Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a sua inspiração?

Ir em baixo

Qual a sua inspiração? Empty Qual a sua inspiração?

Mensagem por Alexandre Viana Sab Jan 16, 2021 11:28 am

Amigos, novato no fórum e no baixo. Sempre apreciei o som do baixo e o baixista que me trouxe para esse universo foi o Bernard Edwards. Não sei como ele é visto no meio, mas para mim (leigo) é como gostaria de tocar. Acredito que ao longo do aprendizado outros aparecerão com certeza.
Qual foi sua inspiração no começo?

Abraço a todos!
Alexandre Viana
Alexandre Viana
Membro

Qual a sua inspiração? Empty Re: Qual a sua inspiração?

Mensagem por allexcosta Sab Jan 16, 2021 11:47 am

Não consigo citar só um.

No começo mesmo minha inspiração eram os caras locais que eu via tocando em trios. Alguns nomes eu não saberei dizer, mas entre eles estavam Fernando Nunes, Cesário Leoni, Júnior Petecão e tantos outros.

Há que se mencionar também o mestre Nestor Madrid, que era responsável pelo som de baixo do estúdio WR e de praticamente tudo que tocava no rádio naquela época...

Após essa fase obtive muita inspiração de alguns colegas que começaram junto comigo e eram praticamente amigos de infância, como Luciano Calazans e Augusto Albuquerque.

Depois disso comecei a prestar atenção em alguns caras do Rio, como Arthur, Nico, Sizão (nem sei se ele é do Rio mesmo).

Durante muitos anos fui meio obcecado pelo som do Marcus Miller e do Anthony Jackson. Minha vontade era tocar como o primeiro no slap e o segundo no dedo.

Mas há outros tantos que me inspiraram e inspiram até hoje, como o próprio Edwards, o East, Randy-Hope Taylor, Sal Cuevas, Oscar Cartaya, Mike Viñas, Fima Ephron, Oscar D'Leon, Cachaito, Daniel Silva, Juan Formell, Luizão, Meshell, Rhonda, etc, etc, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

ras e Alexandre Viana gostam desta mensagem

Mensagem por Alexandre Viana Sab Jan 16, 2021 11:51 am

allexcosta escreveu:Não consigo citar só um.

.....

Depois disso comecei a prestar atenção em alguns caras do Rio, como Arthur, Nico, Sizão (nem sei se ele é do Rio mesmo).

Alexx eu vi muitas vezes o Arthur Maia no Cama de Gato (sou do Rio) nos anos 80. Realmente tocava muito. Boa lembrança!
Alexandre Viana
Alexandre Viana
Membro

Mensagem por allexcosta Sab Jan 16, 2021 11:54 am

Vi o Arthur Maia várias vezes, mas nunca com o Cama de Gato, infelizmente...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Alexandre Viana gosta desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Sab Jan 16, 2021 12:37 pm

Putz pra mim muda toda hora mas os som do soul e da disco sempre foram as maiores referências.
Talvez o primeiro que eu falei uau foi o cara do GrandFunk em disco mas lembro de ao vivo ter visto alguns já na época que tocava guitarra que me conquistaram.
Um foi o Sérginho Carvalho numa gig de evento de empresa acompanhando o Léo Gandelman. Ele simplesmente roubou o show e o outro foi Thiago do Espírito Santo muito moleque num gig com Tomati e o Cuca Teixeira no Sanja eu nem pensava me tocar baixo mas ele também roubou a cena na noite.
Em disco vários mas nunca tive um só como exclusivo ou que virei fã boy.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por vinibassplayer Sab Jan 16, 2021 7:51 pm

comecei no baixo por causa do Nando do Roupa Nova, ouvindo os 'roupacustico 1 e 2', mas por incrivel q pareça eu nunca toquei uma musica sequer deles, mas foi o primeiro contato q tive de conhecimento do q era o instrumento e que som tinha.. o segundo foi o wooten e depois o miller... passei mto tempo so ouvindo esses tres mas sem tocar nada deles..

depois fui pra zona do rock, principalmente 3 nomes: geezer butler(black sabbath), billy sheehan(Mr Big) e geddy lee(rush)..

qdo meio q passou a fase rock, depois de muitas bandas, Ep gravado e mtos shows tanto autorais qto covers, vem a fase mais ecletica, onde vieram praticamente todos os baixistas do Ed motta(fernando rosa, robinho tavares), ouvindo atualmente mta coisa do Maia aki ja citado(principalmente os discos solos), os baixistas do steely dan, aston barret(the wailers), Duca tambasco(oficina g3), curtindo mto a onda de slap do larry graham, PC barros do belchior, os fretless do Pino...
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sab Jan 16, 2021 10:50 pm

Comecei a tocar baixo por causa do início desse vídeo, na época assistiam-se coisas assim apenas no cinema:

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Convidado Sab Jan 16, 2021 11:22 pm

Tive que pensar um pouco para responder a esse tópico... primeiro porque comecei no violão e guitarra e só depois tive contato com contrabaixo e segundo porque não tive um baixista referencial logo de cara, apenas assumi a função em uma banda que eu tocava e acabei gostando do instrumento. Dito isso, nas bass lines do Chris Novoselic foi a primeira vez que ao ouvir o instrumento, pensei (em bom paulistês): - Pô, meu; Legal isso que o baixo faz na música, em! Achei da hora memo!!!

O relato acima responde a pergunta do corpo do texto do tópico inicial: Qual foi sua inspiração no começo?

Agora, com relação ao título do tópico - Qual a sua inspiração? - a resposta é bem mais difícil. Mas tentando ser bastante objetivo, diria que é Marcus Miller... ele é o baixista que me faz parar o que estou fazendo para ver um show de 120 minutos.

Convidado
Convidado

Mensagem por Alexandre Viana Dom Jan 17, 2021 11:28 am

Engraçado como que as coisas andam, nessa estória de iniciar no baixo comecei a cavucar meus vinis e cds e a ouvir vários covers. Uma coisa levando a outra e descobri músicas com linhas de baixo muito bem trabalhadas tais como Azymuth, Tânia Maria, Banda Black Rio (Top)... e de uma época especificamente rica do estilo funk 1976-1978... boa surpresa o Maria Fumaça e a Tânia Maria... muito "bass based".
Alexandre Viana
Alexandre Viana
Membro

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Jan 17, 2021 2:42 pm

Bem...
Começou com o Chris Squire, depois apareceu o Mike Rutherford. Estes dois foram influência majoritária até 1977, quando escutei pela primeira vez um baixo fretless, sabendo que aquele timbre ERA de um baixo fretless, ouvindo dois álbuns do Brand X, Morrocan Roll e Livestock, conheci o Percy Jones. É minha maior e quase majoritária influência no fretless. Nesta época, ouvi o álbum Elegant Gypsy do Al Di Meola e conheci o Anthony Jackson, que com o tempo se tornou a influência maior no geral e até hoje quero tocar como ele. Sei que não vou conseguir nem chegar perto, mas o sonho, ainda, não paga imposto.
Mas há outros que admiro muito como o Arismar do Espírito Santo, Cláudio Bertrami, Arthur Maia, Rodolfo Stroeter, Cesário Leone, Ney Conceição, Nico Assumpção, TES, Sérgio Carvalho, Cláudio Rocha, Patrick Djivas, Alain Caron, Jaco Pastorius, Ron Carter, Jimmy Johnson, Marg Egan, Michael Manring, Ralphe Armstrong, Geddy Lee, Jeff Berlin.
E tem, também: Allex Costa, Fernando Zadá, Ricardo Sá Reston, Lucas Fernandes, Juninho Sampaio, Alberto Magno, Stormbringer, Zubrycky, Siodoni e mais aqueles, não menos importantes, que esqueci o nome thumbs

Obs.: Gosto demais do Stanley Clarke e do Brian Bromberg no acústico, detesto no elétrico.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Fernando Zadá e Alexandre Viana gostam desta mensagem

Mensagem por Claudio Seg Jan 18, 2021 5:12 pm

Ron Carter, Nhop e Luizão Maia.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Nertam Dom Jan 24, 2021 10:52 pm

Faísca Bass, o baixista de Renato Borghetti e muitos outros

Nertam
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jan 25, 2021 12:09 pm

Já disse isso em um outro tópico, minha principal inspiração no início foi um grande amigo meu e baixista, o Haniel.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jan 31, 2021 1:53 pm

Como sempre ouvi Djavan a vida toda, o Arthur Maia sempre foi um cara que busquei para condução e improvisação até hoje escuro o Nico, pois eu toco muitooooooooooooo João Bosco na noite e preciso tocar os solos originais.

Preciso gravar pra vocês depois!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 31, 2021 6:44 pm

Precisa tocar os solos originais?

scratch scratch scratch
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Fev 01, 2021 9:24 am

Não precisa(apesar de ter colocado que preciso)...mas o solos de Nico são lindos.
Então, aproveito pra estudar...

Eu sou aquele cara que tira apenas as linhas marcantes das músicas, de resto não gosto muito de tirar igual não.
Ex: Fullgás (Marina). A linha do Liminha é fantástica e não tenho como não tocar ela original.

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 01, 2021 9:28 am

Ah bom.....
Rsss tem banda que o povo fica cabreiro se não toca igual e acho isso um saco.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Fev 01, 2021 9:36 am

Fernando Zadá escreveu:Ah bom.....

Eu também acho um saco!
Tem musicas que faço apenas uma frase que acho bonita e olhe lá.

Tem uma musica do Emilio Santiago (Saigon) no final tem uma frase de baixo simples e bonita. Eu faço apenas ela....

São detalhes bestas. No mais...é felling meu
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 01, 2021 10:49 am

Fernando Zadá escreveu:Ah bom.....
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: