Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

+3
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Edson B.
7 participantes

Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Edson B. Sex Nov 27, 2020 10:43 pm

Antes de mais nada me desculpem se fiz o post no lugar errado, sou novo no forum e tô mais confuso/perdido que cachorro que caiu da mudança. Recentemente me interessei pelo contrabaixo, visto que nunca toquei em nenhum instrumento, só pude ouvir pelas mãos dos outros, ouvi o contrabaixo de quatro cordas e achei OK, depois ouvi o de cinco e me chamou atenção e fiquei muito interessado. Então me veio algo na cabeça, pode alguém começar pelo o de cinco cordas ou é "obrigatório" começar pelo o de 4 cordas? Como não tenho dinheiro pra ficar trocando de contrabaixos de tempos em tempos, quero comprar um pra ficar com ele permanentemente, e já tenho alguns modelos em mente que é um Yamaha TRBX (505 ou 605) ou Yamaha BB (435 ou 735), eu ouvi o som deles e realmente gostei, isso e o fato da chave de seleção ativo/passivo que pra mim foi um a mais.
Edson B.
Edson B.
Membro

Mensagens : 6
Localização : Em Algum Lugar do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 27, 2020 10:53 pm

Edson B. escreveu:Antes de mais nada me desculpem se fiz o post no lugar errado, sou novo no forum e tô mais confuso/perdido que cachorro que caiu da mudança. Recentemente me interessei pelo contrabaixo, visto que nunca toquei em nenhum instrumento, só pude ouvir pelas mãos dos outros, ouvi o contrabaixo de quatro cordas e achei OK, depois ouvi o de cinco e me chamou atenção e fiquei muito interessado. Então me veio algo na cabeça, pode alguém começar pelo o de cinco cordas ou é "obrigatório" começar pelo o de 4 cordas? Como não tenho dinheiro pra ficar trocando de contrabaixos de tempos em tempos, quero comprar um pra ficar com ele permanentemente, e já tenho alguns modelos em mente que é um Yamaha TRBX (505 ou 605) ou Yamaha BB (435 ou 735), eu ouvi o som deles e realmente gostei, isso e o fato da chave de seleção ativo/passivo que pra mim foi um a mais.
Isso não existe. Comece pelo que você quiser.
Se você puder, compre um Yamaha BB435 que é um excelente baixo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Edson B. Sex Nov 27, 2020 11:11 pm

Muito obrigado pela resposta Bertola, só por curiosidade por que BB435 e não um TRBX 505 ou 605? E tô pensando em pegar um Cubo Baixo Peavey Max II 110, não tô achando Staner em lugar nenhum sempre tá em falta (vende muito), Ouvi dizer que Borne Presta, e quanto a ONEAL(?) é a segunda vinda dos cubos Meteoros (de tão tuim que são)? Alguma sugestão de cubo (é pra uso pessoal, duvido muito que eu venha atuar em alguma banda de esquina)?
Edson B.
Edson B.
Membro

Mensagens : 6
Localização : Em Algum Lugar do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 28, 2020 12:14 am

Edson B. escreveu:Muito obrigado pela resposta Bertola, só por curiosidade por que BB435 e não um TRBX 505 ou 605? E tô pensando em pegar um Cubo Baixo Peavey Max II 110, não tô achando Staner em lugar nenhum sempre tá em falta (vende muito), Ouvi dizer que Borne Presta, e quanto a ONEAL(?) é a segunda vinda dos cubos Meteoros (de tão tuim que são)? Alguma sugestão de cubo (é pra uso pessoal, duvido muito que eu venha atuar em alguma banda de esquina)?
Dei essa indicação por gosto pessoal.
Esse amp Peavey é legal, mas só serve para estudo mesmo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Edson B. Sáb Nov 28, 2020 1:38 pm

Eu também acho legal o Yamaha BB435 (ou BB735A) na cor Tobacco Brown Sunburst tem uma vibe vintage, pra ser sincero todos os baixos da Yamaha são bacanas e a escolha entre eles é difícil. Bom agora vou quebrar a cabeça um pouco pra decidir qual levar e depois pesquisar os preços pra comprar, só espero chegar em uma decisão antes de um possível "lock down".
Edson B.
Edson B.
Membro

Mensagens : 6
Localização : Em Algum Lugar do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 28, 2020 1:40 pm

Edson B. escreveu:pra ser sincero todos os baixos da Yamaha são bacanas e a escolha entre eles é difícil.

É por aí. Teste e compre o que seu coração mandar. Não existe baixo Yamaha mal feito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Edson B. Sáb Nov 28, 2020 2:43 pm

allexcosta escreveu:
Edson B. escreveu:pra ser sincero todos os baixos da Yamaha são bacanas e a escolha entre eles é difícil.

É por aí. Teste e compre o que seu coração mandar. Não existe baixo Yamaha mal feito.

Como eu havia dito no começo do post, sou um novato que ainda vai aprender a tocar e vai ser meu primeiro baixo, eu ouvi esses baixos pelas mãos de outros e gostei muito do som deles, e realmente é uma escolha difícil em qual deles (dentro dos modelos da Yamaha) comprar. Eu pessoalmente acho os baixos Yamaha uma escolha mais segura/sensata do que baixos como os Fenders (Mexico), que é uma marca que eu tomei ódio profundo de tanto o povo falar... Os Yamaha tem um preço até acessível para o que oferecem (e oferecem bastante) e uma qualidade excelente, por isso eu vou de Yamaha (tô considerando o modelo que o Bertola falou). Meu maior problema agora é o Amplificador, que não tenho certeza do que fazer quanto a isso.
Edson B.
Edson B.
Membro

Mensagens : 6
Localização : Em Algum Lugar do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 28, 2020 8:28 pm

Edson B. escreveu:
allexcosta escreveu:
Edson B. escreveu:pra ser sincero todos os baixos da Yamaha são bacanas e a escolha entre eles é difícil.

É por aí. Teste e compre o que seu coração mandar. Não existe baixo Yamaha mal feito.

Como eu havia dito no começo do post, sou um novato que ainda vai aprender a tocar e vai ser meu primeiro baixo, eu ouvi esses baixos pelas mãos de outros e gostei muito do som deles, e realmente é uma escolha difícil em qual deles (dentro dos modelos da Yamaha) comprar. Eu pessoalmente acho os baixos Yamaha uma escolha mais segura/sensata do que baixos como os Fenders (Mexico), que é uma marca que eu tomei ódio profundo de tanto o povo falar... Os Yamaha tem um preço até acessível para o que oferecem (e oferecem bastante) e uma qualidade excelente, por isso eu vou de Yamaha (tô considerando o modelo que o Bertola falou). Meu maior problema agora é o Amplificador, que não tenho certeza do que fazer quanto a isso.

Como eu disse acima, o Peaveyzinho é bom e muito útil para estudar em casa. Já para aplicações de palco, é claramente insuficiente. Mas como você é iniciante e não vai montar uma banda que vai apresentar-se "de pronto", acho até uma compra razoável. Alguns preferem dispositivos de vários tipos com fones - e eles são realmente úteis e baratos - mas eu sempre tendo a preferir um amp real...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Edson B. Sáb Nov 28, 2020 8:40 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Edson B. escreveu:
allexcosta escreveu:
Edson B. escreveu:pra ser sincero todos os baixos da Yamaha são bacanas e a escolha entre eles é difícil.

É por aí. Teste e compre o que seu coração mandar. Não existe baixo Yamaha mal feito.

Como eu havia dito no começo do post, sou um novato que ainda vai aprender a tocar e vai ser meu primeiro baixo, eu ouvi esses baixos pelas mãos de outros e gostei muito do som deles, e realmente é uma escolha difícil em qual deles (dentro dos modelos da Yamaha) comprar. Eu pessoalmente acho os baixos Yamaha uma escolha mais segura/sensata do que baixos como os Fenders (Mexico), que é uma marca que eu tomei ódio profundo de tanto o povo falar... Os Yamaha tem um preço até acessível para o que oferecem (e oferecem bastante) e uma qualidade excelente, por isso eu vou de Yamaha (tô considerando o modelo que o Bertola falou). Meu maior problema agora é o Amplificador, que não tenho certeza do que fazer quanto a isso.

Como eu disse acima, o Peaveyzinho é bom e muito útil para estudar em casa. Já para aplicações de palco, é claramente insuficiente. Mas como você é iniciante e não vai montar uma banda que vai apresentar-se "de pronto", acho até uma compra razoável. Alguns preferem dispositivos de vários tipos com fones - e eles são realmente úteis e baratos - mas eu sempre tendo a preferir um amp real...

Ok, vou de Peavey mesmo; agora vou procurar umas apostilas de contrabaixo e acordes, pois eu vou precisar.

Obrigado pela ajuda.
Edson B.
Edson B.
Membro

Mensagens : 6
Localização : Em Algum Lugar do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por manorawe Seg Fev 15, 2021 4:17 pm

sou iniciante no contrabaixo.
Toco a uns 2 anos, ainda não faço grooves ou improviso na tetrade/ pentatonica.
Na minha humilde opinião; baixo de 4 cordas é uma corda menos para estudar se preocupar kkk.
Eu ensaio geralmente com meu jb 5c e estudo no meu pb 4c.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 15, 2021 4:35 pm

manorawe escreveu:Eu ensaio geralmente com meu jb 5c e estudo no meu pb 4c.

É igual praticar num Gol e na hora do trampo você dirigir uma van.

Na verdade, via de regra, a gente aumenta a dificuldade no estudo, não na vera...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por manorawe Qua Fev 17, 2021 11:10 am

allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:Eu ensaio geralmente com meu jb 5c e estudo no meu pb 4c.

É igual praticar num Gol e na hora do trampo você dirigir uma van.

Na verdade, via de regra, a gente aumenta a dificuldade no estudo, não na vera...

A cara, te entendo mas não concordo.

Não tenho facilidade para aprender e uma corda a menos para eu aprender significa menos informação que precisa ser absorvida.
Comprei o baixo de 5 cordas para já aprender nele, mas acho que antes disso só pensei: rairairai meu baixo tem uma corda a mais. O fato dele ter uma corda a mais realmente me da uma opção a mais, porem, literalmente uma corda a mais para estudar.

Por esse motivo decidi estudar no 4c e ir assimilando naturalmente a 5ª corda.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 17, 2021 12:27 pm

Cara o contrabaixo é todo simétrico se entender a lógica da parada tanto faz se tem 4 ou 10 cordas. Pra mim o que confunde é a referência quando tem a corda B mas nada que alguns minutos tocando não fique tranquilo demais.
Meu contrabaixo principal tem 5 cordas EADGC quando pego o de 4 não muda nada pra mim que a minha referência é a mais grave mas quando pego o 5 normal preciso pensar um pouco mais.
Já foi até debatido aqui tem gente que se perde sem a G na ponta mas pra mim a mais grave que me muda a referência.
Meu novo vai ser um 6 EADGCF e to bem tranquilo com a adaptação quando ele chegar já testei na guitarra e achei bem de boa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 17, 2021 12:44 pm

manorawe escreveu:Não tenho facilidade para aprender e uma corda a menos para eu aprender significa menos informação que precisa ser absorvida.

Seu raciocínio é completamente invertido, desculpe...
É igual o atleta de salto com vara treinar saltos de 2m quando na competição começa em 5m.
Você precisa estudar com a dificuldade máxima. Se corta dificuldade na prática, como espera que saia no show?

manorawe escreveu:Comprei o baixo de 5 cordas para já aprender nele, mas acho que antes disso só pensei: rairairai meu baixo tem uma corda a mais. O fato dele ter uma corda a mais realmente me da uma opção a mais, porem, literalmente uma corda a mais para estudar.

Baixos de 5 cordas não têm uma corda a mais. Eles só são baixos de 5 cordas.

Se você toca 5 cordas, aprenda a tocar 5 cordas. Se toca 6, aprenda a tocar 6, etc, etc...

Fernando Zadá escreveu:Cara o contrabaixo é todo simétrico se entender a lógica da parada tanto faz se tem 4 ou 10 cordas. Pra mim o que confunde é a referência quando tem a corda B mas nada que alguns minutos tocando não fique tranquilo demais.
Meu contrabaixo principal tem 5 cordas EADGC quando pego o de 4 não muda nada pra mim que a minha referência é a mais grave mas quando pego o 5 normal preciso pensar um pouco mais.
Já foi até debatido aqui tem gente que se perde sem a G na ponta mas pra mim a mais grave que me muda a referência.
Meu novo vai ser um 6 EADGCF e to bem tranquilo com a adaptação quando ele chegar já testei na guitarra e achei bem de boa.

Pra mim, se a primeira corda for G, pode ter 30 cordas... Se tiver alguma corda mais aguda que a G, fico perdido e pensando o tempo todo. Tocar pensando não é legal...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Jãozeiro Qua Fev 17, 2021 12:53 pm

allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:Não tenho facilidade para aprender e uma corda a menos para eu aprender significa menos informação que precisa ser absorvida.

Seu raciocínio é completamente invertido, desculpe...
É igual o atleta de salto com vara treinar saltos de 2m quando na competição começa em 5m.
Você precisa estudar com a dificuldade máxima. Se corta dificuldade na prática, como espera que saia no show?

Exatamente, hehe.
Também não entendi o raciocínio dele. Tá totalmente ao contrário.
Normalmente você estuda num nível acima pra poder performar com mais tranquilidade e segurança ao vivo, é assim que é. Como pode ser diferente disso? scratch
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Fev 17, 2021 12:54 pm

Bem isso Allex

Eu lembro bem dessa discussão! Rssss

Pra mim cada vez mais relax migrar de um baixo pro outro mas confesso que só pego o 4 iy 5 tradicional para dar aulas para tocar mesmo só o 5 high C.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Jãozeiro Qua Fev 17, 2021 1:00 pm

manorawe escreveu:
allexcosta escreveu:
manorawe escreveu:Eu ensaio geralmente com meu jb 5c e estudo no meu pb 4c.

É igual praticar num Gol e na hora do trampo você dirigir uma van.

Na verdade, via de regra, a gente aumenta a dificuldade no estudo, não na vera...

A cara, te entendo mas não concordo.

Não tenho facilidade para aprender e uma corda a menos para eu aprender significa menos informação que precisa ser absorvida.
Comprei o baixo de 5 cordas para já aprender nele, mas acho que antes disso só pensei: rairairai meu baixo tem uma corda a mais. O fato dele ter uma corda a mais realmente me da uma opção a mais, porem,  literalmente uma corda a mais para estudar.

Por esse motivo decidi estudar no 4c e ir assimilando naturalmente a 5ª corda.

manoware, não tem o menor sentido isso que vc tá dizendo. Você tá fazendo exatamente o contrário e tá difícli de entender...

Você não estuda no 5 cordas porque é mais difícil ter uma corda a mais pra estudar.
Mas na hora do vamo ver ensaiando com a banda você usa o 5 cordas, o instrumento que não gosta de estudar porque é mais difícil?

Ou seja, na hora de se matar, errar, aprender, evoluir sozinho em casa na hora dos estudos você não quer dificuldade com um 5 cordas. Mas ao vivo com os outros integrantes da banda você usa o 5 cordas? Você gosta de passar vergonha, tipo isso? Não é ironia, hehe, é só a conclusão a que se chega lendo seu raciocínio. Ou a gente tá entendento muito errado...


Última edição por Jãozeiro em Qua Fev 17, 2021 2:24 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 17, 2021 2:04 pm

^ Concordo, ehehehe.
Tinha uma época eu tinha um baixo de 5c em casa e deixava um de 4c com um colega da banda pois eu direto do trabalho pro ensaio de usava ônibus e não tava a fim de levar um volume desconfortável pra andar nas latas de sardinha nos ônibus daqui. Treinava todas as músicas no 5c, chegava lá com 4c minha "memória muscular" demorava um bocado pra se ajustar.
Musicas que eu já tocava antes de ter o 5c eram tranquilas, mas músicas novas recém tiradas no 5c me davam mais trabalho.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por manorawe Qua Fev 17, 2021 4:03 pm

Se eu falar que o 4c é quase metade do peso do 5c, ajuda no meu argumento? kkk

Bom, acho que estou errado por maioria de votos. Vou estudar contra a minha vontade no 5c, mas sabendo que me ajudará num futuro próximo.
Vlw galera.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Jãozeiro Qua Fev 17, 2021 4:17 pm

manorawe escreveu:Se eu falar que o 4c é quase metade do peso do 5c, ajuda no meu argumento? kkk

Na verdade piora, hehe...pois se é pra suportar mais peso, muito mais tranquilo fazer isso em casa tranquilão, sentado estudando quietinho, e aí levar o instrumento mais leve para ensaio/gig, situações em que se gasta mais energia agitando ao vivo.

A questão não é quantidade de cordas, o qual você gosta mais ou menos, a questão é que é muito esquisito quando você diz que gosta de estudar na facilidade e no menor esforço com o instrumento tido como mais fácil e gosta de passar sufoco ao vivo com o instrumento que você diz ser difícil de estudar.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3036
Localização : Doha - Qatar

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 17, 2021 4:37 pm

manorawe escreveu:Se eu falar que o 4c é quase metade do peso do 5c, ajuda no meu argumento? kkk

Só piora.

manorawe escreveu:Bom, acho que estou errado por maioria de votos. Vou estudar contra a minha vontade no 5c, mas sabendo que me ajudará num futuro próximo.

Estude com o baixo que você toca ao vivo, do mesmo jeito que toca... Se toca em pé, estude em pé... Tente simular o ambiente que encontra no ensaio ou na gig, mas adicione algum dificultador, como ambiente escuro, mais tempo, frases mais difíceis, andamentos mais rápidos, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Eduardo Tob, CSergio e manorawe gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 17, 2021 6:31 pm

Tive baixo de 5c mais leve que um de 4c que tenho aqui.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 20, 2021 6:19 am

Breno_Barnabe escreveu:Tive baixo de 5c mais leve que um de 4c que tenho aqui.

O baixo mais pesado que eu tive na vida tinha 4 cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Começar pelo contrabaixo de cinco cordas? Empty Re: Começar pelo contrabaixo de cinco cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos