Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com eletrônica

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda com eletrônica Empty Ajuda com eletrônica

Mensagem por allexcosta Dom Ago 09, 2020 3:12 pm

Tô com um sistema 2.1 aqui, cujo potenciômetro tá com algum problema.

Todo fechado ele dá um hum forte, do volume 1 ao 10 ele tem volume 10, sem variação alguma. Além disso, um dos canais tá com menos volume e um timbre meio estranho. Acho que também é relacionado ao pot ruim, já que todo o circuito parece ok, apesar de eu não ter como testar os capacitores, que estão com aparência boa.

Tentei limpar com álcool isop e nada mudou.

Decidi trocar o pot e tal, mas observando o circuito do pot, que é duplo, as pernas do meio e do canto, que pareciam ligadas em curto, possuem uma pecinha branca entre elas, que pensei até serem algum tipo de jumper. Testando a resistência entre os terminais deu na ordem de kohm, quando deveria ser 0 se fosse um curto.

Não sei o que é essa pecinha branca nem o que ela faz (parece simplesmente um pequeno pedaço de plástico), mas não estou confiante em trocar o pot e destruir essa ligação aí sem saber o que é e como refazê-la.

O pot é A5K com haste menor que a padrão de loja de eletrônica. O original é chinês genérico, mas eu queria colocar um Alpha ou similar. Alguém sabe onde achar?

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Fotos:

Ajuda com eletrônica Whats-App-Image-2020-08-09-at-14-44-08

Ajuda com eletrônica Whats-App-Image-2020-08-09-at-14-44-08-1
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com eletrônica Empty Re: Ajuda com eletrônica

Mensagem por fheliojr Seg Ago 10, 2020 8:06 pm

OFF: Infelizmente, não tenho como te ajudar, Alex, mas que soldas mal feitas, cara.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com eletrônica Empty Re: Ajuda com eletrônica

Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 10, 2020 8:49 pm

Multicomercial deve ter, vende online
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com eletrônica Empty Re: Ajuda com eletrônica

Mensagem por Guga Ramone Ter Ago 11, 2020 4:30 pm

Você mediu o pot entre os terminais 1 e 2, mas em qual posição o eixo (terminal 2) estava? Se ele estava em qualquer posição que não fosse em cima do terminal 1, vc teria alguma leitura de resistência, certo? O ideal é você retirar o componente do circuito pra fazer a leitura correta. Nisso você aproveita pra ver o que é esta peça branca, pode ser que seja algum capacitor ou resistor SMD soldado nos terminais.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com eletrônica Empty Re: Ajuda com eletrônica

Mensagem por allexcosta Qui Ago 13, 2020 9:23 am

Testei o pot fora do circuito e tava ruim mesmo.

Fui na rua arrumar um A5K stereo e nenhum lugar tinha. Terminei comprando um B5K stereo e meu filho soldou no lugar. Parece estar funcionando bem, mas o sistema agora se comporta um pouco diferente, dependendo da fonte de sinal. E um celular fica ótimo, em outro parece que há algum descasamento de impedância, meio estranho.

Mas pra maioria das funções, está funcionando bem.

Não descobrimos o que seriam as pecinhas brancas soldadas na placa. Elas continuam por lá...

Grato a todos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com eletrônica Empty Re: Ajuda com eletrônica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos