Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

+3
Paulo Penna
Nelson Bass
johnnyoarat
7 participantes

Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por johnnyoarat Sex maio 08, 2020 9:43 pm

Boa noite pessoal,

Toco guitarra há mais de 10 anos e finalmente comprei um baixo para gravar algumas coisas e estudar esse belo instrumento.

Comprei um Tagima TW73 bem bonitão, sunburst com escala em rosewood e escudo tortoise. Era só alegria até que eu pluguei ele e percebi um ruído anormal, muito maior do que os 60Hz que eu to acostumado da minha guitarra com P90.

Abri o escudo e aparentemente não há nenhuma solda fria, coloquei um pouco de limpa contato no pot de tone (que apresenta o ruído quando eu ativo ele), mas nada. Pelo que eu andei pesquisando, é possível que o aterramento da ponte não está ligado, procede? Também li algo sobre os captadores serem iguais (e não um que repele e outro que atrai).

De toda forma, antes de gastar 300 reais num luthier, eu decidi pedir a troca, mas fico tentado a resolver por aqui com os meus parcos conhecimentos.

Em resumo, to perdido. Segue um vídeo do ruído. Agradeço desde já se puderem me dar uma força. Abraço!

youtu.be/GadFgEPzQ98

johnnyoarat
Membro

Mensagens : 5
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por Nelson Bass Sex maio 08, 2020 9:54 pm

Bem vindo ao fórum!
O barulho some quando você coloca a mão sobre as cordas? Se sim o aterramento do baixo está correto, se for esse o caso uma blindagem reduz bastante esse ruído.


Última edição por Nelson Bass em Sex maio 08, 2020 9:55 pm, editado 1 vez(es)
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por Paulo Penna Sex maio 08, 2020 9:54 pm

Limpa contato
Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Z

Ops... postei sem ler tudo.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por johnnyoarat Sex maio 08, 2020 9:56 pm

Nelson, mesmo colocando a mão ele continua. Aterramento que você diz é se a ponte está conectada aos pots e ao jack? Teria que tirar a ponte pra verificar isso?

Abç!

johnnyoarat
Membro

Mensagens : 5
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por joabi Sex maio 08, 2020 10:16 pm

Para mim parece ruído de falta de blindagem correta. Não é somente aterramento.
Talvez até um dos captadores esteja invertido...

Tem muita coisa sobre procedimentos de blindagem aqui no fórum. Baixo é muito mais problemático que guitarra nesse aspecto.


Tomei a liberdade de linkar seu video, para facilitar.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por johnnyoarat Sex maio 08, 2020 11:18 pm

joabi escreveu:Para mim parece ruído de falta de blindagem correta. Não é somente aterramento.
Talvez até um dos captadores esteja invertido...

Tem muita coisa sobre procedimentos de blindagem aqui no fórum. Baixo é muito mais problemático que guitarra nesse aspecto.


Tomei a liberdade de linkar seu video, para facilitar.


joabi, opa, agradeço!

Então, é que se for blindagem, aí eu nem peço a troca e uso ele desse jeito por agora.

Eu to meio dividido porque com essa coisa de Corona eu tenho medo de mandar ele de volta ficar no meio do caminho ou a loja negar a troca, etc.

Eu vi algumas demos do TW73 e o pessoal não tem tanto problema com ruído, mas pode ser também que a rede aqui de casa seja muito ruim.

Vou dar uma olhada sobre blindagem!

Abç!

johnnyoarat
Membro

Mensagens : 5
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por fheliojr Sex maio 08, 2020 11:23 pm

johnnyoarat escreveu:...antes de gastar 300 reais num luthier...

Eita, pau, caro.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por johnnyoarat Sex maio 08, 2020 11:29 pm

fheliojr escreveu:
johnnyoarat escreveu:...antes de gastar 300 reais num luthier...

Eita, pau, caro.

Rapaz, foi assim.... entrei em contato com um luthier aqui de CWB (já levei a guitarra nele, mas foi promoção de blackfriday haha) pra perguntar sobre regulagem geral....ele faz regulagem geral + nivelamento de trastes por 220 (sem a corda). Então já calculei uns 300. E olha que se for problema de blindagem como o pessoal citou eu ia continuar f*....


Abç!

johnnyoarat
Membro

Mensagens : 5
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por johnnyoarat Sáb maio 09, 2020 8:39 pm

Pessoal,

Primeiramente, quero agradecer a ajuda de vocês. Segue o que rolou...

Quando o baixo chegou eu não consegui colocar meu cabo planetwaves nele porque o jack emperrava, não entrava nem a kct. Então eu peguei um cabo que curiosamente foi incluído como brinde e tava usando ele esse tempo todo.

Bom, erro de principiante não desconfiar do cabo. Soldei um jack que eu tinha aqui sobrando e com o meu cabo bom o ruído está dentro do normal.

Peço perdão pelo erro de iniciante, apesar do baixo vir com um jack defeituoso, mas realmente é aquilo, com cabo barato não se brinca....

Abraço!

johnnyoarat
Membro

Mensagens : 5
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por Cantão Sáb maio 09, 2020 9:15 pm

Faz uma blindagem nele agora com fita de cobre que zera geral...👍
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21706
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por Gil Gonzaga Sáb maio 09, 2020 9:50 pm

johnnyoarat escreveu:
joabi, opa, agradeço!

Então, é que se for blindagem, aí eu nem peço a troca e uso ele desse jeito por agora.

Eu to meio dividido porque com essa coisa de Corona eu tenho medo de mandar ele de volta ficar no meio do caminho ou a loja negar a troca, etc.

Eu vi algumas demos do TW73 e o pessoal não tem tanto problema com ruído, mas pode ser também que a rede aqui de casa seja muito ruim.

Vou dar uma olhada sobre blindagem!

Abç!
IMHO, acho que mesmo o baixo não possuindo blindagem, o ruído tá exagerado.

Se quando você toca ou coloca as mãos sobre as cordas, o ruído não melhora bastante, é um provável problema na parte eletrônica.

De todo modo, uma revisão e blindagem são sempre boa prática.


Edit: não tinha visto que  problema já foi solucionado. Embarassed


Última edição por Gil Gonzaga em Sáb maio 09, 2020 9:56 pm, editado 1 vez(es)
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por Gil Gonzaga Sáb maio 09, 2020 9:54 pm

johnnyoarat escreveu:Pessoal,

Primeiramente, quero agradecer a ajuda de vocês. Segue o que rolou...

Quando o baixo chegou eu não consegui colocar meu cabo planetwaves nele porque o jack emperrava, não entrava nem a kct. Então eu peguei um cabo que curiosamente foi incluído como brinde e tava usando ele esse tempo todo.

Bom, erro de principiante não desconfiar do cabo. Soldei um jack que eu tinha aqui sobrando e com o meu cabo bom o ruído está dentro do normal.

Peço perdão pelo erro de iniciante, apesar do baixo vir com um jack defeituoso, mas realmente é aquilo, com cabo barato não se brinca....

Abraço!
Que bom, então. Aproveita aí o bicho, eu testei um desses há uns anos atrás, e eu levaria um pra casa fácil.
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73) Empty Re: Ruído quando uso o pot de tone (Tagima TW73)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos