Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captadores que já usei

+13
Stormbringer
patriciofernandes
Mauricio Luiz Bertola
filipeantunesbarros
JAZZigo
WHead
Zubrycky
Guga Ramone
vinibassplayer
rodlages
allexcosta
Christian
Edão
17 participantes

Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Captadores que já usei

Mensagem por Edão Qui Fev 13, 2020 2:10 am

Se quiserem postar a experiência de vocês será bem vinda.

Fender Jazz Bass Original (alnico)
O som mais clássico de Jazz Bass - punch, pouco brilho, médio bonito e não distorce o som

Cabrera Fretless Special (alnico)
Desenvolvidos pela Cabrera junto com Thiago do Espírito Santo, pra baixo fretless - Tem o som rico em medio-grave. Apesar disso não embola o som. O captador do braço fala mais e o da ponte adiciona agudos à soma. Diferente, mas fala bonito.

Malagoli P Hot - Precision (cerâmico) - Tem muito punch, são cerâmicos. Tem presença e definição. Se sentar a mão, ele distorce o som. São bons mas tem médios proeminentes demais pro meu gosto. Ideal pra tocar Rock!

Fender P Bass American Standard (alnico) - Som de P Bass clássico na minha opinião. Grave, médio e agudo na medida certa de um P Bass.

Malagoli Custom 60 (alnico) - Som da madeira. Bem transparentes. Bom médio e agudos equilibrados. Grave decente! O captador do braço tem um timbre muito bonito, parece bem um P Bass classico, o da ponte é bem clean, tem som anasalado mas não ronca tanto.

Wilkinson WBJ (alnico) - Som claro, limpo e bem definido. Tem médio, mas não ronca tanto. Tanto o captador da ponte quanto o do braço tem timbre semelhante, realmente limpo e definido.

Fender Japan Standard JB (cerâmicos)- Médio-grave na alta. Distorce um pouco se sentar a mão, pois sao cerâmicos, mas respondem bem com boa definição e punch. O captador do braço tem um timbre bonito.

Fender American Standard JB (alnico) - Surpresa. Completamente diferentes do modelo "Original". Baixa saída e timbres bem diferentes entra braço e ponte. Parecem ter um som mais moderno. Tem aquele som típico de Fender, porém mais limpo e moderado, talvez, também pela baixa saída.

M Laghus split coil (alnico) - Dos melhores que ja usei até hoje. Irreparáveis em termo de equilíbrio sonoro.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Christian Qui Fev 13, 2020 6:22 am

Vamos la:

Fender American Standard JB (alnico) Tem uma excelente resposta de definição e punch conseguir excelente som com este captador
Fender Samarium Colbalt Noiseless Colocado em um SX a resposta foi muito interessante este captador é de fender ativo então tem aquela resposta mais moderna menos punch, com um pré ficava excelente
Bartolini BD custom Washburn xb920 excelente resposta em médios e agudos, sem chiado algum, som mais moderno e voz aberta
Nordstrand MM som mais vintage com resposta bem clara em grave, muito versátil
Nordtstrand NJ4 W 70 melhor som vintage que consegui até hoje, o timbre que procurava esta no DJ4 e o punch é excelente
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por allexcosta Qui Fev 13, 2020 10:01 am

Não vou lembrar de tudo, mas...

- Schaller ou Mighty Mite dos Giannini velhos - Simplesmente excelentes. Som gostoso de Fender que dá vontade de ficar tocando.

- Fralin Single Coil 5 - Usei por anos num baixo com escala de 35", o que muda as coisas um pouco. Gosto bastante, som clássico e equilibrado.

- EMG PJ5 com o P instalado invertido - Uma boa combinação para algo mais moderno. Não tem aquela solzinha magra de EMG.

- MEC em vários Warwick, não sei os modelos - Sei lá, nunca fez muito a minha cabeça. As solzinhas dos WW sempre me soaram meio magrinhas.

- Mlaghus (vários modelos) - Não vi um ruim, todos equilibrados com muito punch, mas é bom conversar sempre com Jacimário, porque alguns modelos são desenhados para dar o melhor com o pré deles.

- S.Martyn J5 single coil - Tenho esse no meu S.Martyn fanned. Som clássico vintage de JB4 num captador de 5 cordas, o que é bem raro de se ver. Conversei sobre o que queria durante a fabricação do baixo e saiu exatamente desse jeito.

- DiMarzio J - Gosto muito. São um pouco dark comparados aos J Fender, mas é um som punchy e gostoso de se ouvir.

- DiMarzio P - Médios graves excelentes. Prefiro eles que muitos P considerados bons.

- Fender CS60 - Não achei nada demais e percebi pouca diferença entre os J normais de anos bons da própria Fender.

- EMGs tipo soapbar - Não gosto muito. Resolvem e são práticos, mas têm aqueles problemas clássicos de EMG, tipo som muito hi-fi e cordas mais finas magras.

- Aero J5 - Comparei lado a lado com os Fralin J5 e os Fralin eram melhores. Não vi nada demais nesses.

- S.Martyn sistema 3 captadores - Terminei não perguntando ao Samuel qual a arquitetura dos captadores que testei na visita recente. O som era punchy e super equilibrado. Excelente combinação com o pré da casa.

- Fender Noiseless - Odeio. Som feio, magro, nada a ver...

- Fender J vintage - Som clássico de Jazz Bass.

- Fender J tradicional - Depende um pouco do ano. Geralmente são bons.

- Fender PJ dos baixos Jazz Special Japas - Nunca gostei. Som mirrado, poucos agudos, pouca saída.

- Duncan Fodera (há vários modelos) - Captadores com pouca saída, desenhados para trabalhar com os prés Pope. Som muito equilibrado, rico de frequências e harmônicos.

- Duncan ativos com chavinhas - Eram muito bons. Gostei bastante quando testei muitos anos atrás.

- Bartolini - É muito confuso pra mim. Já testei uns J que gostei, assim como uns ativos soapbar só disponíveis nos MTD. Outros modelos que testei não curti, o som era anasalado e faltava punch.

- Celinder - Baseados em alguns Bartolini. Ótimos pickups. Casam muito bem com o pré da Greengrove.

- Sadowsky J4 e J5 - O som era meio genérico e inferior àqueles que têm som de Fender que emociona.

- Lane Poor J5 - Tive num Fodera NYC. Odiava esses pickups. O som sumia um pouco na banda e tinha um buraco nos médios.

- Nordstrand Big Split 5 - Não achei nada demais. Muito bem equilibrado, mas faltava alguma agressividade.

- Nordstrand Big Singles 5 - Bons pickups, melhores que os Big Splits, mas não fiquei tão impressionado assim.

- Nordstrand J4 Split - Nada demais. Bom timbre, mas mordia pouco.

- Nordstrand J4 single coil - Gosto bastante. Som clássico com mordida de médios que a gente associa a Fenders vintage.

- Captador dos SX J4 - Gosto pra o que são. O som não é Fender clássico, mas não é ruim.

- Stingray 4 e 5 - Os vintage gostei. Os mais modernos acho um pouco ardidos.

Há outros, quando lembrar posto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por rodlages Qui Fev 13, 2020 11:37 am

- Fender Noiseless - Não gostei, achei o som muito fraco e magro.

- Delano PMVC4 FE/M2 4 Cordas Precision Split Coil - Não gostei muito, prefiro o Dimarzio P ou Lindy Fralin P 5% Overwind.

- Delano MC4 FE/J-M2 4 Cordas MusicMan Quad Coil - Gostei, mas prefiro os Musicman Stingray originais. Ainda não encontrei um captador MM que eu realmente gostasse (fora os originais).

- EMG 35TWX Soapbar - Bons, cumprem o que prometem. Mas não achei nada especial e um pouco magro para o meu gosto.

- EMG Geezer Butler GZR PJ - Bons, cumprem o que prometem. Mas prefiro o Dimarzio P ou Lindy Fralin P 5% Overwind.

- Dimarzio P - Gostei MUITO mesmo, melhor que os Seymour Duncan Quarter Pound.

- Dimarzio Model J DP123 - Gostei bastante. Não tenho muita experiência com captadores jazz, mas esses eu adoro.

- Lindy Fralin P 5% Overwind - Ótimos captadores, tem personalidade.

- Seymour Duncan Quarter Pound P - Inicialmente tinha gostado, mas com o tempo fui odiando.

- Seymour Duncan MM Ceramic SMB-4D - Bons captadores, ótimo custo benefício.

- Warwick MEC MM - Não é a minha praia, achei o som magro.

- Dingwalls (Nordstrand)- Os caps do NG2 junto com o Tone Capsule da Darkglass são cristalinos e casam bem com distorções. Gosto bastante.

- Bartolini Soapbar - Bons mas não sei.. Meio anasalados sem personalidade.

Só lembrando que a grande maioria desses captadores utilizei junto com varios preamps diferentes, então variações de sons devem ocorrer.
rodlages
rodlages
Membro

Mensagens : 102
Localização : Asa Norte, Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por vinibassplayer Qui Fev 13, 2020 12:52 pm

queria eu poder testar tanta coisa assim hahaah
minhas experiencias sao Sx de 2006, Tagima tjb, um fender deluxe 5c q nao tem nada a ver com os fender tradicionais, e ibanex Gio.. tirando o fender, so baixos de entrada com caps razoáveis.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Guga Ramone Qui Fev 13, 2020 12:57 pm

Tenho usado o Seymour Duncan SJB-3 Quarter Pound há algum tempo e tenho gostado do resultado. Tinha ele num Squier anos atrás e agora no Tagima TW73. Não tenho referências para comparar os sons com tamanha precisão como os colegas estão fazendo mas posso adiantar que, apesar dos Quarter Pounders serem considerados captadores "mid-scooped", acho eles com som muito mais agradável que os originais do Tagiminha, que por sua vez tem graves embolados, médios opacos e uma mordida de agudos MUITO acentuada pro meu gosto.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 13, 2020 1:34 pm

Belo tópico!

Quanto a mim, confesso que não sou entendido em captadores. Tenho vários baixos mas não faço a menor ideia a respeito dos captadores deles (Só soube que meu fretless tem EMG porque meu Luthier me informou disso).

Enfim, pra mim, tudo é bom.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por allexcosta Qui Fev 13, 2020 1:36 pm

Zubrycky escreveu:(Só soube que meu fretless tem EMG porque meu Luthier me informou disso).

E tem escrito no próprio captador, né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por WHead Qui Fev 13, 2020 1:44 pm

Zubrycky escreveu:Belo tópico!

Quanto a mim, confesso que não sou entendido em captadores. Tenho vários baixos mas não faço a menor ideia a respeito dos captadores deles.

Enfim, pra mim, tudo é bom.
Belo tópico!
^2.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2711
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 13, 2020 2:09 pm

Slap
Afff!!! Se for pelo modelo de captador, pra mim, é praticamente impossível. Farei um exercício de memória e tentarei listar pelo menos as marcas.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Fev 13, 2020 2:57 pm

JAZZigo escreveu:Slap
Afff!!! Se for pelo modelo de captador, pra mim, é praticamente impossível. Farei um exercício de memória e tentarei listar pelo menos as marcas.

Separa por marca! hahahahah ou por modelo, tipo : singles, split, humbucker...
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 265
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 13, 2020 9:48 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:(Só soube que meu fretless tem EMG porque meu Luthier me informou disso).

E tem escrito no próprio captador, né?

Pra você ver como eu realmente me interesso pelo assunto... Hahahahahahahahaha notme hide facepalm Ri Muito Escondido

Depois de ler as suas palavras, movido pela curiosidade, tirei o meu fretless do bag para conferir e tinha EMG escrito nos captadores. Tive que olhar contra a luz porque a escrita estava bem fraquinha, quase ilegível, algo que considero normal para um instrumento que, pelas minhas estimativas, deve ter hoje quase 30 anos de idade...

Enfim, vivendo e aprendendo.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 13, 2020 10:07 pm

Gianninis (Mighty Mite) dos anos 70 de AlNiCo (tinham selos "Made in Japan" em baixo): Som clássico de Fender, saída baixa, grave "redondo".
Stellfner (que uso em alguns baixos - essa fábrica faliu): Na onda dos Fender mas com mais saída. Os modelos Hb soam mais genéricos.
Malagoli cerâmicos: Os modelos "hot" (tanto P quanto J) são "porrada". Um dos meus Bertola's P-Bass tem um desses. Adoro! Os modelos de saída mais baixa tem um som mais aberto.
Malagoli AlNiCo: Som "suave", lembra o dos velhos Gianninis dos anos 70 (descritos acima), mas com mais saída e um pouco mais de médios.
DiMarzio (aqueles creme): Cerâmicos "pancadão", muito potentes mas equilibrados, tenho um Bertola's JBass e um P-Bass com esses - sonzera!!!
SX: cerâmicos com agudos pronunciados e grave forte ("U"), surpreendentes dado o preço.
Wilkinson: Os modelos tradicionais (J e P) tem som legal, mas considero inferiores aos Malagoli tanto em saída como em expressividade. Os modelos "Soapbar" tem um som que acho anasalado e típico de Hb's, mas sem muito "punch". O modelo MM é equilibrado, mas também não soa agressivo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Heitorzilla gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 13, 2020 10:49 pm

Se a memória do viciado em upgrade aqui não tiver falhado, seguem abaixo as marcas dos captadores que conheço pessoalmente, algumas, como a Seymour Duncan, listadas em suas diferentes séries, pois representam concepções bem distintas, como se fossem de fabricantes diferentes. Entre muitas, já tive/tenho os mais diversos modelos, para diferentes baixos, com diferentes arquiteturas, formatos e combinações. Captadores passivos, ativos, single coil, split coil, dual coil, quad coil, stacked coil, com imãs cerâmicos, AlNiCo II, AlNiCo III, AlNiCo V, neodymium, lipstick tube etc..

IMHO, a fabricação de captadores é física e arte misturadas... me amarro!  bounce

- Aero Instrument
- Aguilar
- Armstrong
- Bacchus
- Bare Knuckle
- Bartolini
- Bill Lawrence
- Calig
- Carvin
- Curtis Novak
- D’Urbano
- Delano
- DiMarzio
- Duncan Designed
- EMG
- EMG HZ
- Fender
- Fender Custom Shop
- Fender Japan
- FGI Technology
- G&L
- Gibson
- Greco
- Häussel
- Ibanez
- Joe Barden
- Kent Armstrong
- Lace Aluma
- Lindy Fralin
- Lollar
- Matsumoku (Aria Pro II, Hondo II & Vantage)
- Music Man
- Nordstrand
- Rickenbacker
- Rio Grande
- Schaller
- Sentell
- Seymour Duncan
- Seymour Duncan Antiquity
- Seymour Duncan Antiquity II
- Seymour Duncan Custom Shop
- Seymour Duncan Pro Active
- Tokai
- Yamaha


P.S.: Se lembrar de mais algum, edito o post.


Última edição por JAZZigo em Sex Fev 14, 2020 6:55 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Aguilar incluída.)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por allexcosta Qui Fev 13, 2020 11:04 pm

Também tive um Vantage.

Nem sabia que a captação era da própria Matsumoku.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por JAZZigo Sex Fev 14, 2020 12:38 am

allexcosta escreveu:Nem sabia que a captação era da própria Matsumoku.
Na verdade, segundo o specification sheet da Vantage (link abaixo), os captadores originais dos baixos VP-820B e VP-825B são modelos S-600 (Jazz Bass single coil) e PB-600 (Precision split coil), ou seja, seriam fabricados pela própria Vantage. No entanto, este captador modelo PB-600 é absolutamente idêntico aos dois captadores do Vantage VP-700B e aos dois do Hondo II Professional, baixos cujas especificações nunca vi. Daí, deduzi e tomei a liberdade de informar como captadores Matsumoku, mas claro que posso estar enganado. O chato é que a documentação desses instrumentos é absurdamente escassa e quase sempre em japonês.  Rolling Eyes

http://matsumoku.org/models/vantage/catalogs/1983_specsheet/pg2.html

Diga-se de passagem, este captador PB-600 é excelente e possui a mesma arquitetura do DiMarzio DP-122 Model P que, por sua vez é a mesma do Schaller PBX Nº 236, com duas barras de imãs cerâmicos e pole pieces ajustáveis. Qual surgiu primeiro? Eis a questão! Pergunta

Captadores que já usei DSC07948
Vantage VP-820B Bass

Captadores que já usei DSC05859
Vantage VP-700B Bass

Captadores que já usei DSC04197
Hondo II Professional Bass

Captadores que já usei IMG-0417
Captadores que já usei IMG-0418
Captadores que já usei IMG-0420
Vantage PB-600 Split Coil P Bass Style Pickup
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por patriciofernandes Sex Fev 14, 2020 2:51 am

Vamos ver...

Usei
Malagoli Custom 51: Som bem orgânico. Curti bastante
Malagoli J Hot: Achei muito quente. Mas definido ainda. É questão de gosto... gosto de um timbre mais macio e sem muito médio.
Duncan Designed: Gostei muito. Bem tradicional. Achei que falta um pouco de peso.
Kent Armstrong Hb: Definido e com muito punch. Falavam bem
Kent Armstrong J: Magro e com medio agudo em excesso
EMG HZ: Orgânico, mas sem perder as características dos EMG. Definidos e muito bons. Gostei e usaria de novo. Com coil-split vem bastante ruído
EMG DC: Mais quentes e anasalados que os HZ. A corda G é magrinha como o Allex colocou. Sem ruídos e bem definidos
EMG P e J: Mais equilibrados que os DC. Agudos proeminentes. Depois dos HZ são meus preferidos
EMG Jx: Mais agudos que os J normais
Seymour Duncan Quater Pound: Não curti. Não tem som de JB. Quente e distorce um pouco dependendo da pegada e da altura
Seymour HB Cerâmico: Mesma coisa dos QP. Queeeente, absurdamente quente pros meus padrões. Fiz coil-split e aí sim me agradou, mas ficou bem magrinho.
Noiseless N3: Rapaz, eu gostei. Não tem sol de JB, mas eu achei ok.
SCN: Achei melhor que os N3
Jb tradicional: Orgânico, gostoso de tocar, faltou definição nas notas mais graves
Ken Smith 6 HB (não lembro se era cerâmico ou AlNiCo): Quente, forte, definido, e... eu já disse forte? Punch absurdo
MEC JB passivo: Anasalado, mas tinha um som limpo no geral.
Cabrera JB Hot: Maaaagro e anasalado. Foi uma experiência bem ruim. Estava na ponte de um PJ. Vixe... fechei todo o tone e ainda tinha medio-agudo sobrando.

Agora a seção dos Yamaha:

RBX 375 - Cerâmico: Quente, punch, porém ainda definido.
RBX 170 - Ceramicos PJ: Magros, porem tinham um som legal
RBX 765 - Porrada! Surpreendentemente bons
RBX 5a2 - Equilibrados, mas sobra médio agudo e a Si não é taaao definida. Som limpo e quando ligados em série melhoram bastante
TRBX305 - O “menos bom” dos Yamaha que já toquei até hoje. Sem graça e sem personalidade.
TRB 5i - Som com muito punch. Definido demais
TRB 5ii - Um pouco mais anasalado que os 5i
6i e 6ii parecem ter menos agudos
TRB JPi - Mais punch ainda. Equilibrados nas demais frequências. Som claro, clínico. Sem sobras. Sem sentar a mão distorce e esquenta
TRB 6p - Menos punch que os demais. Médios grave proeminente
TRB 6pii - equilibrados. Sem muito punch. Acho sem personalidade
TRB 1005 - medio agudo e agudo sobrando até não dar mais. sem os ganhos de grave e médio do pré eles quase gritam. se sentar a mão distorce também

Todo e qualquer captador Yamaha tem um som moderno. Não peguei nenhum com características vintage até hoje.

Deixo bem claro aqui que essas foram as minhas experiências com esses captadores. Respeito quem tiver experiências diferentes
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Stormbringer Sex Fev 14, 2020 12:03 pm

Iche... todos os meus captadores(com excessão do meu primeiro baixo, Tagima TB540) foram feitos no mesmo lugar. Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Zubrycky Sex Fev 14, 2020 12:21 pm

patriciofernandes escreveu:
(...)
Todo e qualquer captador Yamaha tem um som moderno. Não peguei nenhum com características vintage até hoje.
(...)

Falando por mim mesmo, consigo extrair sonoridades vintage dos captadores do meuYamaha BB 424.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18898
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por vinibassplayer Sex Fev 14, 2020 1:01 pm

Zubrycky escreveu:
patriciofernandes escreveu:
(...)
Todo e qualquer captador Yamaha tem um som moderno. Não peguei nenhum com características vintage até hoje.
(...)

Falando por mim mesmo, consigo extrair sonoridades vintage dos captadores do meuYamaha BB 424.  

ce usou os BB ne´.. segundo a yamaha, esses em especifico com os caps tipo P e PJ foram projetados pra um som um pouco mais voltado pro vintage.. ja vi uns baixistas falando que as series mais antigas do BB tipo o 414 e 424 sao som de fender com tocabilidade yamaha, tipo um precision moderno com som vintage... mas nunca toquei num desses, so ouvi sons e reviews, mas é um modelo que ta pratcamente no top da minha wish list.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por patriciofernandes Sex Fev 14, 2020 1:32 pm

Nunca tive a felicidade de pegar um BB. Mas já ouvi bastante. Alguns realmente tem características vintage. São poucos, mas tem mesmo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Rayron Qui Jun 18, 2020 9:13 am

Se vocês fossem indicar um captador para baixo 5 cordas com som bem vintage, quais indicariam de nacionais (Custo benefício) e quais indicariam dos importados (Caro, mas com qualidade fora do comum)?


Última edição por Rayron em Qui Jun 18, 2020 9:46 am, editado 1 vez(es)

Rayron
Membro

Mensagens : 45
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por JAZZigo Qui Jun 18, 2020 9:35 am

ˆ
"Baixo 5 cordas" e "som bem vintage" ou "Jazz Bass clássico" são termos incompatíveis em uma mesma frase, IMHO. :hmm:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Rayron Qui Jun 18, 2020 9:47 am

JAZZigo escreveu:ˆ
"Baixo 5 cordas" e "som bem vintage" ou "Jazz Bass clássico" são termos incompatíveis em uma mesma frase, IMHO. :hmm:

Arrumei a frase.

Você poderia contribuir com algo?

Rayron
Membro

Mensagens : 45
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Jun 18, 2020 9:47 am

Que tópico fantástico!!!

Excelente, Edão claps up
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por JAZZigo Qui Jun 18, 2020 9:58 am

Rayron escreveu:Se vocês fossem indicar um captador para baixo 5 cordas com som bem vintage, quais indicariam de nacionais (Custo benefício) e quais indicariam dos importados (Caro, mas com qualidade fora do comum)?

Captadores que já usei BBG-1224
Lindy Fralin 5-String Single Coil Jazz Bass Stock Version
Made in USA

https://www.fralinpickups.com/product/5-string-jazz-bass/

Já usei e recomendo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por marcelinhobass Sáb Jul 04, 2020 12:08 am

Bom, eu testei poucos...
- Bartolini Mk1: Achei eles ok. São meio sem tempero, pro meu gosto.
- Seymour Duncan SMB 5A: Curti demais ! Som definido, com peso. Nota 10 !
- Aguilar AG5M: Gostei demais ! Ele tinha bastante definição. Bem na onda do SMB 5A. Nota 10!
- MEC Single coil (Jazz Bass). Usei em um Warwick Corvette. Curti o captador. Ele é bem diferente dos JB clássicos, é mais limpo e com bastante definição.
- Spirit Humbucking (Modelo Music Man). Sinceramente, eu me surpreendi. É um bom captador. Achei ele bem construído e com um som super honesto.
- Delano SBC 6 HE/S-4: Captador de primeira linha. Achei ele super limpo e sem ruído algum. Porém ele é moderno demais pro meu gosto.
- Fender noiseless N3: Esquisito. Ouvindo de longe era estranho e de perto parecia que eu estava longe do amplificador. Hahahaha Realmente, zero ruído, mas sei lá, timbre meio magrelo, sem personalidade.
- Fender Original: Curti bastante ! Usei num Fender Jazz Bass Americano de sei lá qual ano. Tinha aquele sonzão de Fender do Lago Toba. Curti ! Hahahaha
- Malagoli (não lembro o modelo): curti bastante ! Timbre roncado, bem definido.
- Seymour Duncan SBP 3: Timbre bem carregado, bastante ganho e bastante gordo. Curti bastante !
Devem ter mais mas eu devo estar me esquecendo...
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por manorawe Sex Set 24, 2021 9:15 am

Analisando a resposa do pessoal, cheguei a conclusão de que fiquei mais longe de chegar a uma conclusão analisando a resposta do pessoal. Razz
ideal é testar e ver oque mais lhe agrada mesmo, o dificil é nós que somo méros mortais conseguir fazer test drive.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por allexcosta Sex Set 24, 2021 10:08 am

JAZZigo escreveu:Lindy Fralin 5-String Single Coil Jazz Bass Stock Version
Made in USA

https://www.fralinpickups.com/product/5-string-jazz-bass/

Já usei e recomendo.

Também.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores que já usei Empty Re: Captadores que já usei

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos