Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

+16
pedrohenrique.astronauta
siodoni
WHead
Fabio Linhares
Bruno da Rosa
Fernando Zadá
Tarcísio Caetano
Rui Lima
Jãozeiro
Zubrycky
joabi
Edu Fettermann
Maurício_Expressão
Marlim
Paulo Penna
Porrobertus
20 participantes

Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Porrobertus Sáb Jun 06, 2020 8:35 am

Scott Devine dando uma moral para os baixistas brazucas.



O que acharam? Alguém faltando (ou sobrando)?
Porrobertus
Porrobertus
Membro

Mensagens : 79
Localização : Oliveira, MG

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Paulo Penna Sáb Jun 06, 2020 9:56 am

Paulo Penna sem dúvida...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Marlim Sáb Jun 06, 2020 12:17 pm

E olha que ele não chega nem perto de citar todo mundo bom que tem por aí Brasil afora
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 487
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Jun 06, 2020 3:03 pm

É... Tem uns baixistas bons de corda aqui em Terras Brasilis.
Nesse Fórum também.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Edu Fettermann Sáb Jun 06, 2020 5:49 pm

Muito legal o vídeo. Para o meu gosto, tem muitos baixistas desses que tocam trezentas notas por compasso. O clip do Robinho foi matador, muito groove e muito bom gosto. O do Fernando Rosa também.

Daria para fazer um vídeo com 30 (outros) baixistas brasileiros tranquilamente. Aqui no fórum tem uma turma que não deve nada para muitos desses daí. Mas toda lista é assim, vai do gosto de quem cria.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Convidado Sáb Jun 06, 2020 7:09 pm

Porrobertus escreveu:Scott Devine dando uma moral para os baixistas brazucas.

O que acharam? Alguém faltando (ou sobrando)?
Achei a lista dele excelente! Só monstros... claro que há muita gente que caberia aí, mas considero que fomos muito bem representados!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por joabi Sáb Jun 06, 2020 9:47 pm


Para um país com tanta riqueza na música, em termos harmônicos, rítmicos e melódicos, seria surpresa se o Brasil não tivesse grandes baixistas. O baixo joga bem no meio de campo, entrelaçando tudo isso aí...

Belo homenagem, mas ainda faltou muita gente. O solo do Nico no final é de chorar. Sad Sad

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Sáb Jun 06, 2020 11:14 pm

Porventura o baixista que dita tendências em BH está nesse vídeo? notme Suspect
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Sáb Jun 06, 2020 11:29 pm

Uma lista sem o Anlei e, sobretudo, sem o Baixistão não merece ser levada à sério... notme





#ProntoFalei


Última edição por Zubrycky em Sáb Jun 06, 2020 11:30 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Sáb Jun 06, 2020 11:29 pm

Eu só assisti a uma prévia no Instagram do Scott com o trecho do Pipoquinha simplesmente arregaçando, hehe. Depois vou ver inteiro.

O Pipoca tocando é algo realmente impressionante, às vezes assustador de tanta técnica e musicalidade.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

doni alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Rui Lima Dom Jun 07, 2020 9:56 am

Bem, para um estrangeiro como eu, também acho o Brasil cheio de baixistas incríveis. Mesmo quando ouço músicas que não gosto que chegam do Brasil, sempre acho que o baixista está a fazer um grande trabalho! Parabéns a todos vós!
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Jun 07, 2020 11:14 am

Vi 6 baixistas e 4 guitarristas...
#ProntoFalei (Na onda do Zubrycky!).
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Jun 07, 2020 11:16 am

Zubrycky escreveu:Porventura o baixista que dita tendências em BH está nesse vídeo? notme Suspect

Isso te marcou mesmo, hein?
Se você me mandar seu Gianinni SG para BH, 0800, eu te conto!!! Porque sei quem é!!!

PS: Este tópico não deveria estar no subfórum "Baixistas", não? Pergunta
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jun 07, 2020 12:46 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Vi 6 baixistas e 4 guitarristas...
#ProntoFalei (Na onda do Zubrycky!).

Conta ai quem achou guitarrista.....
Eu tem dois ai que admiro e respeito mas tenho zero prazer de ouvir.
Gosto é uma coisa muito pessoal todos tocam bem mas tem gente muito legal que ficou de fora por não fritar..
Marcelo Mariano e Serginho Carvalho sempre estarão no meu Top 10.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

doni alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Bruno da Rosa Dom Jun 07, 2020 12:54 pm

Edu Fettermann escreveu:Para o meu gosto, tem muitos baixistas desses que tocam trezentas notas por compasso.
Tarcísio Caetano escreveu:Vi 6 baixistas e 4 guitarristas...
#ProntoFalei (Na onda do Zubrycky!).

Inaudível, muito chato. Uma virtuosidade desnecessária.

Agora, tirando esses, tem muita gente boa mesmo. Não só os do vídeo, mas o Brasil sempre me pareceu referência em músico de qualidade
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 07, 2020 1:12 pm

Eu já penso justamente o contrário: pra ser sincero me enche um tanto o saco esse resumo do contrabaixo à condução, a groove, a bumbo, a pensar dentro da caixinha.

Acho que se o cara tem técnica e velocidade tem mais é que descer a mão no instrumento e arregacar mesmo, fritar sem dó.

Esse fenômeno só acontece no Contrabaixo elétrico. O cara não pode solar, não pode tocar rápido que já vem o papo de que tá faltando musicalidade, que tem muita nota...

Procure algum pianista no planeta que fale mal de Liszt porque as músicas dele são absurdamente técnicas e rápidas. Procure um violinista que diga que Paganini não tem musicalidade. Você não encontrará nenhum.
Mas aí vamos ao baixo elétrico e não pode aparecer baixista técnico sentando a mão no solo e já vem aquele papo de que o cara é guitarrista. 
Dá até preguiça essa conversa...

O Pipoquinha, por exemplo. Já viram ele groovando? O Munir, o Ricardinho Paraíso, o Thiago Espírito Santo? Eles dominam essa coisa de groove, base, condução. Se esses caras quiserem eles ficam groovando ali na Sizona e Mizona até amanhã de manhã.


Última edição por Jãozeiro em Dom Jun 07, 2020 1:14 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

doni alcantara gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Dom Jun 07, 2020 1:14 pm

Em tempos de exposição nas mídias sociais, vale lembrar que a fritação é ótima para gerar likes e vender cursos.

#prontofalei
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 07, 2020 1:16 pm

^ E os "fritadores" que sempre existiram muito antes das midias sociais? Por que eles "fritavam"?

Yngwie Malmsteen vendia curso?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jun 07, 2020 1:18 pm

E listas são feitas para gerar polêmicas mesmo....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 07, 2020 1:20 pm

Por que raios um baixista não pode dominar o instrumento dele com um pizzicato fodid0 de difícil e tocar depois da décima segunda casa?

Músicos de todo tipo de instrumento fazem isso e são admirados. Mas no baixo vem esse papo preguiçoso de que não pode.

Por isso que zoam tanto baixista por aí, dizem que é um instrumento fácil e tudo o mais. Quando aparece um baixista destruindo na técnica repreendem ele e dizem que ele tem que tocar o básico. Aí fica difícil, né?


Última edição por Jãozeiro em Dom Jun 07, 2020 1:20 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Dom Jun 07, 2020 1:20 pm

Eu disse "em tempos de exposição nas mídias sociais", logo pode-se entender que minha observação não contempla o passado.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Dom Jun 07, 2020 1:21 pm

Eu não repreendi ninguém. Como amante da música, aprecio tanto a tradição quanto a evolução.

Além disso, eu também sou guitarrista. notme


Última edição por Zubrycky em Dom Jun 07, 2020 1:39 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Dom Jun 07, 2020 1:33 pm

Pelo menos, reprimendas à parte, os baixistas do vídeo estão todos a salvo das tochas da patrulha dos Unidos ao Bumbo da bateria.

Já pensou se eles tocassem rock? Aí sim eles seriam acusados de serem incapazes de tocar na bandinha da esquina, perseguidos impiedosamente, capturados e jogados na fogueira acesa para arderem em chamas junto a John Entwistle e Chris Squire...

:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Convidado Dom Jun 07, 2020 3:02 pm

Primeiramente, um vídeo produzido no sentido de mostrar baixistas diferenciados, somente com tum, tum, tum não ia dar certo. Segundamente, todos os baixistas do vídeo são excelentes... Terceiramente e para concluir, guitarrista frustrado é o Bili Shehaaa, que faz o baixo soar como uma guitarra até no timbre e não esses caras do vídeo

#prontoFalei

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Edu Fettermann Dom Jun 07, 2020 3:15 pm

Jãozeiro escreveu:Por que raios um baixista não pode dominar o instrumento dele com um pizzicato fodid0 de difícil e tocar depois da décima segunda casa?

Músicos de todo tipo de instrumento fazem isso e são admirados. Mas no baixo vem esse papo preguiçoso de que não pode.

Por isso que zoam tanto baixista por aí, dizem que é um instrumento fácil e tudo o mais. Quando aparece um baixista destruindo na técnica repreendem ele e dizem que ele tem que tocar o básico. Aí fica difícil, né?

De minha parte, não disse que não pode. Disse que eu não gosto de ouvir. Acho chato. Para o meu gosto, não rola. Se você curte, maravilha. Cada um na sua.

Estou com o Zadá: Marcelo Mariano não fica de fora de uma lista minha também não. O bicho é brabo.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jun 07, 2020 4:20 pm

Zubrycky escreveu:Pelo menos, reprimendas à parte, os baixistas do vídeo estão todos a salvo das tochas da patrulha dos Unidos ao Bumbo da bateria.

Já pensou se eles tocassem rock? Aí sim eles seriam acusados de serem incapazes de tocar na bandinha da esquina, perseguidos impiedosamente, capturados e jogados na fogueira acesa para arderem em chamas junto a John Entwistle e Chris Squire...

:troll:

O Beato fez algo nessa linha mas brincadeiras a parte, salvo raras exceções, baixo de rock as vezes da sono mesmo ou é pura dobra da guitarra. Guitarrista de rock é um bicho chato demais não tem baixista que suingue que aguente tocar com guitarrista de rock. Toquei um tempo com um trio que se dizia groove mas você ia fazer uma intro de baixo numa música tipo Earth Wind e Fire e o mala já dobrava tudo com drive.
Não dá para um baixista minimamente grooveiro conviver em paz com um guitarrista de rock.
São poucos que conseguem essa façanha e saem sãos disso.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 07, 2020 7:10 pm

Henri-Q escreveu:Primeiramente, um vídeo produzido no sentido de mostrar baixistas diferenciados, somente com tum, tum, tum não ia dar certo. Segundamente, todos os baixistas do vídeo são excelentes... Terceiramente e para concluir, guitarrista frustrado é o Bili Shehaaa, que faz o baixo soar como uma guitarra até no timbre e não esses caras do vídeo

#prontoFalei
Verdade, o Sheehan tem uma linguagem muito mais "guitarrística de rock" do que qualquer outro.

Esses do vídeo não têm absolutamente NADA de guitarrista. Eles tocam numa linguagem totalmente baixística e são baixistas de nível altíssimo que se quiserem groovam com louvor até dizer chega.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 07, 2020 7:15 pm

Edu Fettermann escreveu:
Jãozeiro escreveu:Por que raios um baixista não pode dominar o instrumento dele com um pizzicato fodid0 de difícil e tocar depois da décima segunda casa?

Músicos de todo tipo de instrumento fazem isso e são admirados. Mas no baixo vem esse papo preguiçoso de que não pode.

Por isso que zoam tanto baixista por aí, dizem que é um instrumento fácil e tudo o mais. Quando aparece um baixista destruindo na técnica repreendem ele e dizem que ele tem que tocar o básico. Aí fica difícil, né?

De minha parte, não disse que não pode. Disse que eu não gosto de ouvir. Acho chato. Para o meu gosto, não rola. Se você curte, maravilha. Cada um na sua.

Não é questão de achar chato ou legal, ou de "eu na minha e você na sua", Edu.

É questão de dizer: "realmente esses caras destróem na técnica e isso não faz eles menos baixistas do que o cara que fica fazendo base acompanhando o bumbo, além de ser 200% errado dizer que eles são guitarristas."

É só isso.


Última edição por Jãozeiro em Dom Jun 07, 2020 7:19 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Jãozeiro Dom Jun 07, 2020 7:18 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Vi 6 baixistas e 4 guitarristas...

É disso que tô falando. É meio inacreditável essa abordagem que muitos têm sobre o que é tocar baixo.

Desculpe, com todo respeito, mas dizer isso é uma das coisas mais absurdas que pode se dizer dos baixistas que o Scott mostrou no vídeo.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Fabio Linhares Dom Jun 07, 2020 7:38 pm

1. Todos ótimos baixista, que nos orgulham como brasileiros.

2. Vídeo jabá. Viu o grande potencial de acessos aqui do Brasil e seguidores, fez um video direcionado e colocou a propaganda do curso on line no final.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Convidado Dom Jun 07, 2020 7:55 pm

Fabio Linhares escreveu:

Vídeo jabá. Viu o grande potencial de acessos aqui do Brasil e seguidores, fez um video direcionado e colocou a propaganda do curso on line no final.

Pois é... o lance do Jabá, o Zubrycky já tinha dito de outra maneira... Mas que foi uma ótima ideia, foi!

Zubrycky escreveu:Em tempos de exposição nas mídias sociais, vale lembrar que a fritação é ótima para gerar likes e vender cursos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Bruno da Rosa Seg Jun 08, 2020 12:05 am

Acho que ninguém tá demonizando nenhum artista ali. É indiscutível a alta capacidade de todos, seja no quesito velocidade, ritmo, groove, enfim.
E se fosse pra tocar algo mais "comum" todos ali conseguiriam sem o menor esforço.

O que é chato, e muito, é essa fritação que na maioria das vezes não tem aplicabilidade nenhuma. E como já mencionaram, também exergo como algo bem marketeiro

Sempre que eu vejo esse tipo de fritação é impossível não me lembrar desse vídeo aqui:


Em tempo:
Sim, eu sei, o que aparece no vídeo do Scott é muito diferente do trabalho de vários desses músicos.
Minha crítica se direciona ao que é demonstrado no vídeo em questão, especificamente.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por WHead Seg Jun 08, 2020 10:20 am

Esse take do Arthur Maia.. claps
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2735
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por siodoni Seg Jun 08, 2020 11:56 am

Pq ele toca de luvas? Sempre quis saber...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Fabio Linhares Seg Jun 08, 2020 12:00 pm

Sim. É por causa de um problema neurologico dele, sem a luva a mao dele treme. Acho que tem um video dele explicando isso.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por siodoni Seg Jun 08, 2020 12:01 pm

Fabio Linhares escreveu:Sim. É por causa de um problema neurologico dele, sem a luva a mao dele treme. Acho que tem um video dele explicando isso.
Bacana! Valeu Fábio
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Convidado Seg Jun 08, 2020 12:38 pm

eu não conhecia o cara da luva, já vi alguns vídeos na web mas nunca dei muita confiança... um amigo com quem compartilhei o vídeo disse que ele é "cobrão na gringa"... alguém sabe algo mais dele? tem banda, é produtor?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jun 08, 2020 1:52 pm

Não concordo em dizer que o Brasil é a nova capital mundial do contrabaixo. Concordar com isso significaria dizer que até então nós nunca produzimos nada de relevante. Mas há muito que a nossa música é rica e sempre produziu grandes nomes, grandes estilos, muita riqueza. E estou falando de trabalhos de séculos e são somente de décadas. O que acontece é que com a internet, as coisas ficaram mais democráticas e o acesso a conteúdos tornou-se mais fácil. Mas, em minha humilde opinião, sempre tivemos e teremos material musical riquíssimo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Fabio Linhares Seg Jun 08, 2020 2:02 pm

Tanto que no vídeo ele mostra alguns que já partiram.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jun 08, 2020 4:51 pm

Por duas vezes, uma no FB e outra no Whatsapp, ao falar que não conseguia ouvir mais de 3 músicas seguidas do Victor Wooten, li coisas absurdas e incompreensíveis, como: Você está dizendo que o VW não toca nada? ou Você está dizendo que o VW não representa nada na História do Baixo Elétrico?
Duas afirmações totalmente erradas e de interpretação própria de quem proferiu estas "pérolas". Não tinha sequer dado a entender algo assim.
O problema é que quando tocamos em "gostos pessoais", preferências, a coisa pode passar para o lado pessoal. Isso, inclusive, já foi falado aqui de zilhões de formas possíveis. Infelizmente, é verdade...

Quando disse que tinha visto 4 guitarristas, obviamente, é a percepção que EU tenho. É minha opinião, e não é a verdade absoluta, a não ser para mim. Inclusive, um dos baixistas considerado baixista por mim, paralelamente comparado aos meus "guitarristas" poderá ser considerado guitarrista, também.

Mas pode chegar a um ponto, acontece comigo muito, que a parte técnica se mistura com o gosto pessoal.

Aqueles baixistas que tocam "milhões" de notas por segundo não fazem minha cabeça, na verdade enchem o meu saco e paciência. O Slap, tapping, o "chorado" interminável no fretless, são algumas das técnicas, que em excesso (mais que 2 compassos, e olhe lá) me fazem mudar de faixa ou álbum. Eles são músicos ruins? Claro, que não!!! Todos os baixistas do vídeo são mestres em sua arte, mas 4 deles eu não iria no show nem de graça!!!

Dizem, que quando a gente critica é porque não consegue fazer minimamente igual, então menosprezamos...
Eu não faço, admito. Sem vergonha, nenhuma. E nem vou gastar meu precioso e escasso tempo para aprender isso.
Não me interessa, não me motiva, não dou valor algum em trazer isso para minha vida.
Por que? Porque encontrarei a nota que procuro de maneira mais fácil que estes guitarristas aí, parafraseando o BB King.

E se não entenderam nada do que escrevi, quem sabe este vídeo ajude, principalmente a partir de 11':30".

Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por allexcosta Seg Jun 08, 2020 5:14 pm

Alguns comentários aleatórios e opiniões pessoais:

O fraseado desses baixistas virtuosos como JP, Nico, Pipoquinha e tal, lembra muito mais improvisações de piano, pois as notas são marteladas e as escolhas de notas são similares às dos pianistas. Mesmo o Nico dizia isso...

Os baixistas dos vídeos tocam demais, são monstros do instrumento. E tocam baixo com batera num sentido mais tradicional se assim for necessário. É óbvio que o Scott pegou trechos mais mirabolantes pra efeito de argumento de que o Brasil tem uma safra especial de baixistas. E acho que tem mesmo...

Esses caras têm um cacoete tão complexo, uma destreza tão grande, que dominam as coisas mais simples com maestria. Eles não são fritadores sem noção...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por allexcosta Seg Jun 08, 2020 5:15 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Não concordo em dizer que o Brasil é a nova capital mundial do contrabaixo. Concordar com isso significaria dizer que até então nós nunca produzimos nada de relevante.

Não consigo vislumbrar como você fez essa dedução.

Henri-Q escreveu:eu não conhecia o cara da luva, já vi alguns vídeos na web mas nunca dei muita confiança... um amigo com quem compartilhei o vídeo disse que ele é "cobrão na gringa"... alguém sabe algo mais dele? tem banda, é produtor?

Ele não é um "cobrão" como um Gwizdala, uma Tal, um Miller ou alguém assim. É um bom baixista que tem um canal super popular no youtube.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Edu Fettermann Seg Jun 08, 2020 6:32 pm

Jãozeiro escreveu:

Não é questão de achar chato ou legal, ou de "eu na minha e você na sua", Edu.

É questão de dizer: "realmente esses caras destróem na técnica e isso não faz eles menos baixistas do que o cara que fica fazendo base acompanhando o bumbo, além de ser 200% errado dizer que eles são guitarristas."

É só isso.

Sim, beleza. Aí concordo. São baixistas de altíssimo nível. Não tem como negar. Nessa pegada de tocar bem rápido, lembro também do Fernando Molinari e do Adriano Campagnani.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Seg Jun 08, 2020 10:59 pm

siodoni escreveu:Pq ele toca de luvas? Sempre quis saber...

Fabio Linhares escreveu:Sim. É por causa de um problema neurologico dele, sem a luva a mao dele treme. Acho que tem um video dele explicando isso.

O problema do Scott é, infelizmente, distonia focal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Distonia_focal

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por JAZZigo Seg Jun 08, 2020 11:49 pm

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Edão Ter Jun 09, 2020 12:18 am

Provavelmente o Scott listou os maiores baixistas virtuoses brazucas da atualidade. Talvez, os de maior expressão na internet, também e não por acaso.
Como o Allex falou, esses caras conseguem executar coisas muito difíceis pra qualquer um reproduzir. Uma linguagem muito doida.
Agora, desses o Nico é o que tem mais fluidez e usava nos solos legatos, hammer on, pull off, slide, "sotaque de jazz" e tals com extrema maestria e musicalidade. O cara era genial!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Stormbringer Dom Jun 14, 2020 9:29 am

Achei legal... Eu gosto muito de um cara que ficou de fora, toca prog/fusion: Fernando Mollinari
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Zubrycky Sáb Jul 11, 2020 8:58 pm

allexcosta escreveu:
O fraseado desses baixistas virtuosos como JP, Nico, Pipoquinha e tal, lembra muito mais improvisações de piano, pois as notas são marteladas e as escolhas de notas são similares às dos pianistas. Mesmo o Nico dizia isso...

Se um baixista que aplica técnicas e escolhas de notas guitarrísticas no baixo é vulgar e pejorativamente chamado de "baixista que toca como guitarrista", um baixista que aplica técnicas pianísticas no baixo pode ser chamado de "baixista que toca como pianista"? Pergunta
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

"É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?" Empty Re: "É o Brasil a nova capital mundial do contrabaixo?"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos