Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinação e Treino de Contra Baixo

+6
allexcosta
CSergio
Jãozeiro
Raul S.
Jander
ManoPaulo
10 participantes

Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por ManoPaulo Sex Mar 06, 2020 5:05 pm

Opa, suavidade?
Então, tô precisando duma baita de uma ajuda. Neutral  Nessa semana só tô me ferrando, Sad  mas então, na segunda-feira(2) minha corda G foi pro espaço enquanto eu tentava afinar ela. E ontem Quinta-Feira(5), comprei minha corda nova e coloquei ela no baixo Smile , até aí suave, mas quando eu fui usar o cubo para afinar, ele simplesmente não dava som e os equalizadores não funcionavam no visor. clown  
Diante disso, tô sem meu cubo para treinar e meu baixo elétrico tá desafinado. E tipo, até amanhã eu tenho que aprender 4 músicas. pale  Alguém sabe um programa para PC que eu possa usar para afinar meu baixo e quem sabe treinar??? scratch

ManoPaulo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Sentient System

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Jander Sex Mar 06, 2020 5:20 pm

Não entendi muito bem, seu cubo parou de funcionar? Não rola um afinador de aplicativo de celular? As vezes dá pra afinar mesmo com o baixo desplugado só encostando o celular no corpo do instrumento
Jander
Jander
Membro

Mensagens : 36
Localização : Toledo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por ManoPaulo Sex Mar 06, 2020 5:32 pm

Jander escreveu:Não entendi muito bem, seu cubo parou de funcionar? Não rola um afinador de aplicativo de celular? As vezes dá pra afinar mesmo com o baixo desplugado só encostando o celular no corpo do instrumento

Tipo, meu cubo literalmente foi pro espaço. Então vou até dar uma olhada em um afinador para celular.
Há, só uma dúvida. Minha 'A' tá trastejando muito, e eu já mexi na ponte. Sabe se isso é normal quando o baixo tem as cordas trocadas?

ManoPaulo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Sentient System

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Jander Sex Mar 06, 2020 5:39 pm

ManoPaulo escreveu:
Jander escreveu:Não entendi muito bem, seu cubo parou de funcionar? Não rola um afinador de aplicativo de celular? As vezes dá pra afinar mesmo com o baixo desplugado só encostando o celular no corpo do instrumento

Tipo, meu cubo literalmente foi pro espaço. Então vou até dar uma olhada em um afinador para celular.
Há, só uma dúvida. Minha 'A' tá trastejando muito, e eu já mexi na ponte. Sabe se isso é normal quando o baixo tem as cordas trocadas?

Tem que ser um app específico pra baixo se não não pega, eu uso o Fine Bass Tuner. Sobre trastejo, normal não é, dependendo da forma que você trocou ou se mudou o calibre das cordas pode ser que tenha mexido no tensor, ai se você não entende de regulagem recomendo levar em um luthier
Jander
Jander
Membro

Mensagens : 36
Localização : Toledo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por ManoPaulo Sex Mar 06, 2020 6:15 pm

Jander escreveu:
ManoPaulo escreveu:
Jander escreveu:Não entendi muito bem, seu cubo parou de funcionar? Não rola um afinador de aplicativo de celular? As vezes dá pra afinar mesmo com o baixo desplugado só encostando o celular no corpo do instrumento

Tipo, meu cubo literalmente foi pro espaço. Então vou até dar uma olhada em um afinador para celular.
Há, só uma dúvida. Minha 'A' tá trastejando muito, e eu já mexi na ponte. Sabe se isso é normal quando o baixo tem as cordas trocadas?

Tem que ser um app específico pra baixo se não não pega, eu uso o Fine Bass Tuner. Sobre trastejo, normal não é, dependendo da forma que você trocou ou se mudou o calibre das cordas pode ser que tenha mexido no tensor, ai se você não entende de regulagem recomendo levar em um luthier

Pô valeu aí pela ajuda, consegui afinar meu baixo e tals. Mas vou dar uma olhadinha melhor na minha ponte, se não conseguir consertar vou levar num Luthier. Porque já imagino o que aconteceu com o meu tensor.

ManoPaulo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Sentient System

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Raul S. Sex Mar 06, 2020 6:40 pm

quando uma única corda trasteja, o problema pode estar nos sulcos do nut (pestana), por diferença no encordoamento, ou na regulagem de altura dos saddles (carrinhos) da ponte e não no tensor

vê se o saddle está muito baixo em comparação com os outros e testa o nut com um calço de papel p.ex. pra ver se o trastejamento continua

mas leva sim teu baixo num luthier para ter a certeza de que o braço e todo o restante está bem regulado
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Jãozeiro Sex Mar 06, 2020 8:10 pm

Seu instrumento precisa de uma regulagem básica, apenas isso. Tensor, altura das cordas, provavelmente oitavas. Todo instrumento passa por isso. É um trabalho simples que você mesmo lode fazer, conhecendo um pouco sobre a mecânica do instrumento e sobre seu bom funcionamento, mas demanda paciência.

O ideal seria levar a um luthier pra regular, ou então veja se algum amigo mais experiente pode dar uma olhada pra você.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por CSergio Sex Mar 06, 2020 9:54 pm

ManoPaulo escreveu:Opa, suavidade?
Então, tô precisando duma baita de uma ajuda. Neutral  Nessa semana só tô me ferrando, Sad  mas então, na segunda-feira(2) minha corda G foi pro espaço enquanto eu tentava afinar ela. E ontem Quinta-Feira(5), comprei minha corda nova e coloquei ela no baixo Smile , até aí suave, mas quando eu fui usar o cubo para afinar, ele simplesmente não dava som e os equalizadores não funcionavam no visor. clown  
Diante disso, tô sem meu cubo para treinar e meu baixo elétrico tá desafinado. E tipo, até amanhã eu tenho que aprender 4 músicas. pale  Alguém sabe um programa para PC que eu possa usar para afinar meu baixo e quem sabe treinar??? scratch

Mês passado eu ferrei uma corda desse jeito.... meu afinador Waldman deu pau uns dias antes, dai levei pra garantia (já foi trocado por um novo), mas nesse meio tempo, o baixo desafinou e eu tentando afinar, a corda A desfiou  facepalm

Pega um afinador, é barato, acha por menos de R$ 40.

Eu testei esses afinadores online e apps, e não curti muito não, algumas vezes não conseguia afinar.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por allexcosta Sex Mar 06, 2020 9:56 pm

ManoPaulo escreveu:E tipo, até amanhã eu tenho que aprender 4 músicas.

Pra quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Bananoise Sáb Mar 07, 2020 11:09 am

allexcosta escreveu:
ManoPaulo escreveu:E tipo, até amanhã eu tenho que aprender 4 músicas.

Pra quê?

HSUAHSAHSUHAUSHASHUAHSAHSAUHSA
faltou esse aqui: scratch
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 694
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por vinibassplayer Sáb Mar 07, 2020 2:05 pm

tu trocou so a corda q arrebentou? e como ta o estado das outras? num da pra afinar pelo celular nao?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Mar 07, 2020 8:18 pm

Que confusão isso aqui!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Stormbringer Dom Mar 08, 2020 10:42 am

Rapaz, boa sorte na jornada

cara, procura uns videos sobre regulagem básica, recomendo fortemente isso! é bom saber regular o próprio instrumento sem medo

procura aprender a afinar de ouvido... e pra cenario de ensaio/show, pega um afinador, mesmo que baratinho, de clipe ou pedal, pra vc afinar sempre antes de tocar...

Isso ai, tenha calma!

E, como um dos colegas falou, troque sempre o jogo todo de cordas
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação e Treino de Contra Baixo Empty Re: Afinação e Treino de Contra Baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos