Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

+15
Fernando Zadá
Jãozeiro
CSergio
JAZZigo
Paulo Penna
Pz123
Rico
Maurício_Expressão
allexcosta
NESCAU
Nando Vasques
Mauricio Luiz Bertola
mum
CG
BLZENI
19 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - que tipo de amplificador voce prefere?

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Vote_lcap35%Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Vote_rcap 35% 
[ 6 ]
Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Vote_lcap59%Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Vote_rcap 59% 
[ 10 ]
Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Vote_lcap6%Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Vote_rcap 6% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 17
 
 
Votação encerrada

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Nando Vasques Sex Jul 31, 2020 11:06 am

BLZENI se puder depois,poste uma foto desse V4 do seu amigo q eu confirmo se é o q foi meu,esse Amp teve todas as válvulas trocadas quando comprei,foi o Gary Phillips da Alpha Kinetix q fez o serviço,quando ele viu o amp pela primeira vez,ficou surpreso pois as válvulas ainda eram as originais de fábrica, me explicou q era da época de ouro da Ampeg,o chassi tinha amortecimento e tudo,por isso q esses antigos custam uma grana!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Sex Jul 31, 2020 11:30 am

Nando Vasques escreveu:BLZENI se puder depois,poste uma foto desse V4 do seu amigo q eu confirmo se é o q foi meu,esse Amp teve todas as válvulas trocadas quando comprei,foi o Gary Phillips da Alpha Kinetix q fez o serviço,quando ele viu o amp pela primeira vez,ficou surpreso pois as válvulas ainda eram as originais de fábrica, me explicou q era da época de ouro da Ampeg,o chassi tinha amortecimento e tudo,por isso q esses antigos custam uma grana!

ele comprou o amp de alguem aqui do forum, mas ja faz um bom tempo. tenho umas poucas fotos aqui dele quando comprou o amp

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 21042010
Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 21042011
Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 21042012
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Rico Sex Jul 31, 2020 11:41 am

allexcosta escreveu:

Rico escreveu:A não ser que seja apenas um amp de estúdio. Aí até 60 watts resolvem bem, mas 100 watts em palco , sei não...

O amp de baixo mais usado em estúdio na história não tem 25W?

Aqueles amps trabalhavam com válvulas de verdade, que rendiam bem mais sendo mais exigidas que as de hj, que se vc olhar de cara feia, queimam. Naquela época amps de guitarra em estúdio eram Bassman de 26 watts.

E hj em dia o cara vai ensaiar no estúdio e  acha dois mosfets de 100 watts dentro. O estúdio que frequento tem dois Hiwatt 50 valvulados e 3 Marshall Valvestate 100 watts 2x12. Fica difícil...


Última edição por Rico em Sex Jul 31, 2020 11:42 am, editado 1 vez(es)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Nando Vasques Sex Jul 31, 2020 11:41 am

Ta ai o meu velho V4,pode ver as Válvulas estão praticamente novas,amp pra mais 50 anos,obg por postar!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por CSergio Sex Jul 31, 2020 11:52 am

mum escreveu:
CSergio escreveu:Existem amplificadores valvulados ou A/B que sejam baratos?
Desculpem perguntar, mas sou leigo nessa parte.

A grande maioria dos amplis é A/B.. Os  RB da GK, os HA da hartke, os SVT PRO da ampeg.
Sobre Valvulados baratos, os Duovox/Giannini costumam ser mais acessiveis.

Entendi.
Por ora estão fora do meu radar (e bolso rsrs, quer dizer poderia gastar, porém não quero no momento... agora quem quer se retirar do tópico sou eu kkkk).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Sex Jul 31, 2020 12:40 pm

Nando Vasques escreveu:Ta ai o meu velho V4,pode ver as Válvulas estão praticamente novas,amp pra mais 50 anos,obg por postar!

esse amplificador nunca foi utilizado em palco após a compra. foi ligado no maximo umas 5 vezes e permanece guardado no case desde então. ele ate me comentou que queria vender esses tempos atras
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Nando Vasques Sex Jul 31, 2020 12:46 pm

O case é(era) um Baú Azul,Reconheci também o cabo P10 Speakon q mandei com ele,não me lembro o nome do Rapaz,mas sei q ele colecionava camisas de Futebol,até me pediu uma do Friburguense,time de minha cidade natal

Lembro me q foi um problema entregar,pois transportadoras exigiam nota fiscal,correios me expulsaram quando botei na balança q quase quebrou,ai um Tio meu levou de carro até a casa dele em Sampa,ficou com o bichão lá por uns meses,até q o rapaz conseguiu tempo para busca lo,vc pode confirmar tudo isso com ele....
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Jãozeiro Sex Jul 31, 2020 12:47 pm

Toquei uma vez em um Fender Bassman dazantigas em um estúdio. Não sei exatamente a potência daquele amp, mas se não me engano é coisa em torno de 80w pra menos. Estava com uma 4x12".  Shocked

Foi maravilhoso. O som saía dos falantes e vinha na cara da gente de uma forma diferente. Pra mim é uma sensação difícil de explicar, e me lembrou exatamente a sensação que eu tinha com um valvulado de guitarra que possuí anos atrás (um single ended handmade de 20w, da Acedo Audio). O Bassman tinha um som muito alto, com o knob de volume lá embaixo. Mas também era uma 4x12" e uma sala relativamente pequena.

Diferente da guitarra, no mundo do baixo o amp transistorizado tem seu lugar consolidado e muito respeito. Acredito que esse tipo de amplificador é hegemônico no baixo pelo fato de que tocamos muito mais som limpo do que som saturado. No baixo, na grande maioria dos casos não existe tanto esse apelo de overdrive, distorção, ou seja, som "sujo", então as válvulas não são imprescindíveis e os fabricantes, ao longo das décadas puderam otimizar esse tipo de amplificação para o nosso instrumento. É minha crença, sem nenhum dado ou estudo.

Também ouvi dizer de um técnico e produtor algo tipo assim, que pra coisas "gravonas", o rendimento do transistor é melhor do que a válvula. Não sei se é verdade, os colegas com mais conhecimento técnico de repente sabem de algo a respeito.

Mas assim, eu não saberia dizer a equivalência de volume entre um valvulado e um transistorizado de baixo. De guitarra eu sei (por experiência própria) que um valvulado de 20w ENGOLE um amp transistorizado de 100w. Outra diferença é a relação inversamente proporcional entre aumento de volume/ganho e qualidade do som. No valvulado, se você socar o volume no 10, o drive é maravilhoso. No transistorizado, a partir de um ponto você tem aumento de volume, mas com uma perceptível  degradação do som.

Então posso perguntar a vocês que têm mais experiência com amplificação no baixo: um valvulado de uns 200w ou 300w tipo o do BLZENI, comparado a um amp desses monstros de volume tipo Gallen Krueger 1001RB, qual rende mais? Qual fala mais alto? O valvulado teria som limpo (antes de "pegar" o drive das válvulas) no mesmo volume que um transistorizado desses é capaz de entregar?


Última edição por Jãozeiro em Sex Jul 31, 2020 1:09 pm, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3054
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Sex Jul 31, 2020 12:49 pm

Nando Vasques escreveu:O case é(era) um Baú Azul,Reconheci também o cabo P10 Speakon q mandei com ele,não me lembro o nome do Rapaz,mas sei q ele colecionava camisas de Futebol,até me pediu uma do Friburguense,time de minha cidade natal

Lembro me q foi um problema entregar,pois transportadoras exigiam nota fiscal,correios me expulsaram quando botei na balança q quase quebrou,ai um Tio meu levou de carro até a casa dele em Sampa,ficou com o bichão lá por uns meses,até q o rapaz conseguiu tempo para busca lo,vc pode confirmar tudo isso com ele....

Sim, o nome dele é Regis, mais conhecido como Rex. é padrinho do meu filho!

eu acompanhei a saga, de ele tentar trazer o amp e nunca conseguia, pois ele sempre voltava de avião se sao paulo, ate que um dia resolveu ir de carro so para buscar o amp.

BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por mum Sex Jul 31, 2020 12:49 pm

Baita ampli! Eu particularmente gosto mais do timbre dos V4 do que dos SVT-CL/SVT-VR...

Aliás, um shootout bem interessante entre varios ampegs valvulados de varias épocas, e alguns SS, para ilustrar o tópico. A ideia do video nao é um comparativo pq ele usa configurações diferentes de caixa com cada cabeçote, mas dá para ter uma idéia geral dos timbres de cada modelo.

mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por mum Sex Jul 31, 2020 12:56 pm

Alias, uma menção honrosa nesse video para o B2RE, que pra mim foi o que chegou mais perto dos valvulados em termos de drive. Mas confesso que nunca consegui tirar esse som desse ampli.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jul 31, 2020 1:17 pm

Pra uso diário transistorizado.
Tanto no baixo como na guitarra.
Na guitarra mais ainda! não toco sujo quase nunca.
sou fã de guitarra gorda com som o mais clean possível.

Se tivesse um estúdio teria um valvulado para ficar parado num canto pra uso pontual e não sair de lá.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Rico Sex Jul 31, 2020 1:55 pm

Jãozeiro escreveu:Toquei uma vez em um Fender Bassman dazantigas em um estúdio. Não sei exatamente a potência daquele amp, mas se não me engano é coisa em torno de 80w pra menos. Estava com uma 4x12".  Shocked

Foi maravilhoso. O som saía dos falantes e vinha na cara da gente de uma forma diferente. Pra mim é uma sensação difícil de explicar, e me lembrou exatamente a sensação que eu tinha com um valvulado de guitarra que possuí anos atrás (um single ended handmade de 20w, da Acedo Audio). O Bassman tinha um som muito alto, com o knob de volume lá embaixo. Mas também era uma 4x12" e uma sala relativamente pequena.

Diferente da guitarra, no mundo do baixo o amp transistorizado tem seu lugar consolidado e muito respeito. Acredito que esse tipo de amplificador é hegemônico no baixo pelo fato de que tocamos muito mais som limpo do que som saturado. No baixo, na grande maioria dos casos não existe tanto esse apelo de overdrive, distorção, ou seja, som "sujo", então as válvulas não são imprescindíveis e os fabricantes, ao longo das décadas puderam otimizar esse tipo de amplificação para o nosso instrumento. É minha crença, sem nenhum dado ou estudo.

Também ouvi dizer de um técnico e produtor algo tipo assim, que pra coisas "gravonas", o rendimento do transistor é melhor do que a válvula. Não sei se é verdade, os colegas com mais conhecimento técnico de repente sabem de algo a respeito.

Mas assim, eu não saberia dizer a equivalência de volume entre um valvulado e um transistorizado de baixo. De guitarra eu sei (por experiência própria) que um valvulado de 20w ENGOLE um amp transistorizado de 100w. Outra diferença é a relação inversamente proporcional entre aumento de volume/ganho e qualidade do som. No valvulado, se você socar o volume no 10, o drive é maravilhoso. No transistorizado, a partir de um ponto você tem aumento de volume, mas com uma perceptível  degradação do som.

Então posso perguntar a vocês que têm mais experiência com amplificação no baixo: um valvulado de uns 200w ou 300w tipo o do BLZENI, comparado a um amp desses monstros de volume tipo Gallen Krueger 1001RB, qual rende mais? Qual fala mais alto? O valvulado teria som limpo (antes de "pegar" o drive das válvulas) no mesmo volume que um transistorizado desses é capaz de entregar?

Eu não posso fazer comparativos entre os amps que vc citou, porque eu precisaria tê-los testado em situação real, um ao lado do outro.

O headroom do SS é maior, e alguns deles atingem uma gama de frequências altas que lhes confere maior inteligibilidade, penso...

Por outro lado, 300watts ALL tube, num BOM projeto, vai ser alto como o inferno. Eu gosto quando eles começaram a clipar, antes de matar o low end. Um ligeiro rosnado no fim de cada nota, que é algo que EU não vi nenhum SS fazer. O baixo rosna de forma clara. É diferente de um monte de distorção aguda, embolando tudo.

Sendo repetitivo, pq já falei isso aqui várias vezes, mas acho necessário escrever de novo pra justificar a minha conclusão:

Embora não possa comparar algumas características dos amps que já toquei (porque não os testei na mesma situação), em palco, os que me trazem boas recordações são o Marshall da foto, um GK 700 e um SVT USA.

Já usei muito amp diferente, mas esses foram marcantes.

Igual a caixa .. nenhuma 4x10 que usei superou em termos de pancada a SWR Goliath III... Tem uns equipamentos que marcam a memória da gente...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por tfk Sex Jul 31, 2020 1:59 pm

CSergio escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
CSergio escreveu:Existem amplificadores valvulados ou A/B que sejam baratos?
Desculpem perguntar, mas sou leigo nessa parte.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1085873219-cabecote-para-contra-baixo-oneal-ocb-1000hx-350w-ocb1000hx-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=5183ea00-9aeb-4de9-9a90-6bbe882e421d
Esse é o que tenho, mas o manual não diz a classe dele, presumo que seja D.

Por que vc acha que seu amp é classe D?
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por mum Sex Jul 31, 2020 2:09 pm

Rico escreveu:
O headroom do SS é maior, e alguns deles atingem uma gama de frequências altas que lhes confere maior inteligibilidade, penso...

Na realidade o SS tem um headroom maior a custo de precisar de muito mais potência, pois a saturação de transistores não é agradavel aos ouvidos como a saturação de valvulas. O que podemos dizer é que os valvulados rendem melhor e consegue trabalhar além de sua capacidade "clean" (saturando as valvulas) conseguindo um overdrive nas seção power amp. No caso dos transistorados, clipar o power amp além de ser terrível para os ouvidos, ainda pode prejudicar o amplificador. No caso dos valvulados, a vida util das valvulas diminuem um pouco caso as valvulas trabalhem além da capacidade, mas o ampli em si não é prejudicado.

Alguns amplis saturam com menos volume, outros com mais. Alguns SS de 200w falam como se tivessem 400w.. Então fazer a comparação e conversão entre a relação potencia de um SS e Valvulado não é uma equação simples.

Essas "mordida" nas notas que o rico comenta dá para ser percebida no video que postei um pouco antes, e pra mim é O timbre de valvulado. No geral o feel de se tocar em um ampli desse é um pouco diferente também


Última edição por mum em Sex Jul 31, 2020 2:12 pm, editado 2 vez(es)
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Rico Sex Jul 31, 2020 2:16 pm

mum escreveu:
Rico escreveu:
O headroom do SS é maior, e alguns deles atingem uma gama de frequências altas que lhes confere maior inteligibilidade, penso...

Na realidade o SS tem um headroom maior a custo de precisar de muito mais potência, pois a saturação de transistores não é agradavel aos ouvidos como a saturação de valvulas. O que podemos dizer é que os valvulados rendem melhor e consegue trabalhar além de sua capacidade "clean" (saturando as valvulas) conseguindo um overdrive nas seção power amp. No caso dos transistorados, clipar o power amp além de ser terrível para os ouvidos, ainda pode prejudicar o amplificador. No caso dos valvulados, a vida util das valvulas diminuem um pouco caso as valvulas trabalhem além da capacidade, mas o ampli em si não é prejudicado.

Alguns amplis saturam com menos volume, outros com mais. Alguns SS de 200w falam como se tivessem 400w.. Então fazer a comparação e conversão entre a relação potencia de um SS e Valvulado não é uma equação simples.

Essas "mordida" nas notas que o rico comenta dá para ser percebida no video que postei um pouco antes, e pra mim é O timbre de valvulado. No geral o feel de se tocar em um ampli desse é um pouco diferente também

Excelente!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 31, 2020 2:36 pm

A resposta dos valvulados à nossa dinâmica é bem diferente de um SS e confesso que me incomoda um pouco.

Como disse, o costume do cachimbo deixa a boca torta.

Eu cresci com 800RBs e suas características simples e resposta característica à dinâmica do músico. Amp que dá uma pulada na nota se eu fizer um slap ou mudar um pouco a mão geralmente me incomoda. Não que eu goste da onda de compressor nem nada, mas o oposto também não me agrada.

Quem sabe se minha história fosse outra eu hoje tivesse uma preferência por amps valvulados... Mas o que a gente gosta quando é jovem fica meio que entranhado na gente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Sex Jul 31, 2020 2:55 pm

em geral é exatamente isso o que o Rico e o Mum falaram que me agradam no valvulado. o "crunch" que acontece quado abrimos o volume, e que é variável de baixo para baixo conforme a saída de cada um, é inatingível por qualquer SS que eu conheça. o vídeo do Mum (que eu ja tinha visto várias vezes inclusive) mostra muito bem as valvulas saturando.
é por isso que este ashdownzinho da foto me agrada em muito para tocar em casa e estudio. consigo fazer o power começar a saturar sem derrubar a casa ou arumar briga com vizinho (ou ficar surdo). apesar de serem apenas 15w, não posso brincar com ele em certas horas da noite, pois mesmo morando em casa, o volume chega alto nos vizinhos.
e... quanto mais tempo ele ligado, mais quente e mais espetacular fica.

Rico, se for possivel, comenta um pouco sobre os valvulados que vc tem. o aficionado aqui vai ficar contente!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Paulo Penna Sex Jul 31, 2020 5:11 pm

BLZENI escreveu:
Nando Vasques escreveu:Ta ai o meu velho V4,pode ver as Válvulas estão praticamente novas,amp pra mais 50 anos,obg por postar!

esse amplificador nunca foi utilizado em palco após a compra. foi ligado no maximo umas 5 vezes e permanece guardado no case desde então. ele ate me comentou que queria vender esses tempos atras

Fala isso não..... Qual o valor?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Sex Jul 31, 2020 5:12 pm

Paulo Penna escreveu:
BLZENI escreveu:
Nando Vasques escreveu:Ta ai o meu velho V4,pode ver as Válvulas estão praticamente novas,amp pra mais 50 anos,obg por postar!

esse amplificador nunca foi utilizado em palco após a compra. foi ligado no maximo umas 5 vezes e permanece guardado no case desde então. ele ate me comentou que queria vender esses tempos atras

Fala isso não..... Qual o valor?

nao faço ideia. ja cantei ele algumas vezes pra soltar o valor e ele diz que vai ver e nunca passa. acho que tem pena de vender e se arrepender, mesmo sem usar nunca
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Pz123 Sex Jul 31, 2020 6:06 pm

mum escreveu:
Rico escreveu:100 watts eu acho muito pouco. 160 já dá pra brincar direito!

A não ser que seja apenas um amp de estúdio. Aí até 60 watts resolvem bem, mas 100 watts em palco , sei não...

Pensando bem, se vc usar caixas com pelo menos 4 falantes, pode ser...

O Mesa Boogie que tive tinha 275w, com atenuador para 125w, e usava com uma caixa de 8ohms apenas, e ainda assim era MUITO alto mesmo sem dar crank no ganho. Eram 4x KT88.

Tá falando do Prodigy, né?
E o Buster 200 já testou? Me parece menos modernoso. Haha.

Eu concordo que 100w de válvula é volume pra caramba já.
Esses all tube de 200w são ensurdecedores.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por mum Sex Jul 31, 2020 6:10 pm

Pz123 escreveu:
mum escreveu:
Rico escreveu:100 watts eu acho muito pouco. 160 já dá pra brincar direito!

A não ser que seja apenas um amp de estúdio. Aí até 60 watts resolvem bem, mas 100 watts em palco , sei não...

Pensando bem, se vc usar caixas com pelo menos 4 falantes, pode ser...

O Mesa Boogie que tive tinha 275w, com atenuador para 125w, e usava com uma caixa de 8ohms apenas, e ainda assim era MUITO alto mesmo sem dar crank no ganho. Eram 4x KT88.

Tá falando do Prodigy, né?
E o Buster 200 já testou? Me parece menos modernoso. Haha.

Eu concordo que 100w de válvula é volume pra caramba já.
Esses all tube de 200w são ensurdecedores.

É, era um Bass Prodigy. Muito legal e compacto (nem pesa tanto para um valvulado, cerca de 15kg).
Mas nunca testei o Buster 200.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Pz123 Sex Jul 31, 2020 7:01 pm

^Pois é..

Acho que peso nem é desculpa mais hoje em dia.
Esses all tube novos em modelo "lunch box" pesam pouquíssima coisa mais que muito Hartke e GK..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por mum Sex Jul 31, 2020 7:09 pm

Pz123 escreveu:^Pois é..

Acho que peso nem é desculpa mais hoje em dia.
Esses all tube novos em modelo "lunch box" pesam pouquíssima coisa mais que muito Hartke e GK..

Foi com certeza o melhor ampli que eu tive... Falando da até saudade! Só acho que ele demora muito pra clipar (até pela potencia) então tem que arrepiar no ganho pra conseguir um drive legal. Ele também tem uma vibe bem diferente dos ampegs valvulados que comentavamos antes aqui.
Foto do set antigo:
Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 12998705_1183812201630598_3650113887240971374_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_sid=8bfeb9&_nc_eui2=AeFV4LJsxBmTpeDp_0vd5Rh634Gn0SgP4NDfgafRKA_g0Ct7i03j8q_81MNflGTVd2qY64vf6mEWDH6aj3udbB-W&_nc_ohc=OCTm0RwUTI4AX9bi6Op&_nc_ht=scontent.fcgh16-1


O V4B também não é tão pesado para um valvulado, se não me engano pesa uns 20kg.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Pz123 Sáb Ago 01, 2020 4:21 pm

mum escreveu:Só acho que ele demora muito pra clipar (até pela potencia) então tem que arrepiar no ganho pra conseguir um drive legal. .

Isso que eu falei sobre a questão da potência..
Pra 90% do pessoal do forum que toca em igreja e barzinho, um valvulado de 200w não te deixa nem chegar no "sweet spot" do amp..
Vai pagar 20 mil reais num amp de 40kg e no fim das contas um amp com a metade da potencia e do peso te daria um som talvez até mais legal. Haha..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Rico Sáb Ago 01, 2020 6:38 pm

BLZENI escreveu:em geral é exatamente isso o que o Rico e o Mum falaram que me agradam no valvulado. o "crunch" que acontece quado abrimos o volume, e que é variável de baixo para baixo conforme a saída de cada um, é inatingível por qualquer SS que eu conheça. o vídeo do Mum (que eu ja tinha visto várias vezes inclusive) mostra muito bem as valvulas saturando.
é por isso que este ashdownzinho da foto me agrada em muito para tocar em casa e estudio. consigo fazer o power começar a saturar sem derrubar a casa ou arumar briga com vizinho (ou ficar surdo). apesar de serem apenas 15w, não posso brincar com ele em certas horas da noite, pois mesmo morando em casa, o volume chega alto nos vizinhos.
e... quanto mais tempo ele ligado, mais quente e mais espetacular fica.

Rico, se for possivel, comenta um pouco sobre os valvulados que vc tem. o aficionado aqui vai ficar contente!

Não tem muito o que falar... No momento tenho esse Marshall (Esse amp me da exatamente o som dos discos de rock inglês dos 60 e 70, sem exagero... E ainda me dá isso com low end!!!) , dois Duovox 120 com projetos alterados (falam bem, mas poderiam falar melhor. De 0a 10, na minha classificação de ALL tube, eu daria um 6 ou 6,5 pra eles) e aguardando reforma tem um 240b.

Já foram embora o Fender Bassman 70 que era um sonho, outro Duovox 240b, um Eduas 300 (esse era bom, mas seria excelente com melhor distribuição interna e trafos mais bem dimensionados) e talvez mais alguma coisa que eu não lembre.

Um dos Duovox tá cravado no órgão Tokai TX5 que eu uso. Eu misturo os canais, saturo o de agudos e vambora!!!!

Só tive dois s amps transistor. O primeiro foi um Staner Bold 105s e depois o Ampeguinho classe d PF 350 que tá há meses sem ligar aqui...

No aguardo do Ronconi, que eu tenho certeza que vai me surpreender.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Zubrycky Sáb Ago 01, 2020 7:50 pm

Para mim, qualquer um serve. Não tenho nenhuma predileção especial.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Ago 02, 2020 4:39 pm

Valvulado 100% só peguei em estúdio.
Como minha experiencia é muito com transitorizado A/B, vou neles nesta enquete.

Tenho um GK400RB (tks Nando) e um Promethean que nunca tive a chance de colocar em prática. Em Classe D, adorei os Mark Bass e os outros que toquei (GK e Portaflex) não me conquistaram. Ainda preciso testar o Promethean em ambiente "banda".
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Paulo Penna Dom Ago 02, 2020 5:22 pm

Nas antigas toquei com um monte de valvulado brasileiro, mas não tinhamos o apreço por equipamento, e não me lembro modelos. No ensaio eu tocava no monstrinho SNAKE 300W, provavelmente teria 6 kt88 ou 6550....
Hoje tenho um Palmer módulo 200, e talvez um dia um ampeg.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Dom Ago 02, 2020 8:51 pm

Rico escreveu:
Não tem muito o que falar... No momento tenho esse Marshall (Esse amp me da exatamente o som dos discos de rock inglês dos 60 e 70, sem exagero... E ainda me dá isso com low end!!!) , dois Duovox 120 com projetos alterados (falam bem, mas poderiam falar melhor. De 0a 10, na minha classificação de ALL tube, eu daria um 6 ou 6,5 pra eles) e aguardando reforma tem um 240b.

Já foram embora o Fender Bassman 70 que era um sonho, outro Duovox 240b, um Eduas 300 (esse era bom, mas seria excelente com melhor distribuição interna e trafos mais bem dimensionados) e talvez mais alguma coisa que eu não lembre.

Um dos Duovox tá cravado no órgão Tokai TX5 que eu uso. Eu misturo os canais, saturo o de agudos e vambora!!!!

Só tive dois s amps transistor. O primeiro foi um Staner Bold 105s e depois o Ampeguinho classe d PF 350 que tá há meses sem ligar aqui...

No aguardo do Ronconi, que eu tenho certeza que vai me surpreender.

Show Rico. esse Marshall deve ser um espetáculo mesmo.
Tenho certeza que esse Ronconi será um amp excelente. o João conhece bem do assunto e de quebra eh extremamente caprichoso
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por CSergio Seg Ago 03, 2020 12:19 pm

CSergio escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
CSergio escreveu:Existem amplificadores valvulados ou A/B que sejam baratos?
Desculpem perguntar, mas sou leigo nessa parte.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1085873219-cabecote-para-contra-baixo-oneal-ocb-1000hx-350w-ocb1000hx-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=5183ea00-9aeb-4de9-9a90-6bbe882e421d
Esse é o que tenho, mas o manual não diz a classe dele, presumo que seja D.

Oneal me respondeu no email qual classe do meu OCB1000HX, pensava que fosse D, mas é AB (esqueci de um detalhe: os classe D geralmente são mais compactos, mais leves).

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4100
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por bodhan Seg Ago 03, 2020 12:59 pm

Gosto do som puro. O mais puro possível, tanto no baixo como na guitarra. Então prefiro os SS.
Quando toco "tum" tem que sair "tum" e não "tchum" !
Quando toco, toco em casa, quando toco com alguém é com volume baixo, duo de piano e baixo ou banda de jazz, bossa, tudo muito leve.
Tenho um desses amps compactos, deve ser classe d, Acoustic Image Clarus.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Nando Vasques Seg Ago 03, 2020 2:36 pm

Breno_Barnabe escreveu:
Tenho um GK400RB (tks Nando) e um Promethean que nunca tive a chance de colocar em prática. Em Classe D, adorei os Mark Bass e os outros que toquei (GK e Portaflex) não me conquistaram. Ainda preciso testar o Promethean em ambiente "banda".

Valeu Breno,Esse Tópico serviu para eu me lembrar por onde andam alguns dos equipos q vendi aqui no Forum,fico feliz em saber q esta tudo muito bem cuidado e funcionando perfeitamente!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por BLZENI Seg Ago 03, 2020 5:22 pm

So respondendo

ate mesmo para sons cleans, tanto no baixo e, principalmente na guitarra, prefiro o som das válvulas também. pra mim a pureza do som é incomparável
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere? - Página 2 Empty Re: Valvulado x Transistorizado - Qual você prefere?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos