Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentando definir "instrumento de iniciante"

+7
vinibassplayer
patriciofernandes
CSergio
Davi Motta
Cantão
allexcosta
hiago_ar
11 participantes

Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por hiago_ar Ter Out 20, 2020 12:42 pm

Não consegui encontrar um tópico que abordasse minha pergunta com a intenção que busco, então lá vai:

Quais características tornam baixos naqueles indicados para iniciantes? E quais (ou como, caso sejam as mesmas) tornam-lhes menos "iniciais"?

Devemos incluir na jornada inicial a busca pelo som que mais se admira, e, assim, entender que um baixo que mais se adeque ao seu eu músico experiente é aquele que pode ser o mais indicado para o seu eu músico não-mais-iniciante? Ou o som que mais se admira é, assim como a habilidade musical, algo que sempre estará sendo aperfeiçoado?
hiago_ar
hiago_ar
Membro

Mensagens : 32
Localização : Maracanaú - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por allexcosta Ter Out 20, 2020 1:09 pm

hiago_ar escreveu:Quais características tornam baixos naqueles indicados para iniciantes?

Preço. E, óbvio, isso implicará na qualidade geral da qualidade e dos insumos utilizados na construção.

hiago_ar escreveu:E quais (ou como, caso sejam as mesmas) tornam-lhes menos "iniciais"?

A próxima faixa de preço, que normalmente implicará em melhor controle de qualidade e melhores insumos.

Óbvios que existem instrumentos melhores e piores em todas as faixas de preço. E não é raro o músico se encontrar num instrumento mais barato, mesmo tendo acesso a um mais caro e, supostamente, com maior qualidade.

Essas coisas estão longe de serem objetivas e gosto é igual a nariz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Zubrycky, vinibassplayer, patriciofernandes e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Cantão Ter Out 20, 2020 1:18 pm

Seja bem-vindo Hiago .
Cara , o que costumamos dizer aqui sobre instrumento de iniciante , seria um instrumento com uma tocabilidade/construção boa , a um preço acessível , pois a grande maioria dos iniciantes , não tem ou não podem gastar muito em um instrumento , e também porque muitos começam e não vão adiante , os que realmente pegam gosto pelo baixo e seguem firmes no estudo , com o tempo vão percebendo as nuances que diferem um instrumento melhor , e vão se ajustando conforme suas possibilidades , adquirindo instrumentos e equipos melhores , vão se requintado naturalmente , claro que existem exceções , tipo o cara começar com um Warwick , Fender , ou instrumentos Custom de Luthier , mas são raros os casos , e hoje em dia instrumentos de entrada como os SX , Tagima , Condor , só pra citar alguns , são instrumentos bem honestos para o aprendizado com um bom custo/benefício ...claro que o iniciante pode gostar do timbre do baixo do músico que ele curti e comprar um igual , mas só será isso , um instrumento idêntico , pra tirar o som que seu ídolo tira com o baixo dele , vai ser nescessario muita dedicação e estudo , a galera mais de idade aqui como eu , pode lhe dizer o sufoco que era na época em que começamos , com opções de instrumentos sofríveis , com construção muitas vezes péssima , mas com o tempo vamos nos ajeitando as condições , o negócio é estudar muito e com o tempo ir vendo o instrumento que mais lhe serve... abraço.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Davi Motta Ter Out 20, 2020 1:40 pm

Cantão escreveu:...e também porque muitos começam e não vão adiante...
A definição mais sensata, mas não regra absoluta.
Caso haja desistência de continuar aprendendo, equipamentos mais em conta se tornam mais fáceis de se desfazer.

Um aluno meu, iniciante do zero, dois meses de aulas, foi na loja e comprou um Squier James Johnston signature de 3k só porque gostou da cor. Um baixão. Virou baixo de iniciante. Rsrs Há uns meses encostado por conta do seu trabalho e faculdade.

Um exemplo "piorado" Rsrs Se o cara quer começar a aprender num MM porque se inspirou num baixista que toca em um e 6k-8k não são um problema para ele, o que o impede de começar num MM?
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Heitorzilla e hiago_ar gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por CSergio Ter Out 20, 2020 2:18 pm

Acho que é mais ou menos consenso que um "instrumento de iniciante" é aquele nem tão caro, geralmente um barato, mas que não precise ser exatamente de qualidade ruim; hoje em dia dá pra encontrar coisa boa na faixa de mil reais, ou menos no mercado de usados.

Passei quase 3 décadas afastado de tocar baixo, decidi voltar ano passado; um dos meus sonhos de consumo é um Epiphone Thunderbird, valor de cerca de R$ 3000 - 4000. Eu poderia comprar um?
Até poderia mas não gastaria isso tudo; pra justamente uma jornada de início de aprendizado ou reaprendizado (no meu caso).

Mas nada impede de algum iniciante com bom poder aquisitivo abrir a carteira e gastar esses R$ 3 mil ou mais num baixo mais caro; vai do limite financeiro, linha de raciocínio, desejo, etc, de cada um.

O cara tem uma renda mensal de R$ 15 mil, quer comprar um baixo de R$ 5 mil? Deixa ele ué.
Por outro lado o cara tem uma renda mensal de R$ 2 mil, quer comprar um baixo de R$ 5 mil? Ele pode até querer, mas ai a conta meio que aperta o calo dele.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por patriciofernandes Ter Out 20, 2020 5:47 pm

Acredito que alguns instrumentos ganharam até uma certa “estigma” de serem instrumentos de iniciantes. Como SX, Tagima entre outros... Talvez por serem baratos, sim. E entramos nessa premissa de que o estudante precisa entender o instrumento pra saber se vai continuar com ele ou não, para não fazer alto investimento e depois se arrepender ou desistir.
Esses dias vi o Lisciel falando que instrumentos assim atrapalham o iniciante por não possuírem qualidade o suficiente para ajudar o aluno a obter bons resultados, como quando você vai aprender a dirigir em carros velhos, pois se torna um fator de dificuldade. Eu me pergunto sobre essas questões e não chego a conclusão nenhuma, pois vejo lado bom e lado ruim em tudo isso
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por allexcosta Ter Out 20, 2020 5:55 pm

Davi Motta escreveu:Um aluno meu, iniciante do zero, dois meses de aulas, foi na loja e comprou um Squier James Johnston signature de 3k só porque gostou da cor. Um baixão. Virou baixo de iniciante.

Todo instrumento Squier é, por definição, um instrumento de iniciante, inclusive é a proposta original desde que a marca foi comprada pela Fender, ser um instrumento budget.

Como esse aí é signature e tem um matching headstock, podemos dizer que ele é um iniciante "upper level".

E eu sei que são baixos legais e tudo, só estou falando da categoria em que ele se encontra.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por allexcosta Ter Out 20, 2020 6:00 pm

Davi Motta escreveu:Um exemplo "piorado" Rsrs Se o cara quer começar a aprender num MM porque se inspirou num baixista que toca em um e 6k-8k não são um problema para ele, o que o impede de começar num MM?

É muito comum se começar num Stingray ou um Fender Americano. Super comum pra quem tem um orçamento um pouco mais largo e não quer ficar pensando em upgrade por um bom tempo.

Fender MIA e Stingrays, ao contrário dessa lenda existente no Brasil, não são instrumentos topo de prateleira. São instrumentos comuns, que servem bem um iniciante ou um músico com mais experiência. E que custam menos da metade de um salário mínimo mensal de onde são feitos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por vinibassplayer Ter Out 20, 2020 11:10 pm

"instrumento de iniciante" é o instrumento usado por quem ta iniciando, oras!
eu posso iniciar com um strinberg, fulano iniciou num zaganin(melhor do mundo), ambos sao de iniciante ne

tirando a zoeira, um baixo barato na faixa de preço que alguem que esta começando e nao sabe se vai continuar está disposto a pagar, ou seja, barato, pra poder se desfazer com facilidade.. pelos preços praticados aki no br(e isso vai de cada pessoa) eu considero uns mil reais, e nessa faixa temos yamaha usados, Sx usados, tagima novos, PHX... sao normalmente os mais indicados nos topicos aki... maaas, em todas as faixas tem bons e ruins
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 21, 2020 9:40 am

Não da para definir de forma absoluta mesmo.
Eu dei aula para um menino multimilionário que começou com um SX mas ele poderia ter começado com um Ritter ou um Fodera mas por uma escolha equilibrada compraram um instrumento bom mas nada absurdo pra ver se ele embalava mesmo.
Eu colocaria como instrumento adequado para iniciantes instrumentos de entrada como já citaram aqui mas é um conceito bem elástico....
Se o iniciante tem pais músico pode ser que ele comece já num baita instrumento mas são exceções e não o mais comum e rotineiro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Zubrycky Qua Out 21, 2020 9:20 pm

Um instrumento de iniciante é uma terminologia aplicada à um instrumento de série que, devido à questões de material e - em alguns casos - de construção e acabamento, é menos caro (Estamos no Brasil, de forma que o termo "mais barato" não é aplicável) do que outros instrumentos vendidos nas lojas (Em caso de dúvida, basta ir até qualquer loja do gênero e pedir ao vendedor um instrumento de iniciante. Se o funcionário for honesto, ele invariavelmente te mostrará os modelos de menor preço...)  

Isso não impede que o início do aprendizado possa ser feito com instrumentos mais caros do que estes, é claro.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Out 21, 2020 10:18 pm

hiago_ar escreveu:Não consegui encontrar um tópico que abordasse minha pergunta com a intenção que busco, então lá vai:

Quais características tornam baixos naqueles indicados para iniciantes? E quais (ou como, caso sejam as mesmas) tornam-lhes menos "iniciais"?

Devemos incluir na jornada inicial a busca pelo som que mais se admira, e, assim, entender que um baixo que mais se adeque ao seu eu músico experiente é aquele que pode ser o mais indicado para o seu eu músico não-mais-iniciante? Ou o som que mais se admira é, assim como a habilidade musical, algo que sempre estará sendo aperfeiçoado?
Tem um pouco de opinião pessoal.
HOJE, eu diria que (e recomendaria) um instrumento de iniciante seria algo que não fosse ruim, em termos sonoro e de conforto. Saiu som de baixo e está ok pra tocar, bora.
Mas, mentalizando o tempo que eu era o iniciante, isso era algo mais raro. Frases como "ativo é melhor" e coisas assim sempre surgiam, e vi muitas pessoas se levando pelo lado estético (muito por conta de um ídolo ou coisa assim".
Fato é que, como tudo na vida, se eu tivesse a cabeça de hoje lá quando estava começando, muita coisa seria diferente. Mas aí também seria pedir demais.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Zubrycky Qua Out 21, 2020 10:22 pm

Se um instrumento sem problemas de construção já é difícil de tocar para um iniciante (Afinal de contas, um iniciante é alguém que não sabe tocar o instrumento), imagine um instrumento com tais problemas...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Zubrycky Qua Out 21, 2020 10:23 pm

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Ivanov_br Qui Out 22, 2020 12:04 am

Acho o Music Man que o Juninho anunciou é um excelente baixo para iniciante:

Tentando definir "instrumento de iniciante" 0V0jBn1

Eis meus singelos argumentos:

* mesmo com a técnica ainda precisando de treino, o timbre será lindo.
* a construção e tocabilidade facilita a execução das linhas por quem tá começando.
* é um instumento tão irado e chamativo, que todo mundo vai querer um baixista com uma maquina dessa. Assim, em pouco tempo, o iniciante terá praticado pra valer com bandas em situações reais (e não so no quarto), o que é fundamental para a evolução do músico (como já dizia o tio Jacó).

Meu posto pode parecer piada, mas se ler 2x, faz sentido.  Very Happy   Só tem que cuidar com o Efeito Dunning–Kruger
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por allexcosta Qui Out 22, 2020 8:29 am

Zubrycky escreveu:Se um instrumento sem problemas de construção já é difícil de tocar para um iniciante (Afinal de contas, um iniciante é alguém que não sabe tocar o instrumento), imagine um instrumento com tais problemas...

Chamamos esses instrumentos de "abaixo de iniciante", ou seja, não servem pra nada...

Os instrumentos mais baratos encontrados na loja quando comecei eram dessa categoria. Os Sonics, Tonantes, Jennifers e afins estão abaixo do mínimo e não se deve perder tempo ou dinheiro com eles.

Já os SX, Condors, Tagimas e tantos outros hoje em dia relativamente baratos, satisfazem muito bem os critérios mínimos de um instrumento, que são:

- Pegar regulagem razoável.
- Afinar e entonar.
- Soar bem.
- Não ter problemas estruturais.

Mas isso não quer dizer que um iniciante só deva comprar esse tipo de baixo. A compra de um instrumento melhor não causa nenhum tipo de problema no aprendizado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por hiago_ar Qui Out 22, 2020 2:47 pm

Ivanov_br escreveu:Acho o Music Man que o Juninho anunciou é um excelente baixo para iniciante:

Tentando definir "instrumento de iniciante" 0V0jBn1

Eis meus singelos argumentos:

* mesmo com a técnica ainda precisando de treino, o timbre será lindo.
* a construção e tocabilidade facilita a execução das linhas por quem tá começando.
* é um instumento tão irado e chamativo, que todo mundo vai querer um baixista com uma maquina dessa. Assim, em pouco tempo, o iniciante terá praticado pra valer com bandas em situações reais (e não so no quarto), o que é fundamental para a evolução do músico (como já dizia o tio Jacó).

Meu posto pode parecer piada, mas se ler 2x, faz sentido.  Very Happy   Só tem que cuidar com o Efeito Dunning–Kruger

O Juninho tem um tópico fixo de anúncios?
hiago_ar
hiago_ar
Membro

Mensagens : 32
Localização : Maracanaú - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por CSergio Qui Out 22, 2020 3:16 pm

Ivanov_br escreveu:Acho o Music Man que o Juninho anunciou é um excelente baixo para iniciante:

Se ele der um descontinho, e sair por R$ 2 mil eu levo bounce
lol!
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

hiago_ar gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Convidado Qui Out 22, 2020 10:07 pm

hiago_ar escreveu:Não consegui encontrar um tópico que abordasse minha pergunta com a intenção que busco, então lá vai:

Quais características tornam baixos naqueles indicados para iniciantes? E quais (ou como, caso sejam as mesmas) tornam-lhes menos "iniciais"?

Preço é o fator preponderante e em seguida a própria proposta do instrumento, que geralmente vem com um hardware mais genérico.

Mas há grande variação entre eles, você pode ir de um PHX ou Strimberg (não os recomedo) a um Tagima ou SX (super recomendo), muitas vezes na mesma faixa de preços. Precisa dar uma garimpada, ler bastante e se possível contar com apoio de amigo/professor experiente.  

hiago_ar escreveu:
Devemos incluir na jornada inicial a busca pelo som que mais se admira, e, assim, entender que um baixo que mais se adeque ao seu eu músico experiente é aquele que pode ser o mais indicado para o seu eu músico não-mais-iniciante? Ou o som que mais se admira é, assim como a habilidade musical, algo que sempre estará sendo aperfeiçoado?

Sem dúvida! Isso não pode ser negligenciado.

É preciso ter pelo menos uma vaga noção de onde se quer chegar com a aquisição de um instrumento. Um bom ponto de partida é estar atento ao que te agrada (estilos musical, tipo de som, baixistas).

Não seja aquele cara que entra em uma loja de instrumento querendo um baixo sem a mínima noção de qual. Na minha opinião, você deve ter bem claro pelo menos o número de cordas e se possível uns 4 modelos que você queira testar em mente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tentando definir "instrumento de iniciante" Empty Re: Tentando definir "instrumento de iniciante"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos