Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidado com golpe

Ir em baixo

Cuidado com golpe Empty Cuidado com golpe

Mensagem por Fernando Zadá em Seg Ago 31, 2020 3:16 pm

Vale assistir

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

santana.ma gosta desta mensagem

Cuidado com golpe Empty Re: Cuidado com golpe

Mensagem por CG em Seg Ago 31, 2020 3:59 pm

Eu sempre desconfio de lojas que não tem reclamações... Esses dias, fui comprar uma parafusadeira e vi uma loja mais barata que o normal... Tipo uns 10%... Consultei no site https://confiavel.net.br e já deu o sinal de alerta.
CG
CG
Moderador

Mensagem por mum em Seg Ago 31, 2020 4:25 pm

Todo baixo que anuncio no OLX, é uma questão de minutos eu receber uma mensagem de alguem querendo fazer algum tipo de transação suspeita... Está cada vez mais fácil ser passado pra trás comprando ou vendendo.
mum
mum
Membro

Mensagem por CSergio em Seg Ago 31, 2020 4:29 pm

OLX botei um Iphone pra vender uma vez, choveu de propostas de outros estados, bloquei todos os usuários.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por mum em Seg Ago 31, 2020 4:35 pm

CSergio escreveu:OLX botei um Iphone pra vender uma vez, choveu de propostas de outros estados, bloquei todos os usuários.

Se o cara transferir a grana na sua conta, e ela cair pra depois vc enviar, não vejo problema.

Comigo sempre são 2 tipos de golpe:

1. Uma pessoa (normalmente uma mulher) entra em contato dizendo que tem interesse no instrumento pra presentear alguem, e pede para enviar um whatsapp. No whatsapp, ela diz que está fazendo a transferencia, e que vai enviar um uber para buscar o instrumento. Ela envia um comprovante de transferencia falso, e obviamente o "uber" é o proprio golpista.
2. O estelionatário entra em contato no OLX, e pede um anuncio no mercado livre, e seu e-mail. Ele te envia um e-mail falso como se tivesse comprado e pagado o produto, e envia o "uber" para retirar a mercadoria na sua casa.

Sou vacinado e nunca cai nesses golpes, mas os caras são convincentes, e com certeza devem roubar umonte de gente por ai.
A próxima vez q tentarem dar um golpe desse em mim, mando a pessoa vir buscar, e chamo a policia pra esperar junto comigo e prender o meliante em flagrante.
mum
mum
Membro

Mensagem por CG em Seg Ago 31, 2020 4:49 pm

Estou trampando como motorista uber em Sorocaba. É relativamente comum receber chamado para pegar notebook, celular, videogame, roda de carroe levar para uma região periferica de sp, onde uma pessoa estará me esperando.

O golpe funciona da seguinte forma, a pessoa compra o item e alega que está precisando com urgência, diz que vai fazer o deposito e mandar um uber retirar.
O comprador deposita um envelope vazio, manda o comprovante e pede o motorista.
O depósito nunca é realizado, e o vendedor não consegue localizar o comprador porque nem o rastreamento do uber ele tem...

CG
CG
Moderador

Mensagem por mum em Seg Ago 31, 2020 4:52 pm

CG escreveu:Estou trampando como motorista uber em Sorocaba. É relativamente comum receber chamado para pegar notebook, celular, videogame, roda de carroe levar para uma região periferica de sp, onde uma pessoa estará me esperando.

O golpe funciona da seguinte forma, a pessoa compra o item e alega que está precisando com urgência, diz que vai fazer o deposito e mandar um uber retirar.
O comprador deposita um envelope vazio, manda o comprovante e pede o motorista.
O depósito nunca é realizado, e o vendedor não consegue localizar o comprador porque nem o rastreamento do uber ele tem...

Alguns itens eu até entendo usar esse método pra transportar... Mas eu jamais compraria um baixo de alguns milhares de reais e mandaria um uber ir buscar, sendo que o vendedor mora na mesma região que eu... Só isso ja é de se ficar com um pé atrás.
mum
mum
Membro

Mensagem por santana.ma em Seg Ago 31, 2020 4:54 pm

mum escreveu:
CSergio escreveu:OLX botei um Iphone pra vender uma vez, choveu de propostas de outros estados, bloquei todos os usuários.

Se o cara transferir a grana na sua conta, e ela cair pra depois vc enviar, não vejo problema.

Comigo sempre são 2 tipos de golpe:

1. Uma pessoa (normalmente uma mulher) entra em contato dizendo que tem interesse no instrumento pra presentear alguem, e pede para enviar um whatsapp. No whatsapp, ela diz que está fazendo a transferencia, e que vai enviar um uber para buscar o instrumento. Ela envia um comprovante de transferencia falso, e obviamente o "uber" é o proprio golpista.
2. O estelionatário entra em contato no OLX, e pede um anuncio no mercado livre, e seu e-mail. Ele te envia um e-mail falso como se tivesse comprado e pagado o produto, e envia o "uber" para retirar a mercadoria na sua casa.

Sou vacinado e nunca cai nesses golpes, mas os caras são convincentes, e com certeza devem roubar umonte de gente por ai.
A próxima vez q tentarem dar um golpe desse em mim, mando a pessoa vir buscar, e chamo a policia pra esperar junto comigo e prender o meliante em flagrante.

Um amigo meu tecladista perdeu uma bicicleta exatamente assim, conforme o exemplo 2. Ele não tinha costume de negociar nada na internet, e a primeira experiência foi um golpe. Quando ele me disse fiquei de cara. A bicicleta foi um pagamento por uma aulas de teclado que ele resolveu dar para ajudar um outro amigo.
santana.ma
santana.ma
Membro

Mensagem por Henri-Q em Seg Ago 31, 2020 5:03 pm

Vejam que isso é um cara experiente como o Heitor. Agora pensa em uma pessoa sem essa bagagem empolgada com a compra de um instrumento! Presa muito mais fácil ainda.
Henri-Q
Henri-Q
Membro

Mensagem por CG em Seg Ago 31, 2020 5:22 pm

[quote="mum"]
CG escreveu:
Alguns itens eu até entendo usar esse método pra transportar... Mas eu jamais compraria um baixo de alguns milhares de reais e mandaria um uber ir buscar, sendo que o vendedor mora na mesma região que eu... Só isso ja é de se ficar com um pé atrás.

Nessa modalidade de golpe quem tá tentandobo golpe é o comprador... Inclusive eu azedei varios compradores espertinhos... Ao retirar a mercadoria eu sempre perguntava ao vendedor se ele havia recebido o dinheiro de fato....
CG
CG
Moderador

Mensagem por Henri-Q em Seg Ago 31, 2020 5:27 pm

Presencialmente também não estamos livres de uma casa de caboclo. Muitas vezes o estrago pode ser até pior por envolver aspectos de segurança.

Peguei um aleatório... mas já ouvi falar de vários casos como esse:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/09/07/pai-e-filha-sao-mortos-na-rodovia-dos-imigrantes-apos-encontro-com-falsos-compradores-de-carro.ghtml
Henri-Q
Henri-Q
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Ago 31, 2020 6:23 pm

Henri-Q escreveu:Vejam que isso é um cara experiente como o Heitor. Agora pensa em uma pessoa sem essa bagagem empolgada com a compra de um instrumento! Presa muito mais fácil ainda.  
Heitor é meu camarada desde o início dos anos 80. Estudamos na mesma escola e morávamos na Freguesia de Jacarepaguá.
Experiente como ele - principalmente em transações comerciais - eu não conheço outro...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por NeyBass em Ter Set 01, 2020 11:08 am

O instrumento só sai da minha casa com o dinheiro na minha mão ou constando no meu extrato bancário, ou aviso do ML e ultimamente até do ML estou ficando com um "pé atrás".

Nada de comprovante de pagamento mostrado pelo comprador, nada de email, nada de transfiro mais tarde.

E nada também do camarada vir na minha casa ver o equipamento, marcamos um lugar movimentado e levo até ele, mas tem que ser durante o dia também, a noite nunca.

Meu irmão tomou um golpe de um cara de SP, mas não foi por falto de aviso meu, é a mania de confiar em todo mundo.

Comprou um teclado pelo ML, mas o vendedor pediu para ele depositar o valor do frete na conta dele, pois não tinha como pagar o frete. Foi dito e feito, recebeu o depósito do frete e sumiu, o valor do teclado o ML estornou (menos mal).
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por HenriqueBessa em Ter Set 01, 2020 1:21 pm

Olha... sites que eu não conheço, só compro se for via PagSeguro, BCash ou similar, não entregou, abro disputa e recebo o dinheiro de volta. Sempre fiz dessa forma.
Negócios via ML, nunca converso fora do chat do próprio ML, nada de "zap".
Via OLX, só com pagamento contra a entrega do bem em local público ou direciono pra fechar no ML.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Mensagem por Edu Fettermann em Ter Set 01, 2020 2:35 pm

Esse golpe do Mercado Livre da pessoa comentar lá e tentar negociar por fora eu quase caí. Anunciei um Apple Watch ano passado, o camarada comentou assim "meu CEP é XXXXXXX" (era um celular), faz contato comigo". Eu mandei mensagem, pensando em não perder o valor que o ML descontaria da minha venda.

O cara pediu meu e-mail cadastrado no Mercado Livre. Ali acendeu uma luzinha amarela, aí corri, criei um e-mail novo no Gmail e mandei. Em instantes, recebi um e-mail do "Mercado Livre" falando que eu havia vendido o produto. E no texto do e-mail dizia para eu enviar o produto por conta própria por Uber. Na hora, entrei em contato com o ML, denunciei o usuário e bloqueei o WhatsApp dele.

Uma maneira que arrumei de me proteger disso foi instalar o app do ML no celular. Se não chegar a notificação por ali, pode crer que é fake. E também não faço negócios por fora da plataforma, a não ser com alguém conhecido ou referenciado por alguém de confiança.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Mensagem por Juninho Sampaio em Ter Set 01, 2020 2:35 pm

Por isso que eu compro apenas no Mercado Livre, e fico de olho no prazo da postagem. Não pode passar de 22 dias.

-> Prazo
-> Não uso meu e-mail que uso para e-mails comuns para o ML
-> Não negocio por fora
-> Etc.

Comprei umas rodas para o meu carro pelo ML. E eles não despacharam no 22º dia. Reclamei no ML e o não pagaram a ele e o ML devolveu o meu.
Sacou?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por mum em Ter Set 01, 2020 3:49 pm

Já fiz algumas negociações "por fora" do mercado livre, e algumas também em grupos de facebook, tanto comprando quanto vendendo. E é como falaram: se a grana tiver pingado na minha conta, pode vir buscar o produto até de aerolito. Se quiser vir retirar pessoalmente, é na portaria do meu prédio, com segurança.
mum
mum
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio em Ter Set 01, 2020 4:11 pm

^aviões e musica. kkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por NeyBass em Qua Set 02, 2020 4:01 pm

Também prefiro vender pelo ML, mas se o comprador confiar em depositar na minha conta eu vendo também, o equipamento viaja qdo o dinheiro estiver na conta.

Porém nunca exijo que depositem para mim, sempre dou a opção do cara comprar pelo ML, por isso meus anuncios no face, etc, tem o link do ML.

Quando vc fizer uma proposta para alguém e o cara falar que não faz ML, só te der opção de deposito na conta dele, cai fora que a chance de tomar um golpe é enorme.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por Christian em Qua Set 02, 2020 4:21 pm

Comprei via mercado livre, chegou uma caixa com, muito papelão e um pedaço de madeira, meu amigo advogado entrou em contato e o mercado livre me fez o ressarcimento pois o vendedor estava usando a plataforma deles para a venda. O advogado falou que a responsabilidade de certa forma é deles.
Christian
Christian
Membro

Mensagem por fheliojr em Dom Set 06, 2020 8:23 pm

NeyBass escreveu:Também prefiro vender pelo ML, mas se o comprador confiar em depositar na minha conta eu vendo também, o equipamento viaja qdo o dinheiro estiver na conta.

Porém nunca exijo que depositem para mim, sempre dou a opção do cara comprar pelo ML, por isso meus anuncios no face, etc, tem o link do ML.

Quando vc fizer uma proposta para alguém e o cara falar que não faz ML, só te der opção de deposito na conta dele, cai fora que a chance de tomar um golpe é enorme.

[2]

É este o ponto. Só enviar, um produto, após verificar se o devido pagamento já se submeteu à compensação bancária.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: