Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

5 participantes

Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Gil Gonzaga Sáb Dez 12, 2020 1:15 pm

Olá, amigos.

Já havia um tempo que estava de olho em um chorus. Talvez, para "pagar língua" por chamar o JAZZigo de "brega". Razz  

E, finalmente, em um anúncio do ML, com preço muito camarada, eu encontrei este aqui.

A Stardust já é conhecida de muitas colegas daqui, mas particularmente nunca tinha testado algo da marca.
Minha intenção neste review, é mostrar alguns detalhes construtivos, e um vídeo demonstrativo.

link do produto:
http://www.stardustpedals.com/site/pedal/star-chorus-bass/

Algumas fotos do pedal, lembrando que o peguei usado:

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 112

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 211

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 312

Pedalzinho bem bonito, com acabamento legal.
Possui os knobs clássicos de "Depth" e "Rate", e uma chavinha "vibrato" alterando entre os modos.  
Não é aquela pintura padrão indústrial, segue o mesmo padrão de pedais handmade/boutique brasileiros que tive em mãos, se você procurar por defeitos, você vai encontrar.

Eu tive o trabalho (mais trabalho do que previa), de desmontá-lo para checar o que tinha debaixo do "capô":

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 412

Soldas bem feitas. talvez poderia ser mais limpo após o trabalho, vemos gotinhas de fluxo na placa, mas estou procurando "pelo em ovo".

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 511

Tive realmente um boa surpresa nesta parte. Tudo bem organizado, sem sobras e "bagunça" nos fios como vemos em alguns pedais de boutique/handmade por aí.
Daria para colocar uma placa dedicada na footswitch, para prevenir esforço mecânico na placa, mas isto aumentaria o custo e trabalho.

Falando um pouco sobre os componentes:
- Potenciômetros Alpha, com a capinha "dust free", bem legal!
- 3pdt chinesa, usada pela maioria dos fabricantes;
- Jacks genéricos (ou cuja marca não consegui identificar), firmes e com boa conexão pros cabos;
- Chave SPST e jack p4 padrão, que encontramos em lojas de eletrônica.

Placa:

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 610

Componentes da placa:
- CI's e transistores originais de boas marcas. Incluindo o nosso ilustre coração Matsushita MN3007;
- Resistores de precisão de 1% metalfilm, massa!
- Capacitores eletrolíticos JB (marca de Taiwan que não conheço, nem nunca usei algo deles);
- Capacitores poliéster aparentemente genéricos, mas podem ser da própria JB.

Então, como falado na página do produto, se trata de um "analog chorus".

Não vou entrar em questionamentos sobre os BBD (analógico ou digital), e deixar registrado como o que todos nós conhecemos por chorus analógico.

Sobre o Som

Eu não sou um grande conhecedor de pedais de chorus, nunca me interessei por eles a ponto de ter muitos, então o JAZZigo e outros colegas estão convidados à julgar o bichinho.
Tive há muitos anos, um Boss CEB-3 dos digitais com rótulo grafite. Gostava dele em partes; eu não sentia o efeito de forma presente, precisando utilizar regulagens extremas para me satisfazer. Por bobeira acabei me desfazendo dele.
O Stardust supera o meu Boss em todos os sentidos que me importam. O efeito é muito na cara, dando uma vibe excelente em acordes, solos e linhas palhetadas retas.
Em regulagens extremas é simplesmente demais pro meu gosto, fazendo os knobs ficarem na metade e a chave em modo "Chorus" (minha regulagem preferida).

O vídeo vai dizer mais do que minhas palavras, e mesmo não sendo uma "superprodução", talvez seja um dos melhores materiais sobre o produto disponível online.

O vídeo:

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) 710

Usei meu PBass amarelo > Stardust Chorus > Bearhug Compressor > M-Audio Fast Track II




Considerações Finais
Cara, que pedalzinho legal!
Eu compraria um novo fácil, pois o preço é muito atrativo pelo produto que é IMHO.  

Espero que seja útil para alguém.  playing
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

heenrique_bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por WHead Sáb Dez 12, 2020 2:26 pm

^Gil, parabéns pelo review: direto e acessível (até pra mim que não entendo nada de componentes e eletrônica). O resultado, no vídeo é bem interessante! Abraço.

WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2711
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 12, 2020 4:43 pm

Gil Gonzaga escreveu:Já havia um tempo que estava de olho em um chorus. Talvez, para "pagar língua" por chamar o JAZZigo de "brega". Razz
Pois é! Não me lembro quem começou essa história de chorus ser brega. E com 48 pedais de chorus atualmente na coleção, ainda tento entender onde o brega entra nessa história. :hmm:

Quem já teve a oportunidade de usar um bom chorus com banda, sabe de sua capacidade de colocar o baixo em primeiro plano, como uma espécie de booster, com muita classe, sem atropelar ninguém. Wink
Gil Gonzaga escreveu:Eu não sou um grande conhecedor de pedais de chorus, nunca me interessei por eles a ponto de ter muitos, então o JAZZigo e outros colegas estão convidados à julgar o bichinho.
No meu pitaco, até que esse Stardust é bem legal. Parece não haver perda perceptível de graves e tem uma modulação bonita. Parabéns pela review, amigo Gil!!! claps

De pensar que tudo começou em 1976, quando a Boss extraiu parte do preamp do velho e célebre amplificador Roland JC-120 Jazz Chorus, botou numa caixinha gigante, batizando-a de CE-1 Chorus Ensemble...  love

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) DSC02766
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Gil Gonzaga Sáb Dez 12, 2020 6:16 pm

WHead escreveu:^Gil, parabéns pelo review: direto e acessível (até pra mim que não entendo nada de componentes e eletrônica). O resultado, no vídeo é bem interessante! Abraço.
Valeu WHead!

JAZZigo escreveu:No meu pitaco, até que esse Stardust é bem legal. Parece não haver perda perceptível de graves e tem uma modulação bonita. Parabéns pela review, amigo Gil!!! claps
Obrigado, JAZZ.
Não percebi perda de graves até o momento. Depois do próximo ensaio com a banda, eu atualizo minhas impressões.

JAZZigo escreveu:De pensar que tudo começou em 1976, quando a Boss extraiu parte do preamp do velho e célebre amplificador Roland JC-120 Jazz Chorus, botou numa caixinha gigante, batizando-a de CE-1 Chorus Ensemble...  love
Certo dia, fui pesquisar o esquemático desse "trambolho", e quase tive um ataque cardíaco de tão grande o circuito.
Deve ser incrível tocar com um destes! Twisted Evil

Sobre o Stardust, em pesquisas rápidas, não consegui identificar nenhuma relação clara com algum pedal existente, então parece não ser um clone direto.
O BYOC Li'l Chorus, talvez seja o que mais se aproxima em relação à semelhança dos componentes.
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Gil Gonzaga Ter Dez 22, 2020 10:58 pm

Gil Gonzaga escreveu:Não percebi perda de graves até o momento. Depois do próximo ensaio com a banda, eu atualizo minhas impressões.
Após o último ensaio, minhas impressões sobre o pedal permanecem.
Graves íntegros e uma modulação bem legal. Estou usando mais do que achei que usaria, e tô curtindo. playing
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Alexandre Arce gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Alexandre Arce Sex Dez 25, 2020 12:21 pm

Belo review! Gostaria de saber o desempenho do Pedal com baixos com pre-amp ativo onboard ou baixos com volume de saída muito alto.

Quando vi o preço achei caro, pois no dia 26 de maio de 2020 comprei o Pedal Eden I90 Bass Chorus por 342,00 Guedes com frete grátis no ML. Só que hoje tá pra lá de 500,00 o Eden, que não é essa Coca-Cola toda, principalmente com meus baixos que tem volume alto e acabam clipando o efeito, gerando distorções e ruídos indesejáveis, leves mas audíveis.

Resumindo, pelo que vi e ouvi do STAR DUST é que é realmente um pedal melhor que muitos que se dizem boutique a um preço muito acessível.

Comentou sobre a qualidade do jack in e jack out, calcanhar de achiles de muito pedal... Vi que são de plástico estilo Boss, podem até ser bons ou razoáveis mas não me inspiram confiança e se precisar trocar você já alertou que foi trabalhosa a desmontagem...

Obrigado pelo excelente REVIEW!
Alexandre Arce
Alexandre Arce
Membro

Mensagens : 17
Localização : Lauro de freitas - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Ivanov_br Sáb Dez 26, 2020 5:53 am

Exçelente review! Moro na mesma cidade que o fabricante. Mas nunca consegui me organizar pra gravar algo com ele. Vou ver se consigo ano que vem.,
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Gil Gonzaga Ter Dez 29, 2020 7:53 pm

Alexandre Arce escreveu:Belo review! Gostaria de saber o desempenho do Pedal com baixos com pre-amp ativo onboard ou baixos com volume de saída muito alto.

Quando vi o preço achei caro, pois no dia 26 de maio de 2020 comprei o Pedal Eden I90 Bass Chorus por 342,00 Guedes com frete grátis no ML. Só que hoje tá pra lá de 500,00 o Eden, que não é essa Coca-Cola toda, principalmente com meus baixos que tem volume alto e acabam clipando o efeito, gerando distorções e ruídos indesejáveis, leves mas audíveis.

Resumindo, pelo que vi e ouvi do STAR DUST é que é realmente um pedal melhor que muitos que se dizem boutique a um preço muito acessível.

Comentou sobre a qualidade do jack in e jack out, calcanhar de achiles de muito pedal... Vi que são de plástico estilo Boss, podem até ser bons ou razoáveis mas não me inspiram confiança e se precisar trocar você já alertou que foi trabalhosa a desmontagem...

Obrigado pelo excelente REVIEW!
Sobre a questão de desempenho em baixos ativos, como não tenho nenhum baixo ativo, não sei.
Depois eu coloco um pré antes dele, testo e posto aqui.

Sobre os jacks, só o tempo pode dizer.
Uso jacks isolados de plástico de marcas "top" em pedais que faço, e não tenho do que reclamar. Então, IMHO o tipo de material utilizado não é determinante.
De qualquer forma, a troca se um dia necessário, não é tão difícil. Eu apenas tive mais trabalho do que previa para tirar as fotos.

Ivanov_br escreveu:Exçelente review! Moro na mesma cidade que o fabricante. Mas nunca consegui me organizar pra gravar algo com ele. Vou ver se consigo ano que vem.,
Valeu, Ivanov!
Eles parecem ter pedais legais.
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Ir para o topo Ir para baixo

Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio) Empty Re: Stardust - Bass Star Chorus (Detalhes Construtivos e Vídeo/Áudio)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos