Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

+13
Maurício_Expressão
Bananoise
Luiz Velhinho
Psycho Killer
Christian
Edão
Fernando Zadá
Ivanov_br
Jãozeiro
Zubrycky
Rui Lima
Mauricio Luiz Bertola
tdr
17 participantes

Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por tdr Ter Jan 21, 2020 6:21 pm

Pessoal, sei que já tem alguns tópicos por aqui sobre o tema (li bastante coisa por aqui nos últimos dias). Como meu caso é um pouco diferente, achei melhor criar um novo tópico. Quero me explicar com calma meu caso. Então senta que lá vem história. Peço desculpas pelo texto gigantesco. Very Happy

Aprendi a tocar violão com 14 anos. Estudei violão clássico, não que eu tenha aprendido hahahhaha Mas sempre gostei de baixo. Cheguei, inclusive, a fazer umas aulas. Tive por uns 4 anos um baixo da Sx modelo jb75 (o meu era sem pintura e tinha o escudo tortoise). Que baixo pesado aquele, era uma bigorna. Hoje, pensando com calma, me vem um profundo arrependimento por ter me desfeito do baixo. Na época paguei menos de 700 contos nele. Hoje eles já estão o dobro do preço, dei muito mole. Acontece que eu estava sem tempo, por conta da faculdade, e quanto tinha tempo tocava violão. O baixo ficou parado e como eu não gosto de ver instrumento parado (afinal eles são feitos para tocar, não para enfeitar) me desfiz dele. Alias, me desfiz de dois violões (um giannini antigo de náilon e um Seizi folk. Desses eu não sinto falta), na mesma época, pelo mesmo motivo. Junto com esse Sx eu tinha um ampli bem ruim. Se não estou enganado chamava Voxstorm "alguma coisa" bass 50. Lembro que os botões para equalizar eram puramente enfeite hahhahahah você mexia, mexia e o som continuava o mesmo, nem o volume funcionava direito. Até comprei na época um pedalzinho equalizador da Behringer para escapar disso, isso já faz uns anos, um pedal dessa na época era uns 80 contos.

Por outro lado, fico com um dilema sério. Como estudei uns anos de violão, não consigo, de forma nenhuma, tocar sem as unhas. Inclusive, tem uns 10 anos que não corto as unhas da mão direita. E, para meu azar, não muito gosto do som as unhas grandes no baixo. Lembro de tocar em um Musicman do meu professor, que saia um som horroroso com unhas. Não sei se era porque ele era ativo, mas achava o som de unha nele ainda pior. Se minha memória não me trai, pode ser porque ele era um baixo que tinha um som muito brilhante. Era um musicman de 5 cordas, incrivelmente leve, não lembro o modelo agora. Porém, lembro que uma vez vi uma pessoa tocando em um fretless com unha e o som me parece bem mais agradável. Ou não, as vezes é porque sempre gostei muito do som de fretless. Mas, acredito eu, isso deve ser apenas uma questão de adequação da técnica. Já que, no violão, não tenho qualquer problema em produzir um som legal nos baixos. Queria a opinião da galera aqui no fórum, vi que tem uns tópicos sobre isso aqui, estou lendo aos poucos.

Minha dúvida é, depois de tantos anos sem tocar, seria muita loucura comprar logo um fretless?

Estava pensando em um fretless porque, sei que se comprar um, vou tocar mais que um baixo "normal". Porque adoro o som do freltess. Quais baixos e uma caixinha (pensando que só vou tocar em casa e, se possível, gastando em um ampli e o baixo uns 1.500 contos) vocês me recomendam? Alias, dando uma rápida pesquisada, é meio difícil achar baixo freteless aqui no Brasil. Vi que a SX tem um modelo fretless (que tá saindo entre 1.300 e 1.500) confesso que gosto das coisas da SX, tem uma boa construção e costuma ser madeira de verdade. Já vi muita gente recomendando baixo e guitarra deles, porque costuma valer a pena fazer um upgrade depois, caso a pessoa tenha interesse.

Com os preços de cordas nas alturas (não só por causa do dólar, visto que os preços vieram aumentando ao longo dos anos de forma meio desproporcional), como vocês estão fazendo? Outro dia, fui comprar cordas para meu violão e, das marcas que prefiro, principalmente, Hannabach, os preços estão nas alturas. A loja teve a cara de pau de colocar um jogo (6 cordas) por mais de 100 contos. Dureza. Nesses casos recorro as Gianini Clássico (que são bem ruins, por sinal) ou Daddario (eles tem uma linha para estudantes e pessoas "duras" que é bem menos pior que a Giannini. Porém, ainda é ruim). Por curiosidade perguntei quanto estava um jogo de cordas de baixo, as Dadarrio estavam duzentos e alguma coisa e as Elixis, pasmen, estavam custando trezentos e cinquenta contos. Cê tá é louco, quase tive uma síncope só de escutar o preço.

Depois dessa enrolação toda, se acharem que não faz sentido um fretless, o que vocês me indicariam? Lembrando que precisaria de um baixo e um ampli. E, pensando bem, acho que posso chegar até uns 2.000 (dois mil). Hoje em dia é possível conseguir alguma coisa aceitável com esse valor?

Se você chegou até o final dessa pergunta(s)/texto/livro, obrigado pela sua paciência e desculpe pela minha encheção de linguiça (como a gente diz aqui em Minas).

tdr
Membro

Mensagens : 5
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 21, 2020 6:35 pm

Não é difícil achar baixos "fretless" para vender no ML, novos ou usados...
Eu acho que "fretless" é uma etapa à frente (que meu caro Claudião não me ouça!!!), mas nada que um estudo dedicado não compense se vc tem tempo e disposição para tal.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Rui Lima Ter Jan 21, 2020 7:38 pm

Eu também detesto som das unhas a bater nas cordas no baixo, pode ser mitigado cortando nos agudos penso eu. Também podes experimentar desenvolver uma boa técnica de palheta.
Gostando de fretless mesmo com unhas se não encontrares, podes comprar um normal e tirar os trastes. Já fiz isso e é muito simples.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 21, 2020 7:46 pm

Uma vez deixei as unhas crescendo e fiz um show. Depois de tudo, olhei a minha mão e tinha pó de unha para tudo que era lado... Ri Muito

Anedotas à parte, sugiro palhetas de feltro ou de borracha.

https://www.guitarcenter.com/Micks-Picks/Bass-Guitar-Pick-Variety-Pack-6-Pack.gc

https://www.ebay.com/i/223485708311?chn=ps&dispctrl=1
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Jãozeiro Ter Jan 21, 2020 8:06 pm

tdr escreveu:Por outro lado, fico com um dilema sério. Como estudei uns anos de violão, não consigo, de forma nenhuma, tocar sem as unhas.

Por que não conseguiria? É só tocar as cordas com os dedos, não tem nada mais além disso.

tdr escreveu:Minha dúvida é, depois de tantos anos sem tocar, seria muita loucura comprar logo um fretless?

De forma alguma loucura. Mas toque em um antes de comprar, experimente. É bem diferente de tocar em um instrumento com trastes (é mais difícil).

.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3035
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 21, 2020 8:13 pm

Vale lembrar que, se a ideia for tocar por aí com bandas, ter apenas um fretless não é a melhor opção por causa da sonoridade peculiar do instrumento, sonoridade que muito provavelmente nem sempre "casa" com o repertório do hipotético grupo.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Ivanov_br Ter Jan 21, 2020 8:49 pm

Se vc achar baixos como Squier, Ibanez e Cort fretless de fabrica ou originais, pode cair dentro. Sao bons instrumentos.
Lembre-se, quem faz a musica é vc.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 21, 2020 10:50 pm

Jãozeiro escreveu:
tdr escreveu:Por outro lado, fico com um dilema sério. Como estudei uns anos de violão, não consigo, de forma nenhuma, tocar sem as unhas.

Por que não conseguiria? É só tocar as cordas com os dedos, não tem nada mais além disso.


.

Concordo eu toco violão e guitarra e por causa do baixo aboli as unhas e to bem satisfeito sem elas. Unha demais até no violão acho o som estridente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Edão Qua Jan 22, 2020 12:48 am

Unhas + fretless não dá bom som.
Unhas + Precision da bom som.
Experiência própria.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Christian Qua Jan 22, 2020 7:34 am

^ não fala isso, Arismar prova o contrario
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Psycho Killer Qua Jan 22, 2020 9:40 am

Utilizar cordas flat irá economizar nas trocas e acredito que não sinta no som o raspar das unhas, já que elas tem um som com pouco agudo.
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Luiz Velhinho Qua Jan 22, 2020 10:26 am

Meu irmão possui um SX Precision fretless de fábrica, passivo. É um baixo bem honesto, leve e de pegada confortável. Achei muito bom quando toquei.
Tenho um Cort B4FL e sou apaixonado pelo som dele, tanto ativo com passivo. Muito confortável, uma boa gama de sons disponíveis e com peso razoável, um pouco desequilibrado, pois o peso cai mais pro corpo do instrumento. Atualmente dá pra achar por volta de 1000 a 1300 reais.
Os fretless são bem peculiares, mas também acho que você pode fazer seu próprio som variando as técnicas no instrumento e combinações de sons.
Quanto aos amps, sou casado com um Hartke A70 há anos, não tenho verificado o preço de amplificadores.
Não vejo pecado nenhum em recomeçar com um fretless, já que é o que você deseja de verdade. Nada que estudo e dedicação não resolvam.
Luiz Velhinho
Luiz Velhinho
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília/DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Bananoise Qua Jan 22, 2020 12:10 pm

Zubrycky escreveu:Anedotas à parte, sugiro palhetas de feltro ou de borracha.

https://www.guitarcenter.com/Micks-Picks/Bass-Guitar-Pick-Variety-Pack-6-Pack.gc

https://www.ebay.com/i/223485708311?chn=ps&dispctrl=1

Não tenho experiência pra ajudar nesse tópico mas achei interessante essas palhetas haha
Você já usou algumas delas, Zubrycky?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jan 22, 2020 1:25 pm

Rapaz: experimenta.
As coisas são muito pessoais.
O que funciona para mim, pode não funcionar para outro. Não vejo por que não pode funcionar ter unhas e tocar baixo.
Para mim não funcionou. Até hoje, e olha que não toco mais baixo a anos, eu não tenho unha. Mas pode muito bem funcionar para você. Com palheta ou da forma que você conseguir se adaptar melhor!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Edão Qua Jan 22, 2020 6:22 pm

Christian escreveu:^ não fala isso, Arismar prova o contrario

Fretless tocado com as unhas? Cadê?
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 22, 2020 7:39 pm

Bananoise escreveu:
Zubrycky escreveu:Anedotas à parte, sugiro palhetas de feltro ou de borracha.

https://www.guitarcenter.com/Micks-Picks/Bass-Guitar-Pick-Variety-Pack-6-Pack.gc

https://www.ebay.com/i/223485708311?chn=ps&dispctrl=1

Não tenho experiência pra ajudar nesse tópico mas achei interessante essas palhetas haha
Você já usou algumas delas, Zubrycky?

Já usei as duas. Comprei uma Wedgie Rubber Pick há milênios atrás e ganhei um pacote com as Mick's Picks.

Sobre a Wedgie Rubber Pick, até escrevi um review há muito tempo atrás contando a minha experiência com ela.

https://www.contrabaixobr.com/t20918-wedgie-rubber-picks

Essas duas palhetas são ótimas. Resumindo a ópera, com elas você tem o timbre do dedo com a articulação da palheta. Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por tdr Qua Jan 22, 2020 7:50 pm

Valeu pelas repostas galera. Como muita gente respondeu, não vou conseguir responder um a um.

Confesso que vocês me deram uma desanimada em relação ao fretless. Acho que vou partir para um baixo normal mesmo. Depois que retomar um pouco com o baixo "tradicional" vejo se me aventuro no fretless. Vou tentar ficar no que gostava, 4 cordas e passivo.

Em relação a unha, não que eu ache insuportável o som, mas, minha técnica também não devia ajudar. Palheta no baixo, pelo menos na minha experiência, só funciona em determinados momentos. Acho que isso é uma questão de adaptação, digo em relação as unhas. Tirar as unhas é sem a menor chance. Toco violão a 16 anos (aprendi com 14 e estou com 30). Minha técnica no violão é toda baseada no toque com unha. Para as coiass que toco, ou tento hahahhaa, como algumas peças de música clássica ou violão solo brasileiro (Baden Powell, João Pernambuco, Nonato Luiz etc.) é impossível produzir um som aceitável (na minha concepção sonora) sem as unhas. Talvez, seja o caso de eu ir tocando e adaptando o som no baixo ao meu gosto. Como vocês mencionaram. Ah, o desgaste das unhas é algo inevitável mesmo, até no violão acontece, em uma proporção muito menor devido ao calibre das cordas, mas acontece também.

Fiquei curioso com essas palhetas de material diferente. Vou conferir.

Ah, como disse no post inicial, vou tocar apenas em casa. Toco instrumentos só por hobby mesmo, não sou músico, sou professor (não de música, claro). Então não preciso de nada muito sofisticado. Só queria mais indicações, tanto de baixos (baixos normais, com trastes mesmo) como de amplificadores. Na num gasto total de 2000 (dois mil), com ambos inclusos, se isso for possível (se não for, podem me avisar e sugerir mesmo assim). Um dos intuitos de criar o tópico era me atualizar um pouco em relação a isso, estou muito por fora. Tem muitos anos que estou longe dessa área de instrumentos elétricos.

De qualquer forma, valeu ai pela força galera.

tdr
Membro

Mensagens : 5
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Bananoise Qua Jan 22, 2020 8:53 pm

Zubrycky escreveu:
Bananoise escreveu:
Zubrycky escreveu:Anedotas à parte, sugiro palhetas de feltro ou de borracha.

https://www.guitarcenter.com/Micks-Picks/Bass-Guitar-Pick-Variety-Pack-6-Pack.gc

https://www.ebay.com/i/223485708311?chn=ps&dispctrl=1

Não tenho experiência pra ajudar nesse tópico mas achei interessante essas palhetas haha
Você já usou algumas delas, Zubrycky?

Já usei as duas. Comprei uma Wedgie Rubber Pick há milênios atrás e ganhei um pacote com as Mick's Picks.

Sobre a Wedgie Rubber Pick, até escrevi um review há muito tempo atrás contando a minha experiência com ela.

https://www.contrabaixobr.com/t20918-wedgie-rubber-picks

Essas duas palhetas são ótimas. Resumindo a ópera, com elas você tem o timbre do dedo com a articulação da palheta. Wink

Cara, valeu pela explição hehe. Dei uma olhada no review e achei bem bacana, mas se eu vi o preço certo achei muito caro kkkkk
:/
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por JAZZigo Qui Jan 23, 2020 2:16 am

Maurício_Expressão escreveu:Rapaz: experimenta.
As coisas são muito pessoais.
[2] up
tdr escreveu:Confesso que vocês me deram uma desanimada em relação ao fretless.
Já experimentou Question  Question  Question

Também sou baixista com origem no violão clássico e toquei baixo com as unhas durante pouco mais de 30 anos sem problema.

O som do fretted com unhas é fantástico, porém, no fretless, sempre deixa a desejar. Claro, gosto é gosto, mas, com as unhas, realmente não tem como o fretless roncar com aquele choro tradicional. Ou seja, no fretless, o jeito é fazer com que as unhas não encostassem nas cordas. Solução encontrada instintivamente: erguer o punho um pouco mais, girá-lo para dentro (anti-horário), projetando-o na direção do headstock (desmunhecar mesmo) e tocar com a lateral (carne) da ponta dos dedos (falanges distais), quase como costumam tocar os baixistas de upright. Bom, com unhas excessivamente longas, talvez isto não funcione (unhas muito compridas não funcionam direito nem no violão clássico).

Hoje, não uso mais as unhas para tocar, pois meu violão está encostado há anos e, sem elas, ao empunhar o baixo, notei que obtenho mais velocidade e precisão no pizzicato.

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos IMG-2517

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos IMG-2518
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por allexcosta Qui Jan 23, 2020 7:35 am

Também estudei violão clássico e era baixista profissional ao mesmo tempo.

Não há problema algum em tocar baixo com unha grande. O timbre muda um pouco, e daí?

Em Salvador há um baixista amigo meu que toca e grava há mais de 30 anos e sempre tocou com unha. O som fica só um pouco mais metálico (no baixo com trastes), mas você controla isso com EQ (se quiser).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 23, 2020 8:55 am

tdr, colega professor, recomendo esses:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1276064892-contra-baixo-tagima-eletrico-passivo-4-corda-tw-66-sunbursth-_JM?searchVariation=45930665812&quantity=1&variation=45930665812#searchVariation=45930665812&position=36&type=item&tracking_id=631e3a81-bf01-45a2-b275-d64b4c68905e

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1250540777-cubo-oneal-ocb-310-x-10-70w-rms-p-contra-baixo-_JM?searchVariation=38703005421&quantity=1&variation=38703005421#searchVariation=38703005421&position=12&type=item&tracking_id=1cfd0daf-54a5-4aa5-9e05-e40e43a3348a

Não esqueça de, assim que comprar seu baixo, de levá-lo à um bom luthier para a regulagem geral inicial.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Zubrycky Qui Jan 23, 2020 9:32 pm

Bananoise escreveu:
Zubrycky escreveu:
Bananoise escreveu:
Zubrycky escreveu:Anedotas à parte, sugiro palhetas de feltro ou de borracha.

https://www.guitarcenter.com/Micks-Picks/Bass-Guitar-Pick-Variety-Pack-6-Pack.gc

https://www.ebay.com/i/223485708311?chn=ps&dispctrl=1

Não tenho experiência pra ajudar nesse tópico mas achei interessante essas palhetas haha
Você já usou algumas delas, Zubrycky?

Já usei as duas. Comprei uma Wedgie Rubber Pick há milênios atrás e ganhei um pacote com as Mick's Picks.

Sobre a Wedgie Rubber Pick, até escrevi um review há muito tempo atrás contando a minha experiência com ela.

https://www.contrabaixobr.com/t20918-wedgie-rubber-picks

Essas duas palhetas são ótimas. Resumindo a ópera, com elas você tem o timbre do dedo com a articulação da palheta. Wink

Cara, valeu pela explição hehe. Dei uma olhada no review e achei bem bacana, mas se eu vi o preço certo achei muito caro kkkkk
:/

Bom, o que não é caro aqui no Brasil? Rolling Eyes scratch notme ahn Pedido de ajuda Slap Tiro Escondido Pergunta Medo Incendio :troll: cup dancetroll hide
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Bananoise Sex Jan 24, 2020 12:09 am

^ USAUSHUAHSUAHSUAHSUHAUHS verdade né

jocolor
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por tdr Seg Jan 27, 2020 10:20 pm

Pessoal, voltando aqui só para agradecer a galera que me ajudou.

Acabei desistindo de comprar um baixo. Resolvi pegar essa grana, juntar mais um pouco e pegar um violão de aço de luthier. Não sou tão fã de aço, mas tenho um fraco para slides. Slide e afinação aberta fica uma beleza Razz

tdr
Membro

Mensagens : 5
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por AndréBurger Ter Jan 28, 2020 2:30 am

Caramba, que surpreendente. Não consegue pegar emprestado com nenhum amigo algum instrumento encostado? Consigo imaginar seu violão de luthier encostado em questão de meses.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por allexcosta Ter Jan 28, 2020 8:37 am

tdr escreveu:Acabei desistindo de comprar um baixo. Resolvi pegar essa grana, juntar mais um pouco e pegar um violão de aço de luthier. Não sou tão fã de aço, mas tenho um fraco para slides. Slide e afinação aberta fica uma beleza Razz

Só eu acho que essa oração não faz o menor sentido? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por tdr Ter Jan 28, 2020 9:37 am

Allex, na verdade eu gosto de violão de aço, me expressei mal. Não gosto de muitos modelos que se tem por ai porque eles não tem médio nenhum, tipo os folk por exemplo. Já toquei em instrumentos de alguns luthiers que são muito melhores nesse aspecto. São bem mais equilibrados. Mas, de fato, meu texto na resposta de cima ficou meio estranho e confuso, sem dúvidas.

André, o problema não é o baixo. Isso eu poderia ir em uma loja e tocar. Sem problemas. Ou, como você mesmo disse, ver com algum amigo, embora os meus sejam ou violonistas ou guitarristas. Só acabei desanimando do baixo. Meu negócio deve ser violão mesmo. To começando a estudar uns fingerstyle, uma viola de aço vai cair bem.

tdr
Membro

Mensagens : 5
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 28, 2020 9:39 am

^
Franco atirador em crise existencial. Tiro
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por tdr Ter Jan 28, 2020 12:38 pm

JAZZigo escreveu:^
Franco atirador em crise existencial. Tiro

Nada, cara. Foi até bom eu criar o tópico aqui. Porque não gastei grana de bobeira. Nem sou do time que troca ou compra muito instrumento. Tenho um violão de cedro de um bom luthier a anos. Me desfiz dos instrumentos ruins e que não usava mais, porque não gosto de ver instrumento parado, para mim tem que estar sempre sendo usado. E sobrou apenas um Di Giorgio Author 3 antigo que aprendi a tocar com ele e guardo apenas por ser apegado ao instrumento, até porque ele é bem ruinzinho.

É que outro dia tava escutando baixistas que gosto, Jeff Berlin, Arthur Maia, Jaco, Kinga Glyk, Adriano Giffoni etc. E deu vontade de voltar a tentar aprender baixo, porque gosto muito do instrumento. Porém, vi que esse negócio de baixo não é pra mim não, meu instrumento é o violão mesmo. De qualquer forma, aprendi bastante com a galera aqui do fórum, valeu. Não vou mais encher o saco de vocês, não. Podem ficar tranquilos Wink kkkkkkkkkkkkkkkk

tdr
Membro

Mensagens : 5
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 28, 2020 2:59 pm

Só para constar, É POSSÍVEL tocar contrabaixo com slide. O saudoso Mark Sandman, baixista do Morphine, foi uma eloquente prova disso. Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Giovani Riani Qui Jan 30, 2020 4:56 pm

É, eu tb estou voltando após 7 anos. Em 2013 vendi tudo o que tinha de equipamento e era bastante coisa. Aos poucos estou comprando só o necessário mesmo. Só entrei aqui nesse tópico pra aproveitar e perguntar aos colegas sobre indicações de cursos online. Já comprei o "1 ano em 6 meses" e estou pensando em adquirir o Embaixo dos Dedos (https://landing.embaixodosdedos.com.br/) do professor Fernando Barbosa.
Sugestões?
Giovani Riani
Giovani Riani
Membro

Mensagens : 21
Localização : Salvador-BA

gpascutti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Bananoise Qui Jan 30, 2020 5:30 pm

Uia!
Fernando Barbosa mora na cidade vizinha, Araçatuba, e todo mundo fala bem dele.
Uma amiga minha que toca comigo disse que o método que ele vende online é ótimo e fora que ele toca com muita gente famosa, ela disse que ele tocou no casamento do Alok ahahaha
Não conheço ele mas o que eu escuto dele é só coisa boa. Posso garantir que ele é o melhor da região aqui
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

gpascutti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Giovani Riani Qui Jan 30, 2020 6:46 pm

Bananoise escreveu:Uia!
Fernando Barbosa mora na cidade vizinha, Araçatuba, e todo mundo fala bem dele.
Uma amiga minha que toca comigo disse que o método que ele vende online é ótimo e fora que ele toca com muita gente famosa, ela disse que ele tocou no casamento do Alok ahahaha
Não conheço ele mas o que eu escuto dele é só coisa boa. Posso garantir que ele é o melhor da região aqui


Então, ele tem esse curso. Tá em torno de 350 reais, acesso vitalício, como todos os outros. Tem o do Junior Braguinha também, mas o do Fernando vc consegue entender melhor o que tem de conteúdo e qual a didática utilizada porque ele faz toda uma demonstração de dentro do sistema. Gostei mais dele porque tem back tracking para exercícios após as aulas.
Giovani Riani
Giovani Riani
Membro

Mensagens : 21
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Bananoise Qui Jan 30, 2020 7:52 pm

Ah sim, massa então.
Eu nunca comprei aula desse naipe, então não sei de nada mas só posso dizer que o Fernando é fera pra c***** haha
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

gpascutti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos Empty Re: Tentando voltar ao baixo depois de uns 7 anos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos