Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com eletrônica

Ir em baixo

Ajuda com eletrônica Empty Ajuda com eletrônica

Mensagem por allexcosta em Dom Ago 09, 2020 3:12 pm

Tô com um sistema 2.1 aqui, cujo potenciômetro tá com algum problema.

Todo fechado ele dá um hum forte, do volume 1 ao 10 ele tem volume 10, sem variação alguma. Além disso, um dos canais tá com menos volume e um timbre meio estranho. Acho que também é relacionado ao pot ruim, já que todo o circuito parece ok, apesar de eu não ter como testar os capacitores, que estão com aparência boa.

Tentei limpar com álcool isop e nada mudou.

Decidi trocar o pot e tal, mas observando o circuito do pot, que é duplo, as pernas do meio e do canto, que pareciam ligadas em curto, possuem uma pecinha branca entre elas, que pensei até serem algum tipo de jumper. Testando a resistência entre os terminais deu na ordem de kohm, quando deveria ser 0 se fosse um curto.

Não sei o que é essa pecinha branca nem o que ela faz (parece simplesmente um pequeno pedaço de plástico), mas não estou confiante em trocar o pot e destruir essa ligação aí sem saber o que é e como refazê-la.

O pot é A5K com haste menor que a padrão de loja de eletrônica. O original é chinês genérico, mas eu queria colocar um Alpha ou similar. Alguém sabe onde achar?

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Fotos:

Ajuda com eletrônica Whats-App-Image-2020-08-09-at-14-44-08

Ajuda com eletrônica Whats-App-Image-2020-08-09-at-14-44-08-1
allexcosta
allexcosta
Administrador

Ajuda com eletrônica Empty Re: Ajuda com eletrônica

Mensagem por fheliojr em Seg Ago 10, 2020 8:06 pm

OFF: Infelizmente, não tenho como te ajudar, Alex, mas que soldas mal feitas, cara.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Paulo Penna em Seg Ago 10, 2020 8:49 pm

Multicomercial deve ter, vende online
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Guga Ramone em Ter Ago 11, 2020 4:30 pm

Você mediu o pot entre os terminais 1 e 2, mas em qual posição o eixo (terminal 2) estava? Se ele estava em qualquer posição que não fosse em cima do terminal 1, vc teria alguma leitura de resistência, certo? O ideal é você retirar o componente do circuito pra fazer a leitura correta. Nisso você aproveita pra ver o que é esta peça branca, pode ser que seja algum capacitor ou resistor SMD soldado nos terminais.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Ago 13, 2020 9:23 am

Testei o pot fora do circuito e tava ruim mesmo.

Fui na rua arrumar um A5K stereo e nenhum lugar tinha. Terminei comprando um B5K stereo e meu filho soldou no lugar. Parece estar funcionando bem, mas o sistema agora se comporta um pouco diferente, dependendo da fonte de sinal. E um celular fica ótimo, em outro parece que há algum descasamento de impedância, meio estranho.

Mas pra maioria das funções, está funcionando bem.

Não descobrimos o que seriam as pecinhas brancas soldadas na placa. Elas continuam por lá...

Grato a todos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: