Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com troca de trastes e fretwork

+3
Jãozeiro
Christian
patriciofernandes
7 participantes

Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por patriciofernandes Qua Jan 01, 2020 12:44 pm

Galera, me mudei recentemente pra o interior de Pernambuco, e precisei fazer uma troca de trastes do meu RBX. Aproveitei a oportunidade para colocar trastes jumbo, e acertei o serviço com um luthier conhecido na região.
Porém, o serviço não foi lá dos melhores, depois de um mês com meu baixo, o fretwork ficou bem mais ou menos, e eu estou à procura de outro profissional para desfazer esta m****.
Porém, uma coisa me intriga: não estou conseguindo mais fazer as velhas "puxadas" nas cordas, quando deslizo a mão esquerda pelas cordas o som simplesmente não vem. As notas soam normalmente ao tocar nota por nota, mas slide e essas puxadas soam extremamente fracas, e a ação das cordas está alta para evitar trastejamento nos lugares onde os trastes não estão bem nivelados, mas eu nunca tinha visto algo parecido... alguém já viu isso acontecer? uso muito o recurso de puxadas na escala para começo ou finalização de partes das músicas, e isso fez muita falta esses dias. O problema seria o fretwork, o traste jumbo, ou algum outro tipo de problema?
Estou muito puto pelo resultado final do serviço, não foi barato e agora vou ter que gastar mais uma grana pra mandar alguém retificar...
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por Christian Qui Jan 02, 2020 6:25 am

o traste original era o mesmo que colocou?
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 02, 2020 11:07 am

Vou lhe dizer que luthier é um negócio complicado. Até com os "renomados" eu fico meio assim.

Eu tinha uns 17 anos e levei instrumento pra um cara "renomado" da região. Ficou uma bost@ (além de caro).

Acho que às vezes o cara é tão "renomado" que até relaxa no serviço, ou escolhe qual serviço ele vai caprichar e qual ele vai fazer nas coxas, dependendo do cliente. No meu caso, ele viu que era um pivete com um instrumento mais barato, então não perdeu a oportunidade de ser um fdp.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por allexcosta Qui Jan 02, 2020 11:14 am

Converse com Jacimário da Mlaghus.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por clayton.oliveira.5667 Qui Jan 02, 2020 4:03 pm

coloca algumas fotos ou melhor ainda se possivel um video de repente posso ajudar por aqui. abçs
clayton.oliveira.5667
clayton.oliveira.5667
Membro

Mensagens : 133
Localização : araçoiaba da serra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por fheliojr Qui Jan 02, 2020 5:42 pm

Jãozeiro escreveu:...Acho que às vezes o cara é tão "renomado" que até relaxa no serviço, ou escolhe qual serviço ele vai caprichar e qual ele vai fazer nas coxas, dependendo do cliente. No meu caso, ele viu que era um pivete com um instrumento mais barato, então não perdeu a oportunidade de ser um fdp.

Compartilho, tb, desta visão e a estendo à construção de instrumentos musicais, tb.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 02, 2020 8:48 pm

Christian escreveu:o traste original era o mesmo que colocou?

não. o original era médio, o novo é jumbo. Gotoh, inox
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 02, 2020 8:51 pm

Jãozeiro escreveu:Vou lhe dizer que luthier é um negócio complicado. Até com os "renomados" eu fico meio assim.

Eu tinha uns 17 anos e levei instrumento pra um cara "renomado" da região. Ficou uma bost@ (além de caro).

Acho que às vezes o cara é tão "renomado" que até relaxa no serviço, ou escolhe qual serviço ele vai caprichar e qual ele vai fazer nas coxas, dependendo do cliente. No meu caso, ele viu que era um pivete com um instrumento mais barato, então não perdeu a oportunidade de ser um fdp.

Cara, eu compartilho da visão. Porque de 10 profissionais você acha 2 ou 3 no máximo que realmente prezam pelo trabalho, pelo nome, e pelo cliente. Sempre tive problemas para encontrar bons profissionais, e os realmente bons que tinham, tinham tanto serviço que muitas vezes não tinham condições de me atender
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 02, 2020 8:52 pm

Vou tentar postar algumas fotos e vídeos, obrigado pela sugestão Clayton
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 09, 2020 1:46 am

Galera, desculpa a demora pra dar feedback. A correria tá grande esses dias, graças a Deus.
Novo episódio da saga: não tirei fotos ou fiz vídeo porque acabou que segunda-feira fui tentar resolver na tora... Comprei lixa, comprei taco, e etc... Se desse errado, não ia mudar muita coisa, visto que eu ia ter que levar pra um bom luthier de qualquer forma.
Fiz como vejo a maioria fazer: "pintei" os trastes com marcador, lixei, tentei ao máximo abaular a coroa dos trastes, lixei até a 1200, polí, e o resultado vocês podem conferir na foto:

Ajuda com troca de trastes e fretwork Img-2010

Após colocar as cordas novamente, constatei que o problema havia sido resolvido em 80% ou mais... visto que estou com um leve trastejamento nas cordas Mi e Lá, na casa 8, e a regulagem ficou média-baixa. Nada mais.
Está confortável pra tocar. O problema do som fraco parou. O baixo está ok. Então, eu estou satisfeito. O leve trastejamento posso resolver apenas subindo um pouco as cordas, então numa gravação ou coisa parecida não terei problemas.

Acho que dei sorte de principiante ou algo parecido... Ou vai ver o conhecimento adquirido aqui ao longo dos anos pode ter sido o causador do sucesso dessa empreitada.
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por Paulo Penna Qui Jan 09, 2020 9:16 am

Esse serviço pra quem tem habilidade, paciência, informação e ferramentas é muito fácil de ficar 80%, ficar 100% já não é tão simples assim. O problema é que achar o profissional 100% não é fácil TB.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por patriciofernandes Qui Jan 09, 2020 2:49 pm

Paulo Penna escreveu:Esse serviço pra quem tem habilidade, paciência, informação e ferramentas é muito fácil de ficar 80%, ficar 100% já não é tão simples assim. O problema é que achar o profissional 100% não é fácil TB.

de fato
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com troca de trastes e fretwork Empty Re: Ajuda com troca de trastes e fretwork

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos