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Compressor, alternativa boa e barata - estratégias...

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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 8:01 am

Edão escreveu:Essa história de "você não precisa de compressor" é coisa de quem não usa e não gosta. Respeito isso, mas é uma percepção pessoal e relativa. Questão de gosto.
Gosto de tocar com o som tratado por compressor. Nivela as coisas, pra música pop mundial, a pasteurização do som é ideal, é utilizada e tals.
Bem. É o assunto do tópico: alternativas boas e baratas.
Tô dentro.

Quando se toca em algum lugar top não vai ter essa de "não uso compressor". Só se for li na sua frente, porque na mesa vai ter compressor sim...
Como o Edão disse, é uma questão "pessoal" e "relativa". E isso inclui marcas, valores, modelos. Vai do que você quer do seu som... se chegou lá com um Fuhrman, parabéns... se chegou lá com um Behringuer, parabéns também e ponto.
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 8:43 am

JUNIORGTR escreveu:Quando se toca em algum lugar top não vai ter essa de "não uso compressor". Só se for li na sua frente, porque na mesa vai ter compressor sim...

Por favor defina "lugar top".

O 55 em NYC é um lugar top? Anthony Jackson tocou lá muitos anos sem compressor.
E o Blue Note? Vi Charles Flores e Richard Bona nesse local tocando sem compressor.
E o SOB's, na mesma cidade? Toquei lá com amp microfonado, sem compressor.

O extinto Rock in Rio Café de Salvador era uma das melhores casas da cidade durante os anos 90. Eu tocava lá toda semana, sem compressor... Inclusive dividi palco com Ed Motta.
Mesma coisa com o Manatee, que era uma casa grande e famosa. Ou o Porcão... Nesses lugares, abri ou fechei show pra Cidade Negra, Charlie Brown, Jota Quest...

Então não entendo uma afirmação dessas...
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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 9:18 am

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Quando se toca em algum lugar top não vai ter essa de "não uso compressor". Só se for li na sua frente, porque na mesa vai ter compressor sim...

Por favor defina "lugar top".

O 55 em NYC é um lugar top? Anthony Jackson tocou lá muitos anos sem compressor.
E o Blue Note? Vi Charles Flores e Richard Bona nesse local tocando sem compressor.
E o SOB's, na mesma cidade? Toquei lá com amp microfonado, sem compressor.

O extinto Rock in Rio Café de Salvador era uma das melhores casas da cidade durante os anos 90. Eu tocava lá toda semana, sem compressor... Inclusive dividi palco com Ed Motta.
Mesma coisa com o Manatee, que era uma casa grande e famosa. Ou o Porcão... Nesses lugares, abri ou fechei show pra Cidade Negra, Charlie Brown, Jota Quest...

Então não entendo uma afirmação dessas...


Ok Mano! Me expressei mau!!! ok??
Troque lugar top, por "lugar com equipamento razoável".
E quando vc diz que "vc tocava sem compressor" tudo bem... mas num equipamento, sempre terá compressor... compressor na voz, compressor na caixa da batera... compressor pra guita, e pro bass tammbém... o cara lá na mesa na hora de passar o som, vai passar o compressor... pra vc no retorno vai voltar do jeito que vc quer, mas na saída, vai ser no jeito que o cara da mesa quer.
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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 9:20 am

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Quando se toca em algum lugar top não vai ter essa de "não uso compressor". Só se for li na sua frente, porque na mesa vai ter compressor sim...

Por favor defina "lugar top".

O 55 em NYC é um lugar top? Anthony Jackson tocou lá muitos anos sem compressor.
E o Blue Note? Vi Charles Flores e Richard Bona nesse local tocando sem compressor.
E o SOB's, na mesma cidade? Toquei lá com amp microfonado, sem compressor.

O extinto Rock in Rio Café de Salvador era uma das melhores casas da cidade durante os anos 90. Eu tocava lá toda semana, sem compressor... Inclusive dividi palco com Ed Motta.
Mesma coisa com o Manatee, que era uma casa grande e famosa. Ou o Porcão... Nesses lugares, abri ou fechei show pra Cidade Negra, Charlie Brown, Jota Quest...

Então não entendo uma afirmação dessas...

E não to falando de um caminhão de compressão não... to falando de pitadas... não adianta, o som vai ter picos em todos os instrumentos. Os músicos vão ajudar, claro que vão... mas pra "melhorar" ainda mais, o cara vai jogar uma pitadinha de compressão lá... automaticamente, não tem jeito.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Fev 11, 2021 9:25 am

Esse show que o Allex falou, eu fui!

Ed motta tocou primeiro e depois voltou pra pagar pau com a banda com um trio de nipe fodástico. Batera da zorra!

Não sei se era o Allex, pq eu nunca tinha ouvido falar nesse fofinho
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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 10:49 am

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Quando se toca em algum lugar top não vai ter essa de "não uso compressor". Só se for li na sua frente, porque na mesa vai ter compressor sim...

Por favor defina "lugar top".

O 55 em NYC é um lugar top? Anthony Jackson tocou lá muitos anos sem compressor.
E o Blue Note? Vi Charles Flores e Richard Bona nesse local tocando sem compressor.
E o SOB's, na mesma cidade? Toquei lá com amp microfonado, sem compressor.

O extinto Rock in Rio Café de Salvador era uma das melhores casas da cidade durante os anos 90. Eu tocava lá toda semana, sem compressor... Inclusive dividi palco com Ed Motta.
Mesma coisa com o Manatee, que era uma casa grande e famosa. Ou o Porcão... Nesses lugares, abri ou fechei show pra Cidade Negra, Charlie Brown, Jota Quest...

Então não entendo uma afirmação dessas...

E Alex... parabéns mano, vc deve ser um p#$% baixista mesmo... tocou com todo mundo top, conhece todo mundo top, tem seu som... prarabéns mano, sua experiência é o que manda mesmo... vc deve conseguir nos dedos, o que todos os pedais proporcionam! Parabéns mesmo!!!

Deve conseguir muito Feeling e dinâmica na medida que sua mente pedem e vc pensa em fazer, transmitem pro seus dedos...

maaass... Som é igual à impressão digital... cada um vai ter o seu, por mais que vc tire o timbre do marcuss miller, vai ter uma coisinha ali que não vai ser igual... mas vai ser "O SEU SOM". Assim como quem usa compressor... Pode ser que na sua opinião (do Alex) vai ser ruim, mas pra mim não vai ser, e pra outro não vai ser, e pra um determinado estúdio vai ser bom... pra outro não vai ser... e vida que segue...

Acho que o diferencial é o quanto vc pode se moldar a situação. E grosseiramente falando, nós músicos, devemos saber o que o "cliente" quer... qual som ele quer do seu baixo, e tentar oferecer naquilo que se enquadra.
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 11:21 am

JUNIORGTR escreveu:Ok Mano! Me expressei mau!!! ok??
Troque lugar top, por "lugar com equipamento razoável".

Os lugares que citei tem equipamento top mundial, como caixas Meyer, Claire, vários compressores, limiters, etc...

O que eu estava querendo dizer é que nem sempre se usa compressor, mesmo que você o tenha disponível. Eu simplesmente conversei com o técnico de som, que me conhece tocando há muitos anos e optamos por não usar compressor. Isso não é melhor ou pior que usar, é só minha opção.

JUNIORGTR escreveu:E quando vc diz que "vc tocava sem compressor" tudo bem... mas num equipamento, sempre terá compressor... compressor na voz, compressor na caixa da batera... compressor pra guita, e pro bass tammbém... o cara lá na mesa na hora de passar o som, vai passar o compressor... pra vc no retorno vai voltar do jeito que vc quer, mas na saída, vai ser no jeito que o cara da mesa quer.

Sempre há compressor, mas a pessoa usa se quiser. Em muitas gigs você não tem controle sobre o que o técnico de som faz, em outras tem. E já aconteceu de eu testar também das duas formas e preferir com compressor. Problema é achar que isso é assim ou assado. Não é assim que funciona.

JUNIORGTR escreveu:E Alex... parabéns mano, vc deve ser um p#$% baixista mesmo... tocou com todo mundo top, conhece todo mundo top, tem seu som... prarabéns mano, sua experiência é o que manda mesmo... vc deve conseguir nos dedos, o que todos os pedais proporcionam! Parabéns mesmo!!!

Deve conseguir muito Feeling e dinâmica na medida que sua mente pedem e vc pensa em fazer, transmitem pro seus dedos...

Qual foi, brother? Tô aqui conversando normalmente com você. Qual a necessidade da ironia?

JUNIORGTR escreveu:maaass... Som é igual à impressão digital... cada um vai ter o seu, por mais que vc tire o timbre do marcuss miller, vai ter uma coisinha ali que não vai ser igual... mas vai ser "O SEU SOM". Assim como quem usa compressor... Pode ser que na sua opinião (do Alex) vai ser ruim, mas pra mim não vai ser, e pra outro não vai ser, e pra um determinado estúdio vai ser bom... pra outro não vai ser... e vida que segue...

Foi isso que eu disse. Cada um é cada um... Compressor não é intrinsicamente bom ou ruim. É mais uma ferramenta que o músico e o técnico têm pra chegar num resultado desejado.

JUNIORGTR escreveu:Acho que o diferencial é o quanto vc pode se moldar a situação. E grosseiramente falando, nós músicos, devemos saber o que o "cliente" quer... qual som ele quer do seu baixo, e tentar oferecer naquilo que se enquadra.

Às vezes tem o cliente, às vezes o cliente sou eu e o som vai sair do jeito que eu quero. Depende muito da situação... Som comprimido não é melhor nem pior... É só um som comprimido. E há bilhões de regulagens de compressão também.

Juninho Sampaio escreveu:Ed motta tocou primeiro e depois voltou pra pagar pau com a banda com um trio de nipe fodástico. Batera da zorra!

Quinteto de naipe.

Juninho Sampaio escreveu:Não sei se era o Allex

Sim.
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Mensagem por Edão Qui Fev 11, 2021 11:36 am

Pra mim é simples. Com compressão é mais fácil de "domar" o meu som de contrabaixo. Menos picos de frequência, som mais comportado e menor trabalho pra execução da música. Mas é gosto e preferência. Pura e simplesmente isso.

Não tenho tantas referências como o Allex pra dizer quem toca com ou sem compressão, mas realmente, já vi diversos shows, principalmente pequenos, que o baixo está direto no ampli e toquei em diversas situações em que nunca foi me disponibilizado um compressor pro meu baixo. De jeito nenhum mesmo.

Sei bem que som de palco e tocar ao vivo é uma coisa completamente diferente de tocar e gravar em um estúdio.
Em um estúdio, por mais que você toque a sua linha de baixo sem compressão, muito provavelmente, vão acrescentar compressão na mixagem e etc.

Quantas e quantas músicas tem beat, dinâmica e execução diversas das gravações originais quando tocadas em shows? Muitas e muitas.

Gosto do comportamento e do refinamento dos arranjos de estúdio, assim como gosto da viceralidade e do nervosismo de tocar ao vivo. Coisas diferentes, mas prefiro o comportamento do estúdio, por isso gosto de compressão como referência e pro som que faço.

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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 12:24 pm

^ Na verdade é gosto, mas é conhecimento técnico também.

Técnico de som precisa conhecer o "programa musical" do evento.

Uma banda tocando pop tem variação dinâmica muito menor que uma orquestra sinfônica, por exemplo, que vai de um pianíssimo a um fortíssimo na mesma peça. Então você precisa setar seus limiters e compressores de acordo com o que acontece dinamicamente com aquele programa musical. Isso faz parte dos cálculos de estrutura de ganho que devem ser respeitados por qualquer técnico para uma reprodução fiel do material sem danos ao equipamento.

E, sim, muitas vezes o técnico vai jogar compressão no canal do baixo sem nem pensar. Muitas vezes o periférico já fica ligado naquele canal que normalmente é do baixo. E nem todo técnico é acessível ao músico. Já conversamos sobre isso aqui inúmeras vezes. Mas a gente também não pode afirmar que existe uma receita que vai servir pra qualquer tipo de bolo.
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Mensagem por Edão Qui Fev 11, 2021 12:36 pm

Isso mesmo. Geralmente o técnico joga compressão no som do PA, mas pro monitoramento de palco, ainda não vi oferecerem compressor.
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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 1:30 pm

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Ok Mano! Me expressei mau!!! ok??
Troque lugar top, por "lugar com equipamento razoável".

Os lugares que citei tem equipamento top mundial, como caixas Meyer, Claire, vários compressores, limiters, etc...

O que eu estava querendo dizer é que nem sempre se usa compressor, mesmo que você o tenha disponível. Eu simplesmente conversei com o técnico de som, que me conhece tocando há muitos anos e optamos por não usar compressor. Isso não é melhor ou pior que usar, é só minha opção.

Exatamente, quando se tem essa intimidade é melhor ainda pro seu som!

JUNIORGTR escreveu:E quando vc diz que "vc tocava sem compressor" tudo bem... mas num equipamento, sempre terá compressor... compressor na voz, compressor na caixa da batera... compressor pra guita, e pro bass tammbém... o cara lá na mesa na hora de passar o som, vai passar o compressor... pra vc no retorno vai voltar do jeito que vc quer, mas na saída, vai ser no jeito que o cara da mesa quer.

Sempre há compressor, mas a pessoa usa se quiser. Em muitas gigs você não tem controle sobre o que o técnico de som faz, em outras tem. E já aconteceu de eu testar também das duas formas e preferir com compressor. Problema é achar que isso é assim ou assado. Não é assim que funciona.

"..á aconteceu de eu testar também das duas formas e preferir com compressor" Resumiu o que eu penso.

JUNIORGTR escreveu:E Alex... parabéns mano, vc deve ser um p#$% baixista mesmo... tocou com todo mundo top, conhece todo mundo top, tem seu som... prarabéns mano, sua experiência é o que manda mesmo... vc deve conseguir nos dedos, o que todos os pedais proporcionam! Parabéns mesmo!!!

Deve conseguir muito Feeling e dinâmica na medida que sua mente pedem e vc pensa em fazer, transmitem pro seus dedos...

Qual foi, brother? Tô aqui conversando normalmente com você. Qual a necessidade da ironia?

kkkkk... ei mano, não houve ironia não. Se vc tá acostumado com o povo sendo irônico com vc, pode se desarmar, porque escrevi exatamente o que eu quis dizer. Não preciso de ironia para ir direto ao ponto. Então rlx!

JUNIORGTR escreveu:maaass... Som é igual à impressão digital... cada um vai ter o seu, por mais que vc tire o timbre do marcuss miller, vai ter uma coisinha ali que não vai ser igual... mas vai ser "O SEU SOM". Assim como quem usa compressor... Pode ser que na sua opinião (do Alex) vai ser ruim, mas pra mim não vai ser, e pra outro não vai ser, e pra um determinado estúdio vai ser bom... pra outro não vai ser... e vida que segue...

Foi isso que eu disse. Cada um é cada um... Compressor não é intrinsicamente bom ou ruim. É mais uma ferramenta que o músico e o técnico têm pra chegar num resultado desejado.

Isso mesmo, novamente exprimiu o que eu quis dizer.

JUNIORGTR escreveu:Acho que o diferencial é o quanto vc pode se moldar a situação. E grosseiramente falando, nós músicos, devemos saber o que o "cliente" quer... qual som ele quer do seu baixo, e tentar oferecer naquilo que se enquadra.

Às vezes tem o cliente, às vezes o cliente sou eu e o som vai sair do jeito que eu quero. Depende muito da situação... Som comprimido não é melhor nem pior... É só um som comprimido. E há bilhões de regulagens de compressão também.

Siiiim! Exato mano!

Juninho Sampaio escreveu:Ed motta tocou primeiro e depois voltou pra pagar pau com a banda com um trio de nipe fodástico. Batera da zorra!

Quinteto de naipe.

Juninho Sampaio escreveu:Não sei se era o Allex

Sim.

Em suma, chegamos ao denominador.
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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 1:35 pm

allexcosta escreveu:^ Na verdade é gosto, mas é conhecimento técnico também.

Técnico de som precisa conhecer o "programa musical" do evento.

Uma banda tocando pop tem variação dinâmica muito menor que uma orquestra sinfônica, por exemplo, que vai de um pianíssimo a um fortíssimo na mesma peça. Então você precisa setar seus limiters e compressores de acordo com o que acontece dinamicamente com aquele programa musical. Isso faz parte dos cálculos de estrutura de ganho que devem ser respeitados por qualquer técnico para uma reprodução fiel do material sem danos ao equipamento.

E, sim, muitas vezes o técnico vai jogar compressão no canal do baixo sem nem pensar. Muitas vezes o periférico já fica ligado naquele canal que normalmente é do baixo. E nem todo técnico é acessível ao músico. Já conversamos sobre isso aqui inúmeras vezes. Mas a gente também não pode afirmar que existe uma receita que vai servir pra qualquer tipo de bolo.

Outra afirmação muito correta... quando não há aquela luta de técnico x músicos na hora de passar o som!
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 4:38 pm

JUNIORGTR escreveu:kkkkk... ei mano, não houve ironia não. Se vc tá acostumado com o povo sendo irônico com vc, pode se desarmar, porque escrevi exatamente o que eu quis dizer. Não preciso de ironia para ir direto ao ponto. Então rlx!

Se eu relaxar mais eu durmo...

Mas vejamos...

Se não é ironia, você, sem me conhecer, assume que eu sou um p*** baixista, que toquei com todo mundo top (o que quer que isso queira dizer), que conheço todo mundo top (o que é uma pessoa ser top?), tenho meu som e, além de tudo isso, consigo nos dedos tudo que todos os pedais proporcionam...

Então, segundo seu texto, eu sou capaz de tirar sons distorcidos, oitavados, synth, flanger, chorus, envelope, pitch shifter, etc, só com um baixo passivo, um cabo e um amp... E eu sou um cara que você nunca viu na vida, muito menos tocando...

Então se você não foi irônico, é doido... up
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Fev 11, 2021 4:42 pm

Ou então ele não vai com a sua cara, assim como eu.
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 4:51 pm

Juninho Sampaio escreveu:assim como eu.

Assim como tu? Laughing

Melhor. Tô evitando amigo gordo e velho...

Evitando também baiano metido a besta que não conhece a história do acarajé e que nega o fato conhecido do quitute quente e frio ser com ou sem pimenta... Todo mundo sabe que na Bahia é assim que funciona, mas tem gente que nega só pra tirar onda.

Perguntei pra o primo do genro do cunhado da madrasta do meu vizinho e ele disse que comeu um acarajé no Bonfim, pertinho de Guarajuba e a baiana colocou muita pimenta quando ele disse que queria quente. E o primo do genro do cunhado da madrasta do meu vizinho não mente.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Fev 11, 2021 4:57 pm

ahahhahahahahhahahahahahaahaha

Sou gordo..., já Velho? Não
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Mensagem por JUNIORGTR Qui Fev 11, 2021 6:00 pm

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:kkkkk... ei mano, não houve ironia não. Se vc tá acostumado com o povo sendo irônico com vc, pode se desarmar, porque escrevi exatamente o que eu quis dizer. Não preciso de ironia para ir direto ao ponto. Então rlx!

Se eu relaxar mais eu durmo...

Mas vejamos...

Se não é ironia, você, sem me conhecer, assume que eu sou um p*** baixista, que toquei com todo mundo top (o que quer que isso queira dizer), que conheço todo mundo top (o que é uma pessoa ser top?), tenho meu som e, além de tudo isso, consigo nos dedos tudo que todos os pedais proporcionam...

Então, segundo seu texto, eu sou capaz de tirar sons distorcidos, oitavados, synth, flanger, chorus, envelope, pitch shifter, etc, só com um baixo passivo, um cabo e um amp... E eu sou um cara que você nunca viu na vida, muito menos tocando...

Então se você não foi irônico, é doido... up

Putz...kkkkk vc é muito ressabiado... acho que por sermos de Estados diferentes a comunicação pode não ser tão compreendida... vamos tentar mais uma vez....
Reconheço que uma pessoa levando a música profissionalmente no contra baixo, devido ao seu know-how com certeza vc é um p... baixista sim que pra abrir shows do Ed, pra mim já é um reconhecimento sem precisar ouvir teu som.

Quando eu digo que "vc deve conseguir nos dedos, o que todos os pedais proporcionam!" foi uma... digamos... figura de linguagem, pois estamos falando de compressor, de repente um limiter, dependendo da pegada... e não LITERALMENTE em todos os pedais. E por aí à fora. E se sou doido, pode ser... porque de médico e de louco, todo mundo tem um pouco (vide ditado).
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Mensagem por JAZZigo Qui Fev 11, 2021 6:32 pm

JUNIORGTR escreveu:Putz...kkkkk vc é muito ressabiado... acho que por sermos de Estados diferentes a comunicação pode não ser tão compreendida... vamos tentar mais uma vez....
Reconheço que uma pessoa levando a música profissionalmente no contra baixo, devido ao seu know-how com certeza vc é um p... baixista sim que pra abrir shows do Ed, pra mim já é um reconhecimento sem precisar ouvir teu som.

Quando eu digo que "vc deve conseguir nos dedos, o que todos os pedais proporcionam!" foi uma... digamos... figura de linguagem, pois estamos falando de compressor, de repente um limiter, dependendo da pegada... e não LITERALMENTE em todos os pedais. E por aí à fora. E se sou doido, pode ser... porque de médico e de louco, todo mundo tem um pouco (vide ditado).
Acho que não faria mal baixar um pouquinho a bola para reconhecer este gramado, a fim de jogarmos um bom debate. Antes de prosseguir, sugiro ao amigo a leitura deste tópico: https://www.contrabaixobr.com/t25864-alexandre-costa-o-tio-allexcosta
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Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 11, 2021 7:46 pm

^ Sei lá, eu entendi que, se o JUNIORGTR foi irônico/sarcástico, ele se redimiu, e acho que o Allex não faz o tipo "você sabe com quem está falando?"...

Mas legal saber desse tópico do allexcosta, vou lá dar uma lida, não sabia que existia.
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 9:40 pm

JUNIORGTR escreveu:Putz...kkkkk vc é muito ressabiado...

Sou, não sou? Cool

JUNIORGTR escreveu:acho que por sermos de Estados diferentes a comunicação pode não ser tão compreendida...

Será, bobo? Tô doido cocê uai... Esse trem é bão demais da conta sô. Aquela caixa que tá lá fora é suas?

JUNIORGTR escreveu:foi uma... digamos... figura de linguagem

Beleza, jovem... Se você não for gordo e baiano comedor de acarajé, podemos cultivar uma salutar amizade. Wink
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Mensagem por WHead Sex Fev 12, 2021 12:05 am

Nunca usei compressor. Aliás, até bem pouco tempo atrás, nem sabia pra quê serviam.. Mas depois de acompanhar esse e outros tópicos sobre o tema fiquei curioso e estou propenso a experimentar - um bem simples e que esteja dentro do meu orçamento, é claro. Não sei muito bem o que esperar, já que 90% do que eu toco é carregado de fuzz e overdrive (sem slaps, digitações, nem nada). Talvez muito ruído? Talvez ele me estimule a diminuir a saturação e desenvolver mais o som natural do meu instrumento e outras técnicas? Talvez eu nem consiga ajustá-lo corretamente.. Talvez eu chegue à conclusão de que não preciso dele.. Mas quero conferir com meus próprios ouvidos algumas das impressões que vocês compartilharam por aqui. Estou pensando no Star Comp Bass, da Stardust, o que acham? Abraço.
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Mensagem por JUNIORGTR Sex Fev 12, 2021 7:39 am

JAZZigo escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Putz...kkkkk vc é muito ressabiado... acho que por sermos de Estados diferentes a comunicação pode não ser tão compreendida... vamos tentar mais uma vez....
Reconheço que uma pessoa levando a música profissionalmente no contra baixo, devido ao seu know-how com certeza vc é um p... baixista sim que pra abrir shows do Ed, pra mim já é um reconhecimento sem precisar ouvir teu som.

Quando eu digo que "vc deve conseguir nos dedos, o que todos os pedais proporcionam!" foi uma... digamos... figura de linguagem, pois estamos falando de compressor, de repente um limiter, dependendo da pegada... e não LITERALMENTE em todos os pedais. E por aí à fora. E se sou doido, pode ser... porque de médico e de louco, todo mundo tem um pouco (vide ditado).
Acho que não faria mal baixar um pouquinho a bola para reconhecer este gramado, a fim de jogarmos um bom debate. Antes de prosseguir, sugiro ao amigo a leitura deste tópico: https://www.contrabaixobr.com/t25864-alexandre-costa-o-tio-allexcosta

Não o conhecia, valeu pelo tópico! Show demais!
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Mensagem por JUNIORGTR Sex Fev 12, 2021 7:42 am

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Putz...kkkkk vc é muito ressabiado...

Sou, não sou?  Cool

JUNIORGTR escreveu:acho que por sermos de Estados diferentes a comunicação pode não ser tão compreendida...

Será, bobo? Tô doido cocê uai... Esse trem é bão demais da conta sô. Aquela caixa que tá lá fora é suas?

JUNIORGTR escreveu:foi uma... digamos... figura de linguagem

Beleza, jovem... Se você não for gordo e baiano comedor de acarajé, podemos cultivar uma salutar amizade. Wink

Kkkkk... ahh alex... estou indo pro "gordo" cara, pandemia tá acabando comigo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vlw man! Gosto de aprender sempre, e tmj!
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 12, 2021 8:18 am

JUNIORGTR escreveu:Kkkkk...  ahh alex... estou indo pro "gordo" cara, pandemia tá acabando comigo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bagulho tá louco por aqui também...

Tô tão gordo, que acho que entro na terceira prioridade de vacina da Covid... facepalm
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Mensagem por JUNIORGTR Sex Fev 12, 2021 8:44 am

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Kkkkk...  ahh alex... estou indo pro "gordo" cara, pandemia tá acabando comigo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bagulho tá louco por aqui também...

Tô tão gordo, que acho que entro na terceira prioridade de vacina da Covid... facepalm

kkkkkkkkkkkkkkkkk... aqui tá rolando um fut um dia por semana... nao consigo correr... quando era mais "garoto" corria, caminhava, jogava fut... agora... vixi.

Alex, sobre os compressores... eu me amarro em dinâmica... mas sei que se eu me empolgar, dá ruim... Pergunto a vocÊ, restante da banda em aceitação dessa "dinâmica" (caso vc desça mais a "porrada" no baixo), reclamam?

Porque é o seguinte meu nobre, como te disse anteriormente, vc é profissa.... mas eu por exemplo, sempre toquei em igreja, e sabe como é... antigamente a cultura de músicos (tanto enquanto estive em igreja, quanto depois que saí) é que é uma disputa fudida de quem é o melhor... (um saco isso cara... eu perco a linha com isso). Hoje em dia ainda rola isso? Me referindo à perturbação de ouvir por exemplo: "Ooohh... toca baixo essa m$%& aí"... .ou.. ."Fulano do som, joga compressor nesse cara aí que tá RUIM".

Eu toco bateria também, e toquei em alguns carnavais onde como já deu pra perceber nos meus post anteriores... que a banda luta com o operador de som... porque normalmente em bandas menores não temos esse operador... então contamos com a colaboração do pessoal próprio das "prefeituras"... E na batera, eu achava que por estar microfonada, eu poderia sussegar na pegada, pra justamente jogar dinâmica... mas não era isso que ocorria... enfim... tretas, tretas, e mais tretas...

No baixo, em relação à compressor já rolou contigo essas tretas brother? Diz aí.
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 12, 2021 9:06 am

JUNIORGTR escreveu:Alex, sobre os compressores... eu me amarro em dinâmica... mas sei que se eu me empolgar, dá ruim... Pergunto a vocÊ, restante da banda em aceitação dessa "dinâmica" (caso vc desça mais a "porrada" no baixo), reclamam?

Não. O universo musical de igreja geralmente é bem diferente de uma banda profissional. Em banda cada um faz o seu, normalmente há uma pessoa responsável ou um diretor musical e se você não agrada essa pessoa ele coloca outra. Mas um colega que tá no mesmo nível que você, nível b^%$ n'água, não fala nada porque não é o papel dele...

Obviamente, um baixista experiente vai tentar um casamento musical com o batera, mesmo que não haja afinidade como pessoa. Isso fará com que toda a banda soe melhor.

Não enxergo bem o que me levaria a "descer a porrada" se o momento da música é mais intimista. Por que eu faria isso?

JUNIORGTR escreveu:Porque é o seguinte meu nobre, como te disse anteriormente, vc é profissa.... mas eu por exemplo, sempre toquei em igreja, e sabe como é... antigamente a cultura de músicos (tanto enquanto estive em igreja, quanto depois que saí) é que é uma disputa fudida de quem é o melhor... (um saco isso cara... eu perco a linha com isso). Hoje em dia ainda rola isso? Me referindo à perturbação de ouvir por exemplo: "Ooohh... toca baixo essa m$%& aí"... .ou.. ."Fulano do som, joga compressor nesse cara aí que tá RUIM".

Meio profissional não funciona assim. Acho igreja um dos ambientes mais caóticos pra um músico. Todo mundo tem opinião e há muito ego... Justamente o contrário do que deveria ser, especialmente sobre os ensinamentos que são ensinados diariamente numa igreja.

JUNIORGTR escreveu:Eu toco bateria também, e toquei em alguns carnavais onde como já deu pra perceber nos meus post anteriores... que a banda luta com o operador de som... porque normalmente em bandas menores não temos esse operador... então contamos com a colaboração do pessoal próprio das "prefeituras"... E na batera, eu achava que por estar microfonada, eu poderia sussegar na pegada, pra justamente jogar dinâmica... mas não era isso que ocorria... enfim... tretas, tretas, e mais tretas...

Isso aí não é realidade de quem tá ali defendendo o pão de cada dia. Músicos e técnicos profissionais trabalham para que o som que chega aos ouvidos da audiência seja o melhor possível. O que você cita aqui existe, mas é muito amador.

JUNIORGTR escreveu:No baixo, em relação à compressor já rolou contigo essas tretas brother?  Diz aí.

Nunca usei compressor meu... Mas nem sempre tenho algum poder sobre o que o técnico faz. Toque com um batera bom, que cria situações e aprenda a fazer parte dessas situações com ele. E o resto se resolverá... Mas se for competição de volume, não vai resolver nunca.
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Mensagem por JUNIORGTR Sex Fev 12, 2021 11:01 am

allexcosta escreveu:
JUNIORGTR escreveu:Alex, sobre os compressores... eu me amarro em dinâmica... mas sei que se eu me empolgar, dá ruim... Pergunto a vocÊ, restante da banda em aceitação dessa "dinâmica" (caso vc desça mais a "porrada" no baixo), reclamam?

Não. O universo musical de igreja geralmente é bem diferente de uma banda profissional. Em banda cada um faz o seu, normalmente há uma pessoa responsável ou um diretor musical e se você não agrada essa pessoa ele coloca outra. Mas um colega que tá no mesmo nível que você, nível b^%$ n'água, não fala nada porque não é o papel dele...

Obviamente, um baixista experiente vai tentar um casamento musical com o batera, mesmo que não haja afinidade como pessoa. Isso fará com que toda a banda soe melhor.

Não enxergo bem o que me levaria a "descer a porrada" se o momento da música é mais intimista. Por que eu faria isso?

JUNIORGTR escreveu:Porque é o seguinte meu nobre, como te disse anteriormente, vc é profissa.... mas eu por exemplo, sempre toquei em igreja, e sabe como é... antigamente a cultura de músicos (tanto enquanto estive em igreja, quanto depois que saí) é que é uma disputa fudida de quem é o melhor... (um saco isso cara... eu perco a linha com isso). Hoje em dia ainda rola isso? Me referindo à perturbação de ouvir por exemplo: "Ooohh... toca baixo essa m$%& aí"... .ou.. ."Fulano do som, joga compressor nesse cara aí que tá RUIM".

Meio profissional não funciona assim. Acho igreja um dos ambientes mais caóticos pra um músico. Todo mundo tem opinião e há muito ego... Justamente o contrário do que deveria ser, especialmente sobre os ensinamentos que são ensinados diariamente numa igreja.

JUNIORGTR escreveu:Eu toco bateria também, e toquei em alguns carnavais onde como já deu pra perceber nos meus post anteriores... que a banda luta com o operador de som... porque normalmente em bandas menores não temos esse operador... então contamos com a colaboração do pessoal próprio das "prefeituras"... E na batera, eu achava que por estar microfonada, eu poderia sussegar na pegada, pra justamente jogar dinâmica... mas não era isso que ocorria... enfim... tretas, tretas, e mais tretas...

Isso aí não é realidade de quem tá ali defendendo o pão de cada dia. Músicos e técnicos profissionais trabalham para que o som que chega aos ouvidos da audiência seja o melhor possível. O que você cita aqui existe, mas é muito amador.

JUNIORGTR escreveu:No baixo, em relação à compressor já rolou contigo essas tretas brother?  Diz aí.

Nunca usei compressor meu... Mas nem sempre tenho algum poder sobre o que o técnico faz. Toque com um batera bom, que cria situações e aprenda a fazer parte dessas situações com ele. E o resto se resolverá... Mas se for competição de volume, não vai resolver nunca.

"Obviamente, um baixista experiente vai tentar um casamento musical com o batera, mesmo que não haja afinidade como pessoa. Isso fará com que toda a banda soe melhor. "

R: Há muito tempo, eu estava em uma igreja com o baixo, ali, fazendo a cama... chegou um batera diferente... quando ele sentou, percebi a pegada, trocamos olhares e isso bastou pro som fluir de maneira "confortável" pra ambos... foi muito show a experiência de "personalidades".

"Não enxergo bem o que me levaria a "descer a porrada" se o momento da música é mais intimista. Por que eu faria isso? "
R: Me refiro em relação à de repente uma música "empolgante" onde todos crescem juntos... com mais pegada, mais feeling, mais alegria, mais "soltura"...

Mas entendi bem... em suma, é praticamente o que falou man. Vlw
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Mensagem por Edão Sáb Fev 13, 2021 10:43 am

WHead escreveu:Nunca usei compressor. Aliás, até bem pouco tempo atrás, nem sabia pra quê serviam.. Mas depois de acompanhar esse e outros tópicos sobre o tema fiquei curioso e estou propenso a experimentar - um bem simples e que esteja dentro do meu orçamento, é claro. Não sei muito bem o que esperar, já que 90% do que eu toco é carregado de fuzz e overdrive (sem slaps, digitações, nem nada). Talvez muito ruído? Talvez ele me estimule a diminuir a saturação e desenvolver mais o som natural do meu instrumento e outras técnicas? Talvez eu nem consiga ajustá-lo corretamente.. Talvez eu chegue à conclusão de que não preciso dele.. Mas quero conferir com meus próprios ouvidos algumas das impressões que vocês compartilharam por aqui. Estou pensando no Star Comp Bass, da Stardust, o que acham? Abraço.

Nunca usei esse compressor.
Como dizem aqui no Fórum, pra sua melhor experiência, compre um bom compressor. Não são baratos.
O meu próximo da lista é o MXR Dyna Comp Bass.
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Mensagem por fheliojr Sáb Fev 20, 2021 8:16 pm

WHead escreveu:Nunca usei compressor. Aliás, até bem pouco tempo atrás, nem sabia pra quê serviam.. Mas depois de acompanhar esse e outros tópicos sobre o tema fiquei curioso e estou propenso a experimentar - um bem simples e que esteja dentro do meu orçamento, é claro. Não sei muito bem o que esperar, já que 90% do que eu toco é carregado de fuzz e overdrive (sem slaps, digitações, nem nada). Talvez muito ruído? Talvez ele me estimule a diminuir a saturação e desenvolver mais o som natural do meu instrumento e outras técnicas? Talvez eu nem consiga ajustá-lo corretamente.. Talvez eu chegue à conclusão de que não preciso dele.. Mas quero conferir com meus próprios ouvidos algumas das impressões que vocês compartilharam por aqui. Estou pensando no Star Comp Bass, da Stardust, o que acham? Abraço.

O Jazzigo e o Bongomania (do Talkbass) recomendam, como bom custo-benefício o Gorilla Dedalo (http://www.dedalofx.com.ar/br/gorila).
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Mensagem por WHead Sáb Fev 20, 2021 9:58 pm

^Muito fora do meu orçamento.. Mas valeu a dica!
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Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 20, 2021 11:13 pm

fheliojr escreveu:O Jazzigo e o Bongomania (do Talkbass) recomendam, como bom custo-benefício o Gorilla Dedalo (http://www.dedalofx.com.ar/br/gorila).
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Mensagem por Guga Ramone Dom Fev 21, 2021 9:02 am

WHead, você citou que usa bastante efeito de distorção. Não acho que um compressor vai te ajuda, visto que a própria distorção já comprime muito do sinal. Pra sons limpos e com um overdrive mais dinâmico, que varia conforme a pegada do músico, aí a coisa já muda de figura. Eu diria pra você pegar um desses Zoom MS60B. Tem vários efeitos de compressão, dos mais simples até os mais complexos, com vários parâmetros de regulagens, e dá pra aprender muito com eles. Sem contar todos os outros efeitos. Enfim, acho que é a melhor opção no custo x benefício.
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Mensagem por WHead Dom Fev 21, 2021 10:28 am

^Muito obrigado, Guga.
Acho que é por aí mesmo.
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Mensagem por JAZZigo Dom Fev 21, 2021 10:41 am

Guga Ramone escreveu:WHead, você citou que usa bastante efeito de distorção. Não acho que um compressor vai te ajuda, visto que a própria distorção já comprime muito do sinal. Pra sons limpos e com um overdrive mais dinâmico, que varia conforme a pegada do músico, aí a coisa já muda de figura. Eu diria pra você pegar um desses Zoom MS60B. Tem vários efeitos de compressão, dos mais simples até os mais complexos, com vários parâmetros de regulagens, e dá pra aprender muito com eles. Sem contar todos os outros efeitos. Enfim, acho que é a melhor opção no custo x benefício.
[2]
Concordo quase 100%.  thumbs

IMHO, seria o caso do WHead encarar o compressor como uma nova experiência/ferramenta, que possibilitaria alcançar (ou não) novos horizontes sonoros, condicionando-o, por certo, à alteração na qualidade do sinal do baixo e no modo de tocar/encarar o instrumento.
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Mensagem por WHead Dom Fev 21, 2021 11:37 am

^Jazz, mas aí entra a questão do investimento e acesso: hoje, por desconhecimento de causa, não posso dizer que um compressor é o que eu quero pra mim - nesse momento queria apenas experimentá-lo e ver se "nos damos bem", se ele poderia acrescentar algo pra mim e se eu saberia usá-lo (visto que meu perfil não é tão detalhista e sou péssimo com botões), entende? Considerando o meu som, quase sempre acompanhado de fuzz e overdrive, sem slaps e técnicas assim, eu suspeitava que o compressor não fosse tão essencial - algo que o colega Guga apontou. Não me sinto seguro pra um investimento num modelo definitivo, nesse momento - envolve muito conhecimento técnico do produto e dinheiro. Mesmo ciente de que a experiência completa e definitiva só se alcança com modelos mais completos, sensíveis e naturalmente mais caros, não teria nenhum chinezinho, com dois ou três botões, que pudesse me servir nesse momento? Aqui por perto, nesse momento tem um Xvive Bass Squeezer dando sopa, conhece?


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Mensagem por JAZZigo Dom Fev 21, 2021 12:23 pm

WHead escreveu:^Jazz, mas aí entra a questão do investimento e acesso: hoje, por desconhecimento de causa, não posso dizer que um compressor é o que eu quero pra mim - nesse momento queria apenas experimentá-lo e ver se "nos damos bem", se ele poderia acrescentar algo pra mim e se eu saberia usá-lo (visto que meu perfil não é tão detalhista e sou péssimo com botões), entende? Considerando o meu som, quase sempre acompanhado de fuzz e overdrive, sem slaps e técnicas assim, eu suspeitava que o compressor não fosse tão essencial  - algo que o colega Guga apontou. Não me sinto seguro pra um investimento num modelo definitivo, nesse momento - envolve muito conhecimento técnico do produto e dinheiro. Mesmo ciente de que a experiência completa e definitiva só se alcança com modelos mais completos, sensíveis e naturalmente mais caros, não teria nenhum chinezinho, com dois ou três botões, que pudesse me servir nesse momento? Aqui por perto, nesse momento tem um Xvive Bass Squeezer dando sopa, conhece?
IMHO, precisar, precisar mesmo, nenhum baixista precisa de compressor. No seu caso, sugiro pegar um compressor emprestado, usar algum de pedaleira digital ou mesmo um que venha embutido no amplificador/combo, só para sentir como ele atua no seu sinal do seu baixo e como pode afetar sua pegada (dinâmica). E, como sempre digo, em termos de investimento, melhor compressor nenhum do que um ruim ou meia-boca.
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Mensagem por fheliojr Dom Fev 21, 2021 2:43 pm

Tenho um Fairfield The Accountant q nunca testei em um stack, para senti-lo bem. Usar compressor num combozinho, em baixo volume, é dose. Razz
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Mensagem por CSergio Dom Fev 21, 2021 5:21 pm

Vendo o tópico upado, até resgatei das cinzas o Fuhrmann; pus no OLX mas tive poucas propostas e abaixo do que eu queria, por enquanto vai ficando comigo:

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Tem também pedal de guitarra, que estou tentando melhorar aprender.
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Mensagem por Edão Seg Fev 22, 2021 11:54 am

^ O negócio tá arrumadinho hein? Como é que tá a experiência com o Bass Compressor e com o Forcefield?
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Mensagem por CSergio Seg Fev 22, 2021 8:40 pm

Edão escreveu:^ O negócio tá arrumadinho hein?
Marromeno  Smile

Edão escreveu:Como é que tá a experiência com o Bass Compressor e com o Forcefield?

Tc Eletronic = mais fácil de ajustar, muda menos o timbre
Fuhrmann = altera mais o timbre, em alguns momentos parece um leve efeito de drive

Poderia ficar tranquilamente com um ou com outro, mas na época da compra teria comprado o TC Eletronic e somente ele; não que o Fuhrmann seja ruim, apenas o Forcefield é mais fácil de chegar no resultado que quero, e alterando menos o trimbre, e já age ligeiro nos knobs; no Furhmann precisa girar mais o knob pra sentir o "efeito entrar".

Como ainda não consegui vender o Fuhrmann, provavelmente vou ficar com ele; já ouvi falar de usarem ele como compressor em guitarra.
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Mensagem por Cádio Qua Mar 03, 2021 6:48 pm

Por curiosidade de alguém que nunca usou compressor, a não ser nas mixes...

Na cadeia de sinal onde fica melhor o compressor em relação a outros pedais?

Pergunto isso porque numa mix, dependendo do estilo usa-se compressor antes ou depois da cadeia de sinal, sempre nas "pontas" digamos assim. Em alguns casos até um antes e outro depois.

Muito bem, partindo desse raciocínio: um compressor antes de um pedal, levaria o sinal limpo e comprimido do instrumento para o próximo pedal e isso resultaria no mesmo sinal comprimido com o efeito desse pedal? Ou alteraria?
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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 03, 2021 10:43 pm

Cádio escreveu:Por curiosidade de alguém que nunca usou compressor, a não ser nas mixes...

Na cadeia de sinal onde fica melhor o compressor em relação a outros pedais?

Pergunto isso porque numa mix, dependendo do estilo usa-se compressor antes ou depois da cadeia de sinal, sempre nas "pontas" digamos assim. Em alguns casos até um antes e outro depois.

Muito bem, partindo desse raciocínio: um compressor antes de um pedal, levaria o sinal limpo e comprimido do instrumento para o próximo pedal e isso resultaria no mesmo sinal comprimido com o efeito desse pedal? Ou alteraria?
Não existe regra para a posição do compressor na chain de efeitos. Você testa e usa da forma como mais gosta ou necessita. Não obstante, de antemão, sugiro considerar um aspecto importante: o compressor no início da chain pode afetar/prejudicar significativamente efeitos que respondem à dinâmica, como overdrive, envelope filter etc.. Por esta razão, meu compressor fica sempre no final.
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Mensagem por Cádio Qua Mar 03, 2021 11:16 pm

JAZZigo escreveu:
Cádio escreveu:Por curiosidade de alguém que nunca usou compressor, a não ser nas mixes...

Na cadeia de sinal onde fica melhor o compressor em relação a outros pedais?

Pergunto isso porque numa mix, dependendo do estilo usa-se compressor antes ou depois da cadeia de sinal, sempre nas "pontas" digamos assim. Em alguns casos até um antes e outro depois.

Muito bem, partindo desse raciocínio: um compressor antes de um pedal, levaria o sinal limpo e comprimido do instrumento para o próximo pedal e isso resultaria no mesmo sinal comprimido com o efeito desse pedal? Ou alteraria?
Não existe regra para a posição do compressor na chain de efeitos. Você testa e usa da forma como mais gosta ou necessita. Não obstante, de antemão, sugiro considerar um aspecto importante: o compressor no início da chain pode afetar/prejudicar significativamente efeitos que respondem à dinâmica, como overdrive, envelope filter etc.. Por esta razão, meu compressor fica sempre no final.

É bem por aí a minha dúvida.

Então teria de usar no final, porém se eu uso o meu pedal overdrive/simulador em linha, colocando o compressor depois dele vou perder a possibilidade de ligar em linha, a não ser que use uma direct box, correto? Ou a impedância baixa do meu pedal depois de passar pelo compressor continuaria como sinal de baixa impedância, possibilitando continuar em linha?
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Mensagem por Guga Ramone Qui Mar 04, 2021 9:10 am

Eu prefiro o compressor como primeiro sinal da cadeia. Não uso efeitos, apenas um overdrive/distortion e, quando o aciono, quero que o som venha com um leve aumento de volume, o que seria limitado pelo uso do compressor após o drive. Cabe a cada um experimentar as possibilidades e ver qual se adequa às suas necessidades.

Verifique a impedância de saída do seu último pedal. Se for um valor de até 1kOhm, o uso de direct box poderá ser dispensado, porém se perderá os recursos de "ground lift", balanceamento do sinal e saída paralela.
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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 04, 2021 10:11 am

Cádio escreveu:Então teria de usar no final, porém se eu uso o meu pedal overdrive/simulador em linha, colocando o compressor depois dele vou perder a possibilidade de ligar em linha, a não ser que use uma direct box, correto?
A posição do compressor depende, também, da situação apresentada. Para quem usa a saída direta de um preamp/DI, o compressor deve estar localizado antes deste.
Guga Ramone escreveu:Eu prefiro o compressor como primeiro sinal da cadeia. Não uso efeitos, apenas um overdrive/distortion e, quando o aciono, quero que o som venha com um leve aumento de volume, o que seria limitado pelo uso do compressor após o drive. Cabe a cada um experimentar as possibilidades e ver qual se adequa às suas necessidades.
Como eu disse, depende do gosto/necessidade pessoal.
Guga Ramone escreveu:Eu prefiro o compressor como primeiro sinal da cadeia. Não uso efeitos, apenas um overdrive/distortion e, quando o aciono, quero que o som venha com um leve aumento de volume, o que seria limitado pelo uso do compressor após o drive. Cabe a cada um experimentar as possibilidades e ver qual se adequa às suas necessidades.
RATIO baixo e THRESHOLD alto podem resolver o ˜problema˜.
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Mensagem por eltonpereira22 Qui Abr 01, 2021 10:34 am

Comprei ontem o meu compressor. Nos tempos atuais, não se pode dizer que é uma alternativa barata, mas comprei o MXR M87. Agora é segurar a ansiedade até o bichinho chegar.

Estava na duvida entre ele e o EBS Multicomp mas optei pelo MXR por já conhecer melhor e eu acho que ficaria com aquele sentimento de "e se tivesse comprado o MXR?" Meu único porém são os relatos de defeito que eu vejo em alguns posts. Mesmo assim, fui na fé e coragem.

Quando ele chegar, posto foto da minha Pedalboard 1.0 no tópico apropriado cheers
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Abr 01, 2021 2:40 pm

Finalmente vc comprou qual. O texto ficou confuso
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Mensagem por eltonpereira22 Qui Abr 01, 2021 2:43 pm

Juninho Sampaio escreveu:Finalmente vc comprou qual. O texto ficou confuso

Fala Juninho, acabei comprando o MXR M87 por ser um que eu já conheço mais. O EBS eu nunca cheguei a usar, embora pareça muito bom também.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Abr 01, 2021 2:55 pm

Esse é bom demais!
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Mensagem por SilverKnob Qui Dez 30, 2021 2:06 pm

Salve!
Alguém teve experiência com o compressor da Efx?

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