Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

+5
webercar
Pagode Alto Astral
allexcosta
Vacc
Claudio
9 participantes

Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Claudio Qua Dez 02, 2009 3:41 pm

De 4 a 6 de dezembro na praia do Forte: http://phoenixjazzfestival.com.br/

Só não entendi uma coisa.... será que eles chamam de Jazz Festival só por causa do Stanley Jordan?

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Vacc Qua Dez 02, 2009 4:27 pm

O Luis Caldas tem uns cds de jazz tbm.
Por incrível que pareça, bons.

Me surpreendi com esse maluco.
Um parceiro é fãzasso dele e me mostrou umas coisas de ficar de boca aberta.

Tem uma versão de sultans of swing que vc não acredita: uma voz absurda de boa e um solo animal.

Não é só tieta não.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Qua Dez 02, 2009 4:29 pm

Armandinho e totalmente jazz.
Luiz Caldas toca jazz bem em varios instrumentos desde o inicio dos anos 80, pelo menos piano, guitarra e baixo. E bem...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Dez 02, 2009 4:40 pm

Armandinho mata .
Só esse cara já vale.

Para quem não conhece a piração do cara vale a pena ver a foto do Hermeto 'tomando água fervida no palco' na aba 'Outras Edições' (2008).
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Vacc Qua Dez 02, 2009 4:46 pm

Olha a versão do Luiz Caldas pra "sultans of swing", em estúdio.
https://www.youtube.com/watch?v=lULshZk8bdw

Quando ouvi não levei fé.
Fui no encarte pra ver se era ele na guitarra e nos vocais.
Pior (ou melhor) que era.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por webercar Qui Dez 03, 2009 2:39 pm

ClaudioBass escreveu:De 4 a 6 de dezembro na praia do Forte: http://phoenixjazzfestival.com.br/

Só não entendi uma coisa.... será que eles chamam de Jazz Festival só por causa do Stanley Jordan?

Tbm é a minha dúvida, pois tá mais pra festival axé bahia do q pra jazz. tudo bem q Armandinho e Luis Caldas fizeram alguns trabalhos de jazz. Mas a carreira deles foi toda baseada em tocar encima de Trio Elétricos.

Convenhamos, Festival de jazz é uma forçação de barra danada.

Abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Qui Dez 03, 2009 2:50 pm

webercar escreveu:Tbm é a minha dúvida, pois tá mais pra festival axé bahia do q pra jazz. tudo bem q Armandinho e Luis Caldas fizeram alguns trabalhos de jazz. Mas a carreira deles foi toda baseada em tocar encima de Trio Elétricos.

Convenhamos, Festival de jazz é uma forçação de barra danada.

facepalm

Acho que videos valem mais que mil palavras...








____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Vacc Qui Dez 03, 2009 3:19 pm

Que saudades da Cor do Som.
O Gustavo foi meu vizinho no Rio.
Era uma figuraça!
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por webercar Qui Dez 03, 2009 3:51 pm

allexcosta escreveu:
webercar escreveu:Tbm é a minha dúvida, pois tá mais pra festival axé bahia do q pra jazz. tudo bem q Armandinho e Luis Caldas fizeram alguns trabalhos de jazz. Mas a carreira deles foi toda baseada em tocar encima de Trio Elétricos.

Convenhamos, Festival de jazz é uma forçação de barra danada.

facepalm

Acho que videos valem mais que mil palavras...

Desculpe-me, estes videos não tem nada haver com jazz. São instrumentais de chorinho, frevo e bossa nova. e o último é a banda A cor do som q misturava frevo, mpb e chorinho, q por sinal era uma p*** banda, só fera.

Mas jazz mesmo, nada, no máximo alguma mistura. É o mesmo q uma banda de Reagee tocar num festival de rock é dizer q eles tocam rock.
Estes videos valem mais que mil palavras...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por LuCaSbass Qui Dez 03, 2009 3:54 pm

Hoje em dia aqui no Brasil qualquer musica instrumental virou 'Jazz'...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Ricardo (alive10) Qui Dez 03, 2009 4:03 pm

Como Diz um amigo meu para tocar jazz basta tocar errado,mandar nota fora em varios intervalos . rsrsrs

____________________________
Enquanto uns choram, outros vem e nos devoram!
Ricardo (alive10)
Ricardo (alive10)
Membro

Mensagens : 255
Localização : Rio De Janeiro

https://www.facebook.com/ricardo.p.rio

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Qui Dez 03, 2009 4:10 pm

webercar escreveu:Mas jazz mesmo, nada, no máximo alguma mistura.

Sua definicao da palavra "jazz" data de uns 30 anos atras.
Armandinho ja tocou e toca em todos os festivais de jazz do mundo, incluindo Montreaux, um dos mais tradicionais. Postei um video da "Cor do Som" pra demonstrar que sua carreira ja era muito bem consolidada antes do advento da "axe-music", movimento do qual alias ele nem faz parte.
Periga voce ir assistir um show do Armandinho e enquanto comenta com a pessoa do lado que aquilo nao tem nada de jazz, ouvir o Chick Corea sentado na cadeira de tras comentando que aquilo e jazz de primeira qualidade...

A definicao "Brazilian Jazz" data da decada de 70 e retrata exatamente as misturas que voce ouve na musica dele...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Ricardo (alive10) Qui Dez 03, 2009 4:14 pm

Gostei do termo Alex "Brazilian Jazz"

Vou pesquisar mais sobre o assunto.

____________________________
Enquanto uns choram, outros vem e nos devoram!
Ricardo (alive10)
Ricardo (alive10)
Membro

Mensagens : 255
Localização : Rio De Janeiro

https://www.facebook.com/ricardo.p.rio

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Pagode Alto Astral Qui Dez 03, 2009 4:44 pm

Beleza então.
Vamos chamar esses caras aqui para o próximo festival que daí ninguém fica beiçudo. Cool

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Tradittiona
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Qui Dez 03, 2009 5:00 pm

Valeu, Pagode!

Ja conversei com esse pessoal aqui tambem:

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) AcousticJass2008sm

Tem coisa que e engracada. A Esperanza Spalding se torna artista revelacao do jazz mundial dos ultimos anos tocando musica brasileira, mas um musico brasileiro tocando musica brasileira nao pode ser chamado de jazz...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Convidado Qui Dez 03, 2009 6:39 pm

Acho que tem um pouco de tudo nisso aí...

Mas que irrita um pouco a mania dos americanos de pegar toda música instrumental de fora dos EUA e acrescentar o nome do país + jazz no fim, isso irrita. Porque pra mim Hermeto, por exemplo, nao é Brazilian Jazz. AGora tem coisas que sao... Nico Assumpçao, Ricardo Silveira, e muitos outros, acho que esses caras fazem algo que poderíamos chamar assim.

Acho que o Weber se refere ao Jazz enquanto estilo musical mesmo. Ele é usado com esse significado até hoje.

Mas deixando o xiitismo um pouco de lado, penso que o termo ajuda a explicar para um gringo que não ouviu determinado tipo de som o que ele pode esperar e tal... E acho que uma interpretação mais aberta para o termo Jazz (que acaba meio que significando música elaborada, com muita improvisação e etc...), é totalmente compreensível... Então acho que no fim é uma quetão de querer entender hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Convidado Qui Dez 03, 2009 6:45 pm

Sá Reston escreveu: Acho que o Weber se refere ao Jazz enquanto estilo musical mesmo. Ele é usado com esse significado até hoje.

foi mal a cabotinagem de citar a mim mesmo hehehe

Quero dizer aqui no Brasil pelo menos. Imagino que nos EUA se vc pega uma partitura de Jazz pra tocar, vai estar lá: "Swing" ou "Waltz" ou algo assim, e nos métodos de baixo a mesma coisa.

Aqui, não é incomum vc pegar uma partitura e estar lá: "Jazz". Ou então uma banda falar: "Vamos tocar qual agora? Ah, toca aquele Jazz aí" (exemplo tosco demais! hehe)

Nos métodos de instrumentos, a mesma coisa... Vc pega lá e tem um capítulo pro Samba, outro pro Reggae, outro pro Blues, etc.. E outro pro Jazz... facepalm

Depois os caras falam que a gente acaba com a música deles quando toca Jazz e ninguém entende porque... hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Convidado Qui Dez 03, 2009 6:50 pm

E por fim, chegamos a um festival no Brasil, e a gente mesmo chama tudo de Jazz... Bota tudo no mesmo saco hehe

Mas como disse, penso que por centenas de motivos, isso é totalmente compreensível... Ficar questionando demais isso nessa altura do campeonato me parece um pouco de rebeldia... hehe O lance é daqui pra frente, os próprios artistas se colocarem sobre isso... E que a alcunha de Brazilian Jazz facilita a vida de muita gente que toca no exterior facilita... Entâo ninguém se estressa muito com isso.

Foi mal galera, calei a boca!!! Embarassed

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Claudio Qui Dez 03, 2009 6:51 pm

Veja bem...

O Armandinho é um dos grandes nomes da músca brasileira, sem nenhum dúvida, mas daí a ser considerado um jazzista, é bem diferente. O Armandinho fez carreira e fama em cima de um Trio Elétrico ao lado de Dodô e Osmar, e pra mim sempre foi um cara muito eclético, e passeia com bastante fluência por gêneros como o Jazz e o Instrumental, vide as apresentações que fez ao lado de Yamandú Costa e Robertinho Silva. Mas, daí a dizer aque ele é Jazzista, vai uma distância enorme... nem o próprio Armandinho deve se considerar um Jazzista.

Veja... João Bosco, Gilberto Gil, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, só pra citar alguns, também tocaram em Montreaux e em outros festivais internacionais, e nem por isso são considerados Jazzistas.... a própria Sandy tem feito participações em festivais do gênero, e nem de brincadeira podemos chamar essa menina de Jazzista.

Eu acho que o nome "Phoenix Jazz Festival", é mais uma jogada apelativa de marketing, pois o nome "Jazz", tem mais peso, impressiona mais do que simplesmente "Música Instrumental". O próprio Free Jazz Festival era uma misturada enorme, poucos eram os artistas com carreiras fundamentadas e desenvolvidas no Jazz.

Seguindo o exemplo da Esperanza, vou citar Ron Carter.... Mr. carter tem inúmeras gravações de Bossa-Nova, Samba-Canção, acompanha Rosa Passos, Milton Nascimento, e é um apaixonado pela música brasileira... Ron Carter vem ao Brasil religiosamente todos os anos.... Apesar de toda essa brasilidade, Ron Carter *é* um Jazzista, teve sua carreira, estudos, trajetória e etc, baseados no Jazz.

Então, na minha opinião, da mesma forma que Ron Carter é um americano Jazzista que toca música brasileira, o Armandinho é um músico brasileiro que, entre outras coisas, também *toca* o Jazz.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Qui Dez 03, 2009 6:53 pm

Tudo isso e jazz:










____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Amagomes Qui Dez 03, 2009 8:54 pm

allexcosta escreveu:Armandinho e totalmente jazz.
Luiz Caldas toca jazz bem em varios instrumentos desde o inicio dos anos 80, pelo menos piano, guitarra e baixo. E bem...


O LC depois de estourar nas rádios, deu uma sumida e nesta época, ao reaparecer ,lembro de uma entrevista dele no Sem Censura onde ele falava que havia se recolhido para estudar violão clássico e inclusive, executou algumas peças ali, na hora. Pelo visto não parou mais de estudar o que mostra que o "vírus" da música ruim tem cura, é só o cara querer...hehe
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Qui Dez 03, 2009 9:02 pm

Amagomes escreveu:O LC depois de estourar nas rádios, deu uma sumida e nesta época, ao reaparecer ,lembro de uma entrevista dele no Sem Censura onde ele falava que havia se recolhido para estudar violão clássico e inclusive, executou algumas peças ali, na hora. Pelo visto não parou mais de estudar o que mostra que o "vírus" da música ruim tem cura, é só o cara querer...hehe

Luiz Caldas já era MUITO músico antes da música Fricote estourar nas rádios. Ele já tocava guitarra, bandolim (guitarra baiana), baixo, teclados, percussão e cantava em trios como Tapajós e Traz os Montes.

Quanto à opinião de que ele fazia música ruim, a banda Acordes Verdes que o acompanhou na fase de sucesso nacional era uma das melhores bandas que já vi tocando na minha frente, com Fernando Nunes no baixo, Cesinha na bateria, Carlinhos Brown na percussão, Alfredo Moura nos teclados e outros músicos de destaque nacional e internacional. Era uma banda que parava a Avenida Sete quando passava. Todo mundo parava pra assistir a genialidade dos solos de guitarra de Luís Caldas e a qualidade dos músicos de sua banda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Amagomes Sex Dez 04, 2009 11:25 am

allexcosta escreveu:
Luiz Caldas já era MUITO músico antes da música Fricote estourar nas rádios. Ele já tocava guitarra, bandolim (guitarra baiana), baixo, teclados, percussão e cantava em trios como Tapajós e Traz os Montes.

Vivendo e aprendendo... eu não sabia disso; É que eu me lembro bem dessa entrevista com ele falando sobre estudar violão clássico, o que dá a entender que ele estava acrescentando conhecimento e estudo.

allexcosta escreveu:
Quanto à opinião de que ele fazia música ruim,...

Realmente eu pouco conhecia dele além da Fricote e outras músicas do mesmo estilo que fizeram sucesso na época. Eu era rockeiro, tinha uns 17 anos e abominava, até por desconhecimento mesmo...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por GeleiaBass Seg Dez 21, 2009 3:51 pm

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/HGr6yE1tSvg&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/HGr6yE1tSvg&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Eu tb me surpreendi com o som..., lógico que não é um Mike Stern, mas é bom!!!!
Vale ressaltar, o cara do sax é Paulinho Andrade, e o contrabaixista é Alexandre Montenegro...., os caras são figurinhas carimbadas das JAM´s no MAN....; e o Paulinho foi saxofonista da Banda Eva nas épocas de gloria coma Ivete....
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por GeleiaBass Seg Dez 21, 2009 3:55 pm

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/HGr6yE1tSvg&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/HGr6yE1tSvg&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por allexcosta Seg Dez 21, 2009 4:26 pm

GeleiaBass escreveu:Vale ressaltar, o cara do sax é Paulinho Andrade, e o contrabaixista é Alexandre Montenegro...., os caras são figurinhas carimbadas das JAM´s no MAN....; e o Paulinho foi saxofonista da Banda Eva nas épocas de gloria coma Ivete....

Exato, o Alexandre é membro aqui do fórum e meu amigo há uns 15 anos, desde a época em que tocava na Banda Reflexu's. Um dos primeiros endorsees da MLaghus... Você já foi às Jams do Solar da Unhão? Eu ia desde a época que era no ICBA.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por GeleiaBass Seg Dez 21, 2009 4:46 pm

Morei em Salvador de 2007 até mes passado,...., era frequentador assíduo do Solar...
No ICBA, logo que cheguei a Salvador eu ía as sextas, inclusive lá que conheci o Paulinho...
O Alexandre, assisti ele tocando com o Jurandir Santana, depois fui procurar e consegui contato com ele..., acho até que foi o Jacimário que me passou,..., e cheguei a fazer aulas...
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador) Empty Re: Phoenix Jazz Festival 2009 (Salvador)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos