Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitoramento em palcos

+6
Jãozeiro
Fernando Zadá
heenrique_bass
allexcosta
Thales_Sr
gsfteodoro
10 participantes

Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Monitoramento em palcos

Mensagem por gsfteodoro Qua Set 02, 2020 10:35 am

Gostaria de levantar esse tópico com opções de monitoramento com headphone.
Já vi algumas soluções super interessantes e estou para sugerir onde eu faço minhas GIGs.


Hoje, como mesa, usa-se uma Yamaha TF3.
Monitoramento em palcos 6137748022F347BDB9606AE87BF7D586_12073_990x990_3c81124127de172ab3a6f3e35f1a7d30

Normalmente, são, no máximo, 8 pessoas que integram a banda (batera, baixo, guitarra, teclado, violão, 3 cantores sendo um principal). Estava pensando em usar o monitoramento da mesa via WIFI pra cada um escutar o que precisa no seu aux (app android e apple funcionam super bem).

Agora vem as dúvidas:

  • Que equipo poderíamos usar para essa amplificação de headphone individual?
  • Esse pensamento de usar o canal aux como retorno + app é o caminho ideal?


A intensão é eliminar caixas no palco pois o local é pequeno e queremos tirar o excesso dos músicos e cantores surdos que tocam lá.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Thales_Sr Qua Set 02, 2020 12:30 pm

O monitoramento wifi dela não dá atraso nenhum? O.o

Se não der atraso mesmo, lasca um amplificador de fones e já foi.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por allexcosta Qua Set 02, 2020 12:42 pm

Acho que tem um Behringer Powerplay de 8 canais com função "more me".

Talvez seja ideal pra você.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por heenrique_bass Qua Set 02, 2020 3:00 pm

Esses dias eu cai nesse vídeo a respeito de monitoração via wi-fi, não sei se conhecem a respeito:

heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 02, 2020 3:37 pm

Quem me dera bares e pubs tivessem metade dos equipos das igrejas.....

Ops pera...... eles pagam impostos......
Ai complica....

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Jãozeiro Qua Set 02, 2020 6:14 pm

Fernando Zadá escreveu:Quem me dera bares e pubs tivessem metade dos equipos das igrejas.....

Ops pera...... eles pagam impostos......
Ai complica....

O veneno dessa sua fala...gostei. Hahaha.
Pior que é verdade.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Jãozeiro Qua Set 02, 2020 6:18 pm

Dizem que no futuro não vai mais ter amp e nem caixa nenhuma no palco, né? Retorno in-ear não é algo novo, e é bastante comum, com cada vez mais gente aderindo. Nunca utilizei. Mas tenho curiosidade de me escutar com um sistema desse, que fosse realmente bom (o que não é barato).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 02, 2020 6:30 pm

Jãozeiro escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Quem me dera bares e pubs tivessem metade dos equipos das igrejas.....

Ops pera...... eles pagam impostos......
Ai complica....

O veneno dessa sua fala...gostei. Hahaha.
Pior que é verdade.
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Nando Vasques Qua Set 02, 2020 8:23 pm

Jãozeiro escreveu:Dizem que no futuro não vai mais ter amp e nem caixa nenhuma no palco, né? Retorno in-ear não é algo novo, e é bastante comum, com cada vez mais gente aderindo. Nunca utilizei. Mas tenho curiosidade de me escutar com um sistema desse, que fosse realmente bom (o que não é barato).

Duvido muito,a galera das antigas (incluindo esse q escreve) não curte muito esse sistema,se parar para analisar os shows dos medalhões por ai,muitos ainda usam o velho sistema Backline (amps) com sides e retornos...O rush mesmo se vc notar,o Geddy Lee usava aquelas máquinas de enfeite no lugar dos amps,mas na lateral do palco existiam Sides poderosos onde ele sentia de verdade o som do baixo,Iron Maiden é outra banda q nunca abrirá mão dos amps e retornos,até pq Mr. Bruce Dickinson se diverte subindo neles,Nada como um bom sistema de Baixo e um retorno de chão reguladinho e eficiente,em muitos casos é até melhor q o próprio sistema de baixo,mas é caro,vide as Clair

Esse sistema funciona bem para igrejas e para os donos de locadoras de som,pois um fone com seu respectivo amplificador,sejam daqueles power clicks individuais,ou os de rack com 4 ou 8 como disse o Allex, é infinitamente mais barato do que qualquer caixa de chão com seu respectivo power amplificador,sem falar q para o Técnico de som é muito mais fácil pois não da microfonia,mas exige uma equalizada boa no auxiliar da mesa!!!

Recomendo a vc um sistema individual q vc puxará de alguma via aux da mesa,uma aux para cada membro da banda
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

NESCAU gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Jãozeiro Qua Set 02, 2020 8:33 pm

Nando Vasques escreveu:
Jãozeiro escreveu:Dizem que no futuro não vai mais ter amp e nem caixa nenhuma no palco, né? Retorno in-ear não é algo novo, e é bastante comum, com cada vez mais gente aderindo. Nunca utilizei. Mas tenho curiosidade de me escutar com um sistema desse, que fosse realmente bom (o que não é barato).

Duvido muito,a galera das antigas (incluindo esse q escreve) não curte muito esse ssistem
Mas a galera das antigas um dia vai parar de tocar, não concorda? Hehe...

\"Nando Vasques escreveu:
parar para analisar os shows dos medalhões por ai,muitos ainda usam o velho sistema Backline (amps) com sides e retornos...O rush mesmo se vc notar,o Geddy Lee usava aquelas máquinas de enfeite no lugar dos amps,mas na lateral do palco existiam Sides poderosos onde ele sentia de verdade o som do baixo,Iron Maiden é outra banda q nunca abrirá mão dos amps e retornos

Nando, uma das bandas que eu ia citar era o Iron Maiden. O guitarrista Adrian Smith agora usa retornos de fone. 
Eu ia usar justamente ele como exemplo de alguém das antigas que se rendeu aos in ear.

Mas realmente, mó galera grande usa amp. Não vai sumir de uma hora pra outra.


Última edição por Jãozeiro em Qua Set 02, 2020 9:19 pm, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Gui Sartori Qua Set 02, 2020 9:11 pm

Dependendo do trampo, prefiro in ear. Nas gigs de metal, MPB ou jazz é tudo no backline, mas pros trampos que eu fazia no sertanejo o ear era necessário. Como tinha vs, era mais prático ter no in ear as entradas e o clock, por exemplo. Além da comunicação. Acho que depende da gig.
Gui Sartori
Gui Sartori
Membro

Mensagens : 39
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 02, 2020 10:04 pm

Jãozeiro escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Quem me dera bares e pubs tivessem metade dos equipos das igrejas.....

Ops pera...... eles pagam impostos......
Ai complica....

O veneno dessa sua fala...gostei. Hahaha.
Pior que é verdade.

As vezes baixa o capiroto aqui....
Mas infelizmente a culpa não é só dos impostos.....
Eu já toquei em Sesc e alguns eventos com fone não desgosto não mas é esquisito. No ultimo que fiz num Sesc arranquei um dos lados e melhorou muito! Rsss Tinha ampli do meu lado.
Mas curiosamente o técnico vacilou e trocou o meu, eu estava de guitarra, com o do batera. No primeiro som estava um caos até a gente descobrir a troca! Kkkkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Thales_Sr Qui Set 03, 2020 2:10 pm

Jãozeiro escreveu:Dizem que no futuro não vai mais ter amp e nem caixa nenhuma no palco, né? Retorno in-ear não é algo novo, e é bastante comum, com cada vez mais gente aderindo. Nunca utilizei. Mas tenho curiosidade de me escutar com um sistema desse, que fosse realmente bom (o que não é barato).
Rapaz posso estar sendo antiquado, mas acho que no futuro vai ser parecido com o que é hoje...

Motivo: Os músicos estudam em casa normalmente com um amplificador, então o mais prático é levar essa mesma estrutura pro palco, pois já está disponível. Retorno in ear, mandar a mix para fones, etc, requer montar outra infraestrutura. Por isso acho que não vai mudar muito.

Outro motivo para eu achar isso, é que os artistas mais renomados, que tem orçamento que permite montar o setup que quiser pro palco, boa parte deles ainda leva amplificadores pro palco...

Talvez o que empurre mais para retorno in ear e essa "limpeza" dos palcos seja que a regulamentação das cidades quanto a ruído só vai caminhar no sentido de se tornar mais restritiva. Aí isso pode forçar as casas de festas a terem de se livrar de baterias acústicas e amplificadores.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Sonikado Seg Set 07, 2020 7:58 pm

Talvez o que empurre mais para retorno in ear e essa "limpeza" dos palcos seja que a regulamentação das cidades quanto a ruído só vai caminhar no sentido de se tornar mais restritiva. Aí isso pode forçar as casas de festas a terem de se livrar de baterias acústicas e amplificadores.
Inclua aí a facilidade em lidar com pessoas (menos gente reclamando da mix - afinal cada um com o seu) e a facilidade das leis da física - Menos fontes de som = mais facilidade em mixar. Por melhor que o engenheiro seja, é menos trabalhoso não ter que lidar com inumeras fontes sonoras brigando juntas.

Quem me dera bares e pubs tivessem metade dos equipos das igrejas.....

Ops pera...... eles pagam impostos......
Ai complica....
Venenoso, mas devo dizer que os melhores sistemas de som que já vi e ouvi estão em teatros, anfiteatros, casas de show, eventos...

A maior parte das igrejas é tudo microfone de R$50 e ciclotreco de R$100, não sei exatamente se imposto é o problema aqui Rolling Eyes

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 08, 2020 9:46 am

Sonikado escreveu:
Venenoso, mas devo dizer que os melhores sistemas de som que já vi e ouvi estão em teatros, anfiteatros, casas de show, eventos...

A maior parte das igrejas é tudo microfone de R$50 e ciclotreco de R$100, não sei exatamente se imposto é o problema aqui Rolling Eyes

Uai mas só faltava casa de shows e teatros não ter bom equipamento de som.....
Mas compara bares, pubs que se dizem com música ao vivo e igrejas.....
Sim aqui do lado de casa em Carapicuiba tem igreja que você passa na porta e acha que é o capiroto pregando de tão ruim o som mas no geral tem mais equipamento que bares e pubs, tirando obviamento os bons....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por allexcosta Ter Set 08, 2020 10:10 am

Igreja às vezes tem uma mesinha e umas potências decentes, mas normalmente o som é muito ruim.

Tem a ver com a maneira como as coisas são feitas, com a ausência completa de tratamento acústico e com pessoas totalmente sem capacidade controlando o som.

É provável que se algum fiel abastado presentear o templo com um sistema Meyer, tudo continue igual.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Set 08, 2020 11:00 am

Depende da igreja né.
Tem daquelas de garagem aqui na região que é bizarro mas já visitei a convite algumas que fiquei impressionado com a estrutura de som, palco e etc...
Tem uma Batista alguma coisa aqui perto de casa que a estrutura bate metade dos pubs de SP sem fazer força, Presbiteriana próxima e Sara nossa Terra também tenho amigos que frequentam e já vi videos com som excelente.
Acho que varia mas a m´´edia por aqui é que as igrejas estejam bem melhor equipadas que os bares da mesma região.
Maioria dos bares aqui tem zero equipamento ou no máximo uma caixa ativa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Sonikado Ter Set 08, 2020 10:59 pm

Fernando Zadá escreveu:Depende da igreja né.
Tem daquelas de garagem aqui na região que é bizarro mas já visitei a convite algumas que fiquei impressionado com a estrutura de som, palco e etc...
Tem uma Batista alguma coisa aqui perto de casa que a estrutura bate metade dos pubs de SP sem fazer força, Presbiteriana próxima e Sara nossa Terra também tenho amigos que frequentam e já vi videos com som excelente.
Acho que varia mas a m´´edia por aqui é que as igrejas estejam bem melhor equipadas que os bares da mesma região.
Maioria dos bares aqui tem zero equipamento ou no máximo uma caixa ativa.
É uma questão de capacidade e tamanho - Igrejas com "pais" financeiros (uma entidade "maior", por exemplo) e muitos membros obviamente tem maior capacidade de investimento em som - Imagino que devam ser comparados a pubs/botecos/bares e demais locais de igual capacidade financeira.

Muitas vezes quando comparamos "no mesmo nível" quase todo mundo faz as igrejas passarem vergonha - estrutura acústica, profissionais qualificados, etc etc - na maior parte das igrejas é um voluntário e um salão pronto alugado que fica daquele jeito.

Quando subimos mais ainda ao nível estado-da-arte, acredito piamente que não tem igreja por aqui que chegue ao nível de teatros e casas de show no Brasil. Muito menos apresentações com equipamento alugado.

Agora o boteco da esquina com aquela caixa china de R$200 num microfone LeSom dos anos 90... temos muitas igrejas que sobrevivem só com isso também rs
As vezes ate menos: igreja com caixa de madeira compensada coladas só pra segurar os falantes, com falantes de kits gradiente antigos e uma potência polyvox do bazar mais próximo, tudo ligado com cabo P10 coaxial que sobrou de algum musico que esqueceu na igreja e nunca voltou pra buscar Laughing

Até dói o ouvido só de pensar nesse cenário, os estouros do músico com cabo dando mal contato e o microfone com a capsula solta batendo pra lá e pra cá naquele grave retumbante TUMDUMDUMDUM pale

Tem a ver com a maneira como as coisas são feitas, com a ausência completa de tratamento acústico e com pessoas totalmente sem capacidade controlando o som.
É isso ae mesmo

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 09, 2020 10:19 am

Então dei sorte de visitar umas 3 ou 4 que realmente devem estar acima da média....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Monitoramento em palcos Empty Re: Monitoramento em palcos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos