você parece dar tanta atenção aos posts 'provocativos' quanto aos que indicam algum caminho.
Se estiver a vontade, coloque alguma música da sua banda que você acha que a gente pode dar sugestões.
Bora lá, gostaria de saber se posso (e o pessoal, claro) te ajudar em algum caso prático.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Stormbringer Sáb Dez 28, 2019 7:56 pm

AndréBurger escreveu:
allexcosta escreveu:Concordo com quem disse que o problema conceitual do tópico é o "vs" no título.

Pra mim esse 'vs' foi o pingo que é letra... Tá cheio de psicologia nisso.

@Criador do tópico: espero que não entenda que isso aqui é má vontade em te ajudar. E você parece dar tanta atenção aos posts 'provocativos' quanto aos que indicam algum caminho.
Se estiver a vontade, coloque alguma música da sua banda que você acha que a gente pode dar sugestões.
Bora lá, gostaria de saber se posso (e o pessoal, claro) te ajudar em algum caso prático.
Eu aceitaria o desafio de fazer uma linha de baixo pra uma musica dele... ele poderia usar a minha ideia ou jogar no lixo Very Happy

@JAzz...
175... QUE IGNORANCIA! kakakak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por nakano.akuma Sáb Dez 28, 2019 11:40 pm

Opa, agora sim acho que estamos chegando num ponto legal! Ah, agradeço imensamente as dicas que foram dadas, com certeza de muita valia! Quanto a posts provocativos também respondo, pois eu acho que nenhuma dúvida é banal, se eu não quisesse opinião eu não teria os importunado.

Quanto ao som, seria muuuuuito bacana mesmo a quem interessar, vou colocar no youtube e aí passo o link.

Quanto a compor mais "grave" que a guitarra, é isso que não quero, como disse lá em cima, quero expandir as idéias, mas gostaria de ouvir opiniões de outros colegas contrabaixistas!
Eu deveria ter colocado no título : "Guitarra de 8 cordas.. o que você faria?" Acho que cairia melhor.

Allexcosta, o meu som é sim metal, parecido com o do clipe que postaram lá em cima, mas eu gostaria é de opiniões de contrabaixista de outros estilos mesmo! Fazer algo diferente, é como o colega ali disse, falta sim experiência pra explorar outras idéias, por isso da criação do post. Eu não conheço nenhuma banda que o guitarrista use a guitarra de 8 em f#. Pode ser pêlo em ovo sim, mas até hoje ainda não ouvi nenhuma banda usando essa afinação. Quero muito ouvir um guitarrista tocando em F# pra ver qual a saída do baixista, pra mim isso é algo novo! Algum exemplo? Só isso..
nakano.akuma
nakano.akuma
Membro

Mensagens : 9
Localização : Piraquara / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 29, 2019 5:55 am

nakano.akuma escreveu:Allexcosta, o meu som é sim metal, parecido com o do clipe que postaram lá em cima, mas eu gostaria é de opiniões de contrabaixista de outros estilos mesmo! Fazer algo diferente, é como o colega ali disse, falta sim experiência pra explorar outras idéias, por isso da criação do post. Eu não conheço nenhuma banda que o guitarrista use a guitarra de 8  em f#. Pode ser pêlo em ovo sim, mas até hoje ainda não ouvi nenhuma banda usando essa afinação. Quero muito ouvir um guitarrista tocando em F# pra ver qual a saída do baixista, pra mim isso é algo novo! Algum exemplo? Só isso..

Esqueça qual afinação ou quantidade de cordas que o guitarrista usa.

Se a guitarra for mais importante que o baixo (que entendo ser comum no rock), simplesmente ouça a música sem baixo e vá criando linhas na mente e cantando no ouvido interno, depois você começa a transferir essas linhas pro baixo e vai tocando junto, em oitavas diferentes. Esse é o processo natural de criação de linhas de baixo pra qualquer estilo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Dom Dez 29, 2019 1:18 pm

allexcosta escreveu:
Acho que é razoável dizer que esses dilemas sem sentido são exclusivos do mundo do rock, não?
Também acho. Mas como conhecedor amplo do estilo e de músicos do estilo, diria que de alguns rockeiros... Sobretudo as milhões de ramificações do estilo, principalmente as que terminam com metal, ou seja, um sem número.

Vc não vai ver a galera do classic rock, hard rock, grunge ou mesmo alguns estilos mais novos como Indie levantando esse tipo de questão. O máximo que rola é voltar a corda mi pra dar um peso a mais ou tocar com a afinação bemol.

Agora nos New metal, Doom metal, White Metal, Black Metal, Gray Metal, shit metal e congêneres esse tipo de coisa está sempre in voga.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Jãozeiro Dom Dez 29, 2019 9:00 pm

A dúvida do colega que criou o tópico tem certa pertinência, sim. Não é procurar pelo em ovo, não.

A turma pergunta coisa sobre como tocar samba, se tem que ficar na tônica-quinta-tônica-quinta, pergunta se pode ser melódico no jazz ou se é só walking cromático, pergunta como fazer com o baixo pra preencher power trio, pergunta se tem que ficar dentro da casinha só marcando bumbo quando a banda é cheia de gente com seção de metais, etc.

E tá tudo bem. Todos esses questionamentos são respondidos e discutidos buma boa. Agora, quando o colega pergunta sobre como lidar com o baixo nesses gêneros ou estilos Metal não sei o quê... aí faz qualquer bost* porque tá procurando pelo em ovo? scratch

Estranho. É muita fodelagem e falta de argumento pra pouco post.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Convidado Dom Dez 29, 2019 11:21 pm

^
Sei lá man... os exemplos que vc usou tem escopo bem definidos. No caso do post até a dúvida é difícil de entender. Se olhar no começo tentei(amos) dar um norte ali, mas o lance é meio subjetivo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver? Empty Re: Guitarra de 8 cordas Vs Baixo de 5 ou 4 cordas, como resolver?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos