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Pintura do tipo SPARKLE

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Mensagem por patriciofernandes Ter Nov 24, 2020 9:14 am

Sentinela escreveu:Igual falar que escala clara e escura não tem diferenca. Todos os luthiers, inclusive o Sadowsky, ja falou que da diferenca no som. É fogooo....rss

as pessoas precisam parar de achar que é por causa da cor que existe diferença...
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 24, 2020 10:38 am

Sentinela escreveu:Igual falar que escala clara e escura não tem diferenca. Todos os luthiers, inclusive o Sadowsky, ja falou que da diferenca no som. É fogooo....rss

Roger Sadowsky entende tanto de madeira que pensava que pau-ferro é um tipo de rosewood. "And I quote":

Roger Sadowsky escreveu:IMHO, the difference between a maple and rosewood fingerboard is much greater than the difference between an alder or ash body. Also, Morado is rosewood---Bolivian Rosewood to be exact. There are many different rosewoods. Morado is not brighter than Brazilian Rosewood but it is brighter than East Indian Rosewood, which I don't particularly like.

Roger

Esse é o problema com idolatria e "name dropping". Eventualmente ele é corrigido por um membro to Talkbass e pede desculpas pela gafe.

O Roger Sadowsky fez seu nome e marca juntando corpos e braços feitos por outras empresas (como Warmoth e USACG) com um circuito bom e natural e uma boa atenção aos detalhes, regulagens, etc... Algo que a Fender não teve por muito tempo e por isso surgiram clones de sucesso como Sadowsky e Lakland.

E o trecho citado serve até para mostrar que o luthier de NY não relaciona timbre de escala a cor de madeira, já que ele cita três madeiras com aparência praticamente idêntica enquanto menciona a diferença sonora que percebe entre elas.

Fonte:

https://www.talkbass.com/threads/sadowsky-maple-vs-rosewood-fingerboard.247977/
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Mensagem por vcrz Ter Nov 24, 2020 12:17 pm

O Roger é outro luthier que mal encosta nos baixos hoje em dia.

Gostaria de testar/ter um baixo dele pra falar algo de sonoridade e tocabilidade.

Na NAMM 2018 conversei um pouco com ele, é um ótimo relações públicas, muito amigável. Porém naquela época já me pareceu mais um vendendor que um luthier ativo. E pelo que eu acompanho nas redes, comprova muito isso. Talvez ele encoste em algum "instrumento" de um grande artista etc, mas é um controle pessoal. Ele dá a alma pra marca dele, na pandemia era só ele na loja em Nova York, mas parece que só estava vendendo o que tinha em display e em hora marcada.
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 24, 2020 12:21 pm

Não estou dizendo que ele não tenha capacidade para tal, mas nem sei se Roger Sadowsky já construiu instrumento do zero.

Como dizem por aí, "a Sadowsky praticamente não tem pó de serra". E isso não faz diferença alguma no instrumento final. Baixo bom é baixo bom...

Mas não é o perfil de grande conhecedor de madeiras.
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Mensagem por bodhan Ter Nov 24, 2020 12:49 pm

As guitarras archtops da Sadowsky são muito bem faladas num forum de guitarra jazz e custam bem caro!
https://www.jazzguitar.be/forum/guitar-amps-gizmos/15660-sadowsky-jim-hall-model.html?highlight=sadowsky
https://www.sadowsky.com/sadowsky-instruments/archtops/jim-hall-model/
Achava que ele fazia essas ... mas é aquela coisa, difícil saber o que realmente acontece.
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Mensagem por allexcosta Ter Nov 24, 2020 1:03 pm

bodhan escreveu:As guitarras archtops da Sadowsky são muito bem faladas num forum de guitarra jazz e custam bem caro!
https://www.jazzguitar.be/forum/guitar-amps-gizmos/15660-sadowsky-jim-hall-model.html?highlight=sadowsky
https://www.sadowsky.com/sadowsky-instruments/archtops/jim-hall-model/
Achava que ele fazia essas ... mas é aquela coisa, difícil saber o que realmente acontece.

Pois é. Não sei falar dessas guitarras, mas os baixos elétricos sólidos por muitos anos (não sei se até hoje) eram montados com peças fabricadas por outras pessoas em outros lugares. Ele mesmo nunca escondeu isso.

E, mesmo assim, um cara pode ser um excelente luthier e fazer instrumentos top de linha usando só madeira "luthier grade" já cortadas e aparelhadas. Nem todo luthier conhece bem madeira, compra as toras e aparelha em casa e coisas assim.
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Nov 24, 2020 2:03 pm

Já toquei em uma um amigo o Flavio Barba aqui de Sp tem uma....
Um absurdo de boa.
tem um luhtier daqui também chamado Cassias que faz umas nessa onda que são sensacionais.
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Mensagem por vcrz Ter Nov 24, 2020 3:24 pm

allexcosta escreveu:Não estou dizendo que ele não tenha capacidade para tal, mas nem sei se Roger Sadowsky já construiu instrumento do zero.

Como dizem por aí, "a Sadowsky praticamente não tem pó de serra". E isso não faz diferença alguma no instrumento final. Baixo bom é baixo bom...

Mas não é o perfil de grande conhecedor de madeiras.

Concordo totalmente, não tiro dele o conhecimento de Luthier, mas fato que não é um Carl Thompson que já velhinho ainda continua cheio de pó de serra colocando a mágica dele nos instrumentos.
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Mensagem por Zubrycky Ter Nov 24, 2020 9:40 pm

Groovin escreveu:
Zubrycky escreveu:

Em suma, ouço Iron Maiden há anos e nunca percebi que o baixo mudou de timbre por causa da cor. Ou alguém acha, por exemplo, que o som do instrumento era melhor na época em que o baixo foi pintado de preto e piorou quando a cor virou royal blue?

Verdade, esse exemplo derruba toda essa teoria, até pelo fato de o Royal Blue do Stevão ter a pintura "sparkle".

Muito bem lembrado, meu caro! Não tinha me atentado à este detalhe! Valeu! Amigos

E por falar nessa pintura sparkle em questão, note como ela "mata" completamente o timbre do baixo e "impede" a existência do timbre característico das canções do Iron Maiden.



É, o coitado Steve Harris realmente teve o seu timbre "anulado" por essa bendita pintura...



:troll:
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Mensagem por Zubrycky Qui Nov 26, 2020 10:14 pm

É impressão minha ou este tópico aqui é estranhamente similar ao tópico abaixo?

https://www.contrabaixobr.com/t3146-me-ajudem-o-verniz-muda-o-timbre-do-instrumento

scratch
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Mensagem por Stormbringer Sab Nov 28, 2020 8:15 am

Eu só sei que uma caveira pintada ou em relevo no baixo melhora o som em 1000%, pode acreditar na opinião do especialista aqui


:troll:
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Mensagem por JAZZigo Sab Nov 28, 2020 8:29 am

Zubrycky escreveu:É impressão minha ou este tópico aqui é estranhamente similar ao tópico abaixo?

https://www.contrabaixobr.com/t3146-me-ajudem-o-verniz-muda-o-timbre-do-instrumento

scratch
Mera coincidência? Pergunta
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